Chiado no Music Man passivo
+10
Guga Ramone
Stormbringer
Uchoa
Paulo Penna
patriciofernandes
allexcosta
JAZZigo
Rick Charles
Mauricio Luiz Bertola
Luiz Velhinho
14 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Chiado no Music Man passivo
Rapaziada,
Peguei um Music Man SUB 2003 passivo. Tá surrado, mas com uma excelente tocabilidade. O problema é que ele veio chiando horrores. Levei no luthier pra uma blindagem e não resolveu. O chiado diminui sensivelmente quando coloco a mão nas cordas ou nos knobs.
Alguém tem alguma dica do que pode estar acontecendo?
Obrigado
Peguei um Music Man SUB 2003 passivo. Tá surrado, mas com uma excelente tocabilidade. O problema é que ele veio chiando horrores. Levei no luthier pra uma blindagem e não resolveu. O chiado diminui sensivelmente quando coloco a mão nas cordas ou nos knobs.
Alguém tem alguma dica do que pode estar acontecendo?
Obrigado
Luiz Velhinho- Membro
Re: Chiado no Music Man passivo
O chiado diminui sensivelmente quando coloco a mão nas cordas ou nos knobs
É assim que tem que ser...
É assim que tem que ser...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Ok, mas o que posso fazer pra zerar o ruído, Bertola? Alguma sugestão?
Luiz Velhinho- Membro
Se vc já fez a blindagem, não há muito o que fazer.Luiz Velhinho escreveu:Ok, mas o que posso fazer pra zerar o ruído, Bertola? Alguma sugestão?
Talvez haja uma interferência no amp por conta da rede elétrica de sua casa.
Meu precision tava chiando também, só que ao contrário do que está acontecendo com o seu, quando eu mexia nos knobs de volume ou tone o chiado aumentava. Refiz toda a parte elétrica, coloquei potenciômetros novos, capacitor novo, fiação nova e blindei, do que estava antes eu só mantive o jack, meu problema foi totalmente resolvido e como fui eu mesmo que fiz o serviço, não gastei nem 50 reais. Mas como o Bertola falou, pode ser interferência na rede elétrica, tente testar o baixo em outros lugares e veja se o chiado persiste.
Rick Charles- Membro
Tá com cara de blindagem mal feita. Que luthier foi esse?Luiz Velhinho escreveu:Levei no luthier pra uma blindagem e não resolveu.
JAZZigo- FCBR-CT
Procede.JAZZigo escreveu:Tá com cara de blindagem mal feita. Que luthier foi esse?Luiz Velhinho escreveu:Levei no luthier pra uma blindagem e não resolveu.
Se não sentir-se à vontade para dizer o nome aqui, me mande uma MP.Mauricio Luiz Bertola escreveu:Procede.JAZZigo escreveu:Tá com cara de blindagem mal feita. Que luthier foi esse?Luiz Velhinho escreveu:Levei no luthier pra uma blindagem e não resolveu.
JAZZigo- FCBR-CT
Luiz Velhinho escreveu:Ok, mas o que posso fazer pra zerar o ruído
Coloca captação EMG.
allexcosta- Administrador
allexcosta escreveu:Luiz Velhinho escreveu:Ok, mas o que posso fazer pra zerar o ruído
Coloca captação EMG.
(p.s.: é verídico)
patriciofernandes- Membro
Por partes:
1. Vou testar com o amp em outro lugar. A galera na faixa etária abaixo dos 6 anos aqui não me permitiu fazer isso ontem;
2. O Luthier que levei foi no Emerson, na 305 norte, JAZZigo. Fiz um trabalho num SX com ele e ficou muito bom (coloquei captadores EMG passivos nele, allexcosta, pro seu deleite). Meu Luthier de confiança é o Doca, da 310 norte, mas resolvi fazer uma experiência e deu certo, a princípio.
3. Rick Charles, verei se será necessário. Valeu pelas dicas.
1. Vou testar com o amp em outro lugar. A galera na faixa etária abaixo dos 6 anos aqui não me permitiu fazer isso ontem;
2. O Luthier que levei foi no Emerson, na 305 norte, JAZZigo. Fiz um trabalho num SX com ele e ficou muito bom (coloquei captadores EMG passivos nele, allexcosta, pro seu deleite). Meu Luthier de confiança é o Doca, da 310 norte, mas resolvi fazer uma experiência e deu certo, a princípio.
3. Rick Charles, verei se será necessário. Valeu pelas dicas.
Luiz Velhinho- Membro
Bom, não vou criticar, aqui neste tópico, o serviço de ninguém. Agora, definitivamente, não é normal um baixo de 1 humbucker gerar tanto ruído que chegue a incomodar... tem coisa errada aí.Luiz Velhinho escreveu:2. O Luthier que levei foi no Emerson, na 305 norte, JAZZigo. Fiz um trabalho num SX com ele e ficou muito bom (coloquei captadores EMG passivos nele, allexcosta, pro seu deleite). Meu Luthier de confiança é o Doca, da 310 norte, mas resolvi fazer uma experiência e deu certo, a princípio.
JAZZigo- FCBR-CT
Pois é, vou ver com ele. Fiquei chateado porque tava na pilha de tocar e não ficou bom. O baixo é legal demais pra ficar com essa mácula
Luiz Velhinho- Membro
3 possibilidades:
- Problema de aterramento.
- Defeito no captador.
- Energia elétrica dando problema com o amp.
- Problema de aterramento.
- Defeito no captador.
- Energia elétrica dando problema com o amp.
allexcosta- Administrador
Potenciômetro sujo, enferrujado ou ruim
Paulo Penna- Membro
Algumas considerações:
1. Tenho um amp Blackstar pra baixo que também funciona a pilha. Liguei o baixo nele com as pilhas e nada de barulho. Com o amp ligado na energia da casa, ruído geral;
2. Percebi que se eu zerar o primeiro potenciômetro de tonalidade diminui muito o ruído (não zera, mas reduz muito). Tenho um outro baixo passivo não blindado que, ligado nos mesmos amps que uso, não dá nada.
Segunda levo a outro Luthier pra verificar o que se passa, mas valeu muito ajuda de todos.
1. Tenho um amp Blackstar pra baixo que também funciona a pilha. Liguei o baixo nele com as pilhas e nada de barulho. Com o amp ligado na energia da casa, ruído geral;
2. Percebi que se eu zerar o primeiro potenciômetro de tonalidade diminui muito o ruído (não zera, mas reduz muito). Tenho um outro baixo passivo não blindado que, ligado nos mesmos amps que uso, não dá nada.
Segunda levo a outro Luthier pra verificar o que se passa, mas valeu muito ajuda de todos.
Luiz Velhinho- Membro
^Tudo indica que é ruido na sua rede elétrica. Existem uns supressores de ruido de rede elétrica pra tomada, "baratinhos"(coisa de 30 reais), que pode te resolver.
Stormbringer- Membro
Se um baixo passivo não blindado ligado nas mesmas condições não deu ruído, o baixo que vc mandou blindar tá com algum problema.
Aliás, esse ruído quando se retira as mãos das partes metálicas do baixo é comum em instrumentos sem blindagem. Com o instrumento blindado não era para este ruído aparecer, salvo ocasiões onde se tem muita interferência na rede elétrica, mas aí seria o caso dum instrumento sem blindagem ficar praticamente inutilizável, de tanto ruído aparente.
Aliás, esse ruído quando se retira as mãos das partes metálicas do baixo é comum em instrumentos sem blindagem. Com o instrumento blindado não era para este ruído aparecer, salvo ocasiões onde se tem muita interferência na rede elétrica, mas aí seria o caso dum instrumento sem blindagem ficar praticamente inutilizável, de tanto ruído aparente.
Guga Ramone- Membro
Grato, Stormbringer, estou dando uma olhada nisso também.
Luiz Velhinho- Membro
Guga Ramone escreveu:Se um baixo passivo não blindado ligado nas mesmas condições não deu ruído, o baixo que vc mandou blindar tá com algum problema.
Guga Ramone, creio que seja algo no baixo mesmo. Vou matar a dúvida essa semana e posto aqui qual foi a solução.
Luiz Velhinho- Membro
- O luthier fez o serviço e ao testar o baixo não apresentou ruído, se foi assim, o serviço do cara ficou bom e o problema é a energia da sua casa ou seu amp;
- O luthier fez o serviço e te entregou o baixo sem testar, ou ouviu o ruído e entregou assim mesmo, sem mesmo verificar se o problema poderia ser captador ou outra coisa. (mal profissional).
Porque mesmo que vc tivesse pedido para ele apenas trocar as cordas e ele tivesse ouvido o ruído, como profissional deveria ter te alertado sobre o problema.
Considerando que o luthier seja um profissional serio eu julgo que o problema seja a energia da sua casa ou seu amplificador.
No meu caso eu retornaria ao mesmo luthier falaria do que está acontecendo e pediria para ele ligar o baixo na oficina dele e testaria la mesmo. (se isso não foi feito ainda).
- O luthier fez o serviço e te entregou o baixo sem testar, ou ouviu o ruído e entregou assim mesmo, sem mesmo verificar se o problema poderia ser captador ou outra coisa. (mal profissional).
Porque mesmo que vc tivesse pedido para ele apenas trocar as cordas e ele tivesse ouvido o ruído, como profissional deveria ter te alertado sobre o problema.
Considerando que o luthier seja um profissional serio eu julgo que o problema seja a energia da sua casa ou seu amplificador.
No meu caso eu retornaria ao mesmo luthier falaria do que está acontecendo e pediria para ele ligar o baixo na oficina dele e testaria la mesmo. (se isso não foi feito ainda).
NeyBass- Membro
Vou apontar os fatos:
Levei o baixo até o luthier para resolver o problema do humming intenso que estava aparecendo. Propus a blindagem como solução, mas deixei claro que caso houvesse mais alguma coisa a ser feita, que fosse informado para autorizar ou não o orçamento.
5 dias depois fui à oficina pegar o baixo. ele me informou que tinha conseguido tirar 70% do humming, mas que, devido ao tipo do escudo do baixo (é de metal, naquele estilo chão de ônibus, original do modelo) o ruído permaneceria e que quando eu conseguisse um outro escudo ele trocaria pra mim. Testei o baixo e me pareceu que o ruído não tinha reduzido esse tanto e fiquei incomodado com a falta de proatividade e, se o caso era o escudo, poderia ter me avisado nesse meio tempo para eu descolar outro. De qualquer forma, fui pra casa, serviço pago.
Cheguei em casa, testei o baixo e o humming permanecia lá. Tirei o escudo e ele permaneceu lá. Mandei uma mensagem na sexta a noite ao luthier perguntando sobre a possibilidade de fazermos mais alguma coisa pra reduzir o ruído. Ele te respondeu? Porque pra mim não teve resposta. Na mesma noite comecei os questionamentos aqui no fórum.
Levei ontem ao luthier que levo há anos. Olhou o baixo com carinho, fez uma avaliação inicial e ficou de me passar o orçamento hoje ou amanhã. Não comentei que tinha feito serviço com outra pessoa, achei desnecessário. Quando tiver um diagnóstico e a solução (se ela vier), posto aqui.
Agora, eu poderia ter sido mais esperto? Talvez. Quando peguei o baixo e vi que não estava de acordo com o que esperava, senti que o primeiro luthier não estava a fim de fazer o serviço ou fez de qualquer jeito. Esperto ele? Bom, nenhum dos meus outros 10 instrumentos de corda passam por ele mais. Isso num negócio em que referência e indicação são primordiais.
Desculpem o longo relato, mas acho relevante mostrar a experiência e também fica registrado pra eu lembrar da cagada que fiz (hehehe).
Levei o baixo até o luthier para resolver o problema do humming intenso que estava aparecendo. Propus a blindagem como solução, mas deixei claro que caso houvesse mais alguma coisa a ser feita, que fosse informado para autorizar ou não o orçamento.
5 dias depois fui à oficina pegar o baixo. ele me informou que tinha conseguido tirar 70% do humming, mas que, devido ao tipo do escudo do baixo (é de metal, naquele estilo chão de ônibus, original do modelo) o ruído permaneceria e que quando eu conseguisse um outro escudo ele trocaria pra mim. Testei o baixo e me pareceu que o ruído não tinha reduzido esse tanto e fiquei incomodado com a falta de proatividade e, se o caso era o escudo, poderia ter me avisado nesse meio tempo para eu descolar outro. De qualquer forma, fui pra casa, serviço pago.
Cheguei em casa, testei o baixo e o humming permanecia lá. Tirei o escudo e ele permaneceu lá. Mandei uma mensagem na sexta a noite ao luthier perguntando sobre a possibilidade de fazermos mais alguma coisa pra reduzir o ruído. Ele te respondeu? Porque pra mim não teve resposta. Na mesma noite comecei os questionamentos aqui no fórum.
Levei ontem ao luthier que levo há anos. Olhou o baixo com carinho, fez uma avaliação inicial e ficou de me passar o orçamento hoje ou amanhã. Não comentei que tinha feito serviço com outra pessoa, achei desnecessário. Quando tiver um diagnóstico e a solução (se ela vier), posto aqui.
Agora, eu poderia ter sido mais esperto? Talvez. Quando peguei o baixo e vi que não estava de acordo com o que esperava, senti que o primeiro luthier não estava a fim de fazer o serviço ou fez de qualquer jeito. Esperto ele? Bom, nenhum dos meus outros 10 instrumentos de corda passam por ele mais. Isso num negócio em que referência e indicação são primordiais.
Desculpem o longo relato, mas acho relevante mostrar a experiência e também fica registrado pra eu lembrar da cagada que fiz (hehehe).
Luiz Velhinho- Membro
Olha, aqui em casa, quando a luz da sala onde eu toco meus baixos está ligada, rola uma chiado nervoso em qq baixo meu quando o tone está aberto, apaga a luz, silêncio total....
vcrz- Membro
Luiz Velhinho escreveu:Vou apontar os fatos:
Pelo seu relato, o cara é um mal profissional e vc vacilou em pagar e aceitar o instrumento sem resolver o problema.
Torço para que resolva com o outro luthier e seu instrumento fique perfeito.
NeyBass- Membro
Atualizando: o luthier retornou meu contato dizendo que precisa fazer "alguma coisa" pra resolver. Desconversei.
Pois é, NeyBass, vacilei, mas tô com a consciência tranquila. Teria que levar o baixo lá, explicar tudo, esperar mais um tempo pra ver que "alguma coisa" seria feita pra solucionar... Pode parecer bobagem, mas não me sinto a vontade de ir lá de novo. Se ele ganhou esse, ok, não ganha mais de mim. Tipo restaurante: se alguma coisa não me agradou, não volto.
Pois é, NeyBass, vacilei, mas tô com a consciência tranquila. Teria que levar o baixo lá, explicar tudo, esperar mais um tempo pra ver que "alguma coisa" seria feita pra solucionar... Pode parecer bobagem, mas não me sinto a vontade de ir lá de novo. Se ele ganhou esse, ok, não ganha mais de mim. Tipo restaurante: se alguma coisa não me agradou, não volto.
Luiz Velhinho- Membro
Fico !@#$!@# com esta galera q se diz luthier/guitar tech.
fheliojr- Membro
Luiz Velhinho escreveu:ele me informou que tinha conseguido tirar 70% do humming, mas que, devido ao tipo do escudo do baixo (é de metal, naquele estilo chão de ônibus, original do modelo) o ruído permaneceria e que quando eu conseguisse um outro escudo ele trocaria pra mim.
O cara mediu o ruído antes e depois pra afirmar com precisão sobre os 70%? Além do mais, se o escudo é de metal facilita a formação da gaiola de Faraday pra blindagem! Vc faz bem em não voltar lá.
Guga Ramone- Membro
E aí você vê: nesse luthier que levei agora, fui levar um Yamaha pra regular, ele fez o orçamento e disse que precisava de um serviço. Quando mexeu no baixo, viu que não precisava e me devolveu a grana que eu já tinha depositado. Poderia ter ficado quieto e embolsado o que não fez que eu provavelmente não perceberia, mas foi honesto.
Refletindo bem, eu nem sei porque troquei de luthier (hehehe). É que os serviços dele são bons, mas não são baratos. Nesse caso, acabou saindo mais caro do que o previsto.
Mas como eu disse antes, lição aprendida. Quando voltar, relato o que foi feito.
Refletindo bem, eu nem sei porque troquei de luthier (hehehe). É que os serviços dele são bons, mas não são baratos. Nesse caso, acabou saindo mais caro do que o previsto.
Mas como eu disse antes, lição aprendida. Quando voltar, relato o que foi feito.
Luiz Velhinho- Membro
Na torcida que se resolva o problema agora....
Luthier é igual medico, achou de confiança nao troca...rsrs
Luthier é igual medico, achou de confiança nao troca...rsrs
RBORCARI- Membro
Rapaziada, pra fechar o caixão da questão.
Peguei ontem o MM: ficou fino! O luthier fez a blindagem do escudo e não tem mais ruído perceptível. Trabalho limpo, transparente e de qualidade.
Lição aprendida: nada de novos "pediatras" pras crianças.
Peguei ontem o MM: ficou fino! O luthier fez a blindagem do escudo e não tem mais ruído perceptível. Trabalho limpo, transparente e de qualidade.
Lição aprendida: nada de novos "pediatras" pras crianças.
Luiz Velhinho- Membro