Dúvida sobre cabo com plug estéreo.
3 participantes
Página 1 de 1
Dúvida sobre cabo com plug estéreo.
Salve brothers , no meu parco conhecimento , um cabo com plug P10 estéreo nas duas pontas , pode-se usar de boas para conectar o instrumento no amp , cujos jacks são monos , em caso de precisão claro , ficaria somente neutralizado uma fase certo ? o que não daria certo seria o contrário , mas esses dias pesquisando no google , a resposta por IA disse que não se deve usar , que geraria perda no sinal e blá blá blá...o que acham os amigos sobre isso ?
Cantão- Moderador
Re: Dúvida sobre cabo com plug estéreo.
Eu já tentei usar cabo stereo em violões, plugando em um multi-cabo stereo, que levava para a mesa de som. Não deu certo. Tinha que remover parcialmente no jack do violão pra poder funcionar.
Não sei te dizer exatamente onde seria o problema do circuito, mas — usando cabo mono — nunca deu problema.
Não sei te dizer exatamente onde seria o problema do circuito, mas — usando cabo mono — nunca deu problema.
Cantão escreveu:Salve brothers , no meu parco conhecimento , um cabo com plug P10 estéreo nas duas pontas , pode-se usar de boas para conectar o instrumento no amp , cujos jacks são monos , em caso de precisão claro , ficaria somente neutralizado uma fase certo ? o que não daria certo seria o contrário , mas esses dias pesquisando no google , a resposta por IA disse que não se deve usar , que geraria perda no sinal e blá blá blá...o que acham os amigos sobre isso ?
O que acontece é que num P10 Estéreo, um dos "anéis" que seria responsável pela fase de um dos lados ficaria conectado justamente ao aterramento. Explicando grosseiramente, conforme imagem abaixo, no P10 mono (o de cima) vc tem apenas o Positivo (hot) e Negativo (terra), e utilizando jacks mono ele pegariam exatamente onde estão as marcações (ponta e "lateral" do plug).
No P10 estéreo vc tem o Hot Esquerdo, o Hot Direito, e o Negativo (terra) comum à ambos. Sendo assim, ao usar P10 mono em Jack Estéreo percebe-se que o anel do Hot Direito (+R) ficaria "curto-circuitado" com o aterramento.
Em situações de necessidade, já usei cabos estéreo em equipamentos mono e não percebi perda de sinal. Ao meu ver cabos muito longos podem ser mais efetivos na degradação do sinal do que "cabo estéreo" em jack mono pois, como vc mesmo observou, apenas anula-se uma fase.
Cantão gosta desta mensagem
Re: Dúvida sobre cabo com plug estéreo.
Valeu Diego
Cantão- Moderador