Squier SONIC series
+4
CSergio
allexcosta
vcrz
peter.forc
8 participantes
Página 1 de 1
Squier SONIC series
É um lançamento da Squier. Um PB com nut de 1.5"... Particularmente, gosto muito do PB com "braço de JB". Lá fora está na faixa de US$ 220, um pouco mais barato, aliás, que os Affinity (entre US$ 270 e US$ 290). Difícil imaginar quando chega aqui e por qual preço...
https://www.fender.com/en-US/squier-electric-basses/precision-bass/squier-sonic-precision-bass/0373902503.html
Também tem o Bronco, com tarrachas diferentes, Die-Cast Sealed
https://www.fender.com/en-US/squier-electric-basses/other/squier-sonic-bronco-bass/0373802580.html
https://www.fender.com/en-US/squier-electric-basses/precision-bass/squier-sonic-precision-bass/0373902503.html
Também tem o Bronco, com tarrachas diferentes, Die-Cast Sealed
https://www.fender.com/en-US/squier-electric-basses/other/squier-sonic-bronco-bass/0373802580.html
peter.forc- Membro
Bananoise gosta desta mensagem
Re: Squier SONIC series
Preço Brasil? Só botar um 0 no final e um R na frente do cifrão, esse é o preço. Vai custar uns 2500 reais no Brasil.
Chegou na loja um "Squier Starter pack P bass" 170 dólares, que baixo com um som legal, baixinho perfeito pra iniciante e com um baita som e mesmo com ação mais "alta" confortável de tocar.
Mesmo os squier affinity hoje são super honestos. Esse aí vai ser sucesso no mundo inteiro.
Chegou na loja um "Squier Starter pack P bass" 170 dólares, que baixo com um som legal, baixinho perfeito pra iniciante e com um baita som e mesmo com ação mais "alta" confortável de tocar.
Mesmo os squier affinity hoje são super honestos. Esse aí vai ser sucesso no mundo inteiro.
vcrz- Membro
Bananoise e RLugão gostam desta mensagem
270 dólares?
Chega no Brasil por uns 40.000 Reais...
Chega no Brasil por uns 40.000 Reais...
Um Affinity está cerca de R$ 2300 - 2700; deve vir menos que isso.
Apostas em R$ 2000 - 2300.
Gostei
Apostas em R$ 2000 - 2300.
Gostei
CSergio- Membro
Bananoise e gpascutti gostam desta mensagem
peter.forc escreveu:Também tem o Bronco, com tarrachas diferentes, Die-Cast Sealed
E a ponte também, né hahaha. Reparei agora que é igual a do Pbass.
Bananoise- Membro
peter.forc- Membro
Cara eu to de olho nesse bronco ai ja faz um tempinho, mas to meio receoso.
Aqui onde moro é dificil achar pra testar.
Ja tocaram? Vale a pena?
Ja tocaram? Vale a pena?
DuduLp- Membro
DuduLp escreveu:Cara eu to de olho nesse bronco ai ja faz um tempinho, mas to meio receoso.
Ja tocaram? Vale a pena?
as opinioes sobre ele sao 8 ou 80. eu sou da turma do 80 (adoro)
DuduLp escreveu:Cara eu to de olho nesse bronco ai ja faz um tempinho, mas to meio receoso.
Ja tocaram? Vale a pena?
Mas a sua dúvida é sobre o instrumento (o baixo bronco), em si, ou sobre a série "Sonic" ?
Sobre o baixo, em si, parece-me ser o bom e velho escala curta, com algumas pequenas "revisões" (ponte e tarrachas). Para quem gosta de "escala curta" (é meu caso), um baixo muito legal para tocar, extremamente confortável e muito prático para quem tem as mãos pequenas (tb meu caso). Já tive um, gostei muito. Hoje tenho dois baixos de escala curta, um mustang e um Jackson. Mas, claro, este gosto é pessoal... Eu recomendo, sim.
Já sobre a série "Sonic", achei muito bom a Squier colocar instrumentos mais em conta, apesar de achar que os valores ainda estão bastante elevados. Ainda não cheguei a tocar em um "Sonic", ainda não os vi nas lojas aqui da região. Apenas pelas especificações e pelos vídeos que vi na WEB, no entanto, acho que um Seizi ou um Tagima ainda estão oferecendo um pouco mais (materiais e acabamento) por um custo um pouco menor, sendo relação custo/benefício melhor. Aliás, talvez ocorra de eu pegar um Precision Sonic em um "rolo" que estou fazendo com um amigo, que deseja comprar alguns pedais e pedaleiras que tenho aqui, e me pagaria com um baixo desses (deve ser fácil de revender depois...). Se isso acontecer, coloco aqui minhas impressões sobre o instrumento, antes de passá-lo para frente.
peter.forc- Membro
peter.forc escreveu:DuduLp escreveu:Cara eu to de olho nesse bronco ai ja faz um tempinho, mas to meio receoso.
Ja tocaram? Vale a pena?
Mas a sua dúvida é sobre o instrumento (o baixo bronco), em si, ou sobre a série "Sonic" ?
Sobre o baixo, em si, parece-me ser o bom e velho escala curta, com algumas pequenas "revisões" (ponte e tarrachas). Para quem gosta de "escala curta" (é meu caso), um baixo muito legal para tocar, extremamente confortável e muito prático para quem tem as mãos pequenas (tb meu caso). Já tive um, gostei muito. Hoje tenho dois baixos de escala curta, um mustang e um Jackson. Mas, claro, este gosto é pessoal... Eu recomendo, sim.
Já sobre a série "Sonic", achei muito bom a Squier colocar instrumentos mais em conta, apesar de achar que os valores ainda estão bastante elevados. Ainda não cheguei a tocar em um "Sonic", ainda não os vi nas lojas aqui da região. Apenas pelas especificações e pelos vídeos que vi na WEB, no entanto, acho que um Seizi ou um Tagima ainda estão oferecendo um pouco mais (materiais e acabamento) por um custo um pouco menor, sendo relação custo/benefício melhor. Aliás, talvez ocorra de eu pegar um Precision Sonic em um "rolo" que estou fazendo com um amigo, que deseja comprar alguns pedais e pedaleiras que tenho aqui, e me pagaria com um baixo desses (deve ser fácil de revender depois...). Se isso acontecer, coloco aqui minhas impressões sobre o instrumento, antes de passá-lo para frente.
Sobre o instrumento mesmo, faz um tempo que to querendo tocar em um short scale, mas é muito dificil achar por aqui. Acredito que me adaptaria bem, pois também tenho a mão pequena.
Se essa serie vir em um preço bom acho que vou me aventurar nesse Bronco.
DuduLp- Membro
DuduLp escreveu:
(...)
Sobre o instrumento mesmo, faz um tempo que to querendo tocar em um short scale, mas é muito dificil achar por aqui. Acredito que me adaptaria bem, pois também tenho a mão pequena.
Se essa serie vir em um preço bom acho que vou me aventurar nesse Bronco.
Deve vir mais ou menos no preço que está o Precision... Hoje, em torno de R$ 2,5k
peter.forc- Membro
Eu sou desses de mão pequena e tenho um mustang. Amo ele, não troco por nada e teria um Bronco sussa!
Aliás, eu tenho um favoritado na OLX a 2.5k, um vermelinho dazantiga. Abraça esse daí bro
Aliás, eu tenho um favoritado na OLX a 2.5k, um vermelinho dazantiga. Abraça esse daí bro
Bananoise- Membro
Opa, comprei um Bronco desse um mes e meio atras, na loja RCK Audio (pelo Mercado Livre) por 2300 e alguma coisa, na cor Tahitian Coral mas que ao vivo parece Shell Pink.
Cara, eu particularmente gostei bastante. Já toquei em alguns short scale mas esse é o primeiro que chamo de meu, então vou deixar minha opinião em alguns aspectos.
Setup horrível quando tirei da caixa, as cordas estavam extremamente altas, mas fiz um ajuste básico e melhorou bem. Os trastes acima da casa 12 parecem um pouco pontudos (esperável nessa faixa de preço). Pretendo levar num luthier pra fazer um setup profissional.
O braço tem um formato estranho, no site da Fender diz que é "C" shape mas parece mais algo pra "D", parece meio "gordo" na parte de traz. Não que seja ruim, mas definitivamente é diferente. Pelo o que li no TalkBass, o espaçamento das cordas é menor (17mm?) do que outros baixos, pode ser isso também. No braço ainda, parece que a madeira é sem acabamento por ser extremamente clara, mas achei boa, não agarra e diria que ela é mais lisa que um Fender Player Precision que eu tenho.
Ponte ok, tarrachas ok.
Gostei bastante do som, tem aquela pegada de shortscale clássica com um low end insano e uma definição boa no geral.
Acabei fazendo uma loucura e comprei um captador de Single Coil de Precision no Aliexpress por 100 reais e coloquei nele, achei que foi um upgrade interessante (pelo valor), os polos parecem que não alinham 100% com as cordas, mas não sinto nenhuma perca no som.
Cara, eu achei um baixo solido, ele é extremamente divertido de tocar e tem um som muito bom. Por esse valor, pra mim está perfeito.
Cara, eu particularmente gostei bastante. Já toquei em alguns short scale mas esse é o primeiro que chamo de meu, então vou deixar minha opinião em alguns aspectos.
Setup horrível quando tirei da caixa, as cordas estavam extremamente altas, mas fiz um ajuste básico e melhorou bem. Os trastes acima da casa 12 parecem um pouco pontudos (esperável nessa faixa de preço). Pretendo levar num luthier pra fazer um setup profissional.
O braço tem um formato estranho, no site da Fender diz que é "C" shape mas parece mais algo pra "D", parece meio "gordo" na parte de traz. Não que seja ruim, mas definitivamente é diferente. Pelo o que li no TalkBass, o espaçamento das cordas é menor (17mm?) do que outros baixos, pode ser isso também. No braço ainda, parece que a madeira é sem acabamento por ser extremamente clara, mas achei boa, não agarra e diria que ela é mais lisa que um Fender Player Precision que eu tenho.
Ponte ok, tarrachas ok.
Gostei bastante do som, tem aquela pegada de shortscale clássica com um low end insano e uma definição boa no geral.
Acabei fazendo uma loucura e comprei um captador de Single Coil de Precision no Aliexpress por 100 reais e coloquei nele, achei que foi um upgrade interessante (pelo valor), os polos parecem que não alinham 100% com as cordas, mas não sinto nenhuma perca no som.
Cara, eu achei um baixo solido, ele é extremamente divertido de tocar e tem um som muito bom. Por esse valor, pra mim está perfeito.
prepair02- Membro
peter.forc, agcedraz, Kitsunee e DuduLp gostam desta mensagem
peter.forc escreveu:
(...)
Aliás, talvez ocorra de eu pegar um Precision Sonic em um "rolo" que estou fazendo com um amigo, que deseja comprar alguns pedais e pedaleiras que tenho aqui, e me pagaria com um baixo desses (deve ser fácil de revender depois...). Se isso acontecer, coloco aqui minhas impressões sobre o instrumento, antes de passá-lo para frente.
Bom... Estou com um PB Sonic em mãos...
Não vou escrever muito sobre a especificação técnica, pois isso pode ser visto (detalhadamente) no site da própria Squier; cabe apenas aqui lembrar que possui escala de 34”, 20 trastes, captador cerâmico, largura no nut de 1,5” (ou seja, braço de JB), corpo de poplar e braço+escala de maple, acabamento do corpo em poliuretano brilhante (o do braço é acetinado, sem brilho, o qual não gostei, prefiro o verniz “amarelado” dos classic vibe, por exemplo...).
O baixo é muito mais leve que um PB “comum”. Para comparar, pesei o Sonic e meu Fender PB California series. O Fender pesou 4,5kg e o Sonic 3,6kg (!), quase 1 kg a menos ! E medi Tb a espessura do corpo: o Fender mediu 45mm e o Sonic 41mm, ou seja, bem mais “fino”.
Sobre a relação custo/benefício, em minha opinião :
1. O Squier é (construtivamente) bem mais simples, os trastes são padrão (narrow tall), o nut é de plástico e captador P cerâmico. Apenas como exemplo, um Seizi Seido, pelo mesmo preço, traz trastes jumbo de inox e nut de osso, além de captador alnico V (normalmente, um pouco mais caro que o cerâmico). E mais, o Seizi tb entrega um ótimo bag dentro deste valor. Estou considerando um valor em torno de R$ 2.500 (de acordo com rápida consulta que fiz no ML).
2. A diferença de acabamento entre o Squier e o Seizi (polimento, verniz, etc) Tb é bastante perceptível, achei o Seizi bem melhor acabado. Neste ponto, por honestidade, é importante citar que não tive contato com uma grande amostragem – este Sonic é o primeiro que pego em mãos e experimentei apenas 2 Seizi em lojas aqui da região. É bom fazer esta ressalva. Talvez uma amostragem maior, com o tempo, mude esta impressão que tive sobre os acabamentos dos instrumentos, mas, sinceramente, acho improvável...
3. Também tive oportunidade de testar o Tagima TPB-4 (Tb neste mesma faixa de preço dos Sonic e do Seido, R$ 2,5k), que possui captador de alnico V, 21 trastes e nut em osso. Já o Tagima modelo TW-65 (captação PJ) é bem mais barato, feito com madeiras de menor custo, e fica em torno de R$ 1.500 (creio que se posiciona na faixa do Squier “debut”, portanto) e possui captação cerâmica. Os Tagima (assim como os Squier) não acompanham bag.
4. Bom... Se eu fosse escolher entre esses aí na faixa de R$ 2,5k, eu iria de Seizi. Acho que é a melhor relação custo/benefício. Para mim, isso ficou bem claro. E em segundo lugar optaria pelo Sonic. Mas, naturalmente, há alguns pontos em minha avaliação que são absolutamente decorrentes de preferências particulares... Por exemplo, prefiro o som dos alnico ao dos cerâmicos. E Tb acho “feio” o headstock dos Tagima. Já o do Seizi acho bastante legal. Tem amigos que pensam exatamente o contrário disso...
Gostaria de incluir o SX nesta comparação, mas não tinha nenhum nas lojas por onde andei recentemente. Mas, de qq forma, considerando os modelos que testei há alguns anos atrás, e supondo que não tenham mudado muito, não deveriam em nada aos Tagima, creio. E sua faixa de preço (mais uma consulta rápida no ML...) em torno dos R$ 1,6k tb os coloca junto com os Tagima TW-65 e Squier Debut.
E nesta lista/faixa abaixo de R$ 1,6k ainda coloco o PB da PHX (seria sigla de Phoenix ?), que Tb tive oportunidade de testar dias atrás. Um produto simples, mas honesto pelo preço (o mais barato do grupo). Mas achei que a captação, entre os quatro, foi a mais “embolada”, menos definida e com graves que não ficaram do meu gosto. Mas, para ser mais uma vez honesto, preciso dizer que não me esforcei muito em equalizar o som, talvez alguém com mais tempo e paciência tire um som do PHX mais legal do que tirei... Todos estes, importante citar, com captação cerâmica. Nessa segunda faixa de preço, por volta dos R$ 1,5k, portanto, o SX (em minha opinião) seria uma boa opção.
Tocando o Sonic:
1. Ao contrário dos vídeos que vi no Youtube, não achei o neckdive relevante. E o baixo é ótimo para quem tem problemas de coluna, pelas características de peso e dimensões que citei anteriormente.
2. O braço de JB é bastante confortável (apesar de, particularmente, preferir um verniz mais "grosso" no braço). Ponto positivo tb nisso. Mas há de se destacar que, assim como o colega prepair02 já havia tb sinalizado no post anterior, possui um formato meio "esquisito", meio "gordo"... Talvez alguns estranhem um pouco. Meu PB Fender California tb tem o braço de JB, mas é mais estreito, um pouco mais confortável para mim.
3. Tarrachas e ponte OK, sem nada a destacar...
4. E tive uma “surpresa” positiva com a captação, pois é muito boa. Por algumas experiências anteriores recentes, tenho preferência (novamente friso ser isso bastante pessoal...) com os Alnico V em relação aos cerâmicos, acho o som dos alnico mais “vintage”, mais voltado aos médio-graves e o dos cerâmicos um pouco mais “moderno”, melhor para os médio-agudos. Mas este Sonic soa muito bem, mesmo nestas frequências médio-graves que aprecio. Tb havia visto alguns vídeos no youtube sugerindo troca dos captadores, o que, muito sinceramente, não vejo a menor necessidade. Esse PB já vem “pronto para a guerra”.
5. Finalmente, o máximo que devo ainda fazer com este Sonic, se eu acabar optando em ficar com ele (não sei ainda se vou me desfazer dele ou não) é:
... a. Trocar as cordas (tenho usado flat)
... b. Trocar este nut... É cedo para afirmar sobre a qualidade, mas (ao menos visualmente) o nut pareceu-me bem “sem-vergonha”.
... c. E, naturalmente, fazer uma revisão/ajuste geral de braço e trastes no pobre coitado... Apesar de ser segundo dono, sei que o anterior não o levou a nenhum luthier, e está beeeem desregulado. Mas não vejo isso como problema da Squier, mas sim da loja, que deveria ter tido um mínimo de cuidado e atenção com o cliente antes do envio...
E, finalmente, um resumo geral sobre o PB Sonic: bom instrumento, mas ainda acho que poderia custar uns $500 a menos – os Squiers, em geral, estão custando um pouco mais que seus concorrentes diretos. Creio que isso seja decorrente de terem mais “nome” no mercado brasileiro, serem produtos mais procurados (maior demanda > maior valor). Custando uns $500 a menos, por outro lado, ficaria no meio-termo entre a linha iniciante da própria Squier (Debut) e o Seizi. Recomendo, portanto, mas com algumas ressalvas.
peter.forc- Membro
WHead gosta desta mensagem
CSergio- Membro
peter.forc, Bananoise e majorbacon gostam desta mensagem