Estudar, estudar e estudar. E a hora de tocar?
+16
RobertoGrecoJr
fheliojr
Bruno da Rosa
Stormbringer
NETOULTRA
Edão
Jãozeiro
AndréBurger
Paulo Penna
Fernando Zadá
Mulambo
Juninho Sampaio
Mauricio Luiz Bertola
vinibassplayer
allexcosta
bodhan
20 participantes
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Estudar, estudar e estudar. E a hora de tocar?
sem sair do tópico: pra tocar "tem que ir" e pronto. Não é possível que não exista ninguem perto de onde você mora que não queira tocar junto alguma coisa que você goste...
Stormbringer- Membro
Sempre fui da linha "Menos quarto, mais palco".
Ouvi uma vez de um baixista de samba (que não é, nem de perto, um estilo que gosto) dizer que o baixo não faz sentido sem a bateria e que, pra ele, estudar em casa, sozinho, era pura e simples perda de tempo, pois poderia dominar mil técnicas e não saber acompanhar um baterista experiente. e ainda terminou assim: "Música não é pra compartilhar?"
Isso resume tudo.
Ouvi uma vez de um baixista de samba (que não é, nem de perto, um estilo que gosto) dizer que o baixo não faz sentido sem a bateria e que, pra ele, estudar em casa, sozinho, era pura e simples perda de tempo, pois poderia dominar mil técnicas e não saber acompanhar um baterista experiente. e ainda terminou assim: "Música não é pra compartilhar?"
Isso resume tudo.
RobertoGrecoJr- Membro
^ Verdade. A prática de conjunto é quem diz como será a música, finalmente. Somos, na minha opinião, diretamente dependentes da dinâmica musical do baterista.
Pra mim, um bom baterista é metade de uma banda!
Edão- Membro
Edão escreveu:Pra mim, um bom baterista é metade de uma banda!
O tripé de uma banda com músicas cantadas é batera, baixo e voz...
allexcosta- Administrador
Gosto das duas coisas. Estudar em casa e tocar. Ambas são importantes e se complementam. Não adianta ficar estudando em casa todo o tempo sem jamais sair para o mundo e não adianta sair para o mundo se não faz a lição de casa.
Edão escreveu:^ Verdade. A prática de conjunto é quem diz como será a música, finalmente. Somos, na minha opinião, diretamente dependentes da dinâmica musical do baterista.
Concordo.
Sobre esse assunto, num trecho de um velho documentário sobre o Cream que tenho em um VHS aqui em casa, Ginger Baker diz (E aqui o parafraseio) que "uma banda é tão boa quanto o seu baterista. Uma banda boa com um baterista ruim é uma banda ruim, uma banda ruim com um baterista bom é uma boa banda e uma banda boa com um baterista bom é uma super banda".
^ #kanadesatoforever
Virei fã desta menina.
Virei fã desta menina.
fheliojr- Membro
Edão escreveu:^ Verdade. A prática de conjunto é quem diz como será a música, finalmente. Somos, na minha opinião, diretamente dependentes da dinâmica musical do baterista.
Pois é. É impressionante como tudo muda, nesse sentido.
Toco em uma banda de Rick e Pop e temos baterista fixo, porém ele tem um SUB.
Quando o sub assume algum show, TUDO no baixo muda. Tempo das musicas, desgaste, condução, dinâmica, arranjo, etc...
RobertoGrecoJr- Membro
RobertoGrecoJr escreveu:Edão escreveu:^ Verdade. A prática de conjunto é quem diz como será a música, finalmente. Somos, na minha opinião, diretamente dependentes da dinâmica musical do baterista.
Pois é. É impressionante como tudo muda, nesse sentido.
Toco em uma banda de Rick e Pop e temos baterista fixo, porém ele tem um SUB.
Quando o sub assume algum show, TUDO no baixo muda. Tempo das musicas, desgaste, condução, dinâmica, arranjo, etc...
o baxista tem a tendencia de acompanhar a fluencia na bateria.. tocava num cover de whitesnake com um batera top que groovava bem e me dava liberdade de explorar as linhas de baixo... dois shows nos usamos um sub que era meio mão dura, aqueles bateras mais diretos, que me travou todo, a linha do baixo mudou toca pra acompanhar.... realmente o batera é a alma da banda, e isso só se aprende tocando junto
vinibassplayer- Membro
RobertoGrecoJr escreveu:Quando o sub assume algum show, TUDO no baixo muda. Tempo das musicas, desgaste, condução, dinâmica, arranjo, etc...
Não deveria.
Existe um padrão aceitável para trabalho de músico free lancer. Existe um sotaque padrão e tudo...
Alguma coisa de entrosamento pode até faltar, mas ser assim do jeito que você cita é errado. E acontece porque os músicos em questão são ruins ou abaixo do nível médio.
^Allex,
São dois músicos muito bons mas vindos de universos muito diferentes.
Atuamos em trio então os arranjos são pensados para trio. Com o batera titular, temos várias convenções e insights ensaiados e só de nos olharmos já sabemos pra onde o outro vai.
Com o sub a coisa muda de figura. É um cara que toca em banda com 8 componentes, ou seja, a batera é mais contida, menos espalhada. E sinto que isso prende um pouco meu trabalho como baixista. Mas o som sai bonito, apenas diferente.
São dois músicos muito bons mas vindos de universos muito diferentes.
Atuamos em trio então os arranjos são pensados para trio. Com o batera titular, temos várias convenções e insights ensaiados e só de nos olharmos já sabemos pra onde o outro vai.
Com o sub a coisa muda de figura. É um cara que toca em banda com 8 componentes, ou seja, a batera é mais contida, menos espalhada. E sinto que isso prende um pouco meu trabalho como baixista. Mas o som sai bonito, apenas diferente.
RobertoGrecoJr- Membro
^ Um batera a vera mesmo que você nunca viu na vida vai te cumprimentar e fazer umas duas perguntas bem básicas, como quem não quer nada... Uma delas será algo próximo de "quais são os caras que você curte tocando?" ou algo assim...
E aí ele já vai ter um norte. E na primeira música ele vai sentir seus acentos, sua dinâmica e vai dar uma ajustada. Da segunda música em diante ele já criará situações que farão você e os outros músicos da banda confortáveis, já saberá onde espalhar, onde recolher, onde acentuar as ghost notes, enfim...
E aí ele já vai ter um norte. E na primeira música ele vai sentir seus acentos, sua dinâmica e vai dar uma ajustada. Da segunda música em diante ele já criará situações que farão você e os outros músicos da banda confortáveis, já saberá onde espalhar, onde recolher, onde acentuar as ghost notes, enfim...
^Eu ja toquei com bateristas bons assim... mas o "padrão" na noite de rock/pop é mais baixo normalmente, batera "levadinha"
Stormbringer- Membro
No mundo real, há bateristas de todo tipo. Não deveria ser assim, mas... C'est la vie.
Stormbringer escreveu:o "padrão" na noite de rock/pop é mais baixo normalmente, batera "levadinha"
Zubrycky escreveu:No mundo real, há bateristas de todo tipo. Não deveria ser assim, mas... C'est la vie.
Aí que tá o ponto das coisas que eu falo.
Se o batera cresce gostando de rock e ouve Ringo e o cara do The Who, ele vira um batera desses, mão de alface, sem dinâmica, sem groove, sem beat, "levadinha".
Se ele cresce no rock, com vontade de tocar rock, mas conhecendo e sendo influenciado por Chambers, Colaiuta, Gadd, Rich, ele vai ser um batera de rock com boa dinâmica, boa técnica, criador de situações, etc...
Só sei q cheguei, uma vez, ao baterista medíocre de uma banda em q eu tocava e disse: "ou vc toca no tempo, ou vou te substituir por um metrônomo".
...fui expulso desta banda, mas valeu a pena o desabafo.
...fui expulso desta banda, mas valeu a pena o desabafo.
fheliojr- Membro
^Você fez o certo... uma vez eu toquei com um baterista cuja contagem inicial pra começar a música não coincidia com o andamento dela... Fiz 2 ensaios e dei uma desculpa que estava sem tempo pra banda...
Stormbringer- Membro
Haha..
Baterista sem noção de tempo é algo incompreensível.
Toquei por meses com um que não conseguia encaixar uma virada certa dentro do tempo. Era de deixar maluco..
Baterista sem noção de tempo é algo incompreensível.
Toquei por meses com um que não conseguia encaixar uma virada certa dentro do tempo. Era de deixar maluco..
Pz123- Membro
Pior um aqui da região que era cheio de rodar baquetas, todo posudo transcriber de heavy metal na hora de tocar um blues não conseguiu segurar dois chorus de groove com firmeza. Desesperador.
Fernando Zadá- Moderador
allexcosta escreveu:Stormbringer escreveu:o "padrão" na noite de rock/pop é mais baixo normalmente, batera "levadinha"Zubrycky escreveu:No mundo real, há bateristas de todo tipo. Não deveria ser assim, mas... C'est la vie.
Aí que tá o ponto das coisas que eu falo.
Se o batera cresce gostando de rock e ouve Ringo e o cara do The Who, ele vira um batera desses, mão de alface, sem dinâmica, sem groove, sem beat, "levadinha".
Se ele cresce no rock, com vontade de tocar rock, mas conhecendo e sendo influenciado por Chambers, Colaiuta, Gadd, Rich, ele vai ser um batera de rock com boa dinâmica, boa técnica, criador de situações, etc...
Não há, com todo o respeito, nenhuma relação entre uma coisa ou outra.
Se o baterista não é bom isso se deve ou à inexperiência dele ou à falta de dedicação aos estudos do instrumento e não às influências que ele tem ou deixa de ter. É claro que um músico, seja ele qual for, muito se beneficia ao se despir de preconceitos musicais, ouvir de tudo e buscar aprender com tudo.
Sobre Keith Moon e ao Ringo bom, muita coisa pode ser dita sobre o finado baterista do The Who, muitas acusações podem ser feitas a ele mas Moon não pode ser acusado de não ter dinâmica ou de ser mão de alface. Quanto ao Ringo, entendo quem não gosta dele (Muita gente não gosta), mas, cá com meus botões, penso que o trabalho dele no Beatles é de um extremo bom gosto e uma prova de como a bateria pode servir à canção.
Dito isso, Chambers, Colaiuta, Gadd e Rich são bateristas cujo trabalho todo baterista que se preze deveria conhecer.
Fernando Zadá escreveu:Pior um aqui da região que era cheio de rodar baquetas, todo posudo transcriber de heavy metal na hora de tocar um blues não conseguiu segurar dois chorus de groove com firmeza. Desesperador.
Já passei por isso. Terrível.
Zubrycky escreveu:
Não há, com todo o respeito, nenhuma relação entre uma coisa ou outra.
Se o baterista não é bom isso se deve ou à inexperiência dele ou à falta de dedicação aos estudos do instrumento e não às influências que ele tem ou deixa de ter.
Na minha modesta opinião influencia sim mas o cara que toca e só ouve o que gosta e não busca ampliar horizontes vai ficar restrito mesmo.
Eu sou fã de Beatles e acho Ringo o cara certo na hora certa. Pras músicas da banda ele fazia o necessário e funcionava muito bem na maioria dos casos. Mas longe de ser o baterista a ser copiado ou reverenciado como modelo técnico.
Fernando Zadá- Moderador
Me 2Fernando Zadá escreveu:
Eu sou fã de Beatles e acho Ringo o cara certo na hora certa. Pras músicas da banda ele fazia o necessário e funcionava muito bem na maioria dos casos. Mas longe de ser o baterista a ser copiado ou reverenciado como modelo técnico.
Por essas e outras, dá gosto de frequentar esse fórum!
Convidado- Convidado
Rapaz, o baterista que vai tocar no meu projeito autoral tá muito $#%@&dido. Tem musicas com alternância de andamento em cada compasso, e são uns andamentos beeeeeeeemmm bonzinhos. 15/8, 17/8, 9/8, 6/8. Um compasso 15/8, o seguinte 17/8, volta para 15/8, depois outro 17/8, ai entram dois compassos em 6/8 e segue para 9/8 por um compasso, e depois entram outros que não me recordo aqui. kkkkkkkkkk, prevejo dificuldades. O pior é que as músicas não são harmonicamente tão complexas, mas ritmicamente são bastante complexas. Hoje em dia quando eu executo em casa ou escuto os áudios em MIDI que fiz o meu cérebro já trata essas alternâncias de forma natural, mas toda vez que eu mostro a alguém a pessoa faz logo aquela cara de "WHAT THE FUCK?". Agora me pergunte como é que eu fui compor algo assim pra ver se eu sei responder.
Renato Aversari- Membro
Pouco tempo atrás toquei com um batera que foi sofrimento.
Se você pedisse assim: "toca aquela música do Angra que tem pedal duplo", meu Deus, o cara tocava que é uma beleza aquele "tum-tum-tum-tum" veloz.
Aí fomos ensaiar um medley do Sidney Magal pra uma festa cafona em que iríamos tocar. Pense num cara que simplesmente APANHOU da batera. Mas assim, até ele ficou sem graça. Não acertava uma, se perdia todo, total. Coisa feia de ver.
Fora que esse cara não sabia muito essa coisa de "Bateria Iniciante - Aula 1". Sabe essa coisa de contar, "1, 2, 3, 4"? Então, ele não tem isso. Pra ele, pra entrar na música tem que ter uma virada de bateria, e nessa virada só ele sabe o que tá acontecendo, quando começa, quando acaba, ninguém mais.
Aí a virada acaba e ele entra sozinho na música e o resto da banda fica olhando pra ele.
Fora a dificuldade em manter o tempo e acentuação.
Jesus, o que foi aquilo...traumático.
E era macaco véio de rock, líder de banda de metal. Não era carinha novo que tá aprendendo e se aventurando na noite.
Se você pedisse assim: "toca aquela música do Angra que tem pedal duplo", meu Deus, o cara tocava que é uma beleza aquele "tum-tum-tum-tum" veloz.
Aí fomos ensaiar um medley do Sidney Magal pra uma festa cafona em que iríamos tocar. Pense num cara que simplesmente APANHOU da batera. Mas assim, até ele ficou sem graça. Não acertava uma, se perdia todo, total. Coisa feia de ver.
Fora que esse cara não sabia muito essa coisa de "Bateria Iniciante - Aula 1". Sabe essa coisa de contar, "1, 2, 3, 4"? Então, ele não tem isso. Pra ele, pra entrar na música tem que ter uma virada de bateria, e nessa virada só ele sabe o que tá acontecendo, quando começa, quando acaba, ninguém mais.
Aí a virada acaba e ele entra sozinho na música e o resto da banda fica olhando pra ele.
Fora a dificuldade em manter o tempo e acentuação.
Jesus, o que foi aquilo...traumático.
E era macaco véio de rock, líder de banda de metal. Não era carinha novo que tá aprendendo e se aventurando na noite.
Jãozeiro- Membro
^
É um problema, mas não é de se supreender, né?
E era macaco véio de rock, líder de banda de metal
Aí fomos ensaiar um medley do Sidney Magal
AndréBurger- Membro
Quando é nossa voz interna, é facil a gente mesmo entender o que a gente quis "dizer". Ainda mais se você ta compondo por experimentação antes de escrever literalmente a musica no papel. Quando você já escreve sobre uma célula ritmica pre-definida, é outra coisa, qualquer compasso mais "diferentão" foi proposital, e quando é proposital "só por que sim", é dificil não soar estranho pro ouvido do outro.Renato Aversari escreveu: Agora me pergunte como é que eu fui compor algo assim pra ver se eu sei responder.
"A gente gosta de ouvir o que a gente está acostumado ouvir" - sei la de quem é essa frase, mas é a questão do "mere-exposure"
Stormbringer- Membro
Stormbringer escreveu:Quando é nossa voz interna, é facil a gente mesmo entender o que a gente quis "dizer". Ainda mais se você ta compondo por experimentação antes de escrever literalmente a musica no papel. Quando você já escreve sobre uma célula ritmica pre-definida, é outra coisa, qualquer compasso mais "diferentão" foi proposital, e quando é proposital "só por que sim", é dificil não soar estranho pro ouvido do outro.Renato Aversari escreveu: Agora me pergunte como é que eu fui compor algo assim pra ver se eu sei responder.
"A gente gosta de ouvir o que a gente está acostumado ouvir" - sei la de quem é essa frase, mas é a questão do "mere-exposure"
Isso é exatamente o que eu falo para as pessoas. "Infelizmente" (sendo bem feliz) kkkkkk, nada disso foi pensado, foi só minha voz interna falando. Eu simplesmente fui encaixando um riff no outro, uma linha na outra, e no final gostei do resultado. Não foi nada do tipo "vou escrever um compasso 17/8". Eu até tive algumas dificuldades em alguns momentos para descobrir o andamento dos compassos que estava tocando. Simplesmente fiz os riffs sem metrônomo, sem nada, achei animais e nem liguei pra nada relativo à rítmica. Fui descobrir alguns dos andamentos que fiz na hora de escrever os arquivos em MIDI no Reaper.
Renato Aversari- Membro
Ensaiar é luxo, ô louco. O único projeto que tenho que ensaia pra caramba é o de rock progressivo, porque não dá pra tocar essas músicas sem ensaiar. Pra fazer o primeiro show com a nova formação foram 6 meses de ensaio pra tirar um repê de 2h30... mas a gente toca uma vez a cada 2 ou 3 meses também
Agora, com os projetos de pop/soul/funk é ensaio de vez em quando, até porque não dá tempo de ficar ensaiando. É olhar pra cara do guita/batera e já saber o que eles vão fazer...
Agora, com os projetos de pop/soul/funk é ensaio de vez em quando, até porque não dá tempo de ficar ensaiando. É olhar pra cara do guita/batera e já saber o que eles vão fazer...
Willian Casagrande- Membro
Willian Casagrande escreveu:Ensaiar é luxo, ô louco. O único projeto que tenho que ensaia pra caramba é o de rock progressivo, porque não dá pra tocar essas músicas sem ensaiar.
Uma vez vi uma entrevista do geddy lee dizendo que antes de uma turnê cada integrante fica ensaiando sozinho suas partes por duas semanas, depois eles se encontram por mais duas semanas sem parar pra passar as musicas da turnê. E é o Rush(ain, olha a idolatria, mimimi)... Se os mortais não ensaiam, vish
ja vi muita banda que da pra sacar que cada integrante é bom, mas a banda é medíocre por que falta ensaio.
Stormbringer- Membro
AndréBurger escreveu:^
Mas na teoria um cara que toca metal deveria conseguir tocar um rock básico, um blues e alguma coisa pop...
Na teoria porque a maioria acha os bateras ruins mas acabam tomando um coro do tiozinho que toca forró no baile de carapicuiba....
Fernando Zadá- Moderador
^ É, o cara mirou pra chegar naquele cara que toca bumbo duplo, né.
Raro achar um músico que seguiu toda a 'trilha certa' para tocar.
Também já ouvi muito falar que o músico brasileiro é diferenciado justamente por se adequar ao que tá sendo pedido. Não seria essa 'exigencia' algo bem particular do músico profissional brasileiro?
Raro achar um músico que seguiu toda a 'trilha certa' para tocar.
Também já ouvi muito falar que o músico brasileiro é diferenciado justamente por se adequar ao que tá sendo pedido. Não seria essa 'exigencia' algo bem particular do músico profissional brasileiro?
AndréBurger- Membro
AndréBurger escreveu:
Adoro Sidney Magal!
Há uns 11 anos atrás, toquei canções dele e cheguei a cantar "Sandra Rosa Madalena" com uma de minhas antigas bandas (Infelizmente nada disso foi gravado... ).
Se você só tem a bagagem do metal não dá para tocar Magal, da mesma forma que se você só tem a bagagem do Magal não dá para tocar metal. São linguagens musicais muito diferentes.
Fernando Zadá escreveu:
Mas na teoria um cara que toca metal deveria conseguir tocar um rock básico, um blues e alguma coisa pop...
Na teoria porque a maioria acha os bateras ruins mas acabam tomando um coro do tiozinho que toca forró no baile de carapicuiba....
Entendo o seu ponto de vista, mas respeitosamente discordo porque estamos falando aqui de gêneros musicais diferentes, cada um com suas regras próprias. Há pontos em comum entre os estilos citados, é claro, mas acredito que saber tocar bem um estilo não capacita ninguém a tocar outro estilo (Ainda mais de forma autêntica) se esse outro estilo não for estudado a fundo e com a devida seriedade.
Muitos músicos preferem se especializar em um único estilo (geralmente o de sua predileção pessoal) e acabam se esquecendo dos demais (geralmente aqueles que eles não gostam de escutar). Até aí, de minha parte, tudo bem. Cada um sabe o que quer ser na vida e, se analisarmos a situação friamente, essa abordagem só dá problema mesmo quando esse tipo de músico (seja ele o baterista de metal, seja ele o tiozinho que toca forró em Carapicuíba) tem que tocar, ainda mais sem estudá-lo previamente, algum outro estilo ao vivo.
Última edição por Zubrycky em Qua Dez 04, 2019 12:44 am, editado 1 vez(es)
Penso de forma semelhante, Zubrycky.
É a parte ruim de ter um tempo finito nessa Terra. Acaba não dando para fazer de tudo.
Nessa discussão me lembrei deste cover de Since I´ve Been Loving You, uma lindíssima canção do Led Zeppelin interpretada pelo Dream Theater.
ô, mas como a coisa ficou sem sal...
É a parte ruim de ter um tempo finito nessa Terra. Acaba não dando para fazer de tudo.
Nessa discussão me lembrei deste cover de Since I´ve Been Loving You, uma lindíssima canção do Led Zeppelin interpretada pelo Dream Theater.
ô, mas como a coisa ficou sem sal...
AndréBurger- Membro
Stormbringer escreveu:Willian Casagrande escreveu:Ensaiar é luxo, ô louco. O único projeto que tenho que ensaia pra caramba é o de rock progressivo, porque não dá pra tocar essas músicas sem ensaiar.
Uma vez vi uma entrevista do geddy lee dizendo que antes de uma turnê cada integrante fica ensaiando sozinho suas partes por duas semanas, depois eles se encontram por mais duas semanas sem parar pra passar as musicas da turnê. E é o Rush(ain, olha a idolatria, mimimi)... Se os mortais não ensaiam, vish
ja vi muita banda que da pra sacar que cada integrante é bom, mas a banda é medíocre por que falta ensaio.
É muito diferente tocar Rush, que é um som que cê faz no mais das vezes igualzinho, que tem 250 convenções numa mesma música, do que tocar um Tim Maia, um groove, uma Amy, um Paralamas, sei lá (e dá pra botar muita coisa aqui). Esse tipo de som tem que ensaiar mesmo. E isso é uma banda que vive só desse som, que toca só isso e tal. Quem é reles mortal como eu e tem duzentas gigs diferentes pra fazer (modo de dizer, quem dera eu tivesse tanto trampo assim haha) não tem tempo pra ensaiar sempre. Nem bate a agenda dos músicos...
Geralmente, trampo de sub é um repê de 30 sons em 1 ensaio, quando muito 2. E aí cê se vira, pega o negócio e sai cobrindo na hora da gig. É a vida.
Willian Casagrande- Membro
Sim, como substituto é só entrar no modo "ja ouvi a musica, lembro, tenho a cifra, levadinha..."
Stormbringer- Membro
Página 2 de 2 • 1, 2