Primeira corda mais alta que a ultima
3 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Primeira corda mais alta que a ultima
Boa noite pessoal, sou novo aqui no fórum e estou com um problema em um Tagima Millenium Top 5 cordas. O instrumento é da igreja onde eu toco e aqui na região não tem luthier.
O problema é o seguinte: eu baixei os carrinhos da ponte ao máximo para ver se a ação das cordas ficaria confortável. Na quinta, quarta e terceira cordas ficou praticamente impossível de tocar pois trasteja demais (ao ponto de não sair som) o mais esquisito é que a corda sol (primeira) está mais alta do que a si(quinta), e olhando o braço na junção com o corpo percebi que ele aparenta estar mais baixo no lado das cordas agudas e mais alto no lado das graves.
O braço parece estar reto, e além disso estou com a impressão de que as cordas estão mais altas na região próxima ao nut do baixo.
Seguem as fotos do baixo:
O problema é o seguinte: eu baixei os carrinhos da ponte ao máximo para ver se a ação das cordas ficaria confortável. Na quinta, quarta e terceira cordas ficou praticamente impossível de tocar pois trasteja demais (ao ponto de não sair som) o mais esquisito é que a corda sol (primeira) está mais alta do que a si(quinta), e olhando o braço na junção com o corpo percebi que ele aparenta estar mais baixo no lado das cordas agudas e mais alto no lado das graves.
O braço parece estar reto, e além disso estou com a impressão de que as cordas estão mais altas na região próxima ao nut do baixo.
Seguem as fotos do baixo:
Inercial- Membro
Re: Primeira corda mais alta que a ultima
Bem-vindo.
Há um tutorial fixo de regulagem básica nessa seção.
Há um tutorial fixo de regulagem básica nessa seção.
allexcosta- Administrador
Muito obrigado, eu li o tutorial e olhei vários tópicos a respeito mas não achei uma situação semelhante com a minha, o mais próximo que vi foi sobre colocar um shim (calço) entre o braço e o corpo do instrumento para aproximar a escala das cordas, mas no meu caso parece que o braço está mais baixo no lado das cordas mais agudas. Alguma recomendação?
Inercial- Membro
Bem... O tutorial fala que o braço não deve estar completamente reto. Eu começaria por aí.
O braço pode até estar um pouco torcido, mas isso é relativamente comum e não impede uma regulagem razoável.
O braço pode até estar um pouco torcido, mas isso é relativamente comum e não impede uma regulagem razoável.
allexcosta- Administrador
allexcosta escreveu:Bem... O tutorial fala que o braço não deve estar completamente reto. Eu começaria por aí.
...além de que a altura das cordas de um instrumento deve observar a curvatura da escala deste.
fheliojr- Membro