Jerry Jemmott, “The Groovemaster”, e Mona.
2 participantes
:: Fórum Técnico :: Baixistas
Página 1 de 1
Jerry Jemmott, “The Groovemaster”, e Mona.
Jerry Jemmott, “The Groovemaster”, e Mona.
https://bassmusicianmagazine.com/2022/09/legendary-bassist-jerry-jemmott-and-the-story-of-mona-his-beloved-j-bass/
https://forbassplayersonly.com/interview-jerry-jemmott/
Quando Jerry Jemmott, ainda na infância, ouviu Paul Chambers tocar baixo pela primeira vez, ele decidiu, praticamente na hora, que queria se tornar um baixista. Embora o jazz estivesse entre suas primeiras influências musicais, Jerry, mais tarde, descobriu o fascínio do funk e do R&B.
Um baixista de estúdio seminal nos anos 60 e 70, Jerry se tornou um dos arquitetos do som da Atlanta Records/Muscle Shoals, quando o mundo foi apresentado à soul music. Durante esse período histórico, Jerry estava bem no meio das coisas, gravando linhas de baixo inesquecíveis para Aretha Franklin, King Curtis, BB King, Wilson Pickett, Roberta Flack, The Rascals e inúmeros outros.
Ele é considerado por muitos um dos baixistas mais influentes do nosso tempo.
Em 1968 Jemmott gravava com Aretha Franklin , Carolyn, Erma Franklin, The Rascals e Wilson Pickett quando seu Jazz Bass foi roubado de dentro da sala de controle do A&R Recording Studio A. O baixo tinha um ótimo som e todos ficaram em choque quando voltaram do almoço e ele não estava mais lá.
“Fui a uma loja de penhores na 8ª Avenida e comprei um JB 64, “ Mona ”, embora ela não tivesse um nome na época. Ela passou por muitas mudanças, trocas de braço e atualizações ao longo dos anos, enquanto eu continuei a gravar Aretha, BB King, Freddie King, Freddie Hubbard e tudo e todos os outros desde então.”
Mona.
Mona em ação a partir de 12:33.
Vídeo-aula com Jemmott e Mona.
https://bassmusicianmagazine.com/2022/09/legendary-bassist-jerry-jemmott-and-the-story-of-mona-his-beloved-j-bass/
https://forbassplayersonly.com/interview-jerry-jemmott/
Quando Jerry Jemmott, ainda na infância, ouviu Paul Chambers tocar baixo pela primeira vez, ele decidiu, praticamente na hora, que queria se tornar um baixista. Embora o jazz estivesse entre suas primeiras influências musicais, Jerry, mais tarde, descobriu o fascínio do funk e do R&B.
Um baixista de estúdio seminal nos anos 60 e 70, Jerry se tornou um dos arquitetos do som da Atlanta Records/Muscle Shoals, quando o mundo foi apresentado à soul music. Durante esse período histórico, Jerry estava bem no meio das coisas, gravando linhas de baixo inesquecíveis para Aretha Franklin, King Curtis, BB King, Wilson Pickett, Roberta Flack, The Rascals e inúmeros outros.
Ele é considerado por muitos um dos baixistas mais influentes do nosso tempo.
Em 1968 Jemmott gravava com Aretha Franklin , Carolyn, Erma Franklin, The Rascals e Wilson Pickett quando seu Jazz Bass foi roubado de dentro da sala de controle do A&R Recording Studio A. O baixo tinha um ótimo som e todos ficaram em choque quando voltaram do almoço e ele não estava mais lá.
“Fui a uma loja de penhores na 8ª Avenida e comprei um JB 64, “ Mona ”, embora ela não tivesse um nome na época. Ela passou por muitas mudanças, trocas de braço e atualizações ao longo dos anos, enquanto eu continuei a gravar Aretha, BB King, Freddie King, Freddie Hubbard e tudo e todos os outros desde então.”
Mona.
Mona em ação a partir de 12:33.
Vídeo-aula com Jemmott e Mona.
____________________________
"Não existe neutralidade possível." F.F.
Re: Jerry Jemmott, “The Groovemaster”, e Mona.
J.Jemmott bass master class.
____________________________
"Não existe neutralidade possível." F.F.
Re: Jerry Jemmott, “The Groovemaster”, e Mona.
As dez melhores gravações de Jerry Jemmott, segundo ele mesmo.
Em uma carreira prolífica que abrange mais de 40 anos, o trabalho de Jemmott ajudou a moldar os sons da Atlantic Records e Muscle Shoals. Ele deixou sua marca em alguns hits que definiram gerações ao lado de músicos como Aretha Franklin, Herbie Hancock, King Curtis, BB King, Ray Charles e muitos, muitos outros.
"In his later career, he was known to say, “I’m doing a very bad imitation on the bass of Jerry Jemmott." - Jaco Pastorius
https://jacopastorius.com/life/
A No Treble pediu ao Groovemaster para escolher suas dez melhores gravações de sua carreira.
Eis o resultado:
1. “Instant Groove” – King Curtis (1967)
2. “Ain’t Got No/I Got Life” – Nina Simone (1967)
3. “Think” – Aretha Franklin (1968)
4. "You Send Me” – Aretha Franklin (1968)
5. “People Got To Be Free” – The Rascals (1968)
6. “Why I Sing The Blues” – B.B. King (1969)
7. “The Thrill Is Gone” – B.B. King (1969)
8. “Ridin’ Thumb” – King Curtis (1971)
9. “Attica Blues” – Archie Shepp (1972)
10. “Forever Lasting” – The Thad Jones and Mel Lewis Orchestra (1976)
Fonte:
https://www.notreble.com/buzz/2012/04/26/stories-behind-the-songs-jerry-jemmott/
Em uma carreira prolífica que abrange mais de 40 anos, o trabalho de Jemmott ajudou a moldar os sons da Atlantic Records e Muscle Shoals. Ele deixou sua marca em alguns hits que definiram gerações ao lado de músicos como Aretha Franklin, Herbie Hancock, King Curtis, BB King, Ray Charles e muitos, muitos outros.
"In his later career, he was known to say, “I’m doing a very bad imitation on the bass of Jerry Jemmott." - Jaco Pastorius
https://jacopastorius.com/life/
A No Treble pediu ao Groovemaster para escolher suas dez melhores gravações de sua carreira.
Eis o resultado:
1. “Instant Groove” – King Curtis (1967)
2. “Ain’t Got No/I Got Life” – Nina Simone (1967)
3. “Think” – Aretha Franklin (1968)
4. "You Send Me” – Aretha Franklin (1968)
5. “People Got To Be Free” – The Rascals (1968)
6. “Why I Sing The Blues” – B.B. King (1969)
7. “The Thrill Is Gone” – B.B. King (1969)
8. “Ridin’ Thumb” – King Curtis (1971)
9. “Attica Blues” – Archie Shepp (1972)
10. “Forever Lasting” – The Thad Jones and Mel Lewis Orchestra (1976)
Fonte:
https://www.notreble.com/buzz/2012/04/26/stories-behind-the-songs-jerry-jemmott/
____________________________
"Não existe neutralidade possível." F.F.
Re: Jerry Jemmott, “The Groovemaster”, e Mona.
____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui
“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão- Moderador
- Mensagens : 21972
Localização : Bauru
WHead gosta desta mensagem
Re: Jerry Jemmott, “The Groovemaster”, e Mona.
Instinto, experiência, criatividade, groove puro e "apenas tentar aguentar!"
https://www.guitarworld.com/features/jerry-jemmott-on-respect-at-fillmore-west
Jerry Jemmott e seu Jazz Bass '65 sunburst, na frente de seu Acoustic 360, numa versão ao vivo explosiva de Respect, com Aretha Franklin, o baterista Bernard Purdie, o guitarrista Cornell Dupree, o organista Billy Preston, os Memphis Horns.
“Foi a combinação de saber o que Duck Dunn tocou na versão original de Otis Redding e o que Tommy Cogbill tocou na versão de estúdio de Aretha, junto com minha linha de baixo em Think de Aretha , que estava permeando todas as minhas partes naquela época. Mas naquele ritmo também era como tocar uma música totalmente nova.”
"Foi uma tremenda emoção tocar com dois talentos gigantes ao mesmo tempo em Aretha e King Curtis naquela turnê. Além da energia inacreditável, foi muito espiritual, como passar por um batismo todas as noites!” - Jerry Jemmott.
https://www.guitarworld.com/features/jerry-jemmott-on-respect-at-fillmore-west
Jerry Jemmott e seu Jazz Bass '65 sunburst, na frente de seu Acoustic 360, numa versão ao vivo explosiva de Respect, com Aretha Franklin, o baterista Bernard Purdie, o guitarrista Cornell Dupree, o organista Billy Preston, os Memphis Horns.
“Foi a combinação de saber o que Duck Dunn tocou na versão original de Otis Redding e o que Tommy Cogbill tocou na versão de estúdio de Aretha, junto com minha linha de baixo em Think de Aretha , que estava permeando todas as minhas partes naquela época. Mas naquele ritmo também era como tocar uma música totalmente nova.”
"Foi uma tremenda emoção tocar com dois talentos gigantes ao mesmo tempo em Aretha e King Curtis naquela turnê. Além da energia inacreditável, foi muito espiritual, como passar por um batismo todas as noites!” - Jerry Jemmott.
____________________________
"Não existe neutralidade possível." F.F.
Cantão gosta desta mensagem
Re: Jerry Jemmott, “The Groovemaster”, e Mona.
Jerry Jemmott jamming with Jaco Pastorius.
Jaco's Modern Electric Bass Instructional Video (1985).
____________________________
"Não existe neutralidade possível." F.F.
Tópicos semelhantes
» Jerry Henderson
» Jerry Barnes
» Baixistas que você deveria conhecer - Jerry Preston
» RIP Jerry Lewis.
» Jerry Jemmot ao vivo
» Jerry Barnes
» Baixistas que você deveria conhecer - Jerry Preston
» RIP Jerry Lewis.
» Jerry Jemmot ao vivo
:: Fórum Técnico :: Baixistas
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos