Ferrugem no captador
+8
Cantão
URSOBHZ
Thales_Sr
patrickqueres
Eduardo Chaves
Ivanov_br
guerra_luthier
Alacoque
12 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Ferrugem no captador
Ola!
Sou membro novo e gostaria de relatar uma situação.
A uns meses estou a procura de um bom baixo para comprar com orçamento baixo. Achei um Eliezer lara usado MMSuper com captação seymour duncan. Fiquei super stisfeito e consegui um bom negocio no valor. Só reparei dois problemas mas não interfiriam no som e gostaria de saber se pode interfirir no futuro.
Havia ferrugem nos parafuso dos captadores devido a maresia do local de onde ele era. resolvi trocando-os.
E esta com um pouco (bem pouca) ferrugem nas bobinas magneticas dos captadores, ha como retirar? Isso pode vir a afetar o baixo no futuro?
Obrigado!
Sou membro novo e gostaria de relatar uma situação.
A uns meses estou a procura de um bom baixo para comprar com orçamento baixo. Achei um Eliezer lara usado MMSuper com captação seymour duncan. Fiquei super stisfeito e consegui um bom negocio no valor. Só reparei dois problemas mas não interfiriam no som e gostaria de saber se pode interfirir no futuro.
Havia ferrugem nos parafuso dos captadores devido a maresia do local de onde ele era. resolvi trocando-os.
E esta com um pouco (bem pouca) ferrugem nas bobinas magneticas dos captadores, ha como retirar? Isso pode vir a afetar o baixo no futuro?
Obrigado!
Alacoque- Membro
Re: Ferrugem no captador
Olá Alacoque.
Não irá interferir nunca no som do seu instrumento. A ferrugem é um processo irreversível mas pode ser contido. Você deve remover a ferrujem e em seguida aplicar um verniz como proteção.
Ao remover a ferrujem, o metal retornará a sua cor natural que não é cromada nem preta.
Também existem alguns produtos que fazem eletrólise a frio e transformam metais em cromado, preto ou dourado.
[ ]'s
Não irá interferir nunca no som do seu instrumento. A ferrugem é um processo irreversível mas pode ser contido. Você deve remover a ferrujem e em seguida aplicar um verniz como proteção.
Ao remover a ferrujem, o metal retornará a sua cor natural que não é cromada nem preta.
Também existem alguns produtos que fazem eletrólise a frio e transformam metais em cromado, preto ou dourado.
[ ]'s
Legal vou tirar uma foto e postar aqui, ai vc me diz (fazendo favor é claro) se vale a pena tirar. Outra coisa, eu substitui o parafuo que prendia o captador. Levei o parafuso na loja e o cara me entregou outro igual. Ta certo, ou existe alguma particularidade nos parafusos que são colocaos em instrumentos, precisão ou coisa do tipo?
Alacoque- Membro
Outra opção é forrar os caps com fita crep, deixando apenas os polos aparentes. Aí vc lixa com bombril, e após remover os detritos com pincel ou flanela, aplicar uma camada de esmalte incolor nas bobinas. Funciona bem e é barato.
Ivanov_br escreveu:Outra opção é forrar os caps com fita crep, deixando apenas os polos aparentes. Aí vc lixa com bombril, e após remover os detritos com pincel ou flanela, aplicar uma camada de esmalte incolor nas bobinas. Funciona bem e é barato.
Verdade! E ja fiz isso! rs! Funciona direitinho!
Sem segredo... neste caso o parafuso é comum mesmo.
[ ]'s
[ ]'s
Eu ia perguntar isso hoje. Os meus ainda não estou enferrujados, mas ficarão, pois eu transpiro muito. Outra dúvida, tem alguma proteção para as tarrachas douradas?? Pra elas não perderem o brilho e não ficarem "enrugadinhas"?
patrickqueres- Membro
Eu ia perguntar isso hoje. Os meus ainda não estou enferrujados, mas ficarão, pois eu transpiro muito. Outra dúvida, tem alguma proteção para as tarrachas douradas?? Pra elas não perderem o brilho e não ficarem "enrugadinhas"?
Não... E as douradas é que desgastam mais rápido.
Bem, os pólos do cap do OLP, bem como os parafusos estavam oxidados, e isso estava me incomodando. A questão dos parafusos foi simples: apenas troquei por novos (todos).
Já o cap eu recobri as bordas dele, fechando a fenda que existe entre ele e o escudo (inicialmente pensei em usar bombril, lixa ou esponja de aço). MAs resolvi antes tentar uma nova tática: peguei uma chave de fenda pequena, uma flanela e o bom e velho WD-40. Enrolei a flanela na chave e embebi com WD-40. Passei nos pólos como se fosse uma espátula, mas de leve. Vez por outra passava a flanela limpa para retirar o "caldo" que saia.
Resultado: ficaram tinindo, limpinhos. E sem o inconveniênte de cair fiapos no captador. É bem fácil e rápido!
Já o cap eu recobri as bordas dele, fechando a fenda que existe entre ele e o escudo (inicialmente pensei em usar bombril, lixa ou esponja de aço). MAs resolvi antes tentar uma nova tática: peguei uma chave de fenda pequena, uma flanela e o bom e velho WD-40. Enrolei a flanela na chave e embebi com WD-40. Passei nos pólos como se fosse uma espátula, mas de leve. Vez por outra passava a flanela limpa para retirar o "caldo" que saia.
Resultado: ficaram tinindo, limpinhos. E sem o inconveniênte de cair fiapos no captador. É bem fácil e rápido!
Última edição por URSOBHZ em Ter Fev 09, 2010 12:15 am, editado 2 vez(es)
URSOBHZ- Membro
^Boa sugestão Urso...
Cantão- Moderador
Fita e lixa e já foi...
Olá, Allex!
O WD aplicado com flanela foi mais rápido de fazer!! Não gastei nem 5 minutos
O WD aplicado com flanela foi mais rápido de fazer!! Não gastei nem 5 minutos
URSOBHZ- Membro
URSOBHZ escreveu:O WD aplicado com flanela foi mais rápido de fazer!! Não gastei nem 5 minutos
Legal!
Estavam bem enferrujados?
Fita e lixa também não demora nada...
Vou tentar essa do WD40 no Yamaha "velhím de guerra" lá em casa...
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho- Membro
4 anos dps do post e eu passando por esse problema... rsrsrs
jogenio- Membro
ainda, ou ele voltou?
fheliojr- Membro
começou agora... e estava pensando justamente em passar o esmalte... falei 4 anos pq foi a data da ultima postagem... rsrsrsrs
jogenio- Membro