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Estudar, estudar e estudar. E a hora de tocar?

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Mensagem por Stormbringer Qui Nov 28, 2019 12:03 pm

Ri Muito

sem sair do tópico: pra tocar "tem que ir" e pronto. Não é possível que não exista ninguem perto de onde você mora que não queira tocar junto alguma coisa que você goste...
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Mensagem por RobertoGrecoJr Qui Nov 28, 2019 12:25 pm

Sempre fui da linha "Menos quarto, mais palco".
Ouvi uma vez de um baixista de samba (que não é, nem de perto, um estilo que gosto) dizer que o baixo não faz sentido sem a bateria e que, pra ele, estudar em casa, sozinho, era pura e simples perda de tempo, pois poderia dominar mil técnicas e não saber acompanhar um baterista experiente. e ainda terminou assim: "Música não é pra compartilhar?"

Isso resume tudo.
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Mensagem por Edão Qui Nov 28, 2019 6:18 pm

^ Verdade. A prática de conjunto é quem diz como será a música, finalmente. Somos, na minha opinião, diretamente dependentes da dinâmica musical do baterista.
Pra mim, um bom baterista é metade de uma banda!
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Mensagem por allexcosta Qui Nov 28, 2019 7:18 pm

Edão escreveu:Pra mim, um bom baterista é metade de uma banda!

O tripé de uma banda com músicas cantadas é batera, baixo e voz...
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Mensagem por Zubrycky Qui Nov 28, 2019 7:39 pm

Gosto das duas coisas. Estudar em casa e tocar. Ambas são importantes e se complementam. Não adianta ficar estudando em casa todo o tempo sem jamais sair para o mundo e não adianta sair para o mundo se não faz a lição de casa.
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Mensagem por Zubrycky Qui Nov 28, 2019 7:43 pm

Edão escreveu:^ Verdade. A prática de conjunto é quem diz como será a música, finalmente. Somos, na minha opinião, diretamente dependentes da dinâmica musical do baterista.
Pra mim, um bom baterista é metade de uma banda!

Concordo.

Sobre esse assunto, num trecho de um velho documentário sobre o Cream que tenho em um VHS aqui em casa, Ginger Baker diz (E aqui o parafraseio) que "uma banda é tão boa quanto o seu baterista. Uma banda boa com um baterista ruim é uma banda ruim, uma banda ruim com um baterista bom é uma boa banda e uma banda boa com um baterista bom é uma super banda".
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Mensagem por fheliojr Sex Nov 29, 2019 3:43 pm

^ #kanadesatoforever

Virei fã desta menina.
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Mensagem por RobertoGrecoJr Sex Nov 29, 2019 5:02 pm

Edão escreveu:^ Verdade. A prática de conjunto é quem diz como será a música, finalmente. Somos, na minha opinião, diretamente dependentes da dinâmica musical do baterista.
Pra mim, um bom baterista é metade de uma banda!

Pois é. É impressionante como tudo muda, nesse sentido.
Toco em uma banda de Rick e Pop e temos baterista fixo, porém ele tem um SUB.

Quando o sub assume algum show, TUDO no baixo muda. Tempo das musicas, desgaste, condução, dinâmica, arranjo, etc...
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Mensagem por vinibassplayer Sex Nov 29, 2019 5:35 pm

RobertoGrecoJr escreveu:
Edão escreveu:^ Verdade. A prática de conjunto é quem diz como será a música, finalmente. Somos, na minha opinião, diretamente dependentes da dinâmica musical do baterista.
Pra mim, um bom baterista é metade de uma banda!

Pois é. É impressionante como tudo muda, nesse sentido.
Toco em uma banda de Rick e Pop e temos baterista fixo, porém ele tem um SUB.

Quando o sub assume algum show, TUDO no baixo muda. Tempo das musicas, desgaste, condução, dinâmica, arranjo, etc...

o baxista tem a tendencia de acompanhar a fluencia na bateria.. tocava num cover de whitesnake com um batera top que groovava bem e me dava liberdade de explorar as linhas de baixo... dois shows nos usamos um sub que era meio mão dura, aqueles bateras mais diretos, que me travou todo, a linha do baixo mudou toca pra acompanhar.... realmente o batera é a alma da banda, e isso só se aprende tocando junto
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Mensagem por allexcosta Sex Nov 29, 2019 5:40 pm

RobertoGrecoJr escreveu:Quando o sub assume algum show, TUDO no baixo muda. Tempo das musicas, desgaste, condução, dinâmica, arranjo, etc...

Não deveria.

Existe um padrão aceitável para trabalho de músico free lancer. Existe um sotaque padrão e tudo...

Alguma coisa de entrosamento pode até faltar, mas ser assim do jeito que você cita é errado. E acontece porque os músicos em questão são ruins ou abaixo do nível médio.
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Mensagem por RobertoGrecoJr Sex Nov 29, 2019 5:55 pm

^Allex,

São dois músicos muito bons mas vindos de universos muito diferentes.
Atuamos em trio então os arranjos são pensados para trio. Com o batera titular, temos várias convenções e insights ensaiados e só de nos olharmos já sabemos pra onde o outro vai.

Com o sub a coisa muda de figura. É um cara que toca em banda com 8 componentes, ou seja, a batera é mais contida, menos espalhada. E sinto que isso prende um pouco meu trabalho como baixista. Mas o som sai bonito, apenas diferente.
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Mensagem por allexcosta Sex Nov 29, 2019 6:02 pm

^ Um batera a vera mesmo que você nunca viu na vida vai te cumprimentar e fazer umas duas perguntas bem básicas, como quem não quer nada... Uma delas será algo próximo de "quais são os caras que você curte tocando?" ou algo assim...

E aí ele já vai ter um norte. E na primeira música ele vai sentir seus acentos, sua dinâmica e vai dar uma ajustada. Da segunda música em diante ele já criará situações que farão você e os outros músicos da banda confortáveis, já saberá onde espalhar, onde recolher, onde acentuar as ghost notes, enfim...
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Mensagem por Stormbringer Sex Nov 29, 2019 6:29 pm

^Eu ja toquei com bateristas bons assim... mas o "padrão" na noite de rock/pop é mais baixo normalmente, batera "levadinha"
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Mensagem por Zubrycky Dom Dez 01, 2019 7:18 pm

No mundo real, há bateristas de todo tipo. Não deveria ser assim, mas... C'est la vie.
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Mensagem por allexcosta Dom Dez 01, 2019 11:10 pm

Stormbringer escreveu:o "padrão" na noite de rock/pop é mais baixo normalmente, batera "levadinha"

Zubrycky escreveu:No mundo real, há bateristas de todo tipo. Não deveria ser assim, mas... C'est la vie.

Aí que tá o ponto das coisas que eu falo.

Se o batera cresce gostando de rock e ouve Ringo e o cara do The Who, ele vira um batera desses, mão de alface, sem dinâmica, sem groove, sem beat, "levadinha".

Se ele cresce no rock, com vontade de tocar rock, mas conhecendo e sendo influenciado por Chambers, Colaiuta, Gadd, Rich, ele vai ser um batera de rock com boa dinâmica, boa técnica, criador de situações, etc...
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Mensagem por fheliojr Seg Dez 02, 2019 5:41 pm

Só sei q cheguei, uma vez, ao baterista medíocre de uma banda em q eu tocava e disse: "ou vc toca no tempo, ou vou te substituir por um metrônomo".



...fui expulso desta banda, mas valeu a pena o desabafo. Ri Muito Ri Muito
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Mensagem por Stormbringer Seg Dez 02, 2019 6:15 pm

^Você fez o certo... uma vez eu toquei com um baterista cuja contagem inicial pra começar a música não coincidia com o andamento dela... Fiz 2 ensaios e dei uma desculpa que estava sem tempo pra banda...
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Mensagem por Pz123 Seg Dez 02, 2019 7:05 pm

Haha..
Baterista sem noção de tempo é algo incompreensível.

Toquei por meses com um que não conseguia encaixar uma virada certa dentro do tempo. Era de deixar maluco..
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Mensagem por Fernando Zadá Seg Dez 02, 2019 7:13 pm

Pior um aqui da região que era cheio de rodar baquetas, todo posudo transcriber de heavy metal na hora de tocar um blues não conseguiu segurar dois chorus de groove com firmeza. Desesperador.
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Mensagem por Zubrycky Seg Dez 02, 2019 10:44 pm

allexcosta escreveu:
Stormbringer escreveu:o "padrão" na noite de rock/pop é mais baixo normalmente, batera "levadinha"

Zubrycky escreveu:No mundo real, há bateristas de todo tipo. Não deveria ser assim, mas... C'est la vie.

Aí que tá o ponto das coisas que eu falo.

Se o batera cresce gostando de rock e ouve Ringo e o cara do The Who, ele vira um batera desses, mão de alface, sem dinâmica, sem groove, sem beat, "levadinha".

Se ele cresce no rock, com vontade de tocar rock, mas conhecendo e sendo influenciado por Chambers, Colaiuta, Gadd, Rich, ele vai ser um batera de rock com boa dinâmica, boa técnica, criador de situações, etc...

Não há, com todo o respeito, nenhuma relação entre uma coisa ou outra.

Se o baterista não é bom isso se deve ou à inexperiência dele ou à falta de dedicação aos estudos do instrumento e não às influências que ele tem ou deixa de ter. É claro que um músico, seja ele qual for, muito se beneficia ao se despir de preconceitos musicais, ouvir de tudo e buscar aprender com tudo.

Sobre Keith Moon e ao Ringo bom, muita coisa pode ser dita sobre o finado baterista do The Who, muitas acusações podem ser feitas a ele mas Moon não pode ser acusado de não ter dinâmica ou de ser mão de alface. Quanto ao Ringo, entendo quem não gosta dele (Muita gente não gosta), mas, cá com meus botões, penso que o trabalho dele no Beatles é de um extremo bom gosto e uma prova de como a bateria pode servir à canção.

Dito isso, Chambers, Colaiuta, Gadd e Rich são bateristas cujo trabalho todo baterista que se preze deveria conhecer.
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Mensagem por Zubrycky Seg Dez 02, 2019 10:44 pm

Fernando Zadá escreveu:Pior um aqui da região que era cheio de rodar baquetas, todo posudo transcriber de heavy metal na hora de tocar um blues não conseguiu segurar dois chorus de groove com firmeza. Desesperador.

Já passei por isso. Terrível. Medo
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Mensagem por Fernando Zadá Ter Dez 03, 2019 9:50 am

Zubrycky escreveu:

Não há, com todo o respeito, nenhuma relação entre uma coisa ou outra.

Se o baterista não é bom isso se deve ou à inexperiência dele ou à falta de dedicação aos estudos do instrumento e não às influências que ele tem ou deixa de ter.

Na minha modesta opinião influencia sim mas o cara que toca e só ouve o que gosta e não busca ampliar horizontes vai ficar restrito mesmo.
Eu sou fã de Beatles e acho Ringo o cara certo na hora certa. Pras músicas da banda ele fazia o necessário e funcionava muito bem na maioria dos casos. Mas longe de ser o baterista a ser copiado ou reverenciado como modelo técnico.
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Mensagem por Convidado Ter Dez 03, 2019 10:20 am

Fernando Zadá escreveu:
Eu sou fã de Beatles e acho Ringo o cara certo na hora certa. Pras músicas da banda ele fazia o necessário e funcionava muito bem na maioria dos casos. Mas longe de ser o baterista a ser copiado ou reverenciado como modelo técnico.
Me 2

Por essas e outras, dá gosto de frequentar esse fórum!

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Mensagem por Renato Aversari Ter Dez 03, 2019 1:41 pm

Rapaz, o baterista que vai tocar no meu projeito autoral tá muito $#%@&dido. Tem musicas com alternância de andamento em cada compasso, e são uns andamentos beeeeeeeemmm bonzinhos. 15/8, 17/8, 9/8, 6/8. Um compasso 15/8, o seguinte 17/8, volta para 15/8, depois outro 17/8, ai entram dois compassos em 6/8 e segue para 9/8 por um compasso, e depois entram outros que não me recordo aqui. kkkkkkkkkk, prevejo dificuldades. O pior é que as músicas não são harmonicamente tão complexas, mas ritmicamente são bastante complexas. Hoje em dia quando eu executo em casa ou escuto os áudios em MIDI que fiz o meu cérebro já trata essas alternâncias de forma natural, mas toda vez que eu mostro a alguém a pessoa faz logo aquela cara de "WHAT THE FUCK?". Agora me pergunte como é que eu fui compor algo assim pra ver se eu sei responder.
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Mensagem por Jãozeiro Ter Dez 03, 2019 1:54 pm

Pouco tempo atrás toquei com um batera que foi sofrimento.
Se você pedisse assim: "toca aquela música do Angra que tem pedal duplo", meu Deus, o cara tocava que é uma beleza aquele "tum-tum-tum-tum" veloz.

Aí fomos ensaiar um medley do Sidney Magal pra uma festa cafona em que iríamos tocar. Pense num cara que simplesmente APANHOU da batera. Mas assim, até ele ficou sem graça. Não acertava uma, se perdia todo, total. Coisa feia de ver.

Fora que esse cara não sabia muito essa coisa de "Bateria Iniciante - Aula 1". Sabe essa coisa de contar, "1, 2, 3, 4"? Então, ele não tem isso. Pra ele, pra entrar na música tem que ter uma virada de bateria, e nessa virada só ele sabe o que tá acontecendo, quando começa, quando acaba, ninguém mais.
Aí a virada acaba e ele entra sozinho na música e o resto da banda fica olhando pra ele.
Fora a dificuldade em manter o tempo e acentuação.

Jesus, o que foi aquilo...traumático.

E era macaco véio de rock, líder de banda de metal. Não era carinha novo que tá aprendendo e se aventurando na noite.
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Mensagem por AndréBurger Ter Dez 03, 2019 2:34 pm

^
É um problema, mas não é de se supreender, né?

E era macaco véio de rock, líder de banda de metal
Aí fomos ensaiar um medley do Sidney Magal

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Mensagem por Stormbringer Ter Dez 03, 2019 2:57 pm

Renato Aversari escreveu: Agora me pergunte como é que eu fui compor algo assim pra ver se eu sei responder.
Quando é nossa voz interna, é facil a gente mesmo entender o que a gente quis "dizer". Ainda mais se você ta compondo por experimentação antes de escrever literalmente a musica no papel. Quando você já escreve sobre uma célula ritmica pre-definida, é outra coisa, qualquer compasso mais "diferentão" foi proposital, e quando é proposital "só por que sim", é dificil não soar estranho pro ouvido do outro.

"A gente gosta de ouvir o que a gente está acostumado ouvir" - sei la de quem é essa frase, mas é a questão do "mere-exposure"
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Mensagem por Renato Aversari Ter Dez 03, 2019 3:20 pm

Stormbringer escreveu:
Renato Aversari escreveu: Agora me pergunte como é que eu fui compor algo assim pra ver se eu sei responder.
Quando é nossa voz interna, é facil a gente mesmo entender o que a gente quis "dizer". Ainda mais se você ta compondo por experimentação antes de escrever literalmente a musica no papel. Quando você já escreve sobre uma célula ritmica pre-definida, é outra coisa, qualquer compasso mais "diferentão" foi proposital, e quando é proposital "só por que sim", é dificil não soar estranho pro ouvido do outro.

"A gente gosta de ouvir o que a gente está acostumado ouvir" - sei la de quem é essa frase, mas é a questão do "mere-exposure"

Isso é exatamente o que eu falo para as pessoas. "Infelizmente" (sendo bem feliz) kkkkkk, nada disso foi pensado, foi só minha voz interna falando. Eu simplesmente fui encaixando um riff no outro, uma linha na outra, e no final gostei do resultado. Não foi nada do tipo "vou escrever um compasso 17/8". Eu até tive algumas dificuldades em alguns momentos para descobrir o andamento dos compassos que estava tocando. Simplesmente fiz os riffs sem metrônomo, sem nada, achei animais e nem liguei pra nada relativo à rítmica. Fui descobrir alguns dos andamentos que fiz na hora de escrever os arquivos em MIDI no Reaper.
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Mensagem por Willian Casagrande Ter Dez 03, 2019 4:26 pm

Ensaiar é luxo, ô louco. O único projeto que tenho que ensaia pra caramba é o de rock progressivo, porque não dá pra tocar essas músicas sem ensaiar. Pra fazer o primeiro show com a nova formação foram 6 meses de ensaio pra tirar um repê de 2h30... mas a gente toca uma vez a cada 2 ou 3 meses também Laughing

Agora, com os projetos de pop/soul/funk é ensaio de vez em quando, até porque não dá tempo de ficar ensaiando. É olhar pra cara do guita/batera e já saber o que eles vão fazer...
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Mensagem por Stormbringer Ter Dez 03, 2019 4:35 pm

Willian Casagrande escreveu:Ensaiar é luxo, ô louco. O único projeto que tenho que ensaia pra caramba é o de rock progressivo, porque não dá pra tocar essas músicas sem ensaiar.

Uma vez vi uma entrevista do geddy lee dizendo que antes de uma turnê cada integrante fica ensaiando sozinho suas partes por duas semanas, depois eles se encontram por mais duas semanas sem parar pra passar as musicas da turnê. E é o Rush(ain, olha a idolatria, mimimi)... Se os mortais não ensaiam, vish


ja vi muita banda que da pra sacar que cada integrante é bom, mas a banda é medíocre por que falta ensaio.
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Mensagem por Fernando Zadá Ter Dez 03, 2019 4:48 pm

AndréBurger escreveu:^
É um problema, mas não é de se supreender, né?

E era macaco véio de rock, líder de banda de metal
Aí fomos ensaiar um medley do Sidney Magal

Mas na teoria um cara que toca metal deveria conseguir tocar um rock básico, um blues e alguma coisa pop...
Na teoria porque a maioria acha os bateras ruins mas acabam tomando um coro do tiozinho que toca forró no baile de carapicuiba....
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Mensagem por AndréBurger Ter Dez 03, 2019 5:56 pm

^ É, o cara mirou pra chegar naquele cara que toca bumbo duplo, né.
Raro achar um músico que seguiu toda a 'trilha certa' para tocar.
Também já ouvi muito falar que o músico brasileiro é diferenciado justamente por se adequar ao que tá sendo pedido. Não seria essa 'exigencia' algo bem particular do músico profissional brasileiro?

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Mensagem por Zubrycky Ter Dez 03, 2019 7:45 pm

AndréBurger escreveu:
E era macaco véio de rock, líder de banda de metal
Aí fomos ensaiar um medley do Sidney Magal

Adoro Sidney Magal!

Há uns 11 anos atrás, toquei canções dele e cheguei a cantar "Sandra Rosa Madalena" com uma de minhas antigas bandas (Infelizmente nada disso foi gravado...  Sad  ).

Se você só tem a bagagem do metal não dá para tocar Magal, da mesma forma que se você só tem a bagagem do Magal não dá para tocar metal. São linguagens musicais muito diferentes.

Fernando Zadá escreveu:

Mas na teoria um cara que toca metal deveria conseguir tocar um rock básico, um blues e alguma coisa pop...
Na teoria porque a maioria acha os bateras ruins mas acabam tomando um coro do tiozinho que toca forró no baile de carapicuiba....

Entendo o seu ponto de vista, mas respeitosamente discordo porque estamos falando aqui de gêneros musicais diferentes, cada um com suas regras próprias. Há pontos em comum entre os estilos citados, é claro, mas acredito que saber tocar bem um estilo não capacita ninguém a tocar outro estilo (Ainda mais de forma autêntica) se esse outro estilo não for estudado a fundo e com a devida seriedade.  

Muitos músicos preferem se especializar em um único estilo (geralmente o de sua predileção pessoal) e acabam se esquecendo dos demais (geralmente aqueles que eles não gostam de escutar). Até aí, de minha parte, tudo bem. Cada um sabe o que quer ser na vida e, se analisarmos a situação friamente, essa abordagem só dá problema mesmo quando esse tipo de músico (seja ele o baterista de metal, seja ele o tiozinho que toca forró em Carapicuíba) tem que tocar, ainda mais sem estudá-lo previamente, algum outro estilo ao vivo.  Rolling Eyes


Última edição por Zubrycky em Qua Dez 04, 2019 12:44 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem por AndréBurger Ter Dez 03, 2019 11:59 pm

Penso de forma semelhante, Zubrycky.

É a parte ruim de ter um tempo finito nessa Terra. Acaba não dando para fazer de tudo.

Nessa discussão me lembrei deste cover de Since I´ve Been Loving You, uma lindíssima canção do Led Zeppelin interpretada pelo Dream Theater.



ô, mas como a coisa ficou sem sal...

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Estudar, estudar e estudar. E a hora de tocar? - Página 2 Empty Re: Estudar, estudar e estudar. E a hora de tocar?

Mensagem por Willian Casagrande Qua Dez 04, 2019 5:46 pm

Stormbringer escreveu:
Willian Casagrande escreveu:Ensaiar é luxo, ô louco. O único projeto que tenho que ensaia pra caramba é o de rock progressivo, porque não dá pra tocar essas músicas sem ensaiar.

Uma vez vi uma entrevista do geddy lee dizendo que antes de uma turnê cada integrante fica ensaiando sozinho suas partes por duas semanas, depois eles se encontram por mais duas semanas sem parar pra passar as musicas da turnê. E é o Rush(ain, olha a idolatria, mimimi)... Se os mortais não ensaiam, vish

ja vi muita banda que da pra sacar que cada integrante é bom, mas a banda é medíocre por que falta ensaio.

É muito diferente tocar Rush, que é um som que cê faz no mais das vezes igualzinho, que tem 250 convenções numa mesma música, do que tocar um Tim Maia, um groove, uma Amy, um Paralamas, sei lá (e dá pra botar muita coisa aqui). Esse tipo de som tem que ensaiar mesmo. E isso é uma banda que vive só desse som, que toca só isso e tal. Quem é reles mortal como eu e tem duzentas gigs diferentes pra fazer (modo de dizer, quem dera eu tivesse tanto trampo assim haha) não tem tempo pra ensaiar sempre. Nem bate a agenda dos músicos...
Geralmente, trampo de sub é um repê de 30 sons em 1 ensaio, quando muito 2. E aí cê se vira, pega o negócio e sai cobrindo na hora da gig. É a vida.
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Estudar, estudar e estudar. E a hora de tocar? - Página 2 Empty Re: Estudar, estudar e estudar. E a hora de tocar?

Mensagem por Stormbringer Qua Dez 04, 2019 6:07 pm

Sim, como substituto é só entrar no modo "ja ouvi a musica, lembro, tenho a cifra, levadinha..."
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