Construindo um Precision Bass
+29
Stormbringer
Bananoise
Silvio_Anestesio
Edu Fettermann
Edão
Christian
SanGoBass
msan.94
CSergio
Ivanov_br
vinibassplayer
gloliveira
Nelson Bass
dibass
Cantão
siodoni
deathenrique
Paulo Lopes
fheliojr
Groovin
Juninho Sampaio
Breno_Barnabe
emachado
CG
Mauricio Luiz Bertola
Bruno da Rosa
Uchoa
allexcosta
JUCIE SANTOS
33 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 3 de 9
Página 3 de 9 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9
Re: Construindo um Precision Bass
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Permita-me humildemente discordar...CG escreveu:Eu não acho que o acabamento natural fica legal em precisions, a não ser nos modelos tipo 51...
https://www.google.com.br/search?q=Precision+Bass+Natural&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwi7vIDR0PfqAhVuIbkGHd-PDQsQ_AUoAnoECAwQBA&biw=1600&bih=767#imgrc=IrJamkgr1FrlWM
Se o meu, pelo menos, lembrar este aqui já saio dessa jornada orgulhoso do feito.
https://www.google.com/search?q=precision+bass+natural&tbm=isch&ved=2ahUKEwjbl_u7x_fqAhXXMbkGHVJQBPkQ2-cCegQIABAA&oq=precision+bass+natural&gs_lcp=CgNpbWcQAzIECAAQEzIECAAQEzIICAAQBRAeEBMyCAgAEAUQHhATMggIABAFEB4QEzoECCMQJzoICAAQCBAeEBNQ95xhWOSkYWCLp2FoAHAAeACAAcYBiAH1BZIBAzUuMpgBAKABAaoBC2d3cy13aXotaW1nwAEB&sclient=img&ei=fhckX9vgIdfj5OUP0qCRyA8&bih=937&biw=1920&rlz=1C1GCEA_enBR827BR827#imgrc=nW-gdDFeodKslM
JUCIE SANTOS- Membro
^
É incrível ver um trabalho desse em andamento. Para quem gosta de assuntos relacionados à construção e funcionamento de instrumentos, é um prato cheio.
Parabéns pelo trabalho!!!
É incrível ver um trabalho desse em andamento. Para quem gosta de assuntos relacionados à construção e funcionamento de instrumentos, é um prato cheio.
gloliveira- Membro
gloliveira escreveu:^
Obrigado gloliveira!
Marinheriro de primeira viagem como eu erra pra caramba na execução, mas não há maneira melhor de se aprender. E outra tem uma galera aqui que ajuda pra caramba, isso minimiza um pouco os erros... Sito o Bertola, o Alex e companhia limitada... pessoal ponta firme desse Forun.
Experiência ímpar!
JUCIE SANTOS- Membro
allexcosta escreveu:JUCIE SANTOS escreveu:O Shape do braço em andamento...
Rapidão.
Essa grosa é monstra, né?
Na verdade eu ia comprar uma dessas o ano passado ( https://images.app.goo.gl/uqrGw8mEnwVXiaY29), estava uns R$100, mas resolvi esperar... A gora com o dólar nas cucuias não dá mais.
Última edição por JUCIE SANTOS em Sex Jul 31, 2020 11:31 am, editado 1 vez(es)
JUCIE SANTOS- Membro
^ Mas essa aí que tu tem, o braço saiu de quadrado pra shapeado e liso em o quê? 3 horas?
Tá bom hein...
Tá bom hein...
allexcosta- Administrador
allexcosta escreveu:^ Mas essa aí que tu tem, o braço saiu de quadrado pra shapeado e liso em o quê? 3 horas?
Tá bom hein...
1 hora e 30 minutos....
comecei às 6:40 e terminei às 8:12... Usei ela, aquela plaininha que esqueci o nome, e uma raspílha... ainda falta nivelar um pouco mais, tirar as ondulações... e chegar na medida de 22mm na altura da 12º traste e 20mm no Nut...
atualmente está com 24mm na 12ª casa e 22 no Nut...
JUCIE SANTOS- Membro
Belo trabalho Jucie , com quantos mm está o shape desse head ?
Cantão- Moderador
ele vai ficar com 15mm..
atualmente ele está com 20mm... mas eu ainda não fiz o rebaixo na frente...
mas ficará com 15mm
atualmente ele está com 20mm... mas eu ainda não fiz o rebaixo na frente...
mas ficará com 15mm
JUCIE SANTOS- Membro
Aliás.. estou com muito receio de errar o rebaixamento do Headstock.... pensei em fazer com a tupia, mas só tenho a manual, mas pra errar com a tupia bas um vacilo... também pensei em serrar com a serra japonesa, mas também temo pela imprecisão... e a última alternativa seria usar a minha grosa e ir nivelando na lixa...
que conselhos vcs me dão?
JUCIE SANTOS- Membro
Use uma serra de bancada ou a serra de fita, prendendo o braço muito bem, depois acerte com a lixadeira.JUCIE SANTOS escreveu:Aliás.. estou com muito receio de errar o rebaixamento do Headstock.... pensei em fazer com a tupia, mas só tenho a manual, mas pra errar com a tupia bas um vacilo... também pensei em serrar com a serra japonesa, mas também temo pela imprecisão... e a última alternativa seria usar a minha grosa e ir nivelando na lixa...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Pois é mestre Bertola, este é o grande problema... encontrar alguém que me permita usar a serra fit, ou de bancada...
mas tem um luthier aqui da região, Claudio Duque que com certeza poderá me ajudar nesse mister...
mas tem um luthier aqui da região, Claudio Duque que com certeza poderá me ajudar nesse mister...
JUCIE SANTOS- Membro
Em qualquer boa serraria tem máquinas dessas...JUCIE SANTOS escreveu:Pois é mestre Bertola, este é o grande problema... encontrar alguém que me permita usar a serra fit, ou de bancada...
Eu moro em um apartamento; cortes maiores eu faço fora, mais especificamente em Mury (distrito de Nova Friburgo), onde moram meus velinhos, 150Km de minha casa...
A necessidade é a mãe da invenção...
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Em qualquer boa serraria tem máquinas dessas...JUCIE SANTOS escreveu:Pois é mestre Bertola, este é o grande problema... encontrar alguém que me permita usar a serra fit, ou de bancada...
Eu moro em um apartamento; cortes maiores eu faço fora, mais especificamente em Mury (distrito de Nova Friburgo), onde moram meus velinhos, 150Km de minha casa...
A necessidade é a mãe da invenção...
certíssimo, vamos resolver isso!!
JUCIE SANTOS- Membro
Última edição por JUCIE SANTOS em Ter Ago 04, 2020 8:17 am, editado 1 vez(es)
JUCIE SANTOS- Membro
Optei pelo caminho mais difícil, para pegar prática no trabalho mais manual para quando precisar em uma emergência...
nos próximos com certeza vou apelar para uma serraria porque dá um trabalhão nivelar na lixa...
nos próximos com certeza vou apelar para uma serraria porque dá um trabalhão nivelar na lixa...
JUCIE SANTOS- Membro
Mais difícil mesmo...
Mas ficou bom.
Mas ficou bom.
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Mais difícil mesmo...
Mas ficou bom.
Mas não ignorei seu conselho Bertola, apenas decidi por um aprendizado mais hard!!! rsrs
JUCIE SANTOS- Membro
Tranquilo...JUCIE SANTOS escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:Mais difícil mesmo...
Mas ficou bom.
Mas não ignorei seu conselho Bertola, apenas decidi por um aprendizado mais hard!!! rsrs
JUCIE SANTOS- Membro
vinibassplayer gosta desta mensagem
Não gera problema algum.
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Não gera problema algum.
Aliviado então... e o medo que eu estava de ter feito uma bobagem muito grande..
JUCIE SANTOS- Membro
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Não gera problema algum.
uma pergunta, mestre, nao em relação à curva do rebaixo, mas em relação ao angulo do headstock:
qual a diferença na construção, na tocabilidade e no sustain desses modelos onde o headstock é 'paralelo ao braço' pros headstocks inclinados pra tras como por exemplo as les paul? tem mais diferença nas guitarras do q nos baixos, ou nao tem diferença nenhuma? muda mto o angulo em que as cordas saem do nut pras tarrachas e em que isso influencia?
vinibassplayer- Membro
O "angulo" aumenta a tensão nas cordas primas, proporcionando maior "inteligibilidade" das mesmas, ademais, dada a distância da tarraxa não permite que as mesmas saiam do sulco da pestana - coisa que não ocorre em um baixo ou guitarra com a "mão" inclinada. Por isso em um baixo ou guitarra com a "mão" reta (ou paralela, como queira), existe o "abaixa-cordas".vinibassplayer escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:Não gera problema algum.
uma pergunta, mestre, nao em relação à curva do rebaixo, mas em relação ao angulo do headstock:
qual a diferença na construção, na tocabilidade e no sustain desses modelos onde o headstock é 'paralelo ao braço' pros headstocks inclinados pra tras como por exemplo as les paul? tem mais diferença nas guitarras do q nos baixos, ou nao tem diferença nenhuma? muda mto o angulo em que as cordas saem do nut pras tarrachas e em que isso influencia?
JUCIE SANTOS- Membro
Nelson Bass, deathenrique e gloliveira gostam desta mensagem
JUCIE SANTOS- Membro
deathenrique e gloliveira gostam desta mensagem
Qual a madeira do corpo?
Parece-me freijó...
Parece-me freijó...
É isso aí mestre...
Freijó...
corpo Freijó
Braço Pau Marfim
Escala IPE
Freijó...
corpo Freijó
Braço Pau Marfim
Escala IPE
JUCIE SANTOS- Membro
Muito bom!JUCIE SANTOS escreveu:É isso aí mestre...
Freijó...
corpo Freijó
Braço Pau Marfim
Escala IPE
Sugestão, faça o furo da eletrica menor, ai vc tem a opção de fazer o baixo estilo 51 ou normal....
CG- Moderador
CG escreveu:Sugestão, faça o furo da eletrica menor, ai vc tem a opção de fazer o baixo estilo 51 ou normal....
É que eu já tô com o modelo 57 na cabeça, entende... estou fazendo este baixo como presente para um amigo e ele já me disse que não gosta muito desse modelo 51. Parafraseando "Ele não acha uma boa ideia "...
JUCIE SANTOS- Membro
Juciê, depois, vc poderia ensinar o luthier da Garcia´s a construir baixos, viu!?
fheliojr- Membro
fheliojr escreveu:Juciê, depois, vc poderia ensinar o luthier da Garcia´s a construir baixos, viu!?
Kkkk prometo que depois que eu aprender eu vou fazer um tutorial...
falando sério... longe de mim ensinar alguém, kkk se este baixo ficar bom terá sido uma grande sorte de principiante...
JUCIE SANTOS- Membro
vinibassplayer- Membro
fheliojr gosta desta mensagem
^ Realmente eu não entendí o porque desse procedimento...
Você não tem uma serra-de-fita disponível para o corte?
Mauricio Luiz Bertola escreveu:^ Realmente eu não entendí o porque desse procedimento...
Então Bertola... aqui na região tem diversas serrarias que, talvez, fariam este serviço pra mim... a questão é que estou construindo o baixo no tempo que eu encontro antes e depois do expediente de trabalho... neste caso eu só conseguiria realizar os cortes nos finais de semana...
Eu não gosto muito de pedir favor, então eu teria que pagar para fazer o serviço... neste caso achei melhor eu ir dando o meu jeito enquanto não monto o meu set de ferramentas...
estou tomando cuidado para não prejudicar o serviço... se der certo vou mostrando pra vocês... se der errado também mostrarei para vocês...
Se tudo der errado este tópico servirá pelo menos como um exemplo daquilo que não se deve fazer na tentativa de construir um instrumento com as ferramentas que se tem em mãos...
JUCIE SANTOS- Membro
nem uma tico-tico pra ajudar? é baratinha e uma mão na roda haha
vinibassplayer- Membro
Sim... vou usar uma tico tico...
só contornei com os furos pra ajudar a tico tico a fazer as curvas... e depois da tico tico ainda vou passar a tupia, que também tenho...
não vou cortar com a furadeira, rsrs...
só contornei com os furos pra ajudar a tico tico a fazer as curvas... e depois da tico tico ainda vou passar a tupia, que também tenho...
não vou cortar com a furadeira, rsrs...
JUCIE SANTOS- Membro
JUCIE SANTOS- Membro
gloliveira gosta desta mensagem
JUCIE SANTOS- Membro
gloliveira gosta desta mensagem
Já está quase nascendo a criança...
Cantão- Moderador
JUCIE SANTOS gosta desta mensagem
:palmas: para quem tem estas habilidades!!!!
fheliojr e JUCIE SANTOS gostam desta mensagem
Trabalho bonito, em! Só vi esse tópico agora... Sigo acompanhando.
Convidado- Convidado
Cantão escreveu:Já está quase nascendo a criança...
Quase lá Cantão.
JUCIE SANTOS- Membro
Opa, estamos aqui tentando fazer esse garoto ficar bom e bonito...Henri-Q escreveu:Trabalho bonito, em! Só vi esse tópico agora... Sigo acompanhando.
JUCIE SANTOS- Membro
Valeu amigo.. demorou pra eu tomar coragem e iniciar este projeto... e agora que comecei terei de terminar...Ivanov_br escreveu::palmas: para quem tem estas habilidades!!!!
mas é muito prazeroso ver cada fase avançando...
JUCIE SANTOS- Membro
Fazer um baixo é como fazer cerveja. Dá um trabalho do cão pra fazer, limpar, tem que esperar pra cacete, é muito mais fácil sair e comprar pronto, mas nada como tocar a cerveja ou beber o baixo que você mesmo quem fez!
mblacerda e gloliveira gostam desta mensagem
Página 3 de 9 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9