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Há alguma prova científica de que uma ponte feita com materiais "nobres" fará o contrabaixo elétrico soar melhor? Terá melhor timbre? Sustain?

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Há alguma prova científica de que uma ponte feita com materiais "nobres" fará o contrabaixo elétrico soar melhor? Terá melhor timbre? Sustain? Empty Há alguma prova científica de que uma ponte feita com materiais "nobres" fará o contrabaixo elétrico soar melhor? Terá melhor timbre? Sustain?

Mensagem por Tarcísio Caetano Dom Nov 28, 2021 11:09 am

Juninho Sampaio escreveu:O que muda muito o som é a tal da ponte! Essa sim...posso falar

Em outro tópico, li esta afirmação do meu caríssimo Juninho, e comecei a pesquisar, e ainda estou, sobre este assunto, que não é "novo" e, talvez, polêmico.

Inicialmente, compartilho este post vindo lá do TalkBass:

https://www.talkbass.com/threads/is-there-any-scientific-proof-that-a-badass-will-alter-the-tone-of-your-bass.319402/

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Mensagem por allexcosta Dom Nov 28, 2021 11:18 am

Tópicos polêmicos são sempre bons...

A propósito, o que seriam esses materiais "nobres"?

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Mensagem por Tarcísio Caetano Dom Nov 28, 2021 11:40 am

allexcosta escreveu:A propósito, o que seriam esses materiais "nobres"?
Latão, aço inox, por exemplo.

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Mensagem por JAZZigo Dom Nov 28, 2021 11:51 am

Existem pontes com saddes em latão, aço inox, titânio, resina fenólica, osso, madeira etc.. Será que que soa melhor para você soa melhor para mim também? Pergunta

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Mensagem por JAZZigo Dom Nov 28, 2021 11:53 am


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Mensagem por JAZZigo Dom Nov 28, 2021 11:56 am

Há alguma prova científica de que uma ponte feita com materiais "nobres" fará o contrabaixo elétrico soar melhor? Terá melhor timbre? Sustain? Rs=w:2600,h:1600
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Mensagem por allexcosta Dom Nov 28, 2021 11:57 am

Tarcísio Caetano escreveu:
allexcosta escreveu:A propósito, o que seriam esses materiais "nobres"?
Latão, aço inox, por exemplo.

Tendi...

É bom notar também que existe latão e latão, inox e inox...

Assunto interessante...

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Mensagem por HenriqueBessa Dom Nov 28, 2021 12:07 pm

^Bronze e fibra de carbono tb, não?
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Mensagem por allexcosta Dom Nov 28, 2021 12:15 pm

^ Sim, claro... Vareia...

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Mensagem por JAZZigo Dom Nov 28, 2021 12:15 pm

Sustain é coisa de preguiçoso! Razz

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Mensagem por HenriqueBessa Dom Nov 28, 2021 12:47 pm

JAZZigo escreveu:Sustain é coisa de preguiçoso! Razz
lol! lol! lol!
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Mensagem por patriciofernandes Dom Nov 28, 2021 2:31 pm

Fica aí a pergunta: pra que tanto sustain?
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Mensagem por allexcosta Dom Nov 28, 2021 2:36 pm

patriciofernandes escreveu:Fica aí a pergunta: pra que tanto sustain?

É uma boa pergunta...

Devemos entender nessa discussão que sustain não é só o tempo que a nota dura entre ataque e silêncio, mas também o tempo que ela permanece com bom volume e boa inteligibilidade.

Conversando com um amigo baixista muitos anos atrás a gente comentava como o som das notas num Fodera meio que retroalimenta. Parece quase eterno naquele período de tempo, com bem pouco decay... Isso dá uma característica única ao som, não necessariamente desejada...

Deixo até um exemplo disso:



É óbvio que num estúdio há compressores bons e tal, mas essa sustentação extra realmente é uma característica desses baixos.

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Mensagem por Zubrycky Dom Nov 28, 2021 3:09 pm

patriciofernandes escreveu:Fica aí a pergunta: pra que tanto sustain?

Mais sustain é algo que serve para emular, neste sentido, uma das características do som de um instrumento de arco.

Nesta técnica, após o ataque inicial do arco um músico devidamente treinado consegue fazer com que a nota dure o quanto ele quiser e, se preciso for, mantendo a mesma intensidade ao longo do tempo.

Dependendo do conceito da obra musical, a utilização de um instrumento elétrico com mais sustain é algo desejável. O inverso também é verdadeiro. Se por acaso eu quiser emular com um baixo elétrico o som de um contrabaixo acústico tocado com pizzicato, o ideal é que o meu instrumento não tenha nenhum sustain.
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Mensagem por Jãozeiro Dom Nov 28, 2021 4:57 pm

patriciofernandes escreveu:Fica aí a pergunta: pra que tanto sustain?

Tá aí algo pra que nunca liguei muito.
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Mensagem por JAZZigo Dom Nov 28, 2021 7:30 pm

HenriqueBessa escreveu:^Bronze e fibra de carbono tb, não?
Plate em fibra-de-carbono e saddles em titânio. up

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Mensagem por Juninho Sampaio Dom Nov 28, 2021 7:36 pm

Eu me lembro que tinha uma ponte no Jaguar e após trocar por uma Badass II ficou outra coisa.

Você acha o que, seu bababa (Allex)?
Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

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Mensagem por allexcosta Dom Nov 28, 2021 9:19 pm

Juninho Sampaio escreveu:Você acha o que, seu bababa (Allex)?

Você me babava? scratch

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Mensagem por fheliojr Dom Nov 28, 2021 10:29 pm

^Ele digitou errado, Alex. Era para ser "babalorixá".

lol! lol!

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Mensagem por allexcosta Dom Nov 28, 2021 10:59 pm

fheliojr escreveu:^Ele digitou errado, Alex. Era para ser "babalorixá".

Há essa possibilidade também..

Ou quem sabe ele tava falando desse livro aqui:

Há alguma prova científica de que uma ponte feita com materiais "nobres" fará o contrabaixo elétrico soar melhor? Terá melhor timbre? Sustain? Bha10

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Mensagem por Zubrycky Dom Nov 28, 2021 11:03 pm

allexcosta escreveu:
fheliojr escreveu:^Ele digitou errado, Alex. Era para ser "babalorixá".

Há essa possibilidade também..

Ou quem sabe ele tava falando desse livro aqui:

(Foto do Bhagavad Gita)

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Mensagem por siodoni Seg Nov 29, 2021 9:02 am

Não sendo aquelas pontes daquele material "poroso" todo o resto são boas Very Happy
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Mensagem por Fernando Zadá Seg Nov 29, 2021 9:05 am

Tarcísio Caetano escreveu:

Inicialmente, compartilho este post vindo lá do TalkBass:

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A resposta é ........


Não tem resposta! se você achar que tem vai continuar achando se achar que não vai continuar não achando.

E vida que segue!
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Mensagem por Juninho Sampaio Seg Nov 29, 2021 9:11 am

fheliojr escreveu:^Ele digitou errado, Alex. Era para ser "babalorixá".

lol! lol!

Babaca! Assim ele foi chamado em outro tópico...
ahahhahahahahahhahahahahhahahahahhahahah

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Mensagem por Fernando Zadá Seg Nov 29, 2021 9:19 am

Mas a resposta foi rápida e incisiva até virou piada interna aqui em casa de tanto que eu ri! Kkkkkk
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Mensagem por Zubrycky Seg Nov 29, 2021 9:53 am

JAZZigo escreveu:
2Tek 4-String Bass  Bridge
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https://the2tek.com/

Me lembrei agora do Chuck Rainey, que instalou uma 2 Tek Bridge no Precision 1957 dele (Nota: Vale ressaltar que a instalação dessa ponte exige que um buraco seja feito no instrumento)... notme 
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Mensagem por allexcosta Seg Nov 29, 2021 9:57 am

Juninho Sampaio escreveu:Ofenderam nosso fofuxo, sem sentido algum!

Libera o colega...

O nome dele é Nepomuceno, dá pra entender a nevrusia... hide Medo

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Mensagem por Fernando Zadá Qua Mar 16, 2022 6:07 pm

Não sei se compartilharam aqui já mas achei o sistema curioso



Já diferença no som ficou difícil que mudaram o baixista não senti nada relevante! Kkkkkk
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Mensagem por Ivanov_br Qua Mar 16, 2022 6:37 pm

Legal! É uma evolução, dá mais controle do que se busca na regulagem, mas efetivamente mudar o timbre??? Não.....
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Mensagem por Lucas S Nepomuceno Qua Mar 16, 2022 9:14 pm

Fernando Zadá escreveu:Não sei se compartilharam aqui já mas achei o sistema curioso



Já diferença no som ficou difícil que mudaram o baixista não senti nada relevante! Kkkkkk

Nossa, não vejo a hora desses Harley Benton chegarem no Brasil. Acho esses baixos com preto fosco maravilhosos! Gás total pra pegar os três de uma vez, o precision, o music man e o thunderbird.
E esses baixos são bem baratos. Não chegam a 200 dólares.

Mas sobre a ponte, eu não notei muita diferença. Entretanto, já vi um vídeo de uma ponte que tirava som de fretless num baixo com traste. Essa ponte me deixou baste surpreso.

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Mensagem por JAZZigo Qua Mar 16, 2022 10:32 pm

Umas das pontes mais simples e elegantes que já vi é a do Duesenberg Triton Bass...

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Mensagem por Ivanov_br Qui Mar 17, 2022 9:17 am

O título do tópico é se tem alguma prova científica. Logo, é o que eu fui procurar. Acabei achando este artigo: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0102088

Mas o bom dele é a lista de referências, algumas delas podem ajudar a responder à pergunta do tópico.

References
1.Rossing TD (1982) Chladni's law for vibrating plates. American Journal of Physics 50(3): 271–274.

2.French M, Hosler D (2001) The Mechanics of Guitars. Experimental Techniques 25(3): 45–48.

3.Firth IM (1977) Physics of the guitar at the Helmholtz and first top-plate resonances. The Journal of the Acoustical Society of America 61(2): 588–593.

4.Jansson EV (1982) Fundamentals of guitar tone. The Journal of the Acoustical Society of America 71(S1).


5.Zoran A, Welch S, Hunt WD (2012) A platform for manipulation and examination of the acoustic guitar: The Chameleon Guitar. Applied Acoustics 73(4): 338–347.

6.Torres JA, Boullosa RR (2009) Influence of the bridge on the vibrations of the top plate of a classical guitar. Applied Acoustics 70(11/12): 1371–1377.

7.Horton NG, Moore TR (2009) Modeling the magnetic pickup of an electric guitar. American Journal of Physics 77(2).

8.Luong H, Cho S, Kim J, Chong U (2009) Real-Time Sound Synthesis of Plucked String Instruments Using a Data Parallel Architecture. In: Huang DS, Jo KH, Lee HH, Kang HJ, Bevilacqua V, editors.Emerging Intelligent Computing Technology and Applications. vol. 5754 of Lecture Notes in Computer Science. Springer Berlin Heidelberg; 2009.p. 211–221.

9.Woodhouse J (2004) On the Synthesis of Guitar Plucks. Acta Acustica united with Acustica 90(5): 928–944.

10.Torres JA, Rendn PL (2013) A simple method for synthesizing and producing guitar sounds. European Journal of Physics 34(3): 503.

11.Inman FW (2006) A Standing-Wave Experiment with a Guitar. The Physics Teacher 44(7).

12.Engineering Toolbox. Young's Modulus of Steel; 2014.

13.Olsen HF (1967) Music, physics and engineering

14.Terhardt E (1974) Pitch, consonance, and harmony. The Journal of the Acoustical Society of America 55(5): 1061–1069.
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Mensagem por Maurício_Expressão Qui Mar 17, 2022 10:09 am

Na prática, as pessoas num show acho que nunca perceberão a mudança de uma ponte num baixo devido um material mais nobre...

Acho que numa gravação, 98% das pessoas não perceberão isso.

Acho que só 2% dos baixistas (e nerds) é que vão dizer que perceberam essas mudanças no som.

Eu não percebo.

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Mensagem por JAZZigo Qui Mar 17, 2022 10:59 am

Maurício_Expressão escreveu:Na prática, as pessoas num show acho que nunca perceberão a mudança de uma ponte num baixo devido um material mais nobre...

Acho que numa gravação, 98% das pessoas não perceberão isso.

Acho que só 2% dos baixistas (e nerds) é que vão dizer que perceberam essas mudanças no som.

Eu não percebo.
Acho que você se refere a baixistas, né, Maurição?! Porque 98% do público em geral simplesmente não conseguem distinguir o baixo no meio de outros instrumentos! Razz

P.S.: Vida longa à boa e velha Fender! cheers

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Mensagem por vinibassplayer Qui Mar 17, 2022 12:41 pm

entao, cumpriu o proposito?
carrinhos de madeira, um parafuso doido, uma molinha tosca...





https://www.notreble.com/buzz/2016/12/05/bass-of-the-week-scopel-p-board-bass/

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Mensagem por JAZZigo Qui Mar 17, 2022 4:30 pm

vinibassplayer escreveu:entao, cumpriu o proposito?
carrinhos de madeira, um parafuso doido, uma molinha tosca...
Os saddles da ponte do meu Ventura V-1900 Bass (MIJ, 1974) são em resina fenólica, igual aos das primeiras edições do Fender '51 P Bass. Junto com o as cordas Thomastik-Infeld Jazz Flatwound, mais o mute (espuma) e a escala curta (30''), o timbre deste baixo é suave, amadeirado e grave como poucos... uma delícia, modéstia à parte!  Cool

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Mensagem por vinibassplayer Qui Mar 17, 2022 5:06 pm

JAZZigo escreveu:
vinibassplayer escreveu:entao, cumpriu o proposito?
carrinhos de madeira, um parafuso doido, uma molinha tosca...
Os saddles da ponte do meu Ventura V-1900 Bass (MIJ, 1974) são em resina fenólica, igual aos das primeiras edições do Fender '51 P Bass. Junto com o as cordas Thomastik-Infeld Jazz Flatwound, mais o mute (espuma) e a escala curta (30''), o timbre deste baixo é suave, amadeirado e grave como poucos... uma delícia, modéstia à parte!  Cool

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né por nada nao mas eu gostaria mto de ouvir o som desse baixo só pela sua descrição kkkkk

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Mensagem por Fernando Zadá Qui Mar 17, 2022 5:14 pm

a regulagem das oitavas não é individual.....
que doideira isso....
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Mensagem por patriciofernandes Qui Mar 17, 2022 8:12 pm

Deve ser uma delícia pra regular Medo
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Mensagem por JAZZigo Qui Mar 17, 2022 9:45 pm

Fernando Zadá escreveu:a regulagem das oitavas não é individual.....
que doideira isso....
patriciofernandes escreveu:Deve ser uma delícia pra regular Medo
A regulagem é muito mais simples do que nas pontes com saddles individuais. Na verdade, nenhuma das cordas terá a afinação da oitava perfeita, perfeita... é preciso fazer uma média, mas isso definitivamente não chega a comprometer a afinação geral do instrumento. Basta o baixista exercer um pouco de desapego para ser feliz. Agora, se o cara tem T.O.C. muito forte, melhor cobrir a ponte com a cover, como a do Ventura V-1900 que postei acima, e tentar esquecer... longe do olhos, longe do coração! Razz

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Mensagem por patriciofernandes Qui Mar 17, 2022 10:03 pm

Não vejo problema com a estética. Mas já elimina a possibilidade de gravar com o baixo
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Mensagem por JAZZigo Qui Mar 17, 2022 10:20 pm

patriciofernandes escreveu:Não vejo problema com a estética. Mas já elimina a possibilidade de gravar com o baixo
De forma alguma. Sugiro experimentar!


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Mensagem por Jãozeiro Qui Mar 17, 2022 10:48 pm

A guitarra Telecaster mais de 70 anos depois ainda vem com a ponte de 3 saddles (um pra cada par de cordas). É só pra não mexer no clássico mesmo, porque indubitavelmente a ponte com saddles individuais pra cada corda permite um ajuste preciso das oitavas e é uma evolução. 
Ah, e dizem também que o ajuste não 100% das oitavas é o charme daquela guitarra. Eu adoro a Telecaster mas acho bobagem essa parte.

Mas se não me engano já vi algumas pontes dessas de saddles compartilhados que permitem um ajuste melhor. No visual mantém o clássico mas na funcionalidade permitem um ajuste individual pra cada corda, ou então um esquema de angular o saddle, algo assim. Lembro já ter visto, depois vou dar uma procurada.
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Mensagem por JAZZigo Sex Mar 18, 2022 7:45 am

Jãozeiro escreveu:Mas se não me engano já vi algumas pontes dessas de saddles compartilhados que permitem um ajuste melhor. No visual mantém o clássico mas na funcionalidade permitem um ajuste individual pra cada corda, ou então um esquema de angular o saddle, algo assim.
Há alguma prova científica de que uma ponte feita com materiais "nobres" fará o contrabaixo elétrico soar melhor? Terá melhor timbre? Sustain? Images?q=tbn:ANd9GcSifcrQ804izYi-9Vh7Pa2dw72OPxYtNw20dA&usqp=CAU
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Mensagem por vinibassplayer Sex Mar 18, 2022 9:11 am

patriciofernandes escreveu:Não vejo problema com a estética. Mas já elimina a possibilidade de gravar com o baixo

sequer consigo imaginar quantas milhares de gravações foram feitas com o precision 51 com esse tipo de saddle compartilhado, tanto antiga quanto recentemente, principalmente nos estilos musicais nao robotizados, como o rock, blues, country, black, soul...

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Mensagem por vinibassplayer Sex Mar 18, 2022 9:13 am

JAZZigo escreveu:
patriciofernandes escreveu:Não vejo problema com a estética. Mas já elimina a possibilidade de gravar com o baixo
De forma alguma. Sugiro experimentar!

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sim, pros meus ouvidos ruins, eu nao ouvi nada desafinado nem desentonado.. que timbrão show hein

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Mensagem por allexcosta Sex Mar 18, 2022 9:26 am

vinibassplayer escreveu:estilos musicais nao robotizados, como o rock, blues, country, black, soul...

Outros estilos são robotizados então? Como é isso? scratch

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Mensagem por allexcosta Sex Mar 18, 2022 9:27 am

Só lembrando que as oitavas do James Jamerson eram qualquer coisa e quem será que gravou mais sucessos que James Jamerson?

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Mensagem por siodoni Sex Mar 18, 2022 9:28 am

Afinação é questão de gosto Very Happy
Ponte com 2 saddles não afina 100%, mas tbem não atrapalha assim não.
Dá pra tocar tranquilo.
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Mensagem por Jãozeiro Sex Mar 18, 2022 9:36 am

^ Com certeza. Mas não há um único motivo no mundo que justifique seu uso (a não ser a frescura do clássico, do original). 

Aliás, as pontes com saddles individuais são quase igualmente antigas.
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