Duvida: É possível instalar apenas o captador da ponte em um Jazz Bass?
+5
Paulo Penna
JAZZigo
joabi
allexcosta
mullernario
9 participantes
Página 1 de 1
Duvida: É possível instalar apenas o captador da ponte em um Jazz Bass?
Olá a todos.
A tempos venho planejando reformar um Jazz Bass que tenho aqui comigo, porém será minha primeira experiência com relação a elétrica de um baixo. Queria pedir a opinião de pessoas mais experientes, pretendo fazer a ligação apenas do captador da ponte, como ficaria nesse caso o esquema elétrico? Seria necessário utilizar os três potenciômetros? Ou apenas faria a ligação utilizando o potenciômetro de volume referente ao captador da ponte + master tone e jack?
Ademais, é possível fazer a instalação apenas do captador da ponte?
A tempos venho planejando reformar um Jazz Bass que tenho aqui comigo, porém será minha primeira experiência com relação a elétrica de um baixo. Queria pedir a opinião de pessoas mais experientes, pretendo fazer a ligação apenas do captador da ponte, como ficaria nesse caso o esquema elétrico? Seria necessário utilizar os três potenciômetros? Ou apenas faria a ligação utilizando o potenciômetro de volume referente ao captador da ponte + master tone e jack?
Ademais, é possível fazer a instalação apenas do captador da ponte?
mullernario- Membro
Re: Duvida: É possível instalar apenas o captador da ponte em um Jazz Bass?
Bem-vindo.
Só dois pots.
Bom lembrar que se você instalar um single-coil sozinho esse baixo sempre terá algum hum.
Só dois pots.
Bom lembrar que se você instalar um single-coil sozinho esse baixo sempre terá algum hum.
allexcosta- Administrador
mullernario gosta desta mensagem
O esquema elétrico fica igual de um Precision.
Última edição por joabi em Qua Jul 08, 2020 12:07 am, editado 1 vez(es)
joabi- Eterno Colaborador
Veja o Jazz Bass do nosso amigo Tarcísio:
https://www.contrabaixobr.com/t14527p850-tarcisio-caetano#863020
No caso deste baixo, o circuito é ativo (booster). Para montar o seu, você pode usar o esquema de um Precision. Super simples:
https://www.contrabaixobr.com/t14527p850-tarcisio-caetano#863020
No caso deste baixo, o circuito é ativo (booster). Para montar o seu, você pode usar o esquema de um Precision. Super simples:
JAZZigo- FCBR-CT
Que beleza!!
Muito obrigado pelas respostas!!
Muito obrigado pelas respostas!!
mullernario- Membro
Se for captador de bjsss singles coil passivo vai ficar uma barulheira danada.
Paulo Penna- Membro
Recomendo usar um split coil em formato j, como os Dimarzio model j, ou Bartolinis. Assim vc evita os problemas de hum, comentados acima.
mum- Membro
Paulo Penna escreveu:Se for captador de bjsss singles coil passivo vai ficar uma barulheira danada.
Não vejo necessidade, até porque não seria diferente de um P Bass '51/'54, um Musicmaster Bass ou mesmo um Jazz Bass tocado à là Jaco Pastorius.mum escreveu:Recomendo usar um split coil em formato j, como os Dimarzio model j, ou Bartolinis. Assim vc evita os problemas de hum, comentados acima.
JAZZigo- FCBR-CT
^ Mas tu chega num estúdio pra gravar os caras não gostam não...
Esse JB do Tarcício ficou uma obra de arte. E que ousadia.... acredito que a maior parte das pessoas ao pensarem em um projeto desse, materiam o cap do braço (o que seria quase um precision). Fiquei curiosíssimo para ouvir o som... vou seguir o link para ver se tem algo...
Convidado- Convidado
Tem gente que diria: "- Os caras que se virem!!!"allexcosta escreveu:^ Mas tu chega num estúdio pra gravar os caras não gostam não...
Falando sério: com a blindagem da cavidade do circuito, da cavidade do captador e captador com fios blindados, dá pra reduzir o hum uns 80% tranquilamente.
JAZZigo- FCBR-CT
Zubrycky e mullernario gostam desta mensagem
JAZZigo escreveu:Tem gente que diria: "- Os caras que se virem!!!"
Não quando os caras que te pagam e podem ter outro baixista chegando com um baixo quieto em 15 minutos.
JAZZigo escreveu:Falando sério: com a blindagem da cavidade do circuito, da cavidade do captador e captador com fios blindados, dá pra reduzir o hum uns 80% tranquilamente.
Na minha terra tem um ditado que diz "19 não é 20". E 80 não é 100...
Conheço produtor que pede baixo com captação EMG justamente pra ter certeza de ruído zero.
Já perdi as contas de quantas vezes cheguei no estúdio ou enviei gravação pra produtor e ouvi: ei, esse baixo ta com ruído...
nenhum estúdio quer isso
nenhum estúdio quer isso
patriciofernandes- Membro
allexcosta escreveu:Conheço produtor que pede baixo com captação EMG justamente pra ter certeza de ruído zero.
Você tá certo. Melhor o colega realmente instalar um EMG para manter seu emprego.
JAZZigo- FCBR-CT
Esse JB do Tarcísio é lindo demais!
Bruno da Rosa- Membro
patriciofernandes escreveu:Já perdi as contas de quantas vezes cheguei no estúdio ou enviei gravação pra produtor e ouvi: ei, esse baixo ta com ruído...
nenhum estúdio quer isso
É algo comum de se ouvir.
JAZZigo escreveu:Você tá certo. Melhor o colega realmente instalar um EMG para manter seu emprego.
Não foi isso que eu disse. É só um toque baseado em experiência pessoal. E cada um tem a sua...
JAZZigo escreveu:Paulo Penna escreveu:Se for captador de bjsss singles coil passivo vai ficar uma barulheira danada.Não vejo necessidade, até porque não seria diferente de um P Bass '51/'54, um Musicmaster Bass ou mesmo um Jazz Bass tocado à là Jaco Pastorius.mum escreveu:Recomendo usar um split coil em formato j, como os Dimarzio model j, ou Bartolinis. Assim vc evita os problemas de hum, comentados acima.
Bem observado, Jazz! Nesse caso, é sempre bom dar aquela blindada de qualidade na eletronica!
mum- Membro
Minha ideia é bastante parecida com o jazz bass do Tarcísio, só que no meu caso; o circuito é passivo. Não sou baixista de fato, pretendo fazer alguns testes com o instrumento afim de tentar encontrar um bom timbre usando fuzz. (algo bonito e controlado).
Teriam alguma dica a respeito da escolha do captador? Andei pesquisando entre as marcas nacionais Sérgio Rosar e Malagoli. Me interessei pelo Vintage Tone da Sérgio Rosar e pelo Quarter Tone da Malagoli.
Obrigado pelas respostas e sugestões até aqui!
Teriam alguma dica a respeito da escolha do captador? Andei pesquisando entre as marcas nacionais Sérgio Rosar e Malagoli. Me interessei pelo Vintage Tone da Sérgio Rosar e pelo Quarter Tone da Malagoli.
Obrigado pelas respostas e sugestões até aqui!
mullernario- Membro
Se é para tocar com Drive/Fuzz, eu recomendo captadores de alto ganho, como os Quarter Tone, ou Hot da Malagoli (que tem mais saida que o quarter tone). Acho que o Rosar tem uma linha equivalente tbm.
Porém, na minha experiência, captadores single na ponte sozinhos com drive/fuzz fica sem peso - principalmente se o seu pedal não tiver controle de Blend.
Porém, na minha experiência, captadores single na ponte sozinhos com drive/fuzz fica sem peso - principalmente se o seu pedal não tiver controle de Blend.
mum- Membro
Fiquei muito interessado nesse esquema!
(E o baixo do Tarcísio ficou maravilhoso!)
(E o baixo do Tarcísio ficou maravilhoso!)