Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estudar nos Estados Unidos.

+16
bassman4
Alencar
Ivanov_br
Fernando Zadá
Vlad
Filipe Castro
LuCaSbass
Renato
Eduardo Chaves
edumalta
LEANDROBAIXISTA
Cantão
Maurício_Expressão
dibass
Claudio
luizribeiro
20 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por luizribeiro Ter Mar 30, 2010 5:26 pm

Tenho recebido muitas mensagens me perguntando como é o processo para estudar aqui nos EUA, e uma série de outras dúvidas, daí vou contar um pouco da minha experiência, lembrando que também sou novato. E lembrando que só posso falar em relação a Nova Iorque.

Bom o primeiro que você deve decidir é qual programa que você vai estudar, se vai ser Jazz ou Erudito, daí você vai começar a avaliar a outra questão, quanto você pode pagar, depois você deve ser fazer a pergunta "Tenho nível para bolsa de estudos?", e finalmente você vai poder definir sua Universidade.

Aqui em Nova Iorque tem uma infinidade de Universidades que oferecem programas em música, todas tem mais ou menos o mesmo repertório para audição, como fiz prova para jazz e erudito posso dizer como é a prova, lembrando que isso tudo é para Graduação, ou como se chama aqui Undergraduate.

Jazz:

Eles normalmente pedem que você grave uma balada e um tema mais rápido, nos dois você deve fazer levada e improvisar por dois chorus (duas vezes a forma da música) e no tema rápido tem que ter walking, lembrando que você deve ter alguem te acompanhando, nem que seja um piano. Eu fiz o seguinte e fui aceito pelo City College of New York, gravei com um amigo pianista as músicas, Retrato em Branco e preto, em uma versão groove balada, e summertime como se toca pro ai, quando fiz essa gravação eu tinha um bom conhecimento de harmonia, mas ainda não improvisava bem, então dei algumas notas foras, mas fui bem atento com o ritmo, isso em jazz e mpb aqui é super valorizado, baixista que não tem um pulso constante, tá fora.
Isso é o programa da maioria das universidades. É sempre legal tentar colocar um tema Brasileiro ai no meio, eles adoram música brasileira, e ficam muito contentes em ouvir alguem tocando na linguagem, pois sinceramente, brasileiro toca jazz mau pra burro.

Erudito:

Aqui é onde existe mais tipos de programas diferentes, o que normalmente podemos encontrar é esse:

Escala Maior e Menor (Harmônica ou Melódica) em três oitavas.
Um Estudo do livro do Kreutzer (nr 1 ou 2), ou um estudo de livro de estudos do Simandl, ou um estudo do livro dois do Storch & Hrabe.
Dois movimentos de andamentos contrastantes de uma sonata barroca, eles sugerem Eccles, Vivaldi, Corelli, Handel.
Dois trechos de música orquestral de andamentos e periodos contrastantes, sem sugestões.

Eu gravei um programa um pouco diferente, pois queria bolsa de estudos toquei o seguinte;
Escala de Sol menor melódica em três oitavas, claro.
Kreutzer número 1.
Aqui foi onde mudei o programa, gravei os dois primeiros movimentos do concerto do Dittersdorf, com suas devidas cadenzas.
Toquei o Recitativo da nona sinfonia do Beethoven, e um trecho do Pássaro de Fogo do Stravinsky.

O Dittersdorf, hoje eu vejo que eu poderia ter executado bem melhor, muito mais músical, toquei quase como um exercício, sem muita variações de dinâmica, mas fui muito atento a afinação e ao andamento, gravei com metrônomo. No mais no programa fiz tudo dentro dos conformes.

Com esse programa fui aceito para 4 universidades diferentes:

City College of New York (jazz, sem bolsa);
Brooklyn College (erudito, 20% de bolsa);
Julliard (erudito, 30% de bolsa)
New School (70%, de bolsa)

As universidades da rede CUNY (www.cuny.edu), que é o caso do City College e do Brooklyn college, não oferecem mais que 20% de bolsa, pois são universidades públicas, então tem preços mais acessíveis, $5000,00 por semestre, isso é o mais barato que pode ser encontrado, e digo isso em relação as Estados Unidos todo. Essas universidades normalmente são boas, o City College em especial para Jazz e contrabaixo é muito boa, quem dá aula lá é nada menos que o John Patitucci, antes deles era o Ron Carter, então lá tem uma tradição de bons baixistas, recomendo essa Universidade para todos que procuram um bom programa em jazz.
Agora em relação as grandes universidades como Julliard, New School, Manhattan School of Music, e etc... Tudo fica um pouco mais complicado, pelo menos pra mim que não disponho de trinta mil dolares, pelo menos, por ano só de mensalidade. Essas universidades normalmente dão bolsas facilmente, mas na maioria dos casos são bolsas de dez até vinte por cento, mas também existem as bolsas maiores, tenho amigos que tem bolsa integral, mas daí também está fora da minha realidade, pois você deve ser jovem e muito talentoso, muito mesmo.
A New School é uma boa pedida, 75% dos estudantes de lá tem alguma bolsa, e a bolsa começa em 25%. Lá é onde estudo, consegui 70% de bolsa e me viro para pagar o resto. A universidade é maravilhosa, é uma coisa que nunca vi no Brasil, tudo super novo, impecavel, e os professores são maravilhosos, tenho aula com a Marji Danilow, umas das mais importantes baixistas de Nova Iorque. Toco na Orquestra da Universidade, funciona como uma orquestra profissional, tocamos toda semana, repertórios diferentes, e bem puxados. Tenho evoluído em uma velocidade incrível, é muito bom fazer parte desse ambiente.

Como sei que o pessoal do Forum é mais ligado a Jazz, vou falar um pouco sobre como as coisas funcionam aqui. Se você espera vim pra cá para estudar, e acha que vai sair tocando jazz por ai todas as noites, tenho uma notícia péssima, você não vai, primeiro, brasileiro não toca jazz na linguagem, é complicado assumir isso mas é fácil de compreender quando reparamos nos gringos tocando música brasileira, normalmente é uma dureza. Ser músico de jazz aqui é uma carreira super complicada, o mercado está super lotado, quando se tem muita oferta, o preço do produto vai lá pra baixo, então é muito comum ver Gigs de jazz com músicos maravilhosos, tirando 10 dólares cada um por noite, as vezes até nada. Outra coisa, vejo muita conversa cobre captador e amplificador aqui no forum, e vou contar uma coisa, aqui a MAIORIA dos baixistas tocam sem nenhum tipo de amplificação, eles usam cordas bem grossas e bem altas, isso é maravilhoso, pois o timbre do instrumento fica bem bonito, mas sei que essa cultura não existe no Brasil, então isso em um primeiro instante é um susto, eles só usam isso em Shows Grandes, onde não existe outra opção. Se você pretende vir estudar aqui, ponha uma coisa na sua cabeça, você está vindo para aprender, não para trabalhar, baixistas de jazz aqui começaram tocando com 14 anos, e eles só tocam jazz, então não ache que você vai ter como competir, pelo menos em um primeiro instante. MAS, uma notícia ótima, música brasileira aqui dá grana, tenho amigos que tocam choro no central park todos os dias no horário do almoço e tiram 40 dolares cada um, fazem isso todos os dias por 1h, no fim das contas eles garantiram uma graninha legal para o mês. Então antes de vim pra cá de uma intensificada no estudo de música brasileira.

Bom escrevi um monte, espero que leiam, se tiverem alguma dúvida, posso fazer o possível para responder.
Abraços a todos que me escreveram!
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por Claudio Ter Mar 30, 2010 6:50 pm

Legal Luiz, bom texto... bem esclarecedor pra quem está pretendendo estudar música fora do Brasil... boa sorte aí nos seus estudos!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por dibass Ter Mar 30, 2010 7:04 pm

legal vc contar a sua vivencia muito bom mesmo
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1565
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por Maurício_Expressão Ter Mar 30, 2010 7:38 pm

Toda troca de experiência é sempre salutar!
Obrigado.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7463
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por Cantão Ter Mar 30, 2010 9:55 pm

Muito bacana Luiz , valeu pela troca de experiência , abraço e bons estudos brother... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21893
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por LEANDROBAIXISTA Qua Mar 31, 2010 12:37 am

Pois é, mtos anos se passaram desde a criação da bossa nova e a música brasileira ainda é, continua sendo umas das mais valorizadas do mundo, é claro, FORA DO BRASIL. :-)

LEANDROBAIXISTA
Membro

Mensagens : 48
Localização : Piracicaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por edumalta Qua Mar 31, 2010 2:15 pm

claps
Obrigado por compartilhar sua experiência!
Boa sorte pra vc !

____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por Eduardo Chaves Qua Mar 31, 2010 2:46 pm

Muito bom Luiz! Bom Estudo, e sorte na baixaria por ai! claps
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5520
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por Renato Qua Mar 31, 2010 4:05 pm

Excelente material para consulta dos interessados!! Parabéns pela iniciativa e boa sorte.

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6241
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por LuCaSbass Sex Abr 02, 2010 3:18 pm

Só agora vi esse topico. Valeu por compartilhar suas experiências, muito bom mesmo!

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por Filipe Castro Sex Abr 02, 2010 5:33 pm

Ótimo! Valeu Luiz!
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por Vlad Qua Abr 07, 2010 3:29 pm

Demais Luiz! Mt legal compartilhar essas infs conosco... boa sorte!

____________________________
Da quod iube, et iube quod vis...
Vlad
Vlad
Membro

Mensagens : 2138
Localização : Sampa

http://instagram.com/vladcarvalho

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por Fernando Zadá Qua Abr 07, 2010 5:07 pm

Ótimo tópico e bem elucidativo.
O que me encantou de uns amigos que estudaram ai e me contaram é que você faz prova e pode pular nível ou matéria se já souber. Coisa que aqui nem pensar. Tenho um amigo excelente saxofonista e flautista que estudou ai na Manhatan e de cara pulou um ano e a economia foi grande. Fora que pelo que ele conta o nível é bem diferente. O povo toca mesmo.
Aqui no Brasil nas faculdades tem muito acadêmico que quase não toca e fica vomitando regras que leu em livros.
Passei por duas faculdades consideradas boas aqui e sinceramente não curti nada!
Se você já se vira e toca alguma coisa simplesmente tem que seguir o programa e dane-se!! Mesmo nas aulas particulares senti isso.
Frustrante!
valeu pela mensagem bem detalhada!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14268

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por Ivanov_br Qui maio 13, 2010 1:19 am

parabens pelo texto, luiz
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7029
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por Alencar Qui maio 13, 2010 10:25 am

Também só vi agora, valeu Luiz! Esclareceu muita coisa.

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por Filipe Castro Qui maio 13, 2010 10:27 am

ô Luiz, uma coisa que eles olham é a idade, certo? Pra esse lance da bolsa e tals... vc entrou com quantos anos?
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por Filipe Castro Qui maio 13, 2010 10:31 am

Pra quem já tem graduação no Brasil com funciona os programas de mestrado?
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por luizribeiro Qui maio 13, 2010 11:05 am

Olha, dizem eles que a idade só importa quando tem que desempatar, por exemplo dois baixistas no mesmo nível, o mais novo entra. Mas para bolsa integral eu só vejo jovens muito prodígios. Eu entrei com 23 anos, toco baixo acústico a 3 anos.

Para mestrado as coisas facilitam pois existem instituições que dão bolsas de estudo, no Brasil mesmo tem um monte, sei do Instituto Fullbright, FGV, o esquema é pesquisar, geralmente as universidades usam uma fatia maior do capital de bolsas para mestrado. Qual o grande lance, o nível do mestrado é f***. Principalmente nessas grandes universidades. E normalmente tem vaga limitadas. Um amigo meu acabou de tentar pro City College e não passou, pois tinha uma vaga e quem entrou foi um cara com uns 40 anos. Em suma, mestrado tem que estar muito bem preparado.

Programa do Erudito;

Um concerto com candenzas, eles sugerem esses compositores: Koussevitsky, Bottesini, Dittersdorf, Vanhal. Mas sinceramente se não for o Concerto em sí menor do Bottesini, não tem nem chances.
Uma sonata contemporânea, eles não dizem nenhum autor, mas esperam que você toque a do Proto (música mais difícil já escrita pra contrabaixo)

Programa Jazz;

Uma Balada
um bebop
Uma música com harmonia não funcional
eu ponho nessa lista também, muita experiência em gigs, pois normalmente o pianista que via te acompanhar vai te colocar na fogueira para saber se você sabe se virar, então é muito comum o cara tocar a sua música em outro tom, entrar improvisando no meio do seu solo, ou tentar te derrubar no solo mudando a harmonia da música.

Mestrado é pra gente grande!
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por bassman4 Qui maio 13, 2010 12:02 pm

Caracas ( pra não dizer a palavra certa!!!!) TOCOU DITTERS E DEPOIS UM JAZZ??? Luiz tú manda bem hein!!! AHHHHHHH CONCERTEZA IRIA TOCAR ECLLES ooooooo peça da hora de tocar cheers
bassman4
bassman4
Membro

Mensagens : 90
Localização : Guarulhos sp

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por luizribeiro Qui maio 13, 2010 12:12 pm

Eccles é a preferida! Adoro essa música também. Mas estive conversando com minha professora esses dias, e ela disse que prefere quando tocam outras sonatas na prova, ela disse que tem vezes que dos 30 baixistas que se inscrevem para as audições, 29 tocam o eccles. Ela disse que sinceramente chega uma hora que eles perdem um pouco a paciência pra música. Então ela sempre recomenda a sonata do Handel.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por bassman4 Qui maio 13, 2010 12:18 pm

Opaaaaaaaaaaaaaa dica mais que VALIOSA hahha isso é igual aos testes de orquestras jovens aqui em SP tooooooooooooooooodos vai np famoso SOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLL SIIIIIIIIIIIIIIIIIIII RÉEEEEEEEEEEEEEEEE do Dragonetti (mais ou menos 298 baixstas haha) e o outros restantes toca ou ARRISCA um Bach ou Ditters ou Koussevitsky e o segundo TOCA SONATINA 1978 do Malhe kkkkkkkkkkkkk e aqui no Brasil você estudou com quem????
bassman4
bassman4
Membro

Mensagens : 90
Localização : Guarulhos sp

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por luizribeiro Qui maio 13, 2010 12:21 pm

Ai no Brasil estudei com o Ricardo Vasconcelos lá em Brasília.
O nível ai em São Paulo é bem alto!
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por Cid Qui maio 13, 2010 12:22 pm

luizribeiro escreveu:
Como sei que o pessoal do Forum é mais ligado a Jazz, vou falar um pouco sobre como as coisas funcionam aqui. Se você espera vim pra cá para estudar, e acha que vai sair tocando jazz por ai todas as noites, tenho uma notícia péssima, você não vai, primeiro, brasileiro não toca jazz na linguagem, é complicado assumir isso mas é fácil de compreender quando reparamos nos gringos tocando música brasileira
Eu sempre tive essa impressao com Jazz assim também como funk, não é a mesma coisa mesmo.
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por bassman4 Qui maio 13, 2010 12:26 pm

Bem isso já me anima pois vou começar a estudar Ditters !!! mas ainda tenho que construír mais bagagem por que olha aqui no Brasil é meio atrasado o estudo de contrabaixo e sem contar o conservadorismo de escolas de arco PRINCIPALMENTE AQUI EM SP o que mais desejo mesmo aqui é só estudar com o Pedro gadelha por a vontade da estudar com o Guy tuneh é muuuuuuita hahaha agora uma duvida Luiz, os baixstas yankee são versateis??? eu vi uma vez uma jam do Catalin e ele mandou bem nos eruditão mas arregaçouno jazz também !!!CARA É ISSO QUE SINTO FALTA AQUI NO BRASIL ESSA FALTA DE ESTUDAR MUSICA !!! sem criticar tais professores mas jamais você verá por exemplo a Ana valeria ensinando uma bom walking em um samba por exemplo que eu saiba que é assim é o Sadrino Santoro e a MINHA TEACHER HAHAH Miranda PORÉM SÓ
bassman4
bassman4
Membro

Mensagens : 90
Localização : Guarulhos sp

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por Filipe Castro Qui maio 13, 2010 9:00 pm

o Luiz, a prova de acesso é só a gravação? Em vídeo também ou só audio? Outras coisas, tipo, solfejo, prova de harmonia, e tals, tem também?

abraços
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por luizribeiro Qui maio 13, 2010 11:24 pm

Pois é Cid, não estou criticando nós brasileiros, o problema é que crescemos ouvindo outro tipo de coisa. Mas damos banho neles em música brasileira e latina em geral.

Bom, acho que o Pedro é um dos melhores ai em São Paulo, junto da Ana Valéria e do Sérgio. De certa forma eu entendo o fato da Ana não ensinar música popular, simplesmente pois não é o estila que ela tem formação, se você ir estudar com o Sizão Machado por exemplo você não pode esperar que ele ter uma linguagem orquestral ou um repertório de solos de baixo da manga. Você deve escolher seu professor conforme a o estilo que você pretende estudar. O Catalin só dá aulas de Erudito, com certeza ele pode dar umas dicas de como tocar jazz, mas não faz muito sentido procurar ele para ter aulas de jazz se a especialização do cara é erudito. Isso é em qualquer lugar do mundo, aqui em Ny não é diferente. Muita gente aqui atua nas duas áreas, mas nunca vi um músico da Filarmônica de Ny tocando jazz, nem nunca ouvi falar do John Patitucci tocando erudito.

Para graduação pode ser audio, mas daí fica mais complicado de ter bolsa. Para mestrado só vale ao vivo e a cores. Sim também cai prova de teoria, e percepção musical, que no caso você faz pessoalmente pouco antes de iniciarem as aulas.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por Filipe Castro Qui maio 13, 2010 11:27 pm

massa. valeu pelas respostas aí cara.
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por luizribeiro Qui maio 13, 2010 11:31 pm

filipi, você está planejando vir estudar aqui?
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por Filipe Castro Qui maio 13, 2010 11:35 pm

Quem sabe no futuro, tenho muito o que aprender de música brasileira ainda!
Vontade eu tenho, mas depois que eu fizer a graduação aqui no Brasil.
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por Filipe Castro Qui maio 13, 2010 11:40 pm

Luiz,

Como é o custo de vida aí?
Você mora de aluguel? família? amigos?

Se não se importar em responder, claro.
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por luizribeiro Sex maio 14, 2010 12:15 am

Bem alto, divido o meu apartamento com a minha namorada, mais uma room mate, o negócio é que estou em Ny, tudo é muito caro aqui. Moro no Brooklyn pois manhattan é impraticável, mas estou quase me mudando pro Queens pois o brooklyn é um bairro meio na moda, daí está mais caro que o Queens.
O grande lance aqui é arrumar um emprego no fim de semana, normalmente dá para fazer uma graninha pra bancar o mês. Fica puxado, mas minha família não tem condições de me bancar aqui, então me viro como posso. Tenho feito alguns cachês com orquestra, principalmente opera, daí tem ajudado bastante também.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por Filipe Castro Sex maio 14, 2010 8:16 am

Ah isso aí, penso em ir quando eu tiver um nível pra me virar tocando. Aí seria o ideal. Pelo visto é mais tranquilo trabalhar com música erudita ou música brasileira aí né. Jazz tá fora.
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por Alexandre Negreros Sex maio 14, 2010 11:23 am

Bem, acho que caminhos alternativos também valem. Você pode ter contato com grandes baixistas e bons estudos não necessariamente indo pros EUA. A biblioteca da UFMG está lotada de material, sem contar que tem um exelente professor, a UFG também, pelos encontros da Associação, já tive contato e aulas embora rápidas mas super úteis, com Paul Sharp, Jeff Bradetich (que toca a suite n 1 de Bach todinha) Kristin Korb entre outros, as vezes acho que os americanos são muito marketeiros, fui criado com eles, sem contar que eles admiram muito nossa música!

Alexandre Negreros
Membro

Mensagens : 10
Localização : Porto Velho Rondônia

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por luizribeiro Sex maio 14, 2010 11:50 am

Realmente a UFMG é uma ótima universidade, acho que só perde pra USP que é sensacional.
De fato você não precisa vir pro estados unidos para tocar bem, mas bem se você quiser estudar com todos os baixistas que você falou, não tem outra opção.
Não acho que o estudo de música clássica em nenhum lugar do mundo esteja envolvido com marketing.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por bassman4 Sex maio 14, 2010 3:55 pm

USP ESTÁ SEM PROFESSOR DE CONTRABAIXO buaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
bassman4
bassman4
Membro

Mensagens : 90
Localização : Guarulhos sp

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por luizribeiro Sex maio 14, 2010 9:06 pm

bassman4 escreveu:USP ESTÁ SEM PROFESSOR DE CONTRABAIXO buaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Que coisa cara, tem a academia da OSESP que é meu sonho de vida, antes de eu fazer 27 anos vou arriscar uma prova lá!
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por Alencar Dom maio 23, 2010 1:04 pm

Luiz, e quanto ao inglês? algumas pessoas me falaram que parar ir estudar nos EUA eles exigem que você tenha toefl.

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por luizribeiro Dom maio 23, 2010 2:59 pm

É verdade pulei essa parte.
Sim precisa ter o toefl, raríssimos os casos que você não vai precisar. Sei de dois amigos que conseguiram bolsa integral para universidade do mississipi não precisaram, mas antes de começarem a estudar oficialmente na universidade, eles irão fazer um curso de inglês por seis meses que a própria universidade oferece. Normalmente as faculdades exigem, para undergraduate (graduação) nota cinquenta e poucos, e para graduate (mestrado) nota setenta e poucos.
O toefl é um teste caro pra dana, quando fiz estava $175,00. A prova já foi bem fácil pelo o que eu já ouvi falar, mas agora não está mais essa mamata. Estudei inglês a minha durante todo o meu primeiro e segundo grau, e sou formado na Cultura Inglesa, tirei 96, acho que o máximo é 110. Fiquei super nevoso na prova pois me deparei com um teste muito mais complicado do que imaginava.
Outra coisa relacionada ao Inglês, quando chegar aqui todos os estudantes devem fazer um teste de ACT, esse teste é constituído de três provas. Matemática elementar, capacidade de ler e escrever em inglês. Mesmo com nota máxima no toefl ainda tem que fazer isso. Se você não passar em uma dessas provas vão requirir que você pegue matérias de apoio junto das matérias regulares.
É isso.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Estudar nos EUA

Mensagem por Alexandre Negreros Dom maio 23, 2010 7:45 pm

Bem, não acho que a escola da USP seja a melhor. Considereo - a muito conservadora, além de atrasada metodologicamente. E voltando ao tópico tenho alguns amigos que optaram por outros países, alguns estão na França estudando com contrabaixistas que estudaram com Rabbath, outros ainda, estão na Itália estudando a escola do virtuoso Petrachi. Os professores que estão no Brasil, estudaram nos EUA, com Masciadri, Gannet, Bradetich, Sturm entre outros. Você também pode tammbém fazer um Bass Camp na UNT. Não sei como ficará agora pois, o George Vance faleceu e era ele que organizava o Bass Camp com o Rabbtah todos os anos. Vale a pena você guardar uma grana e passar 15 dias estudando pra valer. Acho que terá no mínimo três anos de conteúdo para estudar.

Alexandre Negreros
Membro

Mensagens : 10
Localização : Porto Velho Rondônia

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por luizribeiro Seg maio 24, 2010 2:22 am

Olha eu sinceramente não sei o que você entende por conservadorismo musical. Sei muito bem que a USP é uma escola muito famosa por seu estudo de música contemporânea. Outra coisa, tirando o Rabbath, todos os baixistas que você citou já participei de masterclass com eles, a Diana Gannet inclusive autografou meu segundo livro do simandl, dizendo que boa parte da vida dela foi esse livro. O bradetich estudou com o livro do Bille, e um colega que estudou com o Petrachi na Itália e agora está fazendo mestrado na Julliard com o Tim Cobb, me disse que o Petracchi segue o Bille sem tirar nem por, os alunos deles tocam todos os exercícios do Bille.
Queria que você definisse o que é conservador para você, pois acho estranho os nomes que você usa como referência no contrabaixo, sendo que todos estudaram e usam livros como o Bille e o Simandl para dar aula.


Última edição por luizribeiro em Ter maio 25, 2010 11:38 am, editado 1 vez(es)
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por Alencar Seg maio 24, 2010 9:46 am

luizribeiro escreveu:Outra coisa relacionada ao Inglês, quando chegar aqui todos os estudantes devem fazer um teste de ACT, esse teste é constituído de três provas. Matemática elementar, capacidade de ler e escrever em inglês. Mesmo com nota máxima no toefl ainda tem que fazer isso. Se você não passar em uma dessas provas vão requirir que você pegue matérias de apoio junto das matérias regulares.
É isso.

Então se não existe a possibilidade de voltar pra casa se vocÊ não passar nas provas do ACT né? apenas será nescessário as diciplinas complementares não é isso?

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por luizribeiro Seg maio 24, 2010 12:19 pm

Isso mesmo Alencar, na realidade vai sair um pouco mais caro a faculdade, me disseram que caso você falhe em uma dessas provas, você vai ter que pagar 2000 dólares para cursar a matéria que você falhou, ela são mais caras que as outras.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por Alencar Seg maio 24, 2010 12:27 pm

2k anuais?

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por luizribeiro Seg maio 24, 2010 12:31 pm

nops, por semestre, mas se isso melhorar você só faz essa matéria por um semestre, e daí faz outro teste, se bombar faz tudo denovo. Mas olha essa prova é mais fácil que o Toefl.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por Alencar Seg maio 24, 2010 12:45 pm

^ Valeu Luiz, desculpa encher o saco e muitíssimo obrigado pelas informações.
Em breve voltarei com muito mais dúvidas! Hehehehe Razz
Abraço,

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por luizribeiro Seg maio 24, 2010 12:49 pm

Imagine, bicho. Pode perguntar o quanto quiser, ainda mais agora que estou de férias! HU
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por Alexandre Negreros Ter maio 25, 2010 12:36 pm

Bem, para ser sincero, irei deireto ao ponto. Como o nome já diz, CONSERVATÓRIO de música, que conserva literalmente toda a "tradição musical da música ocidental" (para esclarecer melhor o assunto, tem um artigo denominado: o Conservadorismo nas Escolas de Música no Brasil, não me lembro em qual periódico está). Claro que todos os contrabaixistas estudaram os métodos do BILLÈ ou Simandl, novas propostas pedagógicas ainda não tinham sido elaboradas. Trata se de profesores antigos mas que pelo que vi não utilizam com rigorozidade tais métodos. Tive a oportunidade de estudar até certo ponto as Fazes da dra Dianna, e dos livros do KARR. AMbos bastantes inivadores, como somos muito averssos a novas metodologias, às vezes desconfiamos de certas mudanças. O prof Bradetich também lançou seu próprio material escrito e em DVD, apenas ressalto que tais livros não devem ser levados como sendo verdades absolutas, ou que você precisa estudar o Billè ou o Simandl se não não irá tocar bem. Existem outros métodos, estudei um de um contrabaixista chamado Thomas Gale, muito bom. Eu particularmente acho tais livros (Simandl e Billè antimusicais). Acho que Edgar Meyer não estudou Billè, o cara ataca de tudo e pra todos os lados sua concepção musical é incrível, estava conversando com um amigo sobre isso. Anda mais que os livros do B. e S só tratam da música tonal, deixando de lado a música pós-tonal, Espero ter esclarecido melhor meu ponto de vista. Abraço!!!
Obs: acho que só há avanço científico se haver debate!!!

Alexandre Negreros
Membro

Mensagens : 10
Localização : Porto Velho Rondônia

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por Alexandre Negreros Ter maio 25, 2010 12:39 pm

E relembrando, para mim, eu indico o Vade Mecum do Vance.

Alexandre Negreros
Membro

Mensagens : 10
Localização : Porto Velho Rondônia

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por luizribeiro Ter maio 25, 2010 10:44 pm

Edgar Meyer, da aulas ca Curtis, o conservatório de música mais conservador dos estados unidos, e o mais difícil de entrar. Tenho certeza absoluta que ele estudou com o Bille, é só ver a digitação que ele usa, extremamente tradicional.
Concordo, o Simandl e o Bille não estão interessados em ensinar música, e sim o domínio pleno do instrumento para que idéia musicais podem ser expressadas com clareza. Não existe nenhum método que vá ensinar música, alguns podem pretender que ensinam, mas na realidade música se aprende tocando, seja em orquestras, com bandas. Estudo é estudo, desenvolvimento musical vem com experiência.
Bom se a idéia de estudar em escolas de música para você é conservador, daí são outros quinhentos. Entendo que realmente esse livros não servem em nada para música contemporânea, mas nenhum outro método aborda essas técnicas... É complicado.
Acho que quanto mais opções de livros melhor, realmente o S. e o B. tem suas falhas. Mas não podemos tirar que ali existe uma escola sim, e que se executado devidamente como indicado no livro, no fim você irá ter um desenvolvimento técnico excelente!
Eu indico todos!
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por Filipe Castro Qua Jun 16, 2010 11:58 pm

Uma vez conversando com um professor que eu tive, ele era Portugês e estudou na inglaterra... professor de filosofia, ele tava me explicando que na europa tinha grandes universidades mas que tinham algumas pequenas universidades que eram boas em determinadas áreas, e morar em cidades menores era mais barato e por aí vai...

como é aí luiz? quais as universidades vc pode indicar pra música popular?
entre as tops em grandes cidades e as menores... como é essa diferença aí?
abraçõs
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar nos Estados Unidos. Empty Re: Estudar nos Estados Unidos.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos