Dinâmica de Estúdio
3 participantes
Página 1 de 1
Dinâmica de Estúdio
Alex, quais orientações você pode dar a respeito da dinâmica adequada para uma boa gravação em estúdio?
Edão- Membro
Re: Dinâmica de Estúdio
Jah vou escrever. To buscando inspiracao...
aiaiaiallexcosta escreveu:Jah vou escrever. To buscando inspiracao...
Cid- Moderador
Edão escreveu:Alex, quais orientações você pode dar a respeito da dinâmica adequada para uma boa gravação em estúdio?
Olha, acho q gravacao eh um segmento muito especifico e complexo do ramo da musica. Tenho todo respeito do mundo por musicos de estudio e pelos resultados q eles conseguem atingir em um curto intervalo de tempo.
Alem das coisas basicas (profissionalismo, pontualidade, etc...), o musico de estudio precisa ter uma sensibilidade muito agucada em relacao ao q a musica pede e aos pedidos do produtor ou diretor musical. Ler muito bem nao precisa nem mencionar.
Ser preciso eh fundamental e soh muitos anos de estudo lento com metronomo te dah essa precisao. Alem disso deve-se evitar o uso de ghost-notes onde elas nao sao pedidas. Vc deve estudar o suficiente pra o metronomo ser uma segunda natureza pra vc e nao algo q o faca se sentir preso.
Soh se aprende a gravar, gravando. Nao adianta tomar aula, estudar em casa pq no estudio tudo muda. Pra quem pode, o certo eh ter um mini-estudio em casa e gravar musicas de todos os estilos possiveis e fazer uma auto-critica sincera. Criando esse habito vc vai aperfeicoando seu som e seu senso ritmico.
Acho importante se ter baixos de 5 cordas. Um com cordas round outro com cordas flat talvez seja suficiente. Deve-se manter os baixos com intonacao e regulagem perfeitos, alem de cordas em bom estado. Outras coisas q se deve ter eh um afinador estroboscopico e um bom preamp.
Trate o tecnico de gravacao muito bem e nao discuta com ele sobre o som do seu baixo ou coisas assim. No final das contas o som vai ficar do jeito q ele quer e acabou.
Tente ouvir tudo q o Anthony Jackson jah fez. Pra mim o melhor baixista de estudio de todos os tempos. Outros nomes sao Nathan East, Arthur Maia, Nico, etc...
Evite usar compressao demais...
Por enquanto eh soh...
Som limpo eh outro detalhe... tenha cuidado com seu instrumento. Nao pode ter humm... trastejamento, jamais... entao na hora de gravar eh sempre bom dar uma subidinha nas cordas pra deixar a conducao mais limpa....
Cid- Moderador
Alex, muito interessante tuas observações.
Tô gravando e a primeira música foi um samba... Bão, foi difícil limpar o "meu" som.
Aquele lance dos arranhões dos dedos nas cordas, manim...
Percebí mesmo que ação mais alta das cordas facilitam uma gravação mais limpa.
Estúdio é uma praia bem interessante mesmo, pois a precisão nas notas, dinâmica linear da voz do baixo, volume constante (dependendo da música) são aspectos trabalhosos e diferentes dos de uma gig. E pra gravar MPB então... É realmente um aprendizado.
Grato pela orientação.
Tô gravando e a primeira música foi um samba... Bão, foi difícil limpar o "meu" som.
Aquele lance dos arranhões dos dedos nas cordas, manim...
Percebí mesmo que ação mais alta das cordas facilitam uma gravação mais limpa.
Estúdio é uma praia bem interessante mesmo, pois a precisão nas notas, dinâmica linear da voz do baixo, volume constante (dependendo da música) são aspectos trabalhosos e diferentes dos de uma gig. E pra gravar MPB então... É realmente um aprendizado.
Grato pela orientação.
Edão- Membro
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos