Como guardar um baixo em casa?
+62
Willian Casagrande
NESCAU
arturbmallmann
INGVARR
Thiago Almeida
Esdras164
ducarlos.bass
Zubrycky
Stormbringer
Rafael FindanS
rafael.buzzi.andrade
ZédeLepelin
afonsodecampos
hugonavia
RaphaelM
fheliojr
Victor matheus wooten
Rick Charles
lipeppers
walldynamus
renan_mandian
BassBoy
flmeneses
malka_aff
J.Adalberto
lsardeiro
Aionius
Kaká Silva89
Ricardo
Licas
ferabreu
Micoco
Gomba
Diegobass
Marks
Celsyn_bass
Renato
Muzak
Eduardo Chaves
Mago Mr. Bass
Andrezinho
CG
lcalazans
Bill wyman
Lucas8bass
Raul S.
allexcosta
Daniel
webercar
Pedro Jack
DenisLM
Edu Fettermann
thgbass
RFFanBR
GusVCD
HOTA
patrickqueres
Claudio
Maurício_Expressão
KIQ
Alexandre Lopes
leandrosf89
66 participantes
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Como guardar um baixo em casa?
lsardeiro escreveu:E é "saudável" para o baixo deixar dentro do case e em pé de lado?
Algo tipo assim: <==== e não assim: ^||
quero economizar espaço e acho que talvez fosse melhor assim...
Não há problema, Léo.
Sinceramente, se um baixo estragar pela maneira que é guardado (supondo que não há nenhuma pressão no braço ou algo assim) é porque ele não deveria nem ter sido comprado. Um instrumento é projetado para suportar muito mais que a força das cordas e de ficar em uma posição meio estranha em um sofá durante algumas horas.
pra mim, o case é parte integrante do instrumento.
não gosto de bags.
não gosto de bags.
você toca com o case pendurado no pescoço, J.Adalberto ???
rsrsrsrs!!!malka_aff escreveu:você toca com o case pendurado no pescoço, J.Adalberto ???
allexcosta escreveu:lsardeiro escreveu:E é "saudável" para o baixo deixar dentro do case e em pé de lado?
Não há problema, Léo.
Sinceramente, se um baixo estragar pela maneira que é guardado (supondo que não há nenhuma pressão no braço ou algo assim) é porque ele não deveria nem ter sido comprado. Um instrumento é projetado para suportar muito mais que a força das cordas e de ficar em uma posição meio estranha em um sofá durante algumas horas.
Também guardo desta maneira, no case, e na posição que se toca, igual a imagem.
flmeneses- Membro
allexcosta escreveu:lsardeiro escreveu:E é "saudável" para o baixo deixar dentro do case e em pé de lado?
Não há problema, Léo.
valeu, cara. E essa coisa de frouxar o tensor quando for deixar guardado ou sem cordas, procede?
lsardeiro- Membro
O melhor é nunca deixar sem corda e nunca desafinar.
Lembro de uma amiga que costumava afrouxar as cordas sempre que não estava tocando...dizia que a tensão era alta e que era bom afrouxá-las para não forçar o braço desnecessariamente...
...só que ela afrouxava as cordas e o tensor continuava lá, a 100%...
Se eu ainda tivesse contato com ela, diria para não fazer isso.
Ela não me escutaria, é claro...
...só que ela afrouxava as cordas e o tensor continuava lá, a 100%...
Se eu ainda tivesse contato com ela, diria para não fazer isso.
Ela não me escutaria, é claro...
tenho 2 baixos e eu guardo os dois em pé entre meu guarda roupa e a parede, mas sempre tomando cuidado para ele não ficar com o braço forçando e sim bem em pé mesmo.
Antes de eu ir morar sozinho, meu baixo vivia pendurado no suporte, depois que me mudei com a minha namorada, ele fica no case guardado no baú da minha cama. Como é cama de casal é bem espaçoso e ele fica deitado de boa... Nunca tive problemas.
A galera cria muitos mitos com relação ä isso, mas cada caso é um caso. Se a madeira não foi bem curada, vai trabalhar de qualquer forma, pode guardar da melhor forma possível que vai alterar. Conheço pessoas que não tem o mínimo de cuidado com seus instrumentos e nunca tiveram problemas, e já outras, cuidam como um filho, e vive com o baixo no luthier pra resolver problemas de braço torto.
A galera cria muitos mitos com relação ä isso, mas cada caso é um caso. Se a madeira não foi bem curada, vai trabalhar de qualquer forma, pode guardar da melhor forma possível que vai alterar. Conheço pessoas que não tem o mínimo de cuidado com seus instrumentos e nunca tiveram problemas, e já outras, cuidam como um filho, e vive com o baixo no luthier pra resolver problemas de braço torto.
renan_mandian- Membro
o meu deitado com as cordas pra baixo dentro de um semicase em cima de uma cama
o Yamaha fica dentro da semicase solid sound com o zíper aberto e o SX fica dentro da bag, também com o zíper aberto, em cima do semicase, e ambos ficam embaixo da minha cama, nunca senti problema quanto a isso e pretendo deixar assim, e tb ocupa menos espaço...
Convidado- Convidado
comprei um novo baixo recentemente
um eu guardo no pedetal sem problemas
o novo que eu não sei o que faço....
eu pretendia comprar um pedestal triplo.......
enquanto não compro....
tenho minha duvidas
eu sei que guardar com as cordas viradas para a parede ou para a cama é melhor.....
o meu baixo antigo eu guardava virada para a parede e de pé
porem, meu baixo novo o strap lock dele é um pouco mair, se eu guardar ele em pé não vai forçar o strap lock ou a furação dele ????
e se euguardar deitado com as cordas para baixo, não vai forças as cordas a encostar nos captadores ou ficar forçando a ponte ?????
lembrando que não tenho case, tenho um bag com pouca espuma.....
um eu guardo no pedetal sem problemas
o novo que eu não sei o que faço....
eu pretendia comprar um pedestal triplo.......
enquanto não compro....
tenho minha duvidas
eu sei que guardar com as cordas viradas para a parede ou para a cama é melhor.....
o meu baixo antigo eu guardava virada para a parede e de pé
porem, meu baixo novo o strap lock dele é um pouco mair, se eu guardar ele em pé não vai forçar o strap lock ou a furação dele ????
e se euguardar deitado com as cordas para baixo, não vai forças as cordas a encostar nos captadores ou ficar forçando a ponte ?????
lembrando que não tenho case, tenho um bag com pouca espuma.....
lipeppers- Membro
Véi, não vai forçar o strap lock, e não vai forçar a ponte, eu odeio case, só serve pra atrapalhar a transportar, só uso em caso de viagem que o baixo vai junto com as bagagens.
Rick Charles- Membro
Olá, será que poderia causar algum dano guardando ele no chão em cima da bag?
^ Só se ele cair
Rick Charles- Membro
^ Ah do Chão nao passa kkkk
soh nao pode ter nada q force o braco do instrumento, fora isso, pode-se guardar este de qq forma (aprendi isto com allex costa).
Galera, bom dia..
Sem querer desenterrar, mas já desenterrando, venho mantendo meus baixos sempre no suporte que tenho aqui. É daquele da Hércules, onde os instrumentos ficam posicionados lateralmente uns aos outros, como este daqui:
Como fico 15 dias fora sem tocar, procuro colocar um plástico em cima apenas para não pegar poeira.
Valeu.
Sem querer desenterrar, mas já desenterrando, venho mantendo meus baixos sempre no suporte que tenho aqui. É daquele da Hércules, onde os instrumentos ficam posicionados lateralmente uns aos outros, como este daqui:
Como fico 15 dias fora sem tocar, procuro colocar um plástico em cima apenas para não pegar poeira.
Valeu.
Ressuscitando o tópico, pessoal!
Estou me (re)iniciando no mundo dos sons graves e acabei de adquirir um SX SJB 75c para voltar a estudar, e estou na dúvida quanto à melhor forma de guardá-lo em casa... Tenho apenas uma capa acolchoada por enquanto e ainda não comprei pedestal e hard case (coisa que farei em breve) e li por aqui que a melhor forma de guardar o baixo deitado é com as cordas viradas para baixo de maneira a "igualar" a tensão extra no braço imposta pela gravidade; isso é válido também para o meu modelo de SX? Pergunto porque ele tem aquelas coberturas metálicas sobre os captadores e a ponte, estilo vintage que eu acho muito bonito e não tenho a intenção de tirar, mas que geram um "desnível" mesmo com o instrumento deitado com as cordas pra baixo. Alguém pode me ajudar? Devo guarda-lo em pé dentro da capa apoiado no chão mesmo sem pedestal? Agradeço qualquer sugestão.
Valeu!
Estou me (re)iniciando no mundo dos sons graves e acabei de adquirir um SX SJB 75c para voltar a estudar, e estou na dúvida quanto à melhor forma de guardá-lo em casa... Tenho apenas uma capa acolchoada por enquanto e ainda não comprei pedestal e hard case (coisa que farei em breve) e li por aqui que a melhor forma de guardar o baixo deitado é com as cordas viradas para baixo de maneira a "igualar" a tensão extra no braço imposta pela gravidade; isso é válido também para o meu modelo de SX? Pergunto porque ele tem aquelas coberturas metálicas sobre os captadores e a ponte, estilo vintage que eu acho muito bonito e não tenho a intenção de tirar, mas que geram um "desnível" mesmo com o instrumento deitado com as cordas pra baixo. Alguém pode me ajudar? Devo guarda-lo em pé dentro da capa apoiado no chão mesmo sem pedestal? Agradeço qualquer sugestão.
Valeu!
hugonavia- Membro
Tenho oito baixos, nenhum case. A maioria tem apenas capa simples e outros bag (pra sair de casa). Todos ficam em pé, dentro do guarda roupa, nunca tive problemas. O segredo é não abandonar o bichinho lá dentro.
afonsodecampos- Membro
Tenho três baixos, todos com case.
O quarto, que chegará antes do natal, também já virá com case.
Eles merecem.
O quarto, que chegará antes do natal, também já virá com case.
Eles merecem.
ZédeLepelin- Membro
Case é indispensável para aqueles que viajam ou transportam o instrumento com frequência. No caso de somente guardar o instrumento em casa, um bag e um dono zeloso são mais que suficientes.
Convidado- Convidado
Eu iria além e digo que é para aqueles que tranportam o instrumento com frequencia em ônibus, caminhão, avião etc...Henri-Q escreveu:Case é indispensável para aqueles que viajam ou transportam o instrumento com frequência. (...)
Por que se tu faz gigs de carro isso nem é necessário também.
Mas e aí? Deixo ele em pé no bag com as cordas voltadas para a parede enquanto não compro o case?
hugonavia- Membro
hugonavia escreveu:Mas e aí? Deixo ele em pé no bag com as cordas voltadas para a parede enquanto não compro o case?
Deixo meus baixos, guitarras e violões assim desde que passei a ter instrumentos e nunca tive problema algum.
Convidado- Convidado
Você vai viajar pra ficar comprando um case?hugonavia escreveu:Mas e aí? Deixo ele em pé no bag com as cordas voltadas para a parede enquanto não compro o case?
Se não.. você pode guardá-los nessa posição pra sempre. Aliás... se posśivel, não guarde. Deixa ele montado, bem a mostra. Assim é só pegar e tocar.
Não. Não há problemas em deixá-lo à mostra em cidades úmidas. Aqui em Joinville o que mais tem é dias com umidade no talo e nunca tive problemas.
rafael.buzzi.andrade escreveu:Você vai viajar pra ficar comprando um case?hugonavia escreveu:Mas e aí? Deixo ele em pé no bag com as cordas voltadas para a parede enquanto não compro o case?
Se não.. você pode guardá-los nessa posição pra sempre. Aliás... se posśivel, não guarde. Deixa ele montado, bem a mostra. Assim é só pegar e tocar.
Não. Não há problemas em deixá-lo à mostra em cidades úmidas. Aqui em Joinville o que mais tem é dias com umidade no talo e nunca tive problemas.
Ok! O pedestal vou comprar ainda nessa semana, minha dúvida era mais sobre como devo guardá-lo nesse meio tempo. Aliás, outra dúvida abordada antes mesmo de eu perguntar, eheheh! Moro no Rio e apesar de não estar exatamente perto de praia, a umidade aqui ataca. Então eu não deveria me preocupar com isso? Não é mais jogo guarda-lo com uns sachês de silica gel ou um desumidificador? no armário?
Desculpem pelas perguntas banais, galera... ainda sou noob e estou bem superprotetor com minha "criança" nova, ehehe!
Valeu!
hugonavia- Membro
^Tranquilo.
Pensa assim... qual é a melhor coisa contra mofo? Quardar ele em um lugar fechado ou arejado?
Nada mais arejado do que o pedestal.
Pensa assim... qual é a melhor coisa contra mofo? Quardar ele em um lugar fechado ou arejado?
Nada mais arejado do que o pedestal.
Dentro de bag(encostado com a frente do baixo) ou case, ambos com silica gel. Muita silica gel!
Rafael FindanS- Membro
eu deixo assim:
eu gosto desse tipo de suporte, até hoje nunca tive problema com os braços, aparentemente não força nada que não deveria aguentar tal força .
eu gosto desse tipo de suporte, até hoje nunca tive problema com os braços, aparentemente não força nada que não deveria aguentar tal força .
Stormbringer- Membro
Edu Fettermann escreveu:Eu deixo guardado no bag mesmo, de pé, encostado na parede (com as cordas viradas para a parede).
2
Tenho dois baixos, um guardo no bag em pé com headstock pra cima e cordas pra parede e o outro livre, somente no pedestal para facilitar no manuseio na hora de estudar... Nunca tive problemas com umidade e olha que moro em Manaus, quente e úmido no talo, mas vale lembrar dos outros cuidados de não esquecer do bichin...
ducarlos.bass- Membro
Quase todos os meus baixos ficam guardados em pé mas nas capas. Instrumento exposto se degrada rápido com a poeira e no meu caso que moro no litorar, tem a maresia.
Geralmente deixo um sempre exposto, até para estudo a qualquer momento. O restante na capa.
Tambem uso dentro das capas um anti mofo em todos.
Geralmente deixo um sempre exposto, até para estudo a qualquer momento. O restante na capa.
Tambem uso dentro das capas um anti mofo em todos.
Esdras164- Membro
Ganhei de Natal da patroa uma estante dessas, muito boa pra organizar os instrumentos.
Thiago Almeida- Membro
Guardo numa bag espumada. Limpo as cordas e deixo arejar um pouco. Fecho o zíper e deixo o instrumento virado para baixo em cima de uma cama. Durante o dia, quando estou mexendo com ele, fica num suporte, no chão. Não é filho único, mas tem que cuidar,porque o primogênito esta muito doente.
INGVARR- Membro
Na cama, no chão, no suporte, no porta malas do carro.. guardo ele tão bem S2 :p
Olha, o bichinho ao menos é resistente hauahuahauh
Olha, o bichinho ao menos é resistente hauahuahauh
arturbmallmann- Membro
Os meus ficam nos cases. Todos em pé, sempre afinados.
NESCAU- Membro
Deixo o que estou tocando mais no momento no suporte. Não gosto de deixar no case porque vira e mexe pego pra tocar e aí tem que tirar e tal. Dá uma preguiça rs.
O outro fica no case mesmo.
O outro fica no case mesmo.
Willian Casagrande- Membro
Geralmente deixo dentro de um bag, apoiado em algum canto da casa... Sem neura...
Coder- Membro
/\ exato, nunca fui de me estressar demais com isto, tanto com meu baixo, violão e guitarra!
os 3 nunca empenaram nada, eu mesmo sempre fiz a manutencao básica e estão sempre em dia.
Na guitarra inclusive uso cordas .11 com a tensão calibrada para este calibre.
Coisas como guardar desafinado abaixo ou coisas do tipo, nunca segui, e prefiro não seguir. Na minha concepção cordas e tensores devem estar sempre equivalendo nas pressões e manter a curvatura desejada 100% to tempo
os 3 nunca empenaram nada, eu mesmo sempre fiz a manutencao básica e estão sempre em dia.
Na guitarra inclusive uso cordas .11 com a tensão calibrada para este calibre.
Coisas como guardar desafinado abaixo ou coisas do tipo, nunca segui, e prefiro não seguir. Na minha concepção cordas e tensores devem estar sempre equivalendo nas pressões e manter a curvatura desejada 100% to tempo
arturbmallmann- Membro
Coder escreveu:Geralmente deixo dentro de um bag, apoiado em algum canto da casa... Sem neura...
Faço isso tb, mas com semi-cases e/ou case.
Vinicius F- Membro
Galera eu estou querendo só tira umas dúvidas mesmo sobre guardar meus instrumentos encostado na parede.
Bom é o seguinte aqui não tenho muito espaço para deixa-los deitados no chão, tenho 4 instrumentos de corda, uma guitarra modelo strato Squier, um violão Hofma com cordas de aço, um baixo Cort B5 e o Tagima Tw65 que adquiri recentemente para tocar com a minha nova banda.
Eu tenho deixado os três encostados na parede e nunca me deram problemas com o braço, estou sempre olhando, o violão uso para dar aulas 3 vezes na semana, então 3 dias ele fica no suporte com apoio de braço e 4 dias ele fica dentro do bag, já o Cort tenho tocado pouco, a guitarra fico de 20 dias sem pegar já que só uso ela para gravações, esses 3 ficam quase retos na parede e parece que não força o braço deles.
Já o Tagima como comprei faz poucos dias estou tocando com ele todo dia, queria saber se esses suportes com o apoio no braço podem danificar o mesmo? eu tenho um que não tem o apoio no braço mas ele não tem a trava, o que é mais aconselhável no meu caso?
Bom é o seguinte aqui não tenho muito espaço para deixa-los deitados no chão, tenho 4 instrumentos de corda, uma guitarra modelo strato Squier, um violão Hofma com cordas de aço, um baixo Cort B5 e o Tagima Tw65 que adquiri recentemente para tocar com a minha nova banda.
Eu tenho deixado os três encostados na parede e nunca me deram problemas com o braço, estou sempre olhando, o violão uso para dar aulas 3 vezes na semana, então 3 dias ele fica no suporte com apoio de braço e 4 dias ele fica dentro do bag, já o Cort tenho tocado pouco, a guitarra fico de 20 dias sem pegar já que só uso ela para gravações, esses 3 ficam quase retos na parede e parece que não força o braço deles.
Já o Tagima como comprei faz poucos dias estou tocando com ele todo dia, queria saber se esses suportes com o apoio no braço podem danificar o mesmo? eu tenho um que não tem o apoio no braço mas ele não tem a trava, o que é mais aconselhável no meu caso?
Última edição por Orla Bass em Seg 11 Jul 2016, 00:37, editado 1 vez(es)
Orla Bass- Membro
Desculpem por duplicar a foto, tem como apagar? rs
Orla Bass- Membro
^a foto tem (editando), mas não o post.
Raul S.- Membro
minha cidade é muito úmida no inverno e venta muito no verão (muito pó). Além do risco de fungos e mofo o pó parece "comer" as coisas.
então construí uma espécie de cavalete pra acomodar instrumentos na diagonal e dentro das capas. Fiz agora pouco e ainda não sei como vai ficar a questão do pó. Se pegar muita poeira (deixo afastado da janela) vou fazer o que fiz nas caixas e cabeçote.
Pra vencer a poeira mandei fazer duas capas de tecido Oxford, tirei as medidas do cabeçote (que já é guardado em um semi-case) e das caixas. Fica barato e pode apostar que não suja NADA. As Teksound quase encardiram com a maldita poeira.
então construí uma espécie de cavalete pra acomodar instrumentos na diagonal e dentro das capas. Fiz agora pouco e ainda não sei como vai ficar a questão do pó. Se pegar muita poeira (deixo afastado da janela) vou fazer o que fiz nas caixas e cabeçote.
Pra vencer a poeira mandei fazer duas capas de tecido Oxford, tirei as medidas do cabeçote (que já é guardado em um semi-case) e das caixas. Fica barato e pode apostar que não suja NADA. As Teksound quase encardiram com a maldita poeira.
Edu- Membro
Página 2 de 2 • 1, 2