Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caixas handmade, da série "meu mundo é tão diferente..."

+24
Cantão
ct.colela
mum
Aldo MF
Davi Motta
NESCAU
Sonikado
ManiacBiffs
fheliojr
Paulo Penna
Maurício_Expressão
Sandro Levi
Jãozeiro
tfk
JAZZigo
BLZENI
vcrz
Mauricio Luiz Bertola
joabi
gsfteodoro
CSergio
deathenrique
Fernando Zadá
allexcosta
28 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Caixas handmade, da série "meu mundo é tão diferente..." Empty Caixas handmade, da série "meu mundo é tão diferente..."

Mensagem por allexcosta Qui maio 14, 2020 10:45 am

Às vezes acho intrigante a dificuldade que vejo de membros aqui com caixas de baixo.

Crescendo como músico em Salvador, eu conhecia ou sabia de umas 10 ou 15 pessoas chamadas "Seu Zé", "Seu Antônio" ou algo similar que faziam caixas excelentes com falantes Selenium ou Novik, compensado naval, arremate com cimento e/ou pixe, etc...

Isso sempre foi uma coisa banal, muito comum...

Todos esses "seus Zés" sabiam as medidas dos projetos de Carlos Correia de cabeça, assim como outros tantos designs clássicos, como aquelas escorregadeiras de sub-grave que se usava na época. E calculavam de cabeça a medida de uma caixa 2x12" com esse ou aquele falante Selenium em poucos segundos. Sabiam os crossovers a serem usados, etc... Era como uma segunda natureza pra eles...

Confesso que nunca vi uma caixa desses caras que fosse leve, assim como nunca vi uma que fosse ruim, mal calculada, soasse mal, etc... E eram muito, muito baratas se comparadas a qualquer caixa de marca.

Essas caixas equipavam trios elétricos, palcos de shows grandes, rigs de baixo de empresas de sonorização profissional e coisas assim, sempre com uma performance muito boa.

E então vejo muitos de vocês aqui no FCBR que compram um amp legal, mas nunca consideram uma alternativa assim, mesmo sendo uma possibilidade que repito aqui com frequência.

Me pergunto:

As coisas mudaram e essa cultura se perdeu?
Era algo local e eu não sabia?
Será que mesmo em Salvador esses caras meio que sumiram? (galera que mora lá poderia ajudar com essa...)
Falta de confiança em falantes nacionais?
Vontade de ter algo de marca?

Enfim, me bateu a curiosidade.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Ir para o topo Ir para baixo

Caixas handmade, da série "meu mundo é tão diferente..." Empty Re: Caixas handmade, da série "meu mundo é tão diferente..."

Mensagem por Fernando Zadá Qui maio 14, 2020 11:00 am

Eu acho que praticidade e peso leve se tornaram metas hoje em dia mas eu estou com um cabeçote legal aqui mais potente que pós pandemia quero testar em algumas caixas mais simples antes de me decidir até porque eu acredito preço bom vai ser uma das maiores necessidades daqui pra frente.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Caixas handmade, da série "meu mundo é tão diferente..." Empty Re: Caixas handmade, da série "meu mundo é tão diferente..."

Mensagem por allexcosta Qui maio 14, 2020 11:09 am

^ Pois é...

Não lembro de "na minha época" alguém escolher equipamento de amplificação por peso.

Mas era uma época em que se a banda quisesse que você levasse algo assim, ela providenciava o transporte e tinha uns 30 menino na sua rua que ajudaria só pra ir na passagem de som...

Ficar velho é uma coisa...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por deathenrique Qui maio 14, 2020 11:11 am

Allexcosta,

acho que vai muito da região. Aqui aonde moro, conheço poucas pessoas que façam essas caixas, inclusive, em minha pesquisa pra comprar minha primeira caixa, eu consegui alguns contatos daqui e a maioria tinha parado de fazer, eram pessoas que faziam caixas pra aguentar o tranco mesmo, tanto é que quem me indicou, era quem trabalhava em sonorização. Os outros contatos, uns faziam apenas pra uso próprio, outro até fazia, com falantes de neodímio, mas era bemm caro (talvez comparado aos preços das Wbass na época, se eu não me engano).

Mas as vezes eu vejo algumas caixas handmade usadas sendo vendidas por aqui, geralmente de guitarra. Inclusive, esses dias um conhecido achou uma caixa 1x18 pra usar no baixo, foi faceiro comprar, quando foi colocar no carro, não entrava de jeito nenhum, nem no porta malas. lol!
deathenrique
deathenrique
Membro

Mensagem por allexcosta Qui maio 14, 2020 11:17 am

heenrique_bass escreveu:eu consegui alguns contatos daqui e a maioria tinha parado de fazer, eram pessoas que faziam caixas pra aguentar o tranco mesmo, tanto é que quem me indicou, era quem trabalhava em sonorização.

Acho que isso responde um pouco a minha dúvida.

Esses "tios" que mencionei faziam pra empresas de sonorização e todo mundo os conhecia.

Jorgera comentou que na SC da época dele (ele é de Imbituba e tá nos EUA há 19 anos) era muito similar à Bahia. Todo lugar que você ia tocar tinha um 800RB e duas caixas feitas pelo "seu Zé" que falavam muito.

Mas a Salvador dos anos 90 tinha uns 50 eventos públicos e gratuitos com bandas tocando numa terça-feira qualquer, todos com PA profissional. Acho que essa realidade mudou muito...

Aliás, como eu já disse, a profissão de músico está entrando em extinção. Vou viver pra ver o dia em que encontrar uma banda tocando ao vivo será como encontrar um fotógrafo lambe-lambe no centro da cidade.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Adame gosta desta mensagem

Mensagem por Fernando Zadá Qui maio 14, 2020 11:23 am

Eu antes diria que você estava louco em fazer essa afirmação mas no mundo pós pandemia já não ouso afirmar mais nada. Esta tudo muito doido...
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por CSergio Qui maio 14, 2020 11:28 am

Teria uma caixa dessas tranquilo; que fosse barata (comparada a uma de grife, já montadinha da loja), que tocasse um grave bom, com boa potência, sensibilidade alta no falante.

No Nordeste, e acho mais que mais pro interior, deve encontrar mais fácil esse tipo de cara, por conta do pessoal de som automotivo, que gosta daquela montanha de caixa com corneta, drive, woofers e subwoofers a perder de vista (chamam de "paredão").
CSergio
CSergio
Membro

Mensagem por allexcosta Qui maio 14, 2020 11:34 am

Os "Seus Zés" que conheci não encostariam a mão em nada automotivo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por deathenrique Qui maio 14, 2020 12:06 pm

allexcosta escreveu:... assim como outros tantos designs clássicos, como aquelas escorregadeiras de sub-grave que se usava na época...  

Me esqueci de colocar na outra resposta.

Meu primeiro cubo/amplificador com caixas, foi um cabeçote CSR de 60w ou 90w (tinha que usar o pedal Jackhammer da Marshall pra servir de pre amp pra ficar razoável o som do baixo) e duas caixas 1x15 nesse modelo escorregadeira, cada caixa tinha 1,5m de altura (talvez até mais), foi meu pai que construiu essas caixas, pois antes de eu usar, nos anos 80/90 ele discotecava na época junto com um parente. Era sofrível de escutar o baixo no ensaio, mas é uma lembrança boa de se ter.

Pena que essas caixas sofreram muito aonde ficava, deixávamos diretamente no chão e pegava muita umidade, e o pior quando teve chuva de granizo e ferrou todo o lugar que ensaiávamos. O que sobrou delas foram apenas os dois falantes.

As duas caixas no chão e o amp marcado em vermelho (na foto tinha recém pego a zoom b1 também):
Caixas handmade, da série "meu mundo é tão diferente..." Caixas10

Queria ter essas caixas hoje pra colocar um cabeçote de baixo pra empurrar elas de verdade Twisted Evil Twisted Evil
deathenrique
deathenrique
Membro

Mensagem por gsfteodoro Qui maio 14, 2020 12:18 pm

Minha opinião é que tudo buscamos da internet, ultimamente.
O seu Zé não está aqui e não tem uma produção dessa caixa.
E marketing faz a diferença. Exemplo são os baixos de luthier (como o Samuel ficou reconhecido, por exemplo) e as caixas da WBass (que não vendeu muito mas tem site, propaganda, etc)

Acho que era uma época em que se preocupava mais em tocar (e ter o mínimo pra reproduzir isso) e não ter.

gsfteodoro
Membro

Mensagem por joabi Qui maio 14, 2020 12:25 pm

Aqui na região tinha bastante dessas caixas até o final da década de 90, mas a maioria era ruim (de som e de rendimento). Comecei com uma dessas, tocada por um cabeçote Palmer. Lembre-se que antes disso era difícil importar, e o povo dava seu jeito.

O mercado mudou, depois que o Collorido abriu a fronteira.

A última vez que vi caixas artesanais assim, o cara que fazia era MUITO bom. Montou uma empresa e segue trabalhando bastante aqui na região, mas não é mais aquela coisa do "Seu Zé"... já se profissionalizou.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui maio 14, 2020 12:29 pm

Aqui no RJ haviam caras que faziam caixas. A gente pegava o contato lá na rua República do Líbano (local tradicional de venda de equipos eletrônicos e componentes).
Mas pouco posso comentar sobre isso, pois eu nunca peguei uma dessas, só toquei... e não eram ruins não...
A gente chamava de "caixa bacalhau"!
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por vcrz Qui maio 14, 2020 1:40 pm

Minha primeira caixa 1x15 foi do "seu Zé" paguei 350 reais em 2015. p#$% som, peso razoável, nunca nem quis ver qual alto falante estava tocando na caixa, o som era muito bom.

Vendi essa caixa no Brasil e aqui no México, o seu Zé ainda existe, tem muita caixa a venda desses senhores. Aqui tem uma cultura de, como eu posso explicar, é tipo paredão de som na periferia que eles alugam pras festas. Não é um DJ propriamente dito, a parada é potência.

Tanto que encontrar falantes de 15/18 "raros" é fácil no market place.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagem por BLZENI Qui maio 14, 2020 1:50 pm

Mas tem outros poréns nisso aí
Uma caixa soa bem até que apareça outra melhor. daí aquela caixa que ontem era maravilhosa, hoje já não é tão boa assim.

Será que a caixa do seu zé soaria tão bem quanto uma Bergantino, uma MarkBass das melhores séries, uma WBass, uma Glockenlang? Se seus ouvidos se acostumaram com essas ultimas aí, como será que se comportariam com uma caixa dessas feitas em casa?

Hoje um "seu zé" acessível à grande maioria das pessoas não poderia ser o cara da Teksound?

aqui em Curitiba até hoje tem o pessoal que faz caixas de áudio para PA e sonorização.
BLZENI
BLZENI
Membro

Mensagem por JAZZigo Qui maio 14, 2020 2:19 pm

Por 18 anos, meu stack contava com um par de caixas handmade, uma 1/18'' e outra 1/12'', ambas com altofalantes Snake, projetadas e produzidas pelo conhecido Seu Joed, cuja fábrica de caixas acústicas ficava nos fundo de sua casa, em Taguatinga, cidade satélite, a 25 km de BSB. Era ele quem fornecia caixas para as maiores empresas de sonorização do DF. De 1990 a 1997, meu stack era encabeçado por um GK400RB e, de 1997 a 2007, por um GK800RB, como se pode ver na foto abaixo, tirada em 2007. Wink

Caixas handmade, da série "meu mundo é tão diferente..." Clari-Morg-10-12-08-2007-017

P.S.: Feitas com compensado de 20 mm, eram bem pesadas! Twisted Evil

Última edição por JAZZigo em Qui maio 14, 2020 3:42 pm, editado 1 vez(es)
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por tfk Qui maio 14, 2020 3:34 pm

Não sei se as coisas mudaram com o tempo ou se é uma coisa regional. O fato é que nunca tive contato com alguém que construísse caixas boas e com preço competitivo nos moldes que o Allex falou.

Toda vez que tive que ir atrás de comprar caixa foi sempre um desafio e vi alguns colegas aqui do fórum também tentando encontrar algo bom e acessível.
tfk
tfk
Membro

Mensagem por Jãozeiro Qui maio 14, 2020 6:24 pm

BLZENI escreveu:Mas tem outros poréns nisso aí
Uma caixa soa bem até que apareça outra melhor. daí aquela caixa que ontem era maravilhosa, hoje já não é tão boa assim.

Será que a caixa do seu zé soaria tão bem quanto uma Bergantino, uma MarkBass das melhores séries, uma WBass, uma Glockenlang? Se seus ouvidos se acostumaram com essas ultimas aí, como será que se comportariam com uma caixa dessas feitas em casa?

Hoje um "seu zé" acessível à grande maioria das pessoas não poderia ser o cara da Teksound?

Eu ia comentar exatamente isso. 

Qual seria a comparação das caixas seu Zé com as caixas de grandes marcas?
Não seria a Teksound o "Seu Zé" atual?
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagem por joabi Qui maio 14, 2020 7:02 pm

BLZENI escreveu:...Uma caixa soa bem até que apareça outra melhor. daí aquela caixa que ontem era maravilhosa, hoje já não é tão boa assim.

Jãozeiro escreveu:Eu ia comentar exatamente isso. 
Qual seria a comparação das caixas seu Zé com as caixas de grandes marcas?

Acho que era exatamente o contrário... rsrs aquelas caixas, quando bem fabricadas, tornavam-se o parâmetro para medir as caixas atuais, que agora temos acesso. Tudo bem que o timbre se modernizou, geralmente buscando algo mais "full-range", com o uso de drives de agudo e tal, mas caixas boas, com porrada, definição e robustas existem há muitos anos. O projeto e construção já são coisas bem conhecidas e medidas. A tecnologia fez as caixas modernas serem mais leves, e continuarem com bom rendimento, e o marketing fez o preço subir.

Uma dessas caixas que tive chance de usar certa vez (feita pela empresa que citei no post anterior), deu um pau nas minhas Hartke que não consigo nem sequer descrever o quanto de vergonha as Hartke passaram...

BLZENI escreveu:Hoje um "seu zé" acessível à grande maioria das pessoas não poderia ser o cara da Teksound?...
Jãozeiro escreveu:Não seria a Teksound o "Seu Zé" atual?

Tenho impressão de que a proposta da Teksound é o oposto. Posso estar enganado...

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por allexcosta Qui maio 14, 2020 7:32 pm

BLZENI escreveu:Será que a caixa do seu zé soaria tão bem quanto uma Bergantino, uma MarkBass das melhores séries, uma WBass, uma Glockenlang? Se seus ouvidos se acostumaram com essas ultimas aí, como será que se comportariam com uma caixa dessas feitas em casa?

Em termos de fidelidade e até "beleza" do som acho que não seria uma Bergantino, mas tinham resposta muito boa e eram fortes igual tanques de guerra.

Entre uma "seu Zé" que eu usava e uma Markbass das que testei, eu ficaria com a primeira.

BLZENI escreveu:Hoje um "seu zé" acessível à grande maioria das pessoas não poderia ser o cara da Teksound?

Eu evito falar das Teksound porque não as conheço pessoalmente, mas até pelo que o próprio Rogério disse aqui, não.

BLZENI escreveu:aqui em Curitiba até hoje tem o pessoal que faz caixas de áudio para PA e sonorização.

Sim, essas pessoas que fazem essas caixas boas, mas tem um lance regional também. Quando falo da Bahia, estou falando de um estado onde todas as pessoas são obcecadas por graves, onde o bumbo é mais alto que a voz do cantor principal, onde todos os baixos possuem uma sizona. Isso influencia em tudo.

Estive em Salvador agora em dezembro, fui num show no Coliseu do Forró, um lugar que cabe umas 60-100 pessoas ali na frente da banda.
Acho que o PA tinha 8 falantes de 18" e uns 4000W só pra eles.

Jãozeiro escreveu:Qual seria a comparação das caixas seu Zé com as caixas de grandes marcas?
Não seria a Teksound o "Seu Zé" atual?

Por vários motivos eu diria que não.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por allexcosta Qui maio 14, 2020 7:40 pm

Vejam esse vídeo:

Essas pessoas eram muito comuns antigamente. E faziam caixa de som pra suportar um ataque nuclear. No fundo elas levavam pixe e/ou cimento. Caixa de som precisa ser robusta.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Sandro Levi Qui maio 14, 2020 9:10 pm

Eu também conheci e convivi com vários "seus Zés", inclusive quase me tornei um deles rsrsrs. Sempre construí minhas próprias caixas. Com o tempo, eu vi que alguns bons alto falantes deixaram de ser fabricados e os importados chegaram com força. Nesse tempo, ficou mais fácil e vantajoso ter um set gringo. Foram dois dos motivos do desaparecimento dos construtores tradicionais.

Fui amigo pessoal de Carlos Correia e ainda sou amigo de João Américo e Vavá Furquim. Seguidor de Homero Sette... Todos grandes conhecedores do assunto, mas anônimos para a grande maioria dos profissionais.

Acredito que a realidade está mudando novamente. Eu vejo uma tendência de que a Industria Nacional dê uma revirada(o dólar está ajudando) e que vários "Seus Zes" reapareçam. Hoje voltei a usar minhas próprias caixas, justamente porque falam bem mais e são mais leves que as gringas que tenho na Locadora. A grande maioria dos alto-falantes Chineses(usados na maioria das caixas gringas) são bem inferiores aos bons Nacionais. As caixas Ampeg chinesas estão ai pra mostrar isso.

Outro dia coloquei uma de minhas 1x12 do lado de uma Hartke 1x12 da locadora, e a impressão que se tinha era que a Hartke estava desligada e nem vou falar da sonoridade. Quando isso começar ser mais comum, os "Seus Zés" serão novamente uma boa alternativa e para muitos , a salvação.

Allex, foi muito bom tocar nesse assunto. Aos poucos estamos atentando para a informação colhida de fontes confiáveis e deixando um pouco de lado essa farofada toda criada nas redes sociais para ganhar like. Rsrsrsrs

Ótimo tópico!
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagem por Maurício_Expressão Sex maio 15, 2020 12:12 pm

É... A profissão de músico está mudando bastante.
Cheguei a pegar o final da fase boa aqui na minha região. Até início dos anos 2.000 tinha muita banda ainda (vinda dos anos 80), tinha muita casa de shows de até 2.000 lugares que pagavam bem. Tinha shows de terca a domingo. Era comum caches para bandas cover de R$ 3.000. Meu último show profissional foi em 2011 e os caches já estavam a R$ 500 aqui na região. Essas casas fecharam todas (bem antes da pandemia).
As rádios da região transmitiam os shows ao vivo, as tv`s regionais davam flashs ao vivo.
E os caras que faziam caixas (meu set é de caixas assim) apesar de não serem muitos, eram bem conhecidos.
A última vez que precisei trocar o papelão do alto falante da minha caixa de 15 pol fui na casa do cara. Ele falou que estava com bem pouco servico desse tipo...
Esse povo está ficando velho e não serão substituídos.

Hoje todo mundo quer coisa compacta e bem leve. Caixas de fibra ou plástico... Descartável.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Mensagem por allexcosta Sex maio 15, 2020 1:12 pm

Sandro Levi escreveu:Eu também conheci e convivi com vários "seus Zés", inclusive quase me tornei um deles rsrsrs. Sempre construí minhas próprias caixas. Com o tempo, eu vi que alguns bons alto falantes deixaram de ser fabricados e os importados chegaram com força. Nesse tempo, ficou mais fácil e vantajoso ter um set gringo. Foram dois dos motivos do desaparecimento dos construtores tradicionais.

Fui amigo pessoal de Carlos Correia e ainda sou amigo de João Américo e Vavá Furquim. Seguidor de Homero Sette... Todos grandes conhecedores do assunto, mas anônimos para a grande maioria dos profissionais.

Acredito que a realidade está mudando novamente. Eu vejo uma tendência de que a Industria Nacional dê uma revirada(o dólar está ajudando) e que vários "Seus Zes" reapareçam. Hoje voltei a usar minhas próprias caixas, justamente porque falam bem mais e são mais leves que as gringas que tenho na Locadora. A grande maioria dos alto-falantes Chineses(usados na maioria das caixas gringas) são bem inferiores aos bons Nacionais. As caixas Ampeg chinesas estão ai pra mostrar isso.

Outro dia coloquei uma de minhas 1x12 do lado de uma Hartke 1x12 da locadora, e a impressão que se tinha era que a Hartke estava desligada e nem vou falar da sonoridade. Quando isso começar ser mais comum, os "Seus Zés" serão novamente uma boa alternativa e para muitos , a salvação.

Allex, foi muito bom tocar nesse assunto. Aos poucos estamos atentando para a informação colhida de fontes confiáveis e deixando um pouco de lado essa farofada toda criada nas redes sociais para ganhar like. Rsrsrsrs

Ótimo tópico!

Excelente resposta. Obrigado.

Carlos Correia e Vavá eram "os caras" até umas décadas atrás. E as caixas nacionais feitas com os projetos dessa galera eram/são muito boas.

Espero que essa cultura volte.

Apesar de ter morado fora do Brasil e usado coisas boas de marcas gringas, meus melhores sons foram com profissionais do nordeste e caixas feitas por lá mesmo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Paulo Penna Sex maio 15, 2020 2:23 pm

Toquei com muito pouca caixa pronta e de marca, mas as que mais marcaram foram duas hartke 15x1 e 4x10, e um cubo Peavey, estarão pra sempre na minha lembrança pela porcaria de som delas, oco.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagem por CSergio Sex maio 15, 2020 3:24 pm

Maurício_Expressão escreveu:
A última vez que precisei trocar o papelão do alto falante da minha caixa de 15 pol fui na casa do cara. Ele falou que estava com bem pouco servico desse tipo...
Esse povo está ficando velho e não serão substituídos.

Esse ano estou pensando em procurar um cara desses, reformar umas caixas Sony, que é tipo herança de família, eram de um irmão já falecido, e devem estar próximo dos seus 30 anos de vida, é mais pelo lado do valor sentimental delas.

Antes de comprar um amplificador e caixa Oneal, cogitei também em procurar falantes avulsos, amplificador, e alguém que montasse.
Se estivesse com mais paciência, tempo livre e sem essa situação de pandemia, e caso já houvesse este tópico na época, talvez me animasse mais nessa empreitada.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagem por fheliojr Sex maio 15, 2020 8:52 pm

allexcosta escreveu:...Era algo local e eu não sabia?...

Nunca conheci um por aqui, mas o Sandro, com certeza, está mais qualificado para falar sobre isso que eu.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por ManiacBiffs Sex maio 22, 2020 8:16 pm

Eu particularmente nunca encontrei caixas "fundo de quintal" nos locais que toquei em sp que tivessem uma qualidade boa, ou ao menos equiparável a caixas de marcas medianas. Mas isso também se dá à cena na qual me encontro (underground de rock de sp). De uns anos pra cá, optei por fazer tudo por própria conta. Atualmente uso baixos e caixas que construí. Ainda pretendo fazer também um amp, mas preciso de recursos e tempo hábil, coisas que estão complicadas ultimamente.
ManiacBiffs
ManiacBiffs
Membro

Mensagem por allexcosta Sex maio 22, 2020 8:26 pm

fheliojr escreveu:Nunca conheci um por aqui, mas o Sandro, com certeza, está mais qualificado para falar sobre isso que eu.

Sim, e já falou. up

ManiacBiffs escreveu:Eu particularmente nunca encontrei caixas "fundo de quintal" nos locais que toquei em sp que tivessem uma qualidade boa, ou ao menos equiparável a caixas de marcas medianas.

Tô ligado. Por isso o título do tópico.

Caixa handmade no nordeste falava tanto quanto uma GK da vida. Algumas falavam mais.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Sonikado Dom maio 24, 2020 12:23 pm

Confesso que nunca vi uma caixa desses caras que fosse leve, assim como nunca vi uma que fosse ruim, mal calculada, soasse mal, etc... E eram muito, muito baratas se comparadas a qualquer caixa de marca.
O motivo está aqui.

Eu já fiz esse comparativo quando quis montar um sub. As boas caixas do "seu zé" hoje custam a mesma coisa ou muito mais do que caixas feitas em linha. E, muitas vezes, com "ingredientes" piores (madeira de 2a, falante nacional, fiação questionável...)
Os que fazem caixas de boa qualidade precificam de acordo. Teksound e Wbass são exemplos de "seus zés" que evoluiram. E o custo seguiu junto.

Hoje ainda existem pessoas fazendo caixas por aí, mas a maior parte cái na categoria "facão". Colocam um woofer, mid, corneta marbarato que tiver numas sobras de madeira com tamanho igual, prende tudo e vende pra uma igreja sem tantas condições.

Sonikado
Membro

Mensagem por allexcosta Dom maio 24, 2020 12:45 pm

Sonikado escreveu:As boas caixas do "seu zé" hoje custam a mesma coisa ou muito mais do que caixas feitas em linha. E, muitas vezes, com "ingredientes" piores (madeira de 2a, falante nacional, fiação questionável...)

Os seus zés desse mundo paralelo onde vivi jamais usariam algo que não fosse compensado naval de qualidade, em gabinetes completamente selados com cola, pixe e, muitas vezes, cimento. E a fiação nunca foi questionável... Aliás, fiação é a coisa mais simples em uma caixa.

E os falantes nacionais durante os anos 80 e 90 eram muito bons. Acredito que ainda existam falantes nacionais de qualidade.

Sonikado escreveu:Os que fazem caixas de boa qualidade precificam de acordo. Teksound e Wbass são exemplos de "seus zés" que evoluiram. E o custo seguiu junto.

Por tudo que li do Rogério aqui, ele não passa nem perto de ser um tipo de seu zé. Nunca na vida um velhinho genérico de Salvador que faz caixa pra trio elétrico conceberia fundos parafusados e removíveis numa caixa que fala graves. Tipo jamais... Se você falasse isso ele ia rir na sua cara e dar as costas.

Outro red flag foi a afirmação de que o mesmo gabinete, com mesma afinação, era usado pra falantes diferentes de marcas diferentes. Desculpe, mas isso não existe.

Sonikado escreveu:Hoje ainda existem pessoas fazendo caixas por aí, mas a maior parte cái na categoria "facão". Colocam um woofer, mid, corneta marbarato que tiver numas sobras de madeira com tamanho igual, prende tudo e vende pra uma igreja sem tantas condições.

Esse tópico é sobre outro tipo de produto, feito por outro tipo de pessoa.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Sonikado Dom maio 24, 2020 1:00 pm

allexcosta escreveu:
Sonikado escreveu:As boas caixas do "seu zé" hoje custam a mesma coisa ou muito mais do que caixas feitas em linha. E, muitas vezes, com "ingredientes" piores (madeira de 2a, falante nacional, fiação questionável...)

Os seus zés desse mundo paralelo onde vivi jamais usariam algo que não fosse compensado naval de qualidade, em gabinetes completamente selados com cola, pixe e, muitas vezes, cimento. E a fiação nunca foi questionável... Aliás, fiação é a coisa mais simples em uma caixa.

E os falantes nacionais durante os anos 80 e 90 eram muito bons. Acredito que ainda existam falantes nacionais de qualidade.
Só pra deixar claro: Ao falar isso, você concordou comigo. Para obter vantagem monetária, hoje, é necessário que alguma coisa ceda na questão de custo. Hoje em dia, o simples uso de bons insumos já é o suficiente para encarecer muito o valor de uma caixa de som: Um excelente woofer de 18" pode custar, sozinho, mais do que muita gente quer (e está disposta) a pagar. No mesmo preço, caixas produzidas em série (dbAcoustics, Mackie, JBL, etc...) ja correm o risco de custarem a mesma coisa, e estão prontas. Há excessões, é claro.

Sonikado escreveu:Os que fazem caixas de boa qualidade precificam de acordo. Teksound e Wbass são exemplos de "seus zés" que evoluiram. E o custo seguiu junto.

Por tudo que li do Rogério aqui, ele não passa nem perto de ser um tipo de seu zé. Nunca na vida um velhinho genérico de Salvador que faz caixa pra trio elétrico conceberia fundos parafusados e removíveis numa caixa que fala graves. Tipo jamais... Se você falasse isso ele ia rir na sua cara e dar as costas.

Outro red flag foi a afirmação de que o mesmo gabinete, com mesma afinação, era usado pra falantes diferentes de marcas diferentes. Desculpe, mas isso não existe.
Você não entendeu o que eu disse.
Eu só disse que, tanto a Teksound como a WBass são fabricantes de caixas acústicas a moda tradicional, uma de baixo custo e uma de alto custo. Não são fábricas cuspindo 1000 caixas/dia. São "zés" que, a sua maneira, evoluiram e se profissionalizaram. Mas só de olhar as tabelas de preços você vai entender que se paga pela qualidade. E qualidade custa caro, tão caro, que comprar um modelo fabricado em massa pode ser mais vantajoso (uma hartke 4x10 ou uma wbass? Um exemplo, claro); e aí começamos a entender porque os "Zés" estão sumindo.

Sonikado escreveu:Hoje ainda existem pessoas fazendo caixas por aí, mas a maior parte cái na categoria "facão". Colocam um woofer, mid, corneta marbarato que tiver numas sobras de madeira com tamanho igual, prende tudo e vende pra uma igreja sem tantas condições.

Esse tópico é sobre outro tipo de produto, feito por outro tipo de pessoa.
Eu entendi Very Happy Isso foi só um extra, um comentário sobre o que ainda vejo por aqui. Foi meio off-topic mesmo.

Sonikado
Membro

Mensagem por Paulo Penna Dom maio 24, 2020 1:16 pm

Nunca toquei numa Wbass, mas prefiro uma mil vezes a uma hartke.....
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagem por NESCAU Dom maio 24, 2020 3:32 pm

Estou pensando em montar duas caixas 1x12 ou uma 2x10 para usar com o meu mini TC.

Os preços desse site são bem convidativos: https://www.premiershop.com.br

Mas não sei como fazer para ela "falar" bem. Ainda estou pesquisando.
NESCAU
NESCAU
Membro

Mensagem por allexcosta Dom maio 24, 2020 4:39 pm

Sonikado escreveu:Hoje em dia, o simples uso de bons insumos já é o suficiente para encarecer muito o valor de uma caixa de som:

Não, não é... Tenho noção dos preços de falantes nacionais, de plywood naval e de tudo mais que entra no processo de fabricação de uma caixa. Durante alguns anos pensei até em iniciar um projeto desses pra vender e quando eu estava em Salvador cheguei a conversar sobre isso com Jacimário e surgiram algumas idéias de caixas Mlaghus, projeto do qual eu participaria se tivesse ido adiante à época. Terminei saindo de Salvador e Jacimário é sempre muito ocupado.

Lendo o que você escreveu parece que bons falantes nacionais eram super baratos nos anos 80 e 90. Não eram... A precificação era similar à de hoje, se não fossem mais caros proporcionalmente.

Nenhum seu zé dos anos 80 evoluiria pra fazer caixas de grave com fundo parafusado. Isso é inconcebível.

Sonikado escreveu:Você não entendeu o que eu disse.
Eu só disse que, tanto a Teksound como a WBass são fabricantes de caixas acústicas a moda tradicional, uma de baixo custo e uma de alto custo.

Não há absolutamente nada de tradicional nos métodos de fabricação das Teksound. Evito falar delas porque nunca as vi pessoalmente, mas alguns conceitos ali simplesmente não são adequados para caixas desse tipo. E nunca foram...

Sonikado escreveu:Não são fábricas cuspindo 1000 caixas/dia. São "zés" que, a sua maneira, evoluiram e se profissionalizaram. Mas só de olhar as tabelas de preços você vai entender que se paga pela qualidade. E qualidade custa caro, tão caro, que comprar um modelo fabricado em massa pode ser mais vantajoso (uma hartke 4x10 ou uma wbass? Um exemplo, claro); e aí começamos a entender porque os "Zés" estão sumindo.

Caixas boas podem ser relativamente baratas hoje em dia. O colela fazia caixas por preço razoável com falantes Eminence. Obviamente, com o dólar mais alto, meu argumento pode sofrer um pouco. Mas há bons falantes Snake e Selenium no mercado brasileiro.

Me parece que houve um "shift cultural" nesse mercado. Menos pessoas fazem caixas, menos pessoas se interessam em fazer caixas robustas, menos pessoas sabem calcular caixas... É um conhecimento que meio que ficou esquecido. Faz tempo que não mexo com música em Salvador, mas essas pessoas devem ser meio raras mesmo lá hoje em dia, enquanto na outra vida que vivi a gente "ia ali" quando precisava de uma boa caixa pra baixo, PA, trio ou o que quer que seja...

Observe o vídeo que eu postei acima, de um seu zé de Belford Roxo. Esse cara era um profissional comum décadas atrás. Os preços eram muito bons e eles jamais fariam caixas com fundo parafusado.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Davi Motta Dom maio 24, 2020 5:11 pm

Paulo Penna escreveu:Nunca toquei numa Wbass...

É o bicho. Vc vai querer usar só a corda B. kkkkkkk
Davi Motta
Davi Motta
Membro

https://www.youtube.com/davimotta

Mensagem por Jãozeiro Dom maio 24, 2020 7:35 pm

Esse tópico confundiu um pouco monha cabeça. Talvez eu não tenha entendido bem (o que é mais provável).

Afinal, qual é melhor: caixas WBass/caixas gringas mais elaboradas ou caixas Seu Zé? Estamos dizendo que essas são do mesmo nível que aquelas?

Afinal [2], construir boas caixas é rocket science ou não?
Eu já li por aqui que sim, que há vários detalhes e "segredos" que fazem essas caixas caras falarem tanto. Mas lendo o tópico, agora me parece que nem tanto assim.

Sei lá, fiquei meio confuso. 

E me desculpem por mais um "afinal": que falantes são esses nacionais que são muito bons? Muito bons quanto comparado a um BC ou Eminence? E quanto custaria uma caixa dessa Seu Zé em comparação a uma WBass por exemplo? E quão melhor/pior ela seria?

E agora sim finalmente: tem Seu Zé bão em 2020 aqui por SP? Alguém conhece?
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagem por allexcosta Dom maio 24, 2020 10:58 pm

Jãozeiro escreveu:Afinal, qual é melhor: caixas WBass/caixas gringas mais elaboradas ou caixas Seu Zé? Estamos dizendo que essas são do mesmo nível que aquelas?

Caixas são:

Falantes/drivers/tweeters
Gabinetes
Crossovers (se tiverem mais de uma via)

Podemos afirmar que falantes gringos são melhores que os brasileiros na média. O falante top de lá será melhor que o daqui. Isso é verdade. Mas isso não significa que o falante brasileiro seja ruim.

Uma caixa bem feita com falante brasileira será uma boa caixa e soará bem. Os drivers e tweeters brasileiros são comparados com os gringos, assim como os crossovers.

Jãozeiro escreveu:Afinal [2], construir boas caixas é rocket science ou não?

Não, não é...

Você pode até entrar no mérito técnico, mas o processo empírico também tem influência.

Jãozeiro escreveu:Eu já li por aqui que sim, que há vários detalhes e "segredos" que fazem essas caixas caras falarem tanto. Mas lendo o tópico, agora me parece que nem tanto assim.

Os cálculos de volume são simples e se, bem feita, a caixa permitirá você oferecer sei lá, 95% da performance do falante. E aí entra a lei dos retornos decrescentes. Tipo, pra fazer uma caixa tirar 98% do potencial do falante, você precisará de cálculos mais complicados, crossovers custom, etc...

Jãozeiro escreveu:E me desculpem por mais um "afinal": que falantes são esses nacionais que são muito bons? Muito bons quanto comparado a um BC ou Eminence? E quanto custaria uma caixa dessa Seu Zé em comparação a uma WBass por exemplo? E quão melhor/pior ela seria?

Pois é, aí eu não sei bem, pois o pouco que conheço do assunto é de equipamentos dos anos 80 e 90 e já nem lembro mais dos modelos de falantes, mas te afirmo que já toquei em PAs, trios, e caixas de baixo com falantes de grave impressionantes, feitos com falantes nacionais.

Naquela época eram Selenium, Novik e talvez algum outro. E Snake hoje em dia acho que tá no topo.

Não sei dizer se os falantes de hoje em dia são bons como os daquela época. Talvez o Sandro possa dizer mais...

Jãozeiro escreveu:E agora sim finalmente: tem Seu Zé bão em 2020 aqui por SP? Alguém conhece?

Interessante. Se você visitasse o barracão da Gabisom em 1988 e perguntasse por um cara que fazia caixa eles te indicariam uns 5. Hoje eles nem sabem porque os PAs são Clair, Meier, ou sei lá... E os Clair falam muito bem, devo admitir, grande parte pelo DSP que usam...

Mas eu gostava muito de ver técnico bom passando PA com caixas sem marca, algumas muito feias, aqueles amps bizarros de antigamente que pesavam 80kg, que faziam seu coração pular uma batida quando o baterista tocava o bumbo...

Última edição por allexcosta em Ter maio 26, 2020 9:37 am, editado 1 vez(es)
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Fernando Zadá Seg maio 25, 2020 9:28 am

Mas fiquei curioso em relação ao custo.
Saberia estimar valor de uma caixa seu Zé em relação a uma W Bass ou a uma de linha por exemplo?
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por Sandro Levi Ter maio 26, 2020 12:15 am

Mais algumas impressões minhas sobre o assunto:

A Novik dos anos 80 deixou uma grande lacuna na linha de alto falantes profissionais. A linha NPA deles era coisa rara de se ouvir. Muito eficientes e um som muito agradável. O NPA12CB era maravilhoso pra contrabaixo.

A Selenium sempre foi conhecida pela robustez. Criou linhas para graves, sub-graves imbatíveis. Nessa linha estão até hoje, a série PW5 que são ótimos para contra baixo também.

Depois que a Selenium foi vendida pra Harman, virou JBL e mudou um pouco o foco. Ainda fabricam coisas boas.

A Snake iniciou sua trajetória de boa aceitação, fabricando reparos para alto falantes gringos, e com isso ganhou muita experiência pra fabricar coisas boas. Fechou por um tempo, com a morte do proprietário e os funcionários resolveram comprar parte do maquinário pra continuar com a linha profissional, que hoje são comercializados com a marca Triton. São bons produtos, inclusive   houve uma evolução e a maioria da linha pra graves e médio-graves ganhou um X-max bem maior que seus antecessores. A Triton deve ser a próxima boa surpresa que teremos no Brasil.

A Snake hoje, tem seu foco no mercado automotivo. A linha Pro ficou com a Triton.

Sobre os alto falantes gringos, hoje os Italianos e Espanhóis são a bola da vez no mundo profissional. Claro que marcas tradicionais como a própria JBL, Celestion, Eminence,  Faital e outros tantos, continuam com sua fatia garantida pela qualidade que sempre tiveram. Cada marca com seu foco.

Como falei anteriormente, acredito que a Industria Nacional desse segmento, deva chegar com muita força nos próximos anos, por conta de alguns fatores como valorização do dólar, mercado interno ativo e a baixa qualidade e inconsistência dos produtos Chines.

Desculpem  o texto longo.
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagem por Sandro Levi Ter maio 26, 2020 12:26 am

Sobre os gabinetes fabricados pelos Seus Zés, você jamais veria uma caixa vibrando ou com vazamentos, que são os dois maiores problemas causadores de perda de eficiência de descaracterização do projeto. Geralmente eram pesadas e sempre usavam madeiras e compensados de boa qualidade.

Então, escolhido corretamente o alto-falante e acertado o projeto(mesmo que empiricamente), o resto era fácil pra eles.

O sucesso deles era isso. Pessoas simples, que tinham grande experiência com marcenaria e que dedicavam suas vidas a essa atividade tão procurada na época.
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagem por allexcosta Ter maio 26, 2020 9:24 am

Fernando Zadá escreveu:Mas fiquei curioso em relação ao custo.
Saberia estimar valor de uma caixa seu Zé em relação a uma W Bass ou a uma de linha por exemplo?

Falante 12pw5 - $250 cada - total $500
Compensado naval - $250
Mão de obra - $300
Tinta barata pintado de rolinho - $30
Cantoneiras, alças, parafusos, cola, pixe, cimento - $100

Total - $1180 numa 2x12 boa.

A representante da Faital é até aqui em Curitiba. Posso ligar pra lá e perguntar quanto fica um woofer de 12", mas acho que é tipo o dobro do preço dos Selenium.

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por allexcosta Ter maio 26, 2020 9:32 am

Sandro Levi escreveu:Sobre os gabinetes fabricados pelos Seus Zés, você jamais veria uma caixa vibrando ou com vazamentos, que são os dois maiores problemas causadores de perda de eficiência de descaracterização do projeto. Geralmente eram pesadas e sempre usavam madeiras e compensados de boa qualidade.

Então, escolhido corretamente o alto-falante e acertado o projeto(mesmo que empiricamente), o resto era fácil pra eles.

O sucesso deles era isso. Pessoas simples, que tinham grande experiência com marcenaria e que dedicavam suas vidas a essa atividade tão procurada na época.

Precisamente...

Suas postagens dão nomes aos bois sobre as coisas que falo nesse tópico. Eu nunca trabalhei com áudio, apesar de ter feito mesa em gigs pequenas algumas vezes nos EUA. Mas eu viajava muito e sempre tive afinidade com os técnicos. A gente ia ver PA dos outros na rua e estranhava as caixas vazando.

Trabalhei muito viajando muitas partes do Brasil com um trio que chamava Leãozão, do ex-prefeito de Lauro de Freitas, Leão... O técnico de som era meu amigo de muitos e muitos anos, trabalhou na primeira banda que toquei. E eu ficava com ele ajudando na manutenção às vezes.

Era um trio de caminhão com equipamentos primariamente nacionais e relativamente baratos que dava pau em muita carreta que a gente encontrava na estrada. Se fosse trio não baiano então, a gente falava 3x mais... E o segredo não era equipamento, era o cuidado com as caixas, super sólidas. PAs sempre bem alinhados, com foco nos graves, como em todo trio elétrico. Galera não entendia nada como um caminhão pequeno daquele (comparado aos trios maiores) falava tanto. E todas as caixas do trio eram "seu zé", exceto o amp de guitarra que era um Jazz Chorus todo desbotado de sol e o de teclado que era um Crate meio genérico. Baixo era 800RB com caixas "seu zé", que era o padrão da época em 90% das gigs.

Quem pensava mais ou menos como esses seus zés aqui era o colela, mas ela anda sumido, olha aí:

https://www.contrabaixobr.com/t36029-caixas-system9
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Sonikado Ter maio 26, 2020 6:10 pm

Entendi seu ponto Alex, talvez eu esteja equivocado. Apenas comentei, porque na minha experiência (PA, no caso) a produção de caixas "em casa" tem custo similar a caixas prontas, com a perda de cenários como garantia, uma marca pra fazer propaganda, etc...

Me parece que houve um "shift cultural" nesse mercado. Menos pessoas fazem caixas, menos pessoas se interessam em fazer caixas robustas, menos pessoas sabem calcular caixas... É um conhecimento que meio que ficou esquecido. Faz tempo que não mexo com música em Salvador, mas essas pessoas devem ser meio raras mesmo lá hoje em dia, enquanto na outra vida que vivi a gente "ia ali" quando precisava de uma boa caixa pra baixo, PA, trio ou o que quer que seja...
Vou fazer uma pergunta:
No mundo de PA, vi que o shift se deu principalmente pela cultura do aluguel. Seria essa a causa do sumiço dos Zés?
Trios elétricos são um caso a parte, mas shows e eventos (todos os que visitei ultimamente: da Vtex Day até a BGS) os equipamentos - excelentíssimos - eram todos alugados.

Foram lugares que vi equipamentos de som multimilionários (mesas de som de 100+ mil reais - DigiDesign Venue e similares, enfim). Certas marcas, em especial as mais caras, sequer vendem pra empresas que não forneçam aluguel dos equipamentos.

Tudo custa muito caro, e fico pensando se a industria do aluguel "matou" o mercado de PA do "seu zé". O equipamento que a empresa de aluguel compra carrega uma marca (como "Fender" no seu baixo, na hora de se apresentar como baixista independente), além das quinquilharias como suporte especial e garantia fácil.

Suposição.

Última edição por Sonikado em Ter maio 26, 2020 6:29 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Errei o nome das marcas das caixas kkk)

Sonikado
Membro

Mensagem por Aldo MF Ter maio 26, 2020 11:05 pm

Felizmente na minha cidade tem um Seu Zé, com anos de experiência mas bem atualizado na tecnologia, hoje faz todo tipo de caixa, projetos e medições no PC, principalmente PA (line array). Utiliza componentes nacionais e importados.

Fiz 3 caixas para baixo com ele, e estou muito satisfeito com o resultado, ficaram excelentes, superando em muito minha expectativa.

1 caixa 1x12 com Eminence Kappa Pro 12A 350w RMS+ drive Seleniun D202TI + divisor de frequência Nenis, peso 12kg.

1 caixa 1x12 com Eighteen Sound NLW9300 de 800w RMS, peso 16kg.

1 caixa de (para médios e agudos) com 1x6 Eighteen Sound 6NMB420 + Driver Eminence, divisor e control pad Eminence.
Aldo MF
Aldo MF
Membro

Mensagem por Aldo MF Ter maio 26, 2020 11:07 pm

Caixas handmade, da série "meu mundo é tão diferente..." 20200511
Caixas handmade, da série "meu mundo é tão diferente..." Img-2011
Caixas handmade, da série "meu mundo é tão diferente..." Img-2010
Aldo MF
Aldo MF
Membro

Mensagem por BLZENI Qua maio 27, 2020 8:52 am

sobre falantes nacionais. eu montei uma caixa de guitarra com uma falante de 12 da Keybass que ficou espetacular, eu tentaria falante deles, lembro que o preço era muito baixo. nao sei como está hj em dia.

http://www.keybass.com.br/index.html
BLZENI
BLZENI
Membro

Mensagem por NESCAU Qua maio 27, 2020 9:00 am

Esse tópico está me deixando com G.A.S.
NESCAU
NESCAU
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua maio 27, 2020 12:27 pm

Eu sempre usei Selenium 12PW5 e 15PW5. Atesto a qualidade.
Tive uma caixa com um Eminence que me foi roubada. Muito bom também.
Já toquei com os Snakes - "pau à pau" com os Eminence.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por allexcosta Qua maio 27, 2020 12:35 pm

Aldo MF escreveu:Felizmente na minha cidade tem um Seu Zé, com anos de experiência mas bem atualizado na tecnologia, hoje faz todo tipo de caixa, projetos e medições no PC, principalmente PA (line array). Utiliza componentes nacionais e importados.

Fiz 3 caixas para baixo com ele, e estou muito satisfeito com o resultado, ficaram excelentes, superando em muito minha expectativa.

Caixas handmade, da série "meu mundo é tão diferente..." 4910b4a7fd911d1b3d98505006969afe
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por allexcosta Qua maio 27, 2020 12:40 pm

Deixa eu perguntar uma coisa aqui pra vocês, na boa...

De onde as pessoas de SP tiraram a idéia de que caixas construídas pra falar grave podem ter fundo parafusado?

Acabo de ver outra marca que faz isso.

Sem sacanagem, alguém por favor explique isso pra mim... scratch
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo