Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Problemas com braço

+4
Vtrpira
patriciofernandes
Mauricio Luiz Bertola
Rgomes
8 participantes

Ir para baixo

Problemas com braço Empty Problemas com braço

Mensagem por Rgomes Qui maio 16, 2019 8:57 pm

Prezados amigos, sou iniciante no baixo e toco a aproximadamente 5 meses...Mesmo antes de decidir comprar um baixo, já acompanhava o fórum a muito tempo e aprendi muito bastante aqui. Não tenho banda, toco apenas por prazer e pra fugir do stress e sendo assim não tenho amigos músicos pra trocar ideias sobre este assunto.

Comprei meu primeiro baixo no final do ano passado, um Ibanez simples, e como reza os "bons costumes" levei a um luthier conhecido para regular o instrumento. De cara, ele me  disse que o braço estava muito ruim ( perigo de virar um berinbau, palavras dele ). Ele me sugeriu devolver o instrumento pois daria trabalho corrigir o empenamento. Fiquei chateado e desfiz o negócio sem muitos problemas. Até por influencia do fórum, peguei outro instrumento: um Squire VM bem cuidado e por um valor justo. Levei o bixinho pra regulagem em outro luthier, só pra tirar a prova. O instrumento foi muito bem tratado, todo regulado e saiu quase zero.

Fiquei muito satisfeito e estou estudando diariamente com ele. Pois bem, estava achando a ação das cordas um pouco altas  levei hj novamente para o mesmo luthier que fez o serviço. Qual não foi minha surpresa quando ele me disse que o braço esta com uma leve torção ! Ele regulou o tensor e sugeriu ficar de olho,  daqui a 30 dias levar de novo pra vermos, pois dependendo pode ser problema mais sério.
Questionei ele se por acaso foi algo que eu fiz ou a forma de guardar o instrumento pode ter ocasionado isso ...ele disse pra relaxar e veremos depois o que será feito..

Confesso que isso deixa a gente desanimado, igual um carro que vc descobre q tem um problema e acabamos perdendo o tesão por ele.
A pergunta que fica é: este tipo de problema é comum nos contrabaixos ? Segundo instrumento com problema....talvez eu tenha que tomar um banho de sal grosso.. Shocked

Última edição por allexcosta em Sex maio 17, 2019 9:41 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Adição de parágrafos pra facilitar leitura)

Rgomes
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com braço Empty Re: Problemas com braço

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui maio 16, 2019 9:13 pm

Torção não é comum (mas não é incomum também...). Em instrumentos novos ela pode surgir por uma série de fatores, desde falta de regulagem inicial até madeiras inadequadamente cortadas ou tratadas (o que nesse instrumento seu aí, eu nunca ví), passando por exposição a calor e umidade excessivos (mal armazenamento).
Dito isso, somente uma análise detida do braço do instrumento poderia responder à sua pergunta.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por patriciofernandes Sex maio 17, 2019 2:05 am

Eu procuraria uma segunda avaliação por outro profissional. Só pra garantir...
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagem por Vtrpira Sex maio 17, 2019 9:35 am

Onde e como você guarda seu instrumento?
Vtrpira
Vtrpira
Membro

Mensagem por allexcosta Sex maio 17, 2019 9:42 am

Leve torção é muito comum e um baixo que tenha isso pega regulagem boa e normalmente estabiliza. Não acredito que você terá problemas futuros.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Stormbringer Sex maio 17, 2019 10:10 am

Acho de boa conviver com uma leve torção, que voce nem percebeu antes de levar no luthier.

Ps: Laughing
Problemas com braço Dec16_PG_CLM_Bass-Bench_Photo1_FEAT
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagem por Paulo Penna Sex maio 17, 2019 10:56 am

Stormbringer escreveu:Acho de boa conviver com uma leve torção, que voce nem percebeu antes de levar no luthier.

Ps: Laughing
Problemas com braço Dec16_PG_CLM_Bass-Bench_Photo1_FEAT

Esse ai deve estra sonhando com um tensor duplo de rickenbacker....
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagem por Stormbringer Sex maio 17, 2019 11:10 am

hehehe, esse caso ai o baixo foi feito assim, né? mas prova o ponto que a torção, "per se", não é um grande problema

Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagem por Uchoa Sex maio 17, 2019 12:23 pm

Essa foto ... TOC ! Shocked
Uchoa
Uchoa
Membro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Mensagem por Rgomes Sex maio 17, 2019 12:41 pm

Respondendo as dúvidas de forma genérica:
1) Este luthier ( Samuel Soares ) é de confiança, muito conhecido na região. Claro todo mundo pode errar, mas até o momento não tenho pq questionar o trabalho dele.
2) Guardo o baixo afinado, de pé ( alinhado a parede ) dentro de uma semi-case reforçado. Ele não fica forçando o braço em nenhum momento.
Bom, conforme solicitado por ele vou retornar dentro de 30 dias para vermos como braço reagiu a regulagem do tensor.

Obrigado pela ajuda amigos...vc´s tem muita experiência e isso me deixa mais seguro no momento de questionar o serviço de algum luthier.
Mais pra frente, assim q souber como ficou darei um retorno a vocês sobre este tópico.

Salu2 Cool

Rgomes
Membro

Mensagem por Vtrpira Sex maio 17, 2019 4:16 pm

Rgomes, certifique-se de que o lugar em que o baixo está não recebe sol. Inclusive se o sol não bate por fora da casa, esquentando justamente a parede em que ele está encostado. Se não for isso, experimente deixar o baixo em um suporte que tenha apoio para o braço do instrumento.
Vtrpira
Vtrpira
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos