Construindo um Precision Bass
+29
Stormbringer
Bananoise
Silvio_Anestesio
Edu Fettermann
Edão
Christian
SanGoBass
msan.94
CSergio
Ivanov_br
vinibassplayer
gloliveira
Nelson Bass
dibass
Cantão
siodoni
deathenrique
Paulo Lopes
fheliojr
Groovin
Juninho Sampaio
Breno_Barnabe
emachado
CG
Mauricio Luiz Bertola
Bruno da Rosa
Uchoa
allexcosta
JUCIE SANTOS
33 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 9
Página 1 de 9 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9
Construindo um Precision Bass
Olá pessoal!
Não sou baixista, e nem Luthier, mas estou apaixonado pelo ofício... aceitei com um amigo o desafio de construir um PB... Inicialmente compramos apenas as madeiras e posteriormente compraremos as ferragens, captadores e parte elétrica...
Corpo em Freijó
Braço em Pau Marfin
Escala em Jacarandá Africano...
Iniciei o projeto pelo Braço, pois ainda não tenho as fresas ideais para a usinagem do corpo...
assim que as imagens estiverem no padrão do Fórum eu estarei postando aqui... para ir mostrando a evolução com acertos e erros...
Gostaria de contar com as opiniões e sugestões de vocês nesta jornada.
Não sou baixista, e nem Luthier, mas estou apaixonado pelo ofício... aceitei com um amigo o desafio de construir um PB... Inicialmente compramos apenas as madeiras e posteriormente compraremos as ferragens, captadores e parte elétrica...
Corpo em Freijó
Braço em Pau Marfin
Escala em Jacarandá Africano...
Iniciei o projeto pelo Braço, pois ainda não tenho as fresas ideais para a usinagem do corpo...
assim que as imagens estiverem no padrão do Fórum eu estarei postando aqui... para ir mostrando a evolução com acertos e erros...
Gostaria de contar com as opiniões e sugestões de vocês nesta jornada.
JUCIE SANTOS- Membro
Re: Construindo um Precision Bass
Bem-vindo.
Legal, parabéns.
Sabe dizer qual a espécie desse jacarandá africano?
Legal, parabéns.
allexcosta- Administrador
JUCIE SANTOS gosta desta mensagem
Não sei...
Onde comprei o rapaz me informou que era de algum peça utilizada em Navios... mas é um boa pergunta para eu fazer a ele... nao acredito que ele saiba também...
Onde comprei o rapaz me informou que era de algum peça utilizada em Navios... mas é um boa pergunta para eu fazer a ele... nao acredito que ele saiba também...
JUCIE SANTOS- Membro
^ Era só curiosidade mesmo.
Que eu sei não existem rosewoods verdadeiros na África, mas outras tantas espécies são chamadas assim popularmente.
Minha curiosidade era porque é meio raro ouvir falar dessas madeiras no Brasil.
A propósito, melhor modelo pra se começar nessa arte. Simples e eficiente.
Que eu sei não existem rosewoods verdadeiros na África, mas outras tantas espécies são chamadas assim popularmente.
Minha curiosidade era porque é meio raro ouvir falar dessas madeiras no Brasil.
A propósito, melhor modelo pra se começar nessa arte. Simples e eficiente.
Allexcosta, Foi a primeira vez que eu ouvi falar em Jacarandá Africano também...
existe algum tópico no fórum que fala sobre as regras das postagens de fotos... com os formatos corretos?
existe algum tópico no fórum que fala sobre as regras das postagens de fotos... com os formatos corretos?
JUCIE SANTOS- Membro
^ Eu já tinha ouvido falar, mas com essa ressalva de não serem jacarandás verdadeiros, do gênero Dalbergia.
Existem dezenas de árvores mundo afora que são chamadas "rosewood" mas na verdade não são... Algumas por aparência, outras por propriedades mecânicas, outras só pelo cheiro de rosas ao serem aparelhadas.
Nosso colaborador Joabi fez um ótimo guia de postagem de fotos:
https://www.contrabaixobr.com/t36326-como-postar-fotos-processo-detalhado-com-imagens
Existem dezenas de árvores mundo afora que são chamadas "rosewood" mas na verdade não são... Algumas por aparência, outras por propriedades mecânicas, outras só pelo cheiro de rosas ao serem aparelhadas.
Nosso colaborador Joabi fez um ótimo guia de postagem de fotos:
https://www.contrabaixobr.com/t36326-como-postar-fotos-processo-detalhado-com-imagens
JUCIE SANTOS- Membro
Uchoa, gmv bass, marcelinhobass e Vetlata gostam desta mensagem
allexcosta escreveu:^ Eu já tinha ouvido falar, mas com essa ressalva de não serem jacarandás verdadeiros, do gênero Dalbergia.
essa é a imagem da escala.
JUCIE SANTOS- Membro
Pergunta... O que é mais "correto"...
Rair e Slotar a escala antes ou depois de colá-la ao Braço?
JUCIE SANTOS- Membro
Eu acho mais fácil antes , mas pode ter gente que faça o oposto.
Tipo: abro os slots e depois raiar e depois confere os slots . Só depois de colar que tira os excessos .IMHO.
Quase esqueço : Só coloco os trastes depois de colado no braço , colar a escala raiada e slotada com uma guia na parte do nut e no final , com preguinho resolve para na hora de colocar pressão com cola não sair do lugar e eu não teria feito o corte do braço antes de colar a escala , cada um com cada um
Tipo: abro os slots e depois raiar e depois confere os slots . Só depois de colar que tira os excessos .IMHO.
Quase esqueço : Só coloco os trastes depois de colado no braço , colar a escala raiada e slotada com uma guia na parte do nut e no final , com preguinho resolve para na hora de colocar pressão com cola não sair do lugar e eu não teria feito o corte do braço antes de colar a escala , cada um com cada um
Promissor! Acompanhando por aqui.
Bruno da Rosa- Membro
Antes.JUCIE SANTOS escreveu:Pergunta... O que é mais "correto"...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Uchoa escreveu:e eu não teria feito o corte do braço antes de colar a escala , cada um com cada um
Obrigado pela dica da guia Uchoa... vou pôr em prática...
sobre o comentário assima, o que você acha que pode dar errado pelo fato de eu ter cortado o braço antes? vai me dar mais trabalho? ou eu corro o risco de perder o serviço?
JUCIE SANTOS- Membro
JUCIE SANTOS escreveu:essa é a imagem da escala.
Legal!!
Lembra Indian Rosewood ou Bubinga.
Vai dar mai trabalho.JUCIE SANTOS escreveu:Uchoa escreveu:e eu não teria feito o corte do braço antes de colar a escala , cada um com cada um
Obrigado pela dica da guia Uchoa... vou pôr em prática...
sobre o comentário assima, o que você acha que pode dar errado pelo fato de eu ter cortado o braço antes? vai me dar mais trabalho? ou eu corro o risco de perder o serviço?
Você terá que centralizar MUITO BEM a escala ao ser colada, e depois retirar as sobra laterais com maior cuidado ainda.
Só depois vc deverá fazer o radiano da escala com um padrão (cuidado para preservar os cortes dos trastes).
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Você terá que centralizar MUITO BEM a escala ao ser colada
Amarrando centraliza né?
Mauricio Luiz Bertola escreveu:e depois retirar as sobra laterais com maior cuidado ainda.
Se ele usar o gabarito na tupia no conjunto já colado vai tudo de vez, não?
allexcosta escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:Você terá que centralizar MUITO BEM a escala ao ser colada
Amarrando centraliza né?Mauricio Luiz Bertola escreveu:e depois retirar as sobra laterais com maior cuidado ainda.
Se ele usar o gabarito na tupia no conjunto já colado vai tudo de vez, não?
O ideal é antes de colar marcar a posição muito bem na parte de baixo da escala, depois aplicar os "sargentos".
Para acertar as sobras das laterias eu preferiria usar um "gabarito" (na verdade uma guia) na serra de fita e depois usar a tupia com a fresa arredondadora para esse arremate e depois a lixadeira. É uma questão de gosto.
Tô lascado... mas entendi a complexidade do problema... vou tomar nota de tudo para não errar!!!
obrigado pessoal!!! Valiosas as suas ponderações!!
obrigado pessoal!!! Valiosas as suas ponderações!!
JUCIE SANTOS- Membro
Esse processo aí centraliza:
Mesmo que você tire rápido e aí então prenda com os sargentos.
Mesmo que você tire rápido e aí então prenda com os sargentos.
É uma corda parecido com cadarço, certo?
JUCIE SANTOS- Membro
Interessante, eu sempre pensei que a escala fosse colada primeira depois raiada e depois feitos os slots para os trastes.
CG- Moderador
CG escreveu:Interessante, eu sempre pensei que a escala fosse colada primeira depois raiada e depois feitos os slots para os trastes.
Eu não sou luthier, sou apenas um aventureiro... mas acho que se vc cola a escala antes de slotar, se vc fizer os slots com medidas erradas vc vai ter um retrabalho enorme....
JUCIE SANTOS- Membro
É possível fazer com as borrachas como o Allex comentou, mas ainda acho melhor o uso de grampos, pois se consegue maior pressão.
Se usar grampos, cuidado para que a escala não encurve assim vista por cima "( (".
Apesar de pouco, ainda é possível um pouco de torção para os lados.
Como já citado, a utilização de pinos (pregos de 1mm ou menos) ajuda bastante a centralizar. Aí retira o prego quando já estiver prensado. Não os deixe no lugar, pois depois da cola seca é bem chato pra tirar.
A principal desvantagem para o colega deverá ser a usinagem das laterais da escala. Há grande risco que ela lasque pedaços se forçar um pouco na tupia ou na grosa.
Com o "shape" das laterais do braço já finalizado, o colega pode usar tanto a fresa com rolamento na ponta (comum em kits de fresas) ou as fresas com rolamento superior (copiadoras, vendidas também como "fresas de luthier").
Com uma vai trabalhar por cima da escala e assim ela não poderá estar com raio.
Com a outra vai trabalhar pela parte de trás do braço, com a ferramenta apoiada no marfim.
Se usar grampos, cuidado para que a escala não encurve assim vista por cima "( (".
Apesar de pouco, ainda é possível um pouco de torção para os lados.
Como já citado, a utilização de pinos (pregos de 1mm ou menos) ajuda bastante a centralizar. Aí retira o prego quando já estiver prensado. Não os deixe no lugar, pois depois da cola seca é bem chato pra tirar.
A principal desvantagem para o colega deverá ser a usinagem das laterais da escala. Há grande risco que ela lasque pedaços se forçar um pouco na tupia ou na grosa.
Com o "shape" das laterais do braço já finalizado, o colega pode usar tanto a fresa com rolamento na ponta (comum em kits de fresas) ou as fresas com rolamento superior (copiadoras, vendidas também como "fresas de luthier").
Com uma vai trabalhar por cima da escala e assim ela não poderá estar com raio.
Com a outra vai trabalhar pela parte de trás do braço, com a ferramenta apoiada no marfim.
emachado- Membro
Dá pra fazer também com a escala quase pronta. Como quando se troca o tensor.CG escreveu:Interessante, eu sempre pensei que a escala fosse colada primeira depois raiada e depois feitos os slots para os trastes.
Mas é muito mais "chato" para manter no lugar correto.
Última edição por emachado em Sáb Jul 11, 2020 9:17 pm, editado 1 vez(es)
emachado- Membro
O uso da tupia no marfim é bem tranquilo. Ele tem grã irregular ou revessa (seus veios são entrelaçados tipo assim "X"). Isso facilita para usinar na tupia.
Se a madeira usada na escala for de grã direita (tipo assim "||||") há risco de rachar ou lascar com facilidade quando da passagem da tupia (tipo assim "ô").
Se a madeira usada na escala for de grã direita (tipo assim "||||") há risco de rachar ou lascar com facilidade quando da passagem da tupia (tipo assim "ô").
emachado- Membro
JUCIE SANTOS escreveu:É uma corda parecido com cadarço, certo?
É borracha como garrote (tripa de mico) vendida em farmácias.
emachado- Membro
Curiosidade de quem não entende bolhufas desse processo: o prego vai na frente da escala? Fica um "buraco" depois?emachado escreveu:Como já citado, a utilização de pinos (pregos de 1mm ou menos) ajuda bastante a centralizar. Aí retira o prego quando já estiver prensado. Não os deixe no lugar, pois depois da cola seca é bem chato pra tirar.
Breno_Barnabe- Membro
^Breno, é feito um furo na medida do prego indo do slot para a madeira do braço. Assim, quando instalar os trastes, este furo é coberto.
Tem que ser com cuidado e não muito profundo. No traste 1 e no 10, o faço perto do centro (ao lado do tensor) por conta deste ponto ser a parte mais espessa do braço. No tróculo já é mais fácil.
Tem que ser com cuidado e não muito profundo. No traste 1 e no 10, o faço perto do centro (ao lado do tensor) por conta deste ponto ser a parte mais espessa do braço. No tróculo já é mais fácil.
emachado- Membro
^Como gosto de colar e é aquilo que falei sobre já estar com o shape do braço que "eu" não curto em fazer assim , mas vamos que vamos !
Uchoa escreveu:^Como gosto de colar e é aquilo que falei sobre já estar com o shape do braço que "eu" não curto em fazer assim , mas vamos que vamos !
Ah... mas o braço ainda não esta com shape, só está cortado... acredito que só os preguinhos já resolvem o meu problema, Uchoa!!!! assim espero... rsrs
JUCIE SANTOS- Membro
^Usam-se padrões e "guias" para tal
allexcosta escreveu:
Alex, fui atrás da informação sobre a escala de Jacarandá Africano, segundo as informações que obtive o nome da árvore é a OVANGKOL (Guibourtia ehie), da família das Fabaceas, assim como o Jacarandá da Bahia.
Dei uma pesquisada sobre ela e me parece que é bastante utilizada em instrumentos, a Taylor é uma das marcas que vi que utiliza.
JUCIE SANTOS- Membro
Acompanhando...
Groovin- Membro
Essa guia vai ajudá-lo bem.
Mesmo assim, marque bem a posição do corte na escala e faça com cuidado.
JUCIE SANTOS escreveu:allexcosta escreveu:
Alex, fui atrás da informação sobre a escala de Jacarandá Africano, segundo as informações que obtive o nome da árvore é a OVANGKOL (Guibourtia ehie), da família das Fabaceas, assim como o Jacarandá da Bahia.
Dei uma pesquisada sobre ela e me parece que é bastante utilizada em instrumentos, a Taylor é uma das marcas que vi que utiliza.
Obrigado pelas informações.
Ovangkol já vem sendo usada há muitos anos em instrumentos musicais. Em baixos, acho que a Warwick foi a primeira, desde os anos 90.
É uma madeira muito boa, com características realmente similares às rosewood, mas apesar de serem primas, não é uma rosewood verdadeira.
De qualquer forma, excelente escolha.
Eu nunca trabalhei com essa madeira,. Sei que a Warwick usa, e eu já regulei um desses baixos (do cara do LS Jack - banda carioca), mas é só.allexcosta escreveu:JUCIE SANTOS escreveu:allexcosta escreveu:
Obrigado pelas informações.
Ovangkol já vem sendo usada há muitos anos em instrumentos musicais. Em baixos, acho que a Warwick foi a primeira, desde os anos 90.
É uma madeira muito boa, com características realmente similares às rosewood, mas apesar de serem primas, não é uma rosewood verdadeira.
De qualquer forma, excelente escolha.
Acontece...
Ficou bom o enxerto
Ficou bom o enxerto
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Acontece...
Ficou bom o enxerto
Um Serrote Japonês, paquímetro, lixa e lima são ferramentas excepcionais...
o enxerto ficou melhor que a própria marcação .... kkkk
JUCIE SANTOS- Membro
Vc tem futuro, Juciê!
fheliojr- Membro
Obrigado Fheliojr...
Estou gostando muito do ofício... é um aprendizado e tanto...! é o primeiro instrumento que estou fazendo de verdade... tá longe de parecer profissional mas estamos aí na pegada!!!!
Estou gostando muito do ofício... é um aprendizado e tanto...! é o primeiro instrumento que estou fazendo de verdade... tá longe de parecer profissional mas estamos aí na pegada!!!!
JUCIE SANTOS- Membro
fheliojr gosta desta mensagem
JUCIE SANTOS escreveu:Obrigado Fheliojr...
Vai ficar melhor do que fez o luthier que construiu o meu baixo...
CG- Moderador
Fernando Zadá gosta desta mensagem
CG escreveu:Vai ficar melhor do que fez o luthier que construiu o meu baixo...
Se isso for uma profecia, eu recebo!!!! kkkkk
JUCIE SANTOS- Membro
Página 1 de 9 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9