Porque usar um Precision Bass?
+46
Franco_bass
oribeiro
campos
AndréBurger
RBORCARI
Bananoise
Igor Canavarro
Jander
WHead
GusVCD
Jãozeiro
Rick Charles
fBraga
osmar.carvalhoii
siodoni
edumoraes
Guga Ramone
Rui Lima
afonsodecampos
Cantão
Aionius
BLZENI
fheliojr
Stormbringer
Sidnei D Ferreira
Dpaulo
Edão
quasenada
Zubrycky
Tarcísio Caetano
Fernando Zadá
HenriqueBessa
Vinicius F
Juninho Sampaio
vinibassplayer
Raul S.
pedrohenrique.astronauta
NeyBass
JAZZigo
Coder
Mauricio Luiz Bertola
Ivanov_br
Andremoura
allexcosta
Uchoa
Paulo Penna
50 participantes
Página 5 de 7
Página 5 de 7 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
Re: Porque usar um Precision Bass?
Eu adoro o Precision. Um captador, um volume, um tone, quatro cordas. Simplicidade, efetividade e um timbre matador, além de um design clássico.
Mas não é nem de longe o baixo mais versátil, nem mais confortável. É um baixo que tem se mantido em alta nos últimos anos por causa da moda de ter um instrumento clássico e surrado (e se colocar flatwounds você entra para o clube). Coisa bem parecida tem acontecido com a Telecaster.
Inclusive, esses dias vi um vídeo, um teste cego entre Precision e o Jazz Bazz no captador neck. O teste pegou muito macaco véio manjão.
Mas não é nem de longe o baixo mais versátil, nem mais confortável. É um baixo que tem se mantido em alta nos últimos anos por causa da moda de ter um instrumento clássico e surrado (e se colocar flatwounds você entra para o clube). Coisa bem parecida tem acontecido com a Telecaster.
Inclusive, esses dias vi um vídeo, um teste cego entre Precision e o Jazz Bazz no captador neck. O teste pegou muito macaco véio manjão.
Jãozeiro- Membro
Mais versátil é relativo, ele não tem variedade de sons, mas os sons que o precision tem, se encaixam em muita coisa, eu mesmo toco de tudo no meu. Questão de conforto é pessoal, conheço gente que tem baixo de 6 cordas que pesa quase 10 kg e jura que o instrumento é extremamente confortável (pra mim nenhum 6 cordas que já toquei até hoje é confortável).Jãozeiro escreveu:
Mas não é nem de longe o baixo mais versátil, nem mais confortável.
Jãozeiro escreveu:
É um baixo que tem se mantido em alta nos últimos anos por causa da moda de ter um instrumento clássico e surrado (e se colocar flatwounds você entra para o clube). Coisa bem parecida tem acontecido com a Telecaster.
Isso aí é relativo do gosto de cada um, tem gente que realmente se interessa pelo som, tanto é que muita gente utiliza captador "P" em baixos modernos ou mesmo instrumentos de high end, porque buscam aquele timbre característico.
Jãozeiro escreveu:
O som é parecido sim, até porque os primeiros precisions tinham um captador single coil. Dá pra simular o som do PB com o JB, mas igual não é.
Rick Charles- Membro
Rick Charles escreveu:Mais versátil é relativo, ele não tem variedade de sons, mas os sons que o precision tem, se encaixam em muita coisa, eu mesmo toco de tudo no meu.Jãozeiro escreveu:
Mas não é nem de longe o baixo mais versátil, nem mais confortável.
Sim, eu também.
Jãozeiro- Membro
Poxa, estou com GAS em 2 precisions: um ´54, com um timbre bem vintage, e uma PJ com Dimarzio DP126, para um vibe mais moderna, mas única, na minha opinião.
fheliojr- Membro
Rick Charles escreveu:Jãozeiro escreveu:
O som é parecido sim, até porque os primeiros precisions tinham um captador single coil. Dá pra simular o som do PB com o JB, mas igual não é.
Eu sei.
Jãozeiro- Membro
A diferença entre um Pb e um Jb vão bem além de captador.
De cara, vc tem o braço do Pb normalmente mais grosso parrudo e muitas vezes com a escala mais grossa, enquanto um Jb tem um perfil de braço mais fino, e ai já temos diferenças de massas de braço / escala e por si só podem influenciar significante (depende do ouvido e das construções em si) no som. Sobre questão de massa, ainda temos a questão do corpo do Pb ser relativamente maior q do Jb, q tbm pode influenciar.
Sobre o cap, o Pb usa captador com bobinas splitadas enquanto o Jb normalmente usa singles coil. Tbm há diferenças ai relacionadas.
De qq forma, sou da opinião q Precision funciona bem em qualquer estilo e em qualquer condições (cordas novas ou velhas), mesmo sendo um baixo meio enfadonho a se ouvir sozinho. Não tenho a mesma opinião sobre funcionar bem em tudo para Jb ou ainda Humbucker... já tive ótimos Jbs sozinhos q "sumiam" dentro da banda.
Sei lá, dá para devanear bastante sobre o tema...
De cara, vc tem o braço do Pb normalmente mais grosso parrudo e muitas vezes com a escala mais grossa, enquanto um Jb tem um perfil de braço mais fino, e ai já temos diferenças de massas de braço / escala e por si só podem influenciar significante (depende do ouvido e das construções em si) no som. Sobre questão de massa, ainda temos a questão do corpo do Pb ser relativamente maior q do Jb, q tbm pode influenciar.
Sobre o cap, o Pb usa captador com bobinas splitadas enquanto o Jb normalmente usa singles coil. Tbm há diferenças ai relacionadas.
De qq forma, sou da opinião q Precision funciona bem em qualquer estilo e em qualquer condições (cordas novas ou velhas), mesmo sendo um baixo meio enfadonho a se ouvir sozinho. Não tenho a mesma opinião sobre funcionar bem em tudo para Jb ou ainda Humbucker... já tive ótimos Jbs sozinhos q "sumiam" dentro da banda.
GusVCD- Moderador
GusVCD escreveu:A diferença entre um Pb e um Jb vão bem além de captador.
diferenças significativas!
comprei recentemente um tagima tjb4, um jazz bass msm por causa da verstilidade, mas tenho mais curtido tocar ele só com o cap do braço e o tone meio aberto, pra simular o Pbass!
e sobre ouvir o Pbass sozinho, eu curto e muito!! unica coisa q nunca me agradou em nenhum precision tradicional(passivão, só o cap P) q ouvi até hj foi timbre de slap, pra mim definitivamente não é um baixo pra essa técnica, mais pelo timbre msm...
um exemplo do timbre q curto no precision: vol todo aberto e tone na metade
vinibassplayer- Membro
As diferenças entr PB e JB são conhecidas por todos há décadas, galera. O intuito do vídeo é APENAS comparar em forma de teste cego o SOM do JB captador neck com o som do PB. É só isso. Que o Precision é "assim" e o Jazz Bass é "assado", todo mundo sabe...
O vídeo é apenas comparação sonora.
Deem uma olhada depois.
O vídeo é apenas comparação sonora.
Deem uma olhada depois.
Jãozeiro- Membro
Rapaz, esse negócio que PB ou qualquer outro baixo só funciona com certo estilo é daquelas mentiras que se tornaram verdade de tanto repetir... Hehehe
Luizão Maia ficaria chateado com cês aí... rs
E flatwounds. Que eu saiba mudam dramaticamente o som do instrumento, quem usa é porque gosta do "thump". Tem nada de moda aí não, IMO.
Luizão Maia ficaria chateado com cês aí... rs
E flatwounds. Que eu saiba mudam dramaticamente o som do instrumento, quem usa é porque gosta do "thump". Tem nada de moda aí não, IMO.
Vinicius F- Membro
^E digo mais, Precision não é versátil, fora do Rock e Motown não serve pra nada. É só aquele som preciso e nada mais.
Quer mais? Fender é Fender.
Se reclamar passo a receita do gelo também.
Quer mais? Fender é Fender.
Se reclamar passo a receita do gelo também.
Vinicius F- Membro
IMHO, a diferença de massa entre os braços do P-Bass e do J-Bass é pouco significante. Se fosse assim, o Fender Deluxe Precision Bass (com o captador da ponte "mutado"), cujo braço é de Jazz Bass, jamais soaria como um Standard Precision Bass, o que não é verdade. Para mim, a diferença primordial reside sobretudo no sweet spot. Se medirmos a partir do centro dos captadores, o sweet spot do do Precision Bass está a 293 mm do 12º traste, o do Jazz Bass (neck), a 275 mm, e o do '51 P-Bass, a 260 mm. Isto sim é significativo! Ou seja, o Precison Bass tem um som mais magro que o do Jazz Bass (neck) que, por sua vez, é mais magro que o do '51 P-Bass.vinibassplayer escreveu:GusVCD escreveu:A diferença entre um Pb e um Jb vão bem além de captador.
diferenças significativas!
comprei recentemente um tagima tjb4, um jazz bass msm por causa da verstilidade, mas tenho mais curtido tocar ele só com o cap do braço e o tone meio aberto, pra simular o Pbass!
e sobre ouvir o Pbass sozinho, eu curto e muito!! unica coisa q nunca me agradou em nenhum precision tradicional(passivão, só o cap P) q ouvi até hj foi timbre de slap, pra mim definitivamente não é um baixo pra essa técnica, mais pelo timbre msm...
um exemplo do timbre q curto no precision: vol todo aberto e tone na metade
P.S.: Nesta ciência, Clarence Leonidas Fender era o mestre!
JAZZigo- FCBR-CT
^ Concordo 400%.
Não sou do time da madeira.
Não sou do time da madeira.
Jãozeiro- Membro
Número de polos por corda também faz um tanto de diferença entre um Jazz solado e um PB 51.
Vinicius F- Membro
Pergunta muito importante: o que existia antes do big bang?
allexcosta- Administrador
allexcosta escreveu:Pergunta muito importante: o que existia antes do big bang?
É uma incógnita.
Jãozeiro- Membro
Dos baixos que eu tenho é o que eu mais uso em minhas próprias músicas, não é o mais confortável , porém o som dele na mix é show de bola !
allexcosta escreveu:Pergunta muito importante: o que existia antes do big bang?
Precision Bass
Vinicius F- Membro
Vinicius F escreveu:allexcosta escreveu:Pergunta muito importante: o que existia antes do big bang?
Precision Bass
Boa, kkkkk
Jãozeiro- Membro
Vinicius F escreveu:allexcosta escreveu:Pergunta muito importante: o que existia antes do big bang?
Precision Bass
Sendo tocado por...
JAZZigo- FCBR-CT
James Jameson....allexcosta escreveu:Vinicius F escreveu:allexcosta escreveu:Pergunta muito importante: o que existia antes do big bang?
Precision Bass
Sendo tocado por...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Saudações, JAZZigo.
Sou leigo na terminologia utilizada mas, pelo contexto, concluí que sweet spot tem a ver com a distância entre o centro do captador e o início da escala (ou braço), certo? Minha pergunta é: posso dizer, de forma genérica e simplista (sabendo que exceções existem graças à variedades de captadores e equalizações etc) que "quanto mais próximo o captador estiver da escala (ou do braço), mais gordo é o som que se pode extrair do instrumento" sem parecer um disseminador de mitos? Pergunto isso porque o som que me atrai é esse "gordo" (e vintage). Outra pergunta: nessa sequência que você citou eu gostaria de saber onde você colocaria o Precision TB, um dos meus favoritos. Abraço.
Sou leigo na terminologia utilizada mas, pelo contexto, concluí que sweet spot tem a ver com a distância entre o centro do captador e o início da escala (ou braço), certo? Minha pergunta é: posso dizer, de forma genérica e simplista (sabendo que exceções existem graças à variedades de captadores e equalizações etc) que "quanto mais próximo o captador estiver da escala (ou do braço), mais gordo é o som que se pode extrair do instrumento" sem parecer um disseminador de mitos? Pergunto isso porque o som que me atrai é esse "gordo" (e vintage). Outra pergunta: nessa sequência que você citou eu gostaria de saber onde você colocaria o Precision TB, um dos meus favoritos. Abraço.
ˆ
Sim, o sweet spot a que me referi é o que diz respeito à posição ideal do captador em relação à escala, pois existe, também, o sweet spot que diz respeito à altura do captador em relação às cordas. Sim, quanto mais próximo da fretboard, mais gordo o som. Com relação ao TB, confesso que não conheço pessoalmente, portanto, não posso opinar, mas suponho que seja o P-Bass mais gordo de todos. Quanto aos baixos com captador colado ao braço, curto muito os Gibson EB e similares, justamente pelos graves subterrâneos, com ataque bem definido e que não embolam.
Sim, o sweet spot a que me referi é o que diz respeito à posição ideal do captador em relação à escala, pois existe, também, o sweet spot que diz respeito à altura do captador em relação às cordas. Sim, quanto mais próximo da fretboard, mais gordo o som. Com relação ao TB, confesso que não conheço pessoalmente, portanto, não posso opinar, mas suponho que seja o P-Bass mais gordo de todos. Quanto aos baixos com captador colado ao braço, curto muito os Gibson EB e similares, justamente pelos graves subterrâneos, com ataque bem definido e que não embolam.
JAZZigo- FCBR-CT
Leo Fender passava muitas horas testando o lugar ideal do captador em cada modelo que ele concebia, fosse na Fender, Music Man ou G&L. Ele usava instrumentos com trilhos ou prendia um braço na borda de uma mesa e testava todas as combinações possíveis partindo, obviamente, das teorias de vibração das cordas, harmônicos simpáticos e coisas assim.
Essas posições que historicamente se tornaram clássicas, seja em stratos, JBs, PBs ou Stingrays, ou mesmo em instrumentos de outras marcas são chamadas de sweet spots.
Imagens muitas vezes explicam melhor que palavras:
Leia mais:
https://www.frudua.com/pickups_placement.htm
Essas posições que historicamente se tornaram clássicas, seja em stratos, JBs, PBs ou Stingrays, ou mesmo em instrumentos de outras marcas são chamadas de sweet spots.
Imagens muitas vezes explicam melhor que palavras:
Leia mais:
https://www.frudua.com/pickups_placement.htm
allexcosta escreveu:Vinicius F escreveu:allexcosta escreveu:Pergunta muito importante: o que existia antes do big bang?
Precision Bass
Sendo tocado por...
Maurício Expressão.
fheliojr- Membro
fheliojr escreveu:Maurício Expressão.
DESENCARNEIfheliojr escreveu:
Maurício Expressão.
Stormbringer- Membro
JAZZigo escreveu:ˆ
E no caso do Musicman HH, o pessoal fala que o cap do braço embola nos graves. Seria pq está muito próximo ao braço ou pela arquitetura do captador, ou depende de cada ouvido??
NeyBass- Membro
Eu tenho um HH e não embola nada .
Já tive um H e posso te falar que estou mais satisfeito com o HH do que o H que tinha , pois se eu quiser tirar o som do H que eu tirava no meu antigo é só colocar na posição da ponte e tenho várias outras opções que uso mais que o H separado .
Já tive um H e posso te falar que estou mais satisfeito com o HH do que o H que tinha , pois se eu quiser tirar o som do H que eu tirava no meu antigo é só colocar na posição da ponte e tenho várias outras opções que uso mais que o H separado .
Achei esse vídeo bem interessante e acho que vem bem a calhar nesse tópico. Mas se ele já estiver compartilhado por aí ou se o considerarem desnecessário, sintam-se à vontade para desconsiderá-lo. Abraço.
^Show de bola o vídeo !
Já tinha visto , mas vale a pena ver de novo .
Já tinha visto , mas vale a pena ver de novo .
Tö com um precision Japa há uns meses. Ontem levei ele num ensaio para tocar MPB, samba. Foram duas horas ali, tocando mas sabe... eu tenho algo com Precision que não fecha... Sei Lá. Talvez sejam os anos acumulados tocando JB.
Vou continuar insistindo, para ver se não é bobagem minha. De qualquer forma, o baixo segue. a venda. não me apeguei tanto a ele.
Vou continuar insistindo, para ver se não é bobagem minha. De qualquer forma, o baixo segue. a venda. não me apeguei tanto a ele.
^
Existem Precisions e Precisions... com e sem mojo. Tente outro!
Existem Precisions e Precisions... com e sem mojo. Tente outro!
JAZZigo- FCBR-CT
^ Com certeza. Sabe que antes de ter meu primeiro Fender JB, eu toquei em varios que também não tinham dado liga? Sei la porque.
Mas confesso que tive um Precision 58 reissue que tinha dado liga... mas a besta passou pra frente.
Mas confesso que tive um Precision 58 reissue que tinha dado liga... mas a besta passou pra frente.
P BASS started the BIG BANG!
Paulo Penna- Membro
Ivanov_br escreveu:Tö com um precision Japa há uns meses. Ontem levei ele num ensaio para tocar MPB, samba. Foram duas horas ali, tocando mas sabe... eu tenho algo com Precision que não fecha... Sei Lá. Talvez sejam os anos acumulados tocando JB.
É que faltou pedir bênção ao Luizão Maia. Simples assim.
pedrohenrique.astronauta- Membro
Prova cabal que o Pbass é fundamental, essencial, fenomenal!!!
Paulo Penna- Membro
Se formos puristas, nunca um baixo com 2 captadores pode ter o som de um precision dos mais comuns de 1 só captador.
Uma coisa que ouço aqui dizer é que se tiver chave seletora para fechar o captador da ponte que é igual a precision (tendo em conta a questão de sweet spot que obviamente é crucial), que é melhor que ter um knob de volume para cada captador, mas eu não concordo nada com isso.
Eu digo isto, supõe que tu tem um precision clássico, pega, abre um buraco no baixo e coloca lá um captador J na ponte, mas não liga os fios, só o captador mesmo sem fio ligado.
O som já vai ser diferente, isto porque os captadores funcionam com imã como todos sabem, e esse captador com o seu magnetismo que exerce sobre as cordas já vai fazer com que estas tenham um comportamento diferente e que altera o som, logo já não vai soar exactamente com um precision.
E outra coisa, porque é que alguém compra precision clássico? Se pudesse tirar esse som com um pj todos comprariam pj porque tinha som do precision e ainda tinha um brinde quando quisessem mudar de timbre.
Uma coisa que ouço aqui dizer é que se tiver chave seletora para fechar o captador da ponte que é igual a precision (tendo em conta a questão de sweet spot que obviamente é crucial), que é melhor que ter um knob de volume para cada captador, mas eu não concordo nada com isso.
Eu digo isto, supõe que tu tem um precision clássico, pega, abre um buraco no baixo e coloca lá um captador J na ponte, mas não liga os fios, só o captador mesmo sem fio ligado.
O som já vai ser diferente, isto porque os captadores funcionam com imã como todos sabem, e esse captador com o seu magnetismo que exerce sobre as cordas já vai fazer com que estas tenham um comportamento diferente e que altera o som, logo já não vai soar exactamente com um precision.
E outra coisa, porque é que alguém compra precision clássico? Se pudesse tirar esse som com um pj todos comprariam pj porque tinha som do precision e ainda tinha um brinde quando quisessem mudar de timbre.
Rui Lima- Membro
DieMarin gosta desta mensagem
^Eu acho que você está corretíssimo
Stormbringer- Membro
DieMarin gosta desta mensagem
Rui Lima escreveu:Se formos puristas, nunca um baixo com 2 captadores pode ter o som de um precision dos mais comuns de 1 só captador.
Na teoria confere.
Na prática, ouvidos experientes teriam dificuldade em distinguir baixos completamente diferentes em um teste cego.
As vezes esquecemos como um instrumento é mais que a sonoridade dele. A pegada, conforto, velocidade e sim a estética, contam muito.
Achei um Precision que me agradou e estou com ele há 3 meses. A sonoridade não mudou tanto, mas a pegada é demais!!!! Sem de ser lindo.
Achei um Precision que me agradou e estou com ele há 3 meses. A sonoridade não mudou tanto, mas a pegada é demais!!!! Sem de ser lindo.
allexcosta escreveu:Rui Lima escreveu:Se formos puristas, nunca um baixo com 2 captadores pode ter o som de um precision dos mais comuns de 1 só captador.
Na teoria confere.
Na prática, ouvidos experientes teriam dificuldade em distinguir baixos completamente diferentes em um teste cego.
Por isso é que eu comecei com "Se formos puristas..."
Rui Lima- Membro
Rui Lima escreveu:Por isso é que eu comecei com "Se formos puristas..."
JAZZigo escreveu:P-Bass?!!!
Instrumento sem versatilidade e obsoleto...
Esse Warmoth verde piscina é lindo demais
Jander- Membro
^Aquele com captador mui grande(ou rio grande) na ponte deve ter o som dos anjos!
Stormbringer- Membro
Página 5 de 7 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7