Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Me ajudem a entender o "politicamente correto".

+16
Jãozeiro
rodlburigo
Paulo Penna
Thales_Sr
Ivanov_br
Mauricio Luiz Bertola
Maurício_Expressão
vinibassplayer
WHead
Raul S.
Sonikado
Zubrycky
joabi
fheliojr
Uchoa
allexcosta
20 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  - Página 2 Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por Bruno da Rosa Sáb Set 28, 2019 3:21 pm

allexcosta escreveu:
Bruno da Rosa escreveu:"politicamente correto" é ter que escrever palavrão nesse fórum usando #$%¨&

Não.

A isso chamamos "educação básica".

Você falaria palavrões numa reunião pública, seja do condomínio onde mora, de pais de alunos ou algo assim? Mesma coisa...

Discordo veementemente. Pra mim é mais condenável, por exemplo, se referir a uma pessoa negra com a qual não se possui intimidade como "neguinho" do que
substituir vogais e consoantes por caracteres. Independente do quão rebuscado ou conservador for o leitor, o subconsciente lerá o palavrão com letras completas de qualquer forma. E isso não é questão de educação, até porque um fórum online está longe de ser reduto da coloquialidade.

Existem correntes da Literatura que defendem a importância da linguagem e escrita vulgar como forma de inclusão, levando em conta um país com cerca de 11 milhões de analfabetos, sem considerar ainda a péssima qualidade do sistema educacional brasileiro em geral.
Aqui no Rj temos o hábito de falar palavrão quase que como vírgula, e sempre acho engraçado quando entro aqui e leio os #$%¨, parece que estou assistindo desenho da Hanna-Barbera.

Além disso, não existe somente um, mas diversos autores que rompem completamente com regras gramaticais. Saramago em seu livro "Caim" refere-se a Deus como "fdp" sem qualquer pudor. Escreve com sua própria pontuação também, e ninguém questiona a genialidade dele; que ganhou um monte de prêmios Nobel.
Bruno da Rosa
Bruno da Rosa
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem a entender o "politicamente correto".  - Página 2 Empty Re: Me ajudem a entender o "politicamente correto".

Mensagem por fheliojr Sáb Set 28, 2019 5:06 pm

^

facepalm cup
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por allexcosta Sáb Set 28, 2019 6:25 pm

Bruno da Rosa escreveu:Discordo veementemente.

Direito seu.

Bruno da Rosa escreveu:Independente do quão rebuscado ou conservador for o leitor, o subconsciente lerá o palavrão com letras completas de qualquer forma. E isso não é questão de educação, até porque um fórum online está longe de ser reduto da coloquialidade.

Não obstante, é algo comum na comunicação. Quantas vezes você já ouviu uma pessoa dizer "hoje tá flórida" ou um americano dizer "freaking awesome" ou "shut"? Todos os exemplos são substituições de palavras de baixo calão por outras palavras similares em situações onde a educação básica não recomenda o uso do palavreado chulo. Em Inglês eles até usam o "my gosh" porque muitas pessoas acham deselegante falar "Deus" em situações mundanas.

Bruno da Rosa escreveu:Existem correntes da Literatura que defendem a importância da linguagem e escrita vulgar como forma de inclusão

Problema das correntes.

Bruno da Rosa escreveu:Aqui no Rj temos o hábito de falar palavrão quase que como vírgula, e sempre acho engraçado quando entro aqui e leio os #$%¨, parece que estou assistindo desenho da Hanna-Barbera.

Aí já é problema seu. Conheço o Brasil praticamente todo e te garanto que o uso e abuso de palavrões do carioca médio é uma exceção.

Bruno da Rosa escreveu:Além disso, não existe somente um, mas diversos autores que rompem completamente com regras gramaticais. Saramago em seu livro "Caim" refere-se a Deus como "fdp" sem qualquer pudor. Escreve com sua própria pontuação também, e ninguém questiona a genialidade dele; que ganhou um monte de prêmios Nobel.

Isso não tem nada a ver com regras gramaticais. Você está visitando um site que tem regras feitas por quem o administra. Ponto final... O FCBR não é um ambiente público. É um site privado com regras e políticas bem definidas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Bruno da Rosa Sáb Set 28, 2019 9:51 pm

allexcosta escreveu:

Aí já é problema seu. Conheço o Brasil praticamente todo e te garanto que o uso e abuso de palavrões do carioca médio é uma exceção.

Bruno da Rosa escreveu:Além disso, não existe somente um, mas diversos autores que rompem completamente com regras gramaticais. Saramago em seu livro "Caim" refere-se a Deus como "fdp" sem qualquer pudor. Escreve com sua própria pontuação também, e ninguém questiona a genialidade dele; que ganhou um monte de prêmios Nobel.

Isso não tem nada a ver com regras gramaticais. Você está visitando um site que tem regras feitas por quem o administra. Ponto final... O FCBR não é um ambiente público. É um site privado com regras e políticas bem definidas.

Concordo muito com isso! De fato o carioca é o brasileiro mais desbocado.

Enfim, considere apenas como uma alfinetada ao que sugere o título do post principal. Não é como se minha vida dependesse de escrever palavrão online, foi só uma
forma de mostrar como por vezes o "politicamente correto" está velado em situações que passam despercebidas. Claro, na minha opinião.
Levantei a questão justamente pois essa escrita eufêmica é corriqueira aqui. Jornal
Bruno da Rosa
Bruno da Rosa
Membro

Mensagem por allexcosta Dom Set 29, 2019 12:35 pm

Bruno da Rosa escreveu:Concordo muito com isso! De fato o carioca é o brasileiro mais desbocado.

Enfim, considere apenas como uma alfinetada ao que sugere o título do post principal. Não é como se minha vida dependesse de escrever palavrão online, foi só uma
forma de mostrar como por vezes o "politicamente correto" está velado em situações que passam despercebidas. Claro, na minha opinião.
Levantei a questão justamente pois essa escrita eufêmica é corriqueira aqui. Jornal

Eu acho que você está confundindo as coisas um pouco...

Adequar a linguagem ao ambiente é algo que existe desde que existe a linguagem em si, ou seja, é um hábito milenar... Por esse fato, eu poderia até argumentar que a expressão "politicamente correto" não se aplica a esse simples ajuste na comunicação. Se bem que vou entender se você disser que se aplica pois tudo é política e estamos discutindo certo e errado.

Enfim, o questionamento original do tópico é relacionado a esse conceito novo de politicamente correto, que nos ensina que hábitos e expressões comuns 15 anos atrás hoje não podem ser utilizadas hoje.

Explicando melhor: 30 ou 40 anos atrás se o brasileiro médio, não carioca, chegasse em um ambiente público desferindo palavrões, ele seria admoestado por outras pessoas e até por força policial, se houvesse alguma presente... Mas se você desse um endereço e dissesse "fica na favela tal" não haveria problema algum... Tampouco se você dissesse que uma pessoa era negra...

Agora há uma série de problemas novos na comunicação. Outro dia meu amigo arrumou confusão numa loja de tintas porque pediu tinta preta e alguém que estava lá disse que ele era racista...

O tópico é sobre esse novo fenômeno e não tem absolutamente nada a ver com falar palavrões.

Se você não concorda e não entende, tudo bem... Mas vou deixar de argumentar porque agora eu já tô desenhando...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Raul S. Dom Set 29, 2019 1:26 pm

Henri-Q escreveu:https://istoe.com.br/jornalista-e-demitido-apos-dizer-que-greta-thunberg-protesta-porque-e-histerica-e-precisa-de-sexo/

Jornalista é demitido após dizer que Greta Thunberg protesta porque é ‘histérica’ e ‘precisa de sexo’

Ex-apresentador de rádio de Natal também afirmou que ativista sueca de 16 anos 'precisa de um macho'
rechaçar comportamento machista não tem nada a ver com ser politicamente correto, é declaração de valores, posicionamento
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Set 29, 2019 3:28 pm

Raul S. escreveu:
Henri-Q escreveu:https://istoe.com.br/jornalista-e-demitido-apos-dizer-que-greta-thunberg-protesta-porque-e-histerica-e-precisa-de-sexo/

Jornalista é demitido após dizer que Greta Thunberg protesta porque é ‘histérica’ e ‘precisa de sexo’

Ex-apresentador de rádio de Natal também afirmou que ativista sueca de 16 anos 'precisa de um macho'
rechaçar comportamento machista não tem nada a ver com ser politicamente correto, é declaração de valores, posicionamento
2
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Convidado Seg Set 30, 2019 10:22 am

Raul S. escreveu:

Eu boio um pouco no meio de tanto rótulo para coisas muito parecidas entre si. Na verdade não tenho a teoria para separa o joio do trigo nesse caso. Meu post refere-se ao fato do cara falar sem filtro algum.

Convidado
Convidado

Mensagem por Raul S. Seg Set 30, 2019 11:04 am

Henri-Q escreveu:
Raul S. escreveu:

Eu boio um pouco no meio de tanto rótulo para coisas muito parecidas entre si. Na verdade não tenho a teoria para separa o joio do trigo nesse caso. Meu post refere-se ao fato do cara falar sem filtro algum.
separando o joio do trigo: o que o jornalista fez foi agredir com palavras de cunho misógino e não simplesmente agir sem filtro. troca "ativista suéca" por "alguém de pele escura", e "precisa de sexo" por "voltar pra árvore"...

escrever "alguém de pele escura" (como fiz acima) é ser politicamente correto

mandar "voltar pra árvore" é discriminação, preconceito, racismo

demitir o jornalista é declaração de valores, posicionamento do jornal
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagem por Convidado Seg Set 30, 2019 1:55 pm

Isso que mata...

Sei que wikipedia não é uma fonte 100% mas é um bom princípio de pesquisa. Vamos lá:

O adjetivo politicamente correto é usado para descrever a evitação de linguagem ou ações que são vistas como excludentes, que marginalizam ou insultam grupos de pessoas que são vistos como desfavorecidos ou discriminados, especialmente grupos definidos por sexo ou raça. No discurso político e na mídia, o termo geralmente é usado como pejorativo, implicando que essas políticas são excessivas.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Politicamente_correto

Bem dificil na minha mente separar as coisas. Sigo com o politicamente correto como uma "falácia" de coisas que já existiam e que podem ser resumidas em respeito ao próximo, educação na trataiva, polidez... ahn

Será que o termo não foi tipo criar um problema para tentar vender uma solução?

Convidado
Convidado

Mensagem por Raul S. Seg Set 30, 2019 2:47 pm

Henri-Q escreveu:Isso que mata...

Sei que wikipedia não é uma fonte 100% mas é um bom princípio de pesquisa. Vamos lá:

O adjetivo politicamente correto é usado para descrever a evitação de linguagem ou ações que são vistas como excludentes, que marginalizam ou insultam grupos de pessoas que são vistos como desfavorecidos ou discriminados, especialmente grupos definidos por sexo ou raça. No discurso político e na mídia, o termo geralmente é usado como pejorativo, implicando que essas políticas são excessivas.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Politicamente_correto

Bem dificil na minha mente separar as coisas. Sigo com o politicamente correto como uma "falácia" de coisas que já existiam e que podem ser resumidas em respeito ao próximo, educação na trataiva, polidez... :ahn:

Será que o termo não foi tipo criar um problema para tentar vender uma solução?
quando se define politicamente correto como a evitação de coisas vistas como, entende-se coisas que podem ser interpretadas como, e não que necessariamente sejam de fato. o politicamente correto apenas foca na preservação da relação entre o enunciador e o interlocutor, e não discute sobre o conteúdo em si. com ele, evita-se o uso de termos que possam ofender alguma classe, normalmente quando não existe a intenção.

dizer [mulher] "histérica" [que] "precisa de sexo", "precisa de um macho", ou coisas como "lugar de mulher é no tanque/cozinha" é uma agressão intencional e direta à mulher, não uma mera falta de filtro.

você não é politicamente correto quando deixa de chamar um policial de "gambé", "coxinha", "pardal" etc. você está apenas deixando de desrespeitar ele.

politicamente correto é chamar preto de negro (alguns estados veem o primeiro como termo pejorativo por mal uso) ou até do famigerado afro-descendente, e não evitar chamá-lo de macaco, que seria uma ofensa direta e intencional.
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagem por Convidado Seg Set 30, 2019 4:44 pm

^boa Raul... trouxe um pouco mais de luz ao assunto.

Convidado
Convidado

Mensagem por Convidado Qua Ago 19, 2020 4:05 pm

Quem tiver um tempinho e interesse, sugiro ver esse debate. Tem muito a ver com o tópico.

Convidado
Convidado

Mensagem por vinibassplayer Qui Ago 20, 2020 11:15 pm

acho q esse negocio de politicamente correto é pra neguin(e branquin) q acha q vida na internet é vida real.. a galera quer lacrar nas nets, com essas coisas de linchamento virtual, cancelamento, mas na vida real ce olha isso e pensa "bando de gnt a toa falando m$%& sem produzir nada de relevante"
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagem por Convidado Qui Ago 20, 2020 11:21 pm

^
Mais ou menos, man. O que é dito no mundo virtual pode trazer sérias consequências na vida real... Processo, demissão, perda de reputação. Lembra dos caras na copa zoando a gringa (ppk rosa)? Tem n outros.

Hoje mesmo vi uma notícia sobre uma professora que falou em sua rede social sobre a menina de 10 anos que foi estuprada e teve sérias consequências.

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/08/20/professora-da-rede-estadual-de-sp-e-demitida-apos-negar-em-rede-social-estupro-da-menina-de-10-anos-no-es.ghtml

Convidado
Convidado

Mensagem por Marlim Sex Ago 21, 2020 10:46 am

Esse video aborda isso de forma muito boa em minha opinião

Marlim
Marlim
Membro

Mensagem por vinibassplayer Sex Ago 21, 2020 12:13 pm

"homens fortes criam tempos faceis, tempos faceis criam homens fracos, homens fracos criam tempos dificeis, tempos dificeis criam homens fortes."
em qual época sera q estamos agr...
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagem por Rico Sex Ago 21, 2020 12:14 pm

Meus 2 centavos:

Eu tenho uma teoria que provavelmente só serve pra mim. Ok. Tô feliz com isso...

O politicamente correto tem sentido profundo pras minorias. É muito pouco provável que um cidadão branco, classe média, empregado, com curso superior e moradia,
possa compreender de forma clara e objetiva o que significa o politicamente correto.

Digo isso porque eu presenciei a defesa de aberrações como racismo reverso e o linchamento público das representações ligadas ao movimento negro, além dos comentários primorosos e recentes a respeito dos nordestinos.

Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo