Ford encerra a sua produção no Brasil.
+14
peter.forc
siodoni
GRRS
Jãozeiro
Fernando Zadá
WHead
pedrohenrique.astronauta
Breno_Barnabe
Uchoa
Paulo Penna
Juninho Sampaio
Rico
Mauricio Luiz Bertola
Zubrycky
18 participantes
:: Rede Social :: Off-Topic
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Ford encerra a sua produção no Brasil.
Como diz o pai de um grande amigo meu, "o Brasil tá bom".
https://g1.globo.com/google/amp/economia/noticia/2021/01/11/ford-fecha-fabricas-e-encerra-producao-no-brasil-em-2021.ghtml
https://g1.globo.com/google/amp/economia/noticia/2021/01/11/ford-fecha-fabricas-e-encerra-producao-no-brasil-em-2021.ghtml
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
E vai continuar produzindo na Argentina, país que os mentirosos de plantão (chefiados por... você sabe quem...), diziam que iria falir sob o governo de Alberto Fernandez!
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
^Pois é... Eu só queria saber como discutir essas coisas sem falar em política...
.
.
Rico- Eterno Colaborador
- Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
Mas a Ford também ganhou muito dinheiro, como disse Guedes... Isso foi na época em que presidente e equipe econômica sabiam o que fazer...
https://www.google.com/amp/s/exame.com/negocios/ford-tem-recorde-historico-de-vendas-em-2010/amp/
https://www.google.com/amp/s/exame.com/negocios/ford-tem-recorde-historico-de-vendas-em-2010/amp/
Rico- Eterno Colaborador
- Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
Rico escreveu:^Pois é... Eu só queria saber como discutir essas coisas sem falar em política...
.
E não é?
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
Tenho tantos amigos na Ford. Rapaz....ta um rebuliço aqui.
Depois de mais de 100 anos. Ela vai se sair...
Me lembro que a Hunday vinha pra cá e via os chineses lá em Camaçari, pois eu trabalhava na SEFAZ. E eles foram tão incompetentes que ela foi pra PE
Depois de mais de 100 anos. Ela vai se sair...
Me lembro que a Hunday vinha pra cá e via os chineses lá em Camaçari, pois eu trabalhava na SEFAZ. E eles foram tão incompetentes que ela foi pra PE
Juninho Sampaio- FCBR-CT
- Mensagens : 12176
Localização : Salvador-Ba
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
Vamos ser honestos, a Ford parou de produzir carros até nos EUA (onde agora só produzem um carro, o mustang), se concentram agora em pickups e SUV, que é onde ganham dinheiro.
Produzem pickups na argentina pelo mesmo motivo que a toyota produz pickups na argentina, incentivos fiscais, isenção de impostos!!!!
Montadoras só montam fábrica onde conseguem MUITOS incentivos fiscais.
Qualquer outra coisa fora disso é ignorância ou desonestidade na argumentação.
Produzem pickups na argentina pelo mesmo motivo que a toyota produz pickups na argentina, incentivos fiscais, isenção de impostos!!!!
Montadoras só montam fábrica onde conseguem MUITOS incentivos fiscais.
Qualquer outra coisa fora disso é ignorância ou desonestidade na argumentação.
Paulo Penna- Membro
- Mensagens : 3994
Localização : BH
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
É muito imposto e político já entra na "profissão" sabendo que vai ficar rico !
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
Não que não esteja uma m$%& aqui, pelo contrário...
Mas são 5 anos seguidos de prejuízos da operação da Ford no Brasil.
Na contra mão disso, fábricas como Saint Goban e MWM mudaram da Argentina pro Brasil.
Enfim, cada um sabe onde aperta seu calo.
Mas são 5 anos seguidos de prejuízos da operação da Ford no Brasil.
Na contra mão disso, fábricas como Saint Goban e MWM mudaram da Argentina pro Brasil.
Enfim, cada um sabe onde aperta seu calo.
Breno_Barnabe- Membro
- Mensagens : 5359
Localização : São Paulo
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
Pra quem não tem preguiça de ler, segue duas matérias esclarecedoras
https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2021/01/12/5-motivos-que-fizeram-ford-fechar-todas-suas-fabricas-no-brasil.htm
https://www.uol.com.br/carros/colunas/alta-roda/2021/01/11/por-que-ford-fecha-fabricas-no-brasil-e-mantem-producao-em-paises-vizinhos.htm
https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2021/01/12/5-motivos-que-fizeram-ford-fechar-todas-suas-fabricas-no-brasil.htm
https://www.uol.com.br/carros/colunas/alta-roda/2021/01/11/por-que-ford-fecha-fabricas-no-brasil-e-mantem-producao-em-paises-vizinhos.htm
pedrohenrique.astronauta- Membro
- Mensagens : 9191
Localização : Volta Redonda-RJ
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
Mauricio Luiz Bertola escreveu:E vai continuar produzindo na Argentina, país que os mentirosos de plantão (chefiados por... você sabe quem...), diziam que iria falir sob o governo de Alberto Fernandez!
Mestre, retirado da matéria que postei o link
UOL escreveu:Um aspecto pode parecer paradoxal, mas não é. A atividade fabril na Argentina continuará, apesar de problemas econômicos e políticos até mais graves que os brasileiros por incluir mais uma moratória de sua dívida externa. O país vizinho produz a Ranger, dentro do escopo mundial da companhia. E a legislação argentina oferece incentivos fiscais para picapes, tanto que a Hilux é o produto mais vendido no mercado local. Apesar de a Toyota como marca estar atrás da VW, a líder em vendas totais....
Veja mais em https://www.uol.com.br/carros/colunas/alta-roda/2021/01/11/por-que-ford-fecha-fabricas-no-brasil-e-mantem-producao-em-paises-vizinhos.htm?cmpid=copiaecola
pedrohenrique.astronauta- Membro
- Mensagens : 9191
Localização : Volta Redonda-RJ
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
Só diz que a Ford não recebeu subsídio suficiente quem não esteve nesse planeta nos últimos anos..
https://blocktrends.com.br/102-anos-e-bilhoes-em-subsidios-depois-ford-anuncia-fim-da-producao-no-brasil/
https://blocktrends.com.br/102-anos-e-bilhoes-em-subsidios-depois-ford-anuncia-fim-da-producao-no-brasil/
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
Dos 60 bilhões desde 99 aqui no BR, um terço foi para a Ford.WHead escreveu:Só diz que a Ford não recebeu subsídio suficiente quem não esteve nesse planeta nos últimos anos..
Breno_Barnabe- Membro
- Mensagens : 5359
Localização : São Paulo
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
Verdade seja dita: a população não tem mais poder de compra! Você olha aqui as ruas do RJ e vê que a frota tá envelhecendo. Não tem mais aquele monte de carro do ano rodando!
Quem comprou carro novo nos últimos 5 anos, fez isso pra trabalhar de Uber, e agora nem isso! Milhares de empregos diretos indo pro saco, a Ford encheu o rabo de grana e teve vantagem a dar e vender, mas existia mercado consumidor, porque dentro dos padrões neoliberais, a população tinha poder de compra!
Nossa economia agora é um pequeno bote à deriva no meio de uma tempestade, sem nenhum comando. A Volks iniciou também um PDV, e não foi a toa...
https://www.google.com/amp/s/economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2020/09/15/trabalhadores-da-volks-no-abc-aprovam-pacote-para-reduzir-mao-de-obra-em-35.amp.htm
Negar o óbvio não vai eximir essa bosta desse governo de culpa!
Quem comprou carro novo nos últimos 5 anos, fez isso pra trabalhar de Uber, e agora nem isso! Milhares de empregos diretos indo pro saco, a Ford encheu o rabo de grana e teve vantagem a dar e vender, mas existia mercado consumidor, porque dentro dos padrões neoliberais, a população tinha poder de compra!
Nossa economia agora é um pequeno bote à deriva no meio de uma tempestade, sem nenhum comando. A Volks iniciou também um PDV, e não foi a toa...
https://www.google.com/amp/s/economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2020/09/15/trabalhadores-da-volks-no-abc-aprovam-pacote-para-reduzir-mao-de-obra-em-35.amp.htm
Negar o óbvio não vai eximir essa bosta desse governo de culpa!
Rico- Eterno Colaborador
- Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro
Nelson Bass gosta desta mensagem
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
Eu evito entrar aqui porque acho engraçado o país é uma porcaria desde que me conheço por gente e a culpa é só do governo atual.
pela mor né povo.
Que governo decente tivemos até hoje por aqui? que fez algum planejamento duradouro? ou que não entrou o próximo e mudou tudo só para não dar crédito a seu antecessor?
Politico nenhum tá olhando pro povo e a médio prazo o lance é resolver o seu e banana pro povo. Alguns disfarçam mais outros nem disfarçam mas é sempre a mesa ladroagem e colocando a conta pro povo pagar.
Isso aqui não tem solução não mas tá piorando......
pela mor né povo.
Que governo decente tivemos até hoje por aqui? que fez algum planejamento duradouro? ou que não entrou o próximo e mudou tudo só para não dar crédito a seu antecessor?
Politico nenhum tá olhando pro povo e a médio prazo o lance é resolver o seu e banana pro povo. Alguns disfarçam mais outros nem disfarçam mas é sempre a mesa ladroagem e colocando a conta pro povo pagar.
Isso aqui não tem solução não mas tá piorando......
Fernando Zadá- Moderador
- Mensagens : 14288
Uchoa e Zubrycky gostam desta mensagem
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
Rico escreveu:Verdade seja dita: a população não tem mais poder de compra! Você olha aqui as ruas do RJ e vê que a frota tá envelhecendo. Não tem mais aquele monte de carro do ano rodando!
Quem comprou carro novo nos últimos 5 anos, fez isso pra trabalhar de Uber, e agora nem isso!
Sei não, o que mais vejo é carro novo nas ruas de SP. Tem notícia de que tá tendo até fila de espera pra comprar carro novo.
Claro, não significa que o povo tá bem. A maioria é comprada em 48 ou 60 parcelas. No final a pessoa vai pagar 2 ou 3 carros e o dela vai valer metade de um. Carro é o maior passivo que existe. Mas é essa a pompa da classe média, aparecer de carro novo. Tá se matando de pagar, mas tá de carro novo.
O pior é a explosão dos últimos anos desses trambolhos de SUV. O trânsito que já era crítico agora é abarrotado desses troços enormes. Aí você vai ver e dentro só tem um pessoa naquele espaço todo.
Algo parecido acontece com as grandes pickups. Eu teria uma HIlux ou S10 ou Ranger se tivesse que carregar coisa pra caramba e fosse no mínimo me divertir num sítio ou chácara ou fazenda sempre. Mas hoje são carros feitos pra madames sozinhas (ou rapazes) desfilarem no trânsito apertado das grandes cidades.
Última edição por Jãozeiro em Ter Jan 12, 2021 12:14 pm, editado 1 vez(es)
Jãozeiro- Membro
- Mensagens : 3247
Localização : Doha - Qatar
Fernando Zadá gosta desta mensagem
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
pedrohenrique.astronauta escreveu:Pra quem não tem preguiça de ler, segue duas matérias esclarecedoras
https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2021/01/12/5-motivos-que-fizeram-ford-fechar-todas-suas-fabricas-no-brasil.htm
https://www.uol.com.br/carros/colunas/alta-roda/2021/01/11/por-que-ford-fecha-fabricas-no-brasil-e-mantem-producao-em-paises-vizinhos.htm
Interessante, Pedro. Vi ontem essa notícia pelo viés do JN, da Globo, não tão diferente, somente enfatizando mais um ponto que o outro.
Acredito que esse tipo de manobra não se decide da noite para o dia.
Convidado- Convidado
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
Rico escreveu:Verdade seja dita: a população não tem mais poder de compra! Você olha aqui as ruas do RJ e vê que a frota tá envelhecendo. Não tem mais aquele monte de carro do ano rodando!
Quem comprou carro novo nos últimos 5 anos, fez isso pra trabalhar de Uber, e agora nem isso...
Rico, existe também uma tendência crescente da população mais jovem em não ter sequer habilitação (quanto mais adquirir veículo). Temos dificuldade em contratar especialistas para realização de trabalho de campo na empresa onde trabalho, pois os caras tem o know how mas não dirigem e nós precisamos contratar motorista, encarecendo nosso custo. A venda de carros tende a reduzir, acho.
Convidado- Convidado
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
Pra n ser injusto, a real é q o processo de desindustrialização no país não vem de agora, é algo que se arrasta desde o final dos anos 80, com uma ou outra política furada pra tentar estancar isso
O bicho tá pegando mais agora pq a discrepância entre capacidade de produção nacional e produção internacional foi extremamente acentuada por causa da pandemia.
Tá cada vez mais impossível de sustentar as finanças do país com boi, soja e minério de ferro bruto e pouco ou nada tem sido feito pra mudar essa situação
Abs
O bicho tá pegando mais agora pq a discrepância entre capacidade de produção nacional e produção internacional foi extremamente acentuada por causa da pandemia.
Tá cada vez mais impossível de sustentar as finanças do país com boi, soja e minério de ferro bruto e pouco ou nada tem sido feito pra mudar essa situação
Abs
GRRS- Membro
- Mensagens : 203
Localização : São Paulo
Maurício_Expressão gosta desta mensagem
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
Pensando aqui...
Já pensou de todas fazem o mesmo e o valor do carro passa a ser 200mil?
Imagine aí todo mundo andando de carro velho, igual a cuba. Até um dia todo mundo voltar a andar de ônibus, bike e metrô.
Já pensou de todas fazem o mesmo e o valor do carro passa a ser 200mil?
Imagine aí todo mundo andando de carro velho, igual a cuba. Até um dia todo mundo voltar a andar de ônibus, bike e metrô.
Juninho Sampaio- FCBR-CT
- Mensagens : 12176
Localização : Salvador-Ba
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
Jãozeiro escreveu:Rico escreveu:Verdade seja dita: a população não tem mais poder de compra! Você olha aqui as ruas do RJ e vê que a frota tá envelhecendo. Não tem mais aquele monte de carro do ano rodando!
Quem comprou carro novo nos últimos 5 anos, fez isso pra trabalhar de Uber, e agora nem isso!
Sei não, o que mais vejo é carro novo nas ruas de SP. Tem notícia de que tá tendo até fila de espera pra comprar carro novo.
Claro, não significa que o povo tá bem. A maioria é comprada em 48 ou 60 parcelas. No final a pessoa vai pagar 2 ou 3 carros e o dela vai valer metade de um. Carro é o maior passivo que existe. Mas é essa a pompa da classe média, aparecer de carro novo. Tá se matando de pagar, mas tá de carro novo.
O pior é a explosão dos últimos anos desses trambolhos de SUV. O trânsito que já era crítico agora é abarrotado desses troços enormes. Aí você vai ver e dentro só tem um pessoa naquele espaço todo.
Algo parecido acontece com as grandes pickups. Eu teria uma HIlux ou S10 ou Ranger se tivesse que carregar coisa pra caramba e fosse no mínimo me divertir num sítio ou chácara ou fazenda sempre. Mas hoje são carros feitos pra madames sozinhas (ou rapazes) desfilarem no trânsito apertado das grandes cidades.
Olha, 10 anos atrás geral tava de carro novo, e por novo, entende-se zero, não seminovo.
Isso aconteceu porque a política neoliberal do Petê trouxe de volta pra economia quem tava à margem dela, criou empregos e deu crédito.
Mas o RJ é também um bicho diferente. Várias autoridades presas e rombos milionários. Estado em recuperação judicial...
Mas no acumulado a indústria automobilística caiu 26% em 2020, e essa é a maior queda desde 2015. A pandemia contribui muito, mas negar que um presidente dizendo pras câmeras que o pais tá quebrado e que ele nada pode fazer, afasta investidor, é tapar o sol com peneira.
Depois a galera vem dizer que a gente tá de má vontade com o governo...
Rico- Eterno Colaborador
- Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
Juninho Sampaio escreveu:Pensando aqui...
Já pensou de todas fazem o mesmo e o valor do carro passa a ser 200mil?
Imagine aí todo mundo andando de carro velho, igual a cuba. Até um dia todo mundo voltar a andar de ônibus, bike e metrô.
Olha que isso não tá MT longe da realidade não. Pelo menos dentre o pessoal da minha geração q eu conheço, quase ninguém opta por ter carro e os poucos que compram pegam modelos semi novos pq o preço tá mais em conta
Ninguém tá tendo cacife pra morrer 30k em carrinho mil
Abs
GRRS- Membro
- Mensagens : 203
Localização : São Paulo
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
Quem tem carro Ford tá ferrado.
Vai ter que importar peça futuramente.
Vai ter que importar peça futuramente.
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
Eu ta na hora de comprar um bom com um preço legal?
Juninho Sampaio- FCBR-CT
- Mensagens : 12176
Localização : Salvador-Ba
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
Fernando Zadá escreveu:Eu evito entrar aqui porque acho engraçado o país é uma porcaria desde que me conheço por gente e a culpa é só do governo atual.
pela mor né povo.
Que governo decente tivemos até hoje por aqui? que fez algum planejamento duradouro? ou que não entrou o próximo e mudou tudo só para não dar crédito a seu antecessor?
Politico nenhum tá olhando pro povo e a médio prazo o lance é resolver o seu e banana pro povo. Alguns disfarçam mais outros nem disfarçam mas é sempre a mesa ladroagem e colocando a conta pro povo pagar.
Isso aqui não tem solução não mas tá piorando......
Sem entrar na discussão sobre a idiotice deste atual governo ou méritos de administrações passadas, é aquela coisa: Entra governo, sai governo e no fim das contas o povo brasileiro só se "Ford" (de vez em quando na mesma hora, de vez em quando no momento em que a conta chega).
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
Fernando Zadá escreveu:Que governo decente tivemos até hoje por aqui?
Antes da implantação do plano Real, lembro que isso aqui parecia um estágio para efetivação no inferno, de modo que não posso ser ingrato a ponto de não dar o devido mérito ao Itamar/FHC e equipe envolvida. É o que de mais relevante reconheço em gestão de governos federais.
Convidado- Convidado
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
Henri-Q escreveu:Fernando Zadá escreveu:Que governo decente tivemos até hoje por aqui?
Antes da implantação do plano Real, lembro que isso aqui parecia um estágio para efetivação no inferno, de modo que não posso ser ingrato a ponto de não dar o devido mérito ao Itamar/FHC e equipe envolvida. É o que de mais relevante reconheço em gestão de governos federais.
Desculpe-me mas a primeira fase do Real, que promoveria um ajuste fiscal e melhoraria os resultados das contas públicas, gerou o resultado inverso. A segunda fase, a da sincronização do reajuste de preços, foi apenas “para inglês ver”. E a terceira fase, a da estabilização, obteve êxito, mas alcançou seu objetivo à custa de juros altos para conter a perda de reservas, desnacionalização da economia, geração de poucos empregos formais, baixo crescimento e concentração de renda.
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
Os dois mandatos do Lula foram os melhores anos que passei.
Tendo começado a trabalhar na era da remarcação diária de preços (às vezes mais de uma vez por dia), foi no governo Lula que pude concluir meu ensino superior, disputar vaga no mercado e realizar pequenos sonhos.
Nessa época meus amigos estavam empregados, a empresa onde trabalho ia bem das pernas, a economia girava e os jovens tinham oportunidades. A própria empresa em que trabalho oferecia vaga de aprendiz pra mais de 100 jovens carentes.
O primeiro mandato da Dilma também não foi ruim.
Tudo o que veio depois foi uma bosta, culminando nessa balbúrdia atual.
Tendo começado a trabalhar na era da remarcação diária de preços (às vezes mais de uma vez por dia), foi no governo Lula que pude concluir meu ensino superior, disputar vaga no mercado e realizar pequenos sonhos.
Nessa época meus amigos estavam empregados, a empresa onde trabalho ia bem das pernas, a economia girava e os jovens tinham oportunidades. A própria empresa em que trabalho oferecia vaga de aprendiz pra mais de 100 jovens carentes.
O primeiro mandato da Dilma também não foi ruim.
Tudo o que veio depois foi uma bosta, culminando nessa balbúrdia atual.
Rico- Eterno Colaborador
- Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro
Nelson Bass gosta desta mensagem
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
WHead escreveu:Henri-Q escreveu:Fernando Zadá escreveu:Que governo decente tivemos até hoje por aqui?
Antes da implantação do plano Real, lembro que isso aqui parecia um estágio para efetivação no inferno, de modo que não posso ser ingrato a ponto de não dar o devido mérito ao Itamar/FHC e equipe envolvida. É o que de mais relevante reconheço em gestão de governos federais.
Desculpe-me mas a primeira fase do Real, que promoveria um ajuste fiscal e melhoraria os resultados das contas públicas, gerou o resultado inverso. A segunda fase, a da sincronização do reajuste de preços, foi apenas “para inglês ver”. E a terceira fase, a da estabilização, obteve êxito, mas alcançou seu objetivo à custa de juros altos para conter a perda de reservas, desnacionalização da economia, geração de poucos empregos formais, baixo crescimento e concentração de renda.
Bom, em 94 eu tinha 10 anos e não tenho lembrança dos mínimos detalhes. Sei que minha mãe parou de sair desesperada ao mercado depois de um dia cansativo de trabalho porque o pouco dinheiro que tinhamos não valeria nada no dia seguinte.
Convidado- Convidado
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
WHead escreveu:Henri-Q escreveu:Fernando Zadá escreveu:Que governo decente tivemos até hoje por aqui?
Antes da implantação do plano Real, lembro que isso aqui parecia um estágio para efetivação no inferno, de modo que não posso ser ingrato a ponto de não dar o devido mérito ao Itamar/FHC e equipe envolvida. É o que de mais relevante reconheço em gestão de governos federais.
Desculpe-me mas a primeira fase do Real, que promoveria um ajuste fiscal e melhoraria os resultados das contas públicas, gerou o resultado inverso. A segunda fase, a da sincronização do reajuste de preços, foi apenas “para inglês ver”. E a terceira fase, a da estabilização, obteve êxito, mas alcançou seu objetivo à custa de juros altos para conter a perda de reservas, desnacionalização da economia, geração de poucos empregos formais, baixo crescimento e concentração de renda.
Engraçado ver o FHC citado e o Itamar não... FHC nem esteve à frente da equipe econômica durante a implantação do Real, e os últimos anos do governo dele foram uma boa bosta. Desemprego geral, 69°IDH no mundo, endividamento, dificuldade pra exportação em decorrência do valor do real, corrupção e fracasso na redução de desigualdade social, só pra pontuar rapidamente...
Rico- Eterno Colaborador
- Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
Rico escreveu:WHead escreveu:Henri-Q escreveu:Fernando Zadá escreveu:Que governo decente tivemos até hoje por aqui?
Antes da implantação do plano Real, lembro que isso aqui parecia um estágio para efetivação no inferno, de modo que não posso ser ingrato a ponto de não dar o devido mérito ao Itamar/FHC e equipe envolvida. É o que de mais relevante reconheço em gestão de governos federais.
Desculpe-me mas a primeira fase do Real, que promoveria um ajuste fiscal e melhoraria os resultados das contas públicas, gerou o resultado inverso. A segunda fase, a da sincronização do reajuste de preços, foi apenas “para inglês ver”. E a terceira fase, a da estabilização, obteve êxito, mas alcançou seu objetivo à custa de juros altos para conter a perda de reservas, desnacionalização da economia, geração de poucos empregos formais, baixo crescimento e concentração de renda.
Engraçado ver o FHC citado e o Itamar não... FHC nem esteve à frente da equipe econômica durante a implantação do Real, e os últimos anos do governo dele foram uma boa bosta. Desemprego geral, 69°IDH no mundo, endividamento, dificuldade pra exportação em decorrência do valor do real, corrupção e fracasso na redução de desigualdade social, só pra pontuar rapidamente...
Rico, citei ambos (Itamar na frente, ainda).
Convidado- Convidado
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
Henri-Q escreveu:Rico escreveu:WHead escreveu:Henri-Q escreveu:Fernando Zadá escreveu:Que governo decente tivemos até hoje por aqui?
Antes da implantação do plano Real, lembro que isso aqui parecia um estágio para efetivação no inferno, de modo que não posso ser ingrato a ponto de não dar o devido mérito ao Itamar/FHC e equipe envolvida. É o que de mais relevante reconheço em gestão de governos federais.
Desculpe-me mas a primeira fase do Real, que promoveria um ajuste fiscal e melhoraria os resultados das contas públicas, gerou o resultado inverso. A segunda fase, a da sincronização do reajuste de preços, foi apenas “para inglês ver”. E a terceira fase, a da estabilização, obteve êxito, mas alcançou seu objetivo à custa de juros altos para conter a perda de reservas, desnacionalização da economia, geração de poucos empregos formais, baixo crescimento e concentração de renda.
Engraçado ver o FHC citado e o Itamar não... FHC nem esteve à frente da equipe econômica durante a implantação do Real, e os últimos anos do governo dele foram uma boa bosta. Desemprego geral, 69°IDH no mundo, endividamento, dificuldade pra exportação em decorrência do valor do real, corrupção e fracasso na redução de desigualdade social, só pra pontuar rapidamente...
Rico, citei ambos (Itamar na frente, ainda).
Vdd. Vc citou, mas é um costume repetido à exaustão, essa história do pai do Real...
FHC é pai é do Tomás, e olhe lá...
Rico- Eterno Colaborador
- Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
Henri-Q escreveu:WHead escreveu:Henri-Q escreveu:Fernando Zadá escreveu:Que governo decente tivemos até hoje por aqui?
Antes da implantação do plano Real, lembro que isso aqui parecia um estágio para efetivação no inferno, de modo que não posso ser ingrato a ponto de não dar o devido mérito ao Itamar/FHC e equipe envolvida. É o que de mais relevante reconheço em gestão de governos federais.
Desculpe-me mas a primeira fase do Real, que promoveria um ajuste fiscal e melhoraria os resultados das contas públicas, gerou o resultado inverso. A segunda fase, a da sincronização do reajuste de preços, foi apenas “para inglês ver”. E a terceira fase, a da estabilização, obteve êxito, mas alcançou seu objetivo à custa de juros altos para conter a perda de reservas, desnacionalização da economia, geração de poucos empregos formais, baixo crescimento e concentração de renda.
Bom, em 94 eu tinha 10 anos e não tenho lembrança dos mínimos detalhes. Sei que minha mãe parou de sair desesperada ao mercado depois de um dia cansativo de trabalho porque o pouco dinheiro que tinhamos não valeria nada no dia seguinte.
Um exemplo, um sinal bastante claro para compreender como foi o segundo mandato de FHC é se recordar que, apesar do "real" e etc, ele não conseguiu fazer seu sucessor (José Serra)... No segundo mandato de FHC o Brasil precisou ir duas vezes (se não me falha a memória) ao FMI. A situação estava bastante complicada, daí a dificuldade em vender seu "peixe" na eleição de 2002... A estabilização teve seu custo, e a inflação, então, dava sinais de retorno.
peter.forc- Membro
- Mensagens : 1086
Localização : Banânia
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
Henri-Q escreveu:WHead escreveu:Henri-Q escreveu:Fernando Zadá escreveu:Que governo decente tivemos até hoje por aqui?
Antes da implantação do plano Real, lembro que isso aqui parecia um estágio para efetivação no inferno, de modo que não posso ser ingrato a ponto de não dar o devido mérito ao Itamar/FHC e equipe envolvida. É o que de mais relevante reconheço em gestão de governos federais.
Desculpe-me mas a primeira fase do Real, que promoveria um ajuste fiscal e melhoraria os resultados das contas públicas, gerou o resultado inverso. A segunda fase, a da sincronização do reajuste de preços, foi apenas “para inglês ver”. E a terceira fase, a da estabilização, obteve êxito, mas alcançou seu objetivo à custa de juros altos para conter a perda de reservas, desnacionalização da economia, geração de poucos empregos formais, baixo crescimento e concentração de renda.
Bom, em 94 eu tinha 10 anos e não tenho lembrança dos mínimos detalhes. Sei que minha mãe parou de sair desesperada ao mercado depois de um dia cansativo de trabalho porque o pouco dinheiro que tinhamos não valeria nada no dia seguinte.
Mesmo assim, achei interessante o artigo da Carta Capital (na íntegra e não só a parte que você "citou"). Sempre bom ver as coisas por outros ângulos.
https://www.cartacapital.com.br/economia/20-anos-depois-quem-sao-os-donos-do-plano-real-407.html
Convidado- Convidado
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
siodoni escreveu:Quem tem carro Ford tá ferrado.
Vai ter que importar peça futuramente.
E eu que pensei que ia ficar uns bons anos com meu Ka Sedan (que inclusive é um bom carro). Será que isso é só especulação ou já é realidade?
leandrosf89- Membro
- Mensagens : 3716
Localização : São Paulo
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
Fernando Zadá escreveu:Que governo decente tivemos até hoje por aqui?
Diz que o cacique Morubixaba que governou os Caiapós nos anos 1200 não foi ruim...
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54816
Localização : Terra
Fernando Zadá e Nelson Bass gostam desta mensagem
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
Brasil é só desgraça , lamento !
Enquanto essa classe "Políticos" tiver o poder de resolver o próprio salário e propinas para ficarem ricos ... Buraco para o povo !
Enquanto essa classe "Políticos" tiver o poder de resolver o próprio salário e propinas para ficarem ricos ... Buraco para o povo !
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
Uchoa escreveu:Brasil é só desgraça , lamento !
Enquanto essa classe "Políticos" tiver o poder de resolver o próprio salário e propinas para ficarem ricos ... Buraco para o povo !
<OFF TOPIC>
Tava passando aqui em algum canal de Jornal...acho que foi CNN, sobre o Imposto de Renda. Atualmente temos que declarar quem ganha acima de R$1900 e alguma coisa. Se fosse feita a a correção, só era pra ser declarado quem ganhasse acima de R$4022.
Conclusão: Tem mais gente pagando imposto
Essa foi uma promessa de Jair Bolsonaro. Fazer essa correção!
Espero que ele faça
</OFF TOPIC>
Juninho Sampaio- FCBR-CT
- Mensagens : 12176
Localização : Salvador-Ba
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
Juninho Sampaio escreveu:Uchoa escreveu:Brasil é só desgraça , lamento !
Enquanto essa classe "Políticos" tiver o poder de resolver o próprio salário e propinas para ficarem ricos ... Buraco para o povo !
<OFF TOPIC>
Tava passando aqui em algum canal de Jornal...acho que foi CNN, sobre o Imposto de Renda. Atualmente temos que declarar quem ganha acima de R$1900 e alguma coisa. Se fosse feita a a correção, só era pra ser declarado quem ganhasse acima de R$4022.
Conclusão: Tem mais gente pagando imposto
Essa foi uma promessa de Jair Bolsonaro. Fazer essa correção!
Espero que ele faça
</OFF TOPIC>
Impossível, depois dos bilhões e bilhões dados como renda emergencial....
A se confirmar, a Ford queria 20 bilhões em incentivos federais.... não levou, embirrou parou de brincar....adiós!
Paulo Penna- Membro
- Mensagens : 3994
Localização : BH
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
Rico escreveu:Os dois mandatos do Lula foram os melhores anos que passei.
Tendo começado a trabalhar na era da remarcação diária de preços (às vezes mais de uma vez por dia), foi no governo Lula que pude concluir meu ensino superior, disputar vaga no mercado e realizar pequenos sonhos.
Nessa época meus amigos estavam empregados, a empresa onde trabalho ia bem das pernas, a economia girava e os jovens tinham oportunidades. A própria empresa em que trabalho oferecia vaga de aprendiz pra mais de 100 jovens carentes.
O primeiro mandato da Dilma também não foi ruim.
Tudo o que veio depois foi uma bosta, culminando nessa balbúrdia atual.
Sim foram anos de aparente calmaria mas apesar de eu ter votado nele na época eu cantei a bola que ele não tinham um planejamento a longo prazo.
Dilma entrou para pagar o pato da bucha gigante que ia estourar na mão de qualquer que fosse o sucessor.
Administrar mais ou menos para gerar um período bom não é tão complexo, só pro imbecil do presidente atual, mas administrar de forma responsável para garantir que dez ou quinze anos pra frente já é mais complexo.
Sou de 76 não lembro de lá pra cá de algum governo realmente razoável. Em termos de avanço realmente o Lula criou um período razoável mas a que custo?
Fernando Zadá- Moderador
- Mensagens : 14288
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
^Esse é o problema do neoliberalismo: mais mercado, menos governo e mais incentivos econômicos.
Aí vem o atual presidente falar de bilhões em incentivo e a Ford, quando ele fez exatamente a mesma coisa, mas fez muito pior, porque não foi capaz de estimular a economia...
A era Lula foi a melhor, mas teve problemas e deixou problemas também, agora, não nos esqueçamos que a Dilma foi sabotada por antigos aliados e pelas forças derrotadas naquela eleição.
Aí vem o atual presidente falar de bilhões em incentivo e a Ford, quando ele fez exatamente a mesma coisa, mas fez muito pior, porque não foi capaz de estimular a economia...
A era Lula foi a melhor, mas teve problemas e deixou problemas também, agora, não nos esqueçamos que a Dilma foi sabotada por antigos aliados e pelas forças derrotadas naquela eleição.
Rico- Eterno Colaborador
- Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
Eu vejo ela como boi de piranha do Lula.
Tipo:
Vai lá que alguém precisa segurar a bucha que deixei e melhor que seja alguém do nosso lado.
Tipo:
Vai lá que alguém precisa segurar a bucha que deixei e melhor que seja alguém do nosso lado.
Fernando Zadá- Moderador
- Mensagens : 14288
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
Fernando Zadá escreveu:Rico escreveu:Os dois mandatos do Lula foram os melhores anos que passei.
Tendo começado a trabalhar na era da remarcação diária de preços (às vezes mais de uma vez por dia), foi no governo Lula que pude concluir meu ensino superior, disputar vaga no mercado e realizar pequenos sonhos.
Nessa época meus amigos estavam empregados, a empresa onde trabalho ia bem das pernas, a economia girava e os jovens tinham oportunidades. A própria empresa em que trabalho oferecia vaga de aprendiz pra mais de 100 jovens carentes.
O primeiro mandato da Dilma também não foi ruim.
Tudo o que veio depois foi uma bosta, culminando nessa balbúrdia atual.
Sim foram anos de aparente calmaria mas apesar de eu ter votado nele na época eu cantei a bola que ele não tinham um planejamento a longo prazo.
Dilma entrou para pagar o pato da bucha gigante que ia estourar na mão de qualquer que fosse o sucessor.
Administrar mais ou menos para gerar um período bom não é tão complexo, só pro imbecil do presidente atual, mas administrar de forma responsável para garantir que dez ou quinze anos pra frente já é mais complexo.
Sou de 76 não lembro de lá pra cá de algum governo realmente razoável. Em termos de avanço realmente o Lula criou um período razoável mas a que custo?
O custo foi determinado por seu próprio sucesso.
E esse é o problema que ninguém quer discutir, pois os erros do governo Lula (e eu não sou "petista"), foram óbvios e não muito diferentes - dadas as condições macroeconômicas históricas do país - dos governos anteriores.
Mas os acertos do governo Lula foram muito preocupantes para três segmentos que se interligam de uma forma ou de outra: As Elites internas (e os setores da classe-média alta) brasileiras, o Sistema Financeiro Internacional, e o Departamento de Estado norte americano.
O governo Lula, em 2003-05, adotou medidas fiscais e monetárias bem restritivas para combater o desequilíbrio externo e o aumento da inflação herdados dos anos anteriores (Barbosa-Filho 2008). O ajuste funcionou na direção correta, mas com resultados macroeconômicos inicialmente moderados: houve aceleração do PIB, para 3,3% aa, e queda da inflação, para 7,5% ao ano. Na fase seguinte, entre 2006 e 2008, houve um ambiente externo extremamente favorável, que contribuiu para que o governo acumulasse mais reservas internacionais e reduzisse a taxa real de juro devido ao efeito do aumento dos preços de commodities exportáveis sobre a taxa de câmbio (valorização do Real). O governo adotou uma política fiscal expansionista, com bastante crédito na praça, mas com orçamento equilibrado, direcionando o aumento de arrecadação principalmente para transferência de renda (salário mínimo) e investimentos (o Programa de Aceleração do Crescimento). O PIB de fato se acelerou, para o ritmo mais alto dos últimos vinte anos, 5% ao ano, enquanto a inflação caiu para o seu nível também mais baixo das últimas décadas, 4,5% ao ano.
2008 foi o ano da crise econômica mundial, e o governo do "Sapo Barbudo" adotou uma política "anti-cíclica", baseado principalmente na redução dos depósitos compulsório dos bancos, corte da taxa básica de juro, criação linhas especiais de empréstimos das reservas internacionais, expansão do crédito direcionado via BNDES, desonerações tributárias temporárias e aumento do investimento público, sobretudo em habitação (via o programa Minha Casa Minha Vida), tudo isso visou estimular a economia interna e "blindar" o país dos efeitos da crise. Deu certo? Mais ou menos... o crescimento do PIB desacelerou para 3,7% ao ano enquanto a inflação aumentou para 5,6% ao ano.
O problema é que, a partir de 2012 o preço das commodities caiu, e o comércio internacional também, e as medidas internas de estímulo econômico esgotavam seu potencial. O governo petista errou ao manter projetos de infra-estrutura muito ambiciosos (como grandes refinarias, por exemplo...).
É aí que entra a questão política. No período 2015/17, no qual era necessário o ajuste macro-econômico, isso se fez em meio à duas grandes dificuldades: nova queda abrupta dos preços da commodities, no âmbito externo (aqui entra a queda generalizada dos preços do petróleo - com grandes indícios de manipulação), e os efeitos iniciais da Operação Lava Jato sobre o nível de atividade e emprego, no âmbito interno. O acirramento da polarização política impediu o ajuste da política econômica, e o impedimento da Presidente Dilma só agravou tudo, posto que as políticas de ajuste foram implantadas ainda em 2015, primeiro com um ajuste recessivo, depois via flexibilização fiscal e propostas de reformas do longo prazo, que é a fase gradualista em que nos encontramos desde 2016. O golpe de 2017 impediu tal processo e deu um rumo altamente recessivo à economia brasileira, que o governo do bozo agravou - em parte em função da pandemia, mas também pela má e confusa gestão dela.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
gmv bass, Nelson Bass e WHead gostam desta mensagem
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
Algumas questões também são importantes:
Em 2002, o Brasil ocupava a 13ª posição no ranking global de economias medido pelo PIB em dólar, segundo dados do Banco Mundial e FMI. Chegou a ser o 6º em 2011, desbancando a Grã-Bretanha, mas voltou a cair. Hoje, é a 9ª maior economia do mundo de acordo com esse indicador, que sofre grande influência do câmbio - e, portanto, foi bastante afetado pela desvalorização do real. Em 2003, subimos para a 7ª posição, ultrapassando a França. Em 2008, fomos ultrapassados pela Rússia. E em 2011 voltamos para a 7ª posição com a queda da Grã-Bretanha.
No relatório da ONU de 2015 sobre o índice, o Bolsa Família é retratado como uma espécie de modelo de programa social bem-sucedido. "Desde que o programa foi lançado, 5 milhões de brasileiros deixaram a extrema pobreza. E por volta de 2009 o programa havia reduzido a taxa de pobreza em 8 pontos percentuais." Também é destacado o aumento da escolaridade no país e avanços no combate a miséria, as políticas sociais o maior legado positivo dos 13 anos do PT no poder no Brasil.
Em 2002, o Brasil ocupava a 13ª posição no ranking global de economias medido pelo PIB em dólar, segundo dados do Banco Mundial e FMI. Chegou a ser o 6º em 2011, desbancando a Grã-Bretanha, mas voltou a cair. Hoje, é a 9ª maior economia do mundo de acordo com esse indicador, que sofre grande influência do câmbio - e, portanto, foi bastante afetado pela desvalorização do real. Em 2003, subimos para a 7ª posição, ultrapassando a França. Em 2008, fomos ultrapassados pela Rússia. E em 2011 voltamos para a 7ª posição com a queda da Grã-Bretanha.
No relatório da ONU de 2015 sobre o índice, o Bolsa Família é retratado como uma espécie de modelo de programa social bem-sucedido. "Desde que o programa foi lançado, 5 milhões de brasileiros deixaram a extrema pobreza. E por volta de 2009 o programa havia reduzido a taxa de pobreza em 8 pontos percentuais." Também é destacado o aumento da escolaridade no país e avanços no combate a miséria, as políticas sociais o maior legado positivo dos 13 anos do PT no poder no Brasil.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Nelson Bass e WHead gostam desta mensagem
Rico- Eterno Colaborador
- Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
Falando de Ford, especificamente?
Já era algo "previsto" desde aproximadamente 2014, com o lançamento do New Fiesta e sua obsolescencia ao longo do tempo. A VW está fazendo no mercado nacional o que a Ford tentou fazer, porém a Ford tentou de maneira muito rápida e sem a tecnologia adequada.
Vamos lá:
- A Ford hoje tem uma plataforma obsoleta (é a mesma do new fiesta - tem 7 anos já, talvez um pouco mais), o que explica o fato do Ka e do Ecosport já sairem de fábrica 0km defasados. Além do fiasco do powershift, que destruiu as vendas dos modelos mais caros.
- Desde o lançamento do New Fiesta, a Ford tenta trazer a imagem e a exclusividade a sua marca, aos mesmos moldes de uma Audi ou BMW. Marca cara, com equipamentos melhores e conforto maior. Mesmo o novo Ka, quando lançou, era substancialmente mais caro e muito mais refinado, portanto a entrada da Ford já não competia com o Gol/Up/Corsa/Celta, que naquele momento eram as alternativas mais baratas da concorrência.
- Infelizmente ela fez isso muito rápido (preços altamente elevados, em curto espaço de tempo) em uma plataforma que não conseguiu renovar. Isso fez com que, hoje, os carros sejam obsoletos e muito caros, sem entregar o que as concorrentes conseguiram evoluir.
O próximo passo seria desenvolver uma nova plataforma, talvez modular? Foi o que a GM fez com o novo ônix (e acertou bastante) e a VW vem fazendo aos pouquinhos. É por isso que a VW tem tanto carro diferente hoje, mas no fundo é tudo o mesmo saco e a mesma farinha.
Fazer uma nova plataforma exclusivamente pra um mercado que compra/gasta muito pouco (afinal iria só pra índia e pra américa do sul) talvez tenha feito os executivos torcerem o nariz, então desistiram.
Não acho que vá ocorrer desindustrialização. A Ford tentou ser uma marca de luxo em um mercado pobre, e viu que não tinha bala pra seguir os passos de outras montadoras... então vai vender Rangers de 100k USD pra quem pode pagar.
Já era algo "previsto" desde aproximadamente 2014, com o lançamento do New Fiesta e sua obsolescencia ao longo do tempo. A VW está fazendo no mercado nacional o que a Ford tentou fazer, porém a Ford tentou de maneira muito rápida e sem a tecnologia adequada.
Vamos lá:
- A Ford hoje tem uma plataforma obsoleta (é a mesma do new fiesta - tem 7 anos já, talvez um pouco mais), o que explica o fato do Ka e do Ecosport já sairem de fábrica 0km defasados. Além do fiasco do powershift, que destruiu as vendas dos modelos mais caros.
- Desde o lançamento do New Fiesta, a Ford tenta trazer a imagem e a exclusividade a sua marca, aos mesmos moldes de uma Audi ou BMW. Marca cara, com equipamentos melhores e conforto maior. Mesmo o novo Ka, quando lançou, era substancialmente mais caro e muito mais refinado, portanto a entrada da Ford já não competia com o Gol/Up/Corsa/Celta, que naquele momento eram as alternativas mais baratas da concorrência.
- Infelizmente ela fez isso muito rápido (preços altamente elevados, em curto espaço de tempo) em uma plataforma que não conseguiu renovar. Isso fez com que, hoje, os carros sejam obsoletos e muito caros, sem entregar o que as concorrentes conseguiram evoluir.
O próximo passo seria desenvolver uma nova plataforma, talvez modular? Foi o que a GM fez com o novo ônix (e acertou bastante) e a VW vem fazendo aos pouquinhos. É por isso que a VW tem tanto carro diferente hoje, mas no fundo é tudo o mesmo saco e a mesma farinha.
Fazer uma nova plataforma exclusivamente pra um mercado que compra/gasta muito pouco (afinal iria só pra índia e pra américa do sul) talvez tenha feito os executivos torcerem o nariz, então desistiram.
Não acho que vá ocorrer desindustrialização. A Ford tentou ser uma marca de luxo em um mercado pobre, e viu que não tinha bala pra seguir os passos de outras montadoras... então vai vender Rangers de 100k USD pra quem pode pagar.
Sonikado- Membro
- Mensagens : 1356
Localização : Estado de SP
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
A Ford cometeu erros, e um deles foi deixar a deriva segmentos nos quais tiveram sucesso, além de não dar a devida atenção à conectividade, que ganhou a preferência do mercado em detrimento dos motores.
Por outro lado, a Fiat também abandonou suas versões de entrada.
O problema maior é a falta de competitividade, altos custos de produção e uma infinidade de crises econômicas, gerando um mercado muito instável. Naom por acaso com o encerramento das atividades aqui, as ações da empresa em NY valorizaram imediatamente 3%.
Eles já haviam avisando desde o fechamento da unidade de caminhões, e a gente não fez nada para manter aqueles postos de trabalho.
Por outro lado, a Fiat também abandonou suas versões de entrada.
O problema maior é a falta de competitividade, altos custos de produção e uma infinidade de crises econômicas, gerando um mercado muito instável. Naom por acaso com o encerramento das atividades aqui, as ações da empresa em NY valorizaram imediatamente 3%.
Eles já haviam avisando desde o fechamento da unidade de caminhões, e a gente não fez nada para manter aqueles postos de trabalho.
Rico- Eterno Colaborador
- Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro
Re: Ford encerra a sua produção no Brasil.
“O Brasil está experimentando uma das maiores desindustrializações da história da economia”
https://brasil.elpais.com/brasil/2018/01/05/economia/1515177346_780498.html
https://brasil.elpais.com/brasil/2018/01/05/economia/1515177346_780498.html
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» 50 R&B Grooves em com Andrew Ford
» Novo Terminator já em produção
» Explicações: porque o Brasil perdeu a Copa no Brasil?
» Olha a produção...
» A produção da doença
» Novo Terminator já em produção
» Explicações: porque o Brasil perdeu a Copa no Brasil?
» Olha a produção...
» A produção da doença
:: Rede Social :: Off-Topic
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos