Baixolão sem amplificação
+24
allexcosta
HenriqueBessa
salviano
gncm
Zubrycky
Ricardo Saldanha
mum
campos
peter.forc
Giovani Riani
vinibassplayer
JAZZigo
Davi Motta
Tarcísio Caetano
vlavsp
Jãozeiro
rafael.buzzi.andrade
Raul S.
Mauricio Luiz Bertola
Cantão
Fernando Zadá
siodoni
joabi
musicman10
28 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Baixolão sem amplificação
Pessoal,
Estou em busca de um baixolão cuja PROJEÇÃO (ou volume) seja EXTREMA, ou seja, que possua foco na música ACÚSTICA, sem qualquer uso de amplificador. Ok, sabemos que milagres não existem e que o volume do baixolão (acusticamente falando) tende a ser inferior ao do violão nas mesmas condições pelo fato do ouvido humano possuir menos sensibilidade a frequências graves e que via de regra quanto mais caro o baixolão, melhor, mas também sabemos que a luthieria avança, novos materiais, etc... enfim, qual marca/modelo seria indicado hoje especificamente para esta finalidade (voz/violão/baixolão/percussão, tudo sem amplificação nenhuma)? Só lembrando, o importante aqui é apenas o VOLUME (projeção) do baixolão!!!
Estou em busca de um baixolão cuja PROJEÇÃO (ou volume) seja EXTREMA, ou seja, que possua foco na música ACÚSTICA, sem qualquer uso de amplificador. Ok, sabemos que milagres não existem e que o volume do baixolão (acusticamente falando) tende a ser inferior ao do violão nas mesmas condições pelo fato do ouvido humano possuir menos sensibilidade a frequências graves e que via de regra quanto mais caro o baixolão, melhor, mas também sabemos que a luthieria avança, novos materiais, etc... enfim, qual marca/modelo seria indicado hoje especificamente para esta finalidade (voz/violão/baixolão/percussão, tudo sem amplificação nenhuma)? Só lembrando, o importante aqui é apenas o VOLUME (projeção) do baixolão!!!
musicman10- Membro
Silvio_Anestesio gosta desta mensagem
Re: Baixolão sem amplificação
Infelizmente nenhum dá conta. Tem que ter um amplificadorzinho pro baixolão, senão ele vai sumir mesmo, independente da marca.
Se quiser arriscar, procure um que tenha a maior caixa ressonante que você encontrar. Mesmo assim, posso apostar que irá sumir no meio do grupo.
Um baixo acústico te atenderia melhor, se você tiver como usar um.
Se quiser arriscar, procure um que tenha a maior caixa ressonante que você encontrar. Mesmo assim, posso apostar que irá sumir no meio do grupo.
Um baixo acústico te atenderia melhor, se você tiver como usar um.
joabi- Eterno Colaborador
fheliojr gosta desta mensagem
Baixolão não tem som, nem acustico nem plugado.
Corra disso o quanto puder.
db gosta desta mensagem
Não magoa não! O meu Condor com corda LaBella Nylon estava soando bem bonito.
Mas plugado! Rssss
Mas plugado! Rssss
Fernando Zadá- Moderador
doni alcantara gosta desta mensagem
Difícil hein...um Kala U Bass é capaz de ter o som mais alto desplugado que baixolões convencionais...
Cantão- Moderador
musicman10 escreveu:Pessoal,
Esqueça....
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
db gosta desta mensagem
hmm... tive um desses... rsFernando Zadá escreveu:Não magoa não! O meu Condor com corda LaBella Nylon estava soando bem bonito.
Mas plugado! Rssss
bonito, mas só "funciona" plugado
Raul S.- Membro
Tivemos né o meu eu peguei num rolo contigo! Rssss
Fernando Zadá- Moderador
Há uma razão física para um baixo ser tão volumoso.
Não quero soar "dono da verdade", mas se houvesse uma forma de fazer um baixo de madeira que projetasse o som da mesma forma utilizando menos material, já teriam inventado.
Fato inquestionável.rafael.buzzi.andrade escreveu:
Não quero soar "dono da verdade", mas se houvesse uma forma de fazer um baixo de madeira que projetasse o som da mesma forma utilizando menos material, já teriam inventado.
Cara, se existir, vai ser um instrumento bem caro de algum luthier renomado, com tampo, laterais e fundo maciços, feito com técnicas primorosas de luthieria.musicman10 escreveu:Pessoal,
Estou em busca de um baixolão cuja PROJEÇÃO (ou volume) seja EXTREMA,
Coincidentemente rolou esses dias no TalkBass um tópico com o mesmo assunto, e um membro lá indicou um modelo de baixolão, que era handmade e bem caro.
E mesmo assim ele disse que não era páreo pra acompanhar violões.
Jãozeiro- Membro
Testei um Tylor pequenino uma vez e vou te falar que é incrível o resultado... mas o preço dele tava na casa dos 7 contos quando o dolar tava bom.
Convidado- Convidado
Bom dia pessoal! Eu tenho um baixolão Del Vecchio, antigão dos anos 70. O corpo muito grande. Não achei nem bag para ele ainda. É sensacional, muito som! Com certeza o mais alto e com melhor som dos baixolões que já tive. Ele nem tem pré e nem nada, 100% acústico. Acho que um desses moldes pode atender suas necessidades. Esse eu não vendo rs mas coloco a foto mais tarde para vcs observarem a estrutura dele.
Última edição por vlavsp em Qua Jun 24, 2020 10:02 am, editado 1 vez(es)
vlavsp- Membro
siodoni escreveu:Baixolão não tem som, nem acustico nem plugado.
Depois desta, só me resta te bloquear no FB e no Instagram!!!
PS: Só lembrado, que não tenho FB nem Instragram...Então deixa prá lá.
Tarcísio Caetano- Membro
Baixolão desplugado só funciona pra tocar em casa, pra tirar música...
Nessa configuração, com percussão, pode até tentar tocar com mais pegada pra tentar ouvir, ouvirá mais o barulho das cordas batendo.
Independente da configuração, é baixolão + amp.
Hoje é fácil, existem várias opções de amps com bateria recarregável que são leves e práticos de carregar.
https://www.youtube.com/watch?v=3ah60hJ0pFA
Nessa configuração, com percussão, pode até tentar tocar com mais pegada pra tentar ouvir, ouvirá mais o barulho das cordas batendo.
Independente da configuração, é baixolão + amp.
Hoje é fácil, existem várias opções de amps com bateria recarregável que são leves e práticos de carregar.
Pow! Plugado ele fica bem legal.siodoni escreveu:Baixolão não tem som, nem acustico nem plugado.
https://www.youtube.com/watch?v=3ah60hJ0pFA
doni alcantara gosta desta mensagem
Pegue um guitarrón e seja feliz!!!
JAZZigo- FCBR-CT
Cantão gosta desta mensagem
vlavsp escreveu:Bom dia pessoal! Eu tenho um baixolão Del Vecchio, antigão dos anos 70. O corpo muito grande. Não achei nem bag para ele ainda. É sensacional, muito som! Com certeza o mais alto e com melhor som dos baixolões que já tive. Ele nem tem pré e nem nada, 100% acústico. Acho que um desses moldes pode atender suas necessidades. Esse eu não vendo rs mas coloco a foto mais tarde para vcs observarem a estrutura dele.
Por acaso tenho um bag animal da Rockbass para baixolão beeem grande que devo colocar a venda.....
Fernando Zadá- Moderador
rafael.buzzi.andrade escreveu:
O que a Yamaha fez na linha de violões TransAcoustic eu julgava impossível - reverb e chorus acústico... por que não, quem sabe, um amplificador "embutido" na caixa do instrumento?
musicman10- Membro
^ Desculpe pela curiosidade, mas qual a limitação para não usar um amplificadorzinho externo? Não existe energia elétrica no local, ou algo assim?
joabi- Eterno Colaborador
Pior que bateu uma GAS nesse trambolho.... as dimensões não dever ser muito inferiores a um double bass 1/2.JAZZigo escreveu:Pegue um guitarrón e seja feliz!!!
musicman10 escreveu:O que a Yamaha fez na linha de violões TransAcoustic eu julgava impossível - reverb e chorus acústico... por que não, quem sabe, um amplificador "embutido" na caixa do instrumento?
Não custa sonhar, mas um instrumento com uma amplificação descente pra uma gig iria ser pesado demais pra fica junto ao corpo, e provavelmente seria bem "guloso" de energia. Aí é melhor levar um amp pequeno.
Não, não existe para baixo.musicman10 escreveu:rafael.buzzi.andrade escreveu:
O que a Yamaha fez na linha de violões TransAcoustic eu julgava impossível - reverb e chorus acústico... por que não, quem sabe, um amplificador "embutido" na caixa do instrumento?
Sequer para guitarra isso deu certo - foi tentado desde os anos 60 e revelou-se impraticável.
Fernando Zadá escreveu:vlavsp escreveu:Bom dia pessoal! Eu tenho um baixolão Del Vecchio, antigão dos anos 70. O corpo muito grande. Não achei nem bag para ele ainda. É sensacional, muito som! Com certeza o mais alto e com melhor som dos baixolões que já tive. Ele nem tem pré e nem nada, 100% acústico. Acho que um desses moldes pode atender suas necessidades. Esse eu não vendo rs mas coloco a foto mais tarde para vcs observarem a estrutura dele.
Por acaso tenho um bag animal da Rockbass para baixolão beeem grande que devo colocar a venda.....
Muito obrigado Fernando!
Eu não estou conseguindo postar as fotos pois não sei como fazer isso rsrs. Estou apanhando aqui rsrs. Esse baixolão da Del Vecchio é estilo o guitarrón mexicano mesmo. Muito interessante o instrumento. Segundo a pessoa que me vendeu pertencia a um baixista de uma dupla sertaneja antiga. Ele o usava nas apresentações em programas de tv da época.
vlavsp- Membro
vinibassplayer- Membro
fheliojr gosta desta mensagem
Fazer o que...Tarcísio Caetano escreveu:Depois desta, só me resta te bloquear no FB e no Instagram!!!siodoni escreveu:Baixolão não tem som, nem acustico nem plugado.
PS: Só lembrado, que não tenho FB nem Instragram...Então deixa prá lá.
Mas ainda mantenho minha opinião
Tarcísio Caetano gosta desta mensagem
vlavsp escreveu:Bom dia pessoal! Eu tenho um baixolão Del Vecchio, antigão dos anos 70. O corpo muito grande. Não achei nem bag para ele ainda. É sensacional, muito som! Com certeza o mais alto e com melhor som dos baixolões que já tive. Ele nem tem pré e nem nada, 100% acústico. Acho que um desses moldes pode atender suas necessidades. Esse eu não vendo rs mas coloco a foto mais tarde para vcs observarem a estrutura dele.
A ideia é fazer um barulho desse tipo, porém sem motivos religiosos : https://www.youtube.com/watch?v=DNwGpTqr8X4
musicman10- Membro
Comprei um baixolão anos atrás com o mesmo propósito, mas antecipo que não deu certo. Inconscientemente tocava forte demais pra me ouvir e as bolhas de sangue foram aparecendo naturalmente.
Era um Condor CB35 (Antique Nº2), tampo sólido, 5 cordas e tinha comprado um hard case RockBass pra ele. Fiquei uns 7 anos com ele, vendi agora em 2020 pra me obrigar a usar mais o baixo elétrico e também pra completar a grana pra comprar um outro baixo, além de diminuir meus custos com cordas e luthier.
Era um Condor CB35 (Antique Nº2), tampo sólido, 5 cordas e tinha comprado um hard case RockBass pra ele. Fiquei uns 7 anos com ele, vendi agora em 2020 pra me obrigar a usar mais o baixo elétrico e também pra completar a grana pra comprar um outro baixo, além de diminuir meus custos com cordas e luthier.
Giovani Riani- Membro
musicman10 escreveu:vlavsp escreveu:Bom dia pessoal! Eu tenho um baixolão Del Vecchio, antigão dos anos 70. O corpo muito grande. Não achei nem bag para ele ainda. É sensacional, muito som! Com certeza o mais alto e com melhor som dos baixolões que já tive. Ele nem tem pré e nem nada, 100% acústico. Acho que um desses moldes pode atender suas necessidades. Esse eu não vendo rs mas coloco a foto mais tarde para vcs observarem a estrutura dele.
A ideia é fazer um barulho desse tipo, porém sem motivos religiosos : https://www.youtube.com/watch?v=DNwGpTqr8X4
Legal o "cajon" lá do rapaz...
peter.forc- Membro
Meu Cort tem som desplugado sim. Acompanha bem violão.
Se tocar de palheta é melhor.
Mas ele é tão gigantesco que chega a ser ruim de tocar.
Baixolão é bom para estudar. Não tem a burocracia de ter que ligar o amp etc.
campos- Membro
campos escreveu:Meu Cort tem som desplugado sim. Acompanha bem violão.
Concordo.
E seguindo nesta mesma linha, apesar de não ter muita experiência com instrumentos acústicos como outros aqui, mas, considerando que tb já tive um baixolão (Condor), fazendo analogia simples e “conta de padeiro”, minha opinião:
1. É fato, invariavelmente um amp de baixo deve ter mais potência que um amp de guitarra. Nossos ouvidos “ouvem mais” os agudos que os graves... Outros tópicos já abordaram este tema de forma exaustiva;
2. Fazendo a analogia com o cenário acústico, a caixa (o corpo) do baixolão deve tb ser bem maior, projetar mais som que o violão... Desta forma, é razoável prever que um baixolão pequeno vai “sumir” se tocar junto com um violão jumbo ou folk (que possuem caixas grandes). * Obs. naturalmente, estou desconsiderando qualidade da construção, tampo maciço, etc. Faço uma abordagem simplista e prática...
3. Uma solução, a princípio viável, seria um baixolão de caixa grande (a maior possível) e violão de corpo menor (mini-jumbo, parlor, travel, etc)
peter.forc- Membro
Ou seja teria um baixolão que seria audivel só com um ukulele ou violão ruim? Rssss
Brincadeiras a parte é um assunto que não tem solução na minha modesta opinião. Nem esses legais com corda de nylon estilo violão que o Guto Wirtii e o Filipe Moreno usam.
Brincadeiras a parte é um assunto que não tem solução na minha modesta opinião. Nem esses legais com corda de nylon estilo violão que o Guto Wirtii e o Filipe Moreno usam.
Fernando Zadá- Moderador
Fernando Zadá escreveu:Ou seja teria um baixolão que seria audivel só com um ukulele ou violão ruim? Rssss
(...)
Não acho um violão estilo parlor, flat ou travel "ruim"... Vai do gosto de cada um, com certeza.
Mas outro ponto tb a se considerar é a utilização de violão de nylon ou de aço - quando possuidores de caixas e construção semelhantes, o de aço soa tb mais alto e estridente.
peter.forc- Membro
Não com certeza não são ruins mas esquece essa coisa não vai funcionar nunca.
Não vai captar bem se for filmado e se for ao vivo pior ainda se tiver ruido ambiente de 20 a 30 pessoas no local já era volume e alguém ouvir algo do baixolão.
Já tive uns 3, já testei mais uma meia dúzia e com corda bronze, corda de contrabaixo, corda La Bella nylon.....
Talvez um baixolão de um luthier f*** tipo esses dos videos que custam uma pequena fortuna em condições ideais , tipo laboratório, tenham alguma chance de uso sem amplificar mas eu duvido.
Mas quem sabe com um cubo pequeno funcione razoável...
Não vai captar bem se for filmado e se for ao vivo pior ainda se tiver ruido ambiente de 20 a 30 pessoas no local já era volume e alguém ouvir algo do baixolão.
Já tive uns 3, já testei mais uma meia dúzia e com corda bronze, corda de contrabaixo, corda La Bella nylon.....
Talvez um baixolão de um luthier f*** tipo esses dos videos que custam uma pequena fortuna em condições ideais , tipo laboratório, tenham alguma chance de uso sem amplificar mas eu duvido.
Mas quem sabe com um cubo pequeno funcione razoável...
Fernando Zadá- Moderador
Violão parlor são menores mas soam alto...eles têm um médio cortante.
Bons violões de nylon também têm bastante volume.
Eu compraria algo tipo isso e ia ser feliz:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1292808299-amplificador-joyo-portatil-para-contra-baixo-ma-10b-nf-garantia-_JM
Vi alguns vídeos no Youtube e achei bem divertido.
Bons violões de nylon também têm bastante volume.
Eu compraria algo tipo isso e ia ser feliz:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1292808299-amplificador-joyo-portatil-para-contra-baixo-ma-10b-nf-garantia-_JM
Vi alguns vídeos no Youtube e achei bem divertido.
Jãozeiro- Membro
O povo anda fazendo uns amplis pequenos que parecem milagre.
Fiquei com um cubo da DVD Mark de guitarra jazz um tempo que era inacreditável de bom e ja fiz gig com um amigo usando um Lauchbox que desacreditei no som.
Fiquei com um cubo da DVD Mark de guitarra jazz um tempo que era inacreditável de bom e ja fiz gig com um amigo usando um Lauchbox que desacreditei no som.
Fernando Zadá- Moderador
Com certeza, um miniamp seria uma ótima solução, mas compreendi que a intenção, a proposta do colega é um pouco diferente, é simplesmente deixar um baixo à mão para acompanhar um violão na beira da piscina, num banquinho na praia, numa mesa de boteco, sem ter de se preocupar com energia elétrica, bateria, pilha, cabo P10, etc. Exatamente como o dono do violão (rs). Não creio que seja para se apresentar para 20 ou 30 pessoas... O vídeo que ele postou, como exemplo, aliás, é exatamente isso.
Eu mesmo já estive em situação semelhante...
Uma outra alternativa, mas aí é apenas uma especulação minha, pois nunca toquei em um instrumento desses, seria um violão tenor ou mesmo um barítono. Não é a mesma coisa que um baixo, naturalmente, mas, de repente, pode funcionar... A Rozini tem um tenor - coloquei uns vídeos aí abaixo (tenor e barítono). Espero que auxilie.
https://www.youtube.com/watch?v=fcXqOScuD3I
https://www.youtube.com/watch?v=tglWatb0_SQ
Uma outra alternativa, mas aí é apenas uma especulação minha, pois nunca toquei em um instrumento desses, seria um violão tenor ou mesmo um barítono. Não é a mesma coisa que um baixo, naturalmente, mas, de repente, pode funcionar... A Rozini tem um tenor - coloquei uns vídeos aí abaixo (tenor e barítono). Espero que auxilie.
peter.forc- Membro
Não consigo ver oa vídeos agora, mas um violão barítono é um violão 7 cordas sem a Mizinha ( Com uma Si grave acima da mizona), e não tem nada a ver com um baixo. É um violão
Sinceramente, pra quê? Muito mais fácil um violão normal mesmo. Pra que sofrer? Esse tipo de situação pede um violão.
Pega um violão e vai ser feliz...
Sinceramente, pra quê? Muito mais fácil um violão normal mesmo. Pra que sofrer? Esse tipo de situação pede um violão.
Pega um violão e vai ser feliz...
Jãozeiro- Membro
é não tem solução
O tenor é agudo pacas o baritono é pra fazer o cara virar tipo saxofonista ter que ficar transpondo tudo.
Pra isso de tocar sem amplificação na beira da piscina só um double bass mesmo! Rssss
O tenor é agudo pacas o baritono é pra fazer o cara virar tipo saxofonista ter que ficar transpondo tudo.
Pra isso de tocar sem amplificação na beira da piscina só um double bass mesmo! Rssss
Fernando Zadá- Moderador
peter.forc escreveu:Com certeza, um miniamp seria uma ótima solução, mas compreendi que a intenção, a proposta do colega é um pouco diferente, é simplesmente deixar um baixo à mão para acompanhar um violão na beira da piscina, num banquinho na praia, numa mesa de boteco, sem ter de se preocupar com energia elétrica, bateria, pilha, cabo P10, etc. Exatamente como o dono do violão (rs). Não creio que seja para se apresentar para 20 ou 30 pessoas... O vídeo que ele postou, como exemplo, aliás, é exatamente isso.
Ja tive um baixolão que comprei pra tocar no churras com a galera e nas rodinhas de violao (um Epiphone el captain), e qualquer "tsss" de latinha de cerveja abrindo já cobria o som do baixo desplugado. Mas para gigs acusticas plugado funcionava legal.
Se for só pra fazer um som descompromissado, e sem expectativas, vai fundo. Hoje, eu prefiro ficar batucando na garrafa de cerveja e comendo uma carne (mal passada, claro) hahahahaha.
mum- Membro
Eu já tive vários baixolões.
Inacreditavelmente, o melhor foi um Shelter Sunsplash, imitação de Ovation, com caixa de fibra. Digamos que quase chegava no volume pra acompanhar violão no pizzicato, mas usando palheta, conseguia acompanhar um violão sim, em um ambiente silencioso, obviamente.
Troquei por uns pedais na época por necessidade. Até hoje tento comprar de volta do cara, mas ele não me vende de volta justamente pelo fato de conseguir acompanhar o violão. Ele toca com o irmão em casa, acho que tem uma banda juntos. Aí, pro ensaio caseiro, funciona perfeitamente. Me arrependo de ter vendido.
Inacreditavelmente, o melhor foi um Shelter Sunsplash, imitação de Ovation, com caixa de fibra. Digamos que quase chegava no volume pra acompanhar violão no pizzicato, mas usando palheta, conseguia acompanhar um violão sim, em um ambiente silencioso, obviamente.
Troquei por uns pedais na época por necessidade. Até hoje tento comprar de volta do cara, mas ele não me vende de volta justamente pelo fato de conseguir acompanhar o violão. Ele toca com o irmão em casa, acho que tem uma banda juntos. Aí, pro ensaio caseiro, funciona perfeitamente. Me arrependo de ter vendido.
Uma vez espanquei toquei um baixolão da Taylor (O mesmo modelo que o Nando Reis usou no acústico dos Titãs e que está com ele na capa daquele disco).
A memória me falha agora (Isso foi numa Expomusic, há uns 20 anos atrás), mas a projeção sonora era de fato muito boa (Não posso afirmar - mais uma vez, graças à memória claudicante - que ela seria grande o bastante para tocar desplugado acompanhando um violão).
O que eu me lembro nitidamente era que o corpo daquele baixolão era bem grande.
A memória me falha agora (Isso foi numa Expomusic, há uns 20 anos atrás), mas a projeção sonora era de fato muito boa (Não posso afirmar - mais uma vez, graças à memória claudicante - que ela seria grande o bastante para tocar desplugado acompanhando um violão).
O que eu me lembro nitidamente era que o corpo daquele baixolão era bem grande.
campos escreveu:Meu Cort tem som desplugado sim. Acompanha bem violão.
Eu nunca estudo com o ampli ligado.
Esse do Dininho (filho do saudoso Dino 7 cordas) parece ter um bom volume. A caixa é imensa kkkk
gncm- Membro
E ainda assim esta amplificado....
Fernando Zadá- Moderador
Pois é...Fernando Zadá escreveu:E ainda assim esta amplificado....
Repetindo o que falei acima sobre baixolão sem amplificação: ESQUEÇA.
Baixolão é complicado, mesmo com amplificação...
salviano- Membro
Pois é...Fernando Zadá escreveu:E ainda assim esta amplificado....
Repetindo o que falei acima sobre baixolão sem amplificação: ESQUEÇA.
Há momentos que tenho uma vontade quase desenfreada de ter só baixolões!!!
Tarcísio Caetano- Membro
Tarcísio Caetano escreveu:Há momentos que tenho uma vontade quase desenfreada de ter só baixolões!!!
[2]
Acho que o da Warwick tem um bom som, mesmo sem amplificação... pelo menos me pareceu... em alguns vídeos com captação por microfone ambiente, mas acho que não tinha muitos instrumentos juntos...
Baixolão é uma gambiarra infeliz e praticamente muda. Baixista com "B" maiúsculo não se satisfaz com pouco.
JAZZigo- FCBR-CT
rafael.buzzi.andrade gosta desta mensagem
Página 1 de 2 • 1, 2