Por que coisa de crente é tudo gritado?
+14
siodoni
BackFromTheGreen
jgs
Jãozeiro
Fernando Zadá
rafael.buzzi.andrade
Binão
vinibassplayer
Zubrycky
CSergio
Uchoa
gloliveira
BigBoy
allexcosta
18 participantes
:: Rede Social :: Off-Topic
Página 1 de 1
Por que coisa de crente é tudo gritado?
Imagino que alguém vai mencionar que existem diferenças, os neo-pent. etc...
Mas alguém sabe explicar porque tudo é gritado?
Re: Por que coisa de crente é tudo gritado?
hahahahahaha.... pior que é verdade !!!!!
BigBoy- Membro
Talvez seja porque desejam demonstrar sua fé de forma intensa, ou mesmo algum tipo de transe.
O Allex está inspirado hoje. Daqui a pouco o fórum pega fogo.
O Allex está inspirado hoje. Daqui a pouco o fórum pega fogo.
gloliveira- Membro
kkkkk cara eu tava pensando a mesma coisa esses dias por causa do video do pastor berrando sutilmente sobre escalas, acordes.
CSergio- Membro
Talvez para ganhar no grito, vai saber...
chamar atenção, efeito de transe, demonstração de espiritualidade que coage outros a entrarem no ritmo da congregação... mas é coisa de neo-penteca msm, as denominações mais tradicionais costumam ser mais tranquilas, principalmente as batistas e presbiterianas.
O que você chama de "crente que grita" é uma vertente do evangelicalismo pentecostal ou principalmente neoPentecostal tipicamente brasileiro. Muito disto veio emprestado de várias outras religiões, como as afro brasileiras. Sincretismo. Acontece pelo resto do mundo e de várias formas.
Muitos cultos evangélicos são indistinguíveis de um culto afro.
Os que gritam hoje não devem ter essa noção, mas eu acredito que quem "criou" essa forma de discurso buscou inspiração em alguns "grandes" oradores que possuem (ou possuiam) grande capacidade em inflamar multidões.allexcosta escreveu:(...)porque tudo é gritado?
É uma tentativa de destacar respostas emocionais das pessoas.
vinibassplayer escreveu:(...)é coisa de neo-penteca msm, as denominações mais tradicionais costumam ser mais tranquilas(...)
É engraçado isso. Um culto pentecostal e neo-pentecostal "bom" é quando rola uma balburdia em algum ponto, com o povo falando em línguas e gritando e dançando (generalizando aqui, há comunidades de alinhamento pentecostal que não se alinham tanto a isso). Já um culto tradicional é considerado bom quando fica um silêncio sepulcral. Quando não tem ninguém tossindo ou saindo pra tomar água. Que aí significa que o povo tá prestando atenção...rsrs.
Não estou entrando em juízo de valores, apenas apontando a diferença.
Isso é muito verdade, apesar de os praticantes não admitirem jamais isso, em especial as vertentes que combatem os cultos afro.Binão escreveu:(...)Muitos cultos evangélicos são indistinguíveis de um culto afro.
Uma vez vi alguém da quadrilha do Edir Macedo mandando a pessoa jogar sal grosso, andar na água mágica de não sei o quê, passar o pó mágico de Ali Babá com o óleo mágico da unção de Salomão e achei que eu tava vendo uma macumbaria original... Única diferença é que tinha mais luz, mais grito e se falava mais em dinheiro.
rafael.buzzi.andrade escreveu:vinibassplayer escreveu:(...)é coisa de neo-penteca msm, as denominações mais tradicionais costumam ser mais tranquilas(...)
É engraçado isso. Um culto pentecostal e neo-pentecostal "bom" é quando rola uma balburdia em algum ponto, com o povo falando em línguas e gritando e dançando (generalizando aqui, há comunidades de alinhamento pentecostal que não se alinham tanto a isso). Já um culto tradicional é considerado bom quando fica um silêncio sepulcral. Quando não tem ninguém tossindo ou saindo pra tomar água. Que aí significa que o povo tá prestando atenção...rsrs.
Não estou entrando em juízo de valores, apenas apontando a diferença.
mano, dá pra entrar num papo bem espiritualizado aki, sobre o objetivo do culto, como cada vertente interpreta a leitura da biblia e a ordem de culto dita nela, mas nas denominacoes mais tradicionais ja citadas, nao necessariamente deve haver um silencio sepulcral. o apostolo paulo deixa claro em suas cartas aos corintios, que o culto deve ter ordem, e ser racional, ou seja, com consciencia do que se esta fazendo, sem atrair atencao negativa de quem nao é do ambiente, dos visitantes ou de quem passa na rua vendo, digamos assim. os neo pentecas nao ligam mto pra isso, chamam a atencao msm, mas infelizmente de forma negativa. e como no brasil é ouvido quem fala mais alto, eles sao a base pro termo 'evangelico', e qdo vc tenta explicar que de evangelicos e crentes biblicos eles nao tem nada, a gnt ta sendo ignorante. como crente que tenta seguir a biblia, eu entendo o verdadeiro culto com tres coisas: oracao, palavra e louvor, mas como ordem, racionalidade e organizacao.
aki na igreja(batista tradicional) nós cantamos musicas animadas, batemos palmas, mas somos a igreja mais calma e tradicional da cidade, ninguem acha ruim, os vizinhos nao reclamam de som alto, e nos respeitam por causa disso. ou seja, nos respeitamos os demais, difernte da igreja porta de buteco só com gritaria, gnt rodando e caindo, e os vizinhos criticando.. nao é falando que somos melhores, de forma alguma, mas que existe a forma certa de se animar, respeitando os demais sem fazer escandalo.
rafael.buzzi.andrade gosta desta mensagem
Ou os caras acham que Deus é surdo
ou
tentam transformar aqui num inferno para mostrar como o céu longe daqui deve ser melhor sem gritaria....
ou
tentam transformar aqui num inferno para mostrar como o céu longe daqui deve ser melhor sem gritaria....
dibass gosta desta mensagem
vinibassplayer escreveu:chamar atenção, efeito de transe, demonstração de espiritualidade que coage outros a entrarem no ritmo da congregação... mas é coisa de neo-penteca msm, as denominações mais tradicionais costumam ser mais tranquilas, principalmente as batistas e presbiterianas.
Pois é, mas perto de casa tem uma Congregação Cristã do Brasil (na verdade mais de uma) e vez ou outra passo em frente e tem um maluco berrando. Mas é menos do que as neopentecostais, realmente. Mas tem.
Essas igrejas neo, não tem uma vez em que eu passe em frente a qualquer uma e não esteja uma gritaria. Aliás, quando eu frequentava já era assim, não mudou nada.
Última edição por Jãozeiro em Seg Jul 05, 2021 11:27 am, editado 1 vez(es)
Jãozeiro- Membro
Binão escreveu:O que você chama de "crente que grita" é uma vertente do evangelicalismo pentecostal ou principalmente neoPentecostal tipicamente brasileiro. Muito disto veio emprestado de várias outras religiões, como as afro brasileiras.
Já vi uns vídeos de igreja neopentecostal dos EUA e é até pior. Esse negócio veio de lá.
Jãozeiro- Membro
labaxurias
Nelson Bass gosta desta mensagem
allexcosta escreveu:(...) tinha mais luz, mais grito e se falava mais em dinheiro.
Ri alto aqui!
┗ .045 .060 .080 .100
┗ Damper IBOX Preto Tecido
┗ Escudo Brancho Shopping do Luthier
┗ Blindagem feita por mim
'97 Fender American Tradicional Dakota Red Jazz Bass
┗ Ernie Ball Super Slinky .040 .060 .070 .095
┗ Fretwrap Gruv Gear Fire Red Small
Staner BS150
Cabo Santo Ângelo Ninja
Interface Steinberg UR22
Tech 21 DI-2112
Zoom B3n FW 2.20 + ToneLib Zoom
BackFromTheGreen- Membro
Pq é uma técnica de oratória. Não lembro o nome, mas esse tipo de discurso é "padrão" pra meio que hipnotizar o público.allexcosta escreveu:Imagino que alguém vai mencionar que existem diferenças, os neo-pent. etc...
siodoni escreveu:Pq é uma técnica de oratória. Não lembro o nomeallexcosta escreveu:Imagino que alguém vai mencionar que existem diferenças, os neo-pent. etc...
tortura?
vinibassplayer gosta desta mensagem
Binão escreveu: (...]
A IURD tem, até hoje e em todas as sextas-feiras, a Sessão do Descarrego...
A tradição evangélica dos igrejas reformadas que vieram da Europa são mais "frias" ou seja, mais parecido com os cultos tradicionais do catolicismo.
Já as igrejas americanas, principalmente as pentecostais, incluíram no seu culto elementos do evangelicalismo negro trazidos pelos libertos ou até mesmo os escravos.
Aliás, a música pop como um todo deve a vida à estas história.
A tradição do sincretismo evangélico brasileiro é um pouco diferente, mas explica tb a "gritaria".
Já as igrejas americanas, principalmente as pentecostais, incluíram no seu culto elementos do evangelicalismo negro trazidos pelos libertos ou até mesmo os escravos.
Aliás, a música pop como um todo deve a vida à estas história.
A tradição do sincretismo evangélico brasileiro é um pouco diferente, mas explica tb a "gritaria".
Existem pessoas que vibram com o que estão falando e outras que fingem vibrar... No fim das contas é uma mistura de empolgação com falta de noção ( alguns casos ). Esse tipo de pregador fala direto a um determinado tipo de audiência, e eles jogam para a torcida... No fim das contas os incomodados que se retirem... Mas isso não é só na igreja evangélica... Alguém já morou ao lado de um terreiro de Umbanda?
Sem querer polemizar mais ainda o tópico, mas no meio dos evangélicos a Igreja Universal é quase que considerada uma outra religião...
Sem querer polemizar mais ainda o tópico, mas no meio dos evangélicos a Igreja Universal é quase que considerada uma outra religião...
(Modo irônico ativado) Talvez o berreiro seja algum tipo de precaução. Vai que algum surdo se esquece de dar o dízimo... Melhor não correr o risco.
NETOULTRA escreveu:Alguém já morou ao lado de um terreiro de Umbanda?
Ainda bem que nunca passei por nada parecido.
Na verdade sempre tive sorte com isso, nunca morei em lugar barulhento ou próximo de igreja, terreiro, bar ou nada assim... Hoje moro relativamente perto de uma via de alta rodagem e estranho bastante o barulho constante de carro ao longe.
NETOULTRA escreveu:Existem pessoas que vibram com o que estão falando e outras que fingem vibrar... No fim das contas é uma mistura de empolgação com falta de noção ( alguns casos ). Esse tipo de pregador fala direto a um determinado tipo de audiência, e eles jogam para a torcida... No fim das contas os incomodados que se retirem... Mas isso não é só na igreja evangélica... Alguém já morou ao lado de um terreiro de Umbanda?
existe um processo juridico contra a universal que a impede usar a denominação 'igreja'.
o que acontece ali é comercio de vidas, e zero evangelho. é mais uma empresa do que uma 'religiao' ou igreja
vinibassplayer escreveu:existe um processo juridico contra a universal que a impede usar a denominação 'igreja'.
Que não vai dar em nada, obviamente...
Que eu saiba (e acho que não estou errado), pra abrir uma agremiação religiosa (igreja) você só precisa de 8 pessoas, 400 conto (talvez tenha subido esse valor), local e alvará. E o motivo do seu culto (que é livre pela constituição) pode ser pegar em cobra, vender óleo mágico de ali babá, pedir dinheiro em troca de lugar no céu, etc, etc...
Sei lá... Acho que grito tem a ver com transe... E religião e transe estão sempre intimamente ligadas ao meu ver para muita gente.
Uma vez fui num retiro espiritual católico (e olha que já fui casal secretário diocesano) e começou um pessoal da Renovação Católica Carismática a "falar em línguas" que na realidade era coisa repetitiva sem sentido e se jogar e ficar tremendo no chão...
Não tive dúvidas, sai correndo do local!!!
Para mim (e eu posso estar errado, é só a minha opinião que não é necessariamente verdade para todos), religião é algo racional. Relacionado a amor. E amor é querer o bem do outro.
Ou seja, religião é querer o bem do outro, fazer o bem. Ser feliz. E é algo a ser externado.
Ficar um grupo de gente dentro de um local fechado gritando, e não interagindo com o próximo, no sentido de ajudá-lo, é seita...
Qualquer coisa relacionada a transe é seita e não religião.
Uma vez fui num retiro espiritual católico (e olha que já fui casal secretário diocesano) e começou um pessoal da Renovação Católica Carismática a "falar em línguas" que na realidade era coisa repetitiva sem sentido e se jogar e ficar tremendo no chão...
Não tive dúvidas, sai correndo do local!!!
Para mim (e eu posso estar errado, é só a minha opinião que não é necessariamente verdade para todos), religião é algo racional. Relacionado a amor. E amor é querer o bem do outro.
Ou seja, religião é querer o bem do outro, fazer o bem. Ser feliz. E é algo a ser externado.
Ficar um grupo de gente dentro de um local fechado gritando, e não interagindo com o próximo, no sentido de ajudá-lo, é seita...
allexcosta escreveu:vinibassplayer escreveu:existe um processo juridico contra a universal que a impede usar a denominação 'igreja'.
Que não vai dar em nada, obviamente...
Que eu saiba (e acho que não estou errado), pra abrir uma agremiação religiosa (igreja) você só precisa de 8 pessoas, 400 conto (talvez tenha subido esse valor), local e alvará. E o motivo do seu culto (que é livre pela constituição) pode ser pegar em cobra, vender óleo mágico de ali babá, pedir dinheiro em troca de lugar no céu, etc, etc...
https://adrenaline.com.br/amp/artigos/v/50416/abrir-uma-igreja-no-brasil-e-tao-facil-que-eu-registrei-uma-religiao-para-overwatch
Maurício_Expressão escreveu:
(...)
- Spoiler:
allexcosta escreveu:NETOULTRA escreveu:Alguém já morou ao lado de um terreiro de Umbanda?
Na verdade sempre tive sorte com isso, nunca morei em lugar barulhento ou próximo de igreja, terreiro, bar ou nada assim... Hoje moro relativamente perto de uma via de alta rodagem e estranho bastante o barulho constante de carro ao longe.
Curiosamente, hoje mesmo me deparei com este artigo...
https://www.nytimes.com/es/2021/07/04/espanol/opinion/sensibilidad-ruido.html
Maurício_Expressão escreveu:Qualquer coisa relacionada a transe é seita e não religião.
Como é?
allexcosta escreveu:NETOULTRA escreveu:Alguém já morou ao lado de um terreiro de Umbanda?
Tinha um na frente da casa da minha irmã, o negócio era tenso... Na minha opinião pior que qlq igreja que já tenha visto, principalmente por conta que os encontros varavam a madrugada...
Eu concordo com isso em tantos níveis que é impossível expressar em números.Maurício_Expressão escreveu:(...)religião é algo racional. Relacionado a amor. E amor é querer o bem do outro.
Ou seja, religião é querer o bem do outro, fazer o bem. Ser feliz. E é algo a ser externado.(...)
O cristianismo considera "seita" qualquer tipo de religiosidade que não aceite a trindade como parte de sua doutrina.allexcosta escreveu:Maurício_Expressão escreveu:Qualquer coisa relacionada a transe é seita e não religião.
Como é?
Nesse sentido, a IURD é sim uma religião. Por que - em teoria - eles adoram o Deus Triuno.
Na minha opinião de b*st*, acho que denominações assim não deveriam ser "expulsas" do cristianismo porque não existe uma entidade única e reconhecida pelo mundo todo que seja "dona" do cristianismo.
Eu só queria mesmo que a lei fosse aplicada individualmente para pessoas que praticam estelionato com a fé das pessoas. "só" isso.
Nesse sentido, a IURD é sim uma religião. Por que - em teoria - eles adoram o Deus Triuno.
Que absurdo...
allexcosta escreveu:rafael.buzzi.andrade escreveu:O cristianismo considera "seita" qualquer tipo de religiosidade que não aceite a trindade como parte de sua doutrina.
Que absurdo...
É uma religião mas no meio evangélico se desviou tanto do propósito original ( reforma protestante) q é considerada uma religião a parte, quem frequenta a Universal ao ser perguntado qual sua religião, normalmente responde : Eu sou da Universal...
A propósito essa afirmação não tem fundamento, budismo, induismo, umbanda são consideradas como religiões inclusive pelos cristãos. Seita ta mais pro lado da Maçonaria ( não lembrei outro exemplo aqui de cabeça)...
Opinião de um cristão?
Macaco vê, macaco faz. Pregadores são cópias de outros pregadores, que são cópias de outros pregadores, etc etc etc até que se formou uma semelhança geral.
Os primeiros que implementaram isso tinham alguma noção. A maior parte vem inspirada de técnicas de oratoria que se provaram bem sucedidas com oradores muito bem sucedidos (alguns dominaram boa parte da europa...), buscando atrair a atenção e a confiança de quem ouve.
Mas hoje em dia se tornou um mero estilo. Um ensinamento, uma cópia de outrem que vê como referencia.
Tem denominações que esse estilo não é tão forte ou presente, mas os "gritados" chamam tanto a atenção que se tornaram "crentes" e são agora o que causam a sensação de maioria. Mas a maior parte nem sabe porquê está gritando.
Quem fica no som sofre. Microfones tem que ser muito bons.
Macaco vê, macaco faz. Pregadores são cópias de outros pregadores, que são cópias de outros pregadores, etc etc etc até que se formou uma semelhança geral.
Os primeiros que implementaram isso tinham alguma noção. A maior parte vem inspirada de técnicas de oratoria que se provaram bem sucedidas com oradores muito bem sucedidos (alguns dominaram boa parte da europa...), buscando atrair a atenção e a confiança de quem ouve.
Mas hoje em dia se tornou um mero estilo. Um ensinamento, uma cópia de outrem que vê como referencia.
Tem denominações que esse estilo não é tão forte ou presente, mas os "gritados" chamam tanto a atenção que se tornaram "crentes" e são agora o que causam a sensação de maioria. Mas a maior parte nem sabe porquê está gritando.
Quem fica no som sofre. Microfones tem que ser muito bons.
Meu nome é GUILHERME. #54 - Clube dos Nerd/Geeks e afins...
Hint: Não toco baixo. Ainda. // O único ser vivente deste fórum que com 2 meses de cadastro inventa um meme. // Gordo Fofura
Sonikado- Membro
rafael.buzzi.andrade escreveu:O cristianismo considera "seita" qualquer tipo de religiosidade que não aceite a trindade como parte de sua doutrina.
allexcosta escreveu:Que absurdo...
NETOULTRA escreveu:A propósito essa afirmação não tem fundamento, budismo, induismo, umbanda são consideradas como religiões inclusive pelos cristãos.
Só pra constar... eu não concordo com essa definição de "seita" também e deveria ter usado o termo "algumas vertentes cristãs" e não "O cristianismo". E eu já ouvi essa definição várias vezes da boca de diferentes autoridades de denominações distintas.
Aliás, o próprio cristianismo começou como uma "seita" dentro do judaísmo.
É mais fácil você ter ouvido essa definição dentro de uma seita, já que o hinduismo, por exemplo, precede qualquer forma de cristianismo por mais de 3.000 anos e, apesar de ter algum conceito de trindade, não tem nada a ver com a trindade cristã.
rafael.buzzi.andrade escreveu:Aliás, o próprio cristianismo começou como uma "seita" dentro do judaísmo.
Ué... Definição de seita não é crença no três? Cristianismo não acreditava desde o princípio? Aí me confunde...
Religião é um assunto que me interessa há muitos anos e jamais havia ouvido qualquer coisa similar. Desconfio que seja algo criado recentemente por pessoas dadas à idéia de "somos melhores que eles" e nada relacionado a qualquer teoria razoável de teologia e não deve encontrar eco entre ninguém mais sério do meio.
Mesmo vale pra frase "se tem transe é seita e não religião". Isso não faz o mínimo sentido. As religiões de matriz africana também precedem o cristianismo e são fundamentadas no transe.
Eu hein...
O foco do tópico já foi pro espeto - e desculpa ter contribuído pra isso - mas já que tamos nessa, vamos lá...
Seita não deixa de ser um "secto", um partido. Nesse sentido, o cristianismo começou como um "partido" (secto) dentro do judaísmo. Não era a intenção inicial criar uma nova religião, mas assim como existia o partido os Fariseus e dos Saduceus (e outros que não sei o nome), em dado momento surgiu o partido dos "Cristão". A coisa toda escalou depois e isso é papo pra outro tópico. rsrs
Mas é tudo uma questão de apropriação da palavra.
Assim como alguém - em algum momento - resolveu começar com "gritaria no culto", outro alguém resolveu associar o termo "seita" para "os que não são como nós", mas - pra não falar desse jeito - achou-se algo que somente um cristão iria ter como certo, que é a Trindade. A partir desse ponto em comum colocou-se uma linha separando a "religião verdadeira" do "resto".
De novo:
- Eu NÃO compartilho dessa visão;
- Isso NÃO é um consenco, mas é algo que já ouvi sendo repetido em vários e vários ambientes. Faz tempo que não ouço, mas creio que é porque faz tempo que tenho evitado contato com essa parte da "cristandade" por assim dizer;
Seita não deixa de ser um "secto", um partido. Nesse sentido, o cristianismo começou como um "partido" (secto) dentro do judaísmo. Não era a intenção inicial criar uma nova religião, mas assim como existia o partido os Fariseus e dos Saduceus (e outros que não sei o nome), em dado momento surgiu o partido dos "Cristão". A coisa toda escalou depois e isso é papo pra outro tópico. rsrs
Mas é tudo uma questão de apropriação da palavra.
Assim como alguém - em algum momento - resolveu começar com "gritaria no culto", outro alguém resolveu associar o termo "seita" para "os que não são como nós", mas - pra não falar desse jeito - achou-se algo que somente um cristão iria ter como certo, que é a Trindade. A partir desse ponto em comum colocou-se uma linha separando a "religião verdadeira" do "resto".
De novo:
- Eu NÃO compartilho dessa visão;
- Isso NÃO é um consenco, mas é algo que já ouvi sendo repetido em vários e vários ambientes. Faz tempo que não ouço, mas creio que é porque faz tempo que tenho evitado contato com essa parte da "cristandade" por assim dizer;
Sim, eu só tentei falar com mais palavras o que tu resumiu bem aqui.allexcosta escreveu:(..)Desconfio que seja algo criado recentemente por pessoas dadas à idéia de "somos melhores que eles" e nada relacionado a qualquer teoria razoável de teologia e não deve encontrar eco entre ninguém mais sério do meio.
Então. Minha motivação inicial foi explicar a origem desse raciocínio.allexcosta escreveu:Mesmo vale pra frase "se tem transe é seita e não religião".
^ Eu entendi desde o início que não é sua opinião e que você só está tentando colocar alguma luz sobre o assunto, mas confesso que fico impressionado com a capacidade que o ser humano tem de ser segregador ou tacanho...
como disse o rafael.buzzi.andrade, a ideia de seita remete a separação. um grupo é considerado seita quando há um rompimento com o grupo original.
quando lutero provocou a reforma, os catolicos chamavam os protestantes de seita. quando surgiram as ramificações do protestantismo, os grupos que nao concordavam com os fundamentos basicos da fé crista(trindade, divindade de jesus, confissao de fé) foram considerados seitas dentro do cristianismo, que é o caso dos testemunhas de jeova e dos adventistas.
o que os diferencia dos demais é que, a base do cristianismo na biblia é o fato de jesus ser DEUS, ter encarnado(diferente de re-encarnado), morrido por nossos pecados e ter ressuscitado. os testemunhas por exemplo, nao creem que jesus é deus, entao eles nao devem ser considerados 'evangelicos'.
em relacao aos neo-pentecostais, eles tem uma visao beem diferente da funcao do espirito santo e de sua manifestacao, e tambem da teologia em relacao ao dinheiro e a prosperidade, por isso eles falam mto de vitoria, mta gritaria e bagunça como 'manifestacao do espirito santo' no meio deles...
por isso, tudo é 'gritado', é uma forma de manter a galera alinhada na vibe do local, e com o efeito rebanho, todo mundo se sente coagido a participar da mesma forma, só fortalecendo o movimento
quando lutero provocou a reforma, os catolicos chamavam os protestantes de seita. quando surgiram as ramificações do protestantismo, os grupos que nao concordavam com os fundamentos basicos da fé crista(trindade, divindade de jesus, confissao de fé) foram considerados seitas dentro do cristianismo, que é o caso dos testemunhas de jeova e dos adventistas.
o que os diferencia dos demais é que, a base do cristianismo na biblia é o fato de jesus ser DEUS, ter encarnado(diferente de re-encarnado), morrido por nossos pecados e ter ressuscitado. os testemunhas por exemplo, nao creem que jesus é deus, entao eles nao devem ser considerados 'evangelicos'.
em relacao aos neo-pentecostais, eles tem uma visao beem diferente da funcao do espirito santo e de sua manifestacao, e tambem da teologia em relacao ao dinheiro e a prosperidade, por isso eles falam mto de vitoria, mta gritaria e bagunça como 'manifestacao do espirito santo' no meio deles...
por isso, tudo é 'gritado', é uma forma de manter a galera alinhada na vibe do local, e com o efeito rebanho, todo mundo se sente coagido a participar da mesma forma, só fortalecendo o movimento
Eu imaginei que tu tinha entendido, mas queria deixar mais claro para pessoas que forem ler isso daqui um tempo.allexcosta escreveu:^ Eu entendi desde o início que não é sua opinião e que você só está tentando colocar alguma luz sobre o assunto
Não sei se essa sensação pode ser comparada com os "5 estágios do lutos", mas atualmente estou na fase de "aceitação" da estupidez humana mesmo. Isso parece ser independente da classe social ou nível intelectual.allexcosta escreveu:(...)confesso que fico impressionado com a capacidade que o ser humano tem de ser segregador ou tacanho...
O que é pior...
É relativamente natural que esse tópico tenha tomado rumo de discussões sobre religião, o que não era a intenção original e é contra a regra 2 do fórum. Por esse motivo estou trancando a discussão.
Grato pela compreensão.
Grato pela compreensão.
rafael.buzzi.andrade gosta desta mensagem
Acho que é o tipo de pergunta que não se explica.
É como perguntar, por que no carnaval as pessoas ficam 24h pulando e gritando atrás de um trio?
Acho que acontece essas coisas, tanto nas igrejas, na umbanda ou no carnaval porque tem pessoas que se identificam, acham normal e sentem-se bem em estar ali. Assim como outras não se sentem bem.
Creio que tudo seja, "aqui é assim".
Não estou criticando ninguém, nem quem vai pular atrás do trio, mas cada coisa é como tem que ser.
É como perguntar, por que no carnaval as pessoas ficam 24h pulando e gritando atrás de um trio?
Acho que acontece essas coisas, tanto nas igrejas, na umbanda ou no carnaval porque tem pessoas que se identificam, acham normal e sentem-se bem em estar ali. Assim como outras não se sentem bem.
Creio que tudo seja, "aqui é assim".
Não estou criticando ninguém, nem quem vai pular atrás do trio, mas cada coisa é como tem que ser.
NeyBass- Membro
vinibassplayer e Stormbringer gostam desta mensagem