Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gibson 20/20.

5 participantes

Ir para baixo

Gibson 20/20. Empty Gibson 20/20.

Mensagem por WHead Qui Jun 13, 2019 10:52 am

Saudações.
O nome de Ned Steinberger sempre esteve associado a instrumentos diferenciados em termos de material e design. O L2 Bass, seu primeiro modelo (headless) ainda nos anos 80, já indicava que a proposta dos modelos Steinberger se estabeleceriam bem longe das curvas tradicionais e dos timbres clássicos. Quando Ned vendeu sua marca para a Gibson ele permaneceu como consultor, trabalhando nesse Gibson 20/20, uma clara mistura entre o estilo Steinberger e Gibson. Feito em maple, escala de 24” em ébano, ativo com dois humbuckers, o modelo se diferenciava dos Steinbergers não apenas pela utilização da madeira em sua construção (em vez de materiais sintéticos), mas também por possuir um headstock. Não era um headstock do tipo que a Gibson e seus entusiastas estavam acostumados mas, para os padrões Steinberger, já era algo a se considerar. O fato é que o instrumento, lançado em 87, saiu de linha em 88. Detalhe para a ordem das tarraxas (com as cordas A e D mais próximas ao braço) e para o apoio extensível, para facilitar a execução enquanto sentado. Abraço.

Gibson 20/20. 0115
Gibson 20/20. 0215
Gibson 20/20. 0315
Gibson 20/20. 0415



WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2823
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Gibson 20/20. Empty Re: Gibson 20/20.

Mensagem por Vtrpira Qui Jun 13, 2019 2:05 pm

Interessante esse baix. Eu gosto da estética minimalista do Steinberger. Esse modelo com me lembrou o baixo usado pelo baixista do Nadishana trio, um conjunto de ethno jazz, só que o dele é com seis cordas e fretless.

Vtrpira
Vtrpira
Membro

Mensagens : 133
Localização : Lençóis Paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Gibson 20/20. Empty Re: Gibson 20/20.

Mensagem por WHead Sex Jun 14, 2019 10:07 pm

Confesso que esse 20/20 só me interessou por representar um capítulo muito distinto dentro da história da Gibson. As linhas retas e exatas que projetavam o futuro nos anos 80 - diferentemente das curvas e cores do futurismo das décadas anteriores - me transmitem uma frieza muito estranha. Coisa muito subjetiva e pessoal, eu sei - mas não consigo criar vínculo assim. Mas eu valorizo a ousadia da Gibson nesse projeto. Abraço.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2823
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Gibson 20/20. Empty Re: Gibson 20/20.

Mensagem por JAZZigo Sex Jun 14, 2019 10:52 pm

WHead escreveu:Mas eu valorizo a ousadia da Gibson nesse projeto. Abraço.
Permita-me discordar, amigo WHead, mas, a despeito do bom som, para mim, em termos de design/ergonomia/playability, foi bola completamente fora da Gibson, sem noção mesmo, ao agregar as desvantagens do Steinberger a um baixo headed. Tanto é, que o modelo foi fogo de palha. nah
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16567
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Gibson 20/20. Empty Re: Gibson 20/20.

Mensagem por Rui Lima Sáb Jun 15, 2019 8:42 am

JAZZigo escreveu:
WHead escreveu:Mas eu valorizo a ousadia da Gibson nesse projeto. Abraço.
Permita-me discordar, amigo WHead, mas, a despeito do bom som, para mim, em termos de design/ergonomia/playability, foi bola completamente fora da Gibson, sem noção mesmo, ao agregar as desvantagens do Steinberger a um baixo headed. Tanto é, que o modelo foi fogo de palha. nah
Amigo Jazzigo, em termos de ergonomia, todos os modelos da Gibson são ruíns. Sei que você tem um montão de Gibson ou Like Gibson e eu também teria se tivesse a possibilidade de ser colecionador de baixos, mas é o que tenho a dizer. 
Abraço a todos
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagens : 720
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Gibson 20/20. Empty Re: Gibson 20/20.

Mensagem por WHead Sáb Jun 15, 2019 8:56 am

JAZZigo escreveu:
WHead escreveu:Mas eu valorizo a ousadia da Gibson nesse projeto. Abraço.
Permita-me discordar, amigo WHead, mas, a despeito do bom som, para mim, em termos de design/ergonomia/playability, foi bola completamente fora da Gibson, sem noção mesmo, ao agregar as desvantagens do Steinberger a um baixo headed. Tanto é, que o modelo foi fogo de palha. nah
Tens razão. O modelo realmente não emplacou. Mas, na minha opinião, isso não desmerece a iniciativa. Talvez o modelo não se encaixasse no perfil dos clientes Gibson e precisasse ser posicionado no mercado de uma forma diferente (através de uma marca subsidiária, talvez), não sei. No mais, você tem razão quando questiona o design, a ergonomia e a tocabilidade. Abraço.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2823
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Gibson 20/20. Empty Re: Gibson 20/20.

Mensagem por JAZZigo Sáb Jun 15, 2019 10:27 am

Rui Lima escreveu:Amigo Jazzigo, em termos de ergonomia, todos os modelos da Gibson são ruíns.
É verdade, Rui. Neste aspecto, entre os instrumentos Gibson que conheço, eu diria que a guitarra Gibson SG Standard é a única excessão. De qualquer forma, no caso da tentativa de colaboração com a Steinberger, eu diria que um erro não justifica o outro!  Razz
WHead escreveu:Tens razão. O modelo realmente não emplacou. Mas, na minha opinião, isso não desmerece a iniciativa. Talvez o modelo não se encaixasse no perfil dos clientes Gibson e precisasse ser posicionado no mercado de uma forma diferente (através de uma marca subsidiária, talvez), não sei. No mais, você tem razão quando questiona o design, a ergonomia e a tocabilidade. Abraço.
up
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16567
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Gibson 20/20. Empty Re: Gibson 20/20.

Mensagem por BLZENI Sex Jun 21, 2019 9:07 am

sobre ergonomia, o Gibson SG (EB-0, EB-3) é excelente.
o Gibson EB Bass (aka EB-13) é extremamente leve e veste super bem
O Les Paul é pesado, meio estranho de tocar sentado, porem de pé ele é confortavel apesar do peso
O Gibson Thunderbird (Gibson mesmo, não epiphone), na minha opiniao, tem um braço extremamente confortavel, leve e não apresenta neckdive algum (os 3 que ja toquei não tinham absolutamente nenhum neckdive). o corpo pode causar estranheza. sempre vejo criticas em relação a ele, porem nunca as identifiquei quando toquei em gibsons mesmo.
BLZENI
BLZENI
Membro

Mensagens : 935
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Gibson 20/20. Empty Re: Gibson 20/20.

Mensagem por JAZZigo Sex Jun 21, 2019 9:30 am

BLZENI escreveu:sobre ergonomia, o Gibson SG (EB-0, EB-3) é excelente.
:hmm: IMHO, não dá chamar de excelente a ergonomia de um baixo com neck dive.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16567
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Gibson 20/20. Empty Re: Gibson 20/20.

Mensagem por BLZENI Sex Jun 21, 2019 10:06 am

JAZZigo escreveu:
BLZENI escreveu:sobre ergonomia, o Gibson SG (EB-0, EB-3) é excelente.
:hmm: IMHO, não dá chamar de excelente a ergonomia de um baixo com neck dive.

a não ser que ele não tenha neck dive. o meu ano 2010 e de um amigo, ano 2009, não tem neckdive algum.
toquei com um special ano 2014 que tambem não apresentava nenhum neckdive.
BLZENI
BLZENI
Membro

Mensagens : 935
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Gibson 20/20. Empty Re: Gibson 20/20.

Mensagem por JAZZigo Sex Jun 21, 2019 10:19 am

^
Eu hein! Que eu saiba, o neck dive dos baixos Gibson SG é notório mundialmente e o meu não foge à regra. Apesar da escala curta, tem mais neck dive que o Gibson Midtown Standard Bass, semi-hollow com escala de 34''.

https://www.talkbass.com/threads/gibson-sg-bass-neck-dive.1139354/
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16567
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Gibson 20/20. Empty Re: Gibson 20/20.

Mensagem por BLZENI Sex Jun 21, 2019 10:27 am

Toco de pe, correia presa, posso soltar a mão esquerda e ele fica parado no lugar.
meu Fender Coronado Reissue, é so soltar e o braço mergulha!
BLZENI
BLZENI
Membro

Mensagens : 935
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Gibson 20/20. Empty Re: Gibson 20/20.

Mensagem por JAZZigo Sex Jun 21, 2019 12:43 pm

^
Incrível! Shocked Considere-se um cara premiado.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16567
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Gibson 20/20. Empty Re: Gibson 20/20.

Mensagem por BLZENI Sex Jun 21, 2019 1:49 pm

JAZZigo escreveu:^
Incrível! Shocked Considere-se um cara premiado.

não vejo assim, apenas mais um dentro da normalidade....
inclusive outros usuarios aqui do forum tem a mesma opinião....

https://www.contrabaixobr.com/t3226-gibson-sg-reissue-bass-com-video?highlight=gibson+sg
BLZENI
BLZENI
Membro

Mensagens : 935
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Gibson 20/20. Empty Re: Gibson 20/20.

Mensagem por JAZZigo Sex Jun 21, 2019 2:30 pm

^
Será que o problema do meu é o corpo muito leve?!

Basta uma passeio pelo YouTube e gente encontra um monte de vídeos sobre neck dive com SG etc., guitarra inclusive.







JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16567
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Gibson 20/20. Empty Re: Gibson 20/20.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos