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Mensagem por Passos_Gigantes Qui Set 23, 2021 1:39 am

Salve Pessoal,

Tô vendendo um squier parado e com mais um dinheiro quero ir atrás de mais um baixo. O meu baixo principal para gigs é um Fender Precision MIA (com cordas 0.045-0.105, toco em Eb e dropo para algumas músicas).

No entanto para estudos que estou fazendo e outras coisas que quero tocar futuramente, ele não me supre muito (por isso queria pegar mais 1 e ter 2). Gostaria de sugestões de modelos que se encaixam nisso que vou relatar: 5 cordas (com um B definida e mais firme), Braço rápido e espaçamento menor (em comparação a um Precision por exemplo, não vou usar pra Slap esse baixo), Versátil em timbres (queria algo fora do timbre do meu Fender, algo mais pra moderno. Eu gosto muito do som dos baixos com dual coils. De qualquer forma, provavelmente um baixo ativo e com 2 captadores para ser versátil). Faixa de preço entre 6 a 8 mil reais para referência. Não tenho interesse por instrumentos fanneds no momento. Mandar fazer em um luthier levaria quase 1 ano, então complicaria também.

O que vocês sugerem com esses requisitos? Imaginei Laklands ou os TRBs, mas imagino que existam outras opções.

Obrigado!
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Mensagem por patriciofernandes Qui Set 23, 2021 2:24 am

Lakland e TRB não tem um espaçamento pequeno
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Mensagem por AlbertoBass Qui Set 23, 2021 2:49 am

Tive um Warwick Jazzman que é um senhor baixo, não me adaptei justamente por causa do espaçamento "apertado". Se não me engano é 16mm. Pode ser uma boa opção e está na faixa de preço.

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Mensagem por allexcosta Qui Set 23, 2021 7:10 am

Laklands e TRBs é o oposto do que você busca.

Eu daria uma olhada com carinho nos Schecter e Ibanez. Como o orçamento é bom, dá pra procurar a ergonomia desejada e trocar captação e/ou eletrônica caso te falte algo no timbre.

Há também os bons Ken Smith Burner, mas esses baixos possuem neck dive intrínseco ao modelo, o que pra mim é algo inaceitável.

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Mensagem por dibass Qui Set 23, 2021 7:31 am

eu olharia cort e ibanez
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Mensagem por NeyBass Qui Set 23, 2021 8:01 am

Cort A5/B5, Ibanez SR505/605, Yamaha TRBX305/505, Warwick Rockbass ou um Corvette alemão.

Qualquer um desses, estará bem servido de instrumento e não gastará essa grana toda.

Mas se quiser mesmo gastar os 8k ou um pouquinho a mais, procure um Musicman HH.
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Mensagem por Fernando Zadá Qui Set 23, 2021 10:30 am

Também pensei em Cort e Ibanez de cara.
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Mensagem por NESCAU Qui Set 23, 2021 10:46 am

Spector.
Eu tenho um, está à venda.
Me chama no privado.
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Mensagem por Juninho Sampaio Qui Set 23, 2021 11:06 am

patriciofernandes escreveu:Lakland e TRB não tem um espaçamento pequeno

Não tem mesmo. São 19mm
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Mensagem por Passos_Gigantes Qui Set 23, 2021 3:20 pm

Obrigado Pessoal, tô dando uma pesquisada aqui. Alguns desses já toquei, outros não aí iria mais pelo que vi na internet e ouvi de timbre.

Falaram do Warwick Jazzman, não seria um Warwick um braço mais "taco de baseball", tipo o Precision? Eu sinto uma diferença relevante do braço do Precision pro Jazz, tanto no perfil como espaçamento (fora questão de ficar mais fácil tocar perto da ponte pra velocidade).

Vou ouvir todos os baixos que recomendaram e ir pesquisando. Eu imaginei esse orçamento porque, pelo menos para mim, minha experiência com baixos de 5 cordas mais baratos não foi muito legal. Aquela B molenga e sem definição. Então, imagino que os 5C legais comecem pelo menos aí na faixa dos 3-4 mil usados.

allexcosta escreveu:Laklands e TRBs é o oposto do que você busca.

Eu daria uma olhada com carinho nos Schecter e Ibanez. Como o orçamento é bom, dá pra procurar a ergonomia desejada e trocar captação e/ou eletrônica caso te falte algo no timbre.

Há também os bons Ken Smith Burner, mas esses baixos possuem neck dive intrínseco ao modelo, o que pra mim é algo inaceitável.

Não tenho muito referência de preço para esses baixos mais de boutique. Pelo que vi, os Burners 5C no ML tão na casa dos 14k+. O que pode ser demais pelo instrumento (e como tem pouco no mercado). Fico meio desconfiado de pessoal forçar demais o preço pra cima. Vi um Pedulla também nessa faixa. Mas já fica bem além do meu teto.
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Mensagem por allexcosta Qui Set 23, 2021 3:30 pm

Passos_Gigantes escreveu:Não tenho muito referência de preço para esses baixos mais de boutique. Pelo que vi, os Burners 5C no ML tão na casa dos 14k+. O que pode ser demais pelo instrumento (e como tem pouco no mercado). Fico meio desconfiado de pessoal forçar demais o preço pra cima. Vi um Pedulla também nessa faixa. Mas já fica bem além do meu teto.

Não imaginava que os Burner, que são uma segunda linha apesar de bons baixos, eram caros assim...

Schecter e Ibanez então.

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Mensagem por patriciofernandes Qui Set 23, 2021 5:37 pm

Se não me falha a memória os TRB 1005 tem espaçamento de 17mm e escala de 35”. Deve ser isso que vc quer. Fica na faixa dos 5k no mercado de usados
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Mensagem por Fernando Zadá Qui Set 23, 2021 5:48 pm

O 1006 é 17mm mas o 1005 é 18mm eu até fui conferir no site deles.
O 6 cordas eu tinha certeza que era espaçamento menor o 5 eu tinha dúvidas.
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Mensagem por Christian Qui Set 23, 2021 10:10 pm

Ibanez das linhas premunis são excelentes baixos
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Mensagem por allexcosta Sex Set 24, 2021 4:18 pm

Mesmo com espaçamento reduzido, nunca penso nos braços da Yamaha como "braços rápidos".

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Mensagem por patriciofernandes Sex Set 24, 2021 6:01 pm

Já toquei em todo tipo de TRB, pq são muito comuns e afamados aqui no nordeste. Quase toda banda tem ou teve um. Mas não me adapto a tocabilidade… não funciona pra mim
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Mensagem por Juninho Sampaio Sex Set 24, 2021 6:02 pm

^Allex é baiano e já tocou em tudo que sai som.
up
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Mensagem por allexcosta Sex Set 24, 2021 6:38 pm

Juninho Sampaio escreveu:^Allex é baiano e já tocou em tudo que sai som.
up

Quase tudo.

Tudo mesmo só você, pois além de baiano, é mais velho que eu e que todos os membros do fórum, exceto o Expressão...

Quando eu comecei a tocar você já era baixista "das antiga". winkfinger

Diz que tu era magrinho na época. Não há registro fotográfico porque fotografia em Salvador nessa epoca, só o lambe-lambe na Piedade, mas a tradição oral fica.

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Mensagem por jgs Sex Set 24, 2021 8:15 pm

Passos_Gigantes escreveu:O que vocês sugerem com esses requisitos? Imaginei Laklands ou os TRBs, mas imagino que existam outras opções.

Obrigado!

qualquer ibanez made in japan

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Mensagem por AlbertoBass Sex Set 24, 2021 8:37 pm

Realmente o braço do WW Jazzman é gordinho. Mas o que mais precisei acostumar foi com o distanciamento. Tenho dificuldade em tocar em baixos com as cordas muito próximas. Todos os Ibanez que toquei tinham espaçamento apertado.

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Mensagem por fheliojr Sex Set 24, 2021 11:21 pm

allexcosta escreveu:Mesmo com espaçamento reduzido, nunca penso nos braços da Yamaha como "braços rápidos".

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Mensagem por allexcosta Sáb Set 25, 2021 8:56 am

jgs escreveu:qualquer ibanez made in japan

Yep...

Apesar de alguns terem um som que muita gente considera genérico. Mas um instrumento bem construído e confortável você troca eletrônica e leva ele no caminho sonoro que mais te agrada.

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Mensagem por patriciofernandes Sáb Set 25, 2021 9:51 am

Acredito que muito instrumento sem muito conceito em alguns aspectos, com a devida atenção, pode ser o instrumento de casamento de qualquer músico.
O que me desanima nesse ponto ultimamente é só o preço das coisas aqui no brasil
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Mensagem por Passos_Gigantes Sáb Set 25, 2021 4:05 pm

patriciofernandes escreveu:Acredito que muito instrumento sem muito conceito em alguns aspectos, com a devida atenção, pode ser o instrumento de casamento de qualquer músico.
O que me desanima nesse ponto ultimamente é só o preço das coisas aqui no brasil

Sim, tendo a tocalidade e o conforto desejado, esse caminho de modificar algo para chegar no som pode ser uma opção legal. E fica algo, de fato, mais único.

Um baixo que me chamou anteção foi esse Cort Gb95. Pessoal fala ter ótima tocabilidade, Humbucker + Single com chave que possibilita várias combinações, circuito ativo. E bonito. Toquei certa vez num Sire V7 (Jazz 5C) e achei ótimo pelo preço. Meu problema é, até certo ponto, ter tocado poucos baixos. Quando tem algum legal na cidade anunciando, tento dar uma passada pra tocar e ver. Em lojas aqui, só baixos bem iniciais, Squier por exemplo nem se vê.

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Mensagem por allexcosta Sáb Set 25, 2021 5:10 pm

Não sei quanto tá no Brasil hoje, mas dando nome ao Schecter, fiz um show com um Schecter Stiletto Studio 5 e achei um excelente baixo.

Leve, confortável, braço rápido, boa sizona, bons timbres (se a pessoa curte EMG).

Pesquisei aqui e vi que eles agora oferecem uma versão fanned desse baixo também...

Algumas fotos:

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Mensagem por Passos_Gigantes Sáb Set 25, 2021 9:23 pm

allexcosta escreveu:Não sei quanto tá no Brasil hoje, mas dando nome ao Schecter, fiz um show com um Schecter Stiletto Studio 5 e achei um excelente baixo.

Leve, confortável, braço rápido, boa sizona, bons timbres (se a pessoa curte EMG).

Pesquisei aqui e vi que eles agora oferecem uma versão fanned desse baixo também...

Algumas fotos:

ML encontrei 5C só um tal de Diamond Series deles:
https://lista.mercadolivre.com.br/instrumentos-corda-baixos/destro/usado/baixo-schecter_NoIndex_True

Parece um baixo com bom custo benefício.

Não sou grande conhecedor de captadores, mas curto muito som de Dual Coil (mas parece ser um captador mais difícil de achar). Tipo nesse vídeo comparando os 2:

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Mensagem por Normando Neto Dom Set 26, 2021 12:31 am

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AVISO (disclaimer):
============

Nunca toquei em nenhum dos baixos acima, não tenho experiência pessoal com eles.

Já toquei em alguns Ibanez mais simples e gostei muito, aliás já tive um CT Séries e recomendaria tranquilamente.

São "sugestões", como você pediu, baseadas no que ouço falar das marcas e / ou modelos.

Dos acima os que mais me interessariam seriam os Ibanez Prestige, o Peavey Cirrus e o Yamaha.
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Mensagem por Ivanov_br Dom Set 26, 2021 4:23 am

Seu baixo é um Tobias Growler. Se não gostar “É ruim da cabeça ou doente do pé”.

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Mensagem por Normando Neto Dom Set 26, 2021 4:51 pm

Ivanov_br escreveu:Seu baixo é um Tobias Growler. Se não gostar “É ruim da cabeça ou doente do pé”.



Tem uns Growler no Mercado Livre também. Não incluí por ter um captador só. Pensei que não encaixaria na descrição...

https://lista.mercadolivre.com.br/instrumentos-corda/usado/baixo-tobias-growler-5-cordas_NoIndex_True#applied_filter_id%3DITEM_CONDITION%26applied_filter_name%3DCondi%C3%A7%C3%A3o%26applied_filter_order%3D6%26applied_value_id%3D2230581%26applied_value_name%3DUsado%26applied_value_order%3D2%26applied_value_results%3D24%26is_custom%3Dfalse
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Mensagem por JAZZigo Dom Set 26, 2021 5:34 pm

Normando Neto escreveu:
Ivanov_br escreveu:Seu baixo é um Tobias Growler. Se não gostar “É ruim da cabeça ou doente do pé”.
Tem uns Growler no Mercado Livre também. Não incluí por ter um captador só. Pensei que não encaixaria na descrição...
No fundo, no fundo, o Tobias Growler é um baixo de 2 captadores (2 split coil em linha, lado a lado, dentro de um só bloco de epóxi em formato Music Man). Inclusive, possui BLEND e cada captador dispõe de equalização independente no preamp. Wink

Sugestões: Baixo 5 Cordas, Braço Rápido, Espaçamento Menor, Versátil em Timbres e Faixa de Preço 6-8 mil Captura-de-Tela-2020-08-22-a-s-15-22-27
https://bartolini.net/wp-content/uploads/Docs/Electronics/Specials/Growler-Reissue-Instruction.pdf

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Mensagem por Passos_Gigantes Dom Set 26, 2021 7:34 pm

Ivanov_br escreveu:Seu baixo é um Tobias Growler. Se não gostar “É ruim da cabeça ou doente do pé”.


Obrigado Ivanov, sempre acompanho os review que faz. Vou dar uma olhada com carinho, parece um Senhor baixo.
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Mensagem por JAZZigo Dom Set 26, 2021 7:39 pm

Ivanov_br escreveu:Seu baixo é um Tobias Growler. Se não gostar “É ruim da cabeça ou doente do pé”.
O baixo ideal para tocar samba! Razz

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Mensagem por Stefano T. Seg Set 27, 2021 2:00 am

Sugiro entrar em contato com o Guilherme Matanzaz, vendedor de baixos de Belo Horizonte - insta https://www.instagram.com/brasilbassshop/ - Além dele ser super profissional (já realizei algumas transações com ele), tem um Ibanez BTB 1005 Prestige japonês que ele está vendendo por R$ 5999 que é uma máquina, baixo fenomenal, se encaixa bem nas tuas exigências.

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Mensagem por allexcosta Seg Set 27, 2021 7:13 am

Stefano T. escreveu:Sugiro entrar em contato com o Guilherme Matanzaz, vendedor de baixos de Belo Horizonte - insta https://www.instagram.com/brasilbassshop/ - Além dele ser super profissional (já realizei algumas transações com ele), tem um Ibanez BTB 1005 Prestige japonês que ele está vendendo por R$ 5999 que é uma máquina, baixo fenomenal, se encaixa bem nas tuas exigências.  

Excelente pedida.

Esses baixos são realmente muito bons.

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Mensagem por allexcosta Seg Set 27, 2021 10:36 am

Passos_Gigantes escreveu:ML encontrei 5C só um tal de Diamond Series deles:
https://lista.mercadolivre.com.br/instrumentos-corda-baixos/destro/usado/baixo-schecter_NoIndex_True

Parece um baixo com bom custo benefício.

Parece ser o mesmo baixo numa versão de braço parafusado.

Preço bem em conta pra um instrumento super bem construído e, na minha opinião, que soa bem.

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Mensagem por patriciofernandes Seg Set 27, 2021 7:24 pm

Sou louco pelo Growler, mas não consigo classificar esse baixo como exatamente "versatil".
Digo isso por que, apesar de ter dois captadores, ambos se encontram na mesma região, e emitem timbre parecidíssimo (e quando estão ligados juntos, e mudança não é drástica como num jazz bass).
Além disso, as possibilidades de grave e agudo dão sim possibilidades de timbre, mas não vejo ele saindo muito do seu "quadrado".

Entendam: um jazz é versatil. você consegue ter muitissimos timbres diferentes e com muitas vibes diferentes com ele. ativo ou não

A comparação que o Ivan fez entre o Growler e o Music Man me pareceu justíssima, pois ambos se assemelham muito no aspecto do timbre devido a como a elétrica está disposta.
Mas também já vi muita gente dizendo que o Music Man Stigray H é versatil, mas eu também não consigo ver dessa forma. Não vejo como um baixo com um timbre único e identidade tão característica seja versatil.
Pra mim o Jazz Bass é um baixo coringa: entra praticamente em qualquer vibe (eu falei praticamente, e não totalmente)
Já Music Man, Growler, Warwick Thumb e outros baixos desse estilo me parecem bem específicos e que têm uma identidade que não consegue fugir muito daquilo alí

Gostaria de entender os amigos que pensam de forma contraria, se possível.
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Mensagem por Passos_Gigantes Ter Set 28, 2021 12:56 am

patriciofernandes escreveu:Sou louco pelo Growler, mas não consigo classificar esse baixo como exatamente "versatil".
Digo isso por que, apesar de ter dois captadores, ambos se encontram na mesma região, e emitem timbre parecidíssimo (e quando estão ligados juntos, e mudança não é drástica como num jazz bass).
Além disso, as possibilidades de grave e agudo dão sim possibilidades de timbre, mas não vejo ele saindo muito do seu "quadrado".

Entendam: um jazz é versatil. você consegue ter muitissimos timbres diferentes e com muitas vibes diferentes com ele. ativo ou não

A comparação que o Ivan fez entre o Growler e o Music Man me pareceu justíssima, pois ambos se assemelham muito no aspecto do timbre devido a como a elétrica está disposta.
Mas também já vi muita gente dizendo que o Music Man Stigray H é versatil, mas eu também não consigo ver dessa forma. Não vejo como um baixo com um timbre único e identidade tão característica seja versatil.
Pra mim o Jazz Bass é um baixo coringa: entra praticamente em qualquer vibe (eu falei praticamente, e não totalmente)
Já Music Man, Growler, Warwick Thumb e outros baixos desse estilo me parecem bem específicos e que têm uma identidade que não consegue fugir muito daquilo alí

Gostaria de entender os amigos que pensam de forma contraria, se possível.

Concordo, quando penso num baixo versátil ou "pau pra toda obra" penso em algo com 2 captadores em posições diferentes (um mais pro braço e outra mais pra ponte). Controle bom de frequências na mão. Se for ativo, com modo passivo (caso acabe bateria). Possivelmente 5 cordas, para poder acompanhar qualquer mudança de tom sem precisar mexer em afinação. Algo com boa ergonomia e tocabilidade. Se fosse para ter 1 baixo só para o resto da vida, seria algo nessa linha.
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Mensagem por Alex BHT Ter Set 28, 2021 1:52 am

Sua descrição bate muito com um Stingray 5 cordas. Tive um SR5 HS que era tudo isso que vc procura.

Já tive muitos baixos de diversos modelos. Na minha opinião o fato de um baixo ter um timbre clássico, apenas 1 captador não o torna um instrumento pouco versátil. 

Pra mim o precision é um dos baixos mais versáteis que existe.
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Mensagem por NeyBass Ter Set 28, 2021 7:43 am

AlbertoBass escreveu:Realmente o braço do WW Jazzman é gordinho. Mas o que mais precisei acostumar foi com o distanciamento. Tenho dificuldade em tocar em baixos com as cordas muito próximas. Todos os Ibanez que toquei tinham espaçamento apertado.

Tive um Ibanez SRT805DX, um senhor baixo, com captadores EMG DC, braço inteiriço, excelente instrumento, mas.....as cordas muito juntas da linha SR, não me deixaram ficar com o baixo, era um espaçamento muito junto, me sentia tocando uma guitarra.
No mais para quem curte esse espaçamento, o baixo é um espetáculo, apenas um pouco pesado também.

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Mensagem por Passos_Gigantes Ter Set 28, 2021 10:05 am

Alex BHT escreveu:Sua descrição bate muito com um Stingray 5 cordas. Tive um SR5 HS que era tudo isso que vc procura.

Já tive muitos baixos de diversos modelos. Na minha opinião o fato de um baixo ter um timbre clássico, apenas 1 captador não o torna um instrumento pouco versátil. 

Pra mim o precision é um dos baixos mais versáteis que existe.

Meu baixo primário é um PB. Tem volume e tone, só. Se for pra ter 1 único timbre possível, o PB é matador mesmo. Encaixa em quase tudo e dá um belo de um corpo pros outros instrumentos.
Mas faltam timbres, um Jazz já é bem mais versátil. Talvez o PJ sim, consiga já ter uma gama mais interessante de timbres.

Nunca toquei um baixo com 2 caps Pb, talvez seja interessante.
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Mensagem por Jãozeiro Ter Set 28, 2021 11:04 am

Passos_Gigantes escreveu:
Alex BHT escreveu:Na minha opinião o fato de um baixo ter um timbre clássico, apenas 1 captador não o torna um instrumento pouco versátil. 

Pra mim o precision é um dos baixos mais versáteis que existe.

Meu baixo primário é um PB. Tem volume e tone, só. Se for pra ter 1 único timbre possível, o PB é matador mesmo. Encaixa em quase tudo e dá um belo de um corpo pros outros instrumentos.
Mas faltam timbres

Mas se encaixa em quase tudo, que falta de timbres é sentida? 

Hehe, estou sendo retórico, entendo o que você quis dizer do Precision (um JB tem o que ele não tem, por exemplo). Mas sou um pouco contra essa ideia de instrumentor hiper versátil com dezenas de timbres possíveis. Acredito mais na versatilidade do músico. Um instrumento com dois sons principais é um instrumento versátil. Pode não ter todos os timbres pra todos os gêneros e estilos musicais existentes (e precisa disso?), mas possibilita uma boa versatilidade. Entre esses dois sons principais existe uma paleta considerável de nuances em que é necessário dedo.

Um super exemplo é o baixo Gibson SG, que dizem que é baixo de rock. Anos atrás vi um baixista no YouTube (acho que era o Junior Braguinha) e ele tava tocando um samba nervoso nesse baixo com um baita timbre de samba. É disso que falo...esse baixo tem um cap. próximo ao braço e outro próximo à ponte, além de knobs de volume e tone pra cada captador. É simplesmente impossível esse baixo não ser versátil.

O problema é que pouca gente tem, e quem tem geralmente é alguém do rock, ou gravações famosas com esse instrumento são de alguma banda de rock dos anos 60, aí fica o estereótipo de que o baixo é feito para aquele tipo de música e não sai mais nada dali. 

Outro baixo que sofre disso é o Rickenbacker 4001/4003.
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Mensagem por allexcosta Ter Set 28, 2021 11:42 am

Há inúmeros timbres que podemos chamar de clássicos, ou pelo menos comuns, que um PB é completamente incapaz de oferecer.

A saber:

- Slap tipo Marcus Miller
- Nasalado tipo Jaco ou Aviões
- Timbre de Stingray
- Timbre moderno tipo baixista gospel
- Timbre de pagode tipo Prateado ou Harmonia do Samba
- Timbre "a la" Stanley Clarke
- Timbre tipo Anthony Jackson
- Timbre tipo Nico ou Patitucci

E tantos outros.

Sim, o timbre típico de PB é útil em muita coisa e combina com vários estilos, especialmente explorando a característica de cordas diferentes. Mas me parece que essa máxima de que PB faz tudo e combina com tudo é meio que a repetição de um mito. Mais um...

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Mensagem por NeyBass Ter Set 28, 2021 11:53 am

allexcosta escreveu:Há inúmeros timbres que podemos chamar de clássicos, ou pelo menos comuns, que um PB é completamente incapaz de oferecer.

A saber:

- Slap tipo Marcus Miller
- Nasalado tipo Jaco ou Aviões
- Timbre de Stingray
- Timbre moderno tipo baixista gospel
- Timbre de pagode tipo Prateado ou Harmonia do Samba
- Timbre "a la" Stanley Clarke
- Timbre tipo Anthony Jackson
- Timbre tipo Nico ou Patitucci

E tantos outros.

Sim, o timbre típico de PB é útil em muita coisa e combina com vários estilos, especialmente explorando a característica de cordas diferentes. Mas me parece que essa máxima de que PB faz tudo e combina com tudo é meio que a repetição de um mito. Mais um...

Mas acho que questão não é o PB ter o timbre desses baixos e sim poder ser usado por esses caras citados e tocar as mesmas coisas que tocam com esses baixos mencionados.

Dificilmente um baixo tem um timbre igual ao outro, mas com o que tem da para tocar de tudo, isso para mim é ser versátil. Penso assim.
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Mensagem por patriciofernandes Ter Set 28, 2021 11:56 am

Concordo com o Allex quanto ao PB. E acredito que esta se repita relação ao Stingray H e ao Growler, entre outros
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Mensagem por Juninho Sampaio Ter Set 28, 2021 12:15 pm

PB combinar com tudo? Jamais...

Só se for todos tipos de rock. tum tum tm tum tum tum
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Mensagem por Alex BHT Ter Set 28, 2021 12:45 pm

allexcosta escreveu:Há inúmeros timbres que podemos chamar de clássicos, ou pelo menos comuns, que um PB é completamente incapaz de oferecer.

A saber:

- Slap tipo Marcus Miller
- Nasalado tipo Jaco ou Aviões
- Timbre de Stingray
- Timbre moderno tipo baixista gospel
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- Timbre "a la" Stanley Clarke
- Timbre tipo Anthony Jackson
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E tantos outros.

Sim, o timbre típico de PB é útil em muita coisa e combina com vários estilos, especialmente explorando a característica de cordas diferentes. Mas me parece que essa máxima de que PB faz tudo e combina com tudo é meio que a repetição de um mito. Mais um...

A questão da versatilidade não é soar como outros instrumentos ou vários timbres, é simplesmente fazer bem a função.  E pra mim o precision faz muito bem.

De forma isolada pode achar que falta alguma coisa no precision,  mas no conjunto é um dos baixos mais equilibrados e icônicos pra mim.
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Mensagem por allexcosta Ter Set 28, 2021 1:21 pm

Alex BHT escreveu:A questão da versatilidade não é soar como outros instrumentos ou vários timbres, é simplesmente fazer bem a função.  E pra mim o precision faz muito bem.

Sim, eu entendi...

Só que "fazer bem a função", ou seja, poder ser usado em inúmeros estilos de maneira agradável, qualquer JB, Emperor, Smith, Yamaha, Ibanez, Roscoe, etc, etc, etc também fazem. E cada um deles vai soar muito bem com praticamente qualquer estilo de música. Quer dizer, "baixo Marcus Miller" já é um estilo musical e poucos desses baixos chegam lá...

Ponto que quero colocar é: há inúmeros detalhes nesse tipo de assunto e a discussão é um pouco maior que "PB faz tudo", o que parece ser a frase bola da vez, junto com "Fender é Fender" e tantas outras que ouvimos por aí.

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Mensagem por Passos_Gigantes Ter Set 28, 2021 8:55 pm

allexcosta escreveu:Há inúmeros timbres que podemos chamar de clássicos, ou pelo menos comuns, que um PB é completamente incapaz de oferecer.

A saber:

- Slap tipo Marcus Miller
- Nasalado tipo Jaco ou Aviões
- Timbre de Stingray
- Timbre moderno tipo baixista gospel
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- Timbre tipo Nico ou Patitucci

E tantos outros.

Sim, o timbre típico de PB é útil em muita coisa e combina com vários estilos, especialmente explorando a característica de cordas diferentes. Mas me parece que essa máxima de que PB faz tudo e combina com tudo é meio que a repetição de um mito. Mais um...

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Mensagem por Alex BHT Ter Set 28, 2021 9:00 pm

Passos_Gigantes escreveu:
allexcosta escreveu:Há inúmeros timbres que podemos chamar de clássicos, ou pelo menos comuns, que um PB é completamente incapaz de oferecer.

A saber:

- Slap tipo Marcus Miller
- Nasalado tipo Jaco ou Aviões
- Timbre de Stingray
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- Timbre tipo Anthony Jackson
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E tantos outros.

Sim, o timbre típico de PB é útil em muita coisa e combina com vários estilos, especialmente explorando a característica de cordas diferentes. Mas me parece que essa máxima de que PB faz tudo e combina com tudo é meio que a repetição de um mito. Mais um...

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Pelo menos pra mim, quase todos esses "timbres" listados são o oposto da versatilidade.
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Mensagem por allexcosta Ter Set 28, 2021 9:16 pm

Alex BHT escreveu:Pelo menos pra mim, quase todos esses "timbres" listados são o oposto da versatilidade.

Não obstante, Miller, Jackson, Patitucci e Nico gravaram milhares e milhares de discos e tocam ou tocaram com literalmente todo mundo.

Se incluirmos discos gravados com Stingrays então... Só o Louis Johnson deve ter gravado uns 500 discos e feito uns 5000 shows.

Pra não entrar no mérito do timbre gospel, que não é só usado em música gospel.

Até entendo que o "pelo menos pra mim" dá uma amortecida na frase, mas fatos são fatos.

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