Diferença de timbres entre cordas novas e velhas em cada baixo
+19
Andremoura
vinibassplayer
Rico
Jãozeiro
Edão
BLZENI
Guga Ramone
Uchoa
NeyBass
Zubrycky
Stormbringer
Ivanov_br
Fernando Zadá
allexcosta
patriciofernandes
Bruno Alcântara
JAZZigo
Paulo Penna
Rui Lima
23 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Diferença de timbres entre cordas novas e velhas em cada baixo
Amigos eu tenho estes 2 baixos:
Fender 2013 Limited Edition '75 Jazz Bass Japan:
Ibanez TMB30 Talman Bass Ivory (Escala curta 30")
Estão em faixas de preço muito diferentes, o Fender eu comprei aqui em Portugal por 1200 euros e o Ibanez por 157 euros, ambos novos, ou seja com o preço do Fender dava para compra 7 Ibanez ainda sobrava um dinheiro.
A minha estranheza é a seguinte:
Quando estão ambos com cordas novas apesar de eu adorar o timbre do Ibanez eu prefiro de longe o do Fender, no entanto quando as cordas perdem brilho com o uso, o Ibanez continua suando bem (não tão bem como quando estão as cordas novas mas ainda assim me soa bem), enquanto que o Fender perde completamente as suas características que eu gosto, ou seja me soa mal quando as cordas já não estão brilhantes, então eu acabo tocando muito mais tempo o Ibanez do que o Fender.
Algum de vocês tem a mesma sensação de que um baixo perde mais som com as cordas velhas do que outro baixo?
Cumprimentos a todos.
Fender 2013 Limited Edition '75 Jazz Bass Japan:
Ibanez TMB30 Talman Bass Ivory (Escala curta 30")
Estão em faixas de preço muito diferentes, o Fender eu comprei aqui em Portugal por 1200 euros e o Ibanez por 157 euros, ambos novos, ou seja com o preço do Fender dava para compra 7 Ibanez ainda sobrava um dinheiro.
A minha estranheza é a seguinte:
Quando estão ambos com cordas novas apesar de eu adorar o timbre do Ibanez eu prefiro de longe o do Fender, no entanto quando as cordas perdem brilho com o uso, o Ibanez continua suando bem (não tão bem como quando estão as cordas novas mas ainda assim me soa bem), enquanto que o Fender perde completamente as suas características que eu gosto, ou seja me soa mal quando as cordas já não estão brilhantes, então eu acabo tocando muito mais tempo o Ibanez do que o Fender.
Algum de vocês tem a mesma sensação de que um baixo perde mais som com as cordas velhas do que outro baixo?
Cumprimentos a todos.
Rui Lima- Membro
Re: Diferença de timbres entre cordas novas e velhas em cada baixo
Eu prefiro cordas velhas...
Paulo Penna- Membro
Zubrycky gosta desta mensagem
São as mesmas cordas e têm a mesma idade, Rui?Rui Lima escreveu:Algum de vocês tem a mesma sensação de que um baixo perde mais som com as cordas velhas do que outro baixo?
JAZZigo- FCBR-CT
^
Não Jazz!
Mas a questão não é essa, já coloquei diversas cordas nesse Fender e sempre que as cordas envelhecem eu acho que o timbre piora muito, enquanto ue em outros baixos que eu tive não acho que piore tanto assim.
Nesse Ibanez nunca troquei de cordas, gostei do timbre das que vieram de origem e já estão ficando velhas. É óbvio que o timbre não é tanto ao meu gosto como quando as cordas estavam novas mas está gostoso agora também!
Agora no Fender, perde muito com o envelhecimento das cordas. E nesse baixo já troquei de cordas umas 10 vezes, por d´addario ou por fender e acontece sempre o mesmo.
Fica assim com um som muito abafado como se eu fechasse o tone no 0.
Não Jazz!
Mas a questão não é essa, já coloquei diversas cordas nesse Fender e sempre que as cordas envelhecem eu acho que o timbre piora muito, enquanto ue em outros baixos que eu tive não acho que piore tanto assim.
Nesse Ibanez nunca troquei de cordas, gostei do timbre das que vieram de origem e já estão ficando velhas. É óbvio que o timbre não é tanto ao meu gosto como quando as cordas estavam novas mas está gostoso agora também!
Agora no Fender, perde muito com o envelhecimento das cordas. E nesse baixo já troquei de cordas umas 10 vezes, por d´addario ou por fender e acontece sempre o mesmo.
Rui Lima- Membro
Rui Lima escreveu:
Cumprimentos a todos.
Sim. Também não sei explicar, mas tem baixo que continua soando bem e até com brilho mesmo com cordas velhas. Não é o caso dos Fender Jazz, estou no meu 6º se não esqueci de algum, e o timbre que a gente costuma esperar do JB só existe até a meia vida da corda... Mas tive um JB de luthier brasileiro (Zaganin) que continuava soando maravilhosamente com corda velha, a escala era de maple e os caps Fender, que contraditório, não?
Tive um Warwick Streamer que nunca troquei as cordas e se não cuidasse o brilho podia ficar até demasiado quando flat, o slap vinha cortando tudo.
Minha percepção sobre os fretless é que o som cresce junto com a idade das cordas...
Aliás me deixe ser justo com a Fender, este que estou agora é um american original 60s, série lançada no ano passado praticamente, está com as cordas originais segundo o vendedor e ainda tem som demais, estou com ele há poucos meses, vamos ver como esse vai se comportar mas por enquanto tá prometendo!
No geral, acho que quando o instrumento tem a qualidade fora da curva, quando é muito bom mesmo, continua soando bem com corda velha e até desregulado... vai saber!
Edit: e nada impede que um instrumento barato tenha a qualidade fora da curva, acho que esse é um fenômeno que acontece com um exemplar ou outro independente do fabricante ou preço, chega a ser aleatório na minha opinião. Sorte de quem esbarra num desses e se apega.
Bruno Alcântara- Membro
Provavelmente o 8banez seja muito agudo e compense a falta de brilho das cordas. Ou talvez seu jazz tenha o som muito fechado.
Paulo Penna- Membro
Bruno Alcântara escreveu:
Edit: e nada impede que um instrumento barato tenha a qualidade fora da curva, acho que esse é um fenômeno que acontece com um exemplar ou outro independente do fabricante ou preço, chega a ser aleatório na minha opinião. Sorte de quem esbarra num desses e se apega.
Concordo.
Já tive essa impressão também. Em alguns baixos que já tive eu demorava bem mais a trocar cordas.
patriciofernandes- Membro
Paulo Penna escreveu:Provavelmente o 8banez seja muito agudo e compense a falta de brilho das cordas. Ou talvez seu jazz tenha o som muito fechado.
allexcosta- Administrador
Paulo Penna escreveu:Provavelmente o 8banez seja muito agudo e compense a falta de brilho das cordas. Ou talvez seu jazz tenha o som muito fechado.
Olhe que se calhar vou nessa também!
Em tempo: Acham que se fizer alguma alteração ao nível do tone tem alguma influência nisso?
Rui Lima- Membro
O ibanez é escala curta que nem meu S Martyn as características de som dele sempre vão ser bem diferentes do JB 34. Ele por natureza é mais grave.
O JB tem mais médios e agudos talvez quando eles diminuam você estranhe mais e no Ibanez não.
O JB tem mais médios e agudos talvez quando eles diminuam você estranhe mais e no Ibanez não.
Fernando Zadá- Moderador
Percepção interessante. Nos faz lembrar da importância de cordas de qualidade antes de julgar o baixo.
eu tenho uma teoria embasada por observação: quanto mais claro e nítido o som do baixo, mais você percebe a diferença do envelhecimento das cordas
Esses baixos "gravões" por padrão sofrem menos, alguns aite ficam com o timbre mais interessante com cordas velhas.
Mas eu acho que a teoria do agudo acentuado no Ibanez também faz sentido
Esses baixos "gravões" por padrão sofrem menos, alguns aite ficam com o timbre mais interessante com cordas velhas.
Mas eu acho que a teoria do agudo acentuado no Ibanez também faz sentido
Stormbringer- Membro
Stormbringer escreveu:quanto mais claro e nítido o som do baixo, mais você percebe a diferença do envelhecimento das cordas
É isso aí... A primeira coisa que a gente perde com o envelhecimento das cordas é o "zing". E nem todo baixo tem "zing". Nesses, você percebe pouca perda no começo.
Paulo Penna- Membro
^aquele som bem metalico das cordas novas raspando nos trastes...
Stormbringer- Membro
Sinceramente, nunca notei algo que pudesse ser tão evidente assim. Na minha opinião, o "problema" tem muito mais a ver com a qualidade das cordas, do que com o baixo em si.Rui Lima escreveu:^
Não Jazz!
JAZZigo- FCBR-CT
Eu gosto do som das cordas novas, mas nao "novinhas" kakak, o zinc me irrita um pouco, a sorte é que dura poucos dias.Zubrycky escreveu:Detesto o som de cordas novas.
Stormbringer- Membro
Tenho algo parecido com esse questionamento.
Mas comigo acontece um pouco diferente. O Ibanez BTB com cordas novas não tem esse "zing", até mesmo desplugado vc bate nas cordas e não tem timbre metálico, o timbre é abafado.
O JB até com cordas velhas vc bate nas cordas desplugado mesmo e tem aquele punch estalado de cordas novas.
Não entendo pq um baixo tem som apagado e o outro metálico até desplugado.
Mas comigo acontece um pouco diferente. O Ibanez BTB com cordas novas não tem esse "zing", até mesmo desplugado vc bate nas cordas e não tem timbre metálico, o timbre é abafado.
O JB até com cordas velhas vc bate nas cordas desplugado mesmo e tem aquele punch estalado de cordas novas.
Não entendo pq um baixo tem som apagado e o outro metálico até desplugado.
NeyBass- Membro
Eu se fosse rico trocava de cordas todos os dias
Rui Lima- Membro
lucian.cupin e manorawe gostam desta mensagem
2Rui Lima escreveu:Eu se fosse rico trocava de cordas todos os dias
Convidado- Convidado
NeyBass escreveu:Não entendo pq um baixo tem som apagado e o outro metálico até desplugado.
Material dos trastes e pontos testemunha... Talvez ângulo das cordas após pontos testemunha também tenha alguma influência.
Estamos falando de cordas idênticas, correto?
allexcosta escreveu:NeyBass escreveu:Não entendo pq um baixo tem som apagado e o outro metálico até desplugado.
...pontos testemunha ???
Uchoa escreveu:
https://hazeguitars.com/blog/string-seating-and-witness-points
allexcosta escreveu:NeyBass escreveu:Não entendo pq um baixo tem som apagado e o outro metálico até desplugado.
Material dos trastes e pontos testemunha... Talvez ângulo das cordas após pontos testemunha também tenha alguma influência.
Estamos falando de cordas idênticas, correto?
O que é ponto testemunha?
Sobre as cordas, no ibanez estava com solez e sentia a corda apagada, troquei por daddario e continua apagado (ambas em niquel).
No JB tenho giannini.
Contudo, plugado sinto mais equilíbrio no timbre do ibanez.
Uma observação que não relatei é que o ibanez tem escala rosewood e o JB em maple. Mas ja tive outros em rosewood que tinha o "zing" da corda também.
NeyBass- Membro
É ponto onde a corda fica assentada: no carrinho da ponte e na pestana.NeyBass escreveu:O que é ponto testemunha?
Guga Ramone- Membro
Dureza total do conjunto também terá influência.
Um instrumento com junção braço/corpo bem sólida e madeiras mais firmes, muitas vezes com um tensor bem robusto, apresentará timbre com ataque mais rápido e mais resposta de agudos.
Aliás, talvez essa seja a principal diferença entre diversas peças de madeira. E muitas vezes a peça em si é mais importante que a espécie. Além da robustez da junção, que faz uma grande diferença.
Com outras variáveis idênticas, um conjunto mais resistente a forças mecânicas terá mais brilho. Esse conceito é bem conhecido em lutheria.
Outras coisas que influenciam de alguma forma:
- Formato dos sulcos no nut e ponte (caso existam).
- Ação das cordas. Com ação mais alta a corda vibra mais e o timbre muda.
- Distância entre cordas e corpo. Muda um pouco o ataque dos dedos.
- Altura e material dos captadores. Quanto mais forte o campo, menos a corda vibra, o que altera o timbre.
- Instalação do tensor, que deve sentar bem apertado no sulco.
- Quantidade de cola entre braço e escala.
- Como os trastes foram instalados, se sulcos bem apertados com mínima cola, ou sulcos folgados com bastante cola. Cola tem propriedades que abafam vibrações.
E por aí vai...
Um instrumento com junção braço/corpo bem sólida e madeiras mais firmes, muitas vezes com um tensor bem robusto, apresentará timbre com ataque mais rápido e mais resposta de agudos.
Aliás, talvez essa seja a principal diferença entre diversas peças de madeira. E muitas vezes a peça em si é mais importante que a espécie. Além da robustez da junção, que faz uma grande diferença.
Com outras variáveis idênticas, um conjunto mais resistente a forças mecânicas terá mais brilho. Esse conceito é bem conhecido em lutheria.
Outras coisas que influenciam de alguma forma:
- Formato dos sulcos no nut e ponte (caso existam).
- Ação das cordas. Com ação mais alta a corda vibra mais e o timbre muda.
- Distância entre cordas e corpo. Muda um pouco o ataque dos dedos.
- Altura e material dos captadores. Quanto mais forte o campo, menos a corda vibra, o que altera o timbre.
- Instalação do tensor, que deve sentar bem apertado no sulco.
- Quantidade de cola entre braço e escala.
- Como os trastes foram instalados, se sulcos bem apertados com mínima cola, ou sulcos folgados com bastante cola. Cola tem propriedades que abafam vibrações.
E por aí vai...
Rui Lima escreveu:Eu se fosse rico trocava de cordas todos os dias
Se fosse rico eu continuaria não trocando cordas (A não ser se alguma delas quebrasse, por supuesto )...
E tenho "mixed feelings" por que gosto dos dois timbres, e corda velha é mais facil "domar" barulhinhos indesejados, mas normalmente o tipo de som que faço fica melhor com o timbre das cordas novas...
Tenho mantido o Puro Perigo com o jogo de cordas velho, pra ter um nessas condições, quando quero essa vibe mais sequinha e abafada.
Tenho mantido o Puro Perigo com o jogo de cordas velho, pra ter um nessas condições, quando quero essa vibe mais sequinha e abafada.
Stormbringer- Membro
Eu nunca notei diferença deste tipo.
a unica diferença que sinto é corda bem nova: aquele zing desgraçado que me incomoda demais.
pra mim a corda em sua melhor fase é tipo 1-2 semanas depois da troca...
troco corda a cada 1 ano e meio ou 2, ou ainda mais dependendo de quanto toquei com determinado baixo.
a unica diferença que sinto é corda bem nova: aquele zing desgraçado que me incomoda demais.
pra mim a corda em sua melhor fase é tipo 1-2 semanas depois da troca...
troco corda a cada 1 ano e meio ou 2, ou ainda mais dependendo de quanto toquei com determinado baixo.
BLZENI- Membro
a galera que troca de corda a cada 2 anos ou mais pra mim é surpreendente. não consigo passar 6 meses com a mesma corda se não for Elixir
patriciofernandes escreveu:a galera que troca de corda a cada 2 anos ou mais pra mim é surpreendente. não consigo passar 6 meses com a mesma corda se não for Elixir
Tenho instrumentos que comprei sei lá a quantos anos atrás e que nunca tiveram a corda trocada.
É engraçado como essas coisas são e como elas variam de instrumento para instrumento. Meu Giannini Stratosonic ae08b 1980 nunca teve as cordas trocadas desde que eu o comprei (Sei lá quando foi isso) e as cordas têm brilho até hoje.
minha cabeça não consegue compreender como é possível kkkk mas tá valendo
Idem. Um baixo com cordas velhas me tira até a vontade de tocar.patriciofernandes escreveu:minha cabeça não consegue compreender como é possível kkkk mas tá valendo
Convidado- Convidado
^ 2.
A percepção auditiva é uma coisa interessante.
Se você gravar e ouvir, pouca diferença tem, mas quando eu tô com um instrumento com as cordas totalmente sem brilho pra estudar e mesmo com a banda, o baixo não tem proeminência e não me agrada o som.
Aquele agudo das cordas novas ou com pouco uso é muito bom para os meus ouvidos e faz parte do que espero no som do meu baixo.
A percepção auditiva é uma coisa interessante.
Se você gravar e ouvir, pouca diferença tem, mas quando eu tô com um instrumento com as cordas totalmente sem brilho pra estudar e mesmo com a banda, o baixo não tem proeminência e não me agrada o som.
Aquele agudo das cordas novas ou com pouco uso é muito bom para os meus ouvidos e faz parte do que espero no som do meu baixo.
Edão- Membro
Tipo, parece que ta sempre com o tone fechado né?
Eu nao tenho problema com esse timbre, mas se a corda tem oxidação ou aquela sujeira visível, me chamem de fresco, mas não rola nem de eu encostar no instrumento.
Eu nao tenho problema com esse timbre, mas se a corda tem oxidação ou aquela sujeira visível, me chamem de fresco, mas não rola nem de eu encostar no instrumento.
Stormbringer- Membro
patriciofernandes escreveu:a galera que troca de corda a cada 2 anos ou mais pra mim é surpreendente. não consigo passar 6 meses com a mesma corda se não for Elixir
Eu troco de 3 em 3 meses. Quando muito, a cada 4 meses. Os trastes agradecem.
A questão do agudo que pode incomodar alguns quando as cordas estão super novas, é só dosar com o tone do instrumento.
Corda nova tem mais som, mais volume, afinação, consistência. Corda foi feita pra trocar, é a parte volátil do instrumento.
Última edição por Jãozeiro em Qua Out 16, 2019 12:40 pm, editado 1 vez(es)
Jãozeiro- Membro
Edão escreveu:A percepção auditiva é uma coisa interessante.
A diferença em gravina é gritante.
Corda velha nem entona direito.
Zubrycky escreveu:É engraçado como essas coisas são e como elas variam de instrumento para instrumento. Meu Giannini Stratosonic ae08b 1980 nunca teve as cordas trocadas desde que eu o comprei (Sei lá quando foi isso) e as cordas têm brilho até hoje.
Já sei... Você comprou o Bass mês passado!
Seria curioso ouvir uma gravina com o som dessas cordas...
Rico- Eterno Colaborador
Rico escreveu:Zubrycky escreveu:É engraçado como essas coisas são e como elas variam de instrumento para instrumento. Meu Giannini Stratosonic ae08b 1980 nunca teve as cordas trocadas desde que eu o comprei (Sei lá quando foi isso) e as cordas têm brilho até hoje.
Já sei... Você comprou o Bass mês passado!
Seria curioso ouvir uma gravina com o som dessas cordas...
Zubrycky deve estar no minimo com a anti-tetânica em dia, pq nao quero nem imaginar o que é corda com ferrugem hahahahaha
manda uma foto ou gava algo pra gnt ver como esta esse baixo aí
vinibassplayer- Membro
Eu corroboro com os comentários acima: não consigo tocar com corda com mais de 4 ou 5 meses. Quando uso d'addario e uso limpa cordas ela ainda rola até os 6 meses, depois disso tem um "que" de desgosto de tocar no instrumento
Gosto de cordas novas pra tirar um timbre parecido com esse. Apesar que passo 1 ano com as mesmas cordas.
Acho que vou até arriscar um jogo de cordas de aço no JB na próxima troca.
NeyBass- Membro
depende tambem o quanto vc usa: eu tenho 6 baixos e intercalo bastante entre eles. tambem nao tenho muito tempo de tocar. coisa de 1 hora por dia, 5 dias da semana. estou sem banda tambem por falta de tempo. Então, pra mim corda dura entre 1 ano e meio e 2, e ate mais se bobear.
BLZENI- Membro
Otima referência Ney. Não conhecia. Valeu por compartilhar.NeyBass escreveu:Gosto de cordas novas pra tirar um timbre parecido com esse. Apesar que passo 1 ano com as mesmas cordas.
video
video
Convidado- Convidado
Henri-Q escreveu:Otima referência Ney. Não conhecia. Valeu por compartilhar.NeyBass escreveu:Gosto de cordas novas pra tirar um timbre parecido com esse. Apesar que passo 1 ano com as mesmas cordas.
video
video
Esse cara, tem muitos vídeos bons, gosto da ideia que ele usa de acompanhar a música com slap (utilizando thumb). Acho bem musical e sem excessos.
Também tem outros, tocando o seu KS de 7c e apenas conduzindo a música.
https://www.youtube.com/watch?v=g-wSie6sRRE
https://www.youtube.com/watch?v=z447dwFY7Q8
https://www.youtube.com/watch?v=gp9WHULVgyI
algumas referências
NeyBass- Membro
O Melvin Davis é o baixista que toca com o Lee Ritenour, na The Freeway Band.
Adoro essa gravação aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=t5lZq7ykhs4
Andremoura- Membro
^
Nessa vibe (acompanhar a música com slap utilizando thumb)gosto do Fernando Molinari, com bastante excesso
Nessa vibe (acompanhar a música com slap utilizando thumb)gosto do Fernando Molinari, com bastante excesso
Convidado- Convidado
Andremoura escreveu:O Melvin Davis é o baixista que toca com o Lee Ritenour, na The Freeway Band.
Curto demais esse cara
NeyBass- Membro
Henri-Q escreveu:^
Outro monstrão..hehe
NeyBass- Membro
Página 1 de 2 • 1, 2