Ajuda com ligação de JB Japa anos 90
+4
patriciofernandes
Mauricio Luiz Bertola
bodhan
allexcosta
8 participantes
Página 1 de 1
Ajuda com ligação de JB Japa anos 90
Colega meu que é até membro aqui mas é preguiçoso demais pra abrir um tópico, tá com dificuldade em ligar o circuito que comprou pra um Fender Japa que tava parado há 15 anos.
Problema é que captador tem 3 fios.
Parece que um dos pretos é da chapa de cobre que se usa nos reissue e outros modelos Fender. A cavidade de controles também tem uma placa de metal no fundo. Pra mim tudo que é terra vai junto com o que é das chapas metálicas, mas não tenho certeza.
Qualquer ajuda é bem-vinda.
Fotos:
Problema é que captador tem 3 fios.
Parece que um dos pretos é da chapa de cobre que se usa nos reissue e outros modelos Fender. A cavidade de controles também tem uma placa de metal no fundo. Pra mim tudo que é terra vai junto com o que é das chapas metálicas, mas não tenho certeza.
Qualquer ajuda é bem-vinda.
Fotos:
allexcosta- Administrador
Re: Ajuda com ligação de JB Japa anos 90
Tenho um JB Japan 97-2000, nele o terceiro fio é terra mesmo, está soldado na chapa que fica embaixo do captador.
bodhan- Membro
Exatamente...bodhan escreveu:Tenho um JB Japan 97-2000, nele o terceiro fio é terra mesmo, está soldado na chapa que fica embaixo do captador.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Qual seria o objetivo desse terceiro fio?
patriciofernandes- Membro
^ aterramento
Christian- Membro
Fora o terra, as placas de metal deviam ser uma tentativa de criar gaiolas de Faraday, já que esses baixos vinham com cinzeiros nos dois captadores e o control plate também é metálico.
bodhan escreveu:Tenho um JB Japan 97-2000, nele o terceiro fio é terra mesmo, está soldado na chapa que fica embaixo do captador.
Exato. Mais um famigerado Fender Japan Silver Series. O meu tá aqui, nesse mesmo esquema com um circuito Rolen, captadores cerâmicos com essa mesma capa azul interna, ora guardados, pois troquei por outros Fender em Alnico. Sonzeira!
Edão- Membro
O meu está todo original. Até que nem tem tanto ruído!
bodhan- Membro
Uai bodhan, cadê o capacitor?
Edão- Membro
Clareou mais a foto, apareceu. O do meu baixo também é verdinho, hehehehe! 0,1 uf?
Edão- Membro
Tenho Jazz Bass reissue japones parecido com este, com a mesma placa, e os captadores tem dois fios. o terceiro fio é para fazer o aterramento na placa, nas placas de cobre (uma embaixo de cada captador, e uma terceira dentro do control plate). Algumas fotos de quando peguei o baixo, antes da geral que dei nele:
Aqui da pra ver a solda que sai do plate, e vai para o ground do potenciometro.
Elétrica (antes da limpeza, e de um belo tapa na ligação). Os fios de pano são os de aterramento, e os de nylon são os do captador.
Captador com dois fios:
Dps da limpeza (reparem no limo do plate de aterramento, comparando com a primeira foto ahahaha)
Aqui da pra ver a solda que sai do plate, e vai para o ground do potenciometro.
Elétrica (antes da limpeza, e de um belo tapa na ligação). Os fios de pano são os de aterramento, e os de nylon são os do captador.
Captador com dois fios:
Dps da limpeza (reparem no limo do plate de aterramento, comparando com a primeira foto ahahaha)
mum- Membro
Bom dia, pessoal. Agradeço muito a ajuda. Eu sou o "amigo preguiçoso" do Alexandre... rsrsrsrsrs Agora clareou bastante. Trata-se de um baixo que estava parado aqui em casa há tempos. Os potenciômetros estavam todos duros, sem rodar nem um milímetro. Resolvi comprar esse circuito novo e me deparei com os três fios. Não tinha entendido nada... Agora faz todo sentido. Muito obrigado a todos e ao Alexandre, que me poupou o cansaço de upar fotos e tal... rsrsrssrs
abraços.
*ps: vocês podem ver pela foto que sou meio chegado em bagunça... deu na cabeça de fazer essa "blindagem" e acabei fazendo... ficou bem feia, mas espero que não interfira em nada... (depois das respostas de todos, acho que fiz papel de idiota, pois talvez não sirva para nada e até atrapalhe o esquema original rsrsrsrs).
abraços.
*ps: vocês podem ver pela foto que sou meio chegado em bagunça... deu na cabeça de fazer essa "blindagem" e acabei fazendo... ficou bem feia, mas espero que não interfira em nada... (depois das respostas de todos, acho que fiz papel de idiota, pois talvez não sirva para nada e até atrapalhe o esquema original rsrsrsrs).
lsardeiro- Membro
lsardeiro escreveu:Bom dia, pessoal. Agradeço muito a ajuda. Eu sou o "amigo preguiçoso" do Alexandre... rsrsrsrsrs Agora clareou bastante. Trata-se de um baixo que estava parado aqui em casa há tempos. Os potenciômetros estavam todos duros, sem rodar nem um milímetro. Resolvi comprar esse circuito novo e me deparei com os três fios. Não tinha entendido nada... Agora faz todo sentido. Muito obrigado a todos e ao Alexandre, que me poupou o cansaço de upar fotos e tal... rsrsrssrs
Obrigado nada. Vai ter que me pagar um acarajé "quente" próxima vez que a gente for em Salvador.
lsardeiro escreveu:pois talvez não sirva para nada e até atrapalhe o esquema original rsrsrsrs).
Acho que ajuda.
lsardeiro gosta desta mensagem
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos