Baixo fretless: Não consigo entender certas coisas...
+24
hunta
vinibassplayer
deathenrique
joseluiz.avilajr
Zerogravity
gpraxedes
Ivanov_br
Davi Motta
pedrohenrique.astronauta
Stormbringer
rgustavo32
Lampiiao
SILVIAO
Zubrycky
Maurício_Expressão
Uchoa
Breno_Barnabe
SRTO
Claudio Mengarda
JAZZigo
allexcosta
elson.arcos
Galdino
Tarcísio Caetano
28 participantes
Página 1 de 1
Baixo fretless: Não consigo entender certas coisas...
Inspirado no Maurício Expressão...
Já há muitos anos que leio coisas sobre os baixos fretless, como:
- Vou comprar um bem baratinho, para experimentar, pois se não gostar...;
- Tocar em um baixo fretless é ter que aprender tudo de novo...;
- Slap em fretless? De jeito nenhum!!!...;
- Tem que ter muito médio para soar legal!!!...;
- Cordas? Rounds, é lógico.
Quem me conhece um pouquinho que seja, sabe que sou alucinado com baixos fretless. Quando o Ademir fez meu exPression Bass, e não é fretless, teve amigo que disse que o mundo estava acabando!!!
. Nunca compreendi a afirmação primeira: para mim, a chance de não dar certo é enorme. Baixo baratinho, com grandes chances, vai soar mal e aí a experiência foi-se. Não acho que seja necessário comprar um instrumento caro, mas um de "reputação ilibada" (custo-benefício reconhecido) já se tem uma boa chance de sucesso.
. Aprender de novo? Bem, salvo engano de minha parte, as notas são as mesmas, a afinação padrão é a mesma. Afinação é importante em qualquer baixo, seja com ou sem traste.
. As outras 3...bem, admito que é questão de gosto, portanto subjetivo. Então, não vale "taxar" como irrefutáveis.
E vocês, o que acham?
Já há muitos anos que leio coisas sobre os baixos fretless, como:
Quem me conhece um pouquinho que seja, sabe que sou alucinado com baixos fretless. Quando o Ademir fez meu exPression Bass, e não é fretless, teve amigo que disse que o mundo estava acabando!!!
. Nunca compreendi a afirmação primeira: para mim, a chance de não dar certo é enorme. Baixo baratinho, com grandes chances, vai soar mal e aí a experiência foi-se. Não acho que seja necessário comprar um instrumento caro, mas um de "reputação ilibada" (custo-benefício reconhecido) já se tem uma boa chance de sucesso.
. Aprender de novo? Bem, salvo engano de minha parte, as notas são as mesmas, a afinação padrão é a mesma. Afinação é importante em qualquer baixo, seja com ou sem traste.
. As outras 3...bem, admito que é questão de gosto, portanto subjetivo. Então, não vale "taxar" como irrefutáveis.
E vocês, o que acham?
Tarcísio Caetano- Membro
Re: Baixo fretless: Não consigo entender certas coisas...
Muda a linguagem e a pegada. Se tiver fretlines fica mais fácil.
Teria um com flats ou tape
Tem uma mística que em um baixo baratinho você tira os trastes a facão e ele pode começar a "cantar" do nada. (Já ouvi muitos caras falarem isso...)
Muitos usam fretless baratos, ou tiram os trastes do primeiro baixo que teve ou do mais barato que tem pra estudar essa linguagem nova, ver se gosta ou mesmo porque vai usar uma vez na vida e outra na morte...
Eu por ex acho que aquele Squier VM fretless deve ter ótimo custo x benefício e já foi concebido fretless. Tem fretlines que ajudam o cara que quer começar ou mesmo tocar pouco. Essa mística que eu citei aí em cima acontece muito porque não se sabe como vai soar o baixo depois de tirado os trastes, aí o cara pega um baixo de 80 dólares tira ele mesmo os trastes no facão e vê que bicho dá.
Um Squier desses é mais garantido...
Teria um com flats ou tape
Tem uma mística que em um baixo baratinho você tira os trastes a facão e ele pode começar a "cantar" do nada. (Já ouvi muitos caras falarem isso...)
Muitos usam fretless baratos, ou tiram os trastes do primeiro baixo que teve ou do mais barato que tem pra estudar essa linguagem nova, ver se gosta ou mesmo porque vai usar uma vez na vida e outra na morte...
Eu por ex acho que aquele Squier VM fretless deve ter ótimo custo x benefício e já foi concebido fretless. Tem fretlines que ajudam o cara que quer começar ou mesmo tocar pouco. Essa mística que eu citei aí em cima acontece muito porque não se sabe como vai soar o baixo depois de tirado os trastes, aí o cara pega um baixo de 80 dólares tira ele mesmo os trastes no facão e vê que bicho dá.
Um Squier desses é mais garantido...
Sou suspeito pra opinar, meu principal instrumento é "fretless" que é o violoncello, toco baixo acústico também, então tenho bastante contato com esse universo. Concordo com tudo o que foi falado.... É claro que o pessoal mais fissurado não só no instrumento mas em suas linguagens características vão discordar ou acrescentar uma ou outra coisa.
elson.arcos- Membro
Tarcísio Caetano escreveu:- Vou comprar um bem baratinho, para experimentar, pois se não gostar...
É um tipo de instrumento pouco usado. O Brasileiro tem pouco poder de compra... Isso aí já explica.
- Tocar em um baixo fretless é ter que aprender tudo de novo...
Não é, mas tocar certinho e afinado requer bastante dedicação. É como alguém que dirigiu carro automático a vida toda e compra um manual. Não tem que aprender TUDO de novo, mas tem que aprender algumas coisas e praticar bastante senão não rola.
- Slap em fretless? De jeito nenhum!!!...
O timbre de slap que temos na mente é o do Louis Johnson, Marcus Miller, Stanley Clarke, etc... O fretless não proporciona isso. Aliás, nenhum dos nossos ídolos que usam slap o fazem num baixo fretless. Pode ser feito? Sim, claro. Mas não é um timbre comum e pra muitos de nós é um som feio.
- Tem que ter muito médio para soar legal!!!...
Isso é bobagem. Tem que ter médio pra ter o "mwahh".
Na verdade muita gente diz o contrário, que boas são as flats. Comentários do tipo "é lógico" são feitos por pessoas com pouca experiência, pois quem toca faz tempo sabe que sempre depende da preferência pessoal do músico. A não ser que o "é lógico" signifique "pra mim é assim".
allexcosta- Administrador
Tarcísio Caetano escreveu:- Vou comprar um bem baratinho, para experimentar, pois se não gostar...; Não necessariamente. É pessoal.
- Tocar em um baixo fretless é ter que aprender tudo de novo...; Não mesmo. A técnica é diferente, exige um pouco de adaptação, mas, com treino, chega-se lá.
- Slap em fretless? De jeito nenhum!!!...; Prefiro em fretted, mas, bem tocado, fica legal também (vídeo abaixo).
- Tem que ter muito médio para soar legal!!!...; Sim, se quiser um baixo bem "chorão", do jeito que eu gosto.
- Cordas? Rounds, é lógico. Para mim, sempre, mas vai de cada um.
JAZZigo- FCBR-CT
^A música é bem legal, mas o timbre desse slap ai não me encantou nem um pouco. :S
Claudio Mengarda- Membro
Tarcísio Caetano escreveu:Inspirado no Maurício Expressão...
E vocês, o que acham?
Comentando sobre esse ponto, deixo uma experiência que pode ser exclusiva ou não: quando comprei o meu JB, ele chegou em minhas mãos fretless. Decidi comprá-lo por dois motivos: não tinha ainda baixo com captação single e nunca havia experimentado fretless; passei cerca de 1 mês para acostumar mecanicamente com a escala. No mês seguinte já havia enjoado do som dele... acabei colocando trastes
Última edição por SRTO em Qua Dez 06, 2017 1:39 pm, editado 1 vez(es)
SRTO- Membro
Eu não entendo como curtem Fretless! Coisa do cramulhão.
Breno_Barnabe- Membro
O Pino Palladino é um gentleman do baixo. Postei esses dois vídeos porque são configurações não usuais de um fretless no pensamento brasileiro.
Existem uns 2 timbres de fretless que norteiam o pensamento popular no Brasil: Jaco e MPBs antigas.
Ou seja, fretless com som de fretless bem na sua cara. O "chorado" característico
Deve ser por isso que aqui Jazz Bass ou um PJ viram fretless. É estranho ver alguém com um Stingray ou igual esse Lakland. Um Stingray Fretless fica bastante tempo no MercadoLivre, o cara vende até mais barato...
Eu comecei no baixo com um fretless. Sempre com cordas rounds. A analogia com carros automáticos e manuais é bem posta. Mas eu me adaptei a carros automáticos (apesar de não ter um) em 1 hora treinando no bairro.
Nesse caso não é o fim do mundo ter baixo fretless, mas acho o som dos frets mais metálico e mais legal e definido.
Mas é pura questão de gosto.
Nesse caso não é o fim do mundo ter baixo fretless, mas acho o som dos frets mais metálico e mais legal e definido.
Mas é pura questão de gosto.
Quando falam em baixo fretless na música brasileira, minha referência é o saudoso Cláudio Bertrami com seu P-Bass:Galdino escreveu:O Pino Palladino é um gentleman do baixo. Postei esses dois vídeos porque são configurações não usuais de um fretless no pensamento brasileiro.
Existem uns 2 timbres de fretless que norteiam o pensamento popular no Brasil: Jaco e MPBs antigas.
Ou seja, fretless com som de fretless bem na sua cara. O "chorado" característico
Deve ser por isso que aqui Jazz Bass ou um PJ viram fretless. É estranho ver alguém com um Stingray ou igual esse Lakland. Um Stingray Fretless fica bastante tempo no MercadoLivre, o cara vende até mais barato...
Pessoalmente, prefiro muito mais o timbre do StingRay ao do Jazz Bass, quando se trata de fretless e, neste caso, minha referência é Tony Levin, com exemplos memoráveis no King Crimson, em carreira solo, ao lado de Peter Gabriel e em diversas participações especiais, como no álbum desta belíssima canção de Ivan Lins:
JAZZigo- FCBR-CT
Uchoa escreveu:^ Gostei do som desse Lakland fretless .
Eu também, aparentemente ele era do Pino Palladino.
Achei esses dois vídeos numa pesquisa rápida sobre o Pino esses tempos. Gostei e ficou na minha cabeça, aí resolvi compartilhar...
Esse assunto traz a tona uma de minhas GASes...
Vou ouvir em casa.
SILVIAO- Membro
Realmente, esse Lakland ta com uma somzeira
Claudio Mengarda- Membro
Galdino escreveu:O Pino Palladino é um gentleman do baixo. Postei esses dois vídeos porque são configurações não usuais de um fretless no pensamento brasileiro.
Primeiro post por aqui...
Cara, foi por causa das linhas do Pino que me interessei pelo Fretless rsrs... Essa música do vídeo e "Every time you go away" tem linhas muito bonitas.
Esse music man fretless é lindo demais
Lampiiao- Membro
Já comentei em algum lugar aqui que o primeiro instrumento que eu eu aprendi foi o violino. E meus primeiros interesses no mundo bass foi quando comecei a estudar em casa o Violoncello. Lembro na época que as dimensões me deram uns 2 meses de dificuldades. Quando comecei a estudar violão, que foi meu primeiro instrumentos com trastes, percebi que sobrava coordenação para aprimorar um pouco de técnica quando não se preocupa (da mesma forma) com a afinação na hora de tocar. Mas honestamente não concordo de forma alguma que seria aprender tudo de novo. Só vai ter uma coisa a mais pra prestar atenção: Afinação!
O Violino requer um bom professor para iniciantes para o Aluno não criar vícios de tocar desafinado, seja na execução da música ou seja na afinação do próprio instrumento. Existem pessoas (e já ví bastante) que corrigem a afinação do instrumento na execução, e tudo vira uma coisas temerosa rsrs.
Mass...Nunca toquei um baixo acústico nem um Fretless... mas fiquei bem curioso pra saber qual seriam minhas dificuldades.
O Violino requer um bom professor para iniciantes para o Aluno não criar vícios de tocar desafinado, seja na execução da música ou seja na afinação do próprio instrumento. Existem pessoas (e já ví bastante) que corrigem a afinação do instrumento na execução, e tudo vira uma coisas temerosa rsrs.
Mass...Nunca toquei um baixo acústico nem um Fretless... mas fiquei bem curioso pra saber qual seriam minhas dificuldades.
rgustavo32- Membro
se vc nao soubesse qual instrumento e como ele estava sendo tocado, o que vc acharia?Claudio Mengarda escreveu:^A música é bem legal, mas o timbre desse slap ai não me encantou nem um pouco. :S
JA que surgiu o assunto do Pino, eu acho ele fantástico.
Cover lindo que a moça fez aqui:
Outro que eu acho fantástico(mas o baixo é todo próprio pro que ele faz), é o Michael Manring...
Stormbringer- Membro
Descobri que não tenho competência técnica para opinar neste tópico.
Minha experiência com o fretless foi pequena o bastante para me fazer tirar conclusões. O que consegui perceber é que o fretless é questão de adaptação, sensibilidade e o trabalhar a precisão da mão esquerda. Preciso trabalhar mais nesse ramo.
Minha experiência com o fretless foi pequena o bastante para me fazer tirar conclusões. O que consegui perceber é que o fretless é questão de adaptação, sensibilidade e o trabalhar a precisão da mão esquerda. Preciso trabalhar mais nesse ramo.
pedrohenrique.astronauta- Membro
Tarcísio Caetano escreveu:
Se o cara estuda/toca no baixo com trastes de forma organizada, se preocupando em fazer as digitações certas, usar os dedos certos, quando pegar um fretless não terá muita dificuldade.
Se o cabra usa qualquer dedo para qualquer nota, mesmo com um bom ouvido, terá de corrigir várias notas que o "dedo não afinou".
Querendo esse som, é válido.
O som do fretless está mais no dedo do baixista do que no instrumento em si.
Sempre. Rsrs
Amo o som de fretless, e ele deve ser usado quando a musica pede. Particularmente, eu mudo a pegada da Mao direita quando toco o fretless, apertando mais as cordas, talvez buscando uma ressonância diferente com o slide na Mao esquerda. Não sei se me fiz entender.
Sim, acho que o cara que sai de um pro outro deve ter uma adaptação antes de ir pro palco. Um amigo uma vez reclamou da minha afinação. Tocavamos em um lugar bem escuro e me perdi as vezes. Então, é necessário ter a afinação nas pontas dos dedos para ir para a luta com ele.
Sim, acho que o cara que sai de um pro outro deve ter uma adaptação antes de ir pro palco. Um amigo uma vez reclamou da minha afinação. Tocavamos em um lugar bem escuro e me perdi as vezes. Então, é necessário ter a afinação nas pontas dos dedos para ir para a luta com ele.
^ Tive um fretless pretão com fretlines escuras (só se percebia de perto). No ensaio decidi que faria umas músicas com o fretted e outras duas com o fretless. Quando fomos tocar pra valer, resolveram apagar as luzes justamente na música que usei o fretless. Pensa num cara suando frio! Ahhaha
gpraxedes- Membro
Também sou um apaixonado pelo som do fretless!
Assim que eu tiver a segurança necessária no instrumento, este será o próximo passo com absoluta certeza!
Outro dia desses, quase bati o martelo em um que estava com o preço bem razoável.
Assim que eu tiver a segurança necessária no instrumento, este será o próximo passo com absoluta certeza!
Outro dia desses, quase bati o martelo em um que estava com o preço bem razoável.
Zerogravity- Membro
Stormbringer escreveu:se vc nao soubesse qual instrumento e como ele estava sendo tocado, o que vc acharia?Claudio Mengarda escreveu:^A música é bem legal, mas o timbre desse slap ai não me encantou nem um pouco. :S
Obviamente ele esta sendo muito bem tocado, a tecnica do amigo é impecável, a música não me agrada muito e o timbre também (ouvi novamente de olhos fechados pra ter a impressão correta) Isso de forma alguma signifique que para outros não seja bom, é uma opinião extremamente pessoal.
Claudio Mengarda- Membro
puxando a sardinha pro meu lado.... esse tem um slap legal, e tb tem som de fretless. detalhe é que ele é passivo.
joseluiz.avilajr- Membro
primeiramente desculpa por ressuscitar tópico.
Estou interessado em me aventurar em um baixo fretless, porém não queria comprar um baixo só pra isso por enquanto (questão financeira), até ofereci meu sx em troca de um baixo Cast fretless que tem no mercado livre, mas duvido que o vendedor aceite.
A dúvida é se vale a pena comprar um braço fretless e colocar no meu SX, tinha um cara vendendo um braço de jazz bass no Facebook por R$200 e fiquei interessado, mas gostaria de saber da opinião de vocês se vale a pena.
Estou interessado em me aventurar em um baixo fretless, porém não queria comprar um baixo só pra isso por enquanto (questão financeira), até ofereci meu sx em troca de um baixo Cast fretless que tem no mercado livre, mas duvido que o vendedor aceite.
A dúvida é se vale a pena comprar um braço fretless e colocar no meu SX, tinha um cara vendendo um braço de jazz bass no Facebook por R$200 e fiquei interessado, mas gostaria de saber da opinião de vocês se vale a pena.
deathenrique- Membro
heenrique_bass escreveu:primeiramente desculpa por ressuscitar tópico.
entao, essa semana eu comprei um eagle jazz bass por 350,00 no mercado livre exatamente pra isso.. barato mas todo funcional, eu mesmo fiz a mudança pra fretless - nao sou luthier e tenho pouquissimo conhecimento pratico de trabalhos com madeira - ficou um resultado até aceitavel pra se começar a ter contato com o instrumento, soou bem legal até com as cordas velhas que vieram e eu percebi uma aptidão natural pro novo tipo de instrumento, pq sempre procurei estudar bastante digitação perto dos trastes no meu outro baixo(como dito mais pra cima do topico). mais pra frente já virou plano comprar um squier fretless(de fabrica, logico) pq curti a vibe.
vc pode tentar fazer isso, pra nao gastar tanto e ver se rola de gostar do tipo do instrumento, e já pensar em pegar algo melhor mais pra frente...
vinibassplayer- Membro
tb fiz o mesmo! comprei esse condor bx12 passivo do meu avatar, mas vou desfretar ele nessa semana. paguei R$300,00 e veio como eu imaginava mesmo. vou levar num luthier pq o baixo precisa d umas reguladas e eu nunca tive contrabaixo elétrico, tive um baixolão fretless por anos, mas tive q passar ele para frente para pegar um ampli para esse contrabaixo "novo". enfim, só aguardo o dia q aquelas coisas estranhas (os trastes) sumirem do braço d meu istrumento ^-^ só n sei como vou fazer no futuro, pq desde a época do baixolão já pensava em guardava money para comprar um contrabaixo elétrico bom d 6 cordas... mas nesses dias, tendo um contrabaixo com esses trastes chatos, comecei a rever essa ideia; acho que c for comprar um d 6 cordas fretless... preciso pensar mto bem a respeito disso.
hunta- Membro
hunta escreveu:tb fiz o mesmo! comprei esse condor bx12 passivo do meu avatar, mas vou desfretar ele nessa semana. paguei R$300,00 e veio como eu imaginava mesmo. vou levar num luthier pq o baixo precisa d umas reguladas e eu nunca tive contrabaixo elétrico, tive um baixolão fretless por anos, mas tive q passar ele para frente para pegar um ampli para esse contrabaixo "novo". enfim, só aguardo o dia q aquelas coisas estranhas (os trastes) sumirem do braço d meu istrumento ^-^ só n sei como vou fazer no futuro, pq desde a época do baixolão já pensava em guardava money para comprar um contrabaixo elétrico bom d 6 cordas... mas nesses dias, tendo um contrabaixo com esses trastes chatos, comecei a rever essa ideia; acho que c for comprar um d 6 cordas fretless... preciso pensar mto bem a respeito disso.
é isso ai, nao faz com massa pq fica mto zoado, leva num luthier e fala pra fazer com as tiras de madeira msm.
vinibassplayer- Membro
Eu recuperei meu primeiro baixo que é um Shelter PJ das antigas justamente pra deixar fretless, já tenho vontade começar a bastante tempo, acho que agora vai.
Rick Charles- Membro
Faz tempo que estou sem nenhum fretless e tenho um baixo JJ que soa lindo. Esse tópico deu uma GAS de tirar seus trastes
gpraxedes- Membro
Eu tenho um Golden da década de 80 que foi o baixo no qual aprendi a tocar, na década de 90.
Em 2002 quebrou o tensor e levei a um luthier e pedi para transformar em fretless.
Anos depois, um amigo meu me convenceu a pintar de branco, há uns 15 anos atrás, mas o serviço ficou desastroso. Então fui fazer eu mesmo e lixei-o inteiro para repintar, mas quando vi, a madeira era tão bonita que resolvi só envernizar.
O resultado foi esse:
Esse é o único baixo que não vendo de jeito nenhum, está comigo desde 1993!
A única coisa não original nele é a pintura e a elétrica.
Em 2002 quebrou o tensor e levei a um luthier e pedi para transformar em fretless.
Anos depois, um amigo meu me convenceu a pintar de branco, há uns 15 anos atrás, mas o serviço ficou desastroso. Então fui fazer eu mesmo e lixei-o inteiro para repintar, mas quando vi, a madeira era tão bonita que resolvi só envernizar.
O resultado foi esse:
Esse é o único baixo que não vendo de jeito nenhum, está comigo desde 1993!
A única coisa não original nele é a pintura e a elétrica.
rodlburigo- Membro
^daqui a 3 anos ele será vintage. Você poderá pedir 7k temers tranquilo...
SRTO- Membro
mblacerda- Membro
SRTO escreveu:^daqui a 3 anos ele será vintage. Você poderá pedir 7k temers tranquilo...
rodlburigo- Membro
gpraxedes escreveu:Faz tempo que estou sem nenhum fretless e tenho um baixo JJ que soa lindo. Esse tópico deu uma GAS de tirar seus trastes
Rpz, não adianta deixá-lo fretless e não usá-lo...
SRTO escreveu:^daqui a 3 anos ele será vintage. Você poderá pedir 7k temers tranquilo...
fheliojr- Membro
Tenho me divertindo à beça espancando tocando o meu MRS fretless...
entrei no mundo dos fretless há alguns anos, com um baixolão PHOENIX. atualmente estou com um SX Vintage Fretless, muito feliz por sinal ^-^ nesse baixo encontro o ronco melancólico que procurei no meu antigo BX12 e não encontrava pela gravidade do seu som. Enfim, é uma questão de gosto, ser ou não fretless. Ah, tem mais um detalhe, passivão com rounds... ainda não consegui encontrar o encordoamento ideal pois estou testando marcas e tensões para conseguir me definir nesse quesito. acreditem ou não, comprei um jogo STRIMBERG para trocar quando as DADARIOS ficarem "ruins". sempre assim, um encordoamento dito como bom e outro mais ou menos. voud eixar as flats para um futuro mais distante, talvez num dia em que precisarei d uma retifica na escala ou algo do gênero hahahahaha
* em relação às perguntas iniciais do tópico, creio que "comprar um bem baratinho, para experimentar" seja válido, mas naturalmente, se a pessoa não tiver muita força de vontade, poderá deixar de tentar ser fretless por incompatibilidade com o instrumento podrão - é, n digitei errado, instrumento podre mesmo q a maioria compra, transforma e vai ver se curte. Comecei num baixoão meia boca e não consegui resistir ao estilo ^-^
* eu acabei aprendendo tudo o que sei de contrabaixo com o fretless. na verdade quando saí do baixolão e peguei meu antigo BX12 aprendi a regular oitavas, diminuir tensão das cordas e altura dos captadores e tb aprendi sobre o circuito ideal para mim, q é o passivo. de fato outro dia percebi q meus dedos já vão automáticamente para cima das fretlines, fiquei feliz ao notar. prefiro deixar as marcações na escala por questão de conveniência e tb para ter um padrão de estudo, pois n tenho como ir em aulas e o q aprendo a maior parte é sozinho mesmo...
* "Slap em fretless?" nunca senti necessidade de slap, embora tenha treinado por curiosidade, mas é algo q de fato não me interessa.
tenho intenção de um dia adquirir um baixo de 6 cordas. achei q talvez conseguisse obter um normal, com trastes, mas manuseei outro numa loja e não curti. por enquanto satisfeito com o meu SX, n sei se ele será meu baixo definitivo ou troco num SQUIER JB Fretless, isso só com o tempo ^-^
* em relação às perguntas iniciais do tópico, creio que "comprar um bem baratinho, para experimentar" seja válido, mas naturalmente, se a pessoa não tiver muita força de vontade, poderá deixar de tentar ser fretless por incompatibilidade com o instrumento podrão - é, n digitei errado, instrumento podre mesmo q a maioria compra, transforma e vai ver se curte. Comecei num baixoão meia boca e não consegui resistir ao estilo ^-^
* eu acabei aprendendo tudo o que sei de contrabaixo com o fretless. na verdade quando saí do baixolão e peguei meu antigo BX12 aprendi a regular oitavas, diminuir tensão das cordas e altura dos captadores e tb aprendi sobre o circuito ideal para mim, q é o passivo. de fato outro dia percebi q meus dedos já vão automáticamente para cima das fretlines, fiquei feliz ao notar. prefiro deixar as marcações na escala por questão de conveniência e tb para ter um padrão de estudo, pois n tenho como ir em aulas e o q aprendo a maior parte é sozinho mesmo...
* "Slap em fretless?" nunca senti necessidade de slap, embora tenha treinado por curiosidade, mas é algo q de fato não me interessa.
tenho intenção de um dia adquirir um baixo de 6 cordas. achei q talvez conseguisse obter um normal, com trastes, mas manuseei outro numa loja e não curti. por enquanto satisfeito com o meu SX, n sei se ele será meu baixo definitivo ou troco num SQUIER JB Fretless, isso só com o tempo ^-^
hunta- Membro