Dica de instrumento para iniciante
+8
walace
NeyBass
GRRS
pedrohenrique.astronauta
Groovin
allexcosta
Fernando Zadá
GeorgEduardo
12 participantes
Página 1 de 1
Dica de instrumento para iniciante
Boa noite!
Sou novo no fórum... e no instrumento. rs! Estudei música na época do colégio (instrumento de sopro) e tenho uma base de teoria musical, mas de baixo não conheço nada.
Tenho 35 anos, físico grande (tamanho e peso do instrumento não serão problema). Vou tocar de maneira amadora com os amigos, tipo lual / ambiente intimista (com mais 1 violão, bongô, cajón e pandeiro, além da galera "cantando"), para MPB, pop-rock...
Eu pensei num baixolão 5 cordas de até R$1.000,00.
O que recomendam?
O que evitar?
Grato desde já.
Sou novo no fórum... e no instrumento. rs! Estudei música na época do colégio (instrumento de sopro) e tenho uma base de teoria musical, mas de baixo não conheço nada.
Tenho 35 anos, físico grande (tamanho e peso do instrumento não serão problema). Vou tocar de maneira amadora com os amigos, tipo lual / ambiente intimista (com mais 1 violão, bongô, cajón e pandeiro, além da galera "cantando"), para MPB, pop-rock...
Eu pensei num baixolão 5 cordas de até R$1.000,00.
O que recomendam?
O que evitar?
Grato desde já.
GeorgEduardo- Membro
Re: Dica de instrumento para iniciante
Já sabe que vai ter que amplificar ele né?
Por que de cara 5 cordas?
Por que de cara 5 cordas?
Fernando Zadá- Moderador
Explique um pouco o raciocínio por trás da escolha de um baixolão 5 cordas pra que a gente possa dizer alguma coisa.
allexcosta- Administrador
Eu não iria de baixolão já de cara parceiro, de 5 cordas então...
Pegaria um SX 4 cordas e guardava mais um pouquinho para comprar um amplificador, mesmo para acompanhar violão em luau vai te atender.
Pegaria um SX 4 cordas e guardava mais um pouquinho para comprar um amplificador, mesmo para acompanhar violão em luau vai te atender.
Groovin- Membro
Se o trabalho será acústico e você sente a obrigatoriedade de um baixolão, nessa faixa de preço só consigo pensar no Condor e no Eagle. São os que eu já conheci e gostei. No entanto, assim como os amigos disseram, prepare uma verba para um amplificador e dependendo do caso até um abafador de ressonância para a boca do baixolão.
pedrohenrique.astronauta- Membro
Pessoal, obrigado pelas respostas.
Vamos lá...
Por que baixolão?
Eu pensei pelo estilo acústico, acho que combinaria mais.
Por que 5 cordas já de início?
Pensei por permitir maior extensão de notas (ví que também tem quem drop essa corda B em A, o que aumenta ainda mais as notas disponíveis).
Sobre um amplificador, como comentaram, não tinha pensado nisso de início, achei que num ambiente pequeno o som dele daria conta.
ainda bem que fiz o post antes de ir comprar.
Se desplugado não vai rolar, acho melhor abrir mão do baixolão então.
O SX 4 cordas que foi comentado é marca ou modelo?
Vamos lá...
Por que baixolão?
Eu pensei pelo estilo acústico, acho que combinaria mais.
Por que 5 cordas já de início?
Pensei por permitir maior extensão de notas (ví que também tem quem drop essa corda B em A, o que aumenta ainda mais as notas disponíveis).
Sobre um amplificador, como comentaram, não tinha pensado nisso de início, achei que num ambiente pequeno o som dele daria conta.
ainda bem que fiz o post antes de ir comprar.
Se desplugado não vai rolar, acho melhor abrir mão do baixolão então.
O SX 4 cordas que foi comentado é marca ou modelo?
GeorgEduardo- Membro
Pois é, o impecilho realmente é a necessidade de um amp. Contrabaixos acústicos, como baixolões e baixos em pé possuem volume irrisório se comparados a um violão e um instrumento de percussão qualquer.
Eu também não iria de baixolão. É legal e tudo, mas muito específico e cheio de 9 horas.
Quanto às 5 cordas, eu praticamente comecei com elas. Não vejo problema nisso.
Portanto é isso, um baixo básico passivo de entrada, tipo SX ou Tagima e um ampzinho legal, tipo o Staner Bold 60. Corda boa, regulagem, cabo, afinador, correia... O básico.
Eu também não iria de baixolão. É legal e tudo, mas muito específico e cheio de 9 horas.
Quanto às 5 cordas, eu praticamente comecei com elas. Não vejo problema nisso.
Portanto é isso, um baixo básico passivo de entrada, tipo SX ou Tagima e um ampzinho legal, tipo o Staner Bold 60. Corda boa, regulagem, cabo, afinador, correia... O básico.
Na minha percepção, Baixolão sem amplificador só rola se for pra tocar sozinho
Acho melhor investir em um baixo elétrico bacana e num ampzinho pra estudar e fazer acompanhamento
Abs
Acho melhor investir em um baixo elétrico bacana e num ampzinho pra estudar e fazer acompanhamento
Abs
GRRS- Membro
[2]allexcosta escreveu:Contrabaixos acústicos, como baixolões e baixos em pé possuem volume irrisório se comparados a um violão e um instrumento de percussão qualquer.
[2]GRRS escreveu:Na minha percepção, Baixolão sem amplificador só rola se for pra tocar sozinho
O Tagima TJB 5 é um bom contrabaixo. Mas se quiser um "moderno", o Tagima Millenium Top 5 também é muito legal.
Convidado- Convidado
^Tive um TJB 5. Era um baixo legal. Só era pesado.
baixolão 5c é perda de tempo. A corda B não tem som algum.
Os 4c são legais se quiser usar plugado, se desplugado só serve para tocar sozinho.
Os 4c são legais se quiser usar plugado, se desplugado só serve para tocar sozinho.
NeyBass- Membro
NeyBass escreveu:baixolão 5c é perda de tempo. A corda B não tem som algum.
Tive um Condor CB35 que tinha um som muito legal. Só não fiquei com ele por muito tempo pois não tinha uso para mim. Se limitava a uns projetos isolados do tipo duas vezes por ano e só. Mas se fosse comprar um baixolão hoje, o colocaria na minha lista de possibilidades.
pedrohenrique.astronauta escreveu:NeyBass escreveu:baixolão 5c é perda de tempo. A corda B não tem som algum.
Tive um Condor CB35 que tinha um som muito legal. Só não fiquei com ele por muito tempo pois não tinha uso para mim. Se limitava a uns projetos isolados do tipo duas vezes por ano e só. Mas se fosse comprar um baixolão hoje, o colocaria na minha lista de possibilidades.
Então, eu tive um tagima AB500, e toquei em um Strinberg de 5c também.
Até a corda E o som ia legal, na corda B, nada de som.
Esse condor seu tinha algo de especial nele, pois até mesmo os baixos elétricos 5c não são todos que tem boa presença de corda B. Imagino que um baixolão, seria uma grande exceção encontrar algum.
NeyBass- Membro
NeyBass escreveu:pedrohenrique.astronauta escreveu:NeyBass escreveu:baixolão 5c é perda de tempo. A corda B não tem som algum.
Então, eu tive um tagima AB500, e toquei em um Strinberg de 5c também.
Até a corda E o som ia legal, na corda B, nada de som.
Esse condor seu tinha algo de especial nele, pois até mesmo os baixos elétricos 5c não são todos que tem boa presença de corda B. Imagino que um baixolão, seria uma grande exceção encontrar algum.
Tive uma experiência com um Strinberg daqueles BA550 e não tive problemas em relação à B. Era até um baixolão legal, apesar de gostar mais do Condor. Também cheguei a tocar em um daqueles Crafter Ba 580 e também não tive problemas. Meu único problema com baixolão é a bendita ressonância, mas um tampão resolve. O Condor estava com cordas daquelas tipo bronze, regulagem legal, tensão legal tudo na medida. O espaçamento no início não me ajudou, mas com o tempo me adaptei. O baixolão Condor tinha Fishman de fábrica, já o Strinberg não. Mas isso não desabonava o Strinberg.
Minha experiência com baixolão, peguei um de um amigo pensando também em fazer algum acústico, fiquei com ele por uns dois meses, achei horrível, volume muito baixo e o corpo enorme ficou ruim para tocar.
Devolvi e se precisar fazer acústico uso qualquer baixo de 4 cordas.
walace- Membro
2walace escreveu:Minha experiência com baixolão, peguei um de um amigo pensando também em fazer algum acústico, fiquei com ele por uns dois meses, achei horrível, volume muito baixo e o corpo enorme ficou ruim para tocar.
Fiz até uma experiência nesse sentido: Toquei com cordas "flatwound" e com luvas...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Então, pra mim seria um instrumento parado em casa, sem uso... o que não curto.
Tenho um tagima que deixei fretless, uso bem pouco, mas é um instrumento que gosto de tocar e a sonoridade do fretless me agradou, algo que não aconteceu com o baixolão.
Tenho um tagima que deixei fretless, uso bem pouco, mas é um instrumento que gosto de tocar e a sonoridade do fretless me agradou, algo que não aconteceu com o baixolão.
walace- Membro
Pessoal, novamente obrigado pelas respostas.
Pelo que entendi o baixolão realmente não seria prioridade agora; se é para usar caixa já posso iniciar com um baixo básico mesmo, como falaram.
E sobre dropar as cordas, em especial a E (para D ou C). Recomendam? Alguém aqui faz / fez?
Pelo que entendi o baixolão realmente não seria prioridade agora; se é para usar caixa já posso iniciar com um baixo básico mesmo, como falaram.
E sobre dropar as cordas, em especial a E (para D ou C). Recomendam? Alguém aqui faz / fez?
GeorgEduardo- Membro
GeorgEduardo escreveu:E sobre dropar as cordas, em especial a E (para D ou C). Recomendam? Alguém aqui faz / fez?
Sim, é muito comum. Mas não é uma coisa que se recomenda. Se você sente necessidade por um motivo ou outro você faz.
GeorgEduardo escreveu:Pessoal, novamente obrigado pelas respostas.
Depende pra qual finalidade, mas o recomendável é usar um baixo com a afinação do jeito que você quer, mandando em um luthier e pedindo pra regular e deixar nessa afinação. Eu uso um baixo afinado em C standard, mas de vez em quando uso A# drop. Mas também possuo outro baixo afinado em E standard, e não me preocupo em ter que ficar trocando a afinação e desregulando o braço do outro instrumento. O comum, é o pessoal que geralmente toca na noite (covers em especial), usando um 5 cordas ou tendo dois baixos de 4 cordas com afinações diferentes.
deathenrique- Membro
Se a idéia é dropar a E em uma musica ou outra, compre uma Xtender e seja feliz. Prático e (mais) barato.
Pz123- Membro
heenrique_bass escreveu:GeorgEduardo escreveu:Pessoal, novamente obrigado pelas respostas.
Depende pra qual finalidade, mas o recomendável é usar um baixo com a afinação do jeito que você quer, mandando em um luthier e pedindo pra regular e deixar nessa afinação. Eu uso um baixo afinado em C standard, mas de vez em quando uso A# drop. Mas também possuo outro baixo afinado em E standard, e não me preocupo em ter que ficar trocando a afinação e desregulando o braço do outro instrumento. O comum, é o pessoal que geralmente toca na noite (covers em especial), usando um 5 cordas ou tendo dois baixos de 4 cordas com afinações diferentes.
Muito bem dito! Por isso temos baixos de reserva, uma para cada momento ^-^ Caso ainda não tenha adquirido o instrumento, e o desejo de ter mais opções de tocabilidade sonora, creio que um de 6c possa satisfazê-lo plenamente.
hunta- Membro