Formação de acordes
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*-* Rafinha *-*
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Re: Formação de acordes
Obrigado pelos agradecimentos, galera faço isso pois gosto de ver ver pessoas evoluindo na música, mas saiba que música como qualquer outra área é um posso sem fundo, você começa a aprender e não para mais por isso, cuidado! rss.
Andrezinho você está certo, sobre as questões sobre D# e Eb, mas isso é só nomes que damos aos bois o som é o que importa, no estudo de teoria formal você aprende um monte de coisas que não vai usar tal como um intervalo de 2ª 3 vezes aumentada que na verdade é uma 4ª justa, se nos prendermos ao nome o nosso cérebro se embaralha todo.
Andrezinho você está certo, sobre as questões sobre D# e Eb, mas isso é só nomes que damos aos bois o som é o que importa, no estudo de teoria formal você aprende um monte de coisas que não vai usar tal como um intervalo de 2ª 3 vezes aumentada que na verdade é uma 4ª justa, se nos prendermos ao nome o nosso cérebro se embaralha todo.
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O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Re: Formação de acordes
Vou falar agora soobre tétrades. Tétrades é como se fosse a continuação das tríades, a diferença é que é adicionada uma terça acima da 5ª.
Vou dividir tétrades em básicas e avançadas, primeiro as básicas: X7M, X7, Cm7, Xm7(b5) que estão presentes no campo harmônico primitivo.
Tétrade Maior com 7 maior (X7M)
1J
3M
5J
7M
Tétrade maior com 7ª, também chamado de acorde dominante (X7)
1J
3M
5J
7m
Tétrade menor com 7ª (Xm7)
1J
3m
5J
7m
Tétrade meio diminuta (Xm7(b5))
1J
3m
5D
7m
Só relembrando todos os exemplo acima são estão na tonalidade de Sol (G).
O X, usado acima é só para ilustrar, no lugar dele vem a nota do acorde, no caso dos exemplos acima: G7M, G7, Gm7, Gm7(b5).
Vou dividir tétrades em básicas e avançadas, primeiro as básicas: X7M, X7, Cm7, Xm7(b5) que estão presentes no campo harmônico primitivo.
Tétrade Maior com 7 maior (X7M)
1J
3M
5J
7M
Tétrade maior com 7ª, também chamado de acorde dominante (X7)
1J
3M
5J
7m
Tétrade menor com 7ª (Xm7)
1J
3m
5J
7m
Tétrade meio diminuta (Xm7(b5))
1J
3m
5D
7m
Só relembrando todos os exemplo acima são estão na tonalidade de Sol (G).
O X, usado acima é só para ilustrar, no lugar dele vem a nota do acorde, no caso dos exemplos acima: G7M, G7, Gm7, Gm7(b5).
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Re: Formação de acordes
muito legal cara, jah aprendi bastante aqui ctg otimo metodo e super didatico
abraços e obrigado
abraços e obrigado
djmmaster- Membro
- Mensagens : 2008
Localização : Pelotas RS
Re: Formação de acordes
djmmaster
Obrigado.
Obrigado.
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Re: Formação de acordes
Há 2 anos eu postei uma video-aula sobre acordes, (tríades e tétrades). Ela não está bem detalhada,
mas quem já tem uma noção de acordes, dá p entender legal...
Espero ajudar a galera...
<object width="425" height="344"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/oTbJso_QD1Y&hl=pt_BR&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/oTbJso_QD1Y&hl=pt_BR&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="500" height="360"></embed></object>
mas quem já tem uma noção de acordes, dá p entender legal...
Espero ajudar a galera...
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https://www.youtube.com/davimotta
Re: Formação de acordes
Valew Daví.
Como o Daví disse, geralmente não utilizamos a 5ª nos acordes só nos acordes de 5ª Diminuta ou Aumentada nos demais usa-se 1ª, 3ª e 7ª.
Acho importante a prática no baixo do que estamos aprendendo aquí, eu já faço acordes no baixo tranquilo é só praticar, quando for tocar uma música pegue a levada de baixo, a melodia e também os acordes.
Como o Daví disse, geralmente não utilizamos a 5ª nos acordes só nos acordes de 5ª Diminuta ou Aumentada nos demais usa-se 1ª, 3ª e 7ª.
Acho importante a prática no baixo do que estamos aprendendo aquí, eu já faço acordes no baixo tranquilo é só praticar, quando for tocar uma música pegue a levada de baixo, a melodia e também os acordes.
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Re: Formação de acordes
Vou falar agora das tétrades avançadas.
Essas derivam da escala Menor Harmônica>
Tétrade Maior com 5ª aumentada (X(#5) ou X aum)
1J
3M
5#
7M
Tétrade diminuta (Xdim ou Xº)
1J
3m
5D
6M
*No caso da diminuta para fins teóricos não é 6M e sim 7b, mas como já disse antes o que vale é o som.
Essas derivam da escala Menor Harmônica>
Tétrade Maior com 5ª aumentada (X(#5) ou X aum)
1J
3M
5#
7M
Tétrade diminuta (Xdim ou Xº)
1J
3m
5D
6M
*No caso da diminuta para fins teóricos não é 6M e sim 7b, mas como já disse antes o que vale é o som.
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Re: Formação de acordes
Falrei de alguns acordes extra como X7(b5) que não se enquadra em nenhum dos moldes que falei até agora.
Falarei também dos acordes Sus e com 6.
Depois virão as inversões.
Falarei também dos acordes Sus e com 6.
Depois virão as inversões.
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Re: Formação de acordes
opa henrique, legal continuo ligado aqui nas tuas aulas
abraços e obrigado por ajudar
abraços e obrigado por ajudar
djmmaster- Membro
- Mensagens : 2008
Localização : Pelotas RS
Re: Formação de acordes
Valew dj!
Agora é mãos à obra, vai aplicando nas músicas que vocês tocam, vão incrementando as linhas, ao invés de ficar só na tônica começa a explorar as tétrades.
Agora é mãos à obra, vai aplicando nas músicas que vocês tocam, vão incrementando as linhas, ao invés de ficar só na tônica começa a explorar as tétrades.
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Re: Formação de acordes
Henrique...
Cara, parabéns, você é MUITO bom cara, só lendo seu tópico tocando meu baixo junto com as coisas que você colocou eu já aprendi metade do que eu to querendo, que já é MUITA coisa cara, espero que você continue com essas aulas sensacionais e continue a compartilhar o seu conhecimento que para alguns é básico e não parece nada de mais, mas para alguns como eu é uma mina de ouro cara. Muito obrigado mesmo ;D
Edit
Só uma dúvida, eu uso as tríades e as tétrades para fazer algum tipo de improviso em cima de um acorde de uma guitarra, por exemplo? E eu toquei as notas de tríades todas juntas e saiu um som muito feio. Não é essa a utilidade da tríade né?
Cara, parabéns, você é MUITO bom cara, só lendo seu tópico tocando meu baixo junto com as coisas que você colocou eu já aprendi metade do que eu to querendo, que já é MUITA coisa cara, espero que você continue com essas aulas sensacionais e continue a compartilhar o seu conhecimento que para alguns é básico e não parece nada de mais, mas para alguns como eu é uma mina de ouro cara. Muito obrigado mesmo ;D
Edit
Só uma dúvida, eu uso as tríades e as tétrades para fazer algum tipo de improviso em cima de um acorde de uma guitarra, por exemplo? E eu toquei as notas de tríades todas juntas e saiu um som muito feio. Não é essa a utilidade da tríade né?
Bhernardo- Membro
- Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP
Re: Formação de acordes
Valew Bhernardo.
Olha você vai usar as tríades e tétrades para fazer acompanhamento na banda, ao invés de você ficar tocando só a tônica você pode tocar as outras notas do acorde que a banda ta tocando, entende?
Já tocar todas as notas de uma vez pode sim, quando você toca uma de cada vez é um arpejo e quando toca todas juntas é um acorde só que para fazer acorde é legal você tocar oitava acima, se não entendeu me fala que eu coloco o desenho dos acordes no contrabaixo aquí.
Olha você vai usar as tríades e tétrades para fazer acompanhamento na banda, ao invés de você ficar tocando só a tônica você pode tocar as outras notas do acorde que a banda ta tocando, entende?
Já tocar todas as notas de uma vez pode sim, quando você toca uma de cada vez é um arpejo e quando toca todas juntas é um acorde só que para fazer acorde é legal você tocar oitava acima, se não entendeu me fala que eu coloco o desenho dos acordes no contrabaixo aquí.
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Re: Formação de acordes
Sinceramente, eu entendi +-, é tocar todas as notas uma oitava acima ou só a terça e a quinta?
A outra parte da utilidade eu já entendi, valeu ;D
A outra parte da utilidade eu já entendi, valeu ;D
Bhernardo- Membro
- Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP
Re: Formação de acordes
Todas as notas da tríade ou 1ª, 3ª e 7ª da tétrade.
Agora é só treinar para ficar automático depois coloco os desenhos dos acordes certinho aquí.
Agora é só treinar para ficar automático depois coloco os desenhos dos acordes certinho aquí.
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Re: Formação de acordes
Só por curiosidade, você sabe me responder o porque disso? x)
Bhernardo- Membro
- Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP
Re: Formação de acordes
Olha essa região, oitava acima, é a região da guitarra então é uma frequência que você está acostumado a ouvir acordes pode ser por isso.
Veja o vídeo que o Daví Mota postou acima que mostra acordes, pode te esclarecer algumas dúvidas.
Veja o vídeo que o Daví Mota postou acima que mostra acordes, pode te esclarecer algumas dúvidas.
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Re: Formação de acordes
Legal hem!! parabéns pelo trampo cara!!
para somar ao tópico...
existe um baixista chamado Sergio Pereira, do interor de SP, muitos de vocês devem conhecer seu trabalho.
Ele leva um projeto chamado Beixo e Voz, onde ele faz as músicas usando de acordes no baixo, inlusive ele possui um método sobre acordes.
http://www.myspace.com/baixoevoz
abração a todos!
para somar ao tópico...
existe um baixista chamado Sergio Pereira, do interor de SP, muitos de vocês devem conhecer seu trabalho.
Ele leva um projeto chamado Beixo e Voz, onde ele faz as músicas usando de acordes no baixo, inlusive ele possui um método sobre acordes.
http://www.myspace.com/baixoevoz
abração a todos!
Mael_sm- Membro
- Mensagens : 24
Localização : São Paulo - SP
Rdg Bass- Membro
- Mensagens : 1727
Localização : São Paulo - SP
Re: Formação de acordes
Valew Mael.
Tem também um livro do Ebinho Cardoso sobre acordes para contrabaixo.
Tem também um livro do Ebinho Cardoso sobre acordes para contrabaixo.
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Re: Formação de acordes
Vou postar a lista de acordes mais usados:
Tríade maior:
Tríade menor:
Tétrade Maior com 7ª Maior:
Tétrade Maior com 7ª Maior (outra forma de fazer o mesmo acorde acima):
Tétrade menor com 7ª menor:
Tétrade menor com 7ª menor (outra forma de fazer o mesmo acorde acima):
Tétrade Maior com 7ª menor:
Tétrade Maior com 7ª menor (outra forma de fazer o mesmo acorde acima):
Tétrade menor com 7ª menor e 5ª diminuta:
Tétrade menor com 7ª menor e 5ª diminuta (outra forma de fazer o mesmo acorde acima):
Bem os exemplos estão todos na tonalidade Sí.
Alguns eu coloquei duas formas diferentes para o mesmo acorde pois assim você pode escolher qual é melhor na hora, é bom saber as duas formas e até criar as suas pois nesse tópico você aprendeu a formar um acorde logo você pode criar os seus desenhos.
Acordes maiores e menores com ou sem sétima usa-se só o 1º, 3º e 7º graus já os de 5ª diminuta 1º, 5ºb e 7º graus.
Tríade maior:
Tríade menor:
Tétrade Maior com 7ª Maior:
Tétrade Maior com 7ª Maior (outra forma de fazer o mesmo acorde acima):
Tétrade menor com 7ª menor:
Tétrade menor com 7ª menor (outra forma de fazer o mesmo acorde acima):
Tétrade Maior com 7ª menor:
Tétrade Maior com 7ª menor (outra forma de fazer o mesmo acorde acima):
Tétrade menor com 7ª menor e 5ª diminuta:
Tétrade menor com 7ª menor e 5ª diminuta (outra forma de fazer o mesmo acorde acima):
Bem os exemplos estão todos na tonalidade Sí.
Alguns eu coloquei duas formas diferentes para o mesmo acorde pois assim você pode escolher qual é melhor na hora, é bom saber as duas formas e até criar as suas pois nesse tópico você aprendeu a formar um acorde logo você pode criar os seus desenhos.
Acordes maiores e menores com ou sem sétima usa-se só o 1º, 3º e 7º graus já os de 5ª diminuta 1º, 5ºb e 7º graus.
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Re: Formação de acordes
Cara, valeu MESMO, MUITO.
Eu aprendi boa parte do que eu tava procurando aprender, contigo cara, tu é muito bom nisso, valeu mesmo. Se puder continuar as suas "aulas", você já tem um aluno garantido \o/
Eu aprendi boa parte do que eu tava procurando aprender, contigo cara, tu é muito bom nisso, valeu mesmo. Se puder continuar as suas "aulas", você já tem um aluno garantido \o/
Bhernardo- Membro
- Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP
Re: Formação de acordes
Bhernardo
Valew, vou continuar sim. Se tiveres sugestão para outros assuntos pode falar que posso abordar também.
Valew, vou continuar sim. Se tiveres sugestão para outros assuntos pode falar que posso abordar também.
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Re: Formação de acordes
Cara, eu tenho uma sugestão. Seria legal você ensinar as pentatônicas, quando usar elas, pra que elas servem e de onde elas são formadas
Mas antes, pra não fugir muito do tópico, ia ser legal você ensinar como fazer os Arpejos e como descobrir o formato deles, to curioso mesmo =D
Mas antes, pra não fugir muito do tópico, ia ser legal você ensinar como fazer os Arpejos e como descobrir o formato deles, to curioso mesmo =D
Bhernardo- Membro
- Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP
Re: Formação de acordes
Bhernardo o Edson Souza tem dois tópicos:
Um de improviso sobre blues: http://bass.forumeiros.com/tecnica-teoria-f22/video-aula-improvisacao-sobre-harmonia-blues-edson-sousa-t4928.htm
e outro sobre a música blues bossa: http://bass.forumeiros.com/tecnica-teoria-f22/video-aula-improvisacao-sobre-blue-bossa-edson-sousa-t5108.htm
Com a lição do blues ele ensina a usar a pentatônica.
Posso postar os desenhos da penta, para faclitar.
Me desculpe não ter te respondido antes, arpejo é fazer a tétrade ou tríade do acorde, isso é o arpejo simples né?
Por exemplo Bb7M: Bb - D - F - A
O acorde é a tétrade tocada de uma vez e arpejo você toca nota por nota como se fosse dedilhado.
Um de improviso sobre blues: http://bass.forumeiros.com/tecnica-teoria-f22/video-aula-improvisacao-sobre-harmonia-blues-edson-sousa-t4928.htm
e outro sobre a música blues bossa: http://bass.forumeiros.com/tecnica-teoria-f22/video-aula-improvisacao-sobre-blue-bossa-edson-sousa-t5108.htm
Com a lição do blues ele ensina a usar a pentatônica.
Posso postar os desenhos da penta, para faclitar.
Me desculpe não ter te respondido antes, arpejo é fazer a tétrade ou tríade do acorde, isso é o arpejo simples né?
Por exemplo Bb7M: Bb - D - F - A
O acorde é a tétrade tocada de uma vez e arpejo você toca nota por nota como se fosse dedilhado.
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Re: Formação de acordes
Cara, muito obrigado de novo, eu achei um topico do Sá onde ele ensina os desenhos dos Arpejos Maiores e Menores, e essa vídeo aula eu vou ter que deixar pra ver depois porque na minha casa é embassado ver vídeo.
PS: Tenho medo do baixo desse cara. É ridiculamente grande MSiAHSUIahsiAUHS
PS: Tenho medo do baixo desse cara. É ridiculamente grande MSiAHSUIahsiAUHS
Bhernardo- Membro
- Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP
Re: Formação de acordes
Rsss, é de 6 cordas, nele temos mais facilidade para fazer improviso e acordes.
____________________________
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Re: Formação de acordes
Henrique... Valeu pela super aula!
To lendo tudo de novo aqui.. num para nao cara .. continua falando ai!
Abraço!
To lendo tudo de novo aqui.. num para nao cara .. continua falando ai!
Abraço!
Gil Ferreira- Membro
- Mensagens : 2
Localização : Belo Horizonte
Re: Formação de acordes
Dá vontade de ficar o dia inteiro aqui garimpando esse tópico...
Quanto mais vejo todo esse material aqui me esperando, mais me acho péssimo ao não utiliza-lo com mais frequência!
Quanto mais vejo todo esse material aqui me esperando, mais me acho péssimo ao não utiliza-lo com mais frequência!
leandrosf89- Membro
- Mensagens : 3716
Localização : São Paulo
Re: Formação de acordes
Henrique Alencar escreveu:Falrei de alguns acordes extra como X7(b5) que não se enquadra em nenhum dos moldes que falei até agora.
Falarei também dos acordes Sus e com 6.
Depois virão as inversões.
Opa!
Parabéns pelo tópico Henrique. Realmente é muito útil esse tipo de orientação para a turma quem tá iniciando. Nosso instrumento é muito ingrato no que se refere ao aprendizado de harmonia. Essa abordagem indica os caminhos e esclarece muitas dúvidas àqueles que desejam crescimento como músico.
Quanto ao acorde "x7(b5)", citado acima, qual a tríade e qual a tétrade referente?
Abraço
Jr. Primata- Membro
- Mensagens : 117
Localização : Natal/RN
Re: Formação de acordes
Jr. Primata escreveu:
Opa!
Parabéns pelo tópico Henrique. Realmente é muito útil esse tipo de orientação para a turma quem tá iniciando. Nosso instrumento é muito ingrato no que se refere ao aprendizado de harmonia. Essa abordagem indica os caminhos e esclarece muitas dúvidas àqueles que desejam crescimento como músico.
Quanto ao acorde "x7(b5)", citado acima, qual a tríade e qual a tétrade referente?
Abraço
Cara, também não sei responder mas vou tentar, Henrique se voltar aqui ou alguma outra pessoa, me corrija se eu estiver errado ;D
Tríade: T 3M 5dim
Tétrade: T 3M 5dim 7m
Bhernardo- Membro
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Localização : São Paulo SP
Re: Formação de acordes
Blz Bhernardo!
Sua análise está correta. Mas essas tríades ainda não haviam sido citadas. São dois modelos pouco considerados por muitos autores, mas que não apenas são utilizados com frequência na estrutura de acordes, como também na improvisação. São chamadas Alteradas. São formadas por um intervalo de terça maior, seguido de um intervalo de terça "diminuta" (uma segunda maior, um tom). São muito úteis também na improvisação com superposição de arpejos.
Valeu
Sua análise está correta. Mas essas tríades ainda não haviam sido citadas. São dois modelos pouco considerados por muitos autores, mas que não apenas são utilizados com frequência na estrutura de acordes, como também na improvisação. São chamadas Alteradas. São formadas por um intervalo de terça maior, seguido de um intervalo de terça "diminuta" (uma segunda maior, um tom). São muito úteis também na improvisação com superposição de arpejos.
Valeu
Jr. Primata- Membro
- Mensagens : 117
Localização : Natal/RN
Re: Formação de acordes
Bem vou falar, ou melhor desenhar esses acordes que citei acima.
Como o Primata falou esse primeiro é chamado Alterado.
A Tríade dele seria essa já citada:
T - 3ª M - 5ª d
Tétrade:
T - 3ª M - 5ª d - 7ªm
O acorde Sus:
T - 4ª J - 5ª J - 7ªm
Tem também o Sus2, que ao invés da 4ª J temos a 2ª M, geralmente quando vem escrito só Sus é Sus4 (com 4ª Justa).
Sus2:
T - 2ª M - 5ªJ - 7ªm
Já em acordes com sexta (X6 ou Xm6) geralmente trocamos a 7ª pela 6ª:
X6:
T - 3ªM - 5ªJ - 6ªM
Xm6:
T - 3ªm - 5ª J - 6ªM
* Em acordes com 6ª é comum omitir a 5ª. Aliás como vocês podem ver nos desenhos anteriores dos acordes no contrabaixo quase não tem quintas, geralmente quando vamos tirar uma nota de um acorde a 5ª é a primeira a sair.
Em acordes com 5ª aumentada ou diminuta quando temos por exemplo outros intrumentistas podemos opitar por fazer só T - 3ª e 7ª e deixar a 5ªs para os intrumentos harmônicos como violão e piano que tem mais facilidade para fazer acorde, nos com o baixo elétrico somos limitados a 4 ou 5 cordas, pois nunca ví ninguém usando o Sizão para fazer acordes.
Como o Primata falou esse primeiro é chamado Alterado.
A Tríade dele seria essa já citada:
T - 3ª M - 5ª d
Tétrade:
T - 3ª M - 5ª d - 7ªm
O acorde Sus:
T - 4ª J - 5ª J - 7ªm
Tem também o Sus2, que ao invés da 4ª J temos a 2ª M, geralmente quando vem escrito só Sus é Sus4 (com 4ª Justa).
Sus2:
T - 2ª M - 5ªJ - 7ªm
Já em acordes com sexta (X6 ou Xm6) geralmente trocamos a 7ª pela 6ª:
X6:
T - 3ªM - 5ªJ - 6ªM
Xm6:
T - 3ªm - 5ª J - 6ªM
* Em acordes com 6ª é comum omitir a 5ª. Aliás como vocês podem ver nos desenhos anteriores dos acordes no contrabaixo quase não tem quintas, geralmente quando vamos tirar uma nota de um acorde a 5ª é a primeira a sair.
Em acordes com 5ª aumentada ou diminuta quando temos por exemplo outros intrumentistas podemos opitar por fazer só T - 3ª e 7ª e deixar a 5ªs para os intrumentos harmônicos como violão e piano que tem mais facilidade para fazer acorde, nos com o baixo elétrico somos limitados a 4 ou 5 cordas, pois nunca ví ninguém usando o Sizão para fazer acordes.
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Re: Formação de acordes
Henrique Alencar,
obrigadão aí pelas aulas mano!! Sempre achei esse esquema de acordes e talz mt complicado e pensei q ia demorar anos para aprender mas em torno de 1 hora lendo aqui as suas aulas já aprendi boa parte, vou tentar absorver melhor o q aprendi sobre as tríades para entrar na tétrades =D
a dica do programa Band in a Box tbm foi mt show tô baixando aqui já, vai me ajudar pra caramba
um abração depois vou aprender sobre as tétrades, por ora já é mt informação pra minha cabecinha por hj =D
obrigadão aí pelas aulas mano!! Sempre achei esse esquema de acordes e talz mt complicado e pensei q ia demorar anos para aprender mas em torno de 1 hora lendo aqui as suas aulas já aprendi boa parte, vou tentar absorver melhor o q aprendi sobre as tríades para entrar na tétrades =D
a dica do programa Band in a Box tbm foi mt show tô baixando aqui já, vai me ajudar pra caramba
um abração depois vou aprender sobre as tétrades, por ora já é mt informação pra minha cabecinha por hj =D
JP12- Membro
- Mensagens : 22
Localização : Boa Vista - RR
Re: Formação de acordes
Valew JP.
Agora é só aplicar.
Estude bastante improvisação esse é o melhor estudo!!!
Agora é só aplicar.
Estude bastante improvisação esse é o melhor estudo!!!
____________________________
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Re: Formação de acordes
Valeu Henrique por compartilhar seus ensinamentos.
Já li este tópico uma 4x kkk
Tinhas umas tétrades que não estava entrando na minha cabeça.
Agora de tanto ler aprende kkk.
Muito obrigado Henrique e sempre que puder continua ai com seus ensinamentos.
Já li este tópico uma 4x kkk
Tinhas umas tétrades que não estava entrando na minha cabeça.
Agora de tanto ler aprende kkk.
Muito obrigado Henrique e sempre que puder continua ai com seus ensinamentos.
leo.lsrd- Membro
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Re: Formação de acordes
leandrosf89 escreveu:Dá vontade de ficar o dia inteiro aqui garimpando esse tópico...
Quanto mais vejo todo esse material aqui me esperando, mais me acho péssimo ao não utiliza-lo com mais frequência!
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NETOULTRA- Membro
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Re: Formação de acordes
Ainda estou com uma dúvida
Em relação ás notas das tétrades e tríades serem tocadas juntas, como num acorde, é normal esses acordes soarem "dissonantes"? Não é 100% dissonante, mas tem alguma nota que deixa tudo menos claro e limpo.
Em relação ás notas das tétrades e tríades serem tocadas juntas, como num acorde, é normal esses acordes soarem "dissonantes"? Não é 100% dissonante, mas tem alguma nota que deixa tudo menos claro e limpo.
Bhernardo- Membro
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Localização : São Paulo SP
Re: Formação de acordes
Bhernardo
Você ta fazendo de acordo com o desenhos que passei?
Essa questão de dissonância é muito particular, eu não vejo dissonância nesses acordes que passei, as vezes quando um acorde não ficxa legal e faço ele de outro jeito, tanto é que coloquei duas formas de todos os acordes que postei, tente de outra maneira para ver se dá certo, qualquer coisa é só perguntar de novo.
Você ta fazendo de acordo com o desenhos que passei?
Essa questão de dissonância é muito particular, eu não vejo dissonância nesses acordes que passei, as vezes quando um acorde não ficxa legal e faço ele de outro jeito, tanto é que coloquei duas formas de todos os acordes que postei, tente de outra maneira para ver se dá certo, qualquer coisa é só perguntar de novo.
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Re: Formação de acordes
Bom trabalho Henrique, Parabens...
Djabass- Membro
- Mensagens : 838
Localização : Piracicaba - SP
Re: Formação de acordes
Tenho que dar os parabéns ao professores deste forum.. em poucos dias de comunidade aprendi muito!
Obrigado!
Obrigado!
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Ha - Ha!
meche- Membro
- Mensagens : 33
Localização : Santa Bárbara d'Oeste/SP
Re: Formação de acordes
Passei só para mandar um abraço e agradecer pelo tópico, esclarece muito mesmo, principalmente as dicas sobe como usar; o lance de pegar uma música cifrada e ir observando as notas do acorde é ótimo pois já tinha lido sobre assunto em outros locais, mas sempre me confundia em como "usar" a informação. Valeu mesmo!!!
Eduardo Tob- Membro
- Mensagens : 522
Localização : Serra/ES
Re: Formação de acordes
^Seja bem vindo ao Fórum , Eduardo Tob...dê um pulo nesse LINK, e se apresente pra galera lhe dar boas vindas...abraço...
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“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão- Moderador
- Mensagens : 21973
Localização : Bauru
Re: Formação de acordes
Obrigado galera, bons estudos a todos e que vocês consigam chegar aonde almejam!
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O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Re: Formação de acordes
uma duvida aqui!
por exemplo,pra mi fazer um solo ou algum improviso em uma musica que tem as notas C7M , Fm7, Am7, eu so posso utilizar as notas que estao nos acordes ne? ( a T, 3°,5°,7° de cada acorde ) ?
por exemplo,pra mi fazer um solo ou algum improviso em uma musica que tem as notas C7M , Fm7, Am7, eu so posso utilizar as notas que estao nos acordes ne? ( a T, 3°,5°,7° de cada acorde ) ?
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Jehy- Membro
- Mensagens : 276
Localização : Divinopolis - MG
Re: Formação de acordes
Jehy
Pode sim, mas estude as escalas desses acordes para poder usar todas as notas da escala.
Pode sim, mas estude as escalas desses acordes para poder usar todas as notas da escala.
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O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Re: Formação de acordes
escalas dos acordes seria os modos gregos ne?
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Jehy- Membro
- Mensagens : 276
Localização : Divinopolis - MG
Re: Formação de acordes
De início pode usar nos maiores com 7M a escala Maior ou modo Jônio, também pode usar o modo lídio.
No acorde m7 usa a escala menor ou modo Eólio, pode ser usado o modo dórico também.
Experimente esses aí!
No acorde m7 usa a escala menor ou modo Eólio, pode ser usado o modo dórico também.
Experimente esses aí!
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O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Re: Formação de acordes
Eu já havia estudado sobre tríades e tétrades, porém, num curso de teoria musical. Esse tópico abriu minha mente na forma de usá-las, pois antes para mim, era só um monte de teoria.
Não podia passar por esse tópico sem parabenizar o "nosso professor" Henrique Alencar
Estudarei mais a fundo sobre isso, inclusive na parte prática.
Muito Obrigado!
Não podia passar por esse tópico sem parabenizar o "nosso professor" Henrique Alencar
Estudarei mais a fundo sobre isso, inclusive na parte prática.
Muito Obrigado!
rene0907- Membro
- Mensagens : 18
Localização : curitiba/pr
Re: Formação de acordes
Muito bom ajudou muito!
Então estudar a formação dos acordes é o 1° passo passo para iniciar os estudos de teoria
Então estudar a formação dos acordes é o 1° passo passo para iniciar os estudos de teoria
*-* Rafinha *-*- Membro
- Mensagens : 174
Localização : Itu
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