Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

+37
caiohernane
Kemuel Kesley
Hélcio Júnior_bass
Andremoura
luizribeiro
rafammbass
Victor_ch
Maurício_Expressão
Amagomes
André Souza
thgbass
Mauricio Luiz Bertola
Moshe Bar Elohim
Fernando Zadá
korg
AmandaShasta
ricardo_hiendl
Claudio
Rafael do Baixo
Christian
Thales_Sr
Schafe
Renato
VictorLuigi
Nando Vasques
Raul S.
LuCaSbass
DenisLM
NETOULTRA
CG
Bill wyman
Lapetina
cristianosantos
andremega
brbass
gobatto
allexcosta
41 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por DenisLM Qui Abr 01, 2010 10:38 pm

korg escreveu:
allexcosta escreveu:Não é só afinar a E em D ou usar a D oitavada?
ClaudioBass escreveu:Não demora muito, apenas mais algumas gerações, e alguém que toque um baixo de 4 cordas afinado em GDAE será considerado um alienígena!
Meu projeto atual é focado em Pink Floyd e é meio megalomaníaco rsrs tocamos as músicas ipsis litteris e várias músicas dependem de um D grave, para não só ficar igual a original como para ficar mais bonito mesmo. E como são várias musicas ao longo do set, tem que mudar toda hora. Todos meus baixos hoje tem Xtender, ai resolvi minha vida Smile (menos o fretless).
Fazer o D oitava acima fica horrrííííível, pelo menos nessas músicas em especial. Escutem Run Like Hell do CD Pulse e imaginem marcando essa música oitava acima . argh

Enfim, cada caso é um caso... mas que o cara precisa de 5 baixos com afinações distintas, me poupe... rsrs eu mudaria o desenho no braço.

você seria um assassino se tocasse Run Like Hell uma oitava acima... Laughing
sem dúvidas esse D mais grave faz TODA a diferença.
ótimo exemplo. up

Fernando Zadá escreveu:Por isso que dificilmente tocaria em banda cover! Acho um saco ficar repetindo tudo igual, pesquisando instrumentos espoecificos, afinaçõe s etc.
Tenho mais a pegada do Alex:
Bom gente ! Que vai rolar hoje???
e vamo que vamo

Mas são realmente gigs pra lá de diferentes!!!

que coisa não?
o que eu mais curto é justamente correr atrás de tudo isso, tentando entender como foi feito e baseado nas limitações tentar reproduzir o mais fiel possível! estou alucinando com um lance de Muse cover que estou envolvido... aquele monte de pedais que você viu é só pra tocar Muse... Laughing
Mas também não me limito, tenho um projetinho acústico que toco nesse lance ae, em qualquer tom e vamo que vamo! Very Happy
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por Maurício_Expressão Qui Abr 01, 2010 11:04 pm

Como não toco nada, eu me limito a tocar em E natural com uma banda (Expressão) e em Eb com outra (Kid Cuba).
Mas sempre levo 2 baixos em Gig's importantes (ambos na mesma afinação), mas o motivo é substituição em caso de quebra de cordas e não mudança de afinação.
Mas realmente em músicas mais pesadas (metal) alterar a afinação faz uma grande diferença na execução. Principalmente nas músicas com bpm altas. Como toco somente uma ou outra música mais pesada procuro dar um jeito. Mas se tocasse somente metal é bem provável que usasse esse expediente.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7463
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por Fernando Zadá Qui Abr 01, 2010 11:51 pm

Fernando Zadá escreveu:Por isso que dificilmente tocaria em banda cover! Acho um saco ficar repetindo tudo igual, pesquisando instrumentos espoecificos, afinaçõe s etc.
Tenho mais a pegada do Alex:
Bom gente ! Que vai rolar hoje???
e vamo que vamo

Mas são realmente gigs pra lá de diferentes!!!

que coisa não?
o que eu mais curto é justamente correr atrás de tudo isso, tentando entender como foi feito e baseado nas limitações tentar reproduzir o mais fiel possível! estou alucinando com um lance de Muse cover que estou envolvido... aquele monte de pedais que você viu é só pra tocar Muse... Laughing
Mas também não me limito, tenho um projetinho acústico que toco nesse lance ae, em qualquer tom e vamo que vamo! Very Happy[/quote]

Ola Denis
Cara não quis dizer que são melhores ou piores só diferentes.
Acho louvável quem curte. Eu tenho mais é preguiça mesmo!!!Rsss
Na guitarra pra ter uma idéia não mudo a afinação nem para usar slide apesar de ficar bem mais fácil.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14269

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por DenisLM Sex Abr 02, 2010 12:12 am

^
sim sim, eu entendi
Wink

o que mais me chamou a atenção nesse tópico é o fato de boa parte da galera "demorar" pra entender o motivo do cara andar com 5 baixos...
scratch Laughing
e denotar um certo "preconceito" também... Neutral
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por Fernando Zadá Sex Abr 02, 2010 12:16 am

Pô poreconceito não tenho não a coluna é do cara ele que sabe o que faz com ela!!!Rss Ou quanto vaiu gastar com roadie!!Rsss
Mas entendo a visão do Alex é que o povo mais gigeiro vem de outra escola e acaba tudo parecendo muita frescura.
Agora em banda cover ficar vendo alguns caras se esgoelarem só para manter o tom original acho sofrível.
Acho mania estranha essa de fazer igualzinho a qualquer custo. SE o canário aguenta ok mas é dificil um que segure a peteca 100%.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14269

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por Victor_ch Sex Abr 02, 2010 12:24 am

Acho que isso é mais tipico de bandas que tem um cantor fixo, onde um cantor substituto esta fora de questao, ou talvez de musicos que nao achem tao simples assim transpor o tom de uma musica e poucos minutos

____________________________
"you and I are mortal, but Rock'n'Roll will never die" - Reel big fish

Condor clube #045
Clube tagima #027
Clube do Vício ContraBaixo BR #020
Victor_ch
Victor_ch
Membro

Mensagens : 183
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por Convidado Sex Abr 02, 2010 1:08 am

eu, de certa forma, concordo com o Allex. Acho q um monte baixos com afinações diferentes um grande exagero.

Toquei muitos anos em um banda que tocava tanto hard rock e heavy setentista (deep purple, led zeppelin, muito black sabbath), quanto sons pesados mais atuais como Metallica e Pantera e se alguma musica fosse originalmente gravada em uma afinação "exótica" a gente tocava em outro tom ou em outra regiao do braço do instrumento e ponto final. Não me lembro de nenhum exemplo prático pra dar agora.

mas cada um sabe se si, e se o cara quer tocar tudo absolutamente identico, nota por nota, as vezes até imitanto os trejeitos do musico original, não vejo nenhum absurdo nisso.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por rafammbass Sex Abr 02, 2010 2:11 am

Levo o fretted e o fretless. Baixos com outra afinação, é pra fazer linhas com corda solta - fica animal. Tô na linha do Denis aí.
rafammbass
rafammbass
Membro

Mensagens : 829
Localização : Ottawa, Canadá

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por andremega Sex Abr 02, 2010 3:46 am

Na verdade aqui aconteceu algo interessante: essa discussão tempso atrás era entre musicos populares e eruditos. Agora é dentro da chamada musica popular mesmo!!!

Sâo 2 generos diferente: o musico de gig é o cara q tem q dar seus pulos. Como Alex colocou varias vezes, se faltar o guitarrista, cantor, ou qualquer outra coisa, vai o que tem e se adapta a isso. E não é facil não! Tem que estar com os graus de uma escala em dia. Eu, particularmente, nao gosto desse tipo de trabalho pq todos que fiz, apesar de botar geral pra dançar, me soavam "de qualquer jeito". Parece que se tocar um tonante ou fodera dá no mesmo. Minha impressao isso.

O outro já é o que busca timbres, detalhes. A tonalidade é fator IMPORTANTÍSSIMO, assim como andamento, justamente porque as regioes dos instrumentos ( e da voz), alem de outros fatores, soam melhores para uma musica do que para outra. Um acorde de Am pode ser tocado em várias posições numa guitarra, mas cada uma irá dar um timbre diferente. Com o baixo, a mesma coisa: tocar uma linha com corda solta não é o mesmo que tocar 1 ou 2 casas à frente, ou mesmo nas casas 5. O som muda. Muda o suficiente pra musica deixar de ser boa e ficar um lixo, a ponto de geral falar que é uma porcaria a banda? Claro que não, mas por vezes é a diferença do excelente pro muito bom, ao menos nas gravinas. Se um membro faltar, nao tem show. Não é trabalho pra baile, pra fazer o publico pular cheio de cana: é o que o cara vai apreciar, obviamente com publico BEEEEM restrito e muito critico. O único que vai embora feliz é o musico...

O músico completo é o que convive bem com os 2 mundos: sem os exageros do "cotenete pra limpar o paralamas" e nem o "dá o tom que te encontro no final!".

No meu caso, que quando musico profissional era lascado de grana, tocava com um baixo só e foi. Regulava o baixo minutos antes do show se a banda tocasse em Eb. Hj digo que 2 baixos seriam de bom tamanho (1 mais de backup que qualquer outra coisa), e um terceiro se precisasse de um fretless. Agora, TER um set pra Eb e outro pra E, seria ideal com as bandas que eu tocava. Mas cada set com sua banda especifica, que não passaria de 2, contando o backup...

Mas tb já vi alguns figuras usando 5, 6 baixos em um repertorio que não pedia nada disso: era pra parecer mesmo.
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por gobatto Sex Abr 02, 2010 4:15 am

claps
gobatto
gobatto
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 2614
Localização : Santo André - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por thgbass Sex Abr 02, 2010 4:50 am

Levar vários baixos eu sinceramente não vejo problema!
Se a opção é essa, arrocha!
Exemplo, se pra "determinada" música uma certa técnica é necessária, e pelo espaçamento, um baixo de cordas diferentes vai proporcionar uma execução melhor. .
pq não?
traduzindo:
O cara tá na gig, tocando com um TRB6, solando bastante, usando todo o instrumento. .usando todas as cordas, e depois em outra música, ele vai fazer uso de muito slap, pega um Marcus Miller, 4 cordas. . qual o problema?
Eu acho isso aceitável! Não que ele não possa executar os slap's, no Yamaha, embora seja mais difícil. . mas aí até a questão de timbre influencia! E depois em outra música fretless, o Pedulla verdão que o Nando tá até vendendo (veneno o baixo).
Só aí foram 3, IMHO, sem problema algum!
O que não me vejo fazendo, é levar 5 baixos pra algum evento com o motivo da afinação diferente. . .
Fico na minha gig mesmo, mudando de tom quantas vezes forem necessárias. .com muita liberdade, porém profissionalismo!

____________________________
Just Be Yourself!
thgbass
thgbass
Membro

Mensagens : 3639
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por VictorLuigi Sex Abr 02, 2010 11:45 am

^
Concordo com thgbass.

A questão do timbre influencia muito.

____________________________
Clube Fender #016 - Squier®️ Club #004 - Clube do Baixolão #004
VictorLuigi
VictorLuigi
Membro

Mensagens : 746
Localização : Santo André - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por Fernando Zadá Sex Abr 02, 2010 3:39 pm

Putz acabei de descobrir que sou um músico incompleto segundo as palavras do Andrémega!!!Rssss

Respeito mas não tenho muito tesão não e por sorte posso escolher as gigs que faço atualmente. Mas nunca digo nunca pode ser que um dia tenha interesse ou tesão.

O fator timbre influência muito sim mas no caso de cover perfeitos. Também acho que levar mais que 2 baixos em uma gig da um trabalhão!!!!

Agora quanto ao fato de as gigs mais soltas soarem bagunçadas depende de quem está tocando. já vi muito catadão soar melhor que banda super ensaiada!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14269

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por Fernando Zadá Sex Abr 02, 2010 3:46 pm

Lembrei de uma coisa interessante sobre timbre que me fez repensar o que postei acima:
ja aconteceu de ver guitarrista monstruoso tocando e com timbre de lata e depois ver bluseiro com p*** timbre quebrando tudo e ai o contrate fica chocante mesmo. Quem faz muita gig nessa onda de jazz, bossa e etc sabe que muitas vezes o povo está mais preocupado com notas e escalas do que com timbre e as vezes uma p*** execução pode ficar escondida por um timbre horrendo. Primeira vez que vi o Serginho Carvalho tocando ao vivo chapei com o timbre dele , em primeiro lugar, e na sequência com os grooves matadores então acho que se o cara juntar ambos melhor.
Agora de qualquer forma o som sai de uma série de combinações e se o cara realmente precisar desse arsenal todo pra ficar com som redondo que carregue tudo e seja feliz mas vou continuar achando mais genial o cara que conseguir contornar isso com um ou dois baixos no setup.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14269

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por korg Sex Abr 02, 2010 5:19 pm

Fernando Zadá escreveu:Por isso que dificilmente tocaria em banda cover! Acho um saco ficar repetindo tudo igual, pesquisando instrumentos espoecificos, afinaçõe s etc.
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Também não gosto de tocar igualzinho, acho falta de criatividade (para mim), no meu projeto atual (que está começando) e na minha banda antiga, tocamos versões, arranjos nossos, que podem, ou não serem parecidos com os originais. E geralmente eu uso apenas 2 baixos, 1 de 4 e outro de 5 cordas, afinação padrão.
thgbass escreveu:Eu curto a liberdade, ficar preso até a uma afinação não é comigo não!
Fico na minha gig que muda o tom da música quantas vezes forem necessárias. . a tocar numa bandar cover. .
"Cover' pra mim, é aquele vegetal verde muito rico em ferro. ." E nem assim, pq, 'Cover' é verde e eu sou Corinthiano! lol!
Cada um com seu cada um. Já fiz participei de vários trabalhos distintos, acho que não devemos desmerecer ninguém. E muito menos falta de criatividade Bertola, se vc for conhecer cada integrante da minha banda, verá que são pessoas muito capazes, porém todos decidiram se unir nesse projeto para esse foco específico, pois todos sem exceção adoram essa banda que infelizmente não tocará mais para ninguém. Aliás, quando a Australian Pink Floyd veio para o Brasil, lotou na época o Claro Hall. Tem muita gente que curte eles e sentem por não ter a possibilidade de ver o show deles. Tentamos acalentar, nem que seja um pouco, essa falta para nós que somos fãs. E o trabalho do PF é tão complexo e rico de detalhes, harmonias, arranjos que é um trabalho super cansativo, porém muito bacana de ver pronto.

Já tivemos outras idéias em determinados momentos, mas agora é essa. Todos com experiência e capacidade para outros trabalhos.

Vamos tomar cuidado para não comparar com bandas adolescentes que estão começando a aprender seus instrumentos.

DenisLM escreveu:
Fernando Zadá escreveu:Por isso que dificilmente tocaria em banda cover! Acho um saco ficar repetindo tudo igual, pesquisando instrumentos espoecificos, afinaçõe s etc.
que coisa não?
o que eu mais curto é justamente correr atrás de tudo isso, tentando entender como foi feito e baseado nas limitações tentar reproduzir o mais fiel possível! estou alucinando com um lance de Muse cover que estou envolvido... aquele monte de pedais que você viu é só pra tocar Muse... Laughing
Mas também não me limito, tenho um projetinho acústico que toco nesse lance ae, em qualquer tom e vamo que vamo! Very Happy
Exatamente Denis, é muito mais difícil executar um trabalho como o original do que versões que nada mais é do que juntar o grupo e tocar a música X, de qualquer jeito. Claro, tem exceções, tem aquela mudança de arranjo bacana que tras outra vida a música, mas em grande maioria vemos pessoas que se juntam apenas pra "tocar" e fica uma mesmice só.

Maurício_Expressão escreveu:sempre levo 2 baixos em Gig's importantes (ambos na mesma afinação), mas o motivo é substituição em caso de quebra de cordas e não mudança de afinação.
Eu tb Mauricio, sempre estou com o 3o de prontidão para uma emergência. Como Murphy é meu padrinho, já viu ne... rs

Fernando Zadá escreveu:Agora em banda cover ficar vendo alguns caras se esgoelarem só para manter o tom original acho sofrível.
Acho mania estranha essa de fazer igualzinho a qualquer custo. SE o canário aguenta ok mas é dificil um que segure a peteca 100%.
Não é mania Zadá, é um trabalho como outro qualquer. Mas veja, no meu caso que é focado em Pink Floyd, basta ter um vocalista que cante similar ao Gilmour, e nós temos. Eu faço o vocal do Wright, o Guita faz as dobras que o Carin faz e no final temos algo muito próximo. Acho bacana porque tem todo um estudo por trás, treino, etc. Não é tão simples quanto parece.

Mas também já tive outra banda cover anos atrás, que tocávamos músicas dos mais variados grupos. Obviamente escolhiamos musicas com ton na zona de conforto da vocal. Nessa hora vale o bom senso e também a experiência para poder adequar o repertório ao que a banda pode oferecer. Essa já tava mais pra banda de "baile".

andremega escreveu:Sâo 2 generos diferente: o musico de gig é o cara q tem q dar seus pulos. Como Alex colocou varias vezes, se faltar o guitarrista, cantor, ou qualquer outra coisa, vai o que tem e se adapta a isso. E não é facil não! Tem que estar com os graus de uma escala em dia. Eu, particularmente, nao gosto desse tipo de trabalho pq todos que fiz, apesar de botar geral pra dançar, me soavam "de qualquer jeito". Parece que se tocar um tonante ou fodera dá no mesmo. Minha impressao isso.
Pois é Andre, é um pouco o que falei acima, dá essa impressão mesmo, de tocarem de "qualquer jeito". Tipo, o que intessa é tocar as músicas independente de arranjo bom ou ruim, o lance é "jogar a música pro pessoal" e ponto. Cada um com seu cada um.

andremega escreveu:O outro já é o que busca timbres, detalhes. A tonalidade é fator IMPORTANTÍSSIMO, assim como andamento, justamente porque as regioes dos instrumentos ( e da voz), alem de outros fatores, soam melhores para uma musica do que para outra. Um acorde de Am pode ser tocado em várias posições numa guitarra, mas cada uma irá dar um timbre diferente. Com o baixo, a mesma coisa: tocar uma linha com corda solta não é o mesmo que tocar 1 ou 2 casas à frente, ou mesmo nas casas 5. O som muda. Muda o suficiente pra musica deixar de ser boa e ficar um lixo, a ponto de geral falar que é uma porcaria a banda? Claro que não, mas por vezes é a diferença do excelente pro muito bom, ao menos nas gravinas. Se um membro faltar, nao tem show. Não é trabalho pra baile, pra fazer o publico pular cheio de cana: é o que o cara vai apreciar, obviamente com publico BEEEEM restrito e muito critico. O único que vai embora feliz é o musico...
+/- por ai mesmo Andre. São 2 "escolas" distintas e uma não pode desmerecer a outra. Já fiz tudo quanto é tipo de trabalho, já tive trabalho autoral tanto comercial como instrumental jazzistico, ja fui contratado para fazer arranjos para um vocal que queria se lançar comercialmente, ja fui músico de estudio, já fiz covers de "baile" e nesse agora que é bem específico. É para fã de pink floyd escutar, nem mais nem menos.
Não somos piores ou melhroes por causa disso. É apenas um outro trabalho musical e ponto.

Engraçado que estamos falando de música, consequentemente arte, que deveria ser o mundo mais livre e diversificado possível e o que mais vemos é comentários com puros pré-conceitos.
Vamos abrir a mente galera.

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por luizribeiro Sex Abr 02, 2010 5:36 pm

LuCaSbass escreveu:Lembrando que esse lance de precisar de um instrumento em determinada afinação também acontece no erudito, tem várias peças para contrabaixo solo(afinado um tom acima)... pra tocar algumas delas com afinação padrão(orquestra), é no mínimo muito complicado, pra não dizer impossível
E outra lembrança rapida que eu tenho aqui é da "Lamentos do Morro"... não importa se o cara é violonista toca 6 ou 7 cordas,ele vai afinar a mi em ré para tocar-la... Já vi gente usando a re oitavada, mas não rola legal os acordes.
E em nenhum desses casos ninguem vai ser doido de tocar a peça em outro tom, alem dos casos citados de musicas do Dream Theater e etc...

Lucas, não sei se você se fez entender muito bem, mas só para deixar claro, muitas coisas para contrabaixo são escritas em afinação solo, eu não sei se existe isso para outros instrumentos. A afinação solo é só subir todas as cordas um tom, isso faz com que o som fique mais brilhante, as cordas mais tensas e a corda Sol (lá com a afinação) fica com mais projeção, e aumenta a quantidade de notas para se tocar, mas se você não tiver afinação solo, é só tocar como está escrito na partitura e pedir pro pianista transpor um tom para baixo, ou achar isso já feito na internet, não dá para tentar tocar um tom acima, entndeu?
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por LuCaSbass Sex Abr 02, 2010 6:02 pm

^Pois é, foi mais ou menos isso que quis dizer tbm, mas vc explicou melhor. Wink

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por luizribeiro Sex Abr 02, 2010 6:15 pm

hehehehe!
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por Andremoura Sex Abr 02, 2010 6:24 pm

Bom, toquei em uma banda cover que tocava de tudo e nunca precisei de mais de um baixo nas gigs, usei sempre um de 4 cordas. Só senti um pouco de falta em algumas músicas onde era necessária a Sizona, mas adaptei um d-tuner hipshot e resolvi o problema. Algumas músicas disco tivemos um pouco de dificuldade, pois ao alterarmos o tom por causa da voz, a linha de baixo que era bem característica soava um pouco estranha em outro tom, quase descaracterizando a música. Mas isso aconteceu em uma ou duas músicas de um repertório de mais de 200, nada que justifique um baixo em afinação diferente...

____________________________
Musco lapis volutus non abducitur
Andremoura
Andremoura
Membro

Mensagens : 1233
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por DenisLM Sex Abr 02, 2010 7:19 pm

esses comentários resumem perfeitamente meu pensamento:
korg escreveu:
andremega escreveu:O outro já é o que busca timbres, detalhes. A tonalidade é fator IMPORTANTÍSSIMO, assim como andamento, justamente porque as regioes dos instrumentos ( e da voz), alem de outros fatores, soam melhores para uma musica do que para outra. Um acorde de Am pode ser tocado em várias posições numa guitarra, mas cada uma irá dar um timbre diferente. Com o baixo, a mesma coisa: tocar uma linha com corda solta não é o mesmo que tocar 1 ou 2 casas à frente, ou mesmo nas casas 5. O som muda. Muda o suficiente pra musica deixar de ser boa e ficar um lixo, a ponto de geral falar que é uma porcaria a banda? Claro que não, mas por vezes é a diferença do excelente pro muito bom, ao menos nas gravinas. Se um membro faltar, nao tem show. Não é trabalho pra baile, pra fazer o publico pular cheio de cana: é o que o cara vai apreciar, obviamente com publico BEEEEM restrito e muito critico. O único que vai embora feliz é o musico...
+/- por ai mesmo Andre. São 2 "escolas" distintas e uma não pode desmerecer a outra. Já fiz tudo quanto é tipo de trabalho, já tive trabalho autoral tanto comercial como instrumental jazzistico, ja fui contratado para fazer arranjos para um vocal que queria se lançar comercialmente, ja fui músico de estudio, já fiz covers de "baile" e nesse agora que é bem específico. É para fã de pink floyd escutar, nem mais nem menos.
Não somos piores ou melhroes por causa disso. É apenas um outro trabalho musical e ponto.

Engraçado que estamos falando de música, consequentemente arte, que deveria ser o mundo mais livre e diversificado possível e o que mais vemos é comentários com puros pré-conceitos.
Vamos abrir a mente galera.

claps
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por CG Sex Abr 02, 2010 7:48 pm

DenisLM escreveu:esses comentários resumem perfeitamente meu pensamento:
korg escreveu:
andremega escreveu:O outro já é o que busca timbres, detalhes. A tonalidade é fator IMPORTANTÍSSIMO, assim como andamento, justamente porque as regioes dos instrumentos ( e da voz), alem de outros fatores, soam melhores para uma musica do que para outra. Um acorde de Am pode ser tocado em várias posições numa guitarra, mas cada uma irá dar um timbre diferente. Com o baixo, a mesma coisa: tocar uma linha com corda solta não é o mesmo que tocar 1 ou 2 casas à frente, ou mesmo nas casas 5. O som muda. Muda o suficiente pra musica deixar de ser boa e ficar um lixo, a ponto de geral falar que é uma porcaria a banda? Claro que não, mas por vezes é a diferença do excelente pro muito bom, ao menos nas gravinas. Se um membro faltar, nao tem show. Não é trabalho pra baile, pra fazer o publico pular cheio de cana: é o que o cara vai apreciar, obviamente com publico BEEEEM restrito e muito critico. O único que vai embora feliz é o musico...
+/- por ai mesmo Andre. São 2 "escolas" distintas e uma não pode desmerecer a outra. Já fiz tudo quanto é tipo de trabalho, já tive trabalho autoral tanto comercial como instrumental jazzistico, ja fui contratado para fazer arranjos para um vocal que queria se lançar comercialmente, ja fui músico de estudio, já fiz covers de "baile" e nesse agora que é bem específico. É para fã de pink floyd escutar, nem mais nem menos.
Não somos piores ou melhroes por causa disso. É apenas um outro trabalho musical e ponto.

Engraçado que estamos falando de música, consequentemente arte, que deveria ser o mundo mais livre e diversificado possível e o que mais vemos é comentários com puros pré-conceitos.
Vamos abrir a mente galera.

claps

Concordo plenamente com o Korg. Toquei a mais de 10 anos atrás nas famosas bandas covers de barzinho, parei por motivos profissionais e pessoais e retomei meus estudos agora. A minha intenção é reunir alguns velhos amigos que também estão há anos sem tocar, nos reunirmos em um estúdio e começar a tocar. Amo a música, adoro estudar escalas, transposições, tirar musicas de partituras e tablaturas (e depois ter que corrigi-las). Já faço parte do forum a algum tempo e por aqui já encontrei vários tipos de músicos desde os iniciantes aos gigeiros e por isso, aqui aprendemos muito. O legal desse tópico esta sendo ver o diferente ponto de vista de todos a respeito desse assunto.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por LuCaSbass Sex Abr 02, 2010 7:49 pm

Korg e Andremega falaram tudo.
E tem um pessoal confundindo banda cover com banda de baile... banda cover que eu digo é tipo essa do Korg, específica para tocar somente uma coisa, Pink Floyd no caso. Tocar versões de musicas dos outros de diversos estilos pra mim já é outra situação. Alias, deve ser bem complicado, porque as musicas deles sempre tem muitas coisas ao mesmo tempo.

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por andremega Sex Abr 02, 2010 7:52 pm

Fernando Zadá escreveu:Putz acabei de descobrir que sou um músico incompleto segundo as palavras do Andrémega!!!Rssss

Respeito mas não tenho muito tesão não e por sorte posso escolher as gigs que faço atualmente. Mas nunca digo nunca pode ser que um dia tenha interesse ou tesão.

O fator timbre influência muito sim mas no caso de cover perfeitos. Também acho que levar mais que 2 baixos em uma gig da um trabalhão!!!!

Agora quanto ao fato de as gigs mais soltas soarem bagunçadas depende de quem está tocando. já vi muito catadão soar melhor que banda super ensaiada!


Obviamente, se vc pegar uma galera que SEMPRE toca a mesma onda, grande chance da coisa funcionar. Eu, particularmente, não vi isso acontecer muitas vezes nas gigs de noite.

O fato do cara ter uma banda fechada e ficar louco pra ter o mesmo equipo e mesmo som da original muitas vezes leva o cara a não aprender a tocar. Há PENCAS de bandas cover com visual, postura de palco e equipo iguais as origniais mas que não sai som. Como eu disse lá em cima, são 2 mundos diferentes.

É igual a discutir sobre fender americano e mexicano, ash ou alder, maple ou rosewood: só pode usar um? Se usar o outro não vai prestar?

Seja de qual combinação de madeiras ou onde é feito, o baixo terá que fazer sua função, e isso todos fazem. Uns preferem de um jeito, outros de outro.
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por CG Sex Abr 02, 2010 7:58 pm

Em tempo, IMHO não existe o certo ou o errado em música, existe apenas aquilo que se adapta a sua realidade. Se o cara acha que para a realidade dele ele precisa de 5 baixos, tudo bem.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por andremega Sex Abr 02, 2010 8:02 pm

Andremoura escreveu:Bom, toquei em uma banda cover que tocava de tudo e nunca precisei de mais de um baixo nas gigs, usei sempre um de 4 cordas. Só senti um pouco de falta em algumas músicas onde era necessária a Sizona, mas adaptei um d-tuner hipshot e resolvi o problema. Algumas músicas disco tivemos um pouco de dificuldade, pois ao alterarmos o tom por causa da voz, a linha de baixo que era bem característica soava um pouco estranha em outro tom, quase descaracterizando a música. Mas isso aconteceu em uma ou duas músicas de um repertório de mais de 200, nada que justifique um baixo em afinação diferente...


Esse é o ponto que alguns levaram pro pejorativo: ao se mudar o tom de uma musica, muda-se fortemente sua caracteristica. SE tenta-se tocar o arranjo original, pior ainda. Mas a galera vai deixar de dançar? NÃO! Vai achar ruim? NÃO! Tão comentendo alguma gafe, erro, pecado? NÂO! Tudo pq, no final, é melhor mudar o tom do que o cantor não cantar. Ai sim a galera vai reclamar. E no final a galera tem que curtir o show, seja de Fodera ou SX. E não vai ser uma nota oitavada que vai acabar com a musica tb.


Gig de baile é coisa pratica: repertorio rápido, condução padrão (é axe? conduçao padrão 1 de pagode. É xote? condução padrao 3 de forro. É rock? condução padrao 2 de rock) pq não dá pra saber 2000 linhas de baixo decoradinhas nota a nota e ainda ter que transpor, muitas vezes na hora e sem ensaio algum, a musica que o cara tirou 3 dias antes ou não toca há 2 anos. Nesses termos, se levar 2 baixos é complicar, imagina 5!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por Fernando Zadá Sex Abr 02, 2010 11:12 pm

Quando eu disse que não tenho saco é porque tenho preguiça e não faz minha cabeça mas em momento nenhum desmereci quem faz isso.
Acho bacana e tudo e respeito só não me encaixo no contexto.
Se em algum momento fui preconceituoso por favor apontem que não achei!!!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14269

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por andremega Sex Abr 02, 2010 11:13 pm

Fernando Zadá escreveu:Quando eu disse que não tenho saco é porque tenho preguiça e não faz minha cabeça mas em momento nenhum desmereci quem faz isso.
Acho bacana e tudo e respeito só não me encaixo no contexto.
Se em algum momento fui preconceituoso por favor apontem que não achei!!!


Em momento nenhum. Ao menos no meu ponto de vista.
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Abr 03, 2010 2:42 am

korg
Você leu a expressão entre parênteses "para mim"?
Bom, se leu, deve ter entendido que é uma opinião meramente pessoal, isenta de juízo-de-valor.
Se vcs tem uma banda com esse grau de sofisticação...parabéns! Não é o caso da minha (nesse momento específico). Prefiro (imos) tocar músicas do nosso jeito, sem nos prendermos aos arranjos originais e seus detalhes. E isso nada tem à ver com "bandas adolescentes" (até porque, o cara mais novo da minha banda tem mais de 30 anos!).
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Abr 03, 2010 2:44 am

Engraçado que estamos falando de música, consequentemente arte, que deveria ser o mundo mais livre e diversificado possível e o que mais vemos é comentários com puros pré-conceitos.
Vamos abrir a mente galera.

Concordo plenamente! up
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por korg Seg Abr 05, 2010 2:02 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:korg
Você leu a expressão entre parênteses "para mim"?
Bom, se leu, deve ter entendido que é uma opinião meramente pessoal, isenta de juízo-de-valor.
Mas Bertola, pela sua experiência, além de luthier, professor, etc, toda opinião no fórum será muito considerada por todos, tenho certeza. Você, como outros mais experientes aqui do fórum, é um formador de opinião e todos prezam muito (eu sou um dos que preza e presta atenção) e aprendemos muito com vcs. Sendo assim, não consigo discernir a ponto de considerar seus comentários como sem "juízo-de-valor". Tinha entendido que para voce, tocar cover é o mesmo que não ser criativo, mas posso ter entendido errado, me desculpe.

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Prefiro (imos) tocar músicas do nosso jeito, sem nos prendermos aos arranjos originais e seus detalhes. E isso nada tem à ver com "bandas adolescentes" (até porque, o cara mais novo da minha banda tem mais de 30 anos!).
Bertola, na minha citação:
Vamos tomar cuidado para não comparar com bandas adolescentes que estão começando a aprender seus instrumentos.
em NENHUM momento pensei na sua banda, muito pelo contrário. Foi um comentário geral para todos que odeiam, execram ou seja la qual for o termos para não gostar de cover ou variantes , sei la... não faria sentido essa frase ser pra vc ou pra mim!!

abraço!

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Abr 05, 2010 2:24 am

korg
Sem problemas cara; não quis dizer que "cover" é falta de criatividade intrínseca dos músicos que o fazem, mas um tipo de trabalho que não me diz muita coisa do ponto-de-vista artístico ( o que é pessoal).
Quanto ao que vc disse sobre eu ser formador de opinião , e que pela sua experiência, além de luthier, professor, etc, toda opinião no fórum será muito considerada por todos...Bem, eu só posso agradecer essa sua deferência, mas eu não me considero assim. Na verdade eu sou apenas um amador quando se trata de tocar mesmo, pouco sei sobre técnica, teoría, etc. Aprendo muito com todos aqui, inclusive com vc.
Um abraço up
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por korg Seg Abr 05, 2010 3:54 am

poxa, sobre o ponto de vista "artístico" eu concordo 1000%. Nada melhor que um trabalho original. Felizmente nossa banda é 100% prazer mesmo. Smile
Aliás, acho que se o PF estivesse na ativa (e vindo ao Brasil) eu não estaria fazendo esse trabalho, sinceramente. Acho que o barato surgiu justamente por isso, pelo menos pra mim, nao sei dos outros integrantes. Waters veio algumas vezes, mas é muito especifico (pro meu gosto de PF). A perda do Wright encerrou de vez pra mim o sonho de vê-los juntos.

Mas o amador do fórum em quesito de baixo sou eu, vem não!! Esse lugar é meu rs so entendo um pouco de equipamentos e olhe lá. up
valeu Bertola

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por Hélcio Júnior_bass Seg Abr 05, 2010 4:37 am

brbass escreveu:Nos baixos de 4 cordas é legal afinar o tom abaixo a E em musicas que tem o D grave , fora isso nao entendo bem pra que serve!

Já usei várias vezes essa E afinada em D.

abraços!

____________________________
Hélcio Júnior - Custom Club #006 - Gospel Club #013
Hélcio Júnior_bass
Hélcio Júnior_bass
Membro

Mensagens : 383
Localização : Serra ES

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por Kemuel Kesley Ter Abr 06, 2010 12:32 am

Nao curto a onda de levar varios bass pra gig nao...

Acho que ser musico é não procurar atalhos pra se "fazer musica", faz com o que tem e pronto...Ou o cara faz ou nao faz...

Uma certa vez estava em um show da minha banda em uma certa cidade e irião participar (tocar no mesmo palco) outras bandas e lembro-me que na passagem do som a tardinha o batera de uma banda chegou pra gente (pois o material de palco era nosso) e disse que nao dava pra ele tocar pq a batera estava faltando o TOM 2...

Caracas, sacanagem ne? Acho que ser músico é muito mais do que isso...

Tem um baixo de 4 cordas? faz...
Tem um baixo de 5 cordas? faz...
Tem um baixo so com duas cordas? faz tmb...


E por ae vai...vai muito o momento do AO VIVO, a gig em si, a emoção...o som, a musica, a pegada...Identidade...

Vou muito de encontro a opiniao do Alex e de outros amigos ae...

Agora fico calado quanto, sei la, a banda vai gravar um DVD ou algo de um porte maior...Sei la...Sou o menor de todos aqui...nem sei se minha opinião vale...

Abração galera...
Kemuel Kesley
Kemuel Kesley
Membro

Mensagens : 94
Localização : Sobral, CE

https://www.facebook.com/kemuelkesley

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por caiohernane Ter Abr 06, 2010 1:34 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:korg
Você leu a expressão entre parênteses "para mim"?
Bom, se leu, deve ter entendido que é uma opinião meramente pessoal, isenta de juízo-de-valor.
Se vcs tem uma banda com esse grau de sofisticação...parabéns! Não é o caso da minha (nesse momento específico). Prefiro (imos) tocar músicas do nosso jeito, sem nos prendermos aos arranjos originais e seus detalhes. E isso nada tem à ver com "bandas adolescentes" (até porque, o cara mais novo da minha banda tem mais de 30 anos!).

Até que enfim achei alguem que pensa igual a mim....
Se a intenção da banda e fazer um cover igual ao original, por que mudar os tons?
Não seria melhor mudar de vocalista?
Ou fazer uma nova leitura da musica, adaptada ao tom do vocalista?
O problema é que copiar, é mais facil que rearranjar....
com tanta afinação assim, não é necessario mais de 3 cordas no baixo...
É só afinar um em cada tom e mandar bala.
PS. Minha opinião!
caiohernane
caiohernane
Membro

Mensagens : 27
Localização : Divinopolis MG

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por daniloviana7 Ter Abr 06, 2010 1:37 am

Eu não faria isso (até pq não tenho 5 baixos a disposição! hhahaha), mas se o cara quer e acha que vai servir, vai na fé, boa sorte. Acho um pouco de exagero, mas se serve a proposta dele, acho válido.

____________________________
Clube Cort #022 - Clube Hartke #031 - Clube Roland Boss #020 - Clube dos Pedais c/ MOD Kit's #013
daniloviana7
daniloviana7
Membro

Mensagens : 950
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por andremega Ter Abr 06, 2010 1:55 am

Velho, não tem questao de valer mais ou menos: é concordar ou nao. A opinião de todos nós tem o mesmo peso, independente de experiencia, tempo de estudo e tal.

Mas como debater é a alma deste forum...

Como amplamente discutido aqui, dependendo do tipo de trabalho que essa banda fazia, seria realmente impossivel tocar sem o tom 2, assim como sem o bumbo ou sem a caixa. Já tentou tocar só com as 2 cordas que vc falou um linha escrita pra um baixo de 6 cordas? Imagina o batera levando um forró sem contratempo?


Diga ao pianista que ele vai tocar sem as teclas pretas... imagina se for escrita em Si maior? Acho que vai ficar ruim pra ele... Talvez uma tecla branca só já faça isso... musico erudito costuma estudar 1 peça especificamente durante várias horas durante vários dias. Muito não se prestariam a tocar simplesmente pra não cometer o pecado de tocar uma obra que não identica ao que foi escrito, alem de não se arriscar em errar a execução. Alguns musicos, mesmo dos ditos "populares", seguem o mesmo caminho.

O lance dos vários baixos passa por timbragem, não por impedimento de execução. Dá pra tocar uma linha de baixo de 6 cordas "drop A" no de quatro cordas em "E"? Dá. Fica a mesma coisa? Não. Só isso.
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por andremega Ter Abr 06, 2010 2:01 am

caiohernane escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:korg
Você leu a expressão entre parênteses "para mim"?
Bom, se leu, deve ter entendido que é uma opinião meramente pessoal, isenta de juízo-de-valor.
Se vcs tem uma banda com esse grau de sofisticação...parabéns! Não é o caso da minha (nesse momento específico). Prefiro (imos) tocar músicas do nosso jeito, sem nos prendermos aos arranjos originais e seus detalhes. E isso nada tem à ver com "bandas adolescentes" (até porque, o cara mais novo da minha banda tem mais de 30 anos!).

Até que enfim achei alguem que pensa igual a mim....
Se a intenção da banda e fazer um cover igual ao original, por que mudar os tons?
Não seria melhor mudar de vocalista?
Ou fazer uma nova leitura da musica, adaptada ao tom do vocalista?
O problema é que copiar, é mais facil que rearranjar....
com tanta afinação assim, não é necessario mais de 3 cordas no baixo...
É só afinar um em cada tom e mandar bala.
PS. Minha opinião!

Nem sempre... tem um monte de "releituras" por aí que poderiamos chamar de "adaptação para um patamar técnico abaixo" ou "preguiça de tirar a musica" e sem muitos resultados em termos estéticos. Cada caso é um caso.
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por daniloviana7 Ter Abr 06, 2010 2:17 am

andremega escreveu:Velho, não tem questao de valer mais ou menos: é concordar ou nao. A opinião de todos nós tem o mesmo peso, independente de experiencia, tempo de estudo e tal.

Eu não disse que vale mais ou menos, eu disse que acho válido, mas que eu provavelmente não faria. Só isso.
É uma opção do cara, que ele acha que se adequa mais ao que ele toca, e assim ele vai obter um melhor resultado, por isso acho válido. Pq a procura por um som melhor é sempre válida.
É possível que talvez ele conseguisse um bom som com 2 baixos ou até um só, mas se ele acha que vai tirar um som melhor com 5 e se esforça pra isso, acho válido.

____________________________
Clube Cort #022 - Clube Hartke #031 - Clube Roland Boss #020 - Clube dos Pedais c/ MOD Kit's #013
daniloviana7
daniloviana7
Membro

Mensagens : 950
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por andremega Ter Abr 06, 2010 2:43 am

daniloviana7 escreveu:
andremega escreveu:Velho, não tem questao de valer mais ou menos: é concordar ou nao. A opinião de todos nós tem o mesmo peso, independente de experiencia, tempo de estudo e tal.

Eu não disse que vale mais ou menos, eu disse que acho válido, mas que eu provavelmente não faria. Só isso.
É uma opção do cara, que ele acha que se adequa mais ao que ele toca, e assim ele vai obter um melhor resultado, por isso acho válido. Pq a procura por um som melhor é sempre válida.
É possível que talvez ele conseguisse um bom som com 2 baixos ou até um só, mas se ele acha que vai tirar um som melhor com 5 e se esforça pra isso, acho válido.


Po, velho, desculpa: eu nao dei o QUOTE e saiu logo depois da tua resposta. Concordo com vc. Foi comentario do post do Kemuel Kesley, que dizia ser a opinião dele menor que a dos outros.

Eu só vi que nã otinha dado quote depois de enviar.. ai a preguiça falou alto!!! Very Happy
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por daniloviana7 Ter Abr 06, 2010 2:47 am

Saquei.
Enfim, o que eu acho tá aí. Se o cara acha que leva um bom som com 1 baixo 2 cordas e consegue, vou ver e achar do c******. Se o cara usa 5 baixos e tira um bom som também, vou continuar vendo e achando do c******, que no fim é isso que importa.

____________________________
Clube Cort #022 - Clube Hartke #031 - Clube Roland Boss #020 - Clube dos Pedais c/ MOD Kit's #013
daniloviana7
daniloviana7
Membro

Mensagens : 950
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por GusVCD Ter Abr 06, 2010 4:19 am

allexcosta escreveu:Conheci um cara que toca numa banda de rock e leva uns 4 ou 5 baixos pra gig. Perguntei porque e ele falou que as músicas são em tons diferentes, por isso um baixo é "drop" isso, e o outro é "drop" aquilo... Pra não ser grosso desconversei e saí de fininho.

Alguém aqui sabe pra que raios existe isso de afinação "drop"? Não é só tocar a música em outro tom no seu baixo normal? scratch

Oh Allex, deixa de ser chato maninhu... é claro q dá pra levar um baixo só pra Gig no caso dele... é só levar um tipo esse q tá resolvido:

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Mega-bass

Tu não tem nenhum desses na tua coleção não??? Tá precisando descolar um pra por ir com várias regulagens de toms pra Gigs, afinal, já tem mais de 40... idade perigosa, hein?? HEHEHEHEHE

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por Lapetina Ter Abr 06, 2010 2:17 pm

pior que um baixo desse deve ser a case dele
praticamente um estrado né!

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Abr 06, 2010 8:43 pm

point point point
rock
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por AmandaShasta Ter Abr 06, 2010 8:57 pm

Rs. Esse tópico deu o que falar...

Eu não lembro de nenhum baixista que eu admire que toque com 5 ou 6 baixos em um show... Realmente não lembro.

Eu ainda acho que é um lance mais show man do que som, timbre, etc...

Eu já ví o Continentino com o Ed Motta, Robinho com Simoninha, Marcelo Mariano, até mesmo Serginho Carvalho com o Djavan e num show inteiro, (que tem diversas músicas de várias fases de um artista e teoricamente com timbres e sons diferentes), nunca trocaram de baixo...

Continuo achando que é um exagero 5 baixos num show e acho que quem sabe mesmo, faz melhor com menos.
AmandaShasta
AmandaShasta
Membro

Mensagens : 181
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por Age Ter Abr 06, 2010 9:51 pm

^ Ainda bem que a música não é só pra quem sabe mesmo, e sim pra quem gosta, e se sente bem fazendo música, independente de ter público ou não, e claro que vir a saber mesmo é algo que a pessoa vai decidir se quer estudar para isto ou não.

Quanto as várias afinações, "tô" com o o andremega e Korg e "num" abro.

____________________________
Clube dos Pedreiros #033; Clube do Rock/Metal #016; Clube Washburn #003; Clube dos Nerds, Geeks e Afins #012
Age
Age
Membro

Mensagens : 112
Localização : Goiania

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por Fernando Zadá Ter Abr 06, 2010 10:59 pm

No meu caso mal sei tocar na afinação padrão quem diria ficar tocando com outra afinação. Dá preguiça......
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14269

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por DenisLM Ter Abr 06, 2010 11:03 pm

Fernando Zadá escreveu:No meu caso mal sei tocar na afinação padrão quem diria ficar tocando com outra afinação. Dá preguiça......
Laughing
fala a verdade, você anda pensando em levar 5 dings para suas gigs... uns de 5 cordas outro de 6, outro de 4... lol!
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por Fernando Zadá Qua Abr 07, 2010 12:08 am

Quem dera... quem dera......
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14269

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por allexcosta Qua Abr 07, 2010 4:22 am

GusVCD escreveu:Tu não tem nenhum desses na tua coleção não??? Tá precisando descolar um pra por ir com várias regulagens de toms pra Gigs, afinal, já tem mais de 40... idade perigosa, hein?? HEHEHEHEHE

Quem tem mais de 40? scratch

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54707
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Levando vários baixos em várias afinações pra gig. - Página 2 Empty Re: Levando vários baixos em várias afinações pra gig.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos