Como aprendendo tocar violão ajudará melhor em tocar contrabaixo ?
+14
lucian.cupin
Tucone
Marlim
Ferium
Claudio
joabi
GuilhermePastorius
arthur.farias.96
Maurício_Expressão
lfan.bass
NeyBass
afonsodecampos
allexcosta
Balli
18 participantes
Página 1 de 1
Como aprendendo tocar violão ajudará melhor em tocar contrabaixo ?
E ai galera, beleza ?!
Iniciei a tocar contrabaixo a pouco mais de 1 ano (com mais dedicação), no meio do ano passado tive que parar de frequentar as aulas.
No retorno as aulas, para ser mais preciso semana passada, com um novo professor, expliquei para ele as minhas ambições, ele me propôs que se fosse da minha vontade, nos ao invés de ter aula de contrabaixo, teríamos aula de violão, partíssemos do zero, sem contar que o contrabaixo é meu primeiro instrumento que tive contato. Fiquei meio receoso, mas aceitei a proposta.
Gostaria de saber dos amigos que já tem uma vasta experiência, se essa nova investida irá me ajudar de verdade no desenvolvimento com o contrabaixo. Sei que musicalmente vai ser excelente !!!!
Muito obrigado a todos que poderem colaborar !!!
Iniciei a tocar contrabaixo a pouco mais de 1 ano (com mais dedicação), no meio do ano passado tive que parar de frequentar as aulas.
No retorno as aulas, para ser mais preciso semana passada, com um novo professor, expliquei para ele as minhas ambições, ele me propôs que se fosse da minha vontade, nos ao invés de ter aula de contrabaixo, teríamos aula de violão, partíssemos do zero, sem contar que o contrabaixo é meu primeiro instrumento que tive contato. Fiquei meio receoso, mas aceitei a proposta.
Gostaria de saber dos amigos que já tem uma vasta experiência, se essa nova investida irá me ajudar de verdade no desenvolvimento com o contrabaixo. Sei que musicalmente vai ser excelente !!!!
Muito obrigado a todos que poderem colaborar !!!
Balli- Membro
Re: Como aprendendo tocar violão ajudará melhor em tocar contrabaixo ?
Balli escreveu:Gostaria de saber dos amigos que já tem uma vasta experiência, se essa nova investida irá me ajudar de verdade no desenvolvimento com o contrabaixo.
Sim.
allexcosta- Administrador
Sim, claro! Mais pra frente o violão vai ajudar muito no estudo de harmonia também. A propósito, será que existe algum baixista que não toque violão por aqui?
afonsodecampos- Membro
Não é regra, mas é aconselhável que todo baixista saiba tocar pelo menos o básico de violão ou piano.
O baixo é um instrumento que se for tocado usando somente as tônicas, como é visto na maioria das músicas (e que fica na cabeça de muita gente, que baixo é facil pois só toca as tônicas). Então, voltando, se vc for acompanhar músicas usando apenas as tônicas te deixará com deficiência em conhecer acordes maiores, menores, extensão de acordes, etc. Por isso recomenda-se o aprendizado de um instrumento de harmonia.
Aprendi tocar baixo assim na igreja acompanhando os hinos, até hj de vez em quando ainda me perco em alguns acordes maiores e menores. O violão e o estudo do campo harmônico tem me ajudado muito nessa parte.
O baixo é um instrumento que se for tocado usando somente as tônicas, como é visto na maioria das músicas (e que fica na cabeça de muita gente, que baixo é facil pois só toca as tônicas). Então, voltando, se vc for acompanhar músicas usando apenas as tônicas te deixará com deficiência em conhecer acordes maiores, menores, extensão de acordes, etc. Por isso recomenda-se o aprendizado de um instrumento de harmonia.
Aprendi tocar baixo assim na igreja acompanhando os hinos, até hj de vez em quando ainda me perco em alguns acordes maiores e menores. O violão e o estudo do campo harmônico tem me ajudado muito nessa parte.
NeyBass- Membro
Tenho violão, mas faz tempo que não treino nele. Prefiro treinar no contrabaixo. O importante mesmo é entender como o acorde é formado, quais notas são usadas. Faça acordes no contrabaixo também.
Balli, se você tiver quatro aulas no mês, por que não faz duas de violão e duas de contrabaixo? No meu caso, faço duas de fretted e duas de fretless.
Abraço!
Balli, se você tiver quatro aulas no mês, por que não faz duas de violão e duas de contrabaixo? No meu caso, faço duas de fretted e duas de fretless.
Abraço!
lfan.bass- Membro
Também acho que tocar violão sempre ajuda o baixista, além disso, compor ou tirar música de ouvido no violão é sempre mais natural.
Edit
Postei no tópico errado.
Mas sobre o assunto tópico, também acho violão interessante pra aprender harmonia e acordes.
Postei no tópico errado.
Mas sobre o assunto tópico, também acho violão interessante pra aprender harmonia e acordes.
arthur.farias.96- Membro
Procurei fazer aulas de violão na minha escola de musica há quase uns 2 anos e meio (faço baixo lá há 4 anos e alguns meses) por ter a ambição de compor minhas próprias músicas e ser muito idiota pra ser autodidata, e também porque queria ter um melhor conhecimento sobre harmonia e poder aplicar tudo que eu aprendi nas aulas de teoria em prática, coisas que demoraram pra fazer sentido no baixo.
Enfim, aprender violão (e qualquer outro instrumento) pode te transformar num melhor baixista e num melhor músico, além de possivelmente aumentar sua apreciação de outros instrumentos, tenho vontade de tocar tantas coisas no violão haha mas prefiro aperfeiçoar o baixo primeiro, e manter o violão num nível decente/básico.
Sempre vale a pena ampliar seu ponto de vista, na minha banda quando eventualmente acontece de eu esquecer o acorde ou o resto da banda estarem tocando uma música que eu não conheço (ou não tirei hehe), olhar pro guitarrista ajuda bastante
Enfim, aprender violão (e qualquer outro instrumento) pode te transformar num melhor baixista e num melhor músico, além de possivelmente aumentar sua apreciação de outros instrumentos, tenho vontade de tocar tantas coisas no violão haha mas prefiro aperfeiçoar o baixo primeiro, e manter o violão num nível decente/básico.
Sempre vale a pena ampliar seu ponto de vista, na minha banda quando eventualmente acontece de eu esquecer o acorde ou o resto da banda estarem tocando uma música que eu não conheço (ou não tirei hehe), olhar pro guitarrista ajuda bastante
Engraçado que sempre que fico "brincando" com o teclado do tecladista da minha banda, sempre acabo achando uma nota que me lembra de alguma música, mas no baixo é um pouco mais dificil(isso de um ouvido leigo)Maurício_Expressão escreveu:Também acho que tocar violão sempre ajuda o baixista, além disso, compor ou tirar música de ouvido no violão é sempre mais natural.
GuilhermePastorius- Membro
Balli escreveu:
Mais do que você imagina, se ele te ensinar bem.
joabi- Eterno Colaborador
afonsodecampos escreveu:Sim, claro! Mais pra frente o violão vai ajudar muito no estudo de harmonia também. A propósito, será que existe algum baixista que não toque violão por aqui?
Eeeeeeeeeu!!!!!!!
Em novembro desse ano eu completo 33 anos de Contrabaixo. Nunca toquei violão, não sei nem por onde começar... se colocar um violão na minha mão não vai sair absolutamente nada! e na verdade também nunca senti falta e nem tive entusiasmo pra tocar violão e/ou guitarra.
Eu sempre gostei do som do Contrabaixo, comecei com ele e estou nele até hoje. O máximo que fiz foi aprender a tocar Trompete (sozinho, pegando material na internet), que é outro instrumento que curto muito o som!
Pra quem tem pretensões de seguir profissionalmente com música, acho que deve ser importante estudar instrumentos como violão e principalmente piano... acho que vai ajudar a compreender muitas coisas sobre harmonia que o baixista em geral tem dificuldade de entender!
Porém, para tocar Contrabaixo não é premissa saber tocar violão!
Claudio- Membro
É importante ter alguma noção de violão. Eu tenho e isso me facilitou bastante o começo no contrabaixo como autodidata. Vale a pena demais. Com um bom professor, em poucos meses tu vais ter bagagem suficiente pra compreender bem a harmonia e curtir de forma muito mais prazerosa o teu estudo no contrabaixo.
Ferium- Membro
ClaudioBass escreveu:Porém, para tocar Contrabaixo não é premissa saber tocar violão!
Verdade, mas harmonia é. E tocar um instrumento que toca notas simultâneas abre bem a cabeça para harmonia.
allexcosta- Administrador
afonsodecampos escreveu:Sim, claro! Mais pra frente o violão vai ajudar muito no estudo de harmonia também. A propósito, será que existe algum baixista que não toque violão por aqui?
Estou nessa lista
Nunca senti nada pelo violão...questão que creio ser pessoal mesmo... desde o primeiro dia como instrumentista lá no começo dos anos 90 sempre fui baixista e nunca tive um violão.
Marlim- Membro
ClaudioBass escreveu:Eeeeeeeeeu!!!!!!!
Eu sempre gostei do som do Contrabaixo, comecei com ele e estou nele até hoje...
Comecei com violão, estudando numa Camerata, como sempre ficava com a terceira ou quarta vozes acabei despertando para o instrumento. Sem contar que "violão" sempre esteve em casa, já um contrabaixo... bem difícil. Costumava emprestar, só não tinha onde espetar Mas valeu cada segundo com aquele Formigão mudo na mão.
afonsodecampos- Membro
Comecei no teclado e isso me ajudou muito!
No teclado eu sou "semi-autodidata",pois tomei poucos meses de aula pra aprender o básico (o resto aprendi sozinho).Já no contrabaixo sou totalmente autodidata.
Mas passei pelo violão sim.Estudei com meu irmão alguns acordes antes de comprar o primeiro baixo e partir de vez pra ele.Mas na verdade não tive quase dificuldade nenhuma em transpor acordes do teclado pro violão,pois já tinha os sons na cabeça.
O teclado iniciante (que foi o primeiro que tive),tem uns sons,uns "demos" ( ) que te ajudam a expandir os horizontes musicais.Na verdade,penetrar no mundo musical de cabeça.Você fica fuçando o teclado todo,e fica ouvindo a bateria e acompanhamento de cada estilo,passando por música latina,Black Music,Rock... Isso me foi muito útil!
Em resumo eu diria que o teclado iniciante é muito didático,e que o instrumento em si,seja iniciante ou profissional,ajuda mais a abrir a mente por as notas estarem expostas ali,ajudando a memorizar os intervalos.
Já o violão também é muito útil,até pela familiaridade com o contrabaixo (e por querer surfar naquela ideia pré-concebida de que o baixista sabe tocar violão também).
Mas no contrabaixo também dá pra fazer acordes (e muito bem,obrigado),logo qualquer professor deve ensinar acordes obrigatoriamente ao seu aluno.Pois pra mim o professor de contrabaixo que não ensina uma coisa simples dessas a um aluno,não é um professor de contrabaixo de verdade.
No teclado eu sou "semi-autodidata",pois tomei poucos meses de aula pra aprender o básico (o resto aprendi sozinho).Já no contrabaixo sou totalmente autodidata.
Mas passei pelo violão sim.Estudei com meu irmão alguns acordes antes de comprar o primeiro baixo e partir de vez pra ele.Mas na verdade não tive quase dificuldade nenhuma em transpor acordes do teclado pro violão,pois já tinha os sons na cabeça.
O teclado iniciante (que foi o primeiro que tive),tem uns sons,uns "demos" ( ) que te ajudam a expandir os horizontes musicais.Na verdade,penetrar no mundo musical de cabeça.Você fica fuçando o teclado todo,e fica ouvindo a bateria e acompanhamento de cada estilo,passando por música latina,Black Music,Rock... Isso me foi muito útil!
Em resumo eu diria que o teclado iniciante é muito didático,e que o instrumento em si,seja iniciante ou profissional,ajuda mais a abrir a mente por as notas estarem expostas ali,ajudando a memorizar os intervalos.
Já o violão também é muito útil,até pela familiaridade com o contrabaixo (e por querer surfar naquela ideia pré-concebida de que o baixista sabe tocar violão também).
Mas no contrabaixo também dá pra fazer acordes (e muito bem,obrigado),logo qualquer professor deve ensinar acordes obrigatoriamente ao seu aluno.Pois pra mim o professor de contrabaixo que não ensina uma coisa simples dessas a um aluno,não é um professor de contrabaixo de verdade.
Convidado- Convidado
Agradeço a todos pela colaboração que foi de grande ajuda !!!
Balli- Membro
Eu tive aulas de violão como parte do meu curso de contrabaixo, mas não foi "tão cedo" como no seu caso (1 ano de aula). Com certeza é válido, tanto para melhorar a visão harmônica quanto para "ler" acordes em gigs.
Tucone- Membro
passo maior parte do dia tocando violão, as vezes levo pro trabalho e toco nos momentos livres, tenho algumas composições da minha banda que compus no violão e passei para o teclado
lucian.cupin- Membro
ClaudioBass escreveu:Pra quem tem pretensões de seguir profissionalmente com música, acho que deve ser importante estudar instrumentos como violão e principalmente piano... acho que vai ajudar a compreender muitas coisas sobre harmonia que o baixista em geral tem dificuldade de entender!
+1000
estudar teclado/píano por 6 anos me deu uma base que dou graças aos deuses do olimpo até hoje. Tudo fica muito mais fácil ! Hoje só preciso me focar em técnicas específicas do instrumento que quero. Claro que esqueci muita coisa por falta de prática... mas é interessante, parece igual andar de biciclete... a base vc nunca esquece
korg- Membro
"Toco" contrabaixo elétrico há dois anos e meio e, influenciado pelo tópico, resolvi começar a aprender violão. O que pude perceber:
1 - Rola um certo desânimo em começar um outro instrumento do zero. O corpo grande, braço fino, cordas e casas apertadas tornam tocar o violão algo cansativo e um pouco chato. No início, pareço um ogro em uma loja de porcelanas. É difícil acertar aquelas cordinhas sem apertar tudo junto...
2 - O violão tem um som mais rico que o contrabaixo e é bastante fácil mudar a nuance do som. Um ataque mais lento ou pesado muda tudo. Há muita coisa a ser explorada neste instrumento;
3 - É mais fácil "exercer a musicalidade" com um violão. O Contrabaixo parece mais difícil, ele é mais direto, com uma função mais definida. O contrabaixo pede uma certa precisão que você pode disfarçar no violão. É mais fácil "entender música" com um violão;
4 - É possível fazer "base" ou "chão" com um violão, o que é surpreendente para um baixista (desculpem a pretensão...). É um sabor diferente daquilo que tanto gostamos, que é música.
Por fim, é ótimo aprender a tocar violão. Conhecer mais de um instrumento que toca a mesma música é te elevar à categoria de músico ao invés de um "operador de instrumento musical". Acostumar o ouvido à harmonia, interagir com a música de forma diferente, manusear um braço que é parecido, mas não igual, tudo isto irá lhe proporcionar um melhor entendimento da função e operação do contrabaixo.
Eu recomendo!
1 - Rola um certo desânimo em começar um outro instrumento do zero. O corpo grande, braço fino, cordas e casas apertadas tornam tocar o violão algo cansativo e um pouco chato. No início, pareço um ogro em uma loja de porcelanas. É difícil acertar aquelas cordinhas sem apertar tudo junto...
2 - O violão tem um som mais rico que o contrabaixo e é bastante fácil mudar a nuance do som. Um ataque mais lento ou pesado muda tudo. Há muita coisa a ser explorada neste instrumento;
3 - É mais fácil "exercer a musicalidade" com um violão. O Contrabaixo parece mais difícil, ele é mais direto, com uma função mais definida. O contrabaixo pede uma certa precisão que você pode disfarçar no violão. É mais fácil "entender música" com um violão;
4 - É possível fazer "base" ou "chão" com um violão, o que é surpreendente para um baixista (desculpem a pretensão...). É um sabor diferente daquilo que tanto gostamos, que é música.
Por fim, é ótimo aprender a tocar violão. Conhecer mais de um instrumento que toca a mesma música é te elevar à categoria de músico ao invés de um "operador de instrumento musical". Acostumar o ouvido à harmonia, interagir com a música de forma diferente, manusear um braço que é parecido, mas não igual, tudo isto irá lhe proporcionar um melhor entendimento da função e operação do contrabaixo.
Eu recomendo!
cardozo- Membro
Indo pelo lado prático das coisas, vale lembrar que conhecer os acordes de violão faz com que, olhando a mão esquerda de um violonista/guitarrista, saibamos o que ele(a) está fazendo...
Zubrycky escreveu:Indo pelo lado prático das coisas, vale lembrar que conhecer os acordes de violão faz com que, olhando a mão esquerda de um violonista/guitarrista, saibamos o que ele(a) está fazendo...
Isso é bem verdade. Ajuda muito a acompanhar uma música que nao sabemos tocar.
Geovane Gomes- Membro
Geovane Gomes escreveu:Zubrycky escreveu:Indo pelo lado prático das coisas, vale lembrar que conhecer os acordes de violão faz com que, olhando a mão esquerda de um violonista/guitarrista, saibamos o que ele(a) está fazendo...
Isso já me salvou a pele musical inúmeras vezes.
Zubrycky escreveu:Geovane Gomes escreveu:Zubrycky escreveu:Indo pelo lado prático das coisas, vale lembrar que conhecer os acordes de violão faz com que, olhando a mão esquerda de um violonista/guitarrista, saibamos o que ele(a) está fazendo...
Isso já me salvou a pele musical inúmeras vezes.
Já no meu caso não,primeiro pelo pouquíssimo tempo que toquei violão (tocava teclado),e depois por um erro que acontece muito com autodidatas...
Acontece que quando fui estudando contrabaixo sozinho,não levei em conta uma das coisas mais importantes que qualquer instrumentista de instrumento de cordas deve saber: a localização de todas as notas no braço.Eu saía tocando e estudando estilos musicais,escalas,e isso foi aprimorando muito,muito mesmo o meu ouvido.Ia tirando algumas músicas de Miller e Wooten,aprendi depois diversos estilos musicais.Mas esqueci de estudar essa coisa tão básica e importante de localização das notas.
Só ha relativamente pouco tempo atrás que corrigi isso! Tive que me reeducar,ter muita paciência e decorar as notas no braço todo! Sabia muitas notas,mas como não conhecia o braço todo,existiam vários pontos cegos rs... (e isso me atrapalhava a desenvolver linhas de baixo que flertam com os agudos).
Daí,se não tinha feito isso no contrabaixo,imagina no violão? Rs...
Pra minha sorte,meu ouvido que me salvava,e não precisava olhar pra mão do violonista.Acho que esse lance de eu não conhecer as notas do violão aprimorou meu ouvido ao tocar com outros músicos.Não acho meu ouvido excelente,mas... Bom
Convidado- Convidado
É um dos pontos chave da dificuldade do baixo.Você tem que ser criativo o tempo todo (exceto em alguns estilos de rock mais... "dum,dum,dum,dum,dum,dum,dum,dum,...kkk )cardozo escreveu:3 - É mais fácil "exercer a musicalidade" com um violão. O Contrabaixo parece mais difícil, ele é mais direto, com uma função mais definida. O contrabaixo pede uma certa precisão que você pode disfarçar no violão. É mais fácil "entender música" com um violão;
O violão faz o swing com os acordes e você lá,tentando fazer a melodia mais bem elaborada possível,mas sem perder o groove e sem por informação demais e "sujar".
Dá pra fazer chão no contrabaixo também.Ô se dá...cardozo escreveu:4 - É possível fazer "base" ou "chão" com um violão, o que é surpreendente para um baixista (desculpem a pretensão...). É um sabor diferente daquilo que tanto gostamos, que é música.
Convidado- Convidado