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Pintura do tipo SPARKLE

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Mensagem por allexcosta Seg maio 25, 2020 9:47 am

Sentinela escreveu:Hehehe.....mais ou menos né....rs

Não. É exatamente isso.
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Mensagem por Jãozeiro Seg maio 25, 2020 10:13 am

Sentinela escreveu:
Jãozeiro escreveu:
Sentinela escreveu:"O Sparkle voce tem que dar o dobro de verniz, do que numa pintura normal, o que implica um pouco no som. Vai o dobro de material do que uma pintura convencional e quanto mais material no instrumento, menos som.

Seguindo esse raciocínio, um baixo 6 cordas tem menos som que um de 5c, que tem menos som que um de 4c, porque vai mais traste, mais tarraxas, mais material na ponte...instrumentos com escala clara teriam menos som que os de escala escura, porque escala clara recebe verniz...

Ou seja: nada a ver. Como o Zubrycky disse, isso aí é crendice.

Bom, pode ser. Mas, na minha humilde opiniao, um baixo com escala clara não tem menos som que um de escala escura. 

Então, justamente...
Perceba que você próprio não acredita no que o Zaganin lhe disse.
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Mensagem por Fernando Zadá Seg maio 25, 2020 10:20 am

Por isso que o Samuel me ama eu simplesmente falo pra ele faz ai e se quiser aproveitar para testar algo no baixo fique a vontade. Não sendo rosa nem verde cheguei faz ai e me surpreenda.
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Mensagem por Renato Sex maio 29, 2020 1:57 pm

Jãozeiro escreveu:
Sentinela escreveu:"O Sparkle voce tem que dar o dobro de verniz, do que numa pintura normal, o que implica um pouco no som. Vai o dobro de material do que uma pintura convencional e quanto mais material no instrumento, menos som.

Seguindo esse raciocínio, um baixo 6 cordas tem menos som que um de 5c, que tem menos som que um de 4c, porque vai mais traste, mais tarraxas, mais material na ponte...instrumentos com escala clara teriam menos som que os de escala escura, porque escala clara recebe verniz...

Ou seja: nada a ver. Como o Zubrycky disse, isso aí é crendice.
Se eu meter uns adesivos no corpo do baixo vai mudar o timbre? E se for adesivo de determinada banda, meu som vai soar igual ao deles? Question Rolling Eyes Very Happy Very Happy

Nego dá umas viajadas que vou te falar... Volta e meia aparecem uns "especialistas" que pregam as verdades absolutas que eles criaram. Acho que nenhum humano ou ET consegue perceber a sutil diferença, se existir, que alguns microns a mais ou na espessura de tinta de um instrumento possa causar no som.
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Mensagem por CG Sex maio 29, 2020 6:56 pm

Cantão escreveu:
allexcosta escreveu:Pior que agora eu quero saber o nome do luthier!!! Laughing
WAR ?  Laughing
Probably
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Mensagem por Zubrycky Sex maio 29, 2020 7:29 pm

Renato escreveu:
Se eu meter uns adesivos no corpo do baixo vai mudar o timbre? E se for adesivo de determinada banda, meu som vai soar igual ao deles? Question Rolling Eyes Very Happy Very Happy

Meu Giannini SG é cheio de adesivos e posso te garantir. O timbre é exatamente o mesmo.

Renato escreveu:
Nego dá umas viajadas que vou te falar... Volta e meia aparecem uns "especialistas" que pregam as verdades absolutas que eles criaram. Acho que nenhum humano ou ET consegue perceber a sutil diferença, se existir, que alguns microns a mais ou na espessura de tinta de um instrumento possa causar no som.

Em um instrumento elétrico sólido? Sem chance.
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Mensagem por Zubrycky Sex maio 29, 2020 7:33 pm

emachado escreveu:Eu já fiz o contrário: retirar uma tinta super grossa (trechos com até 3mm) em duas guitarras minhas, uma Eagle e uma Squier. Refiz o acabamento com nitro o mais fino possível.
A diferença foi perceptível. Mais brilhante. O ataque fica mais evidente. Maior volume tocando com ela desligada.
(...)

Desculpe a intromissão, mas a curiosidade me impele a perguntar: Porventura as cordas das guitarras foram trocadas nesse meio tempo ou elas ainda eram as mesmas de antes? A ação dos instrumentos era a mesma de antes da retirada da tinta?
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Mensagem por allexcosta Sex maio 29, 2020 7:46 pm

Zubrycky escreveu:
emachado escreveu:Eu já fiz o contrário: retirar uma tinta super grossa (trechos com até 3mm) em duas guitarras minhas, uma Eagle e uma Squier. Refiz o acabamento com nitro o mais fino possível.
A diferença foi perceptível. Mais brilhante. O ataque fica mais evidente. Maior volume tocando com ela desligada.
(...)

Desculpe a intromissão, mas a curiosidade me impele a perguntar: Porventura as cordas das guitarras foram trocadas nesse meio tempo ou elas ainda eram as mesmas de antes? A ação dos instrumentos era a mesma de antes da retirada da tinta?

Na verdade o simples ato de tirar as cordas e colocá-las de volta já muda o som bastante, mesmo que você não faça nada nelas.
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Mensagem por allexcosta Sex maio 29, 2020 7:47 pm

Cantão escreveu:
allexcosta escreveu:Pior que agora eu quero saber o nome do luthier!!! Laughing
WAR ?  Laughing

Agora que liguei o nome à pessoa.
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Mensagem por CG Sex maio 29, 2020 7:57 pm

allexcosta escreveu:
Cantão escreveu:
allexcosta escreveu:Pior que agora eu quero saber o nome do luthier!!! Laughing
WAR ?  Laughing

Agora que liguei o nome à pessoa.
Não consigo esquecer tio....
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Mensagem por allexcosta Sex maio 29, 2020 7:59 pm

CG escreveu:Não consigo esquecer tio....

Pois é, se queimar por bobagem...

A propósito, bem-vindo de volta. Vê se não some mais.
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Mensagem por CG Sex maio 29, 2020 8:04 pm

allexcosta escreveu:
CG escreveu:Não consigo esquecer tio....

Pois é, se queimar por bobagem...

A propósito, bem-vindo de volta. Vê se não some mais.

Longa história tio... Dirigir pela uber e entrar no fórum é incompatível... Sem querer disvirtuar o tópico, mas na quarentena minha esposa me forçou a voltar a estudar musica...
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Mensagem por Zubrycky Sex maio 29, 2020 8:11 pm

allexcosta escreveu:
Zubrycky escreveu:
emachado escreveu:Eu já fiz o contrário: retirar uma tinta super grossa (trechos com até 3mm) em duas guitarras minhas, uma Eagle e uma Squier. Refiz o acabamento com nitro o mais fino possível.
A diferença foi perceptível. Mais brilhante. O ataque fica mais evidente. Maior volume tocando com ela desligada.
(...)

Desculpe a intromissão, mas a curiosidade me impele a perguntar: Porventura as cordas das guitarras foram trocadas nesse meio tempo ou elas ainda eram as mesmas de antes? A ação dos instrumentos era a mesma de antes da retirada da tinta?

Na verdade o simples ato de tirar as cordas e colocá-las de volta já muda o som bastante, mesmo que você não faça nada nelas.

É verdade. Tem isso também.
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Mensagem por Sentinela Dom Jul 19, 2020 3:18 am

allexcosta escreveu:
Sentinela escreveu:Hehehe.....mais ou menos né....rs

Não. É exatamente isso.

Não é nao. Confio no trabalho e experiencia do Marcio. Optei por nao fazer em Sparkle. Acho bonito, mas confio no que ele me falou. Valeu !
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Mensagem por Sentinela Dom Jul 19, 2020 3:20 am

Jãozeiro escreveu:
Sentinela escreveu:
Jãozeiro escreveu:
Sentinela escreveu:"O Sparkle voce tem que dar o dobro de verniz, do que numa pintura normal, o que implica um pouco no som. Vai o dobro de material do que uma pintura convencional e quanto mais material no instrumento, menos som.

Seguindo esse raciocínio, um baixo 6 cordas tem menos som que um de 5c, que tem menos som que um de 4c, porque vai mais traste, mais tarraxas, mais material na ponte...instrumentos com escala clara teriam menos som que os de escala escura, porque escala clara recebe verniz...

Ou seja: nada a ver. Como o Zubrycky disse, isso aí é crendice.

Bom, pode ser. Mas, na minha humilde opiniao, um baixo com escala clara não tem menos som que um de escala escura. 

Então, justamente...
Perceba que você próprio não acredita no que o Zaganin lhe disse.

Acredito sim. Tanto que meu bass ja esta feito o projeto e em nov fica pronto. So vim pedir a opiniao de voces. Mas, voces elocubram e polemizam demais o trabalho dos outros. Valeu !
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Mensagem por allexcosta Dom Jul 19, 2020 3:59 am

Sentinela escreveu:
allexcosta escreveu:
Sentinela escreveu:Hehehe.....mais ou menos né....rs

Não. É exatamente isso.

Não é nao. Confio no trabalho e experiencia do Marcio. Optei por nao fazer em Sparkle. Acho bonito, mas confio no que ele me falou. Valeu !

Se você confia no que ele disse, qual a relevância da opinião do especialista que você cita aqui no quote abaixo?

Sentinela escreveu:Alex, conversei agora um especialista em pinturas de guitarras e baixos. Ele me falou que a diferenca, se houver, é em microns e nem milimetros, com relacao ao Sparkle. E na opiniao dele, não ira afetar em nada o timbre a ponto de nem o musico perceber, muito menos a plateia. Me explicou que fosse assim, pode jogar os MusicMan fora entao. Ja pintou mais de 200 MM e ninguem sentiu diferenca.

Além disso. Uma vez que você confia no que seu luthier disse e já consultou um especialista em pintura (que por sinal tem opinião diferente da dele), qual a relevância da opinião dos colegas de fórum sobre esse assunto?

Porque eu, por exemplo, caso seja um assunto bem resolvido na minha cabeça, não peço opinião de outras pessoas. Opinião tem todo valor quando você tem uma dúvida, mas só cria confusão quando você tem uma certeza. Ainda mais uma certeza tão grande quanto essa sua. up
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Mensagem por Sentinela Dom Jul 19, 2020 6:12 am

allexcosta escreveu:
Sentinela escreveu:
allexcosta escreveu:
Sentinela escreveu:Hehehe.....mais ou menos né....rs

Não. É exatamente isso.

Não é nao. Confio no trabalho e experiencia do Marcio. Optei por nao fazer em Sparkle. Acho bonito, mas confio no que ele me falou. Valeu !

Se você confia no que ele disse, qual a relevância da opinião do especialista que você cita aqui no quote abaixo?

Sentinela escreveu:Alex, conversei agora um especialista em pinturas de guitarras e baixos. Ele me falou que a diferenca, se houver, é em microns e nem milimetros, com relacao ao Sparkle. E na opiniao dele, não ira afetar em nada o timbre a ponto de nem o musico perceber, muito menos a plateia. Me explicou que fosse assim, pode jogar os MusicMan fora entao. Ja pintou mais de 200 MM e ninguem sentiu diferenca.

Além disso. Uma vez que você confia no que seu luthier disse e já consultou um especialista em pintura (que por sinal tem opinião diferente da dele), qual a relevância da opinião dos colegas de fórum sobre esse assunto?

Porque eu, por exemplo, caso seja um assunto bem resolvido na minha cabeça, não peço opinião de outras pessoas. Opinião tem todo valor quando você tem uma dúvida, mas só cria confusão quando você tem uma certeza. Ainda mais uma certeza tão grande quanto essa sua. up

Ue, pra que serve um forum entao? Eu posso ir num médico de confiança, mas posso consultar outro, qual o problema ??

Agora o problema é que aqui, nao to dizendo que é seu caso, mas existem muitos "especialistas" que sabem de tudo e querem falar o que nao sabem ou entao, sao "marias vai com as outras", que vão concordando com os mais antigos do fórum só pra puxar o saco. Eu participo desse forum pra passar o tempo e ver o que voces falam. Mas, leio muitos absurdos aqui que quando comento com musicos e luthiers renomados, eles ate dao risadas e perguntam por que eu to aqui. ? No mais, meu bass ja esta sendo elaborado e nao optei pela pintura sparkle porque cheguei a conclusão que realmente existe diferenca (ainda que pouca ) no resultado final da sonoridade. E a N Zaganin tem vários instrumentos pintados em Sparkle, porque os clientes pedem e gostam. Mas, o Marcio Zaganin, orienta o musico sobre tudo na sonoridade final e deixa a criterio dele. É um luthier que tem know-how e experiência de anos e anos. E como já mencionei em outro tópico, nao tem outro no Brasil com mais feeling e técnica na construcao de guitarras e contrabaixos igual a ele. É isso.
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Mensagem por Rico Dom Jul 19, 2020 7:22 am

^^Cara... Cê não pode afirmar isso. Eu tenho certeza que você não conhece todas as oficinas do Brasil.

Zaga é famoso e tal, mas cada luthier tem um entendimento sobre a forma de construir, e tem umas coisas que são simplesmente procurar cabelo em ovo.

Se você confia nele e tá contente com o que ouviu, vai em frente.

Mas essas afirmações são muito, mas muito difíceis de comprovar. Eu também já ouvi falar essas coisas, mas já tive o mesmo baixo em duas situações. Stripped Body e Sunburst. O som é o mesmo!
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Mensagem por allexcosta Dom Jul 19, 2020 8:01 am

Sentinela escreveu:Mas, leio muitos absurdos aqui que quando comento com musicos e luthiers renomados, eles ate dao risadas e perguntam por que eu to aqui. ?

Curioso é que aqui a gente também dá risadas quando lê algumas opiniões de músicos e luthiers renomados.

Aliás, me permita o comentário, esse tópico já iniciou um pouco com esse lance de "name dropping". Aparentemente você sabia que era uma opinião polêmica com a qual poucas pessoas aqui concordariam e deixou pra "drop the name" depois... E assim, posso estar julgando errado, mas soa bastante como "quem são vocês pra discordar de fulano de tal que é um cara renomado?" E é aí que me pergunto o motivo do tópico. Sendo que você mesmo trouxe a opinião de um especialista no assunto que é igual à nossa e diferente da do luthier citado.

E, não me leve a mal, mas dá pra sacar rápido quando o tópico é do tipo "isca". E esse tópico é exatamente isso... Precisou essa mensagem meses depois pra você no fim das contas dizer o que realmente pensa, que o que importa é a opinião de profissionais renomados e que o conteúdo postado no FCBR é abaixo da média.

E é ok você achar isso, problema nenhum. As pessoas não são obrigadas a participar de um fórum. Participam aqueles que acham que as discussões acrescentam de alguma forma.

Sentinela escreveu:No mais, meu bass ja esta sendo elaborado e nao optei pela pintura sparkle porque cheguei a conclusão que realmente existe diferenca (ainda que pouca ) no resultado final da sonoridade.

Me desculpe, mas você não chegou a essa conclusão. Alguém te disse isso e você acreditou. Foi isso que aconteceu.

Sentinela escreveu:É um luthier que tem know-how e experiência de anos e anos.

Ninguém jamais discordaria disso.

Sentinela escreveu:E como já mencionei em outro tópico, nao tem outro no Brasil com mais feeling e técnica na construcao de guitarras e contrabaixos igual a ele. É isso.

Isso é meio que uma opinião sua e nem tem como ser diferente. E até entendo que tudo que você posta é opinião sua, assim como o que posto é opinião minha, mas o "como já mencionei em outro tópico" busca uma legitimidade na afirmação que simplesmente não cabe.
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Mensagem por CG Dom Jul 19, 2020 8:31 am

O ser humano tem necessidade de valorizar o próprio trabalho, isso é absolutamente normal. Quando ele valoriza esse trabalho, acaba dando ares de complicação em coisas relativamente simples. Quanto mais "renomada" a pessoa, maior o índice de complicação.

Me lembro que estava tomando algumas cervejas com uns amigos sendo que dois deles fabricavam cervejas, um até e premiado e tem uma reputação no mercado cervejeiro, eles estavam discutindo sobre o tempo necessário em que se deveria colocar o lúpulo em um tipo específico de cerveja... Passaram quase uma hora discutindo, no final decidiram que tinham que perguntar para o consumidor. Eu estava ouvindo tudo atentamente, tomando a cerveja de ambos, ai eles viraram e me perguntaram: E aí, o que vc acha?
Eu olhei para os dois e respondi: Eu? Eu não acho nada, eu só bebo.
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Mensagem por Sentinela Dom Jul 19, 2020 2:48 pm

allexcosta escreveu:
Sentinela escreveu:Mas, leio muitos absurdos aqui que quando comento com musicos e luthiers renomados, eles ate dao risadas e perguntam por que eu to aqui. ?

Curioso é que aqui a gente também dá risadas quando lê algumas opiniões de músicos e luthiers renomados.

Aliás, me permita o comentário, esse tópico já iniciou um pouco com esse lance de "name dropping". Aparentemente você sabia que era uma opinião polêmica com a qual poucas pessoas aqui concordariam e deixou pra "drop the name" depois... E assim, posso estar julgando errado, mas soa bastante como "quem são vocês pra discordar de fulano de tal que é um cara renomado?" E é aí que me pergunto o motivo do tópico. Sendo que você mesmo trouxe a opinião de um especialista no assunto que é igual à nossa e diferente da do luthier citado.

E, não me leve a mal, mas dá pra sacar rápido quando o tópico é do tipo "isca". E esse tópico é exatamente isso... Precisou essa mensagem meses depois pra você no fim das contas dizer o que realmente pensa, que o que importa é a opinião de profissionais renomados e que o conteúdo postado no FCBR é abaixo da média.

E é ok você achar isso, problema nenhum. As pessoas não são obrigadas a participar de um fórum. Participam aqueles que acham que as discussões acrescentam de alguma forma.

Sentinela escreveu:No mais, meu bass ja esta sendo elaborado e nao optei pela pintura sparkle porque cheguei a conclusão que realmente existe diferenca (ainda que pouca ) no resultado final da sonoridade.

Me desculpe, mas você não chegou a essa conclusão. Alguém te disse isso e você acreditou. Foi isso que aconteceu.

Sentinela escreveu:É um luthier que tem know-how e experiência de anos e anos.

Ninguém jamais discordaria disso.

Sentinela escreveu:E como já mencionei em outro tópico, nao tem outro no Brasil com mais feeling e técnica na construcao de guitarras e contrabaixos igual a ele. É isso.

Isso é meio que uma opinião sua e nem tem como ser diferente. E até entendo que tudo que você posta é opinião sua, assim como o que posto é opinião minha, mas o "como já mencionei em outro tópico" busca uma legitimidade na afirmação que simplesmente não cabe.

**Nao entendi. O que seria topico do tipo ISCA ? Quando postei sobre a pintura em sparkle, foi para pedir a opiniao de voces. Quando os comentarios é só de pessoas que gostam de polemizar e criticar o trabalho de quem já tem know-how e experiencia na área, ai sim, eu chego a conclusao de que é abaixo da média.

**Sim, alguem que trabalha com isso. Se voce vai trocar de carro, voce consulta um taxista ou um médico ?

**O que cabe pra mim são opiniões sem ofensas e sem criticar o trabalho dos outros.


Última edição por Sentinela em Dom Jul 19, 2020 2:51 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por allexcosta Dom Jul 19, 2020 2:50 pm

Sentinela escreveu:O que cabe pra mim são opiniões sem ofensas e sem criticar o trabalho dos outros.

Esse é o princípio de um fórum.
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Mensagem por Paulo Penna Dom Jul 19, 2020 2:59 pm

Na minha opinião a quantidade de tinta aplicada e o tipo de pintura muda sim o som do instrumento sólido, muito mais na guitarra que no baixo.
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Mensagem por Jãozeiro Dom Jul 19, 2020 3:03 pm

Sentinela escreveu:
allexcosta escreveu:
Sentinela escreveu:
allexcosta escreveu:
Sentinela escreveu:Hehehe.....mais ou menos né....rs

Não. É exatamente isso.

Não é nao. Confio no trabalho e experiencia do Marcio. Optei por nao fazer em Sparkle. Acho bonito, mas confio no que ele me falou. Valeu !

Se você confia no que ele disse, qual a relevância da opinião do especialista que você cita aqui no quote abaixo?

Sentinela escreveu:Alex, conversei agora um especialista em pinturas de guitarras e baixos. Ele me falou que a diferenca, se houver, é em microns e nem milimetros, com relacao ao Sparkle. E na opiniao dele, não ira afetar em nada o timbre a ponto de nem o musico perceber, muito menos a plateia. Me explicou que fosse assim, pode jogar os MusicMan fora entao. Ja pintou mais de 200 MM e ninguem sentiu diferenca.

Além disso. Uma vez que você confia no que seu luthier disse e já consultou um especialista em pintura (que por sinal tem opinião diferente da dele), qual a relevância da opinião dos colegas de fórum sobre esse assunto?

Porque eu, por exemplo, caso seja um assunto bem resolvido na minha cabeça, não peço opinião de outras pessoas. Opinião tem todo valor quando você tem uma dúvida, mas só cria confusão quando você tem uma certeza. Ainda mais uma certeza tão grande quanto essa sua. up

Ue, pra que serve um forum entao? Eu posso ir num médico de confiança, mas posso consultar outro, qual o problema ??

Agora o problema é que aqui, nao to dizendo que é seu caso, mas existem muitos "especialistas" que sabem de tudo e querem falar o que nao sabem ou entao, sao "marias vai com as outras", que vão concordando com os mais antigos do fórum só pra puxar o saco. Eu participo desse forum pra passar o tempo e ver o que voces falam. Mas, leio muitos absurdos aqui que quando comento com musicos e luthiers renomados, eles ate dao risadas e perguntam por que eu to aqui. ? 

Cite alguns desses absurdos e cite esses mais tantos "luthiers e músicos renomados" que você conhece. Vamos lá. Quais são os absurdos? Quem é essa gente superior que dá risada do que é dito aqui?

Desculpa, cara (embora eu e ninguém deva pedir isso aqui), mas esse papo seu tá ridículo. 
"Conheço músicos e luthiers renonados que sabem muito mais do que vocês e riem de vocês."

Kkkkkkkkkkkk
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Mensagem por Jãozeiro Dom Jul 19, 2020 3:07 pm

Sentinela escreveu:
Jãozeiro escreveu:
Sentinela escreveu:
Jãozeiro escreveu:
Sentinela escreveu:"O Sparkle voce tem que dar o dobro de verniz, do que numa pintura normal, o que implica um pouco no som. Vai o dobro de material do que uma pintura convencional e quanto mais material no instrumento, menos som.

Seguindo esse raciocínio, um baixo 6 cordas tem menos som que um de 5c, que tem menos som que um de 4c, porque vai mais traste, mais tarraxas, mais material na ponte...instrumentos com escala clara teriam menos som que os de escala escura, porque escala clara recebe verniz...

Ou seja: nada a ver. Como o Zubrycky disse, isso aí é crendice.

Bom, pode ser. Mas, na minha humilde opiniao, um baixo com escala clara não tem menos som que um de escala escura. 

Então, justamente...
Perceba que você próprio não acredita no que o Zaganin lhe disse.

Acredito sim. Tanto que meu bass ja esta feito o projeto e em nov fica pronto. So vim pedir a opiniao de voces. Mas, voces elocubram e polemizam demais o trabalho dos outros. Valeu !

Resumindo: você criou um tópico em que queria que todos concordassem com sua ideia. Quando aconteceu o contrário e algumas coisas que foram ditas quebraram a supremacia de dogmas luthierísticos a que você está acostumado, isso te chocou e você interpreta isso como "esculhambar o trabalho dos outros".

Lá fora no mundo real existem seus amigos músicos e luthiers renomados que sabem as sutis diferenças que as tintas causam nas madeiras de florestas encantadas e aqui é um Fórum cheio de sabichão que discordaram de você. Sua mensagem é clara, não tente disfarçar.


Última edição por Jãozeiro em Dom Jul 19, 2020 3:11 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por allexcosta Dom Jul 19, 2020 3:08 pm

Jãozeiro escreveu:Cite alguns desses absurdos e cite esses mais tantos "luthiers e músicos renomados" que você conhece. Vamos lá. Quais são os absurdos? Quem é essa gente superior que dá risada do que é dito aqui?

Desculpa, cara (embora eu e ninguém deva pedir isso aqui), mas esse papo seu tá ridículo.
"Conheço músicos e luthiers renonados que sabem muito mais do que vocês e riem de vocês."

Kkkkkkkkkkkk

Pois é. Essa foi minha estranheza...

Se o cara conversa com pessoas de um nível muito superior, renomados músicos e luthiers, o que estaria ele fazendo por essas bandas? Só vai atrapalhar a sapiência que ele adquire acolá...
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Pintura do tipo SPARKLE - Página 2 Empty Re: Pintura do tipo SPARKLE

Mensagem por Zubrycky Dom Jul 19, 2020 9:54 pm

Ah, sim... Quando, há alguns anos atrás, saí à caça de um Danelectro DC Bass para fazer um agrado ao meu velho ombro (Queria um Danelectro porque precisava de um baixo que fosse leve para que meu ombro aguentasse o ritmo dos shows da época), fui em todas as lojas da rua Teodoro Sampaio (aqui em São Paulo, para quem não sabe) e acabei encontrando apenas dois exemplares.

Pude espancar tocar os dois. Fiz isso, metódica e lentamente.

Qual a diferença entre eles? Além do preço, a cor.

Um era Salmon Pink e o outro, Silver Flake, cores que eram, respectivamente, sólida e sparkle (Esse modelo de baixo da Danelectro também foi feito com uma terceira cor sólida, Limo Black, mas nunca vi um desses pessoalmente).

Gostei de ambos, por mim teria comprado os dois mas, com o dinheiro que tinha em mãos e pela diferença no preço, acabei comprando apenas o Silver Flake.

Dito isso e voltando aos momentos que precederam a compra do meu Danelectro, quais foram as diferenças de timbre que encontrei nestes testes com dois modelos idênticos de baixo com cores tão diferentes entre si?

Nenhuma.


Última edição por Zubrycky em Qua Jul 22, 2020 10:12 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Zubrycky Dom Jul 19, 2020 10:35 pm

Rico escreveu:^^Cara... Cê não pode afirmar isso. Eu tenho certeza que você não conhece todas as oficinas do Brasil.

Zaga é famoso e tal, mas cada luthier tem um entendimento sobre a forma de construir, e tem umas coisas que são simplesmente procurar cabelo em ovo.

Se você confia nele e tá contente com o que ouviu, vai em frente.

Mas essas afirmações são muito, mas muito difíceis de comprovar. Eu também já ouvi falar essas coisas, mas já tive o mesmo baixo em duas situações. Stripped Body e Sunburst. O som é o mesmo!

Me lembrei do baixo principal usado pelo Steve Harris no Iron Maiden.

"Por todas estas décadas, Steve Harris usou em todos os álbuns e turnês um único baixo como instrumento principal, no caso, um Fender Precision do meio dos anos 70 (com escala de maple).

Sim, todos aqueles baixos que vemos ao longo dos anos é o mesmo instrumento. Originalmente branco (com escudo preto), Steve começou a usá-lo a partir de 1977, e por volta de 1978 o baixo foi pintado de preto (com escudo espelhado), permanecendo assim até a Killers Tour.

Em 1982, o Precision ganhou um novo acabamento: "royal blue", visual este imortalizado pelo período clássico da banda. O baixo permaneceu azul entre as fases The Number Of The Beast até No Prayer For The Dying.

Em 1991, na fase Fear Of The Dark, o baixo ganhou seu visual definitivo: voltou à cor branca, com frisos laterais (que aproveitaram parte da antiga pintura azul), além de um brasão de seu time de futebol favorito: o West Ham. Até hoje este baixo continua na linha de frente (já há anos sem logo da Fender no headstock). Há alguns anos este baixo está equipado com captadores Seymour Duncan Custom Steve Harris SPB, projetado justamente para ter o mesmo som do captador antigo deste baixo, que precisou ser trocado depois de tantos anos de uso".

Fonte: https://whiplash.net/materias/biografias/250777-ironmaiden.html (Os grifos são meus).

Em suma, ouço Iron Maiden há anos e nunca percebi que o baixo mudou de timbre por causa da cor. Ou alguém acha, por exemplo, que o som do instrumento era melhor na época em que o baixo foi pintado de preto e piorou quando a cor virou royal blue?
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Mensagem por Tarcísio Caetano Seg Jul 20, 2020 10:01 am

allexcosta escreveu:E até entendo que tudo que você posta é opinião sua, assim como o que posto é opinião minha, ...
notme


Este tópico me lembrou isso:

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Mensagem por Groovin Seg Jul 20, 2020 10:15 am

Zubrycky escreveu:

Em suma, ouço Iron Maiden há anos e nunca percebi que o baixo mudou de timbre por causa da cor. Ou alguém acha, por exemplo, que o som do instrumento era melhor na época em que o baixo foi pintado de preto e piorou quando a cor virou royal blue?

Verdade, esse exemplo derruba toda essa teoria, até pelo fato de o Royal Blue do Stevão ter a pintura "sparkle".
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Mensagem por Ronyldo D`Santos Luthier Qui Jul 23, 2020 9:55 am

Amigos, permitam-me postar uma foto que pode contribuir para mudar o entendimento ou ajudar a entender o que influencia e o que não influencia no timbre de um baixo(na foto não importa as pessoas, mas a mensagem contida nela). Nela está: O luthier, o instrumento e musico.


Pintura do tipo SPARKLE - Página 2 37600710

Quando, entender a mensagem, mudará sua percepção.


Última edição por Ronyldo D`Santos Luthier em Sex Jul 24, 2020 7:37 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : ajuste na foto postada)
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Mensagem por vcrz Sex Set 11, 2020 8:57 am

Tacando lenha na fogueira...

Pro PJ o zaganin pintou sparkle..... Ele não se preocupou com a mudança de som. Até pq não é a flecha é o índio.

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Mensagem por bodhan Sex Set 11, 2020 10:04 am

Para ilustrar o tópico. Mais um teste sobre madeiras e guitarras sólidas. Nem chegou a ser cogitada a influência da pintura.

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Mensagem por Uchoa Sex Set 11, 2020 10:25 am

Mas o Zaganin fez uma cagada aí no baixo do PJ , todo mundo sabe que pintura muda o som .

Eu quando quero um som mais pesado , uso o baixo preto e som light os mais claros que puder oras .

Os com acabamento encerado que nem os Warwick que dão o som da madeira , fica um som "amadeirado" show de bola.

Bem que no caso do PJ é baixo de show , no estúdio com certeza é um no osso . Oras Pois .

:troll:
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Mensagem por allexcosta Sex Set 11, 2020 11:38 am

Passando aqui pra lembrar que não é a pintura em si que mata o som, mas o "esforço" pra fazer tal pintura.
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Mensagem por vinibassplayer Sex Set 11, 2020 1:42 pm

allexcosta escreveu:Passando aqui pra lembrar que não é a pintura em si que mata o som, mas o "esforço" pra fazer tal pintura.

mais claro impossivel
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Mensagem por Uchoa Sex Set 11, 2020 1:51 pm

allexcosta escreveu:Passando aqui pra lembrar que não é a pintura em si que mata o som, mas o "esforço" pra fazer tal pintura.
É uma verdade !
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Mensagem por Zubrycky Sex Set 11, 2020 10:26 pm

O "esforço" neste tipo de pintura "estressa" a madeira, impedindo-a de vibrar.












:troll:
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Mensagem por Bananoise Sáb Set 12, 2020 11:11 am

Só quero dizer que se eu fosse o dono do tópico eu estaria com ódio mortal do Allex, mas como não sou eu adorei e estou cascando o bico USAUSAUHSUAHSAHSUHAUSHAUHSA

Ri Muito
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Mensagem por fheliojr Dom Set 13, 2020 2:51 pm

No instagram do Zaganin, há este baixo orange sparkle que foi construído para o Liminha/Limãozinho:

Pintura do tipo SPARKLE - Página 2 60114942_462208480990312_1264130231931219871_n.jpg?_nc_ht=instagram.ffor13-1.fna.fbcdn


"VBL-4 Vintage Blend Bass semi-hollow 30” shot scale, orange sparkle.
Saindo esse belo short scale com varitone para o @liminha..."

Fonte: https://www.instagram.com/p/Bx216MrJtgW/
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Mensagem por Uchoa Dom Set 13, 2020 4:03 pm

^ Matou o som do baixo !
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Mensagem por Sentinela Ter Nov 24, 2020 12:32 am

allexcosta escreveu:Passando aqui pra lembrar que não é a pintura em si que mata o som, mas o "esforço" pra fazer tal pintura.

Ninguem falou que mata o som do instrumento. Mas, o que me foi explicado é que muda a sonoridade comparado com a tinta comum.
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Mensagem por Sentinela Ter Nov 24, 2020 12:35 am

vcrz escreveu:Tacando lenha na fogueira...

Pro PJ o zaganin pintou sparkle..... Ele não se preocupou com a mudança de som. Até pq não é a flecha é o índio.

Pintura do tipo SPARKLE - Página 2 Screenshot-2020-09-11-07-55-21-253-com-instagram-android


Ele vai pintar o instrumento pra voce do jeito que voce pedir. Mas, as orientacoes serao dadas. Fica a seu cargo. Depois de pronto que voce vai tocar e ver se curtiu ou nao. Mas, ai nao sera culpa do luthier. Existem varios instrumentos em pintura Sparkle lá. Cada um escolhe o que quer. Depois, se voce nao curtir é só vender. Simples assim.
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Mensagem por Sentinela Ter Nov 24, 2020 12:43 am

Paulo Penna escreveu:Na minha opinião a quantidade de tinta aplicada e o tipo de pintura muda sim o som do instrumento sólido, muito mais na guitarra que no baixo.

Sim, tudo influencia. Toca num MusicMan com pintura solida e outro em Sparkle. Alias, foi nesse que percebi que o Zaganin estava certo. A Sparkle puxa mais pro grave. O visual e bonito e diferente ? Ai é questao de gosto. Mas, estamos falando de sonoridade. Igual falar que escala clara e escura não tem diferenca. Todos os luthiers, inclusive o Sadowsky, ja falou que da diferenca no som. É fogooo....rss
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Mensagem por Sentinela Ter Nov 24, 2020 12:50 am

Jãozeiro escreveu:
Sentinela escreveu:
Jãozeiro escreveu:
Sentinela escreveu:
Jãozeiro escreveu:
Sentinela escreveu:"O Sparkle voce tem que dar o dobro de verniz, do que numa pintura normal, o que implica um pouco no som. Vai o dobro de material do que uma pintura convencional e quanto mais material no instrumento, menos som.

Seguindo esse raciocínio, um baixo 6 cordas tem menos som que um de 5c, que tem menos som que um de 4c, porque vai mais traste, mais tarraxas, mais material na ponte...instrumentos com escala clara teriam menos som que os de escala escura, porque escala clara recebe verniz...

Ou seja: nada a ver. Como o Zubrycky disse, isso aí é crendice.

Bom, pode ser. Mas, na minha humilde opiniao, um baixo com escala clara não tem menos som que um de escala escura. 

Então, justamente...
Perceba que você próprio não acredita no que o Zaganin lhe disse.

Acredito sim. Tanto que meu bass ja esta feito o projeto e em nov fica pronto. So vim pedir a opiniao de voces. Mas, voces elocubram e polemizam demais o trabalho dos outros. Valeu !

Resumindo: você criou um tópico em que queria que todos concordassem com sua ideia. Quando aconteceu o contrário e algumas coisas que foram ditas quebraram a supremacia de dogmas luthierísticos a que você está acostumado, isso te chocou e você interpreta isso como "esculhambar o trabalho dos outros".

Lá fora no mundo real existem seus amigos músicos e luthiers renomados que sabem as sutis diferenças que as tintas causam nas madeiras de florestas encantadas e aqui é um Fórum cheio de sabichão que discordaram de você. Sua mensagem é clara, não tente disfarçar.

Eu nao quero que ninguem concorde com minha ideia. Eu nao sou luthier e nem especialista. E outra, quem te falou que existem "dogmas luthieristicos" ??? Rsss......o que existe é pesquisa, conhecimento e experiencia de muitos anos fabricando e ouvindo musicos renomados. Se voce leva teu baixo num luthier que se baseia em dogmas, se ta ruim de luthier entao viu. Daqui a pouco voce vai dizer que quero levar as pessoas a um proselistismo de luthieria.....kkkk. Eu posso ser o "bobo", mas prefiro ficar junto com a corte.
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Mensagem por allexcosta Ter Nov 24, 2020 5:41 am

Sentinela escreveu:Ninguem falou que mata o som do instrumento.

Falou sim. thumbs

O bom de um fórum comparado com aberrações como o Facebook é que meses ou anos depois você encontra uma postagem e consegue um argumento congruente.

Citando você:

Sentinela escreveu:"O Sparkle voce tem que dar o dobro de verniz, do que numa pintura normal, o que implica um pouco no som. Vai o dobro de material do que uma pintura convencional e quanto mais material no instrumento, menos som. Nao é que vai matar o som do instrumento, mas, em teoria, perde do que uma pintura mais fina. Eu tenho feito a pintura nos instrumentos cada vez mais fina para eles timbrarem mais. O Sparkle vai o dobro disso para poder nivelar."

Entendo que logo depois você diz "não é que vai matar o som", mas "menos som" e "matar o som" são exatamente a mesma coisa.

Outra informação interessante: os lendários Fenders antigos, inclusive pré-CBS, eram cobertos com mais material que qualquer baixo da história. Sim, estou falando dos baixos com acabamento nitro, que é uma pintura que "respira" e "aí está a magia dos Fenders antigos". Você deve conhecer bem essas frases feitas.

Pois é, leia de novo: a Fender começou a fabricar guitarras com quantidades absurdas de material em 1963. O acabamento por baixo da pintura nitro era um dos acabamentos mais grossos que já se usou em instrumentos musicias, quase vitrificado. Enfim, durma com esse barulho...
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Mensagem por allexcosta Ter Nov 24, 2020 5:43 am

Sentinela escreveu:Igual falar que escala clara e escura não tem diferenca. Todos os luthiers, inclusive o Sadowsky, ja falou que da diferenca no som.

Link?
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Mensagem por Uchoa Ter Nov 24, 2020 6:30 am

facepalm
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Mensagem por siodoni Ter Nov 24, 2020 6:42 am

Ele voltou cheers
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Mensagem por patriciofernandes Ter Nov 24, 2020 7:10 am

Ele voltou e continua defendendo o ponto de vista que ele veio aqui questionar... to entendendo não facepalm
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