Como tocar com baterista ruim
+12
CSergio
Zubrycky
Christian
lcs.
B3ck1m2n
vinibassplayer
rafael.buzzi.andrade
JAZZigo
Cantão
WHead
allexcosta
caiovotta
16 participantes
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Como tocar com baterista ruim
Como penso que a visão de Darryl Jones sobre esse assunto é mais do que válida (o currículo dele prova isso) e não gostaria de ver essas ideias perdidas neste tópico quando o mesmo inevitavelmente se tornar inativo e como também só coloquei aqui apenas parte da resposta de Darryl Jones, tomei a liberdade de publicar a versão integral da resposta neste outro tópico: https://www.contrabaixobr.com/t46911-decimo-contracanto-como-conseguir-as-grandes-gigs-por-darryl-jonesZubrycky escreveu:Zubrycky escreveu:Na minha biblioteca tem uma revista com uma entrevista do Darryl Jones (baixista que desde 1993 toca com The Rolling Stones e já acompanhou Cher, Sting, Peter Gabriel, Ziggy Marley, B.B. King, Joe Cocker, Madonna, Eric Clapton e Joan Armatrading, entre outros) na qual ele expressa um ponto de vista bem interessante justamente sobre este assunto.
Me lembro do que ele disse na época (As palavras dele me ajudaram muito) mas, ao invés de parafraseá-lo, vou procurar e colocar aqui as palavras exatas daquela entrevista.
Promessa é dívida!
Fui na minha biblioteca e encontrei a edição americana de agosto de 2005 da revista Bass Player.
Eis aqui a parte - em inglês mesmo - da resposta do Darryl Jones a respeito de como tocar com bateristas ruins.
Espero que as ideias de Darryl possam ser úteis para vocês como elas me são úteis. Os grifos, itálicos e sublinhados são meus.
Com vocês, Darryl Jones.
(...)
Bass Player: Do you have any tips on how a young musician could go about landing a job with a higher-profile artist?
Darryl Jones: "When I talk to a young bass player about this kind of thing, it usually starts with them telling me how they're frustrated with their musical situation, whether it be a high school band, a college band, or a bar band. They'll tell me they want to do something more, to play with musicians of a higher caliber. I tell them - and this goes back to my lessons with Miles (Davis) - that if you're playing with a drummer who has time problems, it's part of your job as a bassist to figure out how to play with him without fighting him. If a drummer is dragging, you can't play faster and think that'll fix it. It's about active listening, and making the best choices under the circumstances, and you have to hone that skill. Before you get on a great gig with a bunch of great musicians, the person who's going to give you that gig is going to see you at a bar playing with a drummer you don't dig playing with. So you've got to figure out a way to make it work, because that's part of your entreé into the new gig."
(...)
____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
rafael.buzzi.andrade gosta desta mensagem
Re: Como tocar com baterista ruim
É importante que o publico goste sim, oras. Vai consumir mais, o dono do local fica feliz, te chama pra tocar de novo, você cria um publico que pode te acompanhar.
Breno_Barnabe- Membro
- Mensagens : 5361
Localização : São Paulo
Re: Como tocar com baterista ruim
Breno_Barnabe escreveu:É importante que o publico goste sim, oras. Vai consumir mais, o dono do local fica feliz, te chama pra tocar de novo, você cria um publico que pode te acompanhar.
Concordo.
E vou além: Saber entreter uma plateia é uma arte que nem todo músico domina.
____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Re: Como tocar com baterista ruim
B3ck1m2n escreveu:Deixou de ser músico, como assim Allex? Agora é só consultor para assuntos aleatórios mesmo?
Conte mais sobre isso, da sua trajetória pela não-música e sua habilidades com o "Air Bass"
Até toquei carnaval em Salvador esse ano. Mas foi tipo um "reunion", sei lá... Não me sinto mais parte daquilo.
____________________________
Sem anistia...
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54835
Localização : Terra
Re: Como tocar com baterista ruim
Breno_Barnabe escreveu:É importante que o publico goste sim, oras. Vai consumir mais, o dono do local fica feliz, te chama pra tocar de novo, você cria um publico que pode te acompanhar.
Se pareceu em algum momento que eu não concordo com isso, precisamos de um curso básico de interpretação de texto.
O que não concordo é que o músico deve tocar chateado e tolhido só porque o público não tá ligando se tá bom ou ruim.
____________________________
Sem anistia...
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54835
Localização : Terra
Bananoise gosta desta mensagem
Re: Como tocar com baterista ruim
Bom, tentarei ser breve, relatando meu caso especifico, mas que possa ajudar o autor do topico.
Sou rockeiro, guitarrista, baterista, aprendendo teclado, e recentemente passei a atuar como baixista tbm. Eu sempre gostei de rock, mas no meu ambiente familiar há pessoas que gostam de samba, sertanejo, moda de viola e etc, então sempre tive contato com todo tipo/estilo de musica.
Entre os 6 e 8 anos de idade eu já assistia meu tio, que era baterista de banda de sertanejo, tocando em bares. Com 11 comecei a tocar Bateria na igreja, com 12 eu ingressei numa banda de "baile" (tocavam um pouco de tudo, mas o foco era sertanejo na época) e comecei a hanhar um cachezinho. Aos 13 anos comprei minha primeira guitarra, que mais parecia um berimbau de 6 cordas. Nesse meio tempo com a banda de sertanejo, o filho do vocalista tinha uma banda de rock nacional e precisavam de baterista. A galera já toda mais "velha", com seus 20 anos de idade (alguns mais), e eu com 12 era o mascote da turma.
Enfim, pra tentar resumir a historia, desde essa epoca até os dias de hoje passei por diversas bandas, de diversos estilos musicais, e por diversas situações inusitadas. Entre essas situações, já houve casos em que fui assistir amigos tocarem e um dos musicos não comparecer, fui convidado a substitui-lo ali na hora, e eu fui, com equipo emprestado de outros musicos presentes (eram varias bandas tocando no dia).
Em outros incontáveis casos atuando como roadie em uma banda de sertanejo, já precisei atuar como baterista e outras vezes como guitarrista, até o musico "oficial" chegar, pois eles estavam em outro trampo e chegariam após o inicio do show. Por muitas vezes, nessa mesma banda, fui escalado como musico oficial, pois um musico não poderia comparecer em alguma das datas agendadas, e a banda não podia "perder a oportunidade".
Houveram casos em que fui em aniversário de amigos musicos, e cada musico presente no evento acabava dando uma palhinha ali na hora. E eu ali, de roupa preta, camiseta do Green Day, cabeludo, barbudo, coturno, fui cantar "Não deixe o Samba Morrer". Um primo meu estava em um campeonato de Futvolei, no final teria um grupo de samba pra animar a festa, e eu fui cantar/tocar Retalhos de Cetim com os caras.
O que eu quero dizer com tudo isso? Hoje tenho 40 anos de idade, tenho muitos outros "causos" pra contar, mas se eu me fechasse num unico estilo musical, seja qual for, eu não teria tanta bagagem. E nesse ponto sou obrigado a concordar com o Tio Alex, normalmente é sim o dito "rockeiro tr00zão" que não aceita outras coisas, muitas vezes são bitolados até dentro das vertentes do proprio rock/metal, tipo "metaleiro não curte grunge", quem curte Sepultura zoa quem curte Angra e por aeh vai.
Então, pra encerrar meu relato, voltando ao ponto principal do topico, 2 observações:
1- Sim, talvez a falta de "bagagem" do baterista esteja limitando a atuação dele. Não que ele seja ruim, mas talvez seja falta de conhecimento, e com isso tbm a "insegurança", acabam afetando o desempenho dele.
2- Eu passei por varias bandas, de diversos estilos, justamente por ter certo conhecimento (embora não fossem meus estilos musicais preferidos), e também por eu saber "me moldar" aos requisitos que a banda precisava, sempre ouvi e procurei melhorar quando falavam pra eu "limpar meu som", "tocar simples mas consistente". Muitas vezes era o vocalista que tinha dificuldades com o tempo das musicas, por ficar confuso durante a execução de algumas viradas, não conseguia "se manter no tempo", então EU simplificava algumas coisas pra facilitar pra ele. Mas ambos se ajudavam, eu fui melhorando com o tempo, e o vocalista tbm se comprometeu a melhorar (e conseguiu).
Qdo se trata de banda, estamos falando de pessoas diferentes, personalidades diferentes, bagagens diferentes, reunidos sob um mesmo proposito/objetivo. Então é de bom grado que saibamos as facilidades e dificuldades de cada um, saibamos cobrar mas tbm saibamos ceder. É uma via de mão dupla. Se depois de uma conversa sincera não haver sequer uma tentativa de melhora, fica complicado, mas se a pessoa ao menos está tentando melhorar e já mostra uma certa evolução é um ponto à favor.
Sou rockeiro, guitarrista, baterista, aprendendo teclado, e recentemente passei a atuar como baixista tbm. Eu sempre gostei de rock, mas no meu ambiente familiar há pessoas que gostam de samba, sertanejo, moda de viola e etc, então sempre tive contato com todo tipo/estilo de musica.
Entre os 6 e 8 anos de idade eu já assistia meu tio, que era baterista de banda de sertanejo, tocando em bares. Com 11 comecei a tocar Bateria na igreja, com 12 eu ingressei numa banda de "baile" (tocavam um pouco de tudo, mas o foco era sertanejo na época) e comecei a hanhar um cachezinho. Aos 13 anos comprei minha primeira guitarra, que mais parecia um berimbau de 6 cordas. Nesse meio tempo com a banda de sertanejo, o filho do vocalista tinha uma banda de rock nacional e precisavam de baterista. A galera já toda mais "velha", com seus 20 anos de idade (alguns mais), e eu com 12 era o mascote da turma.
Enfim, pra tentar resumir a historia, desde essa epoca até os dias de hoje passei por diversas bandas, de diversos estilos musicais, e por diversas situações inusitadas. Entre essas situações, já houve casos em que fui assistir amigos tocarem e um dos musicos não comparecer, fui convidado a substitui-lo ali na hora, e eu fui, com equipo emprestado de outros musicos presentes (eram varias bandas tocando no dia).
Em outros incontáveis casos atuando como roadie em uma banda de sertanejo, já precisei atuar como baterista e outras vezes como guitarrista, até o musico "oficial" chegar, pois eles estavam em outro trampo e chegariam após o inicio do show. Por muitas vezes, nessa mesma banda, fui escalado como musico oficial, pois um musico não poderia comparecer em alguma das datas agendadas, e a banda não podia "perder a oportunidade".
Houveram casos em que fui em aniversário de amigos musicos, e cada musico presente no evento acabava dando uma palhinha ali na hora. E eu ali, de roupa preta, camiseta do Green Day, cabeludo, barbudo, coturno, fui cantar "Não deixe o Samba Morrer". Um primo meu estava em um campeonato de Futvolei, no final teria um grupo de samba pra animar a festa, e eu fui cantar/tocar Retalhos de Cetim com os caras.
O que eu quero dizer com tudo isso? Hoje tenho 40 anos de idade, tenho muitos outros "causos" pra contar, mas se eu me fechasse num unico estilo musical, seja qual for, eu não teria tanta bagagem. E nesse ponto sou obrigado a concordar com o Tio Alex, normalmente é sim o dito "rockeiro tr00zão" que não aceita outras coisas, muitas vezes são bitolados até dentro das vertentes do proprio rock/metal, tipo "metaleiro não curte grunge", quem curte Sepultura zoa quem curte Angra e por aeh vai.
Então, pra encerrar meu relato, voltando ao ponto principal do topico, 2 observações:
1- Sim, talvez a falta de "bagagem" do baterista esteja limitando a atuação dele. Não que ele seja ruim, mas talvez seja falta de conhecimento, e com isso tbm a "insegurança", acabam afetando o desempenho dele.
2- Eu passei por varias bandas, de diversos estilos, justamente por ter certo conhecimento (embora não fossem meus estilos musicais preferidos), e também por eu saber "me moldar" aos requisitos que a banda precisava, sempre ouvi e procurei melhorar quando falavam pra eu "limpar meu som", "tocar simples mas consistente". Muitas vezes era o vocalista que tinha dificuldades com o tempo das musicas, por ficar confuso durante a execução de algumas viradas, não conseguia "se manter no tempo", então EU simplificava algumas coisas pra facilitar pra ele. Mas ambos se ajudavam, eu fui melhorando com o tempo, e o vocalista tbm se comprometeu a melhorar (e conseguiu).
Qdo se trata de banda, estamos falando de pessoas diferentes, personalidades diferentes, bagagens diferentes, reunidos sob um mesmo proposito/objetivo. Então é de bom grado que saibamos as facilidades e dificuldades de cada um, saibamos cobrar mas tbm saibamos ceder. É uma via de mão dupla. Se depois de uma conversa sincera não haver sequer uma tentativa de melhora, fica complicado, mas se a pessoa ao menos está tentando melhorar e já mostra uma certa evolução é um ponto à favor.
Re: Como tocar com baterista ruim
caiovotta escreveu:Tocamos em navio de cruzeiro. Tocamos em 5 palcos diferentes. Dois deles necessariamente se toca com bateria. Tocamos 70,80,90, jazz e latin; tudo lado A
A banda é um catado de gente. O agente não se importa muito ele quer a porcentagem dele e se não der certo em último caso ele manda para casa.
O trampo em questão é um trio.
....
Três meses depois, o que rolou, ainda rola?
CSergio- Membro
- Mensagens : 4370
Localização : *-*
Re: Como tocar com baterista ruim
Trocou o batera fazem 2 meses(acabou contrato do antigo). Ele tinha melhorado. Mas o cara novo é muito pior.
Mercado de cruzeiro tá precisando de músico e tão contratando gente bem ruim.
Agora é um Felipino. Esse é ruim e toca com mão de alface sem tesão nenhum. Atrasa o tempo e toca quase tudo com a intensão errada.
Parece que eu sou exigente mas não sou não. Só dei muito azar. Mais duas semanas e acaba o contrato.
Já falei com agente que próximo contrato quero levar meu batera. Aí a vida vai ser outra coisa.
Eu já perdi o tesão total mas a grana tá pingando. Tenho que ficar tocando empurrando o batera.
Mercado de cruzeiro tá precisando de músico e tão contratando gente bem ruim.
Agora é um Felipino. Esse é ruim e toca com mão de alface sem tesão nenhum. Atrasa o tempo e toca quase tudo com a intensão errada.
Parece que eu sou exigente mas não sou não. Só dei muito azar. Mais duas semanas e acaba o contrato.
Já falei com agente que próximo contrato quero levar meu batera. Aí a vida vai ser outra coisa.
Eu já perdi o tesão total mas a grana tá pingando. Tenho que ficar tocando empurrando o batera.
caiovotta- Membro
- Mensagens : 171
Localização : São Paulo
Re: Como tocar com baterista ruim
Se essa é sua resposta breve, então quando sair o "livro" de 500 páginas com a sua resposta na versão completa eu vou querer uma cópia com o autógrafo do autor!DiegoBueno escreveu:Bom, tentarei ser breve, relatando meu caso especifico, mas que possa ajudar o autor do topico.
Sou rockeiro, guitarrista, baterista, aprendendo teclado, e recentemente passei a atuar como baixista tbm. Eu sempre gostei de rock, mas no meu ambiente familiar há pessoas que gostam de samba, sertanejo, moda de viola e etc, então sempre tive contato com todo tipo/estilo de musica.
Entre os 6 e 8 anos de idade eu já assistia meu tio, que era baterista de banda de sertanejo, tocando em bares. Com 11 comecei a tocar Bateria na igreja, com 12 eu ingressei numa banda de "baile" (tocavam um pouco de tudo, mas o foco era sertanejo na época) e comecei a hanhar um cachezinho. Aos 13 anos comprei minha primeira guitarra, que mais parecia um berimbau de 6 cordas. Nesse meio tempo com a banda de sertanejo, o filho do vocalista tinha uma banda de rock nacional e precisavam de baterista. A galera já toda mais "velha", com seus 20 anos de idade (alguns mais), e eu com 12 era o mascote da turma.
Enfim, pra tentar resumir a historia, desde essa epoca até os dias de hoje passei por diversas bandas, de diversos estilos musicais, e por diversas situações inusitadas. Entre essas situações, já houve casos em que fui assistir amigos tocarem e um dos musicos não comparecer, fui convidado a substitui-lo ali na hora, e eu fui, com equipo emprestado de outros musicos presentes (eram varias bandas tocando no dia).
Em outros incontáveis casos atuando como roadie em uma banda de sertanejo, já precisei atuar como baterista e outras vezes como guitarrista, até o musico "oficial" chegar, pois eles estavam em outro trampo e chegariam após o inicio do show. Por muitas vezes, nessa mesma banda, fui escalado como musico oficial, pois um musico não poderia comparecer em alguma das datas agendadas, e a banda não podia "perder a oportunidade".
Houveram casos em que fui em aniversário de amigos musicos, e cada musico presente no evento acabava dando uma palhinha ali na hora. E eu ali, de roupa preta, camiseta do Green Day, cabeludo, barbudo, coturno, fui cantar "Não deixe o Samba Morrer". Um primo meu estava em um campeonato de Futvolei, no final teria um grupo de samba pra animar a festa, e eu fui cantar/tocar Retalhos de Cetim com os caras.
O que eu quero dizer com tudo isso? Hoje tenho 40 anos de idade, tenho muitos outros "causos" pra contar, mas se eu me fechasse num unico estilo musical, seja qual for, eu não teria tanta bagagem. E nesse ponto sou obrigado a concordar com o Tio Alex, normalmente é sim o dito "rockeiro tr00zão" que não aceita outras coisas, muitas vezes são bitolados até dentro das vertentes do proprio rock/metal, tipo "metaleiro não curte grunge", quem curte Sepultura zoa quem curte Angra e por aeh vai.
Então, pra encerrar meu relato, voltando ao ponto principal do topico, 2 observações:
1- Sim, talvez a falta de "bagagem" do baterista esteja limitando a atuação dele. Não que ele seja ruim, mas talvez seja falta de conhecimento, e com isso tbm a "insegurança", acabam afetando o desempenho dele.
2- Eu passei por varias bandas, de diversos estilos, justamente por ter certo conhecimento (embora não fossem meus estilos musicais preferidos), e também por eu saber "me moldar" aos requisitos que a banda precisava, sempre ouvi e procurei melhorar quando falavam pra eu "limpar meu som", "tocar simples mas consistente". Muitas vezes era o vocalista que tinha dificuldades com o tempo das musicas, por ficar confuso durante a execução de algumas viradas, não conseguia "se manter no tempo", então EU simplificava algumas coisas pra facilitar pra ele. Mas ambos se ajudavam, eu fui melhorando com o tempo, e o vocalista tbm se comprometeu a melhorar (e conseguiu).
Qdo se trata de banda, estamos falando de pessoas diferentes, personalidades diferentes, bagagens diferentes, reunidos sob um mesmo proposito/objetivo. Então é de bom grado que saibamos as facilidades e dificuldades de cada um, saibamos cobrar mas tbm saibamos ceder. É uma via de mão dupla. Se depois de uma conversa sincera não haver sequer uma tentativa de melhora, fica complicado, mas se a pessoa ao menos está tentando melhorar e já mostra uma certa evolução é um ponto à favor.
B3ck1m2n- Membro
- Mensagens : 1509
Localização : Cambuí-MG
Re: Como tocar com baterista ruim
B3ck1m2n escreveu:Se essa é sua resposta breve, então quando sair o "livro" de 500 páginas com a sua resposta na versão completa eu vou querer uma cópia com o autógrafo do autor!DiegoBueno escreveu:Bom, tentarei ser breve, relatando meu caso especifico, mas que possa ajudar o autor do topico.
Tentei, de fato. Conseguir é outra historia kkkkkkkkkkkkkkkkkk
caiovotta escreveu:
Agora é um Felipino. Esse é ruim e toca com mão de alface sem tesão nenhum. Atrasa o tempo e toca quase tudo com a intensão errada.
(...)
Já falei com agente que próximo contrato quero levar meu batera.
Se rolar um teste, vou acabar me candidatando, hein
B3ck1m2n gosta desta mensagem
Re: Como tocar com baterista ruim
Uai cara. Candidata.
O que eu mais quero é que os brasileiros dominem esse mercado.
Fiz um tópico explicando como funciona.
O grande lance é que tem que falar inglês. Não tem como enrolar isso.
O que eu mais quero é que os brasileiros dominem esse mercado.
Fiz um tópico explicando como funciona.
O grande lance é que tem que falar inglês. Não tem como enrolar isso.
caiovotta- Membro
- Mensagens : 171
Localização : São Paulo
DiegoBueno gosta desta mensagem
Re: Como tocar com baterista ruim
caiovotta escreveu:Uai cara. Candidata.
O que eu mais quero é que os brasileiros dominem esse mercado.
Fiz um tópico explicando como funciona.
O grande lance é que tem que falar inglês. Não tem como enrolar isso.
Esse é o lance. Dizem que "quem quer dá um jeito, quem não quer arruma desculpa", mas me interessei e li sim seu topico. Um dos "empecilhos" está justamente no meu ingles fraco e não saber ler partitura. Eu costumo ser um cara desenrolado, fiz varios rolês "no improviso", mas, como tu disse, nesse caso não dá pra enrolar
Re: Como tocar com baterista ruim
Sim bixo.
Aprender ler partitura e ler inglês são algumas várias horas bunda sentado estudando.
Mas vale a pena e é possível. 40 anos tá novo ainda.
Aprender ler partitura e ler inglês são algumas várias horas bunda sentado estudando.
Mas vale a pena e é possível. 40 anos tá novo ainda.
caiovotta- Membro
- Mensagens : 171
Localização : São Paulo
DiegoBueno gosta desta mensagem
Re: Como tocar com baterista ruim
Batera ruim não tem condição. Tenho trauma, foram vários nessa vida. Hoje em dia não tenho a mínima paciência e digo que até educação me falta se o batera é ruim. Não consigo disfarçar.
Lá fora tive uma experiência parecida com a do Caio, com batera gringo, embora o buraco tenha sido mais embaixo... Mas enfim, sou uma pessoa bem desanimada com bateristas. Bastante mesmo.
Sabe quando você tem que exigir o básico de um batera? Então...
Lá fora tive uma experiência parecida com a do Caio, com batera gringo, embora o buraco tenha sido mais embaixo... Mas enfim, sou uma pessoa bem desanimada com bateristas. Bastante mesmo.
Sabe quando você tem que exigir o básico de um batera? Então...
Jãozeiro- Membro
- Mensagens : 3252
Localização : Doha - Qatar
Re: Como tocar com baterista ruim
DiegoBueno escreveu:. Um dos "empecilhos" está justamente no meu ingles fraco e não saber ler partitura.caiovotta escreveu:Uai cara. Candidata.
O que eu mais quero é que os brasileiros dominem esse mercado.
Fiz um tópico explicando como funciona.
O grande lance é que tem que falar inglês. Não tem como enrolar isso.
Se você se candidatar com o time fechado (banda, trio, duo, etc.) não precisa leitura. Você vai tocar o que sua banda vendeu na promo e o repertório de vocês normalmente.
Jãozeiro- Membro
- Mensagens : 3252
Localização : Doha - Qatar
Re: Como tocar com baterista ruim
Jãozeiro escreveu: Se você se candidatar com o time fechado (banda, trio, duo, etc.) não precisa leitura. Você vai tocar o que sua banda vendeu na promo e o repertório de vocês normalmente.
Sim, isso candidatando o "time", mas ainda assim existem algumas exigencias, além de encontrar outros dispostos a entrarem no rolê, enfim. Eu, sozinho, ja seria complicado. Contar com mais 2 ou 3 na mesma vibe, ferrou
Página 2 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» Melhor baterista do mundo pra se tocar!
» Com qual baterista no mundo você gostaria de tocar?
» Regulagem ruim ou encordoamento ruim?
» Como aprendendo tocar violão ajudará melhor em tocar contrabaixo ?
» Fender...quais evitar???
» Com qual baterista no mundo você gostaria de tocar?
» Regulagem ruim ou encordoamento ruim?
» Como aprendendo tocar violão ajudará melhor em tocar contrabaixo ?
» Fender...quais evitar???
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 2 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos