Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Adote um (futuro) baixista

2 participantes

Ir para baixo

Adote um (futuro) baixista Empty Adote um (futuro) baixista

Mensagem por Raskolnikov Qua 17 Fev 2010, 18:55

Olá pessoal!
Como este é meu primeiro post no fórum, perdoem qualquer erro ou bobagem não intencional.

Vou lhes ser sincero: Sinto-me mergulhando em um mundo completamente novo.
Bem, conheci o instrumento primeiramente pela música erudita, mas até então não lhe dava a devida atenção. Anos se passaram e topei de cara com o Psychobilly e, algumas "googladas" depois, com o Rockabilly. Amei os gêneros, comecei a amar o som do instrumento e quis aprender a tocá-lo, o que não era possível por minha preguiça, primeiramente, e depois pelo vestibular.
Hoje considero o Psychobilly e o Rockabilly meus gêneros musicais favoritos, mesmo sendo uma pessoa muito eclética, que ouve do ska ao erudito passando por boas doses de folk, hard rock, jazz, e o que agradar meus ouvidos.
Certo, venho economizando e economizando, sem saber o porque, mas economizando, até que *zing* "Aha! Vamos tocar contrabaixo e ser uma pessoa mais feliz!". Hahaha, onomatopéias aparte, eu estou realmente interessado em comprar um instrumento e aprender a tocar.
Não sei tocar nenhum instrumento. Minha relação mais íntima com o "construir música" é dó ré mí fá só lá sí (eu sei, eu sei, é vergonhoso e esse sou eu). Ao comprar o instrumento eu começaria a estudar música com um professor particular (se disponível) e com uma grande amiga minha chamanda internet.
Lí vários tópicos aqui no fórum, não entendi algumas coisas, mas aprendi outras.
Pois bem, vamos ser diretos:

• Qual é a diferença entre um Upright e um Acústico? Qual seria melhor para tocar o que?
• Como podem observar, meus gêneros favoritos, logo, os que eu quero tocar, têm bastante slap, o que pelo o que eu lí aqui no fórum, requerem cordas perto do espelho e não muito tensionadas, certo?
• Qual é o modelo do baixo que devo optar? 3/4?
• Ví em uma "vídeo-aula" (a.k.a. vídeo aleatório no youtube) que a altura do baixo é ideal quando os ajustes das cordas estão na linha da sua testa. Ví isso AQUI. Isso está certo?
• Pelo que vejo nas bandas e o pouco que lí sobre o assunto no fórum, não há necessidades de 5 cordas para os gêneros que citei como meus favoritos, há?
• De qual material é feito uma corda ideal para o slap? Lembro que ví algo parecido num post da Voila, mas infelizmente não o favoritei e nunca mais o achei para reler.
• Para um iniciante, é uma boa idéia comprar um baixo chinês e reformá-lo em um ateliê? Qual é o preço final da brincadeira?

Bem, com essas informações em mãos, meu plano é fazer um tour pela Teodoro (uma rua com várias lojas de instrumentos aqui em São Paulo) e depois visitar o ateliê do Paulo Gomes para aprender mais e talvez fazer algumas cotações.
Só por referência, aqui vão algumas bandas que eu gosto muito: Nekromantix, Mad Sin, The Reverend Horton Heat, Canastra (ótima banda brasileira. recomendo), Moonlight Cruisers, Wild Rooster, Mad Dog Cole, HorrorPops, entre outras.
Espero ter muitos padrinhos e madrinhas para me guiar nesse mundo que me parece ser tão legal.
Ah sim, desculpe por intediá-los com esse blá-blá-blá chato de inciante sem amigos baixistas ou outras fontes sem ser a internet.

Abraços!
Raskolnikov
Raskolnikov
Membro

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=7043706195276

Ir para o topo Ir para baixo

Adote um (futuro) baixista Empty Re: Adote um (futuro) baixista

Mensagem por Fernando Zadá Qua 17 Fev 2010, 21:42

Seja bem vindo.
Se estivr em Sampa vá visitar o Fernando no Jardim Bonfiglioli que é bem mais em conta e o serviço é tão bacana ou melhor que o do Paulo Gomes.
Ele costuma ter baixos chineses ja regulados (na faixa de uns 2,5) e pode te dar umas dicas.
Se não me engano pra essa onda o ideal é corda de nylon (por favor me corrijam se estiver viajando).
Já o modelo você deve levar em consideração sua altura e tamanho no geral. O 3/4 é mais comum e acho dificil achar na Teodoro (talvez na Playtech ou na Bass Center) o mais indicado é a Scavone no centro na rua doa Andradas se não me falha.
Boa sorte
abrço
fernando
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por Raskolnikov Qua 17 Fev 2010, 22:19

Primeiramente obrigado pelas boas vindas. Estou adorando o fórum.

Se estivr em Sampa vá visitar o Fernando no Jardim Bonfiglioli que é bem mais em conta e o serviço é tão bacana ou melhor que o do Paulo Gomes.
Hmm interessante! O seu chará tem site? Se não, onde posso conseguir o endereço completo e o telefone?

Ele costuma ter baixos chineses ja regulados (na faixa de uns 2,5) e pode te dar umas dicas.
Mas será que pelos gêneros musicais desejados não tem de haver alguma outra modificação como chegar as cordas mais perto do espelho como citei? Caso positivo, esse processo é rápido/simples?

Mais uma vez desculpe pela ignorância!
Muitíssimo obrigado por todas as dicas de lojas e tudo mais!
Abraços!
Raskolnikov
Raskolnikov
Membro

Mensagem por Fernando Zadá Qui 18 Fev 2010, 07:20

Da uma espiada em luthieria que tem mais coisa sobre luthiers.
Ele não tem site pelo que sei mas o contato é:
Fernando 3733-4932
Cara quanto a modificção é só explicar o que precisa que ele deixa no esquema.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por Raskolnikov Qui 18 Fev 2010, 11:26

Certíssimo. Obrigado pela ajuda e pelo número de contato, Fernando.

Ainda estou com dúvidas em relação à diferença entre Uprights e Acústicos e também se há a necessidade de fazer ajustes para o slap ou não. Se alguém puder dar uma ajuda, serei grato.
Ah sim, as cordas de nylon são as ideais mesmo?

Abraços!

*-------------------------------------*
EDIT: Well, well, well... Acabei de perguntar em um site imageboard sobre a altura das cordas em relação ao espelho e sobre o tipo de corda. Aqui estão as respostas que obtive:
◘"put Weedwacker Nylons on it, have ur bridge raised"
◘"to bring the strings down to the neck, you can just file down the bridge a bit, or get a shorter bridge. This stuff should be more personal preference than genre specific IMHO, but in terms of strings, chances are the cheaper they are, the more authentic (punk) they'll sound... seeing as there would probably be a decent amount of abuse going on (hard slaps and the like) I'd go with nylon to spare your fingers, bridge, and neck a little bit, but a roundwound steel would give your sound some bite."
◘"If you play slap you should probably have synthetic, nylon or gut-strings. Steel strings are both hard on the fingers and fretboard. Low tension-strings are also easiest to play slap bass on, and you should aim to have the width of a pencil between your strings and the fretboard att the end of the fretboard."
◘"U prob want the strings about 3/4" off of fretboard at the bottom (1/8" at the nut)... shouldnt need to sand anything to get that..."

Então, aparentemente as cordas de nylon são ideais e devem ficar a uma altura de "um lápis" do espelho (ou 3/4 de polegada, como sugeriu o último).
Ótimo. Achei as cordas aqui e aqui.
E ai o que acham?
Raskolnikov
Raskolnikov
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo