Conversão Analógico-digital: D/A A/D 16-bit, 44.1 kHz e 24-bit 48kHz
4 participantes
Página 1 de 1
Conversão Analógico-digital: D/A A/D 16-bit, 44.1 kHz e 24-bit 48kHz
Olá, amigos!
Bem, na minha busca por algo que atenda minhas ideias estranhas http://bass.forumeiros.com/home-studio-f13/mesas-de-som-pequenas-opcoes-e-indicacoes-t6055.htm , encontrei opções de ligações USB com essas duas taxas: 16-bit, 44.1 kHz e 24-bi 48kHz. Com 16-bit encontrei a Alesis Multimix4USB, Yamaha Audiogram 3 e 6. Já com 24-bit encontrei várias, dentre as quais destaco as que se enquadrariam nas minhas necessidades: Lexicon Alpha, Lexicon Lambda e M-Auido Fast Track II.
Assim, pergunto aos colegas: existe muita diferença entre essas taxas de amostragens 16-bit, 44.1 kHz e 24-bi 48kHz? A diferença de qualidade é perceptivel em aplicações caseiras?
Abraços
Bem, na minha busca por algo que atenda minhas ideias estranhas http://bass.forumeiros.com/home-studio-f13/mesas-de-som-pequenas-opcoes-e-indicacoes-t6055.htm , encontrei opções de ligações USB com essas duas taxas: 16-bit, 44.1 kHz e 24-bi 48kHz. Com 16-bit encontrei a Alesis Multimix4USB, Yamaha Audiogram 3 e 6. Já com 24-bit encontrei várias, dentre as quais destaco as que se enquadrariam nas minhas necessidades: Lexicon Alpha, Lexicon Lambda e M-Auido Fast Track II.
Assim, pergunto aos colegas: existe muita diferença entre essas taxas de amostragens 16-bit, 44.1 kHz e 24-bi 48kHz? A diferença de qualidade é perceptivel em aplicações caseiras?
Abraços
URSOBHZ- Membro
- Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo
Re: Conversão Analógico-digital: D/A A/D 16-bit, 44.1 kHz e 24-bit 48kHz
Assim, pergunto aos colegas: existe muita diferença entre essas taxas de amostragens 16-bit, 44.1 kHz e 24-bi 48kHz? A diferença de qualidade é perceptivel em aplicações caseiras?
A diferença na taxa de amostragem (44.1k pra 48k) não faz muita diferença não, na verdade, eu diria que não há diferença audível, principalmente em equipamentos mais simples.
Já a quantização (16 bit - 24 bit), pra uma masterização final, não faz diferença, uma vez que o CD trabalha a 16 bit e ninguém fala que é uma m****.
Mas enquanto você tá fazendo edição, aplicando plugins, mixando, etc... uma "bitagem" maior vai te dar maior qualidade sim. Pra aplicações caseiras, acho que dá pra passar sem, mas claro que se o custo for um pouco maior, melhor pegar a mais potente.
____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr- Moderador
- Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE
Re: Conversão Analógico-digital: D/A A/D 16-bit, 44.1 kHz e 24-bit 48kHz
Como o Thales falou, quando vc está na fase de gravação do sinal e mixagem, a resolução e taxa de amostragem maiores te darão melhor qualidade sim. Porém vc irá, depois de masterizar, fazer um bounce para 16bits 44,1kHz, que é o padrão do CD. Mas veja, vc fará o bounce do material PRONTO, trabalhado em alta resolução, que é bem diferente de já gravar, mixar, masterizar em "baixa".
Por ex, muita gente critica 88kHz ou 96kHz dizendo ser desnecessário e até é, dependendo da sua aplicação. Mas por exemplo pode ter um plugin (reverb por ex) que pode ter um certo benefício nessas taxas maiores.
Mas depois de pronto, tudo é festa
Por ex, muita gente critica 88kHz ou 96kHz dizendo ser desnecessário e até é, dependendo da sua aplicação. Mas por exemplo pode ter um plugin (reverb por ex) que pode ter um certo benefício nessas taxas maiores.
Mas depois de pronto, tudo é festa
____________________________
[s]
korg- Membro
- Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa
Re: Conversão Analógico-digital: D/A A/D 16-bit, 44.1 kHz e 24-bit 48kHz
Nessa questao, o pessoal se fia no seguinte:
quanto maior a resolução, maior a precisao. por isso taxas mais altas seriam ideias pra se trabalhar em processamento, dando um resultado final, mesmo que no padrao CD, melhor.
AGora, 2 pontos vc tme que levar em consideração: a NECESSIDADE deste suposto ganho e a CAPACIDADE das maquinas que vc usara, pois precisa no minimo do dobro de processamento e espaço de armazenamento.
Pra aplicação caseira, na boa: vai de 24bits por 44.1 e seja feliz!!!! SE nao der, vai de 16 mesmo!!!
quanto maior a resolução, maior a precisao. por isso taxas mais altas seriam ideias pra se trabalhar em processamento, dando um resultado final, mesmo que no padrao CD, melhor.
AGora, 2 pontos vc tme que levar em consideração: a NECESSIDADE deste suposto ganho e a CAPACIDADE das maquinas que vc usara, pois precisa no minimo do dobro de processamento e espaço de armazenamento.
Pra aplicação caseira, na boa: vai de 24bits por 44.1 e seja feliz!!!! SE nao der, vai de 16 mesmo!!!
andremega- Membro
- Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa
Tópicos semelhantes
» Conversão de 4 para 5 cordas
» Conversão de Fretless para Fretted
» Conversão de ativo para passivo
» Conversão de baixo ativo em passivo - vídeo
» Conversão de pedais Boss, antiga fonte ACA para PSA atual
» Conversão de Fretless para Fretted
» Conversão de ativo para passivo
» Conversão de baixo ativo em passivo - vídeo
» Conversão de pedais Boss, antiga fonte ACA para PSA atual
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos