Problemas com braço
+4
Vtrpira
patriciofernandes
Mauricio Luiz Bertola
Rgomes
8 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Problemas com braço
Prezados amigos, sou iniciante no baixo e toco a aproximadamente 5 meses...Mesmo antes de decidir comprar um baixo, já acompanhava o fórum a muito tempo e aprendi muito bastante aqui. Não tenho banda, toco apenas por prazer e pra fugir do stress e sendo assim não tenho amigos músicos pra trocar ideias sobre este assunto.
Comprei meu primeiro baixo no final do ano passado, um Ibanez simples, e como reza os "bons costumes" levei a um luthier conhecido para regular o instrumento. De cara, ele me disse que o braço estava muito ruim ( perigo de virar um berinbau, palavras dele ). Ele me sugeriu devolver o instrumento pois daria trabalho corrigir o empenamento. Fiquei chateado e desfiz o negócio sem muitos problemas. Até por influencia do fórum, peguei outro instrumento: um Squire VM bem cuidado e por um valor justo. Levei o bixinho pra regulagem em outro luthier, só pra tirar a prova. O instrumento foi muito bem tratado, todo regulado e saiu quase zero.
Fiquei muito satisfeito e estou estudando diariamente com ele. Pois bem, estava achando a ação das cordas um pouco altas levei hj novamente para o mesmo luthier que fez o serviço. Qual não foi minha surpresa quando ele me disse que o braço esta com uma leve torção ! Ele regulou o tensor e sugeriu ficar de olho, daqui a 30 dias levar de novo pra vermos, pois dependendo pode ser problema mais sério.
Questionei ele se por acaso foi algo que eu fiz ou a forma de guardar o instrumento pode ter ocasionado isso ...ele disse pra relaxar e veremos depois o que será feito..
Confesso que isso deixa a gente desanimado, igual um carro que vc descobre q tem um problema e acabamos perdendo o tesão por ele.
A pergunta que fica é: este tipo de problema é comum nos contrabaixos ? Segundo instrumento com problema....talvez eu tenha que tomar um banho de sal grosso..
Comprei meu primeiro baixo no final do ano passado, um Ibanez simples, e como reza os "bons costumes" levei a um luthier conhecido para regular o instrumento. De cara, ele me disse que o braço estava muito ruim ( perigo de virar um berinbau, palavras dele ). Ele me sugeriu devolver o instrumento pois daria trabalho corrigir o empenamento. Fiquei chateado e desfiz o negócio sem muitos problemas. Até por influencia do fórum, peguei outro instrumento: um Squire VM bem cuidado e por um valor justo. Levei o bixinho pra regulagem em outro luthier, só pra tirar a prova. O instrumento foi muito bem tratado, todo regulado e saiu quase zero.
Fiquei muito satisfeito e estou estudando diariamente com ele. Pois bem, estava achando a ação das cordas um pouco altas levei hj novamente para o mesmo luthier que fez o serviço. Qual não foi minha surpresa quando ele me disse que o braço esta com uma leve torção ! Ele regulou o tensor e sugeriu ficar de olho, daqui a 30 dias levar de novo pra vermos, pois dependendo pode ser problema mais sério.
Questionei ele se por acaso foi algo que eu fiz ou a forma de guardar o instrumento pode ter ocasionado isso ...ele disse pra relaxar e veremos depois o que será feito..
Confesso que isso deixa a gente desanimado, igual um carro que vc descobre q tem um problema e acabamos perdendo o tesão por ele.
A pergunta que fica é: este tipo de problema é comum nos contrabaixos ? Segundo instrumento com problema....talvez eu tenha que tomar um banho de sal grosso..
Última edição por allexcosta em Sex maio 17, 2019 9:41 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Adição de parágrafos pra facilitar leitura)
Rgomes- Membro
Re: Problemas com braço
Torção não é comum (mas não é incomum também...). Em instrumentos novos ela pode surgir por uma série de fatores, desde falta de regulagem inicial até madeiras inadequadamente cortadas ou tratadas (o que nesse instrumento seu aí, eu nunca ví), passando por exposição a calor e umidade excessivos (mal armazenamento).
Dito isso, somente uma análise detida do braço do instrumento poderia responder à sua pergunta.
Dito isso, somente uma análise detida do braço do instrumento poderia responder à sua pergunta.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Eu procuraria uma segunda avaliação por outro profissional. Só pra garantir...
patriciofernandes- Membro
Onde e como você guarda seu instrumento?
Vtrpira- Membro
Leve torção é muito comum e um baixo que tenha isso pega regulagem boa e normalmente estabiliza. Não acredito que você terá problemas futuros.
allexcosta- Administrador
Acho de boa conviver com uma leve torção, que voce nem percebeu antes de levar no luthier.
Ps:
Ps:
Stormbringer- Membro
Stormbringer escreveu:Acho de boa conviver com uma leve torção, que voce nem percebeu antes de levar no luthier.
Ps:
Esse ai deve estra sonhando com um tensor duplo de rickenbacker....
Paulo Penna- Membro
hehehe, esse caso ai o baixo foi feito assim, né? mas prova o ponto que a torção, "per se", não é um grande problema
Stormbringer- Membro
Respondendo as dúvidas de forma genérica:
1) Este luthier ( Samuel Soares ) é de confiança, muito conhecido na região. Claro todo mundo pode errar, mas até o momento não tenho pq questionar o trabalho dele.
2) Guardo o baixo afinado, de pé ( alinhado a parede ) dentro de uma semi-case reforçado. Ele não fica forçando o braço em nenhum momento.
Bom, conforme solicitado por ele vou retornar dentro de 30 dias para vermos como braço reagiu a regulagem do tensor.
Obrigado pela ajuda amigos...vc´s tem muita experiência e isso me deixa mais seguro no momento de questionar o serviço de algum luthier.
Mais pra frente, assim q souber como ficou darei um retorno a vocês sobre este tópico.
Salu2
Rgomes- Membro
Rgomes, certifique-se de que o lugar em que o baixo está não recebe sol. Inclusive se o sol não bate por fora da casa, esquentando justamente a parede em que ele está encostado. Se não for isso, experimente deixar o baixo em um suporte que tenha apoio para o braço do instrumento.
Vtrpira- Membro
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos