JAZZigo - Parte 4
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Re: JAZZigo - Parte 4
JAZZigo escreveu:
Apoiado, Flávio!
A diferença entre linear (A) e logarítimo/audio taper (B) é muito curiosa e importante na hora de escolher o pot correto.
Tai outro vídeo que seria legal assistir.
CSergio- Membro
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Re: JAZZigo - Parte 4
JAZZigo escreveu:Não sei explicar o porquê, nem nunca testei, mas aparentemente essa diferença não se aplica ao pot de tone. No vídeo que o Siodoni postou, o guitarrista só se refere aos pots de volume, enquanto em todos os esquemas da DiMarzio, os pots de volume são sempre de de 500k e os de tone, sempre de 250k.kattastroff escreveu:Muito interessante esse negócio dos potenciômetros de volume. Se trocar o potenciômetro do tone por 1M também será que fica mais agudo ainda?
https://www.dimarzio.com/pickups/bass/standard-bass
Pelo que li no TalkBass uma opção pra esse pot de tone é o "no-load", que abre o circuito no final do curso. Eles sugeriram isso pra um esquema simples de V/T, onde o terra do pot de volume fica desligado e aí em teoria não há perda nenhuma de agudo. O lado ruim de fazer essa ligação é que zerando o knob de volume o baixo não fica 100% silenciado, e aí teria que ser adicionado um killswitch (talvez usar um push-push no próprio volume). Pra baixos com 2 captadores fica mais complicado.
Outra coisa que eles comentaram lá é que esse pot de 1M não fica bom com qualquer captador, vai depender da impedância do captador (pelo que eu entendi tem que ser impedância alta pra ficar bom).
Fiquei bem interessado por essa discussão, até porque prefiro baixos passivos e ultimamente tô achando o som do meu JB meio morto.
kattastroff- Membro
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Re: JAZZigo - Parte 4
Pois é! A troca de um ou dois pots é um procedimento relativamente simples, barato e que pode fazer uma diferença bastante significativa. Na pior das hipóteses, é só desfazer a modificação. Acho que vale a pena experimentar!kattastroff escreveu:Fiquei bem interessado por essa discussão, até porque prefiro baixos passivos e ultimamente tô achando o som do meu JB meio morto.
Última edição por JAZZigo em Qui Nov 25, 2021 4:19 pm, editado 2 vez(es)
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Re: JAZZigo - Parte 4
Na prática, acredito que não terá muita diferença.JAZZigo escreveu:Não sei explicar o porquê, nem nunca testei, mas aparentemente essa diferença não se aplica ao pot de tone. No vídeo que o Siodoni postou, o guitarrista só se refere aos pots de volume, enquanto em todos os esquemas da DiMarzio, os pots de volume são sempre de de 500k e os de tone, sempre de 250kkattastroff escreveu:Muito interessante esse negócio dos potenciômetros de volume. Se trocar o potenciômetro do tone por 1M também será que fica mais agudo ainda?
https://www.dimarzio.com/pickups/bass/standard-bass
O conjunto 250k + 47nF dão cerca de 13,6Hz no filtro.
500k + 47nF dariam 6,8Hz.
Nunca soldei esses últimos valores para testar, mas ambos os filtros estão fora da faixa audível, teoricamente.
Se você diminuísse o valor da resistência do potenciômetro, faria um corte menos extremo.
No final, o conjunto "padrão" funciona muito bem, e ainda nem falamos do capacitor.
Gil Gonzaga- Membro
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Re: JAZZigo - Parte 4
Outro "voluntário" para brilhar ainda mais com os novos pots de volume de 1 mega Ohm!!!
Os captadores Curtis Novak Mustang Bass Fat (middle) e Kent Armstrong JBRL-1 Split Tube Jazz Bass (bridge), ambos humbuckers split coil, precisavam mesmo desse empurrãozinho mais para cima. Ficaram perfeitos agora!
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Re: JAZZigo - Parte 4
Boss Waza-Air Bass - Wireless Personal Bass Amplification System
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Re: JAZZigo - Parte 4
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Re: JAZZigo - Parte 4
Sim, o Waza-Air "de guitarra" também serve no contrabaixo (vide destaque em vermelho abaixo). Os recursos de equalização, compressão e ambientação funcionam perfeitamente no nosso instrumento, mas todo o resto do aplicativo é bem mais voltado para a guitarra. Também não sei dizer se existe diferença de hardware ou se é só de aplicativo mesmo. Só sei que a versão Bass é mais cara que a "de guitarra", pra variar...Cantão escreveu:Se o de guitarra já atendia bem , esse Waza-air Bass deve ser monstrão hein JAZZigo , pelo que vi tem aplicativo para usar com smartphone... Você se deu um presentão de natal , mas tú merece brother , depois que chegar fale mais dele pra gente , grande abraço brother , e parabéns pela aquisição...
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Re: JAZZigo - Parte 4
Depois da facada alfandegária, eu conto!
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Re: JAZZigo - Parte 4
Stormbringer- Membro
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Re: JAZZigo - Parte 4
Já cogitei um baixo apenas com a saída já balanceada (XLR), pra deixar o sinal do captador sair do baixo purinho, que nem o Fodera do AJ, mas ainda não pus em prática. Qualquer dia desses...
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Re: JAZZigo - Parte 4
Juninho Sampaio- FCBR-CT
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Re: JAZZigo - Parte 4
Stormbringer escreveu:Eu tive um "frank" que liguei o captador direto no jack... é uma experiência que acho que todos deveriam ter uma vez na vida
Discorra sobre isso, Storm (se não for conturbar o tópico do Jazz).
JAZZigo escreveu:... Fodera do AJ...
Eis um baixo em q eu queria tocar, antes de morrer.
fheliojr- Membro
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Re: JAZZigo - Parte 4
Sem problema!fheliojr escreveu:Stormbringer escreveu:Eu tive um "frank" que liguei o captador direto no jack... é uma experiência que acho que todos deveriam ter uma vez na vida
Discorra sobre isso, Storm (se não for conturbar o tópico do Jazz).
Não sou o Storm, mas já me intrometendo: lembra-se quando falávamos sobre as vantagens dos pedais true-bypass? Pense agora em baixo com captação true-bypass.
Última edição por JAZZigo em Ter Nov 30, 2021 1:07 pm, editado 1 vez(es)
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Re: JAZZigo - Parte 4
Stormbringer escreveu:Eu tive um "frank" que liguei o captador direto no jack... é uma experiência que acho que todos deveriam ter uma vez na vida
Na primeira vez que tentei deixar o meu Yamaha passivo, não sabia soldar e e fiz uma meleca. Deu tudo errado e resolvi fazer isso kkkkk Usei assim por muito tempo, os dois captadores direto no jack e adorava. Inclusive, achava uma leve diferença no som (Não sei explicar.. Vocês devem ter a explicação kkk) Até mesmo que seja coisa da minha cabeça mesmo. Mas eu curtia.. Só mudei porque continuei me desafiando e enfim aprendi a soldar direitinho. Ai deixei ele V-V-T
brunojqueiroz- Membro
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Re: JAZZigo - Parte 4
Não sou técnico, mas acho que tenho uma certa ideia. O potenciômetro é um resistor de ajuste variável, mas, ainda que ele esteja totalmente aberto, uma resistência residual* permanece no caminho do sinal e o único jeito de evitar esta interferência seria desviar o sinal, conectando os fios do captador diretamente ao jack ou com a instalação de uma chavinha true-bypass, para "pular" o potenciômetro, desviando o sinal para o jack. Desta forma sim, seria possível ouvir o som dos captadores com 100% virgem.brunojqueiroz escreveu:Inclusive, achava uma leve diferença no som (Não sei explicar.. Vocês devem ter a explicação kkk) Até mesmo que seja coisa da minha cabeça mesmo.
* Variável conforme a resistência nominal do pot: 250k, 500k, 1 mega etc.
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Re: JAZZigo - Parte 4
JAZZigo escreveu:Não sou técnico, mas acho que tenho uma certa ideia. O potenciômetro é um resistor de ajuste variável, mas, ainda que ele esteja totalmente aberto, uma resistência residual* permanece no caminho do sinal e o único jeito de evitar esta interferência seria desviar o sinal, conectando os fios do captador diretamente ao jack ou com a instalação de uma chavinha true-bypass, para "pular" o potenciômetro, desviando o sinal para o jack. Desta forma sim, seria possível ouvir o som dos captadores com 100% virgem.brunojqueiroz escreveu:Inclusive, achava uma leve diferença no som (Não sei explicar.. Vocês devem ter a explicação kkk) Até mesmo que seja coisa da minha cabeça mesmo.
* Variável conforme a resistência nominal do pot: 250k, 500k, 1 mega etc.
Interessante, Jazz!
Isso justifica então a opção de alguns baixistas em utilizar a chavinha em modelos PJ ao invés dos potenciômetros de volume? Naquela famosa discussão do captador P isolado não ter o mesmo som de um Precision puro em circuitos VVT PJ?
brunojqueiroz- Membro
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Re: JAZZigo - Parte 4
Sim, exatamente. Não obstante, há de ser considerado, também, que a simples presença de um 2º captador, mesmo que by-passed, interfere na vibração das cordas e, consequentemente, no som do baixo. Vide exemplo abaixo:brunojqueiroz escreveu:Isso justifica então a opção de alguns baixistas em utilizar a chavinha em modelos PJ ao invés dos potenciômetros de volume? Naquela famosa discussão do captador P isolado não ter o mesmo som de um Precision puro em circuitos VVT PJ?
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Re: JAZZigo - Parte 4
JAZZigo escreveu:Sem problema!fheliojr escreveu:Stormbringer escreveu:Eu tive um "frank" que liguei o captador direto no jack... é uma experiência que acho que todos deveriam ter uma vez na vida
Discorra sobre isso, Storm (se não for conturbar o tópico do Jazz).
Não sou o Storm, mas já me intrometendo: lembra-se quando falávamos sobre as vantagens dos pedais true-bypass? Pense agora em baixo com captação true-bypass.
Obrigado, Jazz!!!
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Re: JAZZigo - Parte 4
Captador direto no jack, é um cavalo sem cela.
Captador passando pelo potenciômetro é um cavalo com cela.
Se for single, além de sem cela, ele é bravo
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Re: JAZZigo - Parte 4
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Re: JAZZigo - Parte 4
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Re: JAZZigo - Parte 4
siodoni escreveu:Pense assim:
Captador direto no jack, é um cavalo sem cela.
Captador passando pelo potenciômetro é um cavalo com cela.
Se for single, além de sem cela, ele é bravo
Boa!!!!!
fheliojr- Membro
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Chegando do Japão...
Com captadores P invertidos em dose dupla, quem deve curtir esse baixo é o tio Alex!
Aria Pro II JPJ-3 Diamond Series Rock Device Bass
Made in Japan, by Matsumoku Industrial Co. Ltd. - 1986
https://ariaguitarsglobal.com/
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Re: JAZZigo - Parte 4
Olha como as cordas passam exatamente por cima dos polos, mesmo estando tortos, os caps!
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Re: JAZZigo - Parte 4
Nunca tinha visto nada com esses P nessa posição.
Esse vc vai ter que gravar algo
Re: JAZZigo - Parte 4
Curti esse headstock também , parabéns por mais essa aquisição JAZZigo , tu merece brother...
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Re: JAZZigo - Parte 4
Juninho Sampaio escreveu:Olha! Eu gostei desse baixo!
Olha como as cordas passam exatamente por cima dos polos, mesmo estandotortosinclinados, os caps!
Nos anos 80, a Matsumoku Industrial Co. Ltd. era uma das maiores fabricantes de baixos, guitarras e violões do Japão, quiçá a maior, e produziam baixos para diversas marcas, americanas inclusive, como Epiphone, Washburn etc.. Não duvido nada que já utilizassem algum protótipo de CNC na época.
Pois é! Isso sempre atiçou minha curiosidade. Os poucos vídeos que encontrei desse baixo no YouTube são péssimos, então, estou pagando para ver!siodoni escreveu:Nunca tinha visto nada com esses P nessa posição.
siodoni escreveu:Esse vc vai ter que gravar algo
Valeu, amigo Cantão!Cantão escreveu:Rapaz , essa criança deve falar muito... além de ser lindo.
Curti esse headstock também , parabéns por mais essa aquisição JAZZigo , tu merece brother...
Espero não ter problema para achar um bag que comporte essa baioneta!
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Re: JAZZigo - Parte 4
JAZZigo escreveu:Mais um baixo da lendária fábrica Matsumoku, produzido em 1986, todo original, arrematado no eBay...
Caramba, muito bem conservado!!! Parabéns, Jazz!!!
Uma demosntração do som dele seria valiosa, para nossos arquivos.
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Re: JAZZigo - Parte 4
R$ 3.370,00 + R$ 15,00 = R$ 3.385,00Fabio Linhares escreveu:Qto saiu o presente Jazz?
A que interessar possa, comprei o Boss Waza-Air Bass na Andertons Music Co.
Paguei um pouco mais caro para importá-lo da Inglaterra, pois sabia que havia uma boa chance dele não ser tributado. Dito e feito!
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Re: JAZZigo - Parte 4
Se armou!
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Re: JAZZigo - Parte 4
ADOREI
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Re: JAZZigo - Parte 4
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Re: JAZZigo - Parte 4
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Re: JAZZigo - Parte 4
Segredo nenhum, somente estatística. Cerca de 90% das encomendas que vêm dos States costumam ser tributadas, enquanto 90% das que vêm da Europa são liberadas pela Alfândega sem tributação. Deve haver alguma explicação, mas desconheço o porquê. Não obstante, nunca conto com isso, apenas torço e, quando acontece, considero sorte/lucro.CSergio escreveu:Passa o segredo ai.
Cantão escreveu:Já tá chegando hein JAZZigo...
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Re: JAZZigo - Parte 4
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Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
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Re: JAZZigo - Parte 4
JAZZigo escreveu:
JAZZ, não fique chateado comigo, mas de toda sua esplendorosa coleção, este é o instrumento que, visualmente, em MHO, mas destoa de todos. Não me agradou...
Pode ser um baita instrumento, mas o "apelo visual", que para mim é muito importante, não me cativou.
Mas parabéns de toda forma por mais esta preciosa aquisição
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Tarcísio Caetano- Membro
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Re: JAZZigo - Parte 4
Interessante notar as diferenças pessoais de percepção...Tarcísio Caetano escreveu:
Pode ser um baita instrumento, mas o "apelo visual", que para mim é muito importante, não me cativou.
Mas parabéns de toda forma por mais esta preciosa aquisição
Reforçando: Que baixo estranho! ADOREI
Stormbringer- Membro
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Re: JAZZigo - Parte 4
Tarcísio Caetano escreveu:JAZZ, não fique chateado comigo, mas de toda sua esplendorosa coleção, este é o instrumento que, visualmente, em MHO, mas destoa de todos. Não me agradou...
Pode ser um baita instrumento, mas o "apelo visual", que para mim é muito importante, não me cativou.
Mas parabéns de toda forma por mais esta preciosa aquisição
Talvez seja um pouco demais para pessoas de alma pura, Tarcisão!
Eu curto esse visual agressivo e inusitado. Espero que a qualidade de som corresponda à tamanha audácia!
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Fender Vintera '50s Precision Bass
ANTES:
DEPOIS:
Fender Vintera '50s Precision Bass
Made in Mexico/China, 2021/2013
https://www.fender.com/
Corpo
Modelo: Squier Classic Vibe '60s Precision Bass, Made in China
Madeira: Poplar
Acababamento: Fiesta Red Gloss Polyurethane
Braço
Modelo: Fender Vintera ‘50s Precision Bass, Made in Mexico
Madeira (braço/escala): Roasted Maple
Formato: Vintage “C”
Acabamento: Satin Urethane (atrás) e Gloss Urethane (escala e top do headstock)
Trastes: 20, Vintage
Comprimento da Escala: 34''
Largura no Nut: 44,45 mm
Raio da Escala: 7,25''
Tensor: Vintage Style
Eletrônica
Captadores: DiMarzio PJJ Pickup Set - DP122 Model P + DP123b Model J + DP123b Model J, Made in USA
Circuito: Obsidian Wire PB-250 Treble Bleed Passive, Made in New Zealand
Hardware
Ponte: Hipshot 5K400C KickAss Bass Bridge, Made in Korea
Tarraxas: G&L Ultralite Tuners, Made in Germany
Escudo: Allsound Anodized Aluminum Gold P Bass Pickguard, Made in USA
Control Knobs: Fender Knurled Flat Top
String Retainer: Fender Round
Neck Plate: Fender "F" Logo
Outros
Encordoamento: GHS M3045F Bass Boomers Flea Signature Strings (.045 - .065 - .085 - .105), Made in USA
Peso: 4,082 kg
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Re: JAZZigo - Parte 4
JAZZigo escreveu:Variante definitiva do Squier Classic Vibe ‘60s P Bass...
Ele ficou bonitão!!
Jazz, os dois Dimarzio DP123 foram ambos para ponte, ou vc usou o set convencional braço/ponte?
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Re: JAZZigo - Parte 4
Valeu, Cantão!Cantão escreveu:Nossa , que lindo brother , deve estar roncando mais que uma Harley Davidson...ficou fera demais JAZZigo...
De fato e modéstia à parte, está roncando que é uma beleza, especialmente o captador DiMarzio DP122 Model P sozinho!
Sim, ambos DP123 são "b" (bridge). A intenção era ter um baixo de captação P/J com o J em 2 posições, mas estou apenas no início dos testes. Na verdade, este já é o 2 set de captadores que experimento, mas ainda não encontrei a melhor combinação entre o P e o(s) J. O primeiro set foi de captadores Kiesel, com um par de J stacked coil que rejeitei logo de cara. Já com estes DiMarzio, a melhora foi bastante significativa, mas sei que pode ficar melhor. Enfim, neste momento, estou desistindo dos J humbuckers e vou atacar de single coils de alto ganho. Semana que vem, deve chegar um par de Seymour Duncan SJB-2b Hot Jazz Bass... tenho os mais diversos captadores P por aqui... vamos quer o que consigo. Com paciência, será uma experiência divertida e educativa!fheliojr escreveu:Jazz, os dois Dimarzio DP123 foram ambos para ponte, ou vc usou o set convencional braço/ponte?
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Re: JAZZigo - Parte 4
fheliojr escreveu:...Sim, ambos DP123 são "b" (bridge)...
Foi mal, pensei q aquele "b" era de black (o "c" seria de cream...).
fheliojr- Membro
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Re: JAZZigo - Parte 4
Pergunto, porque foi o que veio à minha memória na hora em que ví as fotos.
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Re: JAZZigo - Parte 4
Nunca ouvi falar nesse baixo, tampouco, no baixista!Tarcísio Caetano escreveu:JAZZ, por acaso foi inspirado no Tractor Bass do Berry Oakley?
EDIT
Ah tá! Era baixista do Allman Brothers... que lapso da minha parte!
Não. Foi mera coincidência mesmo.
P.S.: Teria sido esse Jazz Bass modificado na Garcia?!
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Tarcísio Caetano e kattastroff gostam desta mensagem
Re: JAZZigo - Parte 4
JAZZigo escreveu:Nunca ouvi falar nesse baixo, tampouco, no baixista! ...Tarcísio Caetano escreveu:JAZZ, por acaso foi inspirado no Tractor Bass do Berry Oakley?
[2]
JAZZigo escreveu:... Teria sido esse Jazz Bass modificado na Garcia?!
Só o captador do braço.
fheliojr- Membro
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Melhor que isso: sem tributação!!!
Visualmente, a única diferença é a parte metálica, que é cromada, na versão original (de guitarra), e black chrome ou "Cosmo Black" (como chama a Gotoh), na bass version. Já o app é específico (imagem à direita).
Já chequei, funciona perfeitamente, mas deixei as baterias carregando... amanhã, começo a explorar todos os seus recursos.
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