Ponte desalinhada em relação às cavidades dos captadores
+5
emachado
Marvis
Ivanov_br
allexcosta
gloliveira
9 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Ponte desalinhada em relação às cavidades dos captadores
Pessoal, boa tarde a todos!
Fiz a busca, mas não encontrei nenhum tópico sobre este assunto. Se caso houver, por favor, peço que removam.
Aproveitando as últimas discussões sobre os problemas na construção de baixos de luthieria (Garcias e Guidini), é possível reposicionar uma ponte que esteja desalinhada em relação às cavidades dos captadores de um baixo Jazz Bass? Aproveitando a pergunta, o que um luthier consegue consertar em relação a problemas de construção de um contrabaixo?
Obrigado!
Fiz a busca, mas não encontrei nenhum tópico sobre este assunto. Se caso houver, por favor, peço que removam.
Aproveitando as últimas discussões sobre os problemas na construção de baixos de luthieria (Garcias e Guidini), é possível reposicionar uma ponte que esteja desalinhada em relação às cavidades dos captadores de um baixo Jazz Bass? Aproveitando a pergunta, o que um luthier consegue consertar em relação a problemas de construção de um contrabaixo?
Obrigado!
gloliveira- Membro
Re: Ponte desalinhada em relação às cavidades dos captadores
gloliveira escreveu:é possível reposicionar uma ponte que esteja desalinhada em relação às cavidades dos captadores de um baixo Jazz Bass?
É.
gloliveira escreveu:o que um luthier consegue consertar em relação a problemas de construção de um contrabaixo?
Num parafusado, tudo. Assumindo que você considere trocar corpo ou braço consertar.
Num inteiriço, tudo menos problemas estruturais sérios no braço.
Mas nem tudo vale a pena fazer. Dependendo do serviço e do baixo, às vezes o serviço é bem mais caro que um baixo igual novo.
allexcosta- Administrador
Obrigado, Allex.
Nesse caso, o mais adequado é levar a um luthier para fazer isso, certo? Qual seria o procedimento a ser feito (só por alto, já que não postei uma foto para dar uma referência)?
Nesse caso, o mais adequado é levar a um luthier para fazer isso, certo? Qual seria o procedimento a ser feito (só por alto, já que não postei uma foto para dar uma referência)?
gloliveira- Membro
gloliveira escreveu:Nesse caso, o mais adequado é levar a um luthier para fazer isso, certo?
Faz quem tem expertise pra fazer. Se você tiver, você faz, se for um técnico de reparos (que é diferente de luthier), ele faz. Se for um luthier, faz ele...
gloliveira escreveu:Qual seria o procedimento a ser feito (só por alto, já que não postei uma foto para dar uma referência)?
Sobre a ponte?
Se só ela está fora, tem que tirar ela, tampar os buracos com alguma robustez estrutural (já que os novos buracos provavelmente serão extremamente próximos dos primeiros), fazer buracos novos e recolocar a ponte.
Isso se pra você é ok ficar feião embaixo da ponte. Se não for, é tudo que falei mais acabamento completo do corpo. Esse serviço seria 5 ou 6x mais caro que o descrito acima.
Obrigado, Allex!
Vou procurar um luthier aqui na região. É mais garantido.
Vou procurar um luthier aqui na região. É mais garantido.
gloliveira- Membro
é sempre mais garantido. Busque clientes para dar a opinião sobre o serviço.
gloliveira gosta desta mensagem
allexcosta escreveu:gloliveira escreveu:Nesse caso, o mais adequado é levar a um luthier para fazer isso, certo?
Faz quem tem expertise pra fazer. Se você tiver, você faz, se for um técnico de reparos (que é diferente de luthier), ele faz. Se for um luthier, faz ele...gloliveira escreveu:Qual seria o procedimento a ser feito (só por alto, já que não postei uma foto para dar uma referência)?
Sobre a ponte?
Se só ela está fora, tem que tirar ela, tampar os buracos com alguma robustez estrutural (já que os novos buracos provavelmente serão extremamente próximos dos primeiros), fazer buracos novos e recolocar a ponte.
Isso se pra você é ok ficar feião embaixo da ponte. Se não for, é tudo que falei mais acabamento completo do corpo. Esse serviço seria 5 ou 6x mais caro que o descrito acima.
Dependendo do tamanho do estrago no desalinhamento, talvez dê para cobrir os furos(ou ao menos um par deles) com uma ponte bem maior que a original.
Usar um cover também poderia ser algo a se pensar (se resolver o problema estético e não incomodar o dono do baixo).
Marvis- Membro
^ Não imagino que nenhum dos furos ficaria aparecendo. É muito raro uma ponte estar desalinhada a ponto do buraco antigo ficar pra fora. Pelo menos nunca vi...
Os buracos novos provavelmente ficarão a poucos milímetros dos antigos.
Os buracos novos provavelmente ficarão a poucos milímetros dos antigos.
Última edição por allexcosta em Sáb Mar 27, 2021 10:18 pm, editado 1 vez(es)
gloliveira e Marvis gostam desta mensagem
gloliveira escreveu:Pessoal, boa tarde a todos!
Obrigado!
O problema é só a ponte desalinhada ou tem mais coisa? Se tiver, principalmente se envolver captadores tortos, etc...bom pensar se compensa mesmo investir nesse instrumento. Talvez seja mais jogo aproveitar algo que você goste dele (captação, ferragens) e fazer um do zero. Se for aquele jb da Guidini, que eu me lembre tinham falhas nos dots de marcação, mal acabamento do tróculo e a ponte.
A ponte a gente já falou aqui de possíveis soluções (uma ponte tipo aquelas hi mass provavelmente cobrem bem os furos originais da desalinhada, além de serem muito boas, na minha opinião); a pintura, eu mandaria lixar toda e fazer outra ou deixar no verniz mesmo; marcação, não tenho total certeza, mas acho que pra tirar teria que descolar a escala (e aí bote grana pra esse serviço, e nem seria para algo tão relevante como uma troca de tensor - o que normalmente justifica esse serviço).
Marvis- Membro
Mover a ponte deve alterar o posicionamento das cordas em relação ao braço.
Ao contrário do não alinhamento dos captadores, a posição das cordas pode deixar a tocabilidade bem ruim. Pode ficar muito próximo às laterais dos trastes e "escorregar" ao tocar. Aí a tocabilidade ficará muito prejudicada e esteticamente horrível.
O alinhamento das cordas em relação ao captador está muito fora?
Não vale a pena alterar o posicionamento dos caps?
Instrumento tem escudo? Se sim aí fica bem mais fácil.
Ao contrário do não alinhamento dos captadores, a posição das cordas pode deixar a tocabilidade bem ruim. Pode ficar muito próximo às laterais dos trastes e "escorregar" ao tocar. Aí a tocabilidade ficará muito prejudicada e esteticamente horrível.
emachado- Membro
Marvis escreveu:gloliveira escreveu:Pessoal, boa tarde a todos!
Obrigado!
O problema é só a ponte desalinhada ou tem mais coisa? Se tiver, principalmente se envolver captadores tortos, etc...bom pensar se compensa mesmo investir nesse instrumento. Talvez seja mais jogo aproveitar algo que você goste dele (captação, ferragens) e fazer um do zero. Se for aquele jb da Guidini, que eu me lembre tinham falhas nos dots de marcação, mal acabamento do tróculo e a ponte.
A ponte a gente já falou aqui de possíveis soluções (uma ponte tipo aquelas hi mass provavelmente cobrem bem os furos originais da desalinhada, além de serem muito boas, na minha opinião); a pintura, eu mandaria lixar toda e fazer outra ou deixar no verniz mesmo; marcação, não tenho total certeza, mas acho que pra tirar teria que descolar a escala (e aí bote grana pra esse serviço, e nem seria para algo tão relevante como uma troca de tensor - o que normalmente justifica esse serviço).
Fala Marvis
Não, aquele baixo da Guidini consegui passar para a frente (ufa), mas com um tremendo prejuízo.
Esse que eu citei é um SX JB, natural, mas antigo. A princípio (preciso verificar melhor), mas parece ser apenas a ponte. Eu pensei numa Hi-Mass, porque nesse caso, não precisaria fazer uma nova aplicação de verniz.
Uma questão. Preciso ficar mais atento na hora de adquirir um instrumento. Já tive quatro JB e no momento da compra não percebi esses problemas. O estúpido aqui pegou três baixos com pontes desalinhadas, e um, se não me engano, a furação dos captadores estava torta consequentemente, o captador estava um pouco torto. Acho que tenho TOC. Desanimo logo.
gloliveira- Membro
Marvis gosta desta mensagem
emachado escreveu:Mover a ponte deve alterar o posicionamento das cordas em relação ao braço.
Fala emachado!
Eu vou postar uma foto, pois aí é possível ter uma noção. Inclusive, mandei uma MP para você.
gloliveira- Membro
Nesse caso, deverá tapar os buracos dos parafusos com alguma madeira bem resistente, porque ao que parece pela foto, os novos furos serão praticamente em cima da extremidade de cada furo que está agora.
Isso se vc for usar essa mesma ponte.
NeyBass- Membro
^ Tá padrãozinho Fender.
Nem acho que a ponte esteja desalinhada em relação às cavidades dos captadores. O lance dos pólos é assim mesmo, diferença entre espaçamento dos centros dos pólos e das cordas. Não há muito o que fazer...
A pequena diferença entre a G e a borda do braço comparando com a E e a borda do braço você folga as cordas, folga os parafusos do braço um pouco e ajusta com a mão mesmo. Depois aperta.
Não há nada demais com seu baixo.
Nem acho que a ponte esteja desalinhada em relação às cavidades dos captadores. O lance dos pólos é assim mesmo, diferença entre espaçamento dos centros dos pólos e das cordas. Não há muito o que fazer...
A pequena diferença entre a G e a borda do braço comparando com a E e a borda do braço você folga as cordas, folga os parafusos do braço um pouco e ajusta com a mão mesmo. Depois aperta.
NeyBass escreveu:Nesse caso, deverá tapar os buracos dos parafusos com alguma madeira bem resistente, porque ao que parece pela foto, os novos furos serão praticamente em cima da extremidade de cada furo que está agora.
Imaginei isso, Ney, pois a diferença é bem pequena. Vi esse procedimento num vídeo do Alexandre César, mas no caso, o serviço foi feito numa guitarra. E era bem pior.
gloliveira- Membro
NeyBass gosta desta mensagem
allexcosta escreveu:^ Tá padrãozinho Fender.
Oi Allex. Até está, mas é pouca coisa: a distância da ponte para a cavidade no lado esquerdo é de 4,2 centímetros e no lado direito é 4,5 centímetros.
Aparentemente, está tudo certo no tróculo.
O baixo é bom. Não tem dead spot e mesmo com o captador original, tem um bom timbre.
Pelo que você e os demais disseram, não vale a pena se desfazer do baixo.
Obrigado.
gloliveira- Membro
^ Aí é uma decisão sua mesmo.
Eu não disse que havia algo errado no tróculo, só descrevi uma manobra comum em instrumentos tipo Fender que pode corrigir pequenas discrepâncias na geometria.
Nesses baixos tróculo e cavidades normalmente são feitos na CNC, então não há problemas lá. Ponte é instalada por um ser humano.
Se te incomoda, mande fazer. Se não, não... Depois de fazer as cordas vão passar em outros setores dos trastes (relativamente virgens) então vai mudar um pouco a tocabilidade, o jeito do baixo... Mas tocando direto você cria outras micro ranhuras no baixo e ele adquire seu jeito de novo.
Se fosse algo que não me incomodasse tocando, só visual, eu não mexeria. Mas eu sou eu...
Eu não disse que havia algo errado no tróculo, só descrevi uma manobra comum em instrumentos tipo Fender que pode corrigir pequenas discrepâncias na geometria.
Nesses baixos tróculo e cavidades normalmente são feitos na CNC, então não há problemas lá. Ponte é instalada por um ser humano.
Se te incomoda, mande fazer. Se não, não... Depois de fazer as cordas vão passar em outros setores dos trastes (relativamente virgens) então vai mudar um pouco a tocabilidade, o jeito do baixo... Mas tocando direto você cria outras micro ranhuras no baixo e ele adquire seu jeito de novo.
Se fosse algo que não me incomodasse tocando, só visual, eu não mexeria. Mas eu sou eu...
^ Entendi, Allex. Obrigado mais uma vez.
Vou segurar um pouco aqui e quando estiver folgado financeiramente, peço a um luthier para fazer (acho que tenho TOC). Pela qualidade do baixo vale a pena.
Mas vou tentar fazer o procedimento que você sugeriu no tróculo.
Sei que aqui não é o melhor lugar para perguntar isso, mas há quanto tempo o baixo elétrico está na sua vida? Você sabe muito...
Vou segurar um pouco aqui e quando estiver folgado financeiramente, peço a um luthier para fazer (acho que tenho TOC). Pela qualidade do baixo vale a pena.
Mas vou tentar fazer o procedimento que você sugeriu no tróculo.
Sei que aqui não é o melhor lugar para perguntar isso, mas há quanto tempo o baixo elétrico está na sua vida? Você sabe muito...
gloliveira- Membro
gloliveira escreveu:Sei que aqui não é o melhor lugar para perguntar isso, mas há quanto tempo o baixo elétrico está na sua vida?
Comecei em 1988.
allexcosta escreveu:gloliveira escreveu:Sei que aqui não é o melhor lugar para perguntar isso, mas há quanto tempo o baixo elétrico está na sua vida?
Comecei em 1988.
Só de baixo é quase a soma de anos que tenho.
gloliveira- Membro
^ E muito mais que Pipoquinha tem de vida. Tempo não significa muita coisa...
allexcosta escreveu:^ E muito mais que Pipoquinha tem de vida. Tempo não significa muita coisa...
Verdade. Mas é esse tempo todo (e de outros foristas, também) que faz você ser ouvido e respeitado aqui no fórum.
gloliveira- Membro
gloliveira escreveu:Verdade. Mas é esse tempo todo (e de outros foristas, também) que faz você ser ouvido e respeitado aqui no fórum.
É que tu não conheceu o Anlei, ou o ThiPrateado/Sentinela/M.Fighter...
^Esqueceu propositalmente do Hong Kong Fu, porque ele descobriu o "esquema" de grana e patrocínio de vocês, administradores e moderadores!
Desmascarados!!!
Desmascarados!!!
Rico- Eterno Colaborador
^ Esqueci do doido que vem do sul...
O Sentinela acompanhei. Quer dizer que o M. Fighter já era a terceira encarnação? E esse Anlei? Tem tópico para acompanhar essa história?
gloliveira- Membro
Rico escreveu:^Esqueceu propositalmente do Hong Kong Fu, porque ele descobriu o "esquema" de grana e patrocínio de vocês, administradores e moderadores!
Desmascarados!!!
Ei, não me lembro desta figura aí, não. Em q tópico ele "atuou"?
fheliojr- Membro
allexcosta escreveu:gloliveira escreveu:Verdade. Mas é esse tempo todo (e de outros foristas, também) que faz você ser ouvido e respeitado aqui no fórum.
É que tu não conheceu o Anlei, ou o ThiPrateado/Sentinela/M.Fighter...
O tópico dos prateados que descobri ano passado foi um dos melhores entretenimentos que a internet já me proporcionou
Marvis- Membro
não estou vendo nada que desabone seu baixo. tente a técnica do troculo que o Allex falou e pra mim já seria mais que o suficiente. sei baixo é lindão
patriciofernandes- Membro
^ Valeu patriciofernandes!
Vou tentar, sim.
Vou tentar, sim.
gloliveira- Membro
fheliojr escreveu:Rico escreveu:^Esqueceu propositalmente do Hong Kong Fu, porque ele descobriu o "esquema" de grana e patrocínio de vocês, administradores e moderadores!
Desmascarados!!!
Era um maluco que no meio de qqr assunto, ficava postando textos em inglês sobre Tae Kwon Do ou Kung Fu.
Parecia um cara meio autista, porque a gente não sabia se ele percebia o sarcasmo. Passava um tempo escrevendo pra sí mesmo.
Daí um dia ele surtou, e descobriu patrocínios milionários nas contas dos administradores e moderadores do fórum.
Rico- Eterno Colaborador
Rico escreveu:fheliojr escreveu:Rico escreveu:^Esqueceu propositalmente do Hong Kong Fu, porque ele descobriu o "esquema" de grana e patrocínio de vocês, administradores e moderadores!
Desmascarados!!!
Era um maluco que no meio de qqr assunto, ficava postando textos em inglês sobre Tae Kwon Do ou Kung Fu.
Parecia um cara meio autista, porque a gente não sabia se ele percebia o sarcasmo. Passava um tempo escrevendo pra sí mesmo.
Daí um dia ele surtou, e descobriu patrocínios milionários nas contas dos administradores e moderadores do fórum.
Marvis- Membro
Rico escreveu:fheliojr escreveu:Rico escreveu:^Esqueceu propositalmente do Hong Kong Fu, porque ele descobriu o "esquema" de grana e patrocínio de vocês, administradores e moderadores!
Desmascarados!!!
Agora q me lembrei, era o Arthur Faria. "To play the baixation, you must know the Tae Kwon Do fightation and andar de skatation".
fheliojr- Membro