Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre a especificação da caixa: 4 ou 8 ohms

5 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre a especificação da caixa: 4 ou 8 ohms Empty Dúvida sobre a especificação da caixa: 4 ou 8 ohms

Mensagem por Mercor Qua Out 23, 2024 1:50 pm

Estou comprando um amplificador Hartke LH500 e uma caixa Wbass 2x10, cuja potência é de 500W (RMS).
A impedância da caixa poderá ser de 4 ohms ou 8 ohms.

A potência de saída nominal do Hartke LH500 é de 500 watts a 4 ohms, 350 watts a 8 ohms (especificação no site da Hartke).

Nesse caso, vale a pena comprar a caixa Wbass de 4 ohms ou 8 ohms?
Mercor
Mercor
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a especificação da caixa: 4 ou 8 ohms Empty Re: Dúvida sobre a especificação da caixa: 4 ou 8 ohms

Mensagem por CSergio Qui Out 24, 2024 9:32 am

Se quer carregar uma só caixa (a tal portabilidade), vai na de 4 Ohms.

Se pensa no futuro usar 2 caixas, pega agora uma de 8 Ohms, que daria pra usar juntamente com outra de 8 Ohms no futuro.

Os entendidos falam que, se quiser mais pressão (volume), combinando mais falantes, se ganha mais área de cone dos falantes, e o resultado é mais pressão, ainda que com a mesma potência:

- Amp de 500w + 1 falante seria igual a X decibéis
- O mesmo Amp de 500w + 2 falantes seria igual a X + Y decibéis
CSergio
CSergio
Membro

Mercor gosta desta mensagem

Dúvida sobre a especificação da caixa: 4 ou 8 ohms Empty Re: Dúvida sobre a especificação da caixa: 4 ou 8 ohms

Mensagem por Franco_bass Qui Out 24, 2024 10:13 am

8.

Até para futuras expansões e venda.

Essa 2x10 nao alcançará uma range tão grande de frequências e dependendo do som, faltara alguma frequência grave.
Franco_bass
Franco_bass
Membro

Mensagem por allexcosta Qui Out 24, 2024 10:24 am

8 ohms por alguns motivos:

Falantes de 10" não suportam 250W reais, especialmente com material grave.

A diferença de SPL entre 350W e 500W max jogados em uma caixa 2x10 é irrelevante, já que o falante de 10", por melhor que seja, começa a apresentar dificuldades acima dos 110-120W com material abaixo de 200hz e você naturalmente trabalhará dentro dessa faixa.

Em 8ohm seu sistema trabalha todo mais tranquilo, com o amp mais frio, o que cauxa aumento de vida útil dos componentes.

Em mesma topologia, a voz de um falante de maior impedância é mais bonita que de um de menor, na maioria dos casos.

Com 8ohm você terá um sistema expansível.

Administrador

Mensagem por Mercor Qui Out 24, 2024 11:34 am

Perfeito, obrigado pelos esclarecimentos, Alex, Franco e Sérgio.

Outra dúvida, se me permitem e por gentileza:

Caixa: 2x10 ou 1x12?
Mercor
Mercor
Membro

Mensagem por allexcosta Qui Out 24, 2024 3:22 pm

Mercor escreveu:Outra dúvida, se me permitem e por gentileza:

Caixa: 2x10 ou 1x12?

Depende muito do projeto, mas em geral:

Falante de 12" provavelmente terá menos dificuldade com notas abaixo da E, enquanto um par de 10" em teoria terá melhor inteligibilidade, um pouco mais de definição na região dos médios e médio-agudos e talvez um pouco mais de volume que 1x12".

Dito isso, uma caixa 1x12" realmente boa é bem satisfatória em todos os sentidos num pacote bem mais portátil. Duas 1x12" de excelente qualidade com um amp robusto formam um sistema modular altamente portátil que fala com autoridade.

Administrador

Mensagem por Mercor Qui Out 24, 2024 5:35 pm

Perfeito, Alex, ajudou bastante na minha decisão.

Prefiro G D A E, sem o B.

Devo ficar com a caixa 2x10 8 ohms.
Mercor
Mercor
Membro

Mensagem por Breno_Barnabe Qui Out 24, 2024 8:00 pm

Essa Wbass 2x10 fala muito, mesmo em 8 ohms. Usava uma dessas com com GK400RBI e tinha espaço de sobra pra aumentar o volume se quisesse. Com LH500 deve ficar ótima também. Estará (muito) bem servido.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagem por Mercor Sex Out 25, 2024 7:23 pm

Breno_Barnabe escreveu:Essa Wbass 2x10 fala muito, mesmo em 8 ohms. Usava uma dessas com com GK400RBI e tinha espaço de sobra pra aumentar o volume se quisesse. Com LH500 deve ficar ótima também. Estará (muito) bem servido.

Legal, Breno. Obrigado por essa informação!
Mercor
Mercor
Membro

Mensagem por Mercor Hoje à(s) 12:30 pm

Mercor escreveu:Estou comprando um amplificador Hartke LH500 e uma caixa Wbass 2x10, cuja potência é de 500W (RMS).
A impedância da caixa poderá ser de 4 ohms ou 8 ohms.

A potência de saída nominal do Hartke LH500 é de 500 watts a 4 ohms, 350 watts a 8 ohms (especificação no site da Hartke).

Nesse caso, vale a pena comprar a caixa Wbass de 4 ohms ou 8 ohms?

Olá!
Tive problemas com a compra do Hartke LH500.
A caixa Wbass 2x10 500W a 8 ohms já está sendo confeccionada.

Estou vendo um Epifani Piccolo 800W a 4 ohms (não sei quanto ele trabalha a 8 ohms). O que vocês acham? Opiniões serão muito bem vindas.
Mercor
Mercor
Membro

Mensagem por allexcosta Hoje à(s) 12:46 pm

Mercor escreveu:Estou vendo um Epifani Piccolo 800W a 4 ohms (não sei quanto ele trabalha a 8 ohms). O que vocês acham? Opiniões serão muito bem vindas.

Eu tentei com todas as minhas forças amar essa leva de amps classe D, mas não consegui.

Depois de muito conjecturar, cheguei à conclusão (meio sem grandes embasamentos, mas não totalmente ignorante) que a topologia de fonte chaveada não deixa a energia ali já guardada no banco de capacitores para uso instantâneo durante picos ou partes com maior ganho (como acontece em topologias mais antigas) e isso causa um leve atraso de potência que não agrada aos meus ouvidos.

Os classe D que tive ou testei soavam bonito no quarto, na loja, mas faltava algo na situação ao vivo ou em ensaios tocando mais alto.

Já conheço pessoas que abraçaram essa tecnologia e não querem saber de outra coisa.

Ao invés desse Piccolo, eu procuraria um GK série RB, um Hartke série HA ou um Peavey Tour.

Administrador

Mensagem por Mercor Hoje à(s) 1:09 pm

allexcosta escreveu:
Mercor escreveu:Estou vendo um Epifani Piccolo 800W a 4 ohms (não sei quanto ele trabalha a 8 ohms). O que vocês acham? Opiniões serão muito bem vindas.

Eu tentei com todas as minhas forças amar essa leva de amps classe D, mas não consegui.

Depois de muito conjecturar, cheguei à conclusão (meio sem grandes embasamentos, mas não totalmente ignorante) que a topologia de fonte chaveada não deixa a energia ali já guardada no banco de capacitores para uso instantâneo durante picos ou partes com maior ganho (como acontece em topologias mais antigas) e isso causa um leve atraso de potência que não agrada aos meus ouvidos.

Os classe D que tive ou testei soavam bonito no quarto, na loja, mas faltava algo na situação ao vivo ou em ensaios tocando mais alto.

Já conheço pessoas que abraçaram essa tecnologia e não querem saber de outra coisa.

Ao invés desse Piccolo, eu procuraria um GK série RB, um Hartke série HA ou um Peavey Tour.

Oi, Alex. Obrigado pela rápida resposta!

Concordo com os amplificadores classe D.
O Epifani Piccolo não seria classe A/B (conforme estava descrito no anúncio, mas não consegui confirmar essa informação)?
GK RB somente usados, Hartke HA, somente 250W, Peavey Tour, não encontro em nosso mercado.
Mercor
Mercor
Membro

Mensagem por allexcosta Hoje à(s) 1:30 pm

Mercor escreveu:O Epifani Piccolo não seria classe A/B (conforme estava descrito no anúncio, mas não consegui confirmar essa informação)?

Bem, esse aqui é Classe D:

https://www.epifani.com/piccolo

Mas parece que há um "UL-501 Piccolo" ou algo assim que não sei.

Mercor escreveu:GK RB somente usados, Hartke HA, somente 250W, Peavey Tour, não encontro em nosso mercado.

GK RB e Hartke HA saíram de linha pelo que sei. Os Tour eu não sei... As 3 séries só vejo por aí usados.

Administrador

Mensagem por Mercor Hoje à(s) 5:33 pm

allexcosta escreveu:
Mercor escreveu:O Epifani Piccolo não seria classe A/B (conforme estava descrito no anúncio, mas não consegui confirmar essa informação)?

Bem, esse aqui é Classe D:

https://www.epifani.com/piccolo

Mas parece que há um "UL-501 Piccolo" ou algo assim que não sei.

Mercor escreveu:GK RB somente usados, Hartke HA, somente 250W, Peavey Tour, não encontro em nosso mercado.

GK RB e Hartke HA saíram de linha pelo que sei. Os Tour eu não sei... As 3 séries só vejo por aí usados.

Oi, Alex,

Seria esse modelo UL501, mas, até o momento não consegui informações confiáveis sobre a classe do amplificador.
Mercor
Mercor
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo