Contra baixo para música dos anos 80
+11
Contraponto
marcelinhobass
RBORCARI
fheliojr
vinibassplayer
NESCAU
Marlim
Uchoa
allexcosta
Stormbringer
mineirim
15 participantes
Página 1 de 1
Contra baixo para música dos anos 80
Colegas, tenho 43 anos, conheço pouco sobre baixo (vou me matricular em um curso ainda), toco um pouco de violão e teclado. Estava procurando um para tocar principalmente música dos anos 80 e começo dos 90, rock leve (talvez um hard rock) e pop (U2, Bryan Adams, R.E.M., Scorpions, Bon Jovi, Guns, Van Halen, Creedence, rock nacional e por aí vai) e também talvez pra tocar em missa (mesmo que seja um outro baixo, mais simples só pra isso). Não vou tocar Iron e similares, pois apesar de gostar de algumas músicas, não me vejo tocando um som mais pesado nem tão rápido. E quem sabe depois de mais velho encontrar uma banda pra tocar nos finais de semana não?
Baseado também em alguns modelos que pesquisei, eu gostei da cor natural do Fender Squier Vintage Jazz Bass V Natural
Baseado nessas informações, conseguem me indicar um modelo e marca boa (que dure)? Até agora encontrei esses: Contra Baixo Ativo Cort A5 Plus Fmmh 5 Cordas / Baixo Fender Squier Vintage Modified Jazz Bass V Natural / Baixo Fender Squier Vintage Modified Jazz Bass Amber Maple
Sei que Fender é uma ótima marca, mas não conheço a Kort. Em questão de modelo gostei mais dos da Fender, mas não sei se enquadram no que quero tocar. Por exemplo, teria que trocar as cordas? Se sim, seria qual? Agradeço antecipadamente pelas sugestões e/ou críticas!
Baseado também em alguns modelos que pesquisei, eu gostei da cor natural do Fender Squier Vintage Jazz Bass V Natural
Baseado nessas informações, conseguem me indicar um modelo e marca boa (que dure)? Até agora encontrei esses: Contra Baixo Ativo Cort A5 Plus Fmmh 5 Cordas / Baixo Fender Squier Vintage Modified Jazz Bass V Natural / Baixo Fender Squier Vintage Modified Jazz Bass Amber Maple
Sei que Fender é uma ótima marca, mas não conheço a Kort. Em questão de modelo gostei mais dos da Fender, mas não sei se enquadram no que quero tocar. Por exemplo, teria que trocar as cordas? Se sim, seria qual? Agradeço antecipadamente pelas sugestões e/ou críticas!
mineirim- Membro
Re: Contra baixo para música dos anos 80
Squier e Sx são bons baixos.
Sem tocar, pelo que já compilei de informações do povo do fórum, Yamaha sempre é aposta certa pelo preço. Fender você paga muito pelo logo e pode receber algo aquém do valor $$ (se voce nao esta comprando pensando em vender)
Sem tocar, pelo que já compilei de informações do povo do fórum, Yamaha sempre é aposta certa pelo preço. Fender você paga muito pelo logo e pode receber algo aquém do valor $$ (se voce nao esta comprando pensando em vender)
Stormbringer- Membro
Vá tocando linhas no violão enquanto ao menos você decide quantas cordas seu baixo deverá ter e o motivo pra isso.
allexcosta- Administrador
Yamaha é uma boa pedida? Baixo de cinco cordas diferencia em.que.do.de quatro?
mineirim- Membro
Achei um na cor que gostei - Yamaha ativo Trbx 605fm.
mineirim- Membro
mineirim escreveu:Baixo de cinco cordas diferencia em.que.do.de quatro?
Então, eu queria que alguém tivesse me dado a mesma sugestão que o Alex te deu antes de comprar meu primeiro baixo...
Ainda mais no tipo de musica que você quer tocar, o uso da quinta corda é muito raro.
Stormbringer- Membro
Eu sei que no inicio a estética do baixo é uma tentação quase irresistivel mas tente tocar no instrumento que vc for comprar e veja se ele lhe agrada em termos de som, de ergonomia, são coisas que com a experiência seu gosto pode mudar mas que precisam lhe atender desde agora.
Sim, pra constar yamaha são uma excelente pedida e esses TRBX são baixos muito honestos no sentido preço x qualidade
Sim, pra constar yamaha são uma excelente pedida e esses TRBX são baixos muito honestos no sentido preço x qualidade
Marlim- Membro
Um bom Spector 4 cordas vai resolver todos os teus problemas. É um investimento um pouco alto, é verdade, mas vale cada centavo.
NESCAU- Membro
Rs se vender meu carro dá pra comprar esse Spector.!!! Talvez o Yamaha seja uma.boa pedida. Pelo menos o teclado é muito bom.
mineirim- Membro
mineirim escreveu:Baixo de cinco cordas diferencia em.que.do.de quatro?
Tô doido cocê uai...
E esses pontos entre as palavras são o quê?
Enfim, continue brincando com seu violão por enquanto e vá lendo o fórum e vendo uns vídeos no youtube.
Os pontos são preguiça de apagar mesmo! Dedo curto e grosso quando tenta digitar rápido a barra de espaço do teclado do smartphone! Vou tirar duas cordas do violão pra brincar um pouco.
mineirim- Membro
mineirim escreveu:Os pontos são preguiça de apagar mesmo! Dedo curto e grosso quando tenta digitar rápido a barra de espaço do teclado do smartphone! Vou tirar duas cordas do violão pra brincar um pouco.
precisa nao, vai brincando com elas tbm
vinibassplayer- Membro
mineirim escreveu:Rs se vender meu carro dá pra comprar esse Spector.!!! Talvez o Yamaha seja uma.boa pedida. Pelo menos o teclado é muito bom.
Você acha um bom Spector por menos de 3 mil. Não precisa vender o carro não.
Veja esse exemplo:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1269971518-baixo-spector-5c-ativo-caps-emg-pre-bass-line-_JM?searchVariation=40105764576&quantity=1&variation=40105764576#position=1&type=item&tracking_id=9d4745fd-2878-4aba-aec3-f63ac63fae70
NESCAU- Membro
Por garantia de versatilidade, eu compraria um de 5 cordas.
fheliojr- Membro
se voce pudesse ter apenas um baixo, ele seria de 5 cordas?fheliojr escreveu:Por garantia de versatilidade, eu compraria um de 5 cordas.
Stormbringer- Membro
eu tenho 3 de 5 cordas e não sinto falta de um de 4 cordas não, apesar que ainda sonho em comprar o Precision Roger Waters rsrs
RBORCARI- Membro
Era apenas curiosidade mesmo... Por que eu tenho 2 de 5 cordas, mas se eu fosse salvar apenas um dos meus baixos de um incêncio, seria meu "precision" laranja. kakakak
Stormbringer- Membro
rapaz,
que pensamento mais besta, por isso que pago seguro do ape, so por causa dos baixos kkkkkkkkkkkkk
que pensamento mais besta, por isso que pago seguro do ape, so por causa dos baixos kkkkkkkkkkkkk
RBORCARI- Membro
Fez bem...
Só que "mojo" não tem preço, eu não sei se existe outro baixo como meu "precision" laranja no mundo kakakak
Stormbringer- Membro
Stormbringer escreveu:se voce pudesse ter apenas um baixo, ele seria de 5 cordas?fheliojr escreveu:Por garantia de versatilidade, eu compraria um de 5 cordas.
Pior é q meu único baixo é de 5 cordas, mesmo.
Se eu tivesse q escolher somente um baixo, seria um de 6 cordas, para q eu pudesse me aprofundar em outros estudos, tb.
Stormbringer escreveu:
Fez bem...
Só que "mojo" não tem preço, eu não sei se existe outro baixo como meu "precision" laranja no mundo kakakak
Vc está corretíssimo, na minha opinião.
Como o autor deste tópico ainda não tem baixo, isso não fará diferença...
fheliojr- Membro
E esse aqui: Baixo Fender Am Deluxe Dimension Bass Violin Burst ?
mineirim- Membro
mineirim- Membro
Não que seja ruim , tem até um vídeo dele tirando sonzão , mas não é a minha praia .
E é casamento hein !?
E é casamento hein !?
mineirim escreveu:E esse aqui: Baixo Fender Am Deluxe Dimension Bass Violin Burst ?
É um pouco caro pra alguém que tá começando.
Pegue um baixo de entrada, mande regular, coloque corda boa, etc... Depois aprenda a tocar o básico, afinar, regular você mesmo, etc...
Aí depois pense numa amplificação razoável, bons cabos, etc...
E aí alguns anos já terão se passado e você pode começar a pensar num upgrade. E já terá mais maturidade pra saber o que quer desse upgrade.
Provavelmente o primeiro será um baixo mais barato. Estou mais na dúvida se os Fenders são tudo isso mesmo, até por conta do preço. Se for por estética, os de cinco cordas são mais bonitos na minha humilde opinião. Na região onde moro não tem tanta variedade nas lojas, e pra um equipamento mais caro só por encomenda.
mineirim- Membro
Existem Fenders bons , excelentes e ruins , não fique impressionado com a logo no headstock .
Baixo a gente escolhe com carinho quando vai injetar uma verba maior e tem variáveis de casar com um baixo que depois não vende e um que tem mercado caso não goste !
Vai aprendendo com o tempo , quando compro algo procuro sempre testar e mesmo assim cometo erros . Acho que sempre aprendemos mesmo com os anos passados , afinal ninguém sabe tudo .
Mas o legal do fórum é você absorver o que os mais experientes já passaram que contorna certos erros básicos .
Baixo a gente escolhe com carinho quando vai injetar uma verba maior e tem variáveis de casar com um baixo que depois não vende e um que tem mercado caso não goste !
Vai aprendendo com o tempo , quando compro algo procuro sempre testar e mesmo assim cometo erros . Acho que sempre aprendemos mesmo com os anos passados , afinal ninguém sabe tudo .
Mas o legal do fórum é você absorver o que os mais experientes já passaram que contorna certos erros básicos .
mineirim escreveu:Estou mais na dúvida se os Fenders são tudo isso mesmo
Tudo isso o quê, que mal pergunte?
mineirim escreveu:Se for por estética, os de cinco cordas são mais bonitos na minha humilde opinião.
Você pode até achar um ou outro mais bonito, mas número de cordas altera a função, mecânica e ergonomia de um instrumento, assim como a linguagem do baixista, portanto não compre instrumento com um certo número de cordas por questões de estética.
mineirim escreveu:Na região onde moro não tem tanta variedade nas lojas, e pra um equipamento mais caro só por encomenda.
Cara, se depois de um tempo você vir que tocar baixo é sua onda mesmo, entre num buzu e vá pra SP, passe um ou dois dias lá e visite as lojas...
eu acho importante o primeiro baixo ser barato, por que você nao fica com "medinho" de aprender as regulagens basicas (tensor, altura dos cavaletes, oitavas)...
E, pelo que voce disse que quer tocar no primeiro post, eu tambem não aconselharia o seu primeiro baixo ser de 5 cordas... E eu queria voltar no tempo e me aconselhar da mesma forma hahahha
E, pelo que voce disse que quer tocar no primeiro post, eu tambem não aconselharia o seu primeiro baixo ser de 5 cordas... E eu queria voltar no tempo e me aconselhar da mesma forma hahahha
Stormbringer- Membro
Eu pegaria um Tagima Woodstock da vida e partiria para aula .
Presencial com um professor bom em didática , não adianta um put# baixista de professor que não saiba passar conteúdo e fica na sua frente fraseando e slapando .
Presencial com um professor bom em didática , não adianta um put# baixista de professor que não saiba passar conteúdo e fica na sua frente fraseando e slapando .
Sei que já tem uns meses desde a criação desse tópico.
Bom, não existe baixo para música dos anos 80. Existem baixos que você gosta ou não.
Se você quiser tocar forró com um Thunderbird IV que mal tem ?
Enfim, eu tentaria pegar algum tagima dessa linha mais nova, ou melhor ainda, tentaria pegar um Yamaha usado !
Vai sair o mesmo preço (talvez até mais barato) que um baixo desses novo e é um baixo bem superior.
Quanto ao número de cordas, sinceramente, eu não gosto de baixos de 4 cordas mas isso é questão de gosto.
Tente pegar um RBX 170 desses usado, regule-o e coloque um bom encordoamento.
Pronto !
Bom, não existe baixo para música dos anos 80. Existem baixos que você gosta ou não.
Enfim, eu tentaria pegar algum tagima dessa linha mais nova, ou melhor ainda, tentaria pegar um Yamaha usado !
Vai sair o mesmo preço (talvez até mais barato) que um baixo desses novo e é um baixo bem superior.
Quanto ao número de cordas, sinceramente, eu não gosto de baixos de 4 cordas mas isso é questão de gosto.
Pronto !
marcelinhobass- Membro
marcelinhobass escreveu:Sei que já tem uns meses desde a criação desse tópico.
Pronto !
Sábias palavras do Marcelinho! Concordo em gênero, número e grau. Vai da mão do baixista, da equalização e, quiçá, da captação. Mas o baixo, em si, 'para anos 80' é mais questão de estética. Se quiser algo assim, procura um Philip Kubicki X-Factor... provavelmente não dá pra ser mais anos 80, esteticamente falando, do que isso.
Abraços!
Contraponto- Membro
Verdade, amigo !!! Nos anos 80 a galera rockeira curtia muito esses Factor, esses Jackson com headstock invertido, Ibanez, esses Precisions Special. Tava na moda baixo com carinha de "moderninho".Contraponto escreveu:marcelinhobass escreveu:Sei que já tem uns meses desde a criação desse tópico.
Pronto !
Sábias palavras do Marcelinho! Concordo em gênero, número e grau. Vai da mão do baixista, da equalização e, quiçá, da captação. Mas o baixo, em si, 'para anos 80' é mais questão de estética. Se quiser algo assim, procura um Philip Kubicki X-Factor... provavelmente não dá pra ser mais anos 80, esteticamente falando, do que isso.
Abraços!
marcelinhobass- Membro
Seja bem vindo, Contraponto.
Ah, caso queira há um tópico de apresentação por aqui. Se quiser se apresentar por lá fique a vontade. Forte abraço (Não sou Moderador nem nada do tipo, mas é só pra galera te conhecer e te dar boas vindas) !
Ah, caso queira há um tópico de apresentação por aqui. Se quiser se apresentar por lá fique a vontade. Forte abraço (Não sou Moderador nem nada do tipo, mas é só pra galera te conhecer e te dar boas vindas) !
marcelinhobass- Membro
Acompanho o voto.Uchoa escreveu:Eu pegaria um Tagima Woodstock da vida e partiria para aula .
Presencial com um professor bom em didática
Um bom baixo c x b + aulas e vai na fé; ainda não parti para as aulas, mas um Tw65 tem me rendido bons momentos; acho que se não tivesse pego teria pegado um SX SPB57.
No meu caso éMarlim escreveu:Eu sei que no inicio a estética do baixo é uma tentação quase irresistivel
E a prova: só não curto muito o visual deles; quem sabe um dia toque nele e consiga mudar minha opinião, de enxergar mais pro design.Marlim escreveu:
CSergio- Membro
Um Tagima Woodstock, um Squier Vintage Modified (ou Classic Vibe, se a grana deixar) ou um Yamaha, um combo Staner (BX200), um bom cabo e afinador... Se não quiser pagar um professor particular no início, tem muitos videos legais pra iniciantes do Raphael Du Valle no youtube. Se quiser ir mais além, pode fazer aulas online com um bom professor (eu faço com o Ximba Uchyama)
Andremoura- Membro
^ Já toquei em trio com um G77 desses.
marcelinhobass escreveu:Seja bem vindo, Contraponto.
Muito obrigado, Marcelinho!
Não encontrei o post de boas vindas, ainda sou novato na navegação daqui.
Abraços!
Contraponto- Membro
Zubrycky escreveu:Bateu a GAS agora...
Cara, esse Bass Mono Synth é muito legal! Eu tenho ele e usei pra fazer uns covers do A-ha, Abba, dentre outras coisas da época em que o sintetizador Yamaha DX7 bombava nos estúdios.
Vale conferir o pedal quando tiver a oportunidade.
Abraços!
Contraponto- Membro
Não curti muito os sons desse EHX Bass Mono Synth não. Hoje em dia, estamos muito bem servidos de bass synthesizers, tem coisa melhor no mercado. Ah! E pra quem procura os sons do DX7 e DX7 II, sugiro o módulo Yamaha FB-01 FM Sound Generator. Tá tudo lá... é de matar de saudade!Contraponto escreveu:Zubrycky escreveu:Bateu a GAS agora...
Cara, esse Bass Mono Synth é muito legal! Eu tenho ele e usei pra fazer uns covers do A-ha, Abba, dentre outras coisas da época em que o sintetizador Yamaha DX7 bombava nos estúdios.
Abraços!
JAZZigo- FCBR-CT
JAZZigo escreveu:Não curti muito os sons desse EHX Bass Mono Synth não. Hoje em dia, estamos muito bem servidos de bass synthesizers, tem coisa melhor no mercado. Ah! E pra quem procura os sons do DX7 e DX7 II, sugiro o módulo Yamaha FB-01 FM Sound Generator. Tá tudo lá... é de matar de saudade!Contraponto escreveu:Zubrycky escreveu:Bateu a GAS agora...
Abraços!
JAZZigo, parece bom esse bichão da Yamaha, hein! Vou testar.
Tô com um DX7 original da época, acabei de trocar a placa mãe. Acho muito maneiro! Hahahaha.
Esse módulo FB-01 daí tem mais alguma função nova?
Contraponto- Membro
Não, é apenas um velho e grande banco de sons do final do anos, mas que ainda funciona perfeitamente.Contraponto escreveu:Esse módulo FB-01 daí tem mais alguma função nova?
JAZZigo- FCBR-CT