Converter afinação padrão para a de violoncelo.
3 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Converter afinação padrão para a de violoncelo.
Pessoal,
Eis aqui uma pergunta que estou para fazer há tempos: Como quero converter a afinação de um de meus baixos (não decidi ainda qual deles) para a de um violoncelo (C G D A), quais seriam os melhores calibres de corda para fazer essa conversão de forma que as notas fiquem na mesma tessitura de um violoncelo?
Grato pela atenção!
Eis aqui uma pergunta que estou para fazer há tempos: Como quero converter a afinação de um de meus baixos (não decidi ainda qual deles) para a de um violoncelo (C G D A), quais seriam os melhores calibres de corda para fazer essa conversão de forma que as notas fiquem na mesma tessitura de um violoncelo?
Grato pela atenção!
Re: Converter afinação padrão para a de violoncelo.
Abertura de mão vai ser consideravelmente maior. Acho que tu vai ser mais feliz se colocar um violão afinado em quintas do que um baixo.
Falando de cordas soltas:
O Cello vai do C2 até o A3;
O Baixo vai do E1 ao G2;
O Violão vai do E2 ao E4;
Acho mais fácil deixar o violão um pouco mais grave do que o baixo muito mais agudo.
Curiosidade: Qual a tua intenção com essa afinção? Estudar um instrumento em quintas ou simplesmente experimentação?
Falando de cordas soltas:
O Cello vai do C2 até o A3;
O Baixo vai do E1 ao G2;
O Violão vai do E2 ao E4;
Acho mais fácil deixar o violão um pouco mais grave do que o baixo muito mais agudo.
Curiosidade: Qual a tua intenção com essa afinção? Estudar um instrumento em quintas ou simplesmente experimentação?
^
Salve! Você está certo. Com a afinação em quintas a digitação muda muito. Ainda bem que o estudo de bandolim tem me ajudado também nesta questão.
Respondendo à sua pergunta, tenho, em minha coleção de métodos, uma quantidade imensa de material de estudos relativo ao violoncelo e quero fazer essa conversão em um de meus baixos para poder estudar e tocar este material específico, saindo assim da minha zona de conforto.
Salve! Você está certo. Com a afinação em quintas a digitação muda muito. Ainda bem que o estudo de bandolim tem me ajudado também nesta questão.
Respondendo à sua pergunta, tenho, em minha coleção de métodos, uma quantidade imensa de material de estudos relativo ao violoncelo e quero fazer essa conversão em um de meus baixos para poder estudar e tocar este material específico, saindo assim da minha zona de conforto.
Eu ia justamente te sugerir estudar bandolim.... hehehehe... quero ver se compro um hora dessas pra dar uma treinada com afinação em 5as também (saindo do tópico: que bandolim tu tens?)Zubrycky escreveu:(...)Ainda bem que o estudo de bandolim tem me ajudado também nesta questão.(...)
Mas - voltando então ao assunto - se o teu desejo é ficar na tessitura do cello, não seria melhor afinar um violão? Acho que o resultado vai ficar sonoramente mais parecido. Pensa que se tu quiser a mesma frequência, precisaria pegar a corda C de um ecordoamente de um baixo de 6 cordas e essa passaria a ser tua corda mais grave.
Talvez cordas de guitarra barítono em um baixo de escala curta? talvez?
Gostaria de fazer essa conversão em um baixo. Só tenho um violão e não gostaria de mudar a afinação usada nele atualmente (que é a padrão com todas as cordas afinadas um tom abaixo ).
Quanto à questão da tessitura, pensando melhor no assunto, não me importo se a afinação das cordas soltas ficarem uma oitava abaixo em relação ao escrito na clave de Dó.
Quanto à questão da tessitura, pensando melhor no assunto, não me importo se a afinação das cordas soltas ficarem uma oitava abaixo em relação ao escrito na clave de Dó.
Daí acho mais tranquilo mandar customizar cordas pra essa função. Inclusive, se for afinar em 5as "simplesmente" tem a sugestão de um usuário em outro tópico (esbarrei por acaso... hehe)Zubrycky escreveu:Quanto à questão da tessitura, pensando melhor no assunto, não me importo se a afinação das cordas soltas ficarem uma oitava abaixo em relação ao escrito na clave de Dó.
Fonte: https://www.contrabaixobr.com/t2881-da-para-afinar-um-baixo-de-4-cordas-em-quintasRafael do Baixo escreveu:Caso você queira usar uma afinação em 5ª semelhante a do violoncello,é possível sim,a pouco tempo um amigo meu regulou um baixo dele para esta afinação,apenas trocou o nut,e o resultado ficou ótimo,baixo bem afinado,regulado e com uma boa entonação.
A Afinação é [do agudo pro Grave]:
A------------Use uma corda A de Guitarra,afinada normalmente.Ou uma corda C de um jogo de 6 cordas,afinada um tom e meio abaixo.
D----------- Use uma corda D mesmo,afinada normalmente.
G----------- Use uma corda A,afinada um tom abaixo.
C----------- Use uma corda B de um jogo de 5 cordas,afinada meio tom acima.
Sabendo disso,é só conferir o calibre das cordas e "montar" um jogo que tenha a tensão mais "uniforme" possível.
Outra solução que deve funcionar muito bem é usar um baixo short scale de 30" e colocar um encordoamento original de cello. Aí não tem erro com as tensões nem com o calibre das cordas.
Tem que ser encordoamento do tamanho 4/4 para dar certo.
joabi- Eterno Colaborador
Melhor sugestão até agora... hehehejoabi escreveu:
Outra solução que deve funcionar muito bem é usar um baixo short scale de 30" e colocar um encordoamento original de cello. Aí não tem erro com as tensões nem com o calibre das cordas.
Tem que ser encordoamento do tamanho 4/4 para dar certo.