Guitarra feita de Sal do Himalaia
+15
Maurício_Expressão
vcrz
Gui Sartori
Guga Ramone
AlbertoBass
Jãozeiro
Mauricio Luiz Bertola
WHead
Ivanov_br
allexcosta
Fernando Zadá
Breno_Barnabe
Cantão
CG
patriciofernandes
19 participantes
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 1 de 1
Guitarra feita de Sal do Himalaia
Achei o timbre bem temperado............
patriciofernandes- Membro
Re: Guitarra feita de Sal do Himalaia
Achei que faltou sal...
CG- Moderador
Conheço guitarristas que iriam levar ela pro buteco pra ficar lambendo e tomando Heineken...
Cantão- Moderador
10 Kg!
Sei lá, é meio inútil, mas se tá bom pra ele é o que importa.
Sei lá, é meio inútil, mas se tá bom pra ele é o que importa.
Breno_Barnabe- Membro
10kg..... pqp
Fernando Zadá- Moderador
fheliojr gosta desta mensagem
Especialmente útil se você encontrar uma lesma durante uma gig.
allexcosta- Administrador
Curioso. Como muitos dizem o material do corpo parece influir muito pouco no resultado final do som dos instrumentos elétricos. Optar por madeiras mais baratas - ou até outros materiais - poderia gerar instrumentos com menor custo de produção. Não sei qual seria a aceitação dos consumidores mas se a diferença chegasse a ser repassada até o preço final, poderíamos ter instrumentos a preços mais atrativos. Abraço.
WHead escreveu:Curioso. Como muitos dizem o material do corpo parece influir muito pouco no resultado final do som dos instrumentos elétricos. Optar por madeiras mais baratas - ou até outros materiais - poderia gerar instrumentos com menor custo de produção. Não sei qual seria a aceitação dos consumidores mas se a diferença chegasse a ser repassada até o preço final, poderíamos ter instrumentos a preços mais atrativos. Abraço.
Foi como pensei também
O preço dela deve ser meio salgado...
CG- Moderador
fheliojr gosta desta mensagem
allexcosta escreveu:Especialmente útil se você encontrar uma lesma durante uma gig.
Fernando Zadá- Moderador
WHead escreveu:Curioso. Como muitos dizem o material do corpo parece influir muito pouco no resultado final do som dos instrumentos elétricos. Optar por madeiras mais baratas - ou até outros materiais - poderia gerar instrumentos com menor custo de produção. Não sei qual seria a aceitação dos consumidores mas se a diferença chegasse a ser repassada até o preço final, poderíamos ter instrumentos a preços mais atrativos. Abraço.
A madeira do corpo de um baixo custa 1 ou 2 dólares.
Agora 10 kg ninguém merece... Podiam fazer tone chambers.
CG- Moderador
allexcosta escreveu:WHead escreveu:Curioso. Como muitos dizem o material do corpo parece influir muito pouco no resultado final do som dos instrumentos elétricos. Optar por madeiras mais baratas - ou até outros materiais - poderia gerar instrumentos com menor custo de produção. Não sei qual seria a aceitação dos consumidores mas se a diferença chegasse a ser repassada até o preço final, poderíamos ter instrumentos a preços mais atrativos. Abraço.
A madeira do corpo de um baixo custa 1 ou 2 dólares.
É verdade..
Se somarmos a isso o intuito da indústria de sempre agregar valor ao produto final e a vontade do consumidor de sempre buscar a diferenciação - mesmo em produtos produzidos em escala - é muito pouco provável que haja qualquer movimentação orientada nesse sentido. Abraço.
WHead escreveu:É verdade..
Se somarmos a isso o intuito da indústria de sempre agregar valor ao produto final e a vontade do consumidor de sempre buscar a diferenciação - mesmo em produtos produzidos em escala - é muito pouco provável que haja qualquer movimentação orientada nesse sentido. Abraço.
Houve um marketing invertido nisso.
Originalmente, as fábricas mal falavam de madeiras do corpo. Era sempre o mais barato que fizesse o trabalho. Na verdade, nem o peso importava muito.
Consumidores começaram a associar características específicas a essa ou aquela madeira e as fábricas passaram a capitalizar sobre isso.
Mas até hoje, instrumentos de construção genérica, como Fenders, Squiers, Tagimas, MusicMans, SX's, Ibanez, Schecters e tantos outros, são feitos com madeiras super baratas, que saíram de caminhões fechados, muitas vezes comprados simplesmente como "hardwood", sem definição alguma de espécie.
Virou modinha essas babaquices...
Já ví "malandro" fazer de plástico, de plxiglass, de skate, de cartolina, etc...
Já ví "malandro" fazer de plástico, de plxiglass, de skate, de cartolina, etc...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Recentemente vi feitas de restos de iPhones velhos e de lápis de cor comum
Pois é... Coisa de quem nada tem o que fazer...patriciofernandes escreveu:Recentemente vi feitas de restos de iPhones velhos e de lápis de cor comum
Impressionante, hehe.
O trabalho do Burls Art é incrível, só faz obra de arte. Ele é um artista apaixonado e curioso, com muita técnica e criatividade, que pensa fora da caixa.
O trabalho do Burls Art é incrível, só faz obra de arte. Ele é um artista apaixonado e curioso, com muita técnica e criatividade, que pensa fora da caixa.
Jãozeiro- Membro
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Virou modinha essas babaquices...
Mas por que seria babaquice?
Já pensou se a engenharia pensasse que é babaquice melhorar eficiência, rendimento e custo com uso de materiais alternativos?
Jãozeiro- Membro
Super válido, mas não acho que seja o caso do sal o himalaia, hehehhee.Jãozeiro escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:Virou modinha essas babaquices...
Já pensou se a engenharia pensasse que é babaquice melhorar eficiência, rendimento e custo com uso de materiais alternativos?
Breno_Barnabe- Membro
Curti mais a de miojo
AlbertoBass- Membro
Fazer guitarra de sal é "eficiência"!?Jãozeiro escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:Virou modinha essas babaquices...
Pode não ser eficiente, mas não deixa de ser, no mínimo, curioso e não deixa de ser um tipo de experimento. E assim o conhecimento avança.
Guga Ramone- Membro
Nelson Bass gosta desta mensagem
Avanço de Conhecimento nesse caso específico não é construir corpo de instrumento em um material que, por motivos óbvios não pode ser usado em produção - não passa de mera "curiosidade"...Guga Ramone escreveu:Pode não ser eficiente, mas não deixa de ser, no mínimo, curioso e não deixa de ser um tipo de experimento. E assim o conhecimento avança.
Conhecimento é inventar novos processos de produção, novos materiais economicamente viáveis e ecologicamente sustentáveis de modo a que a produção não sofra solução de continuidade. Não é esse o caso desse instrumento de sal...
Venhamos e convenhamos, essas coisas são só click-bait.
Ninguém faz guitarra de sal, lápis de cor ou miojo como uma pesquisa tonal ou TCC de lutheria.
Ninguém faz guitarra de sal, lápis de cor ou miojo como uma pesquisa tonal ou TCC de lutheria.
Exato.allexcosta escreveu:Venhamos e convenhamos, essas coisas são só click-bait.
Avanço da tecnologia e do Conhecimento é outra coisa...
Em um mundo que é em boa determinado por visualizações em plataformas sociais, esse tipo de "curiosidade" só se destina mesmo à angariar "clicks"...
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Exato.allexcosta escreveu:Venhamos e convenhamos, essas coisas são só click-bait.
Em um mundo que é em boa determinado por visualizações em plataformas sociais, esse tipo de "curiosidade" só se destina mesmo à angariar "clicks"...
É óbvio que a questão é acumular views, mas eu acho que não deixa de ser um processo que pode servir à ciência, inclusive academicamente. É o mais provável que aconteça? Não. Mas pesquisa de base muitas vezes é assim.
Para 100 estudos sem relevância pode surgir um que venha a inspirar um trabalho posterior, por exemplo. Tanto que este vídeo foi a fagulha para uma breve discussão aqui sobre a influência da qualidade do material (geralmente madeira) utilizado sobre o timbre do instrumento musical.
Inclusive, meu TCC na graduação em Música foi inspirado num trabalho ridículo de um youtuber medíocre, o eGuinorante. E modéstia parte fiz um trabalho com qualidade que agora tá sendo levado para a especialização em História da Arte que estou cursando Acho que a gente ganha muito em observar essas "babaquices".
Gui Sartori- Membro
Guga Ramone e Nelson Bass gostam desta mensagem
allexcosta escreveu:Venhamos e convenhamos, essas coisas são só click-bait.
Isso pertence a categoria das artes plasticas, não da música... Serve pro cara penduras na parede e só... Não serve pra tocar, simples assim.
CG- Moderador
Sinceramente eu discordo humildemente de sua opinião. E discordo por uma questão de princípios acadêmicos principalmente. O trabalho acadêmico deve ter em minha opinião (embasada em décadas de estudo, pesquisa e práxis acadêmica) relevância científica obviamente somada à relevância social e econômica (quando for o caso).Gui Sartori escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:Exato.allexcosta escreveu:Venhamos e convenhamos, essas coisas são só click-bait.
É óbvio que a questão é acumular views, mas eu acho que não deixa de ser um processo que pode servir à ciência, inclusive academicamente. É o mais provável que aconteça? Não. Mas pesquisa de base muitas vezes é assim.
Para 100 estudos sem relevância pode surgir um que venha a inspirar um trabalho posterior, por exemplo. Tanto que este vídeo foi a fagulha para uma breve discussão aqui sobre a influência da qualidade do material (geralmente madeira) utilizado sobre o timbre do instrumento musical.
Inclusive, meu TCC na graduação em Música foi inspirado num trabalho ridículo de um youtuber medíocre, o eGuinorante. E modéstia parte fiz um trabalho com qualidade que agora tá sendo levado para a especialização em História da Arte que estou cursando Acho que a gente ganha muito em observar essas "babaquices".
O vídeo em questão não apresenta nenhum processo produtivo novo ou inovador, nenhuma novidade estética ou de técnica construtiva.
O que ele faz é apenas mostrar um corpo de guitarra feito de sal-gema...
Cientificamente a relevância disso, em minha opinião, talvez seja para quem está estudando semiótica ou algo do gênero; uma análise crítica dos conteúdos e "signos" veiculados no you2b - por exemplo (estou sendo especulativo aqui).
Do poto de vista da luthiería (disciplina que estudei e pratico à décadas), a relevância disso é mera curiosidade, nada mais.
Não conheço o referido "youtuber" citado por você (só pelo nome já demonstro pouco interesse em fazê-lo...), mas creio que o seu trabalho em História da Arte seja mui relevante, mas é uma área no qual considero-me ignorante, portanto, quem teria algo à dizer sobre isso seria você e não eu. Seria uma boa leitura para mim esse seu texto.
Essa da pra tocar um "Hard Rock"
vcrz- Membro
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Conhecimento é inventar novos processos de produção, novos materiais economicamente viáveis e ecologicamente sustentáveis de modo a que a produção não sofra solução de continuidade. Não é esse o caso desse instrumento de sal...
É sim. Do dicionário:
Conhecimento:
1. ato ou efeito de conhecer.
2. ato de perceber ou compreender por meio da razão e/ou da experiência.
O que vc cita é desenvolvimento:
1. ação ou efeito de desenvolver(-se); desenvolução.
2. crescimento, progresso, adiantamento. (ex. da economia, das ciências)
Guga Ramone- Membro
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Fazer guitarra de sal é "eficiência"!?Jãozeiro escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:Virou modinha essas babaquices...
Não. Apenas estendi o conceito "babaquice" para a engenharia, em que constantemente se estuda a mecânica de materiais alternativos visando algo mais leve, barato e eficiente. Só isso. E sim, Allex, o uso de materiais alternativos na construção de um instrumento dá mais que tranquilamente um TCC.
Só não tinha entendido (e na verdade ainda não entendi) por que você achou babaquice. Esse termo é no mínimo estranho e desproporcional.
O cara tá fazendo um trabalho técnico explorando possibilidades com materiais diferentes, não usuais, mostrando o que dá pra fazer e o resultado que dá. Isso é babaquice? Pra mim é algo interessante e curioso.
Já assistiu aos outros vídeos do Burl Arts? Viu o processo dele? Ele experimenta, não tem medo nenhum de experimentar e errar. Quando usa uma técnica que acha que não ficou legal, ele volta, justifica, começa de novo, resolve fazer tal coisa na máquina, tal coisa na mão, explica, justifica de novo, interage com quem está assistindo, responde aos comentários, passa conhecimento.
Fiquei surpreso pois você foi o primeiro técnico que vi (luthier ainda por cima) que chamou o trabalho dele de babaquice.
Jãozeiro- Membro
Guga Ramone gosta desta mensagem
Jãozeiro escreveu:Só isso. E sim, Allex, o uso de materiais alternativos na construção de um instrumento dá mais que tranquilamente um TCC.
Sal e miojo, acho que não...
Achei que essa guitarra deu tempero especial ao som!
E um monte de piadas infames!!!
Como essa minha ai de cima...
E um monte de piadas infames!!!
Como essa minha ai de cima...
Bertola deixa de ser chato e faz um Baixo de Rapadura!!!
Nando Vasques- Membro
Excelente ideia!!!!Nando Vasques escreveu:Bertola deixa de ser chato e faz um Baixo de Rapadura!!!
Vou vender pro Didí Mocó!!!
allexcosta escreveu:Jãozeiro escreveu:Só isso. E sim, Allex, o uso de materiais alternativos na construção de um instrumento dá mais que tranquilamente um TCC.
TUDO pode dar um TCC. É só escolher o recorte e desenvolver
Gui Sartori- Membro
Verdade...Gui Sartori escreveu:allexcosta escreveu:Jãozeiro escreveu:Só isso. E sim, Allex, o uso de materiais alternativos na construção de um instrumento dá mais que tranquilamente um TCC.
TUDO pode dar um TCC. É só escolher o recorte e desenvolver
Ciência é tudo, Tudo é Ciência!
Guga Ramone e Gui Sartori gostam desta mensagem
Daqui a pouco vão falar de som salgado.
Não bastasse os mais claro, mais gordo, magro, distorção crispy etc
AndréBurger- Membro
AndréBurger escreveu:Daqui a pouco vão falar de som salgado.
A gente pode afirmar que o timbre é meio sem sal....
CG- Moderador
10kg dá pra salgar várias costelas.
NESCAU- Membro
mais uma pérola... ou no caso: uma pedra
Não vejo o menor problema com essas experiências. Que venham mais!
Gui Sartori gosta desta mensagem