Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Unhas & Dedos & Contrabaixo & Contrabaixistas...

+11
Eduardo Chaves
Rena Cáceres
Mayo Pamplona
Wotan
Andrezinho
korg
Claudio
Pedroswaldo
GusVCD
Cid
Voila Marques
15 participantes

Ir para baixo

Unhas & Dedos & Contrabaixo & Contrabaixistas... Empty Unhas & Dedos & Contrabaixo & Contrabaixistas...

Mensagem por Voila Marques Seg Dez 14, 2009 9:09 am

Olá colegas contrabaixistas!!

Vamos conversar sobre unhas?

Sugestões:
Com que unha vc vai ao samba (ou qualquer outro estilo) que te convidaram prá tocar?
Vc cuida de alguma forma das suas unhas?
Aqui entre nós: vem algum segredinho sobre esse assunto, que possa deixar de ser segredo?
Vamos postar fotos para a nossa "calçada da fama" de unhas?
Vc tem problemas com as suas unhas? Quais?
Etc...

Abraços contrabaixísticos

Última edição por Voila Marques em Qua Dez 16, 2009 1:26 pm, editado 1 vez(es)

Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Unhas & Dedos & Contrabaixo & Contrabaixistas... Empty Re: Unhas & Dedos & Contrabaixo & Contrabaixistas...

Mensagem por Voila Marques Seg Dez 14, 2009 9:31 am

Toco com unhas curtíssimas (meu "samba" é o erudito)...

Os cantinhos das minhas unhas inflamam com muita facilidade, por causa de uma ponta chamada "espigão".
Esses espigões pioram bastante com o aumento do tempo de estudo. Aí o jeito é:

a) arranjar uma excelente manicure, que não tire "bifes" dos meus cantinhos (e que nem ouse ameaçar os meus "calinhos" com alicate);
b) não puxar os cantinhos com os dentes, mas cortá-los com um cortador de unha sempre que começam a incomodar;
c) passar mertiolate e alguma pomada antiinflamatória (Bactroban, Nebacetin, etc) quando não tem outro jeito...

A unha do meu dedo polegar da mão direita é um pouco maior do que as outras, porque fica mais confortável de segurar o arco.

Unhas & Dedos & Contrabaixo & Contrabaixistas... Unha1

Unhas & Dedos & Contrabaixo & Contrabaixistas... Unha2

Última edição por Voila Marques em Seg Dez 14, 2009 10:23 am, editado 1 vez(es)

Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Unhas & Dedos & Contrabaixo & Contrabaixistas... Empty Re: Unhas & Dedos & Contrabaixo & Contrabaixistas...

Mensagem por Voila Marques Seg Dez 14, 2009 9:51 am

Ouvi uma dica de uma podóloga (pés) para atenuar os problemas com os "espigões" na hora de tratá-los:

03 noites antes de ir ao podólogo ou à manicure passar, antes de dormir, algumas gotinhas de Andreodermol (à venda em farmácias) nos cantinhos de unhas.

Ela disse que esse produto deixa os cantinhos macios e moles, facilitando e diminuindo o doloroso trabalho de tirá-los.

(Ouvi dizer que a Avon parece que tem um produto do tipo.)

Vez por outra, passar azeite de oliva nas cutículas e cantinhos (antes de dormir) tb é uma forma de cuidar das unhas. up

Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Voila Marques Ter Dez 15, 2009 9:19 pm

Hummm... achei que veria os contrabaixistas de acústico daqui trocando idéias sobre unhas, como fazem os violonistas, ou mesmo fotos, mas parece que a timidez dos contrabaixistas começa nas unhas... Suspect

Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Cid Ter Dez 15, 2009 9:32 pm

Posta aí Claudio as fotos das tuas unhinhas kkkkkkkk
Cid
Cid
Moderador

Mensagem por GusVCD Ter Dez 15, 2009 10:25 pm

Eu deixo as unhas bem curtas, assim como vc Voila... sem mané manicure, claro, corto aqui em casa com o cortador tradicional mesmo...

Sempre preferi deixar elas curtas por gosto pessoal, mas percebi depois q comecei a tocar baixo, q as mesmas influenciavam (e muito) no timbre q eu tirava do baixo...

Como toco pizzicato e tenho uma pegada mais forte, qd deixava a unha um pouco maior, o som ficava mais metalico, tipo de qd se usa palheta, pois uso muito mais a ponta do dedo pra tocar Rock, e a unha acabava por influenciar... qd a mantenho cortada, deixo o timbre manos estalado e mais medio grave mesmo... ainda mais q uso um Precision com escala em Maple, ai o som já tende a ser meio estado de natural...

Mantenho curto tbm para evitar q nos slaps, o indicador arranhe escudos ou diretamente a pintura do baixo, dependendo do modelo...

Um abrax!

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagem por Voila Marques Ter Dez 15, 2009 10:35 pm

Deixa eu "desenvolver" o tópico sozinha então...
Da próxima vez, vou postar em "Teoria & Técnica" (Orientação contrabaixística para contrabaixistas), pq lá como todos (por enquanto), só estão mesmo exercendo a livre função de voyeurs contrabaixistas, nem espero mais por postagens...

Penso que conversar sobre unhas e calos com colegas contrabaixistas é algo bem diferente de conversar sobre cor de esmalte e cremes hidratantes com a manicure ou a esteticista, ou mesmo sobre os motivos para unhas roídas com o psicólogo...

A minha proposta ao postar esse tópico não foi o de despertar a luluzinha contrabaixista ou o luluzinho contrabaixista que existe ou não em cada um, ok?

A unha atrapalha a tocar em alguma situação?
Ao tocar pizzicato? Ao segurar o arco? Ou quem sabe a unha não deixa vc apoiar totalmente a mão esquerda no braço do instrumento, de forma que vc possa usar o peso do seu corpo sobre ele (seja por ela estar grande ou por técnica contrabaixística)?

A unha ajuda em alguma situação ou efeito sonoro ou em algum estilo musical?

Como vc posiciona os dedos da mão esquerda no contrabaixo: com a UNHA encostando no espelho (escala) do instrumento, com a UNHA paralela ao espelho ou com a UNHA perpendicular às cordas?

A variação de pressão dos dedos da mão esquerda tb fazem a afinação do instrumento oscilar, ou seja, nem sempre a desafinação é consequência de uma pontaria inadequada, hahaha! Mão parada tb desafina.

A pressão dos dedos da mão esquerda pode tb estar relacionada às unhas, pois se vc aperta as cordas com a beiradinha dos dedos (mais do que com a polpa dos dedos), de forma que as unhas encostem no espelho, o som tb muda porque a pressão dos dedos e do braço sobre as cordas é menor.

Unha inflamada incomoda prá tocar? Bem, as minhas incomodam. Não impedem, mas incomodam sim.
Recentemente, um contrabaixista com unha inflamada teve que passar semanas sem poder atuar profissionalmente...

Etc, etc, etc... Uuui! Acabei de lascar a minha cabeça...

Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Voila Marques Ter Dez 15, 2009 10:37 pm

GusVCD escreveu:Eu deixo as unhas bem curtas, assim como vc Voila... sem mané manicure, claro, corto aqui em casa com o cortador tradicional mesmo...

Sempre preferi deixar elas curtas por gosto pessoal, mas percebi depois q comecei a tocar baixo, q as mesmas influenciavam (e muito) no timbre q eu tirava do baixo...

Como toco pizzicato e tenho uma pegada mais forte, qd deixava a unha um pouco maior, o som ficava mais metalico, tipo de qd se usa palheta, pois uso muito mais a ponta do dedo pra tocar Rock, e a unha acabava por influenciar... qd a mantenho cortada, deixo o timbre manos estalado e mais medio grave mesmo... ainda mais q uso um Precision com escala em Maple, ai o som já tende a ser meio estado de natural...

Mantenho curto tbm para evitar q nos slaps, o indicador arranhe escudos ou diretamente a pintura do baixo, dependendo do modelo...

Um abrax!

Gus querido, eu já tinha escrito aquele "tratado", qd vi sua postagem, hahaha!
Era exatamente sobre o que vc escreveu que eu tava querendo ler e conversar neste tópico! Obrigada!! Abs cbxtkos

Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Voila Marques Ter Dez 15, 2009 10:56 pm

GusVCD escreveu:

Nunca usei a unha prá dar pizzicato com a mão direita, Gus, mas consegui chegar a um som mais definido com o pizzicato depois que descobri a importância dos calos bem cascudos nessas horas, hahaha!

Quando a minha mão tá sem calo, a ponta dos dedos fica em cima da unha. Aí, as chances de sair "som de unha" são enooormes.

Os calos "envolvem" a unha em uma grossa camada de pele (o calo propriamente dito), e "dificultam" o contato das unhas nas cordas.

Daí, que posso me dar ao luxo de ter as unhas da direita um pouquinho menos curtas que as da mão esquerda, mesmo fazendo um movimento tipo "U" com os dedos, porque antes de chegar às unhas, o ataque do som já aconteceu naquela "bola" de calo, que "freia" a ação das unhas, que podem então "descer" suavemente, já que elas, inicialmente, estão apontadas um pouco para cima.

Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Pedroswaldo Ter Dez 15, 2009 11:16 pm

Assim como o Gus, maão direita com unhas cortadas "no sabugo", mesma questão de timbre, a unha produz um timbre mais agudo, que eu não gosto. Pelo menos não o tempo todo... Mas como só de vez em quando, deixo no toco mesmo.

Se pudessem ser retráteis, seria bom, hehehehhehehe

Mão esquerda, curta também, mas não no toco como a mão direita, porque fica desconfortável para pressionar as cordas....

Membro

Mensagem por Claudio Qua Dez 16, 2009 9:54 am

Costumo cortar as unhas semanalmente por uma questão mesmo de higiene, sem nenhuma ligação com o instrumento. A forma como eu toco com os dedos em paralelo com as cordas, fazem com que as unhas não tenham contato com nenhuma parte do instrumento.

Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por Voila Marques Qua Dez 16, 2009 10:12 am

Pedroswaldo escreveu:Assim como o Gus, maão direita com unhas cortadas "no sabugo", mesma questão de timbre, a unha produz um timbre mais agudo, que eu não gosto. Pelo menos não o tempo todo... Mas como só de vez em quando, deixo no toco mesmo.

Se pudessem ser retráteis, seria bom, hehehehhehehe

Mão esquerda, curta também, mas não no toco como a mão direita, porque fica desconfortável para pressionar as cordas....

Então, Pedro, vc usa as unhas da esquerda maiores que as da direita, né? Eu uso o contrário disso, hahaha!
Acho bem interessante essa variedade de timbres (médio, agudo, percussivo, etc) e de gosto pessoal (o timbre que um tira, nem sempre será o que o outro gosta para si, etc) que uma simples unha pode oferecer.

Como eu não preciso de variantes na mão direita, até pq toco mais com arco, adoraria ter unhas retráteis na hora que tenho que sair para algum evento, sem tocar, hahaha!
Tenho o maior orgulho dos meus calos, mas qd preciso de mãos "apresentáveis", as unhas curtíssimas e às vezes lascadas e/ou pretas da tinta do espelho (mas que parecem sujeira mesmo assim), somadas aos dedos com as pontas cor-de-abóbora e, vez por outra, com os calos arrepiados, me deixam um pouco envergonhada, hahaha!
Nessas horas, quando posso, recorro a uma "maquiagem contrabaixística": esmalte escuro e lixas de pés nos calos, hahaha!

Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Voila Marques Qua Dez 16, 2009 10:26 am

ClaudioBass escreveu:Costumo cortar as unhas semanalmente por uma questão mesmo de higiene, sem nenhuma ligação com o instrumento. A forma como eu toco com os dedos em paralelo com as cordas, fazem com que as unhas não tenham contato com nenhuma parte do instrumento.

Claudio, eu tb acho unhas limpinhas uma coisa ótima, ainda mais se elas vierem acompanhadas de contrabaixistas cheirosos, hahaha!
Mas nem sempre isso é realidade. Costumo sugerir uma lavadinha de mão básica prá alunos que chegam prá ter aula com as unhas preeeetas de sujeira e mãos encardidas e suadas ("tá tão quente, né? vou até passar uma água no rosto... aproveita, vai passar uma aguinha nas mãos e no rosto, prá vc se refrescar tb!"), hahaha!
Ruim é improvisar isso no frio, ou quando só isso não resolve a nhaca mais abrangente que contagia a sala de aula, hahaha!

Essa forma de tocar com os dedos paralelos às cordas é muito usada por jazzistas e tb por muitos contrabaixistas de acústico que usam bastante o elétrico. A turma do erudito toca usando mais a mão esquerda em forma de "conchinha".

Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Claudio Qua Dez 16, 2009 10:56 am

Voila Marques escreveu:
Essa forma de tocar com os dedos paralelos às cordas é muito usada por jazzistas e tb por muitos contrabaixistas de acústico que usam bastante o elétrico. A turma do erudito toca usando mais a mão esquerda em forma de "conchinha".

Tocar com os dedos em paralelo com as cordas eu estava me referindo a mão direita... na mão esquerda eu também adoto o formato de concha cobrindo o intervalo de segunda... quando comecei a tocar Acústico assisti a um vídeo em que o Charles Mingus falava sobre a posição "intervalar" da mão esquerda, e de lá pra cá passei a me condicionar a tocar dessa forma... quando fui estudar Arco com a Suelen (Escola Livre de Música Erudita), ela também usava essa mesma técnica de mão esquerda!

Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por Voila Marques Qua Dez 16, 2009 11:08 am

ClaudioBass escreveu:
Voila Marques escreveu:

Tocar com os dedos em paralelo com as cordas eu estava me referindo a mão direita... na mão esquerda eu também adoto o formato de concha cobrindo o intervalo de segunda...

Huummm... então é como nesse seu avatar! Está bem claro esse lance da sua mão direita nele (pizzicato)!
Nunca vi esse vídeo do Charles Mingus... Ele usava dedilhado 1-2-4, 1-3-4 ou 1-2-3-4? E vc?

Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Claudio Qua Dez 16, 2009 11:28 am

Voila Marques escreveu:
Huummm... então é como nesse seu avatar! Está bem claro esse lance da sua mão direita nele (pizzicato)!
Nunca vi esse vídeo do Charles Mingus... Ele usava dedilhado 1-2-4, 1-3-4 ou 1-2-3-4? E vc?

+ou-... na foto do avatar, estava usando um banco baixo demais e fiquei com preguiça de regular o espigão, dessa forma o braço direito ficou menos esticado do que o normal. Em geral eu toco com a mão direita dentro da escala, puxando a corda com toda a extensão lateral do dedo. Raramente utilizo as pontas dos dedos, só mesmo quando não dá pra evitar!

Costumo variar a digitação entre 1-2-4 e 1-2-3-4.... certa vez tive um problema sério na articulação do dedo minimo e pra matar a fome de tocar parti pra digitação 1-2-3, era o que me restava Smile

Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por Voila Marques Qua Dez 16, 2009 12:00 pm

ClaudioBass escreveu:
Voila Marques escreveu:

+ou-... na foto do avatar, estava usando um banco baixo demais e fiquei com preguiça de regular o espigão, dessa forma o braço direito ficou menos esticado do que o normal. Em geral eu toco com a mão direita dentro da escala, puxando a corda com toda a extensão lateral do dedo. Raramente utilizo as pontas dos dedos, só mesmo quando não dá pra evitar!

Sim, mas eu entendi a sua posição da direita, junto com o avatar, qd vc mencionou que usava a mão "paralela" às cordas. Foi bem claro prá mim, porque imagino as posições com muita facilidade. Isso às vezes é ruim, porque fico na dúvida entre realidade e imaginação, hahaha!

Vc puxa as cordas "de lado", é isso? Gosto disso, porque dá mais volume de som, mas prefiro tocar com as pontas, porque sinto mais agilidade nos três dedos, e deixo a lateral para tocar aquelas notas que precisam de mais som. Mas isso é algo bem pessoal tb...

Tem um contrabaixista, o Paulo Dantas, de Brasília que está escrevendo uma tese sobre as formas de tocar pizzicato no acústico. Ele fez uma prévia do assunto no VII Encontro Internacional de Contrabaixistas da ABC (Associação Brasileira de Contrabaixistas), em Goiânia -2008. Achei o assunto muito interessante, porque ele mostrou as diversas formas de execução de pizzicato e tb porque (acho eu) que não tem nada escrito sobre isso, ainda mais num mesmo lugar e em Português.

Última edição por Voila Marques em Qua Dez 16, 2009 12:06 pm, editado 1 vez(es)

Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Voila Marques Qua Dez 16, 2009 12:05 pm

Voila Marques escreveu:

ClaudioBass escreveu:Costumo variar a digitação entre 1-2-4 e 1-2-3-4.... certa vez tive um problema sério na articulação do dedo minimo e pra matar a fome de tocar parti pra digitação 1-2-3, era o que me restava Smile

Quando operei minha mão esquerda, passei um bom tempo usando 1-3-4, ao invés do 1-2-4 usual, porque não conseguia colocar o dedo 2 na corda...
Uso 1-2-3-4 eventualmente. Preciso usar mais, mas me acostumar com isso requer um tempo a mais de estudo, hahaha!

Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Claudio Qua Dez 16, 2009 1:00 pm

Ainda sobre digitação, tem uma coisa interessante...

Quando comecei a estudar técnicas de mão esquerda, percebi que podia fazer uma "concha" com a mão, de forma a marcar um intervalo, e isso ajudava muito na afinação (com auxílio do vídeo). Eu vi que, por exemplo, quando o dedo 1 estava na nota Dó, o dedo 4 estava automaticamente na nota Ré. O semi-tom entre Dó e Ré, eu usava o dedo 2 quando a música indicava um Dó sustenido, e o dedo 3 quando a indicação era Ré bemol... eu não sabia nem se isso era certo ou errado, simplesmente achei que dava pra tocar assim, e durante muito tempo eu fiquei com esse formato de mão esquerda na memória... usava a digitação 1-2-3-4, alternando 2-sustenido e 3-bemol. (vale lembrar que na época não existia essa facilidade de se obter um método de digitação pela Internet).

Aí... quando fui estudar Arco, eu já estava cheio de vícios de tocar popular e instrumental daquela forma. Percebi que a relação intervalar entre dedos 1 e 4 fazia sentido, mas a utilização dos dedos 3 e 4 não era bem daquela forma. Fui estudar Arco só pra matar a curiosidade mesmo, pra saber como eram as técnicas... hoje eu continuo usando a concha pra marcar os intervalos entre os dedos 1 e 4, e exercito bastante a digitação 1-2-4, utilizando a variação 1-2-3-4 mais em função do cromatismo e de solos!

Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por Voila Marques Qua Dez 16, 2009 1:34 pm

ClaudioBass escreveu:Ainda sobre digitação, tem uma coisa interessante...

Quando comecei a estudar técnicas de mão esquerda, percebi que podia fazer uma "concha" com a mão, de forma a marcar um intervalo, e isso ajudava muito na afinação (com auxílio do vídeo). Eu vi que, por exemplo, quando o dedo 1 estava na nota Dó, o dedo 4 estava automaticamente na nota Ré. O semi-tom entre Dó e Ré, eu usava o dedo 2 quando a música indicava um Dó sustenido, e o dedo 3 quando a indicação era Ré bemol... eu não sabia nem se isso era certo ou errado, simplesmente achei que dava pra tocar assim, e durante muito tempo eu fiquei com esse formato de mão esquerda na memória... usava a digitação 1-2-3-4, alternando 2-sustenido e 3-bemol. (vale lembrar que na época não existia essa facilidade de se obter um método de digitação pela Internet).

Bem diferente, heim? Mas o bom tb é que vc usou bem os dedos 2 e 3 na metade inferior do contrabaixo, porque qd se toca só com dedilhado 1-2-4 ou só com 1-3-4 nessa região, na hora de começar a técnica de capotasto (metade superior do contrabaixo), dificilmente um desses dois dedos não está mais fraco em relação os outros. Quando vc começou a tocar na região aguda, todos os seus dedos já estavam "malhados", hahaha!

Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por korg Qua Dez 16, 2009 10:53 pm

voltando ao papo "momento marisa" Laughing quando vou tocar e a unha não está bem cortada na mão direita, me irrita profundamente o som estalado como se estivesse usando palhetas. Não adianta, se vou tocar, as unhas da mão direita bem cortadas (mas não laaaa no topo como comentaram), corte normal/pra menos. Mas de forma que em nenhum momento corra o risco da "unha" tocar na corda.
Já na mão esquerda não pode ser curtíssima também, tem que ser levemente maior para dar mais "força" ao dedo, imagino assim... acho que é similar ao que ja postaram...

Membro

Mensagem por Andrezinho Qui Dez 17, 2009 1:35 pm

Acabei de lembrar que hj é dia de cortar as unhas...
Mantenho sempre curtas não só por causa do baixo, como também por causa da "outra" profissão! Entrar num CTI Infantil com as unhas grandes é absolutamente impensável... heheheheheheh

Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho
Andrezinho
Membro

Mensagem por Wotan Qui Dez 17, 2009 9:07 pm

^ Unha de músico e de médico tem que ser curta.

Clube SX #017, Clube dos Pedreiros #010, Fretless Club #010, Condor Club #014, Clube Behringer #005, Clube Boss #013, Clube da Luthieria Amadora #002, Clube da Voila Marques #018, Clube do Rock/Metal #036
Wotan
Wotan
Membro

Mensagem por Mayo Pamplona Dom Dez 20, 2009 9:18 pm

Eu já usei unhas grandes na mão direita pra tocar baixo elétrico e produzir um som mais metálico e definido. Mas desisti dessa idéia e agora minha única preocupação com as unhas é que elas permaneçam bem curtas.

Membro

http://myspace.com/grupoaguaviva

Mensagem por Rena Cáceres Ter Dez 22, 2009 12:35 am

Voila Marques escreveu:Uso 1-2-3-4 eventualmente. Preciso usar mais, mas me acostumar com isso requer um tempo a mais de estudo, hahaha!

vc usa essa digitação mesmo nas primeiras posições??? 1- 2 - 3 - 4 respectivamente G# - A - A# - B ?
Voila, você costuma tocar contrabaixo em outra formações, grupos, bandas, ou apenas orquestra e música erudita?? (sem querer desvirtuar o assunto, é uma curiosidade que queria perguntar já faz um tempo hahaha)

Existem alguns contrabaixistas que usam essa digitação em qualquer altura do espelho, essa semana mesmo eu estava vendo um vídeo (Bass Encounters) em que um dos contrabaixistas tocava assim.
Não sei se minha mão aguentaria isso, nunca tentei haahahah affraid

Ouça meu trabalho: Caçarola Orquestra de Baixos - Clube Fender #27, Clube Ibanez #08, Clube Contrabaixo Vertical #11, Clube das Mulheres Baixistas #01
Rena Cáceres
Rena Cáceres
Membro

Mensagem por Rena Cáceres Ter Dez 22, 2009 12:37 am

sobre as unhas, sempre curtas! What a Face

Ouça meu trabalho: Caçarola Orquestra de Baixos - Clube Fender #27, Clube Ibanez #08, Clube Contrabaixo Vertical #11, Clube das Mulheres Baixistas #01
Rena Cáceres
Rena Cáceres
Membro

Mensagem por Voila Marques Ter Dez 22, 2009 8:54 am

Rena Cáceres escreveu:
Voila Marques escreveu:Uso 1-2-3-4 eventualmente. Preciso usar mais, mas me acostumar com isso requer um tempo a mais de estudo, hahaha!

vc usa essa digitação mesmo nas primeiras posições??? 1- 2 - 3 - 4 respectivamente G# - A - A# - B ?
Voila, você costuma tocar contrabaixo em outra formações, grupos, bandas, ou apenas orquestra e música erudita?? (sem querer desvirtuar o assunto, é uma curiosidade que queria perguntar já faz um tempo hahaha)

Existem alguns contrabaixistas que usam essa digitação em qualquer altura do espelho, essa semana mesmo eu estava vendo um vídeo (Bass Encounters) em que um dos contrabaixistas tocava assim.
Não sei se minha mão aguentaria isso, nunca tentei haahahah affraid

Não, Rena... Só uso 1-2-3-4 a partir do ré (1ª corda- sol) e, assim mesmo, eventualmente.
Tive algumas aulas com o contrabaixista holandês Hans Roelofsen. Ele, além da imensa musicalidade, tem outras duas particularidades: toca TUDO com 1-2-3-4 e usa um arco pesadíssimo (240g).
Optei por estudar mais interpretação com ele, primeiro por não ter mãos grandes, e depois por não querer mudar a técnica. Essa técnica funciona muito bem para ele, que tem mãos enormes e que estudou com um violoncelista.

O mesmo aconteceu com o arco: prefiro o som do arco com peso normal (130g). Fiz vários "testes" de olhos fechados e, realmente, o som do Hans (e de outros contrabaixistas) com o arco "normal" é outro. O arco pesado, embora canse menos para tocar em orquestra, "achata" muito o som para fazer solo. O som fica menos brilhante e mais "arrastado".

Como meu tempo de aulas com ele seria curto, preferi trabalhar algumas coisas que ele faz e que me agradam muito, como a interpretação (como já escrevi), o volume de som, peças de música antiga (até peguei num violone dele), etc. E não sofro de arrependimentos contrabaixísticos, hahaha!

Bem, já toquei com algumas outras formações (flauta, piano, bateria e contrabaixo; 2 pianos, bateria e contrabaixo; violão, flauta, piano, bateria e contrabaixo) umas suítes do Claude Bolling. Toquei tb em alguns shows (voz, violão de 12 cordas, piano, bateria e/ou percussão, contrabaixo). Em música erudita, toquei em duos (2 contrabaixos; contrabaixo e piano; contrabaixo e violão), trio, quarteto e octeto de contrabaixos, quinteto (violino, viola, violoncelo, contrabaixo e piano), e até com 25 contrabaixos, no niver do Sandrino Santoro, hahaha!

Escrevi sobre o dedilhado 1-2-3-4 lá em "Técnica e Teoria", no tópico "Orientação contrabaixística p/contrabaixistas". Está lá pelo meio, ok?

Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Eduardo Chaves Ter Dez 22, 2009 9:10 am

Eu tinha um sério problema de roer as unhas... desde criança. Hoje ando com um alicate pequeno no chaveiro (coisa de pobre né? heheh) exatamente pelo meu vício. Quando eu sinto vontade de roer puxo o alicate e corto. Então minha unha está sempre aparada.

Não ligo muito para isso pq isso não me influencia na forma de tocar, pois estão sempre curtas. Agora, sobre cuidado com manicure... hehe... eu passo longe... o unico que pode mexer nas minhas unhas do pé e da mão sou eu mesmo. Ninguém mais. Sinto um nervoso absurdo se alguém quer cortar minha unha. Quando era pequeno era uma choradeira pra cortarem minhas unhas. Então tratei logo de aprender a me virar. heheh!

Ja fiz uma vez a unha com minha esposa, que faz manicure muito bem... MAs foi uma so e nunca mais. Passei mau com ela! Lembro até hoje! Foi em 2006, no jogo da copa do mundo, num domingo... Eu vendo o jogo, galvão berrando de um lado, e eu berrando do outro! HEheheh! Nunca mais!
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Mensagem por Voila Marques Ter Dez 22, 2009 9:55 am

Eduardo Chaves escreveu:Eu tinha um sério problema de roer as unhas... desde criança. Hoje ando com um alicate pequeno no chaveiro (coisa de pobre né? heheh) exatamente pelo meu vício. Quando eu sinto vontade de roer puxo o alicate e corto. Então minha unha está sempre aparada.

Não ligo muito para isso pq isso não me influencia na forma de tocar, pois estão sempre curtas. Agora, sobre cuidado com manicure... hehe... eu passo longe... o unico que pode mexer nas minhas unhas do pé e da mão sou eu mesmo.

Edu, vou à manicures esporadicamente, embora (prá mim) elam sejam um "mal necessário" porque, além de eu não ter talento nenhum prá pintar as unhas quando preciso, meus "espigõezinhos" às vezes ficam difíceis de tirar sem fazer besteira... Mas já chego com as unhas cortadas, porque estão sempre abaixo do sabugo (só o dono consegue saber o limite) e tb pq tenho PAVOR de lixa, hahaha! affraid

Sobre o alicate no chaveiro... Carrego sempre um cortador de unha de pé (aquele grande) no meu chaveiro, hahaha! Paupérrimo, né? Hahaha!

PS: Edu, vendo esse seu novo avatar, fiquei troncha de saudade do outro, hahaha! Volta! Volta!! Shocked

Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Giuliano Tiburzio Qui Dez 24, 2009 2:24 am

Tanto na mão esquerda quanto na direita sempre unhas rentes aos para não afetar em nada a execução! Very Happy Só uma curiosidade: o Geddy Lee abusa das unhas na mão direita né? Fica um timbraço absurdo! Abraço!

#002 - Clube do Rock - #013 - Clube Giannini - #013 - Warwick Club - #026 - Fretless Clube
Giuliano Tiburzio
Giuliano Tiburzio
Membro

https://www.youtube.com/gvt76

Mensagem por Maurício_Expressão Sex Dez 25, 2009 8:10 pm

Eu uso as unhas cortadas ao extremo. Quase no cerne e as corto umas 2 vezes por semana. Nada da unha tocando as cordas.
Até no violão é só pele que toca as cordas, tanto na mão direita como esquerda.

Maurício_Expressão
Moderador

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Mensagem por jiroumaru Sex Dez 25, 2009 8:15 pm

Também gosto de cortas as unhas antes de tocar, para o som não ficar estalado.

YAMAHA CLUB #002 | Clube Hartke #006 | Clube do Heavy Metal #007
1,97m - "Maior" baixista do fórum
jiroumaru
jiroumaru
Membro

Unhas & Dedos & Contrabaixo & Contrabaixistas... Empty dedos e unhas

Mensagem por rogério cerri Seg Jan 04, 2010 9:41 pm

faço um negocio diferente 1 passo um pouco de super bonder debaixo do dedo indicador e medio espero secar e depois um pouco de vasilina depois que fis isso nunca mais tive bolhas ,mas não é pra fazer todo dia se não vc fica sem dedo mas uma vez ou outra costuma dar um bom resultado

rogério cerri
Membro

Mensagem por Voila Marques Seg Jan 04, 2010 10:47 pm

rogério cerri escreveu:faço um negocio diferente 1 passo um pouco de super bonder debaixo do dedo indicador e medio espero secar e depois um pouco de vasilina depois que fis isso nunca mais tive bolhas ,mas não é pra fazer todo dia se não vc fica sem dedo mas uma vez ou outra costuma dar um bom resultado

Rogério, a super bonder é um produto químico fortíssimo...

Penso que ela deva ser usada somente em circunstâncias emergenciais, ou seja, quando não tem mais nada que possa ser feito. Nesse tipo de situação, a super bonder é quase um santo remédio, hahaha!

Tenho um colega contrabaixista que faz uso dela com frequência na unha do polegar direito, porque ele toca rock no acústico e a unha dele quebra o tempo todo...

Uma vez, toquei uma peça que eram 50 minutos só de pizzicato e precisei usar essa cola no dia da apresentação, porque não tive tempo hábil prá deixar o dedo "calejar".
Ela me deu uma "autonomia" de 30 minutos e depois foi no dedo mesmo, já que a cola obviamente sai com o uso, hahaha!

Uma médica me disse que eu, por ser uma pessoa muito alérgica, poderia ter tido um problema sério com o uso da super bonder...

Se vc toca contrabaixo com alguma frequência e a sua indicação para o uso da cola for somente por causa dos calos, sugiro que vc pense em deixar esse "vício"...

Prá "calejar" os dedos sem bolhas é bem simples: basta que vc pare de tocar quando algum dedo começar a ficar sensível ou avermelhado. Com o tempo, a resistência vai aumentando e em menos de 01 mês vc já terá os dedos com calo e sem bolha (isso serve para as duas mãos).

Se o dedo chegar a descascar, depois da 3ª descascada estará pronto para qualquer performance contrabaixística.

A gente começa a estudar um instrumento do "começo", para que o corpo e a mente se adaptem a ele gradativamente. Infelizmente, não dá prá sair tocando solos jazzísticos ou eruditos de cara.
Nesse iníco de estudo, o calo tb acompanha esse processo, só que ele aprende a lição de casa mais rápido que o resto do nosso corpo.

Não sei há quanto tempo vc toca contrabaixo, mas se vc tiver mais do que um mês de instrumento, pode ter certeza de que já dá prá encarar o calo sem medo de ser feliz, e bem naturalmente. Pense nisso, ok?

Dicas úteis:
a) na fase de "calejamento" dos dedos, evite tocar com as mãos úmidas, tipo depois de lavar louça, tomar banho, etc;
b) se vc precisar tocar e sentir que as mãos estão úmidas, passe álcool nelas e espere secar;
Só não faça isso sempre, porque o álcool resseca as mãos e penso que vc não vai querer ter uma mão de 40 anos num corpinho de 20, né?
c) caso os dedos doam, faça a receitinha do maravilhoso "vovô" contrabaixista Sandrino Santoro: ponha numa tigela água morna, vinagre e sal e deixe os dedos de molho por 10 minutinhos, 2 ou 3 vezes ao dia. Logicamente, depois disso siga a dica "a", certo?

Abraços contrabaixísticos

Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo