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Amplificadores FRFR para baixo?

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Mensagem por rodolphoal Qui Jan 04, 2024 11:53 am

Voltando a pesquisar sobre equipamento depois de um tempo longe, me deparo com esse conceito de FRFR, que são amps "flat", sem nenhuma característica sonora própria, com o objetivo de serem usadas com Impulse Response (pelo que eu entendi).

Não seria parecido com ligar o instrumento no return do ampli, sem passar pelo pré? Ou até em uma caixa de retorno ou PA?
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Mensagem por Jãozeiro Qui Jan 04, 2024 12:03 pm

Eu não tinha ouvido falar nesse tipo de amp. Mas se esse negócio de flat existisse, todos os equipamentos flat teriam o mesmo som  (todos teriam exatamente o mesmo tal "som de nada"). Mas não é o que acontece. Por exemplo, monitores de referência que se dizem flat...cada um tem um som. Então onde está o flat?

O amp FRFR da marca "a" vai ter o mesmo som do amp FRFR da marca "b", que é o mesmo da marca "c"?  

Com toda certeza não, cada um vai ter um som flat diferente.
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Mensagem por rodolphoal Qui Jan 04, 2024 12:19 pm

Jãozeiro escreveu:Eu não tinha ouvido falar nesse tipo de amp. Mas se esse negócio de flat existisse, todos os equipamentos flat teriam o mesmo som  (todos teriam exatamente o mesmo tal "som de nada"). Mas não é o que acontece. Por exemplo, monitores de referência que se dizem flat...cada um tem um som. Então onde está o flat?

O amp FRFR da marca "a" vai ter o mesmo som do amp FRFR da marca "b", que é o mesmo da marca "c"?  

Com toda certeza não, cada um vai ter um som flat diferente.

Faz sentido. Eu até coloquei "flat" entra aspas já supondo uma resposta desse tipo KKKK
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Mensagem por B3ck1m2n Qui Jan 04, 2024 3:02 pm

Jãozeiro escreveu:Eu não tinha ouvido falar nesse tipo de amp. Mas se esse negócio de flat existisse, todos os equipamentos flat teriam o mesmo som  (todos teriam exatamente o mesmo tal "som de nada").

Acontece que não existia mesmo, esse conceito dos Amps FRFR é novo e foi desenvolvido após o advento dos IR, exatamnte pra suprir essa necessidade

Jãozeiro escreveu: O amp FRFR da marca "a" vai ter o mesmo som do amp FRFR da marca "b", que é o mesmo da marca "c"?

Mal existe a marca "a", que dirá "b" e "c". Esse conceito pelo que entendi é totalmente novo, acho que não tem a ver com essas caixas antigas que "se diziam flat"
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Mensagem por Jãozeiro Qui Jan 04, 2024 3:05 pm

B3ck1m2n escreveu:
Jãozeiro escreveu: O amp FRFR da marca "a" vai ter o mesmo som do amp FRFR da marca "b", que é o mesmo da marca "c"?

Mal existe a marca "a", que dirá "b" e "c". Esse conceito pelo que entendi é totalmente novo, acho que não tem a ver com essas caixas antigas que "se diziam flat"

Tá, mas quando existir então elas soarão exatamente iguais, correto? Pois não pode existir flat diferente do outro. Se existir diferença então alguma estará mentindo para o cliente, não estará? Qual será o flat verdadeiro? Hehe..

É que me incomoda essa coisa de "som flat", ou não sei o que "transparente", que "não colore o som", e coisas do tipo.
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Mensagem por B3ck1m2n Qui Jan 04, 2024 3:33 pm

Jãozeiro escreveu:
B3ck1m2n escreveu:
Jãozeiro escreveu: O amp FRFR da marca "a" vai ter o mesmo som do amp FRFR da marca "b", que é o mesmo da marca "c"?

Mal existe a marca "a", que dirá "b" e "c". Esse conceito pelo que entendi é totalmente novo, acho que não tem a ver com essas caixas antigas que "se diziam flat"

Tá, mas quando existir então elas soarão exatamente iguais, correto? Pois não pode existir flat diferente do outro. Se existir diferença então alguma estará mentindo para o cliente, não estará? Qual será o flat verdadeiro? Hehe..

É que me incomoda essa coisa de "som flat", ou não sei o que "transparente", que "não colore o som", e coisas do tipo.

Uma pegunta: quando vc equaliza o seu cubo em "flat" (colocar todos os parametros de equalização no meio dia), significa que vc está deixando todas as frequencias exatamente iguais? Acredito que não... he he! O nome "flat" é só uma ideia! Flat significa achatado e não "perfeitamente linear".

A idéia desse tipo de Ampli é apenas responder melhor aos IRs, algo que os equipamentos anteriores não faziam propriamente, por isso muitos desaconselhavam o uso dos IRs em conjunto com os Amplis. Acontece que dá pra usar IR sim com aplificadores, somente vc tem que atentar pra casar bem as duas coisas, tanto ajustando a equalização quanto o IR utilizado. No caso das FRFR vc não teria tanto essa preocupação, pois elas seriam meio "curingas" jocolor , saca?
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Mensagem por Jãozeiro Qui Jan 04, 2024 3:56 pm

B3ck1m2n escreveu:
Jãozeiro escreveu:
B3ck1m2n escreveu:
Jãozeiro escreveu: O amp FRFR da marca "a" vai ter o mesmo som do amp FRFR da marca "b", que é o mesmo da marca "c"?

Mal existe a marca "a", que dirá "b" e "c". Esse conceito pelo que entendi é totalmente novo, acho que não tem a ver com essas caixas antigas que "se diziam flat"

Tá, mas quando existir então elas soarão exatamente iguais, correto? Pois não pode existir flat diferente do outro. Se existir diferença então alguma estará mentindo para o cliente, não estará? Qual será o flat verdadeiro? Hehe..

É que me incomoda essa coisa de "som flat", ou não sei o que "transparente", que "não colore o som", e coisas do tipo.

Uma pegunta: quando vc equaliza o seu cubo em "flat" (colocar todos os parametros de equalização no meio dia), significa que vc está deixando todas as frequencias exatamente iguais? Acredito que não... he he! O nome "flat" é só uma ideia! Flat significa achatado e não "perfeitamente linear".

Pois é, o amp com tudo no meio é tudo, menos flat. Nesse caso é mais um termo que a gente usa pra falar "deixa tudo no meio, posição 12h". Mas no áudio esse tal flat que tanto falam é significando nenhuma frequência "boostada" ou cortada, um equilíbrio perfeito. E isso aí realmente não existe.

B3ck1m2n escreveu:
A idéia desse tipo de Ampli é apenas responder melhor aos IRs, algo que os equipamentos anteriores não faziam propriamente, por isso muitos desaconselhavam o uso dos IRs em conjunto com os Amplis. Acontece que dá pra usar IR sim com aplificadores, somente vc tem que atentar pra casar bem as duas coisas, tanto ajustando a equalização quanto o IR utilizado. No caso das FRFR vc não teria tanto essa preocupação, pois elas seriam meio "curingas" jocolor , saca?

Os IR são simulações de caixas microfonadas, correto? O conflito deve ser com os falantes, penso eu (simulação de gabinete em cima de gabinete real). Essas FRFR devem ter algo novo pra solucionar isso então.

Só que não deve ter nada a ver com "som flat" hehe...
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Mensagem por Jãozeiro Qui Jan 04, 2024 4:00 pm

Falando nisso, qual o sentido de uma pessoa em usar IR em amp? É muito mais negócio usar alguma simulação de amp no  return (caso o amp tenha) e desabilitar a simulação de caixa (caso o pedal/pedaleira tenha).
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Mensagem por B3ck1m2n Qui Jan 04, 2024 5:08 pm

Jãozeiro escreveu:Falando nisso, qual o sentido de uma pessoa em usar IR em amp? É muito mais negócio usar alguma simulação de amp no  return (caso o amp tenha) e desabilitar a simulação de caixa (caso o pedal/pedaleira tenha).
Não é que se queira exatamente usar o IR no amp, na verdade é que, por praticidade, quem usa IR já costuma deixar o seu som meio pronto pra soar do jeito que gosta quando vai gravar, usar em linha, ouvir no fone, etc. Daí quando vai usar um amplificador, vc tem duas opções: ou desliga e tenta achar algo similar com o amplificador real ou pode deixar tudo regulado certinho e achar uma equalização e tipo de falante que já case com o som que vc já tinha, pra não precisar ficar mudando toda hora as configurações dos pedais e tudo o mais. 

A meu ver, a proposta dessas caixas FRFR seria pra aquelas pessoas que gostam de passear por esses dois mundos: ligar em linha e às vezes ligar no ampli também
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Mensagem por vinibassplayer Qui Jan 04, 2024 8:26 pm

concordo com o Jãozeiro ao falar que flat em equipamentos nao existe. o que a gnt chama de flat, seria idealmente um falante que reproduz todas as frequencias do espectro sonoro(20 a 20khz) igualmente. no caso de falantes pra instrumentos, cada amp faz um corte em determinadas frequencias pra caracterizar o instrumento. os amps de guitarra costumam cortar graves e subgraves, enfatizando os medios e agudos. os de baixo ja cortam mais as frequencias mais agudas e assim vai, de acordo com o instrrumento.

no caso dos FRFR, é full range flat response, ou seja, um amplificador e falantes que em teoria nao cortariam nenhuma frequencia do espectro, e nao seria especifico pra nenhum instrumento, mas pra qualquer um, e reproduziria todas as frequencias enviadas do instrrumento pro amp, de forma igual e equilibrada. noa tem diretamente a ver com o timbre, mas com as frequencias reproduzidas.

o q eu vi é q esses amps sao indicados pra quem modela timbres virtualmente. seria basicamente modelar um ampli virtual ou IR e jogar direto em um PA, que na teoria seria um amp full range.

pq nao faz sentido simular um amp de guitarra microfonado, e depois jogar o sinal em outro amp de guitarra fisico, pois o fisico alteraria o timbre simulado, pq este ja possui timbre proprio.

em resumo, um amp de baixo possui falantes que reproduzem e enfatizam determinadas frequencias que caracterizam o baixo. o amp FRFR nao corta nem enfatiza nenhuma frequencia em especifico, mas reproduz todas igualmente.

____________________________
Ser baixista é isso... nota certa, no lugar e na hora certa. Firulas são como no futebol, só são válidas se for em direção ao gol ( a serviço da música). Amagomes(membro)
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Mensagem por Sandro Levi Sex Jan 05, 2024 4:48 pm

Acho que a proposta é essa mesma. ^

Seria realmente mandar para o PA ou para a gravação o som já pronto e também monitorar em uma caixa full range equilibrada(FRFR), ou em um bom fone de ouvidos.

E o Flat?
Nossos ouvidos não são flats.
Nossos instrumentos não são flats.
Os alto-falantes, caixas acústicas e fones não são flats.
Os microfones quase nunca são flats.
Os melhores sistemas de PA não são flats.
Os monitores de Estúdio quase nunca são flats.
A terra não é flat.

-O flat existe na literatura, nos nossos pensamentos, mas nunca o encontramos na prática. No dia que encontrei, achei muito sem graça e sem vida. Prefiro pensar que nada precisa ser flat.
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Mensagem por B3ck1m2n Sex Jan 05, 2024 4:55 pm

Sandro Levi escreveu:A terra não é flat.
Pô, aí também já ofende os "terraflatistas"! Kkkk
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Mensagem por B3ck1m2n Sex Jan 05, 2024 5:00 pm

Sandro Levi escreveu:Acho que a proposta é essa mesma. ^

Seria realmente mandar para o PA ou para a gravação o som já pronto e também monitorar em uma caixa full range equilibrada(FRFR), ou em um bom fone de ouvidos.

E o Flat?
Nossos ouvidos não são flats.
Nossos instrumentos não são flats.
Os alto-falantes, caixas acústicas e fones não são flats.
Os microfones quase nunca são flats.
Os melhores sistemas de PA não são flats.
Os monitores de Estúdio quase nunca são flats.
A terra não é flat.

-O flat existe na literatura, nos nossos pensamentos, mas nunca o encontramos na prática. No dia que encontrei, achei muito sem graça e sem vida. Prefiro pensar que nada precisa ser flat.
Esse negócio de falar que é Flat é só uma jogada de marketing pra vender o produto, mas o que importa é que é algo desenvolvido pra atender essa demanda do pessoal que já usa e abusa dos IR. Mas é uma opção, não é pra substituir jamais o ampli tradicional!
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Amplificadores FRFR para baixo? Empty Re: Amplificadores FRFR para baixo?

Mensagem por rodolphoal Sex maio 17, 2024 8:27 am

Acho que a questão não é ser "flat", e sim ser NEUTRO, no sentido de não possuir uma assinatura, ou uma característica sonora própria, diferente dos amplificadores "normais".
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Amplificadores FRFR para baixo? Empty Re: Amplificadores FRFR para baixo?

Mensagem por SirGalahad Sex maio 17, 2024 3:09 pm

Eu vejo a utilização das FRFR mais indicadas para quem toca guitarra, já que caixas de guitarra (tanto o gabinete quando os falantes) são projetadas visando determindas caracteristicas, não sendo tão equilibradas quanto as caixas de baixo.

Por exemplo, uma música em mp3, tende a soar melhor em um ampli de baixo do que em um de guitarra.

Na prática, o que acontece é que quando um guitarrista monta seu som (seja IR e/ou simulador) e vai tocar em uma caixa de guitarra, o som fica bastante diferente, normalmente acentua muito os médios e perde o “peso”.

FRFR nada mais é do que um PA, tem uma gama de frequência mais completa, quando comparado aos amplis de guitarra.

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