Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas)
+5
vinibassplayer
Christian
deathenrique
allexcosta
JP.Carrillo
9 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas)
Bom dia,baixistas!!
Como sou novo aqui no Fórum,gostaria de me desculpar caso tenha criado o tópico no lugar errado,me pareceu que Luthieria seria o lugar ideal para tirar essa dúvida,mas,me corrijam se assim for necessário,ficarei grato.
Começarei a tocar em um projeto de Stoner Rock,e,todas as músicas no setlist,estão afinadas em C# (diversas tonalidades,mas,todas afinadas em C# originalmente,e,o fato de a C# ser tocada solta em diversas das músicas,complica ainda mais a situação...)
Como sou teimoso e um pouco purista,sempre detestei tocar com outras afinações que não a standard,assim,tive a ideia mais "moleque" e idiota de todas,a fim de acelerar o processo de tirar o setlist: Afinei a E em C#.
Claro,ideia idiota e moleque,mas,a princípio,tiraria as músicas e me acostumaria com as mesmas,enquanto não levasse o baixo a um luthier,porém,o que mais me impressionou,foi o fato de eu ter gostado da ideia ao tocar,a C# não ficou tão frouxa,as notas estão decentemente definidas ao tocar e não estão trastejando tanto,tal qual utilizar um Drop D (só para esclarecer que estou utilizando um Tobias 4 cordas com encordoamento 0.45).
Após fuçar pelo TalkBass e por aqui no Fórum,acabei não encontrando ninguém que tenha tido a mesma ideia imbecil que eu,apenas discussões inacabáveis sobre colocar encordoamentos de 5 cordas em baixos de 4 cordas e uma treta feia aqui no fórum sobre afinações alternativas...
O que gostaria de saber,é se estarei danificando o braço do instrumento caso opte por continuar com essa ideia imbecil,e,se há uma solução alternativa para isso (considerando que não comprarei um baixo de 5 cordas e que,se não existir nenhuma solução,me renderei e afinarei o baixo em C# standart mesmo).
No mais,é isso,galera,tenham um bom dia!!
Como sou novo aqui no Fórum,gostaria de me desculpar caso tenha criado o tópico no lugar errado,me pareceu que Luthieria seria o lugar ideal para tirar essa dúvida,mas,me corrijam se assim for necessário,ficarei grato.
Começarei a tocar em um projeto de Stoner Rock,e,todas as músicas no setlist,estão afinadas em C# (diversas tonalidades,mas,todas afinadas em C# originalmente,e,o fato de a C# ser tocada solta em diversas das músicas,complica ainda mais a situação...)
Como sou teimoso e um pouco purista,sempre detestei tocar com outras afinações que não a standard,assim,tive a ideia mais "moleque" e idiota de todas,a fim de acelerar o processo de tirar o setlist: Afinei a E em C#.
Claro,ideia idiota e moleque,mas,a princípio,tiraria as músicas e me acostumaria com as mesmas,enquanto não levasse o baixo a um luthier,porém,o que mais me impressionou,foi o fato de eu ter gostado da ideia ao tocar,a C# não ficou tão frouxa,as notas estão decentemente definidas ao tocar e não estão trastejando tanto,tal qual utilizar um Drop D (só para esclarecer que estou utilizando um Tobias 4 cordas com encordoamento 0.45).
Após fuçar pelo TalkBass e por aqui no Fórum,acabei não encontrando ninguém que tenha tido a mesma ideia imbecil que eu,apenas discussões inacabáveis sobre colocar encordoamentos de 5 cordas em baixos de 4 cordas e uma treta feia aqui no fórum sobre afinações alternativas...
O que gostaria de saber,é se estarei danificando o braço do instrumento caso opte por continuar com essa ideia imbecil,e,se há uma solução alternativa para isso (considerando que não comprarei um baixo de 5 cordas e que,se não existir nenhuma solução,me renderei e afinarei o baixo em C# standart mesmo).
No mais,é isso,galera,tenham um bom dia!!
JP.Carrillo- Membro
Re: Afinação alternativa e regulagem (Dúvidas)
"Stoner Rock" é rock de maconheiro?
allexcosta- Administrador
Salv bro,
Eu aconselharia deixar em C# standard pelas digitações e até pelas futuras gravações em estúdio. Na banda que toco, nós tínhamos algo parecido na guitarra, quando tocávamos em D standard, o guitarrista usava afinado em C drop e eu usava o baixo em D standard, uma semana antes de entrarmos em estúdio, decidimos mudar a afinação de todos os instrumentos para C standard. Mas nada que tu experimente também, se te agradou.
Eu aconselharia deixar em C# standard pelas digitações e até pelas futuras gravações em estúdio. Na banda que toco, nós tínhamos algo parecido na guitarra, quando tocávamos em D standard, o guitarrista usava afinado em C drop e eu usava o baixo em D standard, uma semana antes de entrarmos em estúdio, decidimos mudar a afinação de todos os instrumentos para C standard. Mas nada que tu experimente também, se te agradou.
deathenrique- Membro
eu ja usei encordoamento de 5 cordas e encordoamento Rotosound 88 tru bass, curti mais que o de 5 cordas, mas tem de regular mesmo
Christian- Membro
allexcosta escreveu:"Stoner Rock" é rock de maconheiro?
digamos que sim kkkkk
vinibassplayer- Membro
mas respondendo, ja toquei coisas do tipo, e acho que um encordoamento mais pesado, tipo 0.50+ já ajudaria a manter a pegada firme das cordas msm com afinação baixa tipo C#.
acho q o baixista do down usava assim, qdo o rex brown tbm era da banda acho q usava 0.50
acho q o baixista do down usava assim, qdo o rex brown tbm era da banda acho q usava 0.50
vinibassplayer- Membro
Então,Alex,pegue uma cacetada de riffs e frases cheios de pentatônicas,diminua o metrônomo para 75/80 BPM's,encaixe uma penca de psicodelia e psicotrópicos,referências a terror setentista e oitentista,ocultismo e contos da Weird Tales,coloque um pouco de peso,e Voilà!!!!!allexcosta escreveu:"Stoner Rock" é rock de maconheiro?
Se é rock "DE" ou "PARA" maconheiro,acho que depende do caso,eu juro que só uso Tylenol e,as vezes um Dorflex!!!
HEHHEEHEHEHEE
JP.Carrillo- Membro
De fato,pensando por esse lado,facilitaria infinitamente na hora de tocar a maioria dos riffs,já me acostumei com a localização das notas da corda C#,acho que só bastaria passar um tempinho para decorar o resto do braço em C# standart,valeu pelas dicas,cara!!!heenrique_bass escreveu:Eu aconselharia deixar em C# standard pelas digitações
Então,cara,essas são aquelas cordas feitas sob demanda,que tu vai escolhendo o calibre de cada corda ?Christian escreveu:encordoamento Rotosound 88 tru bass
Considerei isso ao pensar em mudar a afinação de todas as cordas,só dá aquele medo de lixar a ponta dos dedos do pizzicato ao tocar em uns fios de poste iguais a esses...vinibassplayer escreveu:acho que um encordoamento mais pesado, tipo 0.50+ já ajudaria a manter a pegada firme das cordas
JP.Carrillo- Membro
JP.Carrillo escreveu:Então,Alex,pegue uma cacetada de riffs e frases cheios de pentatônicas,diminua o metrônomo para 75/80 BPM's,encaixe uma penca de psicodelia e psicotrópicos,referências a terror setentista e oitentista,ocultismo e contos da Weird Tales,coloque um pouco de peso,e Voilà!!!!!allexcosta escreveu:"Stoner Rock" é rock de maconheiro?
Se é rock "DE" ou "PARA" maconheiro,acho que depende do caso,eu juro que só uso Tylenol e,as vezes um Dorflex!!!
HEHHEEHEHEHEE
Tendi... Era só curiosidade. Nada contra. Na verdade, se não fosse pela cannabis esse fórum não existiria.
Considerei isso ao pensar em mudar a afinação de todas as cordas,só dá aquele medo de lixar a ponta dos dedos do pizzicato ao tocar em uns fios de poste iguais a esses...vinibassplayer escreveu:acho que um encordoamento mais pesado, tipo 0.50+ já ajudaria a manter a pegada firme das cordas
uai mano, mas esse estilo praticamente exige uma pegada bastante forte, a nao ser q tu toque de palheta... é o tipo de som q ce tem q sentar a mao literalmente, entao tem q estar preparado, ainda mais que são poucas notas msm
vinibassplayer- Membro
Não entendo bem as nomenclaturas disso, você quer descer a afinação de uma corda só ou de todas?
^ Com o perdão do termo, eu acabaria com esta p*&^% usando um baixo de 5 cordas.
Última edição por allexcosta em Ter Mar 12, 2019 4:25 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Não perdôo)
fheliojr- Membro
Fale-me mais sobre isso, Sr. Allex Costa. heheheheallexcosta escreveu:se não fosse pela cannabis esse fórum não existiria.
Guga Ramone- Membro
Guga Ramone escreveu:Fale-me mais sobre isso, Sr. Allex Costa. heheheheallexcosta escreveu:se não fosse pela cannabis esse fórum não existiria.
Posso até te contar, mas não tenho como garantir a sua segurança.
Hahahaha Mas eu não pedi pra vc garantir minha segurança, só pedi pra contar esse causo
Guga Ramone- Membro
fheliojr- Membro
Sim sim,só tinha feito uma piada.vinibassplayer escreveu:mas esse estilo praticamente exige uma pegada bastante forte
Opa,aí que tu se engana,meu caro.....vinibassplayer escreveu:ainda mais que são poucas notas msm
Estamos tocando algumas coisas do Masters Of Reality do Black Sabbath (só conferir as linhas do Geezer no Children Of The Grave e tu já cansa os dedos só de ouvir...) e outras do Sleep (vários riffs traiçoeiros e cheios de detalhes) que já quebram essa tese.
"considerando que NÃO comprarei um baixo de 5 cordas"fheliojr escreveu:^ Com o perdão do termo, eu acabaria com esta p*&^% usando um baixo de 5 cordas.
JP.Carrillo- Membro
Jah seja louvado!allexcosta escreveu:Na verdade, se não fosse pela cannabis esse fórum não existiria.
Nesse caso,desceria a afinação somente da corda E.allexcosta escreveu:você quer descer a afinação de uma corda só ou de todas?
JP.Carrillo- Membro
JP.Carrillo escreveu:Nesse caso,desceria a afinação somente da corda E.
Compra uma .110 avulsa e já foi. Não danifica o braço.
JP.Carrillo escreveu:Jah seja louvado!allexcosta escreveu:Na verdade, se não fosse pela cannabis esse fórum não existiria.
Só pra contextualizar a parada hehehe
https://www.contrabaixobr.com/t74-como-surgiu-o-forum-contrabaixo-br#275155
Guga Ramone- Membro
Eu desceria o tom de todas as cordas e soltaria o tensor(caso começasse a trastejar)
OU,
usaria um baixo de 5 cordas.
Como eu acho que baixar muito a afinação muda o timbre de uma maneira que nao gosto, usaria um baixo de 5 cordas mesmo... Há jogos de cordas "especiais" pra afinações baixas, voce pode procurar por isso tambem
Ha ainda uma opçao de, com o baixo de 5 cordas, afinar a B em C#(baixos bons aguentam a tensao sem reclamar)
Enfim, inúmeras soluções pro seu problema, ai vai do seu gosto
OU,
usaria um baixo de 5 cordas.
Como eu acho que baixar muito a afinação muda o timbre de uma maneira que nao gosto, usaria um baixo de 5 cordas mesmo... Há jogos de cordas "especiais" pra afinações baixas, voce pode procurar por isso tambem
Ha ainda uma opçao de, com o baixo de 5 cordas, afinar a B em C#(baixos bons aguentam a tensao sem reclamar)
Enfim, inúmeras soluções pro seu problema, ai vai do seu gosto
Stormbringer- Membro
Ainda tenho um jogo de Rotosound RS66LH+ (Drop F#) à venda no ML. Quem se habilitaChristian escreveu:JP.Carrillo escreveu:
Então,cara,essas são aquelas cordas feitas sob demanda,que tu vai escolhendo o calibre de cada corda ?
não estas ja vem grossas de fabrica. bitola: proporcionando um melhor controle nas afinações baixas
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1036844007-rotosound-rs66hl-drop-zone-plus-66-custom-gauge-england-_JM
JAZZigo- FCBR-CT
Não vamos fazer disso um bicho de sete cabeças. Ele só quer afinar a mizona em C#, mais nada.