Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

+37
caiohernane
Kemuel Kesley
Hélcio Júnior_bass
Andremoura
luizribeiro
rafammbass
Victor_ch
Maurício_Expressão
Amagomes
André Souza
thgbass
Mauricio Luiz Bertola
Moshe Bar Elohim
Fernando Zadá
korg
AmandaShasta
ricardo_hiendl
Claudio
Rafael do Baixo
Christian
Thales_Sr
Schafe
Renato
VictorLuigi
Nando Vasques
Raul S.
LuCaSbass
DenisLM
NETOULTRA
CG
Bill wyman
Lapetina
cristianosantos
andremega
brbass
gobatto
allexcosta
41 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por allexcosta Qui Abr 01, 2010 11:03 am

Conheci um cara que toca numa banda de rock e leva uns 4 ou 5 baixos pra gig. Perguntei porque e ele falou que as músicas são em tons diferentes, por isso um baixo é "drop" isso, e o outro é "drop" aquilo... Pra não ser grosso desconversei e saí de fininho.

Alguém aqui sabe pra que raios existe isso de afinação "drop"? Não é só tocar a música em outro tom no seu baixo normal? scratch

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54697
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por gobatto Qui Abr 01, 2010 11:18 am

^Também não sei...

Seria mais prático afinar um instrumento no tom mais baixo e transpor o resto.

Mas acho que o pessoal acha difícil tocar fora das marcações das casas. poke

lol!
gobatto
gobatto
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 2614
Localização : Santo André - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por brbass Qui Abr 01, 2010 11:21 am

Nos baixos de 4 cordas é legal afinar o tom abaixo a E em musicas que tem o D grave , fora isso nao entendo bem pra que serve! Acho que quem manja disso é a galera que toca heavy, trash metal , etc.


Última edição por brbass em Qui Abr 01, 2010 12:07 pm, editado 1 vez(es)
brbass
brbass
Membro

Mensagens : 17
Localização : São Vicente/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por andremega Qui Abr 01, 2010 11:26 am

em tese dá diferenca nos timbres, principalmente se a linha usa cordas soltas.
Porem, a nao ser que o cara vá gravar o show, nao vejo sentido.

Outra "desculpa" seria o fato de poder assim tirar as musicas nas posicoes originais e tocar na mesma região. Eu mesmo já trabalhei com bandas que tocavam algumas covers iguais, só que com meio tom de diferenca. Preferia afinar abaixo quando tocava com uma delas.

Agora, 5 afinações diferentes...
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por cristianosantos Qui Abr 01, 2010 11:31 am

Eu ja cheguei a usar drop "D"na banda (trash metal) durante um tempo. As guitas estavam e D ai segui alguns "conselhos" ... aiaia facepalm
... na boa ... não é funcional ....
Desisti e regulei o 4 cordas para D e pronto!
Depois pequei o 5 cordas e voltei a normalidade ... rsrsrs

A descupa era ter os graves pesados e ao mesmo tempo ter as frases mais definidas ! facepalm

Eu vejo isso com mais frequência nos baixos de 4 cordas.
cristianosantos
cristianosantos
Membro

Mensagens : 1260
Localização : Belo Horizonte, MG

https://cristianohsantos.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por gobatto Qui Abr 01, 2010 11:35 am

Isso é mania de guitarrista.
gobatto
gobatto
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 2614
Localização : Santo André - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por Lapetina Qui Abr 01, 2010 11:36 am

se tu for tocar covers e a banda usar afinações diferentes faz sentido

minha banda por exemplo tem varias musicas em drop D.
se toco em um baixo de 5 cordas beleza
e estou com um de 4 cordas eu desafino a mi(ou melhor, afino em Ré)

quanto a trocar o tom da musica, vai depender muito do seu vocalista. rs

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por Bill wyman Qui Abr 01, 2010 11:41 am

Conheço algumas pessoas que fazem uso desse tipo de sistema ( vários instrumentos em afinções diferentes) a justificativa ou desculpa, é que por desconhecerem a teoria musical e tocarem por meio de cifras ou tabs, apenas decoram a sequência dos dedos. Fica mais fácil ter um instrumento em cada afinação. Normalmente, são músicos que tocam covers de várias bandas de estilos diferentes, obtendo tabs e cifras de sites ou revistas.
Bill wyman
Bill wyman
Membro

Mensagens : 54
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por CG Qui Abr 01, 2010 11:46 am

Para covers 5 afinações diferentes é exagero, é mais fácil comprar um baixo de 5 cordas. IMHO algumas músicas no rock pedem uma afinação diferente (ex: "Detroit rock city - Kiss") fica mais confortavel para se tocar. como disse em outro tópico, nada que uma xtender não resolva.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por NETOULTRA Qui Abr 01, 2010 11:49 am

Resumo esse tópico em uma simples frase: "Tem baixista complexado porque não toca um instrumento solo e fica inventando moda para aparecer."
Pra todo mundo olhar pro cara e dizer: Ohh o cara toca com 5 baixos diferentes", e o pior que a intenção de aparecer quase sempre dá certo a prova é que estamos falando dele nesse momento mesmo sem saber quem o cara é...

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por DenisLM Qui Abr 01, 2010 11:59 am

eu cansei de fazer isso.
na época que tinha um cover de Dream Theater eu usava 3 baixos de 6 cordas nos shows.
1 em afinação normal, outro um tom abaixo (todas as cordas) e outro fretless.
a justificativa é muito simples. frases com cordas soltas (que são quase infinitas)
e ainda tinha uma música que afinava a sizona em dó.... motivo? mais uma vez corda solta...
Wink
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por allexcosta Qui Abr 01, 2010 12:03 pm

DenisLM escreveu:a justificativa é muito simples. frases com cordas soltas (que são quase infinitas)
e ainda tinha uma música que afinava a sizona em dó.... motivo? mais uma vez corda solta...

Desculpa a ignorância, mas não é só fazer a frase em outra região? Digo, se o cantor não puder ir na gig e o sub chega em cima da hora trocando os tons das músicas a banda não consegue tocar? É isso ou estou viajando? scratch

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54697
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por NETOULTRA Qui Abr 01, 2010 12:07 pm

allexcosta escreveu:
DenisLM escreveu:a justificativa é muito simples. frases com cordas soltas (que são quase infinitas)
e ainda tinha uma música que afinava a sizona em dó.... motivo? mais uma vez corda solta...

Desculpa a ignorância, mas não é só fazer a frase em outra região? Digo, se o cantor não puder ir na gig e o sub chega em cima da hora trocando os tons das músicas a banda não consegue tocar? É isso ou estou viajando? scratch

Em igreja acontece muito isso, muda de cantor, ou o cantor tá meio rouco tem que mudar o tom em cima da hora... E aí??? Acho que essas afinações iriam por água abaixo....

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por LuCaSbass Qui Abr 01, 2010 12:09 pm

allexcosta escreveu:
Desculpa a ignorância, mas não é só fazer a frase em outra região? Digo, se o cantor não puder ir na gig e o sub chega em cima da hora trocando os tons das músicas a banda não consegue tocar? É isso ou estou viajando? scratch
Se for banda cover, é isso mesmo

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por DenisLM Qui Abr 01, 2010 12:12 pm

allexcosta escreveu:
DenisLM escreveu:a justificativa é muito simples. frases com cordas soltas (que são quase infinitas)
e ainda tinha uma música que afinava a sizona em dó.... motivo? mais uma vez corda solta...

Desculpa a ignorância, mas não é só fazer a frase em outra região? Digo, se o cantor não puder ir na gig e o sub chega em cima da hora trocando os tons das músicas a banda não consegue tocar? É isso ou estou viajando? scratch

na minha humilde opinião vc está viajando... Laughing

eu me referi a frases com cordas soltas, imagina uma frase que vc precisa usar a Lá solta e tocar na região das casas 7~10 (ao mesmo tempo), para transpor isso essa corda solta em lá vai ter que ir para algum lugar, o que normalmente complica e muito quando é uma frase muito rápida ou coisa do gênero. (ou eu não tenho capacidade pra isso... Laughing )

e lógico que é bem mais fácil tocar com a digitação original do riff... (que muitas vezes nem são tão fáceis assim)

enfim, como dito lá em cima, o bixo pega mais para os metal-do-capeta, mas daqueles mais técnicos (tipo Dream Theater, como comentei) os que são só cabeça de nota nem pega nada... Laughing

um exemplo atual é que eu tirei uma música que o baixo é meio tom abaixo, dae fiz a transposição para tocar em drop-d, pois tenho hipshot em 2 dos meus 3 baixos... nesse caso foi possível, apesar de ter umas frases com cordas soltas, é meio lenta a música, dae dá para se virar tranquilo... Wink
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por allexcosta Qui Abr 01, 2010 12:16 pm

DenisLM escreveu:na minha humilde opinião vc está viajando... Laughing

eu me referi a frases com cordas soltas, imagina uma frase que vc precisa usar a Lá solta e tocar na região das casas 7~10 (ao mesmo tempo), para transpor isso essa corda solta em lá vai ter que ir para algum lugar, o que normalmente complica e muito quando é uma frase muito rápida ou coisa do gênero. (ou eu não tenho capacidade pra isso... Laughing )

Posso até estar viajando, mas em 23 anos tocando baixo nunca me deparei com uma frase dessas que não pode ser tocada em outra região com extrema facilidade.

DenisLM escreveu:e lógico que é bem mais fácil tocar com a digitação original do riff... (que muitas vezes nem são tão fáceis assim)

Como você sabe a digitação original de um riff?

Faço a pergunta de novo. Você toca numa banda que tem um cantor que canta tal música em MI, cheio de frase solta. Outro cantor chega e fala assim "eu canto essa música em Dó". E aí? Não toca?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54697
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por LuCaSbass Qui Abr 01, 2010 12:21 pm

allexcosta escreveu:
Posso até estar viajando, mas em 23 anos tocando baixo nunca me deparei com uma frase dessas que não pode ser tocada em outra região com extrema facilidade.
Pois é, mas existem... talvez não nos estilos que você toque, mas que existem existem.
Eu ouvia muito Dream Theater a um tempão atras, e tem uma musica que o cara usa uma afinação um tom abaixo no baixo de 6 cordas, e é bem dificil de fazer o riff se não for desse jeito, alem de precisar de um Bb grave na sizona...
Se eu lembrar o nome da musica eu posto aqui

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por Raul S. Qui Abr 01, 2010 12:22 pm

bom, no meu entender, muitas bandas usam o drop D na corda E da guitarra para alinhar as quintas e facilitar o modo de tocar, com isso, eles acabam criando arranjos com a D solta (antiga E). a partir daí o baixista com só 4 cordas acompanha fazendo a mesma coisa. dependendo do estilo NÃO é mais fácil tocar em outro lugar, tocar uma oitava acima às vezes soa péssimo e nao atende à proposta do som. isso nao tem nada a ver com tablatura. porém, não acho útil afinações diferentes em todas as cordas no contrabaixo, apenas na guitarra.
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1783
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por allexcosta Qui Abr 01, 2010 12:28 pm

LuCaSbass escreveu:Pois é, mas existem... talvez não nos estilos que você toque, mas que existem existem.
Eu ouvia muito Dream Theater a um tempão atras, e tem uma musica que o cara usa uma afinação um tom abaixo no baixo de 6 cordas, e é bem dificil de fazer o riff se não for desse jeito, alem de precisar de um Bb grave na sizona...
Se eu lembrar o nome da musica eu posto aqui

Aí não pode trocar de tom? scratch

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54697
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por LuCaSbass Qui Abr 01, 2010 12:35 pm

allexcosta escreveu:
LuCaSbass escreveu:Pois é, mas existem... talvez não nos estilos que você toque, mas que existem existem.
Eu ouvia muito Dream Theater a um tempão atras, e tem uma musica que o cara usa uma afinação um tom abaixo no baixo de 6 cordas, e é bem dificil de fazer o riff se não for desse jeito, alem de precisar de um Bb grave na sizona...
Se eu lembrar o nome da musica eu posto aqui

Aí não pode trocar de tom? scratch
Veja bem... o cara tem uma banda que só toca Dream Theater, nos tons todos originais... Vc acha mesmo que ele vai precisar mudar tom de alguma musica?? Se o cantor oficial da banda não puder, provavelmente não terá show. Não vejo nada de errado nisso, se os caras querem ser fiéis à banda original, está tudo certo.

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por Nando Vasques Qui Abr 01, 2010 12:37 pm

E quem nao quer levar 5 baixos pras Gigs e pq nao tem 5 baixos ou ta com inveja!
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagens : 4753
Localização : USA

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por allexcosta Qui Abr 01, 2010 12:39 pm

LuCaSbass escreveu:Veja bem... o cara tem uma banda que só toca Dream Theater, nos tons todos originais... Vc acha mesmo que ele vai precisar mudar tom de alguma musica?? Se o cantor oficial da banda não puder, provavelmente não terá show. Não vejo nada de errado nisso, se os caras querem ser fiéis à banda original, está tudo certo.

Não estou dizendo que é errado. Era só uma curiosidade...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54697
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por LuCaSbass Qui Abr 01, 2010 12:41 pm

allexcosta escreveu:^ Não estou dizendo que é errado. Era só uma curiosidade...
É porque do jeito que vc falou parece que está totalmente errado...

Não sei qual é a realidade do cara que vc conheceu que faz isso, se for por que cada musica é num tom diferente não tem muito a ver, mas se o cara precisa de afinações diferentes, não vejo nada de anormal nisso.

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por VictorLuigi Qui Abr 01, 2010 12:45 pm

LuCaSbass escreveu:
allexcosta escreveu:
LuCaSbass escreveu:Pois é, mas existem... talvez não nos estilos que você toque, mas que existem existem.
Eu ouvia muito Dream Theater a um tempão atras, e tem uma musica que o cara usa uma afinação um tom abaixo no baixo de 6 cordas, e é bem dificil de fazer o riff se não for desse jeito, alem de precisar de um Bb grave na sizona...
Se eu lembrar o nome da musica eu posto aqui

Aí não pode trocar de tom? scratch
Veja bem... o cara tem uma banda que só toca Dream Theater, nos tons todos originais... Vc acha mesmo que ele vai precisar mudar tom de alguma musica?? Se o cantor oficial da banda não puder, provavelmente não terá show. Não vejo nada de errado nisso, se os caras querem ser fiéis à banda original, está tudo certo.

Concordo plenamente com o Lucas...

Em relação a trocar de afinação, na minha banda agente muda muito da afinação "padrão" para a "Dro-D". Tem música que fica mais legal... dá pra dar um peso a mais na música.
Poderia usar um baixo de 5 cordas?
Sim, poderia. Mas por questão de gosto mesmo, nessa banda eu prefiro trocar a afinação.
Para isso entra o D-tunner da hipshot.

____________________________
Clube Fender #016 - Squier®️ Club #004 - Clube do Baixolão #004
VictorLuigi
VictorLuigi
Membro

Mensagens : 746
Localização : Santo André - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por allexcosta Qui Abr 01, 2010 12:50 pm

LuCaSbass escreveu:É porque do jeito que vc falou parece que está totalmente errado...
Não sei qual é a realidade do cara que vc conheceu que faz isso, se for por que cada musica é num tom diferente não tem muito a ver, mas se o cara precisa de afinações diferentes, não vejo nada de anormal nisso.

Não, só é estranho pra mim... Gig pra mim sempre foi situação em que você resolve rápido o que vai acontecer, às vezes num quarto de hotel momentos antes do show, com uma galera que você nunca viu na vida, e as mesmas músicas são cantadas por homens, mulheres e alternativos, nos mais diversos tons. Fiquei me perguntando como o cara ia se sair numa gig que pra mim é normal. Mas acho que não tem nada a ver...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54697
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por Renato Qui Abr 01, 2010 12:52 pm

Estou ensaiando com uma banda onde em algumas músicas eles trocam as guitarras (são 2 guitarristas) por outras afinadas em D. Nessas músicas preciso ter o baixo com a E em D, então estou levando 2 instrumentos aos ensaios, o que não é nada prático... Penso em investir em uma Hipshot no futuro.

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6241
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por allexcosta Qui Abr 01, 2010 12:55 pm

Renato escreveu:Estou ensaiando com uma banda onde em algumas músicas eles trocam as guitarras (são 2 guitarristas) por outras afinadas em D. Nessas músicas preciso ter o baixo com a E em D, então estou levando 2 instrumentos aos ensaios, o que não é nada prático... Penso em investir em uma Hipshot no futuro.

Não é só afinar a E em D ou usar a D oitavada?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54697
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por LuCaSbass Qui Abr 01, 2010 12:56 pm

Lembrei do nome da musica. Se chama Panic Attack... a introdução da musica é a seguinte:
Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Panicattackr
O cara afina a corda ré dele em dó para fazer essa intro, pq sinceramente fazer isso ai sem corda solta a mais de 130 bpm é no minimo complicado... na segunda parte da musica o baixista faz isso mas sem ser com as notas oitavadas, ai não precisaria de uma outra afinação... porem ele também usa muito o Bb grave em toda música...
Ai tudo bem, a banda quer tocar a musica do jeito que ela foi gravada, ai ou o cara se ferra todo ou usa um baixo em outra afinação...

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por Schafe Qui Abr 01, 2010 1:30 pm

cada um sabe da sua necessidade, o drop D é muito comum, e no metalcore ou outros tipos de metal extremo o drop C também é muito usado, mas no baixo um baixo de 5 cordas resolveria QUASE todas ocasiões, mas as vezes tem essa questão das cordas soltas e frases complexas que realmente pedem uma afinação alternativa...
Schafe
Schafe
Membro

Mensagens : 423
Localização : Caxias do Sul - RS

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=15347606688396979039,ht

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por Thales_Sr Qui Abr 01, 2010 1:32 pm

A música em questão é a Panic Attack, em que o baixo é afinado todo um tom abaixo.
Mas tem outra música, que se chama As I Am, em que a Sizona é afinada em C (meio tom acima), e usa harmônicos. Aí não tem muito o que fazer...

Pro caso do cara que levou 5 baixos, dá pra simplificar um pouco...
2 baixos de 5c com hipshot extender na mizona e na sizona, um afinado normal e outro meio tom abaixo.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por LuCaSbass Qui Abr 01, 2010 1:37 pm

Lembrando que esse lance de precisar de um instrumento em determinada afinação também acontece no erudito, tem várias peças para contrabaixo solo(afinado um tom acima)... pra tocar algumas delas com afinação padrão(orquestra), é no mínimo muito complicado, pra não dizer impossível
E outra lembrança rapida que eu tenho aqui é da "Lamentos do Morro"... não importa se o cara é violonista toca 6 ou 7 cordas,ele vai afinar a mi em ré para tocar-la... Já vi gente usando a re oitavada, mas não rola legal os acordes.
E em nenhum desses casos ninguem vai ser doido de tocar a peça em outro tom, alem dos casos citados de musicas do Dream Theater e etc...

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por Renato Qui Abr 01, 2010 1:39 pm

allexcosta escreveu:
Renato escreveu:Estou ensaiando com uma banda onde em algumas músicas eles trocam as guitarras (são 2 guitarristas) por outras afinadas em D. Nessas músicas preciso ter o baixo com a E em D, então estou levando 2 instrumentos aos ensaios, o que não é nada prático... Penso em investir em uma Hipshot no futuro.

Não é só afinar a E em D ou usar a D oitavada?
Afino a E em D e a A em G... Poderia também usar oitavada mas perderia um pouco do peso dos graves... Por exemplo, uso esta afinação em Lithium (Nirvana), fazendo D F# B G Bb C A C e o D é a corda solta.

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6241
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por Christian Qui Abr 01, 2010 1:46 pm

Toco em banda Cover do Metallica e usamos 3 afinaçõs diferentes. quando usamos as mesmas nos shows é mais pratico trocar os baixos que parar e afinar, tentamos ja padronizar mas o vocalista não consegue segurar a onda em outras tonalidades...
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3803
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por Renato Qui Abr 01, 2010 1:48 pm

Christian escreveu:...tentamos ja padronizar mas o vocalista não consegue segurar a onda em outras tonalidades...
É o meu caso. Lithium, por exemplo, é tocada originalmente em E mas baixamos para D por causa do vocal.

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6241
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por Rafael do Baixo Qui Abr 01, 2010 1:49 pm

Eu já cheguei a usar 2 baixos com afinações diferentes em alguns shows,e não vejo nada muito errado nisso,já que as vezes a música pede aquela nota bem grave,que um instrumento de 4 ou mais cordas não tem,e oitavando tal nota,a música não fica a mesma coisa.

Isso de usar vários baixos em várias afinações,é útil pra quem quer fazer covers fiéis ás suas versões originais,mantendo o peso e agressividade,e a agilidade que cordas soltas e afinações não usuais lhe proporcionariam para a execução de tais músicas.

Se você pegar uma banda de metalcore por exemplo,os caras tocam tudo em Drop C [F-C-G-C],e o baixo na maioria das vezes acompanha os vários riffs da guitarra,alguns bem rápidos [tem músicas acima de 140bpm com quiálteras de 3 e 6 e semi-colcheias direto] e "elaborados" até,quem quer tocar essas músicas,mantendo a proposta dela e todos os seus fraseados,tem que usar um baixo na mesma afinação,do contrário as digitações ficam muito absurdas,alguns fraseados tem que ser omitidos,e a música perde a pegada que ela deve ter.A afinação facilita o trabalho do músico nesses casos.

Digo isso pois já fiz umas gigs como sub pra umas bandas desse estilo,usei apenas um baixo de 5 cordas com afinação padrão,e foi pedreira ter que tocar aquelas músicas,todas elas eram MUITO fáceis de serem tocadas num 4 cordas em Drop C,mas no de 5 cordas normal,tive que usar trilhões de tappings e o pizzicato cheio saltos de 4 cordas constantemente,do contrário era impossível acompanhar as frases e executá-las como deveriam ser feitas.

Mas a maioria dos casos onde o pessoal só faz isso,por que não sabe nada de teoria e aprendeu a tocar através de tabs mesmo,sendo assim só sabem tocar uma música naquela digitação e naquela afinação,se mudou o tom ou "desafinou" uma corda é um abraço,se perde e não volta mais.

____________________________
Condor Club - #002 / Fretless Club - #003 / Clube Giannini - #003 / Clube Strinberg - #002 / Clube do Contrabaixo Vertical - #003 / Clube Yamaha - #012 / Clube da Luthieria Amadora #003 / Clube Michael - #004 / Clube Hartke - #045 / Clube do Baixolão - #052 / Clube Cort #040
Rafael do Baixo
Rafael do Baixo
Membro

Mensagens : 332
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por Claudio Qui Abr 01, 2010 1:51 pm

Pois é... muito interessante ler os mais variados depoimentos dos amigos...

Não demora muito, apenas mais algumas gerações, e alguém que toque um baixo de 4 cordas afinado em GDAE será considerado um alienígena!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por LuCaSbass Qui Abr 01, 2010 1:53 pm

ClaudioBass escreveu:Não demora muito, apenas mais algumas gerações, e alguém que toque um baixo de 4 cordas afinado em GDAE será considerado um alienígena!
Discordo... isso depende muito do estilo musical...

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por CG Qui Abr 01, 2010 1:55 pm

Renato escreveu:
Christian escreveu:...tentamos ja padronizar mas o vocalista não consegue segurar a onda em outras tonalidades...
É o meu caso. Lithium, por exemplo, é tocada originalmente em E mas baixamos para D por causa do vocal.

No caso de algumas musicas de metal, na maioria das vezes o vocalistas disponíveis sempre estão alguns tons abaixo da gravação original... lol!

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por Rafael do Baixo Qui Abr 01, 2010 2:02 pm

LuCaSbass escreveu:Lembrei do nome da musica. Se chama Panic Attack... a introdução da musica é a seguinte:
Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Panicattackr
O cara afina a corda ré dele em dó para fazer essa intro, pq sinceramente fazer isso ai sem corda solta a mais de 130 bpm é no minimo complicado... na segunda parte da musica o baixista faz isso mas sem ser com as notas oitavadas, ai não precisaria de uma outra afinação... porem ele também usa muito o Bb grave em toda música...
Ai tudo bem, a banda quer tocar a musica do jeito que ela foi gravada, ai ou o cara se ferra todo ou usa um baixo em outra afinação...

Quando eu tinha cover de DT eu tocava essa música dropando apenas o B para A mesmo,essa introdução eu fazia no tapping,e a música ficava bem fácil de executar até,dava pra tocar tudo sem omitir nenhuma frase.

Thales_Sr escreveu:A música em questão é a Panic Attack, em que o baixo é afinado todo um tom abaixo.
Mas tem outra música, que se chama As I Am, em que a Sizona é afinada em C (meio tom acima), e usa harmônicos. Aí não tem muito o que fazer...

A As I Am dá pra tocar com afinação normal,se o baixo for de 6 cordas os harmônicos estão logo nos trastes 4 e 5,então é só ter uma boa abertura de mão que dá pra manter o C preso soando e tocar os harmônicos,se o baixo for de 5 cordas a coisa complica um pouco,mas dá pra fazer os harmônicos com tapping,ou em último caso abandonar os harmônicos e tocar em tapping apenas as notas desses harmônicos,que mesmo soando em outra oitava ainda dão o efeito pra música.


Mas é claro que em ambos os casos seria muito melhor dropar o baixo logo,pra assim ter menos complicações técnicas,pois isso de substituir um pizzicato por um tappingmum tapping por um harmônico e etc,sempre dá dor de cabeça.

____________________________
Condor Club - #002 / Fretless Club - #003 / Clube Giannini - #003 / Clube Strinberg - #002 / Clube do Contrabaixo Vertical - #003 / Clube Yamaha - #012 / Clube da Luthieria Amadora #003 / Clube Michael - #004 / Clube Hartke - #045 / Clube do Baixolão - #052 / Clube Cort #040
Rafael do Baixo
Rafael do Baixo
Membro

Mensagens : 332
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por ricardo_hiendl Qui Abr 01, 2010 2:11 pm

Eu uso no máximo a corda E afinada em D, porque tem algumas músicas, por exemplo a Killing in the Name (Rage Against the Machine) pedem um D mais grave. Outro exemplo: a música Stay do U2, a afinação da corda E é em D#, porque tem frases da linha de baixo que usa-se a nota D# como tônica, e não fical igual tocando na nota D# da corda A, fica xoxo.
Agora, se nao preciso do D mais grave, e a voz do vocalista sugere alteração no tom original da música, eu digito em outra região do braço, sem alterar a afinação padrão. Um exemplo é a música Purple Raze do Jimi Hendrix, nós tocamos ela um tom abaixo, mas não altero a afinação, toco em outras regiões do braço.
Imagino, se tiver 10 musicas tocadas em tons diferentes do original, o cara teria que levar 10 baixos... hehe


Última edição por ricardo_hiendl em Sex Abr 02, 2010 2:23 pm, editado 1 vez(es)
ricardo_hiendl
ricardo_hiendl
Membro

Mensagens : 462
Localização : Valinhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por AmandaShasta Qui Abr 01, 2010 2:39 pm

allexcosta escreveu:Conheci um cara que toca numa banda de rock e leva uns 4 ou 5 baixos pra gig. Perguntei porque e ele falou que as músicas são em tons diferentes, por isso um baixo é "drop" isso, e o outro é "drop" aquilo... Pra não ser grosso desconversei e saí de fininho.

Alguém aqui sabe pra que raios existe isso de afinação "drop"? Não é só tocar a música em outro tom no seu baixo normal? scratch

Eu acho que vários posts fazem muito sentido e entendo perfeitamente os pontos de vista. Porém, nesse caso, numa banda de rock, levar 5 baixos... Na boa, não faz sentido.
AmandaShasta
AmandaShasta
Membro

Mensagens : 181
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por DenisLM Qui Abr 01, 2010 3:06 pm

Rafael do Baixo escreveu:
LuCaSbass escreveu:Lembrei do nome da musica. Se chama Panic Attack... a introdução da musica é a seguinte:
Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Panicattackr
O cara afina a corda ré dele em dó para fazer essa intro, pq sinceramente fazer isso ai sem corda solta a mais de 130 bpm é no minimo complicado... na segunda parte da musica o baixista faz isso mas sem ser com as notas oitavadas, ai não precisaria de uma outra afinação... porem ele também usa muito o Bb grave em toda música...
Ai tudo bem, a banda quer tocar a musica do jeito que ela foi gravada, ai ou o cara se ferra todo ou usa um baixo em outra afinação...

Quando eu tinha cover de DT eu tocava essa música dropando apenas o B para A mesmo,essa introdução eu fazia no tapping,e a música ficava bem fácil de executar até,dava pra tocar tudo sem omitir nenhuma frase.

Rafael do Baixo escreveu:
Thales_Sr escreveu:A música em questão é a Panic Attack, em que o baixo é afinado todo um tom abaixo.
Mas tem outra música, que se chama As I Am, em que a Sizona é afinada em C (meio tom acima), e usa harmônicos. Aí não tem muito o que fazer...

A As I Am dá pra tocar com afinação normal,se o baixo for de 6 cordas os harmônicos estão logo nos trastes 4 e 5,então é só ter uma boa abertura de mão que dá pra manter o C preso soando e tocar os harmônicos,se o baixo for de 5 cordas a coisa complica um pouco,mas dá pra fazer os harmônicos com tapping,ou em último caso abandonar os harmônicos e tocar em tapping apenas as notas desses harmônicos,que mesmo soando em outra oitava ainda dão o efeito pra música.


Mas é claro que em ambos os casos seria muito melhor dropar o baixo logo,pra assim ter menos complicações técnicas,pois isso de substituir um pizzicato por um tappingmum tapping por um harmônico e etc,sempre dá dor de cabeça.
fazendo em tapping com certeza funciona também mas ae perde aquela pegada característica do pizzicato dessa parte...

LuCaSbass escreveu:
allexcosta escreveu:
Posso até estar viajando, mas em 23 anos tocando baixo nunca me deparei com uma frase dessas que não pode ser tocada em outra região com extrema facilidade.
Pois é, mas existem... talvez não nos estilos que você toque, mas que existem existem.
Eu ouvia muito Dream Theater a um tempão atras, e tem uma musica que o cara usa uma afinação um tom abaixo no baixo de 6 cordas, e é bem dificil de fazer o riff se não for desse jeito, alem de precisar de um Bb grave na sizona...
Se eu lembrar o nome da musica eu posto aqui

é bem por ae, nesse mundo ou você toca no tom original ou você não toca! Laughing
e para saber a digitação original é só ver os shows... Wink

esse mundo dessas bandas tipo Dream Theater e cia. é totalmente diferente do resto.. só os caras lesados... (falo com propriedade.... Laughing )

eu também acho 5 baixos um exagero, mas se realmente fosse necessário, o faria com gosto! up
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por korg Qui Abr 01, 2010 5:11 pm

allexcosta escreveu:Não é só afinar a E em D ou usar a D oitavada?
ClaudioBass escreveu:Não demora muito, apenas mais algumas gerações, e alguém que toque um baixo de 4 cordas afinado em GDAE será considerado um alienígena!
Meu projeto atual é focado em Pink Floyd e é meio megalomaníaco rsrs tocamos as músicas ipsis litteris e várias músicas dependem de um D grave, para não só ficar igual a original como para ficar mais bonito mesmo. E como são várias musicas ao longo do set, tem que mudar toda hora. Todos meus baixos hoje tem Xtender, ai resolvi minha vida Smile (menos o fretless).
Fazer o D oitava acima fica horrrííííível, pelo menos nessas músicas em especial. Escutem Run Like Hell do CD Pulse e imaginem marcando essa música oitava acima . argh

Enfim, cada caso é um caso... mas que o cara precisa de 5 baixos com afinações distintas, me poupe... rsrs eu mudaria o desenho no braço.

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por Fernando Zadá Qui Abr 01, 2010 5:23 pm

Por isso que dificilmente tocaria em banda cover! Acho um saco ficar repetindo tudo igual, pesquisando instrumentos espoecificos, afinaçõe s etc.
Tenho mais a pegada do Alex:
Bom gente ! Que vai rolar hoje???
e vamo que vamo

Mas são realmente gigs pra lá de diferentes!!!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14268

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por Moshe Bar Elohim Qui Abr 01, 2010 6:04 pm

CG escreveu:No caso de algumas musicas de metal, na maioria das vezes o vocalistas disponíveis sempre estão alguns tons abaixo da gravação original... lol!
Digo mais: no caso de algumas músicas muitas vezes as gravações originais e na maioria das vezes os vocalistas originais estão alguns tons abaixo. O que acontece são edições que o estúdio faz colocando muitas vezes uma música em um determinado tom 1 ou 2 tons acima ou abaixo da gravação original. Tem muito vocalista "profissional" aí que todo mundo admira que não chega no tom da gravação nem por nada. Existe também um aparelhinho computadorizado que dá pra usar em shows ao vivo caso o vocalista desafine assim que o áudio sai do microfone ele corrige a nota que o cantor deveria cantar. Pirotecnia eletrônica moderna a nosso favor (PEMNF).
Não sei se é o caso mas tenho um álbum com as músicas mais populares dos Guns N' Roses (Greatest Hits) todas em C#-G# e por aí vai tudo tom difícil de fazer acorde em guitarra e violão. Se nós transpormos 1 semiton abaixo elas ficam em C-G-A muito mais fácil de tocar. Acho que talvez o "segredo" de muitos artistas seja a transposição.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Abr 01, 2010 6:30 pm

Fernando Zadá escreveu:Por isso que dificilmente tocaria em banda cover! Acho um saco ficar repetindo tudo igual, pesquisando instrumentos espoecificos, afinaçõe s etc.
Tenho mais a pegada do Alex:
Bom gente ! Que vai rolar hoje???
e vamo que vamo

Mas são realmente gigs pra lá de diferentes!!!
Também não gosto de tocar igualzinho, acho falta de criatividade (para mim), no meu projeto atual (que está começando) e na minha banda antiga, tocamos versões, arranjos nossos, que podem, ou não serem parecidos com os originais. E geralmente eu uso apenas 2 baixos, 1 de 4 e outro de 5 cordas, afinação padrão.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por thgbass Qui Abr 01, 2010 6:39 pm

Fernando Zadá escreveu:Por isso que dificilmente tocaria em banda cover! Acho um saco ficar repetindo tudo igual, pesquisando instrumentos espoecificos, afinaçõe s etc.
Tenho mais a pegada do Alex:
Bom gente ! Que vai rolar hoje???
e vamo que vamo

Mas são realmente gigs pra lá de diferentes!!!
Eu curto a liberdade, ficar preso até a uma afinação não é comigo não!
Fico na minha gig que muda o tom da música quantas vezes forem necessárias. . a tocar numa bandar cover. .
"Cover' pra mim, é aquele vegetal verde muito rico em ferro. ." E nem assim, pq, 'Cover' é verde e eu sou Corinthiano! lol!

____________________________
Just Be Yourself!
thgbass
thgbass
Membro

Mensagens : 3639
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por LuCaSbass Qui Abr 01, 2010 6:55 pm

Eu nunca toquei em banda Cover tbm e não gosto de ficar preso também, muito pelo contrário... mas nada contra tambem!

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por André Souza Qui Abr 01, 2010 7:05 pm

LuCaSbass escreveu:Eu nunca toquei em banda Cover tbm e não gosto de ficar preso também, muito pelo contrário... mas nada contra tambem!

Também... eu também. rs... rs...

____________________________
"Que minhas palavras sejam breves e minhas ações eternas."
André Souza
André Souza
Membro

Mensagens : 2168
Localização : Salvador; Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por Amagomes Qui Abr 01, 2010 7:09 pm

allexcosta escreveu:Conheci um cara que toca numa banda de rock e leva uns 4 ou 5 baixos pra gig. Perguntei porque e ele falou que as músicas são em tons diferentes, por isso um baixo é "drop" isso, e o outro é "drop" aquilo... Pra não ser grosso desconversei e saí de fininho.

Alguém aqui sabe pra que raios existe isso de afinação "drop"? Não é só tocar a música em outro tom no seu baixo normal? scratch


Pois é... eu tb não entendo isso,mas o fato é que muitos baixistas , inclusive medalhões ( ouvi dizer que o Bi Ribeiro faz isso...) tem dois fatores que contribuem para esse tipo de coisa. São eles:

1- Uma penca de baixos

2- Dificuldade em transpor rapidamente, coisa que "na noite" (bailes,bares etc...) aprende-se logo...
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos