Oportunidades: Equipamento a um valor ASTRONÔMICO
+73
rodrigormota
Coder
joemesquita
Matheus Cid Bass
Renato
Klhada
manorawe
Alex BHT
Aldo Shiguemi
Marcio Azzarini
patrickqueres
WHead
JPedroG
jorge.ibs
joão.coelho
jgs
Dennis Messa
kattastroff
RodrigoBR
nando.filho
Bananoise
BackFromTheGreen
Gabriel_cwb
Stefano T.
GRRS
Rico
Breno_Barnabe
M. Figther
NESCAU
Marvis
Sonikado
Danilo W. Moreira
tvslucena
gloliveira
Fernando Zadá
fheliojr
tfk
bodhan
Marcos1881
gsfteodoro
AlbertoBass
Vinus
deathenrique
Kitsunee
peter.forc
ALFranca
vcrz
Cantão
CSergio
Falcoeiro
Maurício_Expressão
Groovin
rafael.nery.712
Uchoa
Andremoura
siodoni
BLZENI
patriciofernandes
Jãozeiro
Zubrycky
Christian
Davi Motta
Pz123
JAZZigo
pedrohenrique.astronauta
Ivanov_br
allexcosta
CG
mum
Victorpsilva
NeyBass
filipeantunesbarros
Juninho Sampaio
77 participantes
Página 10 de 12
Página 10 de 12 • 1, 2, 3 ... 9, 10, 11, 12
patrickqueres- Membro
Re: Oportunidades: Equipamento a um valor ASTRONÔMICO
Tive um desse Sumburst 2012. Foi um parto vender por 6k.
Baixo bem legal, teve um baixista famoso que me ofereceu um sub sterling na troca
Baixo bem legal, teve um baixista famoso que me ofereceu um sub sterling na troca
manorawe- Membro
manorawe escreveu:Tive um desse Sumburst 2012. Foi um parto vender por 6k.
Em 2019 estive com um desse na mão por R$3600 e me arrependo até hoje de não ter comprado.
patrickqueres- Membro
manorawe gosta desta mensagem
patrickqueres escreveu:Vendedor falou que tem brinde...
Palheta quebrada do Metallica...
Falando sério e dentro do tópico, depois do show do Metallica aqui OLX tava cheio de palheta do Metallica por 500 conto. Vi até de 1000...
Última edição por Renato em Qui Set 01, 2022 2:07 pm, editado 3 vez(es)
Renato- Membro
^ Eu vi essa no Clube do Baixista.
O cara põe " Squier da Fender" pra pegar algum trouxa que vai ver e pensar que é um modelo feito pela Fender (e então aproveita pra colocar o preço lá em cima).
O cara põe " Squier da Fender" pra pegar algum trouxa que vai ver e pensar que é um modelo feito pela Fender (e então aproveita pra colocar o preço lá em cima).
Jãozeiro- Membro
Jãozeiro escreveu:^ Eu vi essa no Clube do Baixista.
Podia ser pior. O cara podia ter feito igual se vê aos montes por aí e dizer "Fender Squier".
pedrohenrique.astronauta- Membro
Pior que ele usou as duas formas Pedrão rsrs , uma no topo do anúncio e a que você citou na descriçãopedrohenrique.astronauta escreveu:Jãozeiro escreveu:^ Eu vi essa no Clube do Baixista.
Podia ser pior. O cara podia ter feito igual se vê aos montes por aí e dizer "Fender Squier".
Cantão- Moderador
Cantão escreveu:Pior que ele usou as duas formas Pedrão rsrs , uma no topo do anúncio e a que você citou na descriçãopedrohenrique.astronauta escreveu:Jãozeiro escreveu:^ Eu vi essa no Clube do Baixista.
Tive de abrir o anúncio outra vez. Me passou desapercebido...
pedrohenrique.astronauta- Membro
Cantão gosta desta mensagem
Esse pelo menos é honesto e não tenta passar como um 7ender original...
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato- Membro
Preços realmente loucos.
Como já falado no fórum: de pedir, o dono/vendedor pede quanto quer.
Se vai vender é outra história.
CSergio- Membro
Tentando ser justo.
"Squier da Fender" é o equivalente a "Squier by Fender", que está correto.
Além disso o instrumento em questão possui upgrade de captação e um case que parece ser bom.
Não estou dizendo que vale o que se pede até porque quem sou eu pra julgar isso?
Marcio Azzarini e Zéff gostam desta mensagem
Que preço crocante!
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Marcio Azzarini gosta desta mensagem
Marcio Azzarini escreveu: (foto)
https://reverb.com/item/59888133-fender-precision-bass-rare-slab-body-john-entwistle-1966-white
R$ 254.301,71 (US$ 42.000,00)
+ R$1,230.49 DE FRETE!!! Nem pra dar o frete gratis... kkkkk
Tá mais barato do que os baixos na Basscenter aqui em SP...
^ Só reforçando que pra trocas é mais caro, viu, galera. Então vamos aproveitar aí...
Jãozeiro- Membro
Novo e torto custa isso hahahaha.
vcrz- Membro
filipeantunesbarros- Membro
Parece uma tábua de cortar carne...
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Renato- Membro
db gosta desta mensagem
Sabe... Essa diferença absurda de preços que existem entre instrumentos "parecidos" me faz pensar : O que se leva em consideração na precificação de instrumentos musicais de corda com corpo maciço? (contrabaixo/guitarra) Pq madeira é madeira em qualquer lugar do mundo. Será que a história do imã do lago toba é real? Será que os mais caros são feitos com esse imã? Será que usam engenheiros que ganham 10.000$ só para colocarem os trastes? De onde vem tanto custo?
Matheus Cid Bass- Membro
Matheus Cid Bass escreveu:O que se leva em consideração na precificação de instrumentos musicais de corda com corpo maciço?
O mesmo de qualquer bem... Custo de produção e leis simples de oferta e procura.
Matheus Cid Bass escreveu:Será que a história do imã do lago toba é real? Será que os mais caros são feitos com esse imã?
Como ousa duvidar?
Matheus Cid Bass escreveu:Será que usam engenheiros que ganham 10.000$ só para colocarem os trastes?
Não.
Matheus Cid Bass escreveu:De onde vem tanto custo?
Que "tanto custo"?
allexcosta escreveu:Matheus Cid Bass escreveu:De onde vem tanto custo?
Que "tanto custo"?
Como assim "Que“? Eu achava que esses preços elevados eram por causa de algum custo que as fabricantes têm que arcar. Como materiais mais caros ou sla.
Digamos... Você já falou que sabe de todo o processo de produção dos custom shop, standard...
Vamos pegar o Standard. Comparando um jazz bass Standard México com um SX, qual seria a diferença para que o preço seja diferente? São os insumos?
O que acondeceria se a Fender México pegasse os insumos do SX pra fazer o jazz bass, enquanto o SX da China pegasse os insumos da Fender México pra fazer o seu SX?
O maior valor está nos insumos ou nos custos da linha de produção?[/quote]
Matheus Cid Bass- Membro
Matheus Cid Bass escreveu:Como assim "Que“? Eu achava que esses preços elevados eram por causa de algum custo que as fabricantes têm que arcar. Como materiais mais caros ou sla.
O preço de bens raramente tem relação exclusiva com custos. Como expliquei acima, há leis básicas de oferta e procura.
Matheus Cid Bass escreveu:Vamos pegar o Standard. Comparando um jazz bass Standard México com um SX, qual seria a diferença para que o preço seja diferente? São os insumos?
Os insumos são uma parte relativamente pequena da diferença de custo de produção.
Matheus Cid Bass escreveu:O que acondeceria se a Fender México pegasse os insumos do SX pra fazer o jazz bass, enquanto o SX da China pegasse os insumos da Fender México pra fazer o seu SX?
O custo de produção dos Fender MIM diminuiria um pouco e dos SX aumentaria um pouco.
Matheus Cid Bass escreveu:O maior valor está nos insumos ou nos custos da linha de produção?
Insumos estão dentro do custo de produção, mas não respondem pela maior parte desse custo.
Em minha humilde opinião, o maior valor está na marca. Aquela do headstock. No marketing que o fabricante faz, no pós venda, na assistência ao cliente. E, principalmente, no GAS, que impulsiona as vendas e faz aquela marca popular.Matheus Cid Bass escreveu:allexcosta escreveu:Matheus Cid Bass escreveu:Matheus Cid Bass escreveu:De onde vem tanto custo?
Que "tanto custo"?
Como assim "Que“? Eu achava que esses preços elevados eram por causa de algum custo que as fabricantes têm que arcar. Como materiais mais caros ou sla.
Digamos... Você já falou que sabe de todo o processo de produção dos custom shop, standard...
Vamos pegar o Standard. Comparando um jazz bass Standard México com um SX, qual seria a diferença para que o preço seja diferente? São os insumos?
O que acondeceria se a Fender México pegasse os insumos do SX pra fazer o jazz bass, enquanto o SX da China pegasse os insumos da Fender México pra fazer o seu SX?
O maior valor está nos insumos ou nos custos da linha de produção?
Claro, não dá para comparar os cuidados na produçao de um Fodera, que passa por uma linha de produção manual, com o de um SX, feito na China por operários que ganham poucos dóares por dia de trabalho... A mão de obra com certeza encarece muito o produto final. Mas falando grosseiramente, um luthier nacional (e temos vários aqui no fórum) produzem instrumentos com a mesma qualidade (ou até maior) que a Fodera, utilizam-se de matérias primas semelhantes (madeira, ferragens, captação, etc...) e não conseguem cobrar uma fração do preço dos produtos que tem a borboleta no headstock.
Quantos aqui sonham com um 7ender e se decepcionam ao adquirir um? Temos inúmeros relatos sobre isso! Mas o desejo em envergar um baixo com a marca supera o bom senso e a lógica e faz com que, na falta de condições para comprar um original, se contentem em ter um adesivo vindo do ML em seu instrumento "genérico".
Renato- Membro
Esse Studebaker por 9k é pra acabar. Essa marca entrou no mercado bem recentemente, e minha conclusão pelo o que vi até o momento é que por 3k já estão caros. Aí me aparece um por 9k.
Última edição por Jãozeiro em Qua Set 14, 2022 12:03 pm, editado 1 vez(es)
Jãozeiro- Membro
^Mania que o povo tem de achar que o trabalhador chinês ganha pouco..
"No setor privado, o salário médio anual ficou em 62.884 iuans (...)."
https://monitormercantil.com.br/salario-medio-urbano-na-china-ultrapassa-os-us-14-mil/
"(...)Já em janeiro de 2022, esse valor (rendimento do trabalhador brasileiro) caiu para R$ 2.510,00 (por mês).
https://cultura.uol.com.br/economia/noticias/2022/05/13/97_renda-media-do-trabalhador-brasileiro-diminuiu-r-200-durante-o-governo-bolsonaro-diz-ibge.html
https://monitormercantil.com.br/salario-medio-urbano-na-china-ultrapassa-os-us-14-mil/
"(...)Já em janeiro de 2022, esse valor (rendimento do trabalhador brasileiro) caiu para R$ 2.510,00 (por mês).
https://cultura.uol.com.br/economia/noticias/2022/05/13/97_renda-media-do-trabalhador-brasileiro-diminuiu-r-200-durante-o-governo-bolsonaro-diz-ibge.html
então 1 trabalhador chines ganha em média 5 mil reais/ mil dolares por mês?
Único país que cresceu nessa pandemia foi a china.
Até queria ler a noticia do segundo link para entender, mas ja faz um tempo que não leio matérias do grupo folha e grupo globo.
manorawe- Membro
Meu amigo que tocava na noite comigo trabalha na China. Ele é músico de uma agência chamada Segrace e ganha o equivalente a 2,5 mil dólares por mês fazendo o que eu faço aqui.
Quem dera o Brasil fosse comunista assim, hehe...pois ser ultraneoliberal com ministro Chicago boy e "Brasil acima de tudo e Deus acima de todos" tá bem complicado.
Quem dera o Brasil fosse comunista assim, hehe...pois ser ultraneoliberal com ministro Chicago boy e "Brasil acima de tudo e Deus acima de todos" tá bem complicado.
Jãozeiro- Membro
rafael.buzzi.andrade e Adame gostam desta mensagem
^^^ Chicago boy foi boa...kkkkk rachei
Cantão- Moderador
Jãozeiro escreveu:Meu amigo que tocava na noite comigo trabalha na China. Ele é músico de uma agência chamada Segrace e ganha o equivalente a 2,5 mil dólares por mês fazendo o que eu faço aqui.
Pergunta pra ele se ja voltou a trabalhar "normal".
manorawe- Membro
Cara, ele tá lá desde 2016.
Jãozeiro- Membro
Jãozeiro escreveu:Esse Studebaker por 9k é pra acabar. Essa marca entrou no mercado bem recentemente, e minha conclusão pelo o que vi até o momento é que por 3k já estão caros. Aí me aparece um por 9k.
Inicio do ano estava 8k (vide o tópico sobre a marca), e já achava puxado (luthier faz um, + ou - por metade desse valor).
Conhecido aqui da cidade disse que pegou um PB dessa marca Studebaker; tá esperando chegar.
Curioso que sou já pedi pra curiar, pegar na mão
CSergio- Membro
Trabalhadores de fábrica hoje na China ganham em média 7.8k dólares por ano, nos EUA acima de 30k por ano, no México 5.6k.
Alguns anos atrás trabalhadores Chineses ganhavam entre 12 e 15 dólares por semana...
Lembrando que o nível de produtividade do trabalhador chinês é maior.
Alguns anos atrás trabalhadores Chineses ganhavam entre 12 e 15 dólares por semana...
Lembrando que o nível de produtividade do trabalhador chinês é maior.
Matheus Cid Bass escreveu:Sabe... Essa diferença absurda de preços que existem entre instrumentos "parecidos" me faz pensar : O que se leva em consideração na precificação de instrumentos musicais de corda com corpo maciço? (contrabaixo/guitarra) Pq madeira é madeira em qualquer lugar do mundo. Será que a história do imã do lago toba é real? Será que os mais caros são feitos com esse imã? Será que usam engenheiros que ganham 10.000$ só para colocarem os trastes? De onde vem tanto custo?
Nunca subestime o poder idiotizante e sedutor de um logo. Pessoas são capazes de pagar o que for preciso só para poderem olhar depois um determinado logotipo impresso no item que elas compraram (Além de exibí-lo como um símbolo de status para os demais)...
(Sobre esse assunto, aliás, há um livro muito interessante cuja leitura recomendo enfaticamente: "Sem Logo: A Tirania das Marcas em um Planeta Vendido", de Naomi Klein)
Matheus Cid Bass escreveu:Sabe... Essa diferença absurda de preços que existem entre instrumentos "parecidos" me faz pensar : O que se leva em consideração na precificação de instrumentos musicais de corda com corpo maciço? (contrabaixo/guitarra) Pq madeira é madeira em qualquer lugar do mundo. Será que a história do imã do lago toba é real? Será que os mais caros são feitos com esse imã? Será que usam engenheiros que ganham 10.000$ só para colocarem os trastes? De onde vem tanto custo?
Gostaria de revisitar essa pergunta "de onde vem tanto custo?"
O preço de um instrumento na loja não é seu custo...
Tomemos como exemplo um JB American Performer que é vendido por 1500 dólares hoje.
Vão cerca de 30 horas/homem na fabricação de um instrumento desses. Um técnico médio da Fender USA ganha entre 20 a 25 dólares por hora, ou seja, metade do custo é em labor. Em cima disso a gente tem madeiras, tintas, hardware, eletrônica, etc... Além de custos "overhead". Aí digamos que sai entre 900 e 1000 dólares pra Fender fabricar um desses. Sobram 500 dólares de lucro, dividido entre a própria Fender e seus revendedores.
E "madeira" não é "madeira". O maple de verdade que a Fender usa nos seus braços não tem absolutamente nada a ver com o "maple" mole genérico dos braços de alguns instrumentos chineses. Além disso, há o "lugar do mundo" nessa história também. Hard maple cresce na América do Norte, mandar carregamentos dessa madeira pra Ásia tem custo.
Qual parte do que escrevi acima está fora da razoabilidade?
Falando em madeiras...
Todas as madeiras utilizadas num instrumento básico tipo Fender, inclusive um da própria Fender, custam menos que os trastes utilizados nesse instrumento.
Não vai 10 dólares de madeira num Fender Jazz Bass.
Todas as madeiras utilizadas num instrumento básico tipo Fender, inclusive um da própria Fender, custam menos que os trastes utilizados nesse instrumento.
Não vai 10 dólares de madeira num Fender Jazz Bass.
allexcosta escreveu:Matheus Cid Bass escreveu:Sabe... Essa diferença absurda de preços que existem entre instrumentos "parecidos" me faz pensar : O que se leva em consideração na precificação de instrumentos musicais de corda com corpo maciço? (contrabaixo/guitarra) Pq madeira é madeira em qualquer lugar do mundo. Será que a história do imã do lago toba é real? Será que os mais caros são feitos com esse imã? Será que usam engenheiros que ganham 10.000$ só para colocarem os trastes? De onde vem tanto custo?
Gostaria de revisitar essa pergunta "de onde vem tanto custo?"
O preço de um instrumento na loja não é seu custo...
Tomemos como exemplo um JB American Performer que é vendido por 1500 dólares hoje.
Vão cerca de 30 horas/homem na fabricação de um instrumento desses. Um técnico médio da Fender USA ganha entre 20 a 25 dólares por hora, ou seja, metade do custo é em labor. Em cima disso a gente tem madeiras, tintas, hardware, eletrônica, etc... Além de custos "overhead". Aí digamos que sai entre 900 e 1000 dólares pra Fender fabricar um desses. Sobram 500 dólares de lucro, dividido entre a própria Fender e seus revendedores.
E "madeira" não é "madeira". O maple de verdade que a Fender usa nos seus braços não tem absolutamente nada a ver com o "maple" mole genérico dos braços de alguns instrumentos chineses. Além disso, há o "lugar do mundo" nessa história também. Hard maple cresce na América do Norte, mandar carregamentos dessa madeira pra Ásia tem custo.
Qual parte do que escrevi acima está fora da razoabilidade?
Certo, acho que entendi...
Com relação à madeira, já percebi que existe uma espécie de classificação para o maple do braço.
Aparentemente, o maple mais pobre é do tipo "C". Eu vi isso em algum lugar, só não tou conseguindo achar agora. Enfim...
Dá pra ver uma diferença visual entre esse Maple C e esse maple aqui:
Uma madeira bem mais escura e com um padrão de veios diferente. Pelo que eu li uma vez, essa é a parte de baixo da árvore. Essas marcas são formadas pela compactação da madeira por conta do próprio peso da árvore. Isso faz com que a madeira se compacte e fique mais densa. Algo assim...
Mas de vez enquanto eu vejo a SX lançar uma série limitada com uma madeira parecida:
Matheus Cid Bass- Membro
Uma Bugatti é um carro e custa 8milhões, um fiat Mobi é um carro e custa 68mil. Então, está tudo certo com os baixos!
Por que seria mais barato? Pra você não ter que mentir pra sua esposa?
Aí sim é um questionamento plausível!
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Juninho Sampaio escreveu:Matheus Cid Bass escreveu:Sabe... Essa diferença absurda de preços que existem entre instrumentos "parecidos" me faz pensar : O que se leva em consideração na precificação de instrumentos musicais de corda com corpo maciço? (contrabaixo/guitarra) Pq madeira é madeira em qualquer lugar do mundo. Será que a história do imã do lago toba é real? Será que os mais caros são feitos com esse imã? Será que usam engenheiros que ganham 10.000$ só para colocarem os trastes? De onde vem tanto custo?
Uma Bugatti é um carro e custa 8milhões, um fiat Mobi é um carro e custa 68mil. Então, está tudo certo com os baixos!
ufa, achei que só eu pensasse assim...
costumo fazer uma analogia com um carro popular atual com um gol quadrado turbo.
Qual é melhor? Qual você queria ter? qual é mais caro? qual tem melhor custo beneficio?
As respostas são simples, porem algumas irão depender do seu gosto e do seu bolso, basta você ter bom senso para responde las.
manorawe- Membro
Matheus Cid Bass escreveu:Com relação à madeira, já percebi que existe uma espécie de classificação para o maple do braço.
Aparentemente, o maple mais pobre é do tipo "C". Eu vi isso em algum lugar, só não tou conseguindo achar agora. Enfim...
Dá pra ver uma diferença visual entre esse Maple C e esse maple aqui:
(...)
Uma madeira bem mais escura e com um padrão de veios diferente. Pelo que eu li uma vez, essa é a parte de baixo da árvore. Essas marcas são formadas pela compactação da madeira por conta do próprio peso da árvore. Isso faz com que a madeira se compacte e fique mais densa. Algo assim...
Essa classificação do maple é relacionada à figuração. Instrumentos simples, de série normal, normalmente não vêm com essas figurações.
Além disso, essas anomalias tornam as peças um pouco mais instáveis e não o contrário.
E madeira mais densa vibrará menos. Um instrumento que você toca e diz "esse vibra bastante" normalmente terá um braço um pouco menos denso ainda dentro do espectro do hard maple. Esses instrumentos que vibram mais normalmente desregulam facilmente.
Matheus Cid Bass escreveu:Mas de vez enquanto eu vejo a SX lançar uma série limitada com uma madeira parecida:
A SX se diferencia um pouco e não é à toa... O maple que eles usam normalmente não é o chinês genérico (que nem maple é). Isso, como já mencionei, tem um custo... Por essas coisas não dá pra o SX custar a mesma coisa que um chinês genérico.
allexcosta escreveu:
Além disso, essas anomalias tornam as peças um pouco mais instáveis e não o contrário.
Espera aí... Deixa eu ver se entendi...
Então quer dizer que essas "anomalias", marcas diferenciadas na madeira, etc. são um ponto negativo da madeira? Tornam elas instáveis e não muito boas para fabricação de braço? Então ela não é tão densa?
Matheus Cid Bass- Membro
Matheus Cid Bass escreveu:Então quer dizer que essas "anomalias", marcas diferenciadas na madeira, etc. são um ponto negativo da madeira?
Mecanicamente? Sim, sem dúvida...
Matheus Cid Bass escreveu:Tornam elas instáveis e não muito boas para fabricação de braço?
Uma peça única de hard maple de boa qualidade será superior a uma peça com altas figurações como essas que você postou. Isso é conhecido em luteria.
Matheus Cid Bass escreveu:Então ela não é tão densa?
A questão não é densidade, é estabilidade... Madeira de braço não é "quanto mais densa melhor". Nem perto disso... Se fora, baixos teriam braços de angelim pedra ou ipê.
O hard maple simples, sem figurações, é um excelente compromisso entre estabilidade e densidade. Os figurados também podem ser usados, mas podem haver surpresas de torções ou características mecânicas indesejáveis.
allexcosta escreveu:Matheus Cid Bass escreveu:Então quer dizer que essas "anomalias", marcas diferenciadas na madeira, etc. são um ponto negativo da madeira?
Mecanicamente? Sim, sem dúvida...Matheus Cid Bass escreveu:Tornam elas instáveis e não muito boas para fabricação de braço?
Uma peça única de hard maple de boa qualidade será superior a uma peça com altas figurações como essas que você postou. Isso é conhecido em luteria.Matheus Cid Bass escreveu:Então ela não é tão densa?
A questão não é densidade, é estabilidade... Madeira de braço não é "quanto mais densa melhor". Nem perto disso... Se fora, baixos teriam braços de angelim pedra ou ipê.
O hard maple simples, sem figurações, é um excelente compromisso entre estabilidade e densidade. Os figurados também podem ser usados, mas podem haver surpresas de torções ou características mecânicas indesejáveis.
Há, certo. Entendi. Eu achava que madeiras duras e densas eram as mais ideais para o braço.
Nesse caso, quais características são observadas para que uma madeira seja uma boa matéria prima para confeccionar um braço?
Eu sei que existem outras madeiras além do Maple que também usam para fazer braço, mas essas madeiras diferentes são usadas por terem as mesmas características do Maple, ou por terem outras características que melhor se adequam à outras situações?
Matheus Cid Bass- Membro
Matheus Cid Bass escreveu:Nesse caso, quais características são observadas para que uma madeira seja uma boa matéria prima para confeccionar um braço?
Densidade média e excelente estabilidade.
Matheus Cid Bass escreveu:Eu sei que existem outras madeiras além do Maple que também usam para fazer braço, mas essas madeiras diferentes são usadas por terem as mesmas características do Maple, ou por terem outras características que melhor se adequam à outras situações?
Maple não é nem de longe a única madeira existente com boa estabilidade e peso razoável... Mas era usada no começo da produção de instrumentos elétricos por ter essas características e ser barata. E terminou virando padrão.
Braços de baixo podem ser e são feitos de ash (do tipo mais duro, não swamp), mogno, ovangkol, walnut, padauk, bubinga, etc...
No Brasil se usa marfim (algumas peças são bem instáveis, precisa saber ler a madeira), alguns tipos de peroba, cedrinho e alguns luthiers, como Samuel, até usam pinus...
Quando o luthier conhece do ofício, muitas alternativas são possíveis, mas escolher madeiras menos usuais termina dando mais trabalho, porque se faz necessário o uso de longarinas de outras madeiras ou mesmo de carbono, ou até esperar dias para manipular a peça após cada corte para observar movimentos... Isso não é muito aplicável a linhas de produção maiores...
Última edição por allexcosta em Qui Set 15, 2022 11:32 am, editado 1 vez(es)
Juninho Sampaio escreveu:Matheus Cid Bass escreveu:Sabe... Essa diferença absurda de preços que existem entre instrumentos "parecidos" me faz pensar : O que se leva em consideração na precificação de instrumentos musicais de corda com corpo maciço? (contrabaixo/guitarra) Pq madeira é madeira em qualquer lugar do mundo. Será que a história do imã do lago toba é real? Será que os mais caros são feitos com esse imã? Será que usam engenheiros que ganham 10.000$ só para colocarem os trastes? De onde vem tanto custo?
manorawe escreveu:Juninho Sampaio escreveu:Matheus Cid Bass escreveu:Sabe... Essa diferença absurda de preços que existem entre instrumentos "parecidos" me faz pensar : O que se leva em consideração na precificação de instrumentos musicais de corda com corpo maciço? (contrabaixo/guitarra) Pq madeira é madeira em qualquer lugar do mundo. Será que a história do imã do lago toba é real? Será que os mais caros são feitos com esse imã? Será que usam engenheiros que ganham 10.000$ só para colocarem os trastes? De onde vem tanto custo?
ufa, achei que só eu pensasse assim...
costumo fazer uma analogia com um carro popular atual com um gol quadrado turbo.
Qual é melhor? Qual você queria ter? qual é mais caro? qual tem melhor custo beneficio?
As respostas são simples, porem algumas irão depender do seu gosto e do seu bolso, basta você ter bom senso para responde las.
Estava pensando essa analogia outro dia também: Uno Mille usado, vale 10 mil reais, Land Rover uns 300 mil; ambos te levam pro mesmo lugar, mas no Rover tu vai com mais confortável, e impressiona mais nos lugares; mas isso tem um preço que o Rover cobra.
Agora mude os carros citados, para baixo, e os lugares para gigs, rodinhas de amigos, etc.
Última edição por CSergio em Qui Set 15, 2022 11:36 am, editado 1 vez(es)
CSergio- Membro
CSergio escreveu:Uno Mille usado, vale 10 mil reais, Land Rover uns 300 mil; ambos te levam pro mesmo lugar, mas no Rover tu vai com mais confortável, e impressiona mais nos lugares.
Além de quebrar muito mais também...
Rapaz... minha ex mulher herdou um Uno desses... sabe aqueles carros que tem de andar com garrafa de óleo e de água debaixo do banco?
Ela teve um desses, branco.
Chamei meu mecânico para darmos uma revisão nele... era terra com filtro, não era mais filtro sujo de terra.
Óleo? Até tinha, mas era mais sujo e grosso que breu.
E por ai vai.
Esse carro aguentou muito abuso e ainda teve quem comprasse ele, alguns poucos meses depois que ela recebeu ele.
Ahhhh ¹ e o Rover tem um modelo que tu precisa desmontar a carroceria para só trocar óleo.
Ahhhh ² um amigo tem um desses Rover; certa vez mostrou no nosso grupo de zap; R$ 8 mil o par de amortecedores; isso bem antes da pandemia
Ela teve um desses, branco.
Chamei meu mecânico para darmos uma revisão nele... era terra com filtro, não era mais filtro sujo de terra.
Óleo? Até tinha, mas era mais sujo e grosso que breu.
E por ai vai.
Esse carro aguentou muito abuso e ainda teve quem comprasse ele, alguns poucos meses depois que ela recebeu ele.
Ahhhh ¹ e o Rover tem um modelo que tu precisa desmontar a carroceria para só trocar óleo.
Ahhhh ² um amigo tem um desses Rover; certa vez mostrou no nosso grupo de zap; R$ 8 mil o par de amortecedores; isso bem antes da pandemia
CSergio- Membro
Quem compra um Rover, sei lá...
Ou tem muita grana e não liga de gastar à toa... Ou não entende absolutamente nada de carro tampouco gastou 2 minutos pra pesquisar.
Como diz no Ceará, pense numa bomba...
Ou tem muita grana e não liga de gastar à toa... Ou não entende absolutamente nada de carro tampouco gastou 2 minutos pra pesquisar.
Como diz no Ceará, pense numa bomba...
allexcosta escreveu:...Como diz no Ceará, pense numa bomba...
Ieeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii (vaia cearense). Fuleragem total.
Página 10 de 12 • 1, 2, 3 ... 9, 10, 11, 12