Cordas com som muito diferentes
+2
allexcosta
Kevyn Albuquerque
6 participantes
Página 1 de 1
Cordas com som muito diferentes
Fala galera, eu tive um problema uma vez. Minha corda arrebentou no meio do show e aí um amigo meu me deu a corda de um outro baixo que estava parado. A corda é a A e parece que o som dela é muito diferente das outras. Ela parece ter um som mais agudo ou mais brilhante em comparação as outras. Eu não sei se é o tamanho mas a corda que ele me deu não é nova pois está ate com oxidação. Alguém sabe me dizer o que ta rolando com essa corda e o que eu posso fazer para que todas tenham a mesma sonoridade ?
Kevyn Albuquerque- Membro
Re: Cordas com som muito diferentes
Bem-vindo.
Podem ser inúmeros motivos.
Materiais diferentes, formato do enrolamento externo, marca, bitola, se ele limpou recentemente com álcool ou algum outro produto. Sim, uma corda velha e enferrujada pode ser limpa e mudar bastante o som.
O que você deve fazer é trocar todas as cordas por um encordoamento da mesma marca e tipo.
Se é pra passar uma chuva, deixe todas as cordas mergulhadas em etanol de carro ou álcool iso por umas 2 horas, retire e deixe secar naturalmente. Coloque de volta e todas estarão mais brilhantes que quando você tirou, talvez minimizando as diferenças.
Podem ser inúmeros motivos.
Materiais diferentes, formato do enrolamento externo, marca, bitola, se ele limpou recentemente com álcool ou algum outro produto. Sim, uma corda velha e enferrujada pode ser limpa e mudar bastante o som.
O que você deve fazer é trocar todas as cordas por um encordoamento da mesma marca e tipo.
Se é pra passar uma chuva, deixe todas as cordas mergulhadas em etanol de carro ou álcool iso por umas 2 horas, retire e deixe secar naturalmente. Coloque de volta e todas estarão mais brilhantes que quando você tirou, talvez minimizando as diferenças.
Kevyn Albuquerque gosta desta mensagem
Maravilha Alex! Vou colocar no álcool pra ver se melhora. Não consigo comprar cordas novas agora
Kevyn Albuquerque- Membro
Kevyn Albuquerque escreveu:Fala galera, eu tive um problema uma vez. Minha corda arrebentou no meio do show e aí um amigo meu me deu a corda de um outro baixo que estava parado. A corda é a A e parece que o som dela é muito diferente das outras. Ela parece ter um som mais agudo ou mais brilhante em comparação as outras.
Já fiz isso; corda quebrou, peguei alguma que estava guardada e não gostei, pois o som era diferente das outras que estavam (eram marcas diferentes).
Não demorou umas 2 semanas e comprei um jogo novo.
Kevyn Albuquerque escreveu:Maravilha Alex! Vou colocar no álcool pra ver se melhora. Não consigo comprar cordas novas agora
Se não tem como trocar todo o jogo por um novo, então a solução é isso ai mesmo.
Outra coisa que pode usar pra mergulhar: thinner.
Já usei em cordas genéricas, e limpou 100%.
CSergio- Membro
Quando acontecia comigo eu arrancava fora o pedaço quebrado, esticava a sobra da corda que fica na tarraxa, dava um generoso nó na ponta que perdeu a "bolinha", esticava bem o nó e colocava a corda de volta no baixo. Ela "laceava" um pouco no começo mas depois estabilizava e aguentava até terminar de tocar e/ou juntar dinheiro pra comprar outro jogo de cordas.
Corda de outra marca e tempo de vida diferente das demais vai dar diferença de som mesmo. Tenta fazer o que recomendaram aí em cima, isso vai "zerar" as cordas por um instante. Vê se a diferença em relação às outras cordas diminui.
Ou então compra um encordoamento novo baratinho, tipo Strinberg (50 reais + frete no ML) e zera tudo de vez.
Ou então compra um encordoamento novo baratinho, tipo Strinberg (50 reais + frete no ML) e zera tudo de vez.
Jãozeiro- Membro
Uma dica para ajudar nessas questões que eu. Sempre faço: quando troco as cordas de cada baixo, sempre guardo o jogo anterior. Assim, se der ruim, tenho um jogo de step pra colocar do mesmo tipo. Daí fazendo a limpeza certinho, dá pra quebrar um galho até comprar um jogo novo. Isso aí já me ajudou até a colocar cordas melhores provisórias em baixos recém adquiridos.
Outra coisa: tentar trocar as cordas com certas frequência, né? Esse meme de baixista que nunca troca as cordas já deu! Pelo menos 1x por ano, não é possível que não dê! Pega o décimo terceiro e compra um joguinho todo ano, bro! Não precisa ser das mais cara, mas uma com sonoridade legal tá valendo (recomendo SG). Vc vai ver que o seu som vai melhorar muiito com trocas de corda mais frequentes!
Outra coisa: tentar trocar as cordas com certas frequência, né? Esse meme de baixista que nunca troca as cordas já deu! Pelo menos 1x por ano, não é possível que não dê! Pega o décimo terceiro e compra um joguinho todo ano, bro! Não precisa ser das mais cara, mas uma com sonoridade legal tá valendo (recomendo SG). Vc vai ver que o seu som vai melhorar muiito com trocas de corda mais frequentes!
B3ck1m2n- Membro