Ampeg ASB-1 Devil Bass.
+5
HenriqueBessa
allexcosta
Uchoa
JAZZigo
WHead
9 participantes
Página 1 de 1
Ampeg ASB-1 Devil Bass.
Saudações.
Entre 62 e 72 a Ampeg investiu, dentre outras, na linha de baixos elétricos Ampeg ASB-1. Fabricado nos Estados Unidos, o modelo "Devil Bass" em questão continha a mesma configuração do modelo original, apenas possuía um design mais agressivo. Originalmente eles foram construídos com madeira compensada, propensas a descamar e empenar devido à tensão das cordas. As últimas séries vieram em Maple e com escala em rosewood. Também, originalmente, utilizava um transdutor sob a ponte, até que em 68 o modelo passou a receber captadores magnéticos convencionais. Ben Kaufmann, no vídeo abaixo, toca num modelo Fretless do ASB-1 Devil Bass.
Entre 62 e 72 a Ampeg investiu, dentre outras, na linha de baixos elétricos Ampeg ASB-1. Fabricado nos Estados Unidos, o modelo "Devil Bass" em questão continha a mesma configuração do modelo original, apenas possuía um design mais agressivo. Originalmente eles foram construídos com madeira compensada, propensas a descamar e empenar devido à tensão das cordas. As últimas séries vieram em Maple e com escala em rosewood. Também, originalmente, utilizava um transdutor sob a ponte, até que em 68 o modelo passou a receber captadores magnéticos convencionais. Ben Kaufmann, no vídeo abaixo, toca num modelo Fretless do ASB-1 Devil Bass.
Re: Ampeg ASB-1 Devil Bass.
Enquanto fabricante de baixos, a Ampeg produzia ótimos amps!
Ué! E todo captador magnético também não é um transdutor?WHead escreveu:Também, originalmente, utilizava um transdutor sob a ponte, até que em 68 o modelo passou a receber captadores magnéticos convencionais.
JAZZigo- FCBR-CT
Tem alguma coisa alterando a trajetória da corda G na foto maior.
allexcosta- Administrador
Tens razão, JAZZigo.JAZZigo escreveu:Ué! E todo captador magnético também não é um transdutor?WHead escreveu:Também, originalmente, utilizava um transdutor sob a ponte, até que em 68 o modelo passou a receber captadores magnéticos convencionais.
Todo dispositivo que converte uma informação de algum fenômeno físico captada por um sensor em um sinal detectável, que pode ser elétrico, mecânico, ótico, entre outros, é um transdutor. Talvez algo tenha me passado despercebido devido à tradução das informações colhidas - meu inglês é macarrônico - ou seja meramente uma questão de mau escolha de palavras para o texto, mas entendi que, no princípio a captação não era feita por captadores magnéticos - o que deixa subentendido que era feita por outro tipo de transdutor não-definido (o que justificaria o apelido carinhoso de "mystery pickup", atribuído histórica e oficialmente ao elemento ("The neck, "mystery" pickup, and hardware of the Devil Basses are all almost the same as the AEB-1/AUB-1." - Bruce Johnson, Ampeg Expert, website). Em todo caso, muito obrigado pelo questionamento. Abraço.
^ Não, a corda muda de direção embaixo do cinzeiro.
^ Esse aí tá normal. Naquele fretless lá o string spacing entre G e D é uns 2mm menor que das outras cordas.
Sim. Eu percebi depois que vc mencionou. Talvez a corda não estivesse no carrinho e nem se ligaram na hora de tirar a foto.
Aqui fala sobre o captador, piezo aparentemente.
https://101basses.com/bass-number-48-ampeg-asb-1-devil-bass/
"When Ampeg started designing the scroll basses, one of the requirements was that it be able to use gut strings, like those traditionally found on double basses. Because non-nickel strings might be used, a pickup was required that was not based on electromagnets. Ampeg developed what was essentially an early version of a piezoelectric pickup."
"When Ampeg started designing the scroll basses, one of the requirements was that it be able to use gut strings, like those traditionally found on double basses. Because non-nickel strings might be used, a pickup was required that was not based on electromagnets. Ampeg developed what was essentially an early version of a piezoelectric pickup."
Última edição por HenriqueBessa em Sex maio 31, 2019 2:46 pm, editado 1 vez(es)
Estou aprendendo com os posts do WHead!
Obrigado
Obrigado
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Adoro esse Bass. Quando pinta algum no eBay, geralmente custa um rim.
Rico- Eterno Colaborador
HenriqueBessa escreveu:Sim. Eu percebi depois que vc mencionou. Talvez a corda não estivesse no carrinho e nem se ligaram na hora de tirar a foto.
O "mystery pickup"!
Juninho, muito obrigado pelas palavras.Juninho Sampaio escreveu:Estou aprendendo com os posts do WHead!
Obrigado
Mas meus tópicos são (muito) mais para acalmar a minha curiosidade e sanar as minhas dúvidas do que uma tentativa de ensinar qualquer coisa.. Sou um mero tocador de baixo que vez por outra cruza com esses instrumentos na internet e pensa: "conheço um lugar onde as pessoas vão saber me contar mais sobre isso!". É um privilégio contar com esse Fórum. Abraço.
Também gosto muito.WHead escreveu:Juninho, muito obrigado pelas palavras.Juninho Sampaio escreveu:Estou aprendendo com os posts do WHead!
Obrigado
Mas meus tópicos são (muito) mais para acalmar a minha curiosidade e sanar as minhas dúvidas do que uma tentativa de ensinar qualquer coisa.. Sou um mero tocador de baixo que vez por outra cruza com esses instrumentos na internet e pensa: "conheço um lugar onde as pessoas vão saber me contar mais sobre isso!". É um privilégio contar com esse Fórum. Abraço.
Apesar de ficar na internet pesquisando sobre baixos, mormente esses mais incomuns (Zubrycky approved!), adoro vê-los por aqui, bem como os comentários...
Abraços WHead
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
^Muito obrigado pelas palavras, Bertola.
Como já disse, não sou conhecedor de nada, só um curioso que encontrou nesse Fórum um lugar ideal para tirar dúvidas e matar a curiosidade. Abraço.
Como já disse, não sou conhecedor de nada, só um curioso que encontrou nesse Fórum um lugar ideal para tirar dúvidas e matar a curiosidade. Abraço.
Tá explicado o som xoxo do vídeo no post original.HenriqueBessa escreveu:Sim. Eu percebi depois que vc mencionou. Talvez a corda não estivesse no carrinho e nem se ligaram na hora de tirar a foto.
Rico escreveu:Adoro esse Bass. Quando pinta algum no eBay, geralmente custa um rim.
Zubrycky escreveu:
GAS!
Cada um com sua loucura!
JAZZigo- FCBR-CT
JAZZigo escreveu:
Tá explicado o som xoxo do vídeo no post original.
Se vc achou esse xoxo... tem um outro vídeo no Youtube com o som bem "estranho", pra ser legal e não usar outro adjetivos.
Agora, o AUB-2 tem um som melhor. Além do piezo, vem com uma captação de 1 bobina por corda.