Consumo de bateria circuito EMG
+3
patriciofernandes
allexcosta
Rgomes
7 participantes
Página 1 de 1
Consumo de bateria circuito EMG
Prezados, coloquei um circuito da EMG ( caps, mais grave e agudo no mesmo potenciometro ) num Jazz Bass. Ainda estou me ambientando com o timbre, mas tenho uma dúvida em relação ao consumo da bateria. O circuito foi instalado a uns 2 meses e toco por base de uns 40 min por dia para estudos, não tenho banda só toco em casa...o cabo não fica plugado com o baixo, somente quando toco ele fica no jack. Pelo o que sei, o consumo ocorre com o caso plugado no baixo.
Hoje foi estudar pela manhã e notei o som baixo com leve distorção. Fui direto na bateria e ao medir com multimetro deu 2,5 volts ! A bateria foi colocada junto com o circuito, era nova e não era xing ling, usei Panasonic.
O circuito consome tanto assim ? Li em alguns lugares que os EMG consumem muito pouco e duram muito, estava despreocupado quanto a isso e agora estou na dúvida sobre a bateria ou o circuito que consome mesmo...
Hoje foi estudar pela manhã e notei o som baixo com leve distorção. Fui direto na bateria e ao medir com multimetro deu 2,5 volts ! A bateria foi colocada junto com o circuito, era nova e não era xing ling, usei Panasonic.
O circuito consome tanto assim ? Li em alguns lugares que os EMG consumem muito pouco e duram muito, estava despreocupado quanto a isso e agora estou na dúvida sobre a bateria ou o circuito que consome mesmo...
Rgomes- Membro
Re: Consumo de bateria circuito EMG
Sim, consomem muito pouco e duram muito.
Com captação e circuito eu trocava bateria uma vez por ano e nunca tive problemas. Isso ensaiando umas 5 vezes por semana e tocando umas 3, ou seja, umas 25 horas por semana.
Há algo errado, alguma fuga talvez.
Com captação e circuito eu trocava bateria uma vez por ano e nunca tive problemas. Isso ensaiando umas 5 vezes por semana e tocando umas 3, ou seja, umas 25 horas por semana.
Há algo errado, alguma fuga talvez.
allexcosta- Administrador
Tive um baixo com um par de EMG DC + Pré EMG tudo alimentado por uma única bateria (9v). Vendi o baixo um ano depois com a mesma bateria que eu pus no dia que instalei tudo. Usava o baixo tipo umas 10h por semana...
patriciofernandes- Membro
O jack que é usado com circuitos ativos é do tipo estéreo. Ele é quem faz o chaveamento para desligar o circuito quando o baixo não está em uso. Se o circuito foi instalado usando um jack mono, o preamp fica ligado direto e a bateria drena rapidinho. Pode ser este o seu problema.
Guga Ramone- Membro
Obrigado a todos...q questão do Jack faz sentido...não tive tempo ainda de ver com detalhes mas vou verificar está noite e dou um retorno... abraços
Rgomes- Membro
Isso. O fio preto (negativo) da bateria deve estar conectado ao "ring" (conector central do jack stereo). O plug mono do seu cabo fará a conexão do "ring" com o aterramento, fechando o circuito (ligando o preamp).Guga Ramone escreveu:O jack que é usado com circuitos ativos é do tipo estéreo. Ele é quem faz o chaveamento para desligar o circuito quando o baixo não está em uso. Se o circuito foi instalado usando um jack mono, o preamp fica ligado direto e a bateria drena rapidinho. Pode ser este o seu problema.
JAZZigo- FCBR-CT
Quem instalaria um circuito ativo num jack mono?
ˆ
Existem luthiers e "luthiers".
Existem luthiers e "luthiers".
JAZZigo- FCBR-CT
Ou pode estar com o fio invertido... dá praticamente na mesma que ligar mono
patriciofernandes- Membro
coisa fácil de resolver. não sei se em EMG mas ja coloquei em um circuito bartolini uma chave de ativo e passivo pra não dar este problema, daí é ver com teu luthier se vale a pena furar o baixo e se é possível neste caso
Christian- Membro
Tem luthier "famosinho" em Goiania que já vi esse belo "trampo"allexcosta escreveu:Quem instalaria um circuito ativo num jack mono?
Tem muita história de "luthier" por aqui kakakkaka
Stormbringer- Membro
Não é bem assim, Christian.Christian escreveu:coisa fácil de resolver. não sei se em EMG mas ja coloquei em um circuito bartolini uma chave de ativo e passivo pra não dar este problema, daí é ver com teu luthier se vale a pena furar o baixo e se é possível neste caso
Em geral, o chaveamento ativo/passivo faz apenas um bypass, ou seja, desvia o sinal que passaria pelo preamp diretamente para o output jack. Então, mesmo com a chave modo passivo, o preamp permanece ligado e consumindo bateria.
Para ilustrar:
JAZZigo- FCBR-CT
Stormbringer escreveu:Tem luthier "famosinho" em Goiania que já vi esse belo "trampo"
Tem muita história de "luthier" por aqui kakakkaka
Que pena.
É por causa de gente assim, que toda classe às vezes fica com má reputação.
obrigado JAZZigo, por mais esta informação.
Christian- Membro
Amigos desculpa a demora no retorno. Diante de tanta notícia ruim, queria agradecer a cada um que me deu um toque sobre o problema...de fato acerto u quem disse q era um Jack mono...na alegria e afobação de montar o circuito, nunca que ia parar pra olhar se era mono ou não...comprei usado e nem percebi..aprendi mais uma...
Bem, Jack trocado por estéreo e problema resolvido sem muito stress...
Muito obrigado mesmo !
Bem, Jack trocado por estéreo e problema resolvido sem muito stress...
Muito obrigado mesmo !
Rgomes- Membro