Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?
+23
Jãozeiro
Breno_Barnabe
Sentinela
Cantão
Vinicius F
CSergio
Paulo Penna
siodoni
vcrz
Juninho Sampaio
Uchoa
CG
Davi Motta
allexcosta
NESCAU
luiztebet
Nelson Bass
Porrobertus
WHead
vinibassplayer
Zubrycky
Mauricio Luiz Bertola
Dennis Messa
27 participantes
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?
Paulo Penna escreveu:Muda sim uma vez que ele vibra como um todo, e a quantidade de material e o tipo de material muda a forma da ressonância. As madeiras e tintas vão perdendo umidade com o tempo e com isso vão mudando, mas isso não será sentido por experimento tosco com unha mecânica tocando e gravando forma de onda.
Só uma observação: a madeira também retém a umidade.
Dennis Messa- Membro
vcrz escreveu:Eu acho que em termos de som é igual. Em termos de sensação é diferente. Já tive alguns baixos com mais de 30 anos, eu sinto eles mais "sólidos" principalmente no braço e junção dele. Baixos mais antigos, que tiveram manutenção realizada ao longo dos anos, são mega sólidos no quesito regulagem. São anos em bom estado e reflete isso no instrumento de alguma forma. Aqui onde eu moro, inverno é 0 graus e verão 45 graus. Os instrumentos mais antigos não sofreram nada com a mudança de clima da primavera até o verão, já o meu ex Yamaha BB434 que tem 2 anos, foi o primeiro a abrir as pernas e a regulagem foi pro espaço, trastejando demais, o baixo ficou ruim. Detalhe, todos os instrumentos estavam no mesmo local, no stand que eu tenho na sala. O Rickenbacker na época que estava comigo, mal desafinava com semanas sem tocar-lo.
Bem isso aí!
Dennis Messa- Membro
Acho que muda, mas pouca coisa. Se for para instrumentos acusticos, violao, violino, etc....ai sim. Mas, guitarra, contrabaixo eletrico eu penso que nao.
Sentinela- Membro
Aos que não conseguem ouvir a diferença, talvez simplesmente não consigam ouvir a diferença.
Paulo Penna- Membro
Eu ouço maior diferença nas guitarras que nos contrabaixos.Sentinela escreveu:Acho que muda, mas pouca coisa. Se for para instrumentos acusticos, violao, violino, etc....ai sim. Mas, guitarra, contrabaixo eletrico eu penso que nao.
Paulo Penna- Membro
Sentinela escreveu:Acho que muda, mas pouca coisa. Se for para instrumentos acusticos, violao, violino, etc....ai sim. Mas, guitarra, contrabaixo eletrico eu penso que nao.
allexcosta- Administrador
Belas palavras!Paulo Penna escreveu:Aos que não conseguem ouvir a diferença, talvez simplesmente não consigam ouvir a diferença.
Breno_Barnabe- Membro
Bom, se até "vinho mais velho é melhor" tem seu mito, imagine essa de instrumento elétrico.
Acredito que é mais um daqueles velhos mitos repetidos, difíceis de desapegar e que as pessoas querem e gostam muito de acreditar que é verdade.
Tem um guitarrista no Youtube, esqueci o nome agora. É um carinha que toca muito e é ligado em guitarras e amps Fenders vintage. Ele comprou uma guitarra acreditando que era uma Fender 1960. Depois ele descobriu que era Fake, não era uma Fender vovozona, mas sim uma guitarra com um monte de hardware Fender misturado e um trabalho de relic impecável.
Mano, o que teve de gente dizendo que aquela Fender tinha algo de diferente, de especial...
...e pois é, realmente tinha. kkkkkk
Acredito que é mais um daqueles velhos mitos repetidos, difíceis de desapegar e que as pessoas querem e gostam muito de acreditar que é verdade.
Tem um guitarrista no Youtube, esqueci o nome agora. É um carinha que toca muito e é ligado em guitarras e amps Fenders vintage. Ele comprou uma guitarra acreditando que era uma Fender 1960. Depois ele descobriu que era Fake, não era uma Fender vovozona, mas sim uma guitarra com um monte de hardware Fender misturado e um trabalho de relic impecável.
Mano, o que teve de gente dizendo que aquela Fender tinha algo de diferente, de especial...
...e pois é, realmente tinha. kkkkkk
Jãozeiro- Membro
Imãs perdem o magnetismo com o tempo (principalmente o AlNiCo) ou por influência externa... e isso vai modificar o som... muito? Muda pra melhor? Aí eu não sei não...
Captadores pioram com o tempo, não?
Madeiras melhoram.
Madeiras melhoram.
campos- Membro
Ou pode virar vinagre também...Jãozeiro escreveu: "vinho mais velho é melhor"
CG- Moderador
Breno_Barnabe escreveu:Belas palavras!Paulo Penna escreveu:Aos que não conseguem ouvir a diferença, talvez simplesmente não consigam ouvir a diferença.
vinibassplayer- Membro
campos escreveu:Captadores pioram com o tempo, não?
Madeiras melhoram.
Não necessariamente pioram, mas mudam. Isso de acordo com o cara da Seymour Duncan que aparece no vídeo. Ele ainda cita como essa desmagnetização costuma afetar no som. O captador é uma das partes mais influentes no som de um instrumento elétrico, se é bom ou se é ruim, aí depende do freguês, eu, particularmente, gosto.
filipeantunesbarros- Membro
Paulo Penna escreveu:Aos que não conseguem ouvir a diferença, talvez simplesmente não consigam ouvir a diferença.
Até porque você é um dos que não escutam o Jazz Bass na música, só o Precision Bass. Kkkkk
Jãozeiro- Membro
Uma coisa eu sei: eu estou melhor com o tempo!!!
Hehehehe.
Hehehehe.
Eu tb, tirando a dor nas costas, o cabelo que me abandona lentamente....Maurício_Expressão escreveu:Uma coisa eu sei: eu estou melhor com o tempo!!!
Hehehehe.
Paulo Penna- Membro
Maurício_Expressão escreveu:Uma coisa eu sei: eu estou melhor com o tempo!!!
Hehehehe.
E bota tempo nisso!!!!!
CG- Moderador
filipeantunesbarros escreveu:campos escreveu:Captadores pioram com o tempo, não?
Madeiras melhoram.
Não necessariamente pioram, mas mudam. Isso de acordo com o cara da Seymour Duncan que aparece no vídeo. Ele ainda cita como essa desmagnetização costuma afetar no som. O captador é uma das partes mais influentes no som de um instrumento elétrico, se é bom ou se é ruim, aí depende do freguês, eu, particularmente, gosto.
Isso... a perda do magnetismo só vai fazer soar diferente de quando novo, se é melhor ou pior é outra história...
Página 2 de 2 • 1, 2