Dúvida em relação a conectar o cabo no baixo e ligar o amplificador
+3
joabi
Cantão
Art_AR77
7 participantes
Página 1 de 1
Dúvida em relação a conectar o cabo no baixo e ligar o amplificador
Bom, não sei como começar um tópico, então vou direto ao ponto: Hoje, eu finalmente comecei minhas aulas de contrabaixo
A aula foi legal e tudo mais. Mas aí me surgiu uma dúvida, logo depois que o professor foi embora. O que eu devo fazer primeiro: Conectar o cabo no baixo e no amplificador, e após isso ligar o amp., ou eu devo primeiro ligar o amplificador e só depois conectar o cabo no baixo?
Sei que essa dúvida é meio idiota, mas eu tenho medo de acabar estragando algo. Então, eu peço a ajuda de vocês.
OBS: Sou novo aqui no Fórum, então não sei se criei o tópico no lugar certo.
A aula foi legal e tudo mais. Mas aí me surgiu uma dúvida, logo depois que o professor foi embora. O que eu devo fazer primeiro: Conectar o cabo no baixo e no amplificador, e após isso ligar o amp., ou eu devo primeiro ligar o amplificador e só depois conectar o cabo no baixo?
Sei que essa dúvida é meio idiota, mas eu tenho medo de acabar estragando algo. Então, eu peço a ajuda de vocês.
OBS: Sou novo aqui no Fórum, então não sei se criei o tópico no lugar certo.
Art_AR77- Membro
Re: Dúvida em relação a conectar o cabo no baixo e ligar o amplificador
Seja bem-vindo Art...eu sempre uso a primeira opção , ligo o cabo no amp e no baixo , depois ligo o amp...
Cantão- Moderador
O Cantão está correto. O amplificador é sempre o último a ser ligado (a não ser que tenha um sistema de Stand-by).
joabi- Eterno Colaborador
Cantão escreveu:Seja bem-vindo Art...eu sempre uso a primeira opção , ligo o cabo no amp e no baixo , depois ligo o amp...
Obrigado pelas boas-vindas
Bom, então também vou usar a primeira opção, ela parece mais certa. Obrigado.
Última edição por Art_AR77 em Qua maio 13, 2020 5:37 pm, editado 1 vez(es)
Art_AR77- Membro
Bem vindo, Art. Sua pergunta não é idiota, não.
Igual ao Cantão, geralmente conecto o cabo ao baixo e amp e só depois ligo o amp.
E quando porventura raramente me vejo fazendo o contrário (ligando primeiro o amp), antes de conectar o cabo me certifico se o volume/ganho do amp está zerado, pra não dar aquele mini barulho explosivo quando se conecta o cabo ao instrumento/amp (que acredito eu que seja nocivo de alguma forma ao amp).
Igual ao Cantão, geralmente conecto o cabo ao baixo e amp e só depois ligo o amp.
E quando porventura raramente me vejo fazendo o contrário (ligando primeiro o amp), antes de conectar o cabo me certifico se o volume/ganho do amp está zerado, pra não dar aquele mini barulho explosivo quando se conecta o cabo ao instrumento/amp (que acredito eu que seja nocivo de alguma forma ao amp).
Jãozeiro- Membro
joabi escreveu:
O Cantão está correto. O amplificador é sempre o último a ser ligado (a não ser que tenha um sistema de Stand-by).
Ok. Obrigado.
Art_AR77- Membro
Jãozeiro escreveu:Bem vindo, Art. Sua pergunta não é idiota, não.
Obrigado pelas boas-vindas
Entendi, obrigado.
Art_AR77- Membro
o correto é o que o pessoal ja disse... Amp é o ultimo a ser ligado, o primeiro a ser desligado... É o que eu sempre faço com equipamentos de outras pessoas, pra ter cuidado mesmo...
Os meus, bem, eu faço em qualquer ordem, estado de contato do cabo com o metal do jack, to nem ai: se o amp nao resiste a isso, não merece viver
Os meus, bem, eu faço em qualquer ordem, estado de contato do cabo com o metal do jack, to nem ai: se o amp nao resiste a isso, não merece viver
Stormbringer- Membro
haha O problema é que o amp resiste, já os falantes...
joabi- Eterno Colaborador
joabi escreveu:
haha O problema é que o amp resiste, já os falantes...
mas falando sério, não é aconselhável mesmo, mas eu realmente faço isso por preguiça, quando to em casa e vou trocar de um baixo pro outro.. Acho que no volume de "tocar em casa" os falantes não sofrem tanto com esse mal trato.
Stormbringer- Membro
1. Normalmente uso a opção de ligar o amp por último.
2. Também espeto/tiro o cabo do amp com o mesmo ligado, estando com o volume aberto ou não, mas sempre com a outra ponta espetada no baixo.
3. Algumas vezes zero o volume do amp e espeto/tiro o cabo do baixo com o amp ligado.
4. Nunca tiro o cabo do baixo com o volume do amp aberto. Mesmo o equipamento aguentando, odeio esse barulho.
5. Corrigindo o "nunca" anterior, as vezes na aula eu tiro o cabo do baixo com o amp ligado e o volume aberto, mas sempre falo pro aluno, "nunca faça isso". hahaha
2. Também espeto/tiro o cabo do amp com o mesmo ligado, estando com o volume aberto ou não, mas sempre com a outra ponta espetada no baixo.
3. Algumas vezes zero o volume do amp e espeto/tiro o cabo do baixo com o amp ligado.
4. Nunca tiro o cabo do baixo com o volume do amp aberto. Mesmo o equipamento aguentando, odeio esse barulho.
5. Corrigindo o "nunca" anterior, as vezes na aula eu tiro o cabo do baixo com o amp ligado e o volume aberto, mas sempre falo pro aluno, "nunca faça isso". hahaha
Na prática, você pode tirar e colocar o cabo (já plugado no baixo) num amp ligado com o volume no zero que não esteja mandando sinal pra outro lugar por um DI ou um line out.
Mas não há necessidade nenhuma de se fazer isso.
Acostume da maneira correta e leve isso pra sua vida.
Mas não há necessidade nenhuma de se fazer isso.
Acostume da maneira correta e leve isso pra sua vida.
allexcosta- Administrador
Obrigado a todos pelas respostas, vocês me ajudaram muito
Art_AR77- Membro